Ver Versão Completa : Ranger 3.0 vasando agua no 1º bico
Douglas Souza
18/05/2012, 12:35
Esta semana ao ligar minha ranger 3.0 diesel, notei que falhava uns 3 segundos e alinhava, ao abrir o capo, vi que o primeiro bico a sede estava cheia de liquido, achei ser óleo diesel e ao passar o dedo e cheirar vi que era agua de radiador. Eu to premiado com esta ranger, ja gastei algum R$, e ainda continua me encomodando. Não entrou agua no motor e não baixa quase nada de agua. Ranger 2005 CS 4X4 com 163.000km. Ai vem a pergunta, será que tricou o cabeçote? E porque trincou? obs. coloquei aquele pó de radiador e parou de vazar. Amanhã vou tirar o cabeçote.
Muito estranho a Tumba onde fica alojado o bico é independente do cabeçote, teria que estar trincado o cabeçote e a Tumba para a água chegar no alojamento do bico conhecido como Tumba, vç podia coneçar tirando a tampa do cabeçote e a Tumba para depois se for preciso tirar o cabeçote todo.
dojao campeao
18/05/2012, 14:20
Aconteceu comigo na última Ranger q possuí (2006 CS 4x4 com 105.000 km) e foi o cabeçote, q para variar não permitiu e os bicos ficassem ok após a retirada e o prejú foi grande!
Douglas Souza
18/05/2012, 15:00
Pra adiantar já comprei um cabeçote novo hoje, já me custou R$ 2500,00, só resta ver se os bicos vão sair intactos amanhã!
Douglas Souza
18/05/2012, 15:02
Dojão, chegaram a falar pra vc qual foi a causa? tava muito trincado?
Douglas Souza
02/06/2012, 11:44
Postando resultados:
Troquei cabeçote, custou R$ 2500,00 com valvulas sem comando. Não quebrou nenhum bico, 2 ficaram encravados, foi colocado catalizador de massa plastica de um dia para o outro e soltou.
Cabeçote 2500,00
mão de obra 200,00
total R$ 2700,00
Daniel.Shimomoto
02/06/2012, 12:39
Postando resultados:
Troquei cabeçote, custou R$ 2500,00 com valvulas sem comando. Não quebrou nenhum bico, 2 ficaram encravados, foi colocado catalizador de massa plastica de um dia para o outro e soltou.
Cabeçote 2500,00
mão de obra 200,00
total R$ 2700,00
Douglas;
A receita para isso nunca mais acontecer é colocar solução para radiador PRONTA na proporção 50% 50% (água desmineralizada+etilenoglicol).
Já vi um caso identico ao seu (uma Ranger 2006 com 330 mil km) e o problema era a colocação de água do sistema abastecimento urbano, repleta de cloro e fluor, um veneno para radiadores e blocos de motor.
Abraços!
Imperador!
03/06/2012, 06:48
Douglas;
A receita para isso nunca mais acontecer é colocar solução para radiador PRONTA na proporção 50% 50% (água desmineralizada+etilenoglicol).
Já vi um caso identico ao seu (uma Ranger 2006 com 330 mil km) e o problema era a colocação de água do sistema abastecimento urbano, repleta de cloro e fluor, um veneno para radiadores e blocos de motor.
Abraços!
Fui vítima da água clorada urbana também, provocou cavitação no cabeçote da minha foi preciso retificar.
Agora só uso água desmineralizada.
acabei de trocar o fluido do radiador da minha.. 2010 com 90mil km,.. bao, usei 50% de paraflu, e 50% de agua de poço artesiano, sera que problema??? precisa mesmo ser agua desmineralizada (ou destilada igual a de bateria??)
fiquei na duvida, peguei agua de poço artesiano pra nao ter cloro/fluor/barrilha/etc...
alguem da uma luz!!! obrigado
NGDaniel
03/06/2012, 15:31
Na verdade nem ccs usa paraflu com agua desmineralizada.. falam que o paraflu já basta, nao importando se a agua é a da torneira..
mas, as instruções do paraflu e do proprio manual falam em agua destilada, logo..
dojao campeao
04/06/2012, 14:48
Dojão, chegaram a falar pra vc qual foi a causa? tava muito trincado?
