PDA

Ver Versão Completa : Cherokee 98 cortando ao dirigir.



darkstarlinux
19/05/2012, 16:31
Amigos, boa tarde, sou novo aqui, e gostaria de me apresentar, me chamo Joabes, e sou analista de sistemas.

Bom, sou novo no mundo do 4x4, recentemente comprei meu carro, venho pedir ajuda dos amigos, o fato é o seguinte, minha cherokee começou a falhar em movimento, como se tivesse dando falta de combustível tentando andar mais como se algo a prende-se, marchas não falham, óleo ok, nenhum indicativo no painel de combustível, estava em transito para uma viagem e tive que retornar devido a esse fato, descrevo aqui os sintomas.

- Cortando em alguns momentos como se fosse falta de combustível, detalhe, tanque cheio;
- Não sou de correr, e se reduzo ainda mais o pé, ela já não falha;
- Filtro de combustível é zero.

Um detalhe que notei, a situação ocorre logo que preciso usar os freios, há possibilidade dos freios estarem agarrando e não soltar fazendo com que ela force para andar, quando isso ocorre o ABS acende, ai não apaga mais, ai desligo ela, o ABS apaga e enquanto não uso os freios ela vai que é um foguete.

Alguma idéia amigos.

Att
Joabes

Renato Fraga
19/05/2012, 17:47
As falhas que você relata, se traduzem em pequenos trancos com o carro em movimento????

Ou apenas "engole caroço"???? Tipo, rateia e não responde o acelerador???

Se você observa relação com esse comportamento estranho do freio, acredito que possa ser problemas no sensor de velocidade.

A minha XJ tá com um probleminha chato também. Dá uns cortes que acaba resultando em pequenos socos e o ponteiro do contagiros "pula".

Abraços e quero acompanhar este tópico.

darkstarlinux
19/05/2012, 18:01
Prezado Amigo Renato, a minha se comporta exatamente conforme você cita:

"A minha XJ tá com um probleminha chato também. Dá uns cortes que acaba resultando em pequenos socos e o ponteiro do contagiros "pula". "

Alguma idéia?

Att
Joabes

lleonel
19/05/2012, 18:13
Amigo, a minha tinha esse problema, dava uns cortes e parecia falta de combustivel, no meu caso era as sondas lambidas, pois a ZJ tem 2 (uma antes e outra apos o catalizador) troquei as mesmas e acabou o problema.

[]s

CC98
19/05/2012, 20:28
dá uma verificada em um sensor que fica dentro do distribuidor, o meu tava trincado e fazia isso. troquei, acabou...

darkstarlinux
20/05/2012, 11:30
Agradeço a dica amigo Paulo, vou verificar.

Att
Joabes

darkstarlinux
22/05/2012, 10:16
Prezados, no momento meu carro está em meu mecânico, até o presente momento não achou nada de anormal no veiculo, ABS foi corrigido porém a situação da falha e queda de giro ele ainda não encontrou nada de anormal, tudo foi checado, lembrando que ele trabalha apenas com esses tipos de veiculo, sendo um dos mais conceituados hoje em CTBA. Alguma idéia amigos? Att Joabes

Jean Batistelli
22/05/2012, 10:56
Prezado amigo eu apostaria na bomba de gasolina, teria que medir a pressão na linha de combustivel, acredito que seje algo na parte de alimentação.

darkstarlinux
22/05/2012, 11:00
Então falei com ele a pouco, ele vai baixar o carro do elevador e deixar ela funcionando em lenta, depois vai colocar para andar para ver o que ocorre. Vamos ver o que vai dar, vou posicionar os amigos assim que tiver uma resposta, a principio todos os sensores foram revistos limpos. Agora vai a teste.

darkstarlinux
22/05/2012, 22:22
Boa noite Amigos, então, peguei meu possante a poucas horas, meu mecânico informou que não encontrou nenhuma anomalia no motor, informou que está tudo ok, como disse passou um pente-fino, então ele me questionou o abastecimento, abasteci o tanque em um posto de bandeira ipiranga, pelo que me recordo antes de abastecer no mesmo, o carro estava rodando sem qualquer inconveniente e falhas.

A sugestão dele a principio foi queimar todo o combustível e abastecer novamente, então foi o que fiz, como não restava muito, rodei bastante e abasteci novamente, coloquei a gasolina podium da Petrobras, para minha surpresa até o momento após o abastecimento não senti mais as oscilações de rotação e notei que o desempenho ficou muito melhor.

Peço a Deus que seja isso mesmo e continue como está, de qualquer forma, como gosto de tudo em ordem, optamos por segurança mesmo e por ter pego o carro a poucos dias, trocarmos a bomba de combustivel / controlador de pressão, assim me certifico ainda mais.

