PDA

Ver Versão Completa : Qual junta do cabecote para BF161

greengo
27/07/2005, 15:48
Qual junta do cabecote para meu motor BF161 6cc , ano 1959 ?
Motor feito tudo novo e a junta estorou... ainda seja responsabilidade da oficina, quero uma junta boa para montar o cabecote novamente, depois de conferir ele.
Ja olhei na Donatti (tem dois) e na agromotor (mais barata)... a que usarom na oficina nao lembro, mas nao e nehuma dessas.....
Obrigado pela ajuda...

Elmer_Jeep
27/07/2005, 16:13
Sabó :wink:

greengo
28/07/2005, 22:10
Sabo foi a que estorou, e perguntando, e a quarta que estora num CJ5 :shock: , e e a mais cara... E da Agromotor?, falam que eles tem boms produtos e bem perto na originalidade..., alguem conhece?
[]s,
Sergio

leopoldo
29/07/2005, 08:48
GreenGo,

A sabó é a mais bem conceituada no mercado.

Se a junta está estourando, adianto que não é um comportamento normal nem esperado. O certo é você determinar o problema que está causando isso: empenamento, montagem inadequada, pré-ignição / detonação ............. ache a causa.

greengo
29/07/2005, 10:16
Fiz a verificacao, esa junta estorou nao so no meu Jeep no mesmo lugar, entre as valvulas. Sei que Sabo e boa marca, mas alguma coisa esta acontecendo... A Junta da Agromotor e uma alternativa pensando que eles trabalam com muitos Jeepeiros tambem..., estou um pouco atrapalhado com esse assunto infelizmente...

Elmer_Jeep
29/07/2005, 10:31
greengo, o bloco e cabeçote do motor foram aplainados :?:

Cara, junta de cabeçote é complicado. :pensativo:

Tive um problema aqui na oficina com uma F1000 motor MWM. Esse motor possui cabeçotes individuais e um deles insistia em queimar a junta. :parede:

Usamos junta Sabó, Stevaux, Mwm, Taranto, KS. Tudo q é marca que vc pensar que existe agente usou. E esse motor teve bloco e cabeçotes devidamente aplainados.

No final das contas o mecânico resolveu usar uma junta da marca Spaal (que eu particularmente não uso nem recomendo pois já tive sérios problemas com essa marca por defeito de fabricação).

E não é que a danada resolveu a bronca, isso faz uns 3 anos, o proprietário da F1000 é amigo nosso e desde então não teve mais problemas.

Então fica a dica, verifique as superfícies de bloco e cabeçote, se necessário mande corrigir, compre uma nova junta, consiga um manual do seu motor(ou procure aqui no fórum) e siga atenciosamente as especificações de aperto dos parafusos do cabeçote. :wink:

[]'s e boa sorte :concordo:

Scacca
29/07/2005, 10:43
Verifique primeiramente se a superfície esta realmente plana, caso esteja tente trocar a marca da junta.

Elmer, vc recomenda junta metalica?

[]'s

Elmer_Jeep
29/07/2005, 10:55
Elmer, vc recomenda junta metalica?

[]'s

Scacca, alguém fabrica junta metálica p/ BF :?:

Bom atualmente todos os motores estão sendo equipados com juntas de cabeçote metálicas, devido às altas taxas de compressão nos motores de ciclo otto e a constante busca de performance nos de ciclo diesel. :mrgreen:

Essa junta possui uma durabilidade maior, (não deixa de ser descartável) e no caso de serem utilizadas em motores recondicionados exigem uma determinada rugosidade nas superfícies do bloco e cabeçote.

Resumindo: RECOMENDO!

[]'s 8)

Scacca
29/07/2005, 11:02
Scacca, alguém fabrica junta metálica p/ BF :?:

Bom atualmente todos os motores estão sendo equipados com juntas de cabeçote metálicas, devido às altas taxas de compressão nos motores de ciclo otto e a constante busca de performance nos de ciclo diesel. :mrgreen:

Essa junta possui uma durabilidade maior, (não deixa de ser descartável) e no caso de serem utilizadas em motores recondicionados exigem uma determinada rugosidade nas superfícies do bloco e cabeçote.