O meca não falou a causa, mas o problema apareceu depois de uma situação de muito esforço! O cabeçote completo original custou na época (ano passado) R$ 3.150,00!
Douglas Souza
04/06/2012, 18:49
O meca não falou a causa, mas o problema apareceu depois de uma situação de muito esforço! O cabeçote completo original custou na época (ano passado) R$ 3.150,00!
O que você fez com os bicos que tirou?
dojao campeao
05/06/2012, 12:07
O que você fez com os bicos que tirou?
Deixei com o Meca, pois foram retirados após muito esforço e muitas horas de mão de obra penosa, o que necessitaria que fossem recondicioná-los/recalibrá-los e o preço cobrado por oficina especializada não compensava!
Douglas Souza
03/04/2013, 19:29
404222404223404224404225404226404227
Pra deixar o tópico mais completo, segue as fotos de onde é o problema:
A foto 1 e 2 indica onde é o primeiro bico
foto 3 e 4 indica o lugar por onde passa a agua, veja que o canal já está meio corroido
foto 5 e 6 mostra por onde passa a agua, da pra ter uma ideia da profundidade pelo tamanho da vareta inserido, veja que dá bem no lugar que aloja o bico injetor.
Lembrando que a ranger funcionava normalmente, só vazava agua no primeiro bico.
Douglas Souza
03/04/2013, 19:31
Sempre usar agua sem cloro! Usar agua desmineralizada e com solução de radiador.
Daniel.Shimomoto
03/04/2013, 21:05
Douglas;
Parece que esse problema é meio cronico das Rangers 3.0 NGD...
É o segundo caso que eu vejo.
Muito bacana ter postado as fotos. Fica facil visualizar!
Abracos
Imperador!
04/04/2013, 08:55
Douglas;
Parece que esse problema é meio cronico das Rangers 3.0 NGD...
É o segundo caso que eu vejo.
Muito bacana ter postado as fotos. Fica facil visualizar!
Abracos
Se eu não tiver sido o outro que você falou, então vai ser o terceiro.
Realmente, cabeçote de alumínio e água com cloro não combinam!
Daniel.Shimomoto
04/04/2013, 22:43
Se eu não tiver sido o outro que você falou, então vai ser o terceiro.
Realmente, cabeçote de alumínio e água com cloro não combinam!
César, então é o terceiro. Um foi o deste post, o outro foi um que eu vi ao vivo (uma Ranger com 330 mil km) e agora a sua.
Pelo que soube quando vi o caso dessa Ranger branca de 330 mil km, o problema era "manjado" pelos soldadores de cabeçotes. Alguns motores tem cabeçotes "manjados" por trincarem sempre nos mesmos pontos e pelo que fiquei sabendo, esse tipo de trinca que permite vazamento de água pelo bico injetor é comum no NGD3.0.
Abraços!
Douglas Souza
04/04/2013, 22:51
César, então é o terceiro. Um foi o deste post, o outro foi um que eu vi ao vivo (uma Ranger com 330 mil km) e agora a sua.
Pelo que soube quando vi o caso dessa Ranger branca de 330 mil km, o problema era "manjado" pelos soldadores de cabeçotes. Alguns motores tem cabeçotes "manjados" por trincarem sempre nos mesmos pontos e pelo que fiquei sabendo, esse tipo de trinca que permite vazamento de água pelo bico injetor é comum no NGD3.0.
Abraços!
Esse cara de 330 mil km trocou ou soldou o cabeçote?
Daniel.Shimomoto
05/04/2013, 00:05
Esse cara de 330 mil km trocou ou soldou o cabeçote?
