Ver Versão Completa : Dúvidas quanto ao cj
Olá !
Mais um tópico para sanar minhas dúvidas . . .:-?
1. Capota rígida é uma boa opção para quem vai usar CJ no dia-a-dia como para viagens longas, mas quanto ao espaço interno há uma redução drástica?
2. O que pode ser feito para deixar um CJ o mais confortável; em maior ênfase à suspensão ?
3. Visando um motor diesel qual seria o de maior vantagem para uso cotidiano e a passeio de férias com família ?
Olá !
Mais um tópico para sanar minhas dúvidas . . .:-?
1. Capota rígida é uma boa opção para quem vai usar CJ no dia-a-dia como para viagens longas, mas quanto ao espaço interno há uma redução drástica?
2. O que pode ser feito para deixar um CJ o mais confortável; em maior ênfase à suspensão ?
3. Visando um motor diesel qual seria o de maior vantagem para uso cotidiano e a passeio de férias com família ?
Bom dia prezado ! existem muitos tópicos, mas muitos mesmo sobre isso ! fica difícil até responder ! com certeza esses tópicos vão esclarecer suas dúvidas, dê uma pesquisada, mas com relação a capota conversível eu tenho e nunca abri, com sol você torra, com chuva nem precisa falar . . . apenas acho ela mais bonita que a fixa, mas . . . uma vez eu estava no CJ58 da minha exposa ( que também é conversível ) e depois de uma tempestade muito forte, havia caído uma árvore na estrada e ficou apoiada no barranco,eu não tinha como retirá-la, estava sem facão nem corda, eu simplesmente abri a capota e rebati o parabrisas e passei por baixo dela, se fosse uma fixa . . . um abraço !
georgevalle
18/05/2012, 08:01
Eu sou fã da capota conversível, tambem concordo com o Jacimar em relação ao sol quando estiver insuportável, lembro de uma trilha de entrega de presentes de natal estava um dia quase perfeito não fosse o enorme calor, enquanto estávamos derretendo no jeep via uns colegas de "confort trilha" com ar condicionado e tal foi quando me toquei que podia rebater o vidro e manter a capota montada daí ficou bom com a brisa e um sombrero enorme... depois comprei tambem um "confort trilha" um sportage é um carrinho muito bom para trilha tambem mas o jeep é incomparável (e o meu está praticamente original, só mudei o motor para um opala 4 e pneus frontiera)...
Olá !
Mais um tópico para sanar minhas dúvidas . . .:-?
1. Capota rígida é uma boa opção para quem vai usar CJ no dia-a-dia como para viagens longas, mas quanto ao espaço interno há uma redução drástica?
2. O que pode ser feito para deixar um CJ o mais confortável; em maior ênfase à suspensão ?
3. Visando um motor diesel qual seria o de maior vantagem para uso cotidiano e a passeio de férias com família ?
Dalmo, pelas suas perguntas, parece-me que o CJ não é o carro ideal para você. Eu entendo que você deva ter uma vontade muito grande de ter um jeep "original", mas o problema é que o original vai de encontro com o conforto e a economia, são coisas incompatíveis. Até poderia te dizer para ir de Wrangler, que é jeep e confortável, mas está longe de ser econômico com aqueles maravilhosos 6 canecos. Pode ser que a melhor pedida seja um Troller, que lembra um jeep (tá bom, lembra também um bugre :chorandoderir:) mas já vem com motor diesel de fábrica.
[ ]s
Vasculhei o fórum e achei alguns tópicos sobre motor DIESEL EM WILLYS, até a relação boa para asfalto 9/44 só gostaria de saber o seguinte dos senhores;
a) Com motor diesel 2.8 qual a velocidade máxima em média sem força?
Leonardo Raffi
20/05/2012, 19:04
Tive um jeep com capota de aço.... fica abertado para entrar e sair toda hora e fica muito quente dentro... sem espaço dentro se tiver 2 pessoas mau acomodadas atras...
jeep é um estilo de vida...
concordo que de repente jeep não seria seu carro ideal....
se for antigo quem sabe rural...
se for mais moderno... temos jpx... camper... engesa...etc...
motores diesil tem para todos os gostos... mas particularmente eu sou fa do mwm 2.8 com caixa clark original dele over drive... mas ai tem diferencial..molas setor etc....