[]'s 8)

Tu complica mesmo hein? :mrgreen:

Tem sim, fabrica aqui no centro de SP, não sei exatamente onde.

Mas sei quem conhece o cara, pensei em colocar até mesmo pra rebaixar de leve o bichinho.

[]'s

Elmer_Jeep
29/07/2005, 11:11
Tu complica mesmo hein?

Tu teve foi sorte sabia...de não ter dirigido a pergunta ao mestre Leopoldo

[]'s :palmas: :twisted:

Scacca
29/07/2005, 11:14
Tu teve foi sorte sabia...de não ter dirigido a pergunta ao mestre Leopoldo

[]'s :palmas: :twisted:

Isso é vero. :concordo:

[]'s

leopoldo
29/07/2005, 12:30
Num BF, a junta metálica é exagero ..... se o motor estiver ORIGINAL.

Agora, se mexeram na taxa, indo pras alturas, ........ a metálica é a solução.

GreenGo, o manual do motor está na área de download, dentro do manual de manutenção do jeep.

Scacca
29/07/2005, 13:25

Na verdade meu motor não queima junta alem do normal, só pensei na junta metalica pra rebaixar um pouco o cabeçote.

[]'s

leopoldo
29/07/2005, 14:31
Na verdade meu motor não queima junta alem do normal

essa frase ficou esquisita.

o que é definido como além do normal ?

o meu motor , por ex, não queima a junta nem normal nem anormal.

Scacca
29/07/2005, 14:36

Pelo que sei o BF queima junta no 1º e 6º cilindro onde a mistura é mais pobre e aquece mais.

[]'s

greengo
29/07/2005, 14:49
Elmer... mais cara= de maior valor (so para diferenciar ela das outras) :D

O Manual ja li muito, li antes de fazer a reforma total do motor e novamente agora que deu esse problema.

Comprei a do Agromotor..., da Junta metalica ja ouvi falar, so que acho muita coisa (alem da falta de referencias), para esse motor original como fala Leopoldo... So espero nao ter que probar muita Junta... Sou da idea que pensar antes de fazer, da muita economia de tempo e dinheiro..... dado: o cabecote foi feito tudo, assim como tudo motor com pecas novas... quiz manter a mecanica original :twisted: ...

Elmer_Jeep
29/07/2005, 15:16

Pelo que sei o BF queima junta no 1º e 6º cilindro onde a mistura é mais pobre e aquece mais.

[]'s

Lembra do q te falei láaaaa em cima com letrinhas pequenas :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted: :dance: :dance: :dance: :palmas: :palmas: :palmas:

Elmer_Jeep
29/07/2005, 15:20
Elmer... mais cara= de maior valor (so para diferenciar ela das outras)

green, nem sempre PREÇO É = QUALIDADE :!:

À propósito, vc tem nome :?:

[]'s

Scacca
29/07/2005, 15:51
Lembra do q te falei láaaaa em cima com letrinhas pequenas :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted: :dance: :dance: :dance: :palmas: :palmas: :palmas:

Pois é, MIFU :mrgreen:

[]'s respeitosos

leopoldo
29/07/2005, 16:25
Pelo que sei o BF queima junta no 1º e 6º cilindro onde a mistura é mais pobre e aquece mais

Scacca, perá lá !

você estava afirmando que seu motor tinha problema de junta.

Agora tá dizendo que é pelo que você sabe.

Afinal, a sua junta :shock: está queimando ou não .... e anormal ou não :roll: ??????

E se está queimando é entre o 5º e 6º ou é só na onda do folklore :?:

Se não, estamos perdendo tempo :D

Scacca
29/07/2005, 16:36
Pelo que sei o BF queima junta no 1º e 6º cilindro onde a mistura é mais pobre e aquece mais

Scacca, perá lá !

você estava afirmando que seu motor tinha problema de junta.