Final de semana pegarei a estrada com ela e postarei aos amigos os resultados finais, mais pelo que tudo indica pode ser mesmo a gasolina batizada ou mesmo com baixa octanagem.

Agradeço as dicas dos amigos.

Glaicon
23/05/2012, 08:33
Peço a Deus que seja isso mesmo e continue como está.
O que aparece de católico fervoroso quando o carro dá problema.:concordo:
Eu mesmo, volta e meia me vejo rezando "forte". :mrgreen:

darkstarlinux
23/05/2012, 09:48
Prezado Amigo Glaicon, Deus me livrou da morte aos 11 anos de idade em um acidente de moto, digo praticamente fatal, onde somente as mãos dele poderia ter me livrado, pois minha cabeça quebrou o osso frontal expondo meu Cérebro e já me pegaram no chão com olhos e corpo parado, e naquela época, a 19 anos atrás a ciência não tinha tantos recursos como hoje. Então agora já sabe o motivo da minha Fé e o meu Temor a Ele.

Att
Joabes

Glaicon
24/05/2012, 07:17
Prezado Amigo Glaicon, Deus me livrou da morte aos 11 anos de idade em um acidente de moto, digo praticamente fatal, onde somente as mãos dele poderia ter me livrado, pois minha cabeça quebrou o osso frontal expondo meu Cérebro e já me pegaram no chão com olhos e corpo parado, e naquela época, a 19 anos atrás a ciência não tinha tantos recursos como hoje. Então agora já sabe o motivo da minha Fé e o meu Temor a Ele.

Att
Joabes
Todos somos tementes.
Foi apenas uma brincadeira. Me desculpe.:concordo:
Um abraço.

darkstarlinux
11/06/2012, 11:00
Prezados, bom dia, volto para atualizar o tópico.

Veiculo revisado, passou no scanner a única coisa que pegou foi o sensor abs de uma das rodas, já corrigido.

Viagei e em boa parte da viagem ok, depois voltou os solavancos, as falhas, ao que parece os sintomas percebo que deve ser algo de ignição pois parace faltar corrente, e quando mais preciso do carro, em subidas / ultrapassagens o veiculo pipoca. Nao é sempre, mais ocorre, parece que é quanto força.

Alguma idéia? A principio troquei velas, notei uma ligeira melhora, não é 100% ainda tem as falhas.

Att
Joabes
Ai desligo, religo, ele engasga, dá uns trancos e depois anda bem.

Guilherme ZJ
11/06/2012, 15:02
Prezados, bom dia, volto para atualizar o tópico.

Veiculo revisado, passou no scanner a única coisa que pegou foi o sensor abs de uma das rodas, já corrigido.

Viagei e em boa parte da viagem ok, depois voltou os solavancos, as falhas, ao que parece os sintomas percebo que deve ser algo de ignição pois parace faltar corrente, e quando mais preciso do carro, em subidas / ultrapassagens o veiculo pipoca. Nao é sempre, mais ocorre, parece que é quanto força.

Alguma idéia? A principio troquei velas, notei uma ligeira melhora, não é 100% ainda tem as falhas.

Att
Joabes
Ai desligo, religo, ele engasga, dá uns trancos e depois anda bem.

Companheiro, há dois meses, aproximadamente, eu adquiri uma ZJ 5.9 com GNV e ela fazia a mesma coisa às vezes. Acho que o pior problema é esse que a gente fala o "às vezes".
Mas então, na minha logo após a compra, eu comecei a zerar os problemas que vieram com ela, grande parte elétricos, incluindo componentes do GNV.
Não tenho interesse de continuar com o GNV e em breve vou retirar o sistema mas mesmo assim fiz tudo funcionar como deveria.
Concluo que esse seu problema, provavelmente é elétrico/eletrônico visto que depois da geral que eu dei na minha, não percebi mais sintomas de falhas como a sua tem, idênticos aos que a minha apresentava.
Se eu estiver errado, a minha a qualquer hora vai me surpreender com falhas de novo daí a gente volta a trocar uma idéia.
Espero ter ajudado, Ok

CC98
11/06/2012, 22:09
Prezados, bom dia, volto para atualizar o tópico.

Veiculo revisado, passou no scanner a única coisa que pegou foi o sensor abs de uma das rodas, já corrigido.

Viagei e em boa parte da viagem ok, depois voltou os solavancos, as falhas, ao que parece os sintomas percebo que deve ser algo de ignição pois parace faltar corrente, e quando mais preciso do carro, em subidas / ultrapassagens o veiculo pipoca. Nao é sempre, mais ocorre, parece que é quanto força.