Douglas,
Cabeçote soldado.
O interessante é que com 330 mil km, foi colocado o mesmo sistema de corrente de distribuição (não tinha desgaste, eu vi - e de acordo com o dono - unico - da Ranger, era original) e o estado dos cilindros era muito bom.
Abraços
Imperador!
05/04/2013, 08:29
Abraços!
A minha Ranger comprei de particular (o dono mesmo viajava e deixava o carro com a mulher pra fazer afazeres domésticos - supermercado, escola, etc), comprei com 48.000km em 2010. Deu problema no cabeçote com 58.000km e quando desmontaram deram o diagnóstico sem medo de errar.
Não posso nem colocar a culpa nela, afinal, com todo respeito, poucas são as mulheres que entendem alguma coisa de carro.
Hoje em dia só uso água desmineralizada + aditivo MWM superconcentrado (aquele pra 30L de água)...
Daniel.Shimomoto
05/04/2013, 13:56
Cesar;
A água com cloro é um veneno mesmo para qualquer motor. ALém de corrosivo tem a condutibilidade eletrica.
Nos primeiros D-229 da MWM, água pura com cloro e sem aditivo MWM chega a furar a camisa (umida) em decorrencia de corrosão galvanica. Ai o motor começa a consumir água, desmonta-se o cabeçote e encontra tudo inctacto. E ninguem sabe o que fazer....
Forte Abraco
Imperador!
05/04/2013, 14:04
Cesar;
A água com cloro é um veneno mesmo para qualquer motor. ALém de corrosivo tem a condutibilidade eletrica.
Nos primeiros D-229 da MWM, água pura com cloro e sem aditivo MWM chega a furar a camisa (umida) em decorrencia de corrosão galvanica. Ai o motor começa a consumir água, desmonta-se o cabeçote e encontra tudo inctacto. E ninguem sabe o que fazer....
Forte Abraco
É verdade e no meu caso era ainda pior porque o carro andava muito pouco, fazendo o cloro se depositar nas partes superiores do motor e literalmente comer o cabeçote...
sagatiba
06/09/2013, 11:02
Esta semana ao ligar minha ranger 3.0 diesel, notei que falhava uns 3 segundos e alinhava, ao abrir o capo, vi que o primeiro bico a sede estava cheia de liquido, achei ser óleo diesel e ao passar o dedo e cheirar vi que era agua de radiador. Eu to premiado com esta ranger, ja gastei algum R$, e ainda continua me encomodando. Não entrou agua no motor e não baixa quase nada de agua. Ranger 2005 CS 4X4 com 163.000km. Ai vem a pergunta, será que tricou o cabeçote? E porque trincou? obs. coloquei aquele pó de radiador e parou de vazar. Amanhã vou tirar o cabeçote.
A minha está com o mesmo problema só que a minha não falha e o pior é que queimou junta semana passada, e o cabeçote foi totalmente restaurado como é que agora aparece isso?
sagatiba
09/09/2013, 09:39
A minha está com o mesmo problema só que a minha não falha e o pior é que queimou junta semana passada, e o cabeçote foi totalmente restaurado como é que agora aparece isso?
O mecânico me disse que deve existir uma trinca na base do bico, por isso passa água. Essa trinca pode ser soldada e não trazer mais problemas futuros?
Douglas Souza
09/09/2013, 22:16
O mecânico me disse que deve existir uma trinca na base do bico, por isso passa água. Essa trinca pode ser soldada e não trazer mais problemas futuros?
Vc deu uma olhada nas fotos ali, vai ter que pedir garantia do serviço! agora não sei como eles vão soldar isto.
sagatiba
10/09/2013, 16:23
Vc deu uma olhada nas fotos ali, vai ter que pedir garantia do serviço! agora não sei como eles vão soldar isto.