Agora tá dizendo que é pelo que você sabe.

Afinal, a sua junta :shock: está queimando ou não .... e anormal ou não :roll: ??????

E se está queimando é entre o 5º e 6º ou é só na onda do folklore :?:

Se não, estamos perdendo tempo :D

Eu tenho o jeep a 3 anos, mandei trocar uma vez a junta, considero que meu motor esteja bom, ja que falam que o BF queima junta mesmo.

Meu motor deus uns probleminhas nesse período, até pensei que seria isso novamente, mas não foi.

Entendeu ou ta complicando mesmo? :mrgreen:

[]'s

Elmer_Jeep
29/07/2005, 16:43
Entendeu ou ta complicando mesmo?

Adivinha :?:

:twisted: :twisted:

Scacca
29/07/2005, 16:49
Entendeu ou ta complicando mesmo?

Adivinha :?:

:twisted: :twisted:

hummmmmm :pensativo:

Complicando :parede:

[]'s

leopoldo
29/07/2005, 19:00
Um problema que possa ter sido seu não quer dizer problema para toda uma população de motores ou que ele seja comum :D

voltemos ao problema do GrennGo,

ou

êle vai acabar queimando também a junta do carter.

GreenGo :mrgreen:

já resolveu o que vai fazer, ou vai ficar tampando o sol com a peneira vendo se uma junta qualquer vai mascarar o seu problema :putz:

greengo
30/07/2005, 18:25
Leopoldo,
Pensar na Junta do Agromotor nao e muita bobera, acredito que e uma alternativa de outro fabricante e respaldada por uma empresa que conhece de Jipes, agora se essa nao da... :( , vou ficar um bom tempo analizando e sem Jipe. Estou dando a chance ao mecanico que falou que o radiador.... :twisted: voces conhecem... Comprei o radiador original, asim nao tera argumento se novamente queima a junta... no final ele e responsavel pelo montajem... Como falei em outro topico, meu Jipe tinha radiador de Maverick (que antes nunca esquentou), e que nao hora de me entregar o Kipe , nao aceite recever porque esquentava em alta. se rodarom 50 km nele foi muito... agora tem que montar o radiador e a junta... mas esse conto do radiador nao lo compro... :mrgreen:
[]s,
SERGIO

kiko ribeiro
01/08/2005, 17:03
o amigo greengo qual era o cistema de arecimento que estava no jeep ??era tipo celado ?? ou outro tipo de radiador bom seguinte : vc fez o tal motor so que ta queimando a junta a onde ele esta estorando ?? é entre a passagem da água ou oleo?? estou percebendo que quem opta por trocar o radiador esta tendo um certo problema o radiador não pode ser celado eo radiador origi.. tem aquele tubinho do lado que é justamente p/ quando o liquido ferver evitar de dar preção no bloco de motor inclusive na tampa do radiador eu costumo tirar a tal da valvula p deixar a pasagem livre e misturo 25%de etil glicol na agua do radiador o etil glicol evita que a agua ferva e mantem o cistema limpo bem espero ter ajudado e boa sorte :idea:

kiko ribeiro
01/08/2005, 17:04
o amigo greengo qual era o cistema de arecimento que estava no jeep ??era tipo celado ?? ou outro tipo de radiador bom seguinte : vc fez o tal motor so que ta queimando a junta a onde ele esta estorando ?? é entre a passagem da água ou oleo?? estou percebendo que quem opta por trocar o radiador esta tendo um certo problema o radiador não pode ser celado eo radiador origi.. tem aquele tubinho do lado que é justamente p/ quando o liquido ferver evitar de dar preção no bloco de motor inclusive na tampa do radiador eu costumo tirar a tal da valvula p deixar a pasagem livre e misturo 25%de etil glicol na agua do radiador o etil glicol evita que a agua ferva e mantem o cistema limpo bem espero ter ajudado e boa sorte :idea:

Elmer_Jeep
02/08/2005, 00:29
daqui a pouco vamos precisar de um tradutor nesse tópico... :putz:

[]'s

greengo
02/08/2005, 18:22
O radiador nao e celado nem antes com radiador do Maverick, nem vai ser agora que vou montar o radiador original...