Ps; jeep não foi feito para correr...
abraço
Certo,
Mas se for fazer uma viajem vou precisar de motor em algum momento . . .
Olhando o fórum encontrei está capota e vi minhas necessidades atendidas http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/33385-novas-capotas-para-cj.html
O que resta saber é sobre a capota já que o último poste e de 2009, se melhoraram o produto. . .
Alguém usa, já usou ?
Robertux
21/05/2012, 23:54
Minha experiência com Jeep.
Não tem como melhorar o conforto, não tem como melhorar o consumo, não tem como melhorar a estabilidade, não tem pior que ele no asfalto. Não tem melhor que ele na trilha!
Fui de Piracicaba SP até Ilhabela com o Lasanha (CJ5 - 1976 OHC 4 marchas original) em janeiro deste ano. Saimos de Piracicaba às 10h. da manhã fomos pela rodovia D. Pedro I até Salesópolis e descemos pela Petrobrás/Limeira até São Sebastião, de lá pegamos a balsa até Ilhabela. Foram mais ou menos 350 Km. Chegamos lá às 9 h. da noite. Velocidade de cruzeiro de 90 Km/h no asfalto e máxima de 104 km/h (no GPS), média de consumo em rodovias 7 km/l.
No dia seguinte fomos até Castelhanos e no outro dia voltamos a Piracicaba. Na verdade os outros voltaram para Piracicaba, o Lasanha ficou em Itatiba com o rolamento do eixo traseiro direito quebrado. Por sorte o rolamento quebrou quando estava entrando no posto de gasolina, quase parando, se tivesse quebrado 5 minutos antes, na rodovia, andando a quase 100 km/h, eu não estaria escrevendo este post. Mais uma prova que Deus existe, e o anjo da Guarda também.
Deixei com um jipeiro de Itatiba, o Francisco, que viu a roda traseira ultrapassando a dianteira e gentilmente se prontificou a guardá-lo em sua casa e encaminhá-lo ao seu mecânico no dia seguinte. O jeep ficou pronto no mesmo dia mas só pude ir buscá-lo 3 dias depois. Rodei mais 100 km para chegar a Piracicaba e cheguei sem freio, quase atropelei um pedestre que estava atravessando na faixa com o sinal vermelho para mim. Fiquei extremamente feliz. Depois de ter gastado quase R$15.000,00, refazê-lo inteirinho, motor, câmbio, caixa de transmissão, direção suspensão eixo dianteiro, capota, radiador. Só não mexi no eixo traseiro e no freio que haviam sido revisados há pouco tempo e estavam em perfeito estado. Guardei o Jeep no estacionamento e está lá até hoje, acho até que já perdi a bateria depois de 4 meses parado. Agora estou pensando em funcioná-lo novamente, consertar o freio, trocar o rolamento do lado esquerdo e começar a usá-lo novamente.
georgevalle
22/05/2012, 08:00
Sabe que analisando o jeep é assim mesmo como o Robertux falou, mas não adianta é coisa de amor eterno, quem tem não troca ou vende... a não ser que a coisa fique feia ou precise de um carro pois jeep não é carro é estilo de vida mas quem precisou vender logo se arrepende e caso não compre outro fica a vida toda (mesmo que seja dentro de um troller 3.0 com vidros fechados ar ligado enquanto os apaixonados estão derretendo debaixo de um solzão de 30º) se lamentando de ter vendido o "velho guerreiro"...
Senhores já até postei isso em um tópico diferente
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/104926-montando-engesa-fase-iv-8.html#post1709730
Mas gostaria da opinião dos senhores.
Em um e-mail resposta da CINFEL o CJ vem com suspensão configurada assim da seguinte forma:
Barras longitudinais do ENGESA, amortecedores, barras panhard, molas e suporte.
Neste caso quanto ao conforto e estabilidade do CJ dá uma melhorada significativa no uso de passeios de final de semana, férias, cotidiano e final de ano?
alguém já usou ?
Só lembrando não é para usar em trilhas e será 80% em asfalto.
.351817
maxdelta
06/06/2012, 20:04
Tem como melhorar o conforto do jipe original, e com isso muda muito, melhora demais! Coloca um amortecedor rancho! Mola de band, ajuda.
Dalmo sei de um veículo q servirá pra vc como uma luva: Gran vitara, 2 ou 4 portas! É basicamente um carro, com tração 4x4, com ele vc não precisará se preocupar com conforto, pq além de ter uma suspensão "macia" ele é firme, tem DH e AC, alguns pra melhorar mais o conforto são automaticos. Deve se achar entre 20k e 40k, tem gasolina e diesel!