Pessoal,
Realmente estava passando água para o alojamento do bico, retiramos o bico e vimos um buraquinho minusculo no cabeçote, perto do acentamento da arruela do bico, colocamos Silicone Alta Resistencia Preto 598 Loctite no corpo do bico, montamos deixamos secar por 1 hora. Peguei estrada com a viatura, andei uns 50km e está sem vazamento.:grin:
Imperador, estou precisando de uma dica de oficina em Fortaleza tenho uma ranger 3.0 2007/08, ontem após percorrer 660km Juazeiro x Fortaleza sem problema algum ao chegar fui apanhar minha esposa no aeroporto chegando lá percebi que a temperatura estava se elevando parei imediatamente e fui ao compartimento do motor, havia um forte jato de água quente saído do 1º bico injetor acionei o reboque e levei para o apartamento e não coloquei o motor em funcionamento agora preciso de oficina de confiança.
Comandante Mutley
30/12/2013, 05:45
Amigos, ajuda!
Qual a capacidade de água + aditivo do sistema todo?
Esta solução pronta vende na MWM?
JRoberto
30/12/2013, 11:54
Amigos, ajuda!
Qual a capacidade de água + aditivo do sistema todo?
Esta solução pronta vende na MWM?
A capacidade é de 11,6 l
Havoline XLC 50/50 ou Radiex R1822 40% aditivo 60% água desmineralizada
Exitem outros, o da MWM eu não conheço.
[]'s
Comandante Mutley
30/12/2013, 17:53
JRoberto, muito obrigado. Troquei o radiador esta semana e vou trocar o líquido por um destes.
JRoberto
30/12/2013, 20:14
Valeu! Quando fizer a troca, dá um retorno aqui pra gente, de quanto ficou o serviço e qual você usou. Assim fica a informação.
[]'s
Boa noite a todos,
Sempre lendo os posts e neste terei que comentar, comprei minha Ranger 3.0 diesel 2010 a um pouco mais de 90 dias, e ao retornar de uma viagem quando desliguei ela e depois de um tempo ela já me deu trabalho para funcionar. Ao abrir o capô me assustei não havia água no reservatório e a camionete não estava esquentando, comecei a investigar possíveis vazamentos e nada, fui na vareta de óleo tudo ok, ao abrir a tampa de óleo me deparei com a mesma suada dai veio a dor no coração. Levei em um mecânico de carros a Diesel dai ele me liga com a triste noticia que a camisa do bico injetor está trincada sem condições de reparo e agora terei que trocar o cabeçote da Ranger com 144.000km... Bom vi alguns posts sobre o assunto e algumas trocas, alguém pode me informar a media de preço desse cabeçote e na faixa R$ 3.000,00?
Forte abraço.
alisson Ranger
30/12/2015, 13:54
Boa tarde amigos, estou o mesmo problema, depois de tirar o cabeçote achamos um pequeno buraco onde vai o bico, provavelmente terei que trocar o cabeçote.
JRoberto
30/12/2015, 17:33
Boa tarde amigos, estou o mesmo problema, depois de tirar o cabeçote achamos um pequeno buraco onde vai o bico, provavelmente terei que trocar o cabeçote.
Alisson, que ano é a Ranger e qual a quilometragem? E continue nos informando.
Abraços.
thécio ferraz
12/12/2016, 14:27
Aconteceu o mesmo na minha o cabeçote teve que ir pra retifica estava muito corrido quase pega a camisa! Onde encontrar água desmineralizada? Nao pode ser água do ar- condicionado?
JRoberto
12/12/2016, 16:13
Aconteceu o mesmo na minha o cabeçote teve que ir pra retifica estava muito corrido quase pega a camisa! Onde encontrar água desmineralizada? Nao pode ser água do ar- condicionado?
Água desmineralizada você encontra em qualquer loja de autopeças, ou use aditivo já pronto pra uso 50/50. Quanto a água de ar condicionado não sei te dizer, já ouvi falar mas nunca usei. Qual a condição do aditivo que estava nela?