A Junta estorou entre as valvulas dos cilindros..

Pergunta: E bom um pouco de graxa na junta nas dois caras antes de montar, ou nao?... meu irmao fala que e bom, o mecanico falou que nao e bom... que acham voces...?

Observacao : o Jipe fica pronto amanha para testes de rua e estrada :dance: , vou deixar uma semana (ou mais), com o mecanico ate ter certeca que nao vou ter problemas.

[]s,

Sergio

Elmer_Jeep
02/08/2005, 18:30
Pergunta: E bom um pouco de graxa na junta nas dois caras antes de montar, ou nao?... meu irmao fala que e bom, o mecanico falou que nao e bom... que acham voces?

Concordo com o mecânico.

Esse negócio de passar óleo/graxa/verniz em juntas de motor é babaquice :discordo:

1 []

NeRo
02/08/2005, 22:03
daqui a pouco vamos precisar de um tradutor nesse tópico.
Não somente nesse, amigo. :evil:

Ronaldo B.
03/08/2005, 09:22
daqui a pouco vamos precisar de um tradutor nesse tópico.
Não somente nesse, amigo. :evil:

Se no fórum tivesse um corretor ortográfico, tipo aquele do MS-Word, acho que já ajudaria !!!! :mrgreen:

[]´s

greengo
04/08/2005, 14:01
Tento... tento..., mas ...
Mulher, Filhos e Jipe Brasileiros... falam como gosto desse Brasil; so falo e escrevo "um pouco" errado pela vontade de me comunicar nesse grande forum :mrgreen:
[]s :concordo:

Sergio

NeRo
04/08/2005, 14:41
Sérgio, não é de você que estamos falando, amigo. :mrgreen:

cristiano
04/08/2005, 14:49
Tem um por correspondência...

http://www.napoleao.com :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Alcione
04/08/2005, 17:03
Tem um por correspondência...

http://www.napoleao.com

Hahahaha !!!!! :dance: :dance: :dance: :dance:

Zepi
06/08/2005, 02:50
Scacca, alguém fabrica junta metálica p/ BF ?

Bom atualmente todos os motores estão sendo equipados com juntas de cabeçote metálicas, devido às altas taxas de compressão nos motores de ciclo otto e a constante busca de performance nos de ciclo diesel.

Agora, se mexeram na taxa, indo pras alturas, ........ a metálica é a solução.

GreenGo, o manual do motor está na área de download, dentro do manual de manutenção do jeep.

E ai pessoal!
Tenho um willys 3000 e quero taxá-lo bastante para usar álcool/GNV,e queria saber algumas coisas sobre juntas metálicas:

:arrow: Qual a espessura mínima pra ser usada com segurança?

:arrow: Pode-se beneficiar no uso do GMV?

:arrow: Qual a espessura da junta original?2 mm?

:arrow: Qual o percentual de deformação após o aperto no cabeçote(original/metálica)? :pensativo:

:arrow: Ajuda no "queima-queima" de junta? :cry: :cry:

:arrow: Se consegue taxar um pouco só na junta,tipo uns 0,5mm?

Agradeço qualquer ajuda! :mrgreen: :mrgreen:

Elmer_Jeep
06/08/2005, 09:34
Tenho um willys 3000 e quero taxá-lo bastante para usar álcool/GNV,

Cuidado com esse aumento de taxa pois não é uma coisa tão simples como se imagina, esse motor não foi projetado pra determinados tipos de combustível e com isso outros componentes podem ter desgaste prematuro, vide as bronzinas de biela ou o próprio virabrequim que visualmente intimidam qualquer alteração na taxa de compressão ou cm3(litragem) desse motor :parede:

Sobre as outras questões não sei te informar pois nem sei realmente se é fabricada junta de cabeçote metálica pra esse motor.