Vc já perguntou de cj, já perguntou de engesa, mas vejo q vc está com bastante dúvida, pq em qualquer q seja o veículo vc não irá gastar 10 ou 20 mil, mas sim 40 a 80 mil, ou bem mais!
Engesa, troller, jipe, não são confortáveis, confortável é corolla, civic, cruze. Sugiro, compre um carro para seus 80% de asfalto q compre qualquer 4x4, pra seus 20%.
Eu possuo os 2 jipes da minha assinatura, sendo o samurai o carro de meu dia-a-dia, mas... tenho outro veículo! q como não é 4x4, não tem razão de eu colocar na minha assinatura.
Existe um tópico em q um forista reclama do chassi da cinfel, é bom vc pesquisar!
Boa sorte!
Leco1974
16/06/2012, 20:04
Jeep confortável é questão de gosto. Pra quem anda de Uno, o jeep não é tão duro assim. Pra quem anda de Jetta/Fusion/BM/MB/Camry/Accord acha que não tem amortecedor! Jeep não tem como melhorar muito sem descaracterizar demais, seja pela estética ou pelo conjunto mecânico. Colocar um motor MWM 2.8 fica ótimo, mas tem que praticamente fazer um jeep inteiro, suspensão, refrigeração, etc etc. Amorteco Rancho é bacana, mas custa uns 400 conto cada e daí já tem que ter molas boas etc etc. Um jeepzinho de 15 mil logo vira um monstro de 70 paus. Eu pretendia pôr capota de fibra no meu, mas segundo dica de um cara que tinha um CJ com isto....vira um pêndulo quando a vtr é alta..e...pode se preparar pra capotar na curva ou na erosão......desisti. Tudo depende de qto vc quer gastar e se incomodar na adaptação. A idéia do Vitara, da TR4, do Samurai, do Troller parecem mais racionais. Agora se vc sempre quis um CJ e pode se adaptar às restrições da vtr e gastar um "pouquinho"...pega o talão de cheques e a caneta e já assina as 20 fls. Abs e boa sorte.
Humm . . . .
Meu camarada Leco !
Sua contribuição foi uma mão na roda !
O que quero fazer é pegar um no valor que você citou no máximo ou um que esteja sucateado, mas com mecânica funcionando e encomendar um CHASSIS com SUSPENSÃO ENGESA alongado uns 20 a 40 cm.
Senhores poderiam me informar o consumo de CJ com motor 1.6 DIESEL com PNEUS 33 ?
hercilio.neto
07/07/2012, 20:44
Vou dar meu pitaco.
Dependendo de quanto voce pode gastar, minha sugestão é o Suzuki Jimny.
Tenho amigos que tem e adoram. É valente e econômico.
Confortável não é, mas comparado com o CJ, é melhor.
Mas se voce é apaixonado pelo estilo do CJ... Aí não tem jeito, tem que aceitar todas as características dele e ainda se orgulhar disso.
Dá pra melhorar muito o conforto em viagens, mas fica caro. Se essa for a sua escolha, prefira o CJ6 (Bernardão). O entre-eixos maior favorece o conforto e ainda proporciona algum espaço interno.
Quanto à capota, voce pode optar pela capota biquini.
Outra sugestão é a capota fixa com 5 cortinas.
Eu tinha dessa no Jipe Toyota 64. Quando estão todas abertas o vento circula bem.
Senhores. . .
Na região onde moro estou próximo ao rio Araguaia e minha cidade é banhada pelo Tocantins, então acho que um CJ é mais negocio no período de veraneio. . .
No inverno taca a capota conversível . . .
Agora o que pretendo é ter um motor econômico a DIESEL e possibilite uma velocidade de 100km/h( sem esgoelar ), pensei em um 2.2 ou 2.5.
PNEUS, colar aros esportivos não penso em trilhas, mas vou deixar 4x4( locais com areia ). . .
Sugestão é só falar que vou anotando aqui.
maxdelta
09/07/2012, 20:25
Por aí não tem gnv? CJ com motor original e gnv pra trajetos!
Por aí não tem gnv? CJ com motor original e gnv pra trajetos!
Tem, mas quero deixa apenas com uma forma combustível.