Alguma idéia? A principio troquei velas, notei uma ligeira melhora, não é 100% ainda tem as falhas.

Att
Joabes
Ai desligo, religo, ele engasga, dá uns trancos e depois anda bem.


Você verificou ESPECIFICAMENTE o sensor que eu te falei na página anterior? (dentro do distribuidor)
mesmo que seu mecanico tenha olhado, peça para ele retirar o sensor e te mostrar. Alí basta uma trinca para falhar a ignição.

Estou insistindo nisso porque meu carro fazia EXATAMENTE a mesma coisa, e eu verifiquei tudo, gastei um dinheiro, e era a tal pecinha que nem me custou nada (o mecanico me deu uma usada, que estava boa).

darkstarlinux
13/06/2012, 22:09
Prezado Amigos, grato pela atenção.

Então Paulo, ele verificou sim o sensor hall, não existe qualquer indicio de trincado no mesmo, ele tirou verificou e eu estava presente, inclusive verificou as conexão (plug) do mesmo e está ok.

Ele me disse que pode até ser que esse sensor apesar de não apresentar avarias, esteja com problemas, então até para que eu zere tudo que possa estar apresentando essas falhas, decidi pela troca das velas / cabos / bobina até por não ser um valor alto, se nada disso corrigir, ai vamos por um sensor original, ai sim vai pesar, e justamente para evitar de trocar ele e for por ex: os cabos / bobina, vamos proceder assim, estou na espera dos cabos, senão for cabo, troco bobina, por ultima sensor.

Att
Joabes

Guilherme ZJ
13/06/2012, 22:51
Prezado Amigos, grato pela atenção.

Então Paulo, ele verificou sim o sensor hall, não existe qualquer indicio de trincado no mesmo, ele tirou verificou e eu estava presente, inclusive verificou as conexão (plug) do mesmo e está ok.

Ele me disse que pode até ser que esse sensor apesar de não apresentar avarias, esteja com problemas, então até para que eu zere tudo que possa estar apresentando essas falhas, decidi pela troca das velas / cabos / bobina até por não ser um valor alto, se nada disso corrigir, ai vamos por um sensor original, ai sim vai pesar, e justamente para evitar de trocar ele e for por ex: os cabos / bobina, vamos proceder assim, estou na espera dos cabos, senão for cabo, troco bobina, por ultima sensor.

Att
Joabes

Joabes, buenas
Na minha, logo que comprei, já troquei cabos, tampa, rotor e velas.
Fiz limpeza de bicos também.
No GNV foram os dois simuladores de bicos e os chicotes.
Todos os fluídos da viatura com filtros.
Junta da admissão.
Devo ter trocado mais algumas coisas mas não lembro agora. Só se eu pegar a agenda que eu anoto as manutenções.

darkstarlinux
14/06/2012, 18:00
Agendei uma revisão na parte elétrica do possante com meu eletricista, conversei com ele, expliquei os sintomas, claro que faria uma revisão, pois a instalação do farol está precária, ele me disse que pode ser um problema de chicote / relê / fusível ou mesmo algum fio mal isolado, disse que já viu casos e era chicote, o mais curioso cheguei com o carro bom lá, abri o capo para ele ver a instalação do farol, ele moveu os fios mais não desconectou nada apenas moveu para ver o que precisa fazer nos faróis além da revisão dela, liguei comecei andar já veio os cortes. Bravo.

darkstarlinux
04/07/2012, 21:51
Prezados, boa noite.


Depois de muita luta, Graças a Deus problema identificado e aparentemente corrigido, até o momento não apresentou mais os problemas. O problema estava localizado no sensor de rotação do motor, que não é o mesmo que fica dentro do distribuidor.


Att
Joabes

Fabiano Klug
22/11/2012, 14:30
E qual é o nome do sensor dentro do distribuidor?

darkstarlinux
22/11/2012, 16:32
E qual é o nome do sensor dentro do distribuidor?

Amigo eu não sei o nome desse sensor, o que teve problema é o sensor de rotação do motor, que é um pino magnético, já o sensor que vai dentro do distribuidor creio que seja o sensor hall.

Att
Joabes

Fabiano Klug
22/11/2012, 16:36
Só mesmo pra averiguar se eu precisar uma hora sondar preço deste sensor, de qualquer forma se alguem souber com certeza poderia ajudar a manter atualizado o topico.

Este sensor de rotação é facil de remover e reinstalar?

darkstarlinux
22/11/2012, 17:02
Amigo, aconselho a você levar em um mecânico de confiança, assim como faço com o meu, não é difícil, mais sabe, pode dar m.

O sensor que vai dentro do distribuidor é o hall mesmo.