[]'s :concordo:

Zepi
08/08/2005, 21:02
Tenho um willys 3000 e quero taxá-lo bastante para usar álcool/GNV,

Cuidado com esse aumento de taxa pois não é uma coisa tão simples como se imagina, esse motor não foi projetado pra determinados tipos de combustível e com isso outros componentes podem ter desgaste prematuro, vide as bronzinas de biela ou o próprio virabrequim que visualmente intimidam qualquer alteração na taxa de compressão ou cm3(litragem) desse motor :parede:

Sobre as outras questões não sei te informar pois nem sei realmente se é fabricada junta de cabeçote metálica pra esse motor.

[]'s :concordo:Olá,colega!
Meu motor foi recém retificado(Não rodei nem 20km),por isso queria tomar essa decisão agora,pois a parte de baixo está zero ,assim como a de cima. :dance: Quanto ao combustível,vou usar quase que praticamente só o GNV :concordo: .A transformação para o àlcool é só em função das características serem similares ao GNV.E já me informei aqui em POA/RS,e é feita sim esse junta para Willys :palmas: .Mas vou continuar pesquisando também junto as retíficas.Obrigado pela ajuda! :concordo: :concordo:

Zepi
08/08/2005, 21:08
Ah,outra coisa...isso eu quero fazer para que não haja a perda tão odiada e conhecida com uso do GNV.Só pra deixar as características do Willys mais adequadas para o uso do Gás.Já vi pessoas rebaixando até 2mm,só não sei quanto tempo durariam as bronzinas e vibraquim como foi dito acima.
Abraço.

greengo
19/09/2005, 00:41
Ainda em teste, mas ate agora a junta de agromotor e o radiador original estao dando conta... nao esquenta... :wink: ..., so que ja troquei a bateria, depois a bomba de gasolina... :( ... nao e moleza nao, mas Jipe e asim ... :mrgreen: ....

greengo
22/04/2006, 23:18
Olá pessoal,
Passou um tempão mas so a semana pasada peguei meu Jipe.
Resumo: apos ultimo postagem, trquei bomba de oleo (so por precaução) e deixei para o mecânico testar ate a semana passada. Resultado, esqueci e nao conferi... a treis semanas fui por ele e estaba guardado sem usar :evil: ... com o argumento que gasta muito... demorarom 2 semanas para preparar ele novamente....

Peguei ele, rodei na cidade e tudo otimo... não esquenta nada , o motor estaba 100%, so precisei carburar melhor. No dia siguente fiz um viaje de 50 KM na estrada a 60- 80 km/hr (com pe leve)... , nao esquentou (70-80 graus celcius) e o controle de consumo deu 9 km/lt :P ... Fiquei a semana toda indo a trabalhar nele (todo um sucesso), ate que...... o motor començou a falhar um ou dois cilindros... cheguei em casa e deixei para o mecânico avaliar... Hoje chegou, confiriou a fasia (acredito que asim se fala em portugues), e as velas ... tudo perfeito... as velas queimando normal. Logo confiriou a compressão do cilindro 2 e 4... o 2 nem mexeu ... zero... então ele diz.... A JUNTA NOVAMENTE ...
Ai falou que tem um conhecido que tem uma junta original :shock: , que vai montar essa.... (esta na garantia)...
Pensei e pensei no que Leopoldo falou.... Nao sera que o cabeçote ficou rebaixado ???.... as superfices ja foram conferidas, então penso que se a compressão é muito alta, a junta vai ter mais posibilidade de estourar... no cilindro 4 marcou 105 ou 110... que acham voces... é muito para um motor de 1959?.