Um CJ6 é equivalente a um CJ7 ?
hercilio.neto
11/07/2012, 22:19
Um CJ6 é equivalente a um CJ7 ?
Não,
O CJ6 é um CJ5 com chassi alongado em 20", é o chamado Bernardão. Tem com 2 e 4 portas. Não é tão ágil na trilha e no trânsito como o CJ5 e o CJ3, mas é bem mais confortável.
O CJ7 foi o sucessor do CJ5 nos EUA e não foi fabricado no Brasil.
358505358506
Robertux
12/07/2012, 00:52
Senhores. . .
Na região onde moro estou próximo ao rio Araguaia e minha cidade é banhada pelo Tocantins, então acho que um CJ é mais negocio no período de veraneio. . .
No inverno taca a capota conversível . . .
Agora o que pretendo é ter um motor econômico a DIESEL e possibilite uma velocidade de 100km/h( sem esgoelar ), pensei em um 2.2 ou 2.5.
PNEUS, colar aros esportivos não penso em trilhas, mas vou deixar 4x4( locais com areia ). . .
Sugestão é só falar que vou anotando aqui.
Particularmente eu acho que não vai valer a pena você alterar o Jeep da maneira que vc está pensando. A não ser que vc seja apaixonado pelo CJ, eu compraria um Troller que já tem entre-eixos maior, molas heliciodais, motor diesel, direção hidraulica, ar condicionado, etc e ainda dá pra retirar a capota rígida e colocar uma de lona para passeios no verão.
Se a grana for curta para comprar um diesel, compre um com motor AP e, quando der, coloque um 1.9 turbodiesel do Golf, que é plug and play.
Fica muito mais barato que fazer toda essa alteração, cotei só a suspenção da Cinfel e eles me falaram em R$ 5.000,00 há mais ou menos um ano atrás. Se for comprar com chassi e tudo deve ficar o preço de um Troller a gasolina pronto, fora o custo do motor, câmbio, adaptação mecânica, aumento da carroceria, etc.
Sinceramente, fazer o que vc está pensando não sai por menos de R$ 60.000,00 e não demora menos de um ano. Dá pra comprar um Troller semi novo e já começar a curtir.
Mas se você quiser mesmo fazer ponha o motor diesel do Golf com câmbio do Chevette ou o 5 marchas da A10 (Clark 2205), é mais leve e mais fácil a adaptação porque o bloco é igual do AP e já tem flanges prontas no mercado.
Particularmente eu acho que não vai valer a pena você alterar o Jeep da maneira que vc está pensando. A não ser que vc seja apaixonado pelo CJ, eu compraria um Troller que já tem entre-eixos maior, molas heliciodais, motor diesel, direção hidraulica, ar condicionado, etc e ainda dá pra retirar a capota rígida e colocar uma de lona para passeios no verão.
Se a grana for curta para comprar um diesel, compre um com motor AP e, quando der, coloque um 1.9 turbodiesel do Golf, que é plug and play.
Fica muito mais barato que fazer toda essa alteração, cotei só a suspenção da Cinfel e eles me falaram em R$ 5.000,00 há mais ou menos um ano atrás. Se for comprar com chassi e tudo deve ficar o preço de um Troller a gasolina pronto, fora o custo do motor, câmbio, adaptação mecânica, aumento da carroceria, etc.
Sinceramente, fazer o que vc está pensando não sai por menos de R$ 60.000,00 e não demora menos de um ano. Dá pra comprar um Troller semi novo e já começar a curtir.
Mas se você quiser mesmo fazer ponha o motor diesel do Golf com câmbio do Chevette ou o 5 marchas da A10 (Clark 2205), é mais leve e mais fácil a adaptação porque o bloco é igual do AP e já tem flanges prontas no mercado.
É fácil de encontrar as peças para este motor do Golf ?
E por quanto se pode encontrar um destes ?
Não,
O CJ6 é um CJ5 com chassi alongado em 20", é o chamado Bernardão. Tem com 2 e 4 portas. Não é tão ágil na trilha e no trânsito como o CJ5 e o CJ3, mas é bem mais confortável.
O CJ7 foi o sucessor do CJ5 nos EUA e não foi fabricado no Brasil.
358505358506
Show !
Tá aí um modelo de passeio !
Tô pensado em algo assim.
Deixando os feixes e colocando amortecedores rancho dá melhorada significativa ?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.