Para aqueles que gostam de temas variados : meus filhos adoram o Jipe ainda ele fique parado, mas a esposita so mexe a cabeça e olha para o ceu ... mas e bomzinha,,, so fala que graças a Deus não e meu carro de dia ao dia...

Voltando... estou pensando naquela junta metalica..., alguem sabe como posso achar e quanto vai doer (R$)...?...

Obrigado...

Sergio

greengo
26/04/2006, 00:55
:roll: ... ante a falta de ideias... falei com o cara da retifica e os mecanicos que ja montaram o motor (eles ja falaram com outros colegas tambem)... vale lembrar que agora estorou sem o carro aquecer (agora esta com radiador original e zero), a decisão foi voltar a tentar com a junta Sabó mas com um torque menor e Loctite para fixar os parafusos (essa ideia nao gostei :discordo: porque não sei como vai ser feito o reaperto do cabeçote...so não fazendo)... agora e ja noite, o mecanico trocou a junta na minha casa e o motor ficou bom ate agora . Obs. o cabeçote foi conferido e esta plano... o estouro foi novamente entre os cilindros 2 e 3 na area das valvulas.
Qualque idea ajuda, ja que não tenho muita certeça que o feito de certo.
Obs.: Olhando bem o cabeçote, ele não tem quasi mais espessoura para uma nova retifica, então a relação de compressão mudou, mas ele andando, ficou bem economico e andando muito, en tanto não estore a junta :evil:

[]s.

Sergio

Marcelo
26/04/2006, 07:47
Sergio,

Quer um conselho?! Leve em outro mecânico! :roll:
Não precisa nem fazer o serviço, mas por via das dúvidas.
Saiba que um aperto errado no cabeçote é suficiente para causar esse tipo de problemas, e se ele estiver dando esse aperto errado, não sai ter junta que resolva o seu problema. :concordo:

[s] juntados,

rural4x4
26/04/2006, 07:49
Greengo

Quantos mm foi rebaixado esse cabeçote?

Que combustivel vc ta usando(alcool?, gasolina?)

Falo isso porque usei um motor BF 161 6cc com rebaixamento de 2mm no cabeçote(original o cabeçote tem 82 mm deixei com 80mm) por muito tempo sem problema, usando alcool, porem um belo dia fui a um posto abastecer e o frentista colocou gasolina, andei uns 25 km e ai junta partiu entre o 5 e o 6 cilindro( os cilindros passam a se "comunicar e o motor falha um monte) conclusao motor taxado de mais nao pode mais usar de gasolina.

Ate mais

Elmer_Jeep
26/04/2006, 10:05
se continua queimando no mesmo lugar pode ser uma falha na face do bloco.

É bom verificar.

[]'s

greengo
03/05/2006, 00:24
Obrigado Marcelo, Rural4x4 e Elmer.
Ja usei 3 dias o Jipe e ate hoje todo tinha sido bom.... tnha :evil:
Començõu um pequenho rateo (não sei se assim se fala uma discontinuidade no funçonamento do motor, como se estivesse frio o motor), em baixa rotação... se aparecer em alta, ja era..., mas acredito que vai ser questião de tempo porque em baixa nada de isso estaba acontecendo... :cry:
Trocar mecanico ?.... OK, agora vou meter as minhas mãos diretamente, parece que não tem jeito.... concordando que o aperto tem que ser bem feito ... vou procurar saber o torque original no Manual, mas a Sabo ja indica um (não sei se é o mesmo que do Manual).
Quanto foi rebaixado?... não sei te dizer... e uso gasolina... Achei muito esquicito o acontecido ao passar de alcool a gasolina, pelo que entendo o alcool libera maior energia que a gasolina.
Bloco ?... até que pode ser, mas vou verificar primeiro o cabeçote eu mesmo, lembrem que o motor esquentaba no estoro da primeira junta, de ahi que troquei o radiador e ja não esquenta mais... Não sera que o cabeçote não foi conferido?... so eu mesmo para verificar.

Fico com a duvida da pressão de compresão normal para esse motor.

Outra coisa que não entendo, mais ainda apos ter lido muito topico... em condições normais ele faz 9 km/lt (sem muita diferencia entre estrada e cidade), o control foi feito com um litro graduado direto ao carburador (não tem erro). E outra coisa, o motor axo muito forte, da conta do recado cheio de gente pegando morro. Lembro que esta todo original 1959, só com pneus um pouco maiores.

Continuo aguardando ideias e comentarios... todo ajuda...

[]s,

Sergio

greengo
04/05/2006, 00:43
Como posso saber quantos mm tem rebaixado no cabeçote?... posso estar errado, mas se a compressão original (não verifiquei o valor) é de 80 libras e agora tem 110... :shock: ... ai esta a força e a economia... alem da possivel causa do estouro do cabeçote... O que vocês acham?

[]s

Sergio

greengo
19/05/2006, 22:14
Bom...., estou de Jipe ate agora....
Apos ums 100 KM percorridos, o mecanico fez o reaperto no cabeçote (achei muito pronto). Segum ele esta todo bem, mas o motor em alta gera detonações e trabalha muito mal.... segum o mecânico é coisa do sistema eletrico e falou de fazer "Encendido Eletronico" nele e assim tirar o atual sistema de platinado. Tudo bem que a um tempo estou com essa idea, mas não encontro logica, ele trabalho sempre bem com o platinado, e agora apos o aperto ele ficou trabalhando pior em alta e o rendimento de combustivel disminuio de 9 para 5 km/lt, que se bem e normal para um jeep, no meu caso o normal era 9.
Resolvi acolher os conselhos e a proxima semana vou por um mecanico experiente em maquinaria agricola que falou saber muito de Jeep, para opinar do que acontece.
Só para completar, a compreção do motor segum manual de fabrica é de 120 a 140 PSI.
Uma duvida... não é que o avanço teria que mudar se o cabeçote é rebaixado?

[]s.

Sergio

greengo
19/05/2006, 22:30
OPS !!! :oops:
encendido eletronico = ignição eletrnica^

[] envergonhados...

michel_poa
24/06/2013, 12:22
ALGUEM JA USOU A JUNTA METALICA NO BF ?

ALGUEM POSSUI CONTATO DE ALGUMA LOJA QUE VENDA ESTA JUNTA????
agradeco,... estou mais uma vez com a junta queimada (taxado)..

antonio umino
24/06/2013, 13:04
Vou dar uma opinião sobre a junta do cabeçote motor BF....

Muitos mecânicos... (mexanicos)... montam o motor Bf .:l e quando ainda está sem o balanceiro, fazem o aperto ideal do cabeçote. Acontece que no reaperto que dizem fazer depois de uma certa quilometragem. ficam com preguiça de retirar o
eixo balanceiro,...... aí é que acontece a bosta....... Apertam todos os parafusos do cabeçote menos os que estão debaixo do eixo balancieiro...... então neste reaperto de todos os parafusos em volta, os do meio justamente os debaixo do balanceiro fica sem reaperto...... aí acontece de queimar a junta do cabeçote. ....

Ok... vamos prestar atenção quando do reaperto do cabeçote do motor BF..

Um abraço.

até mais.

Rogério Barthy
27/06/2013, 11:48
A junta é confeccionada com um material que parece telado com arame e os recortes são acabados com uma dobradura de material parecido com uma fita de cobre, que dá um reforço nas furações dos cilindros e da refrigeração.
Comprei a minha em São Crisrtóvão/RJ e pedi para ser confeccionada no dobro da altura original (sob medida) e deu certo. não ficou muito taxado e até hoje não houve nenhum problema (mais de 5 anos).
O cabeçote que uso agora, estava muito baixo, menos que o mínimo de tolerância na altura e assim, para não perder o cabeçote, fiz esse procedimento de compensar a altura faltante com a junta. e evitar que o motor continuasse taxado demais.
Rogério