Ver Versão Completa : Sensor de Borboleta (TPS) Samurai injetado
Adimar Diego Mühlbauer
17/05/2012, 09:23
Bom dia!
Estou com um problema no meu samurai, estou fazendo revisão na elétrica e tem um problema com aceleração a algum tempo.
Depois que esquenta o motor e acelero numa constante a aceleração oscila sozinha!
Na auto elétrica me informaram no primeiro parecer que o problema pode estar no sensor da borboleta (TPS). Já levei o primeiro susto ao descobrir o valor do novo sensor!
Pergunto, alguém já teve este problema? Pode ser a TPS ou pode ser MAP?
Obrigado!
chuvinho4x4
17/05/2012, 15:11
amigo...oscilação na aceleração pod ser problema no MAP....tenta arrumar um sensor MAP emprestado de uma amigo e faz um teste...é so tirar um e colocar o outro...VLW
Suzukiko
20/05/2012, 20:05
Faz uma limpeza completa na TBI. Troca o jogo de junta completo. O carro vai ficar mais esperto na aceleração e talvez resolva seu problema. Abraço.
Adimar Diego Mühlbauer
21/05/2012, 18:22
Obrigado pelas dicas! Vou ver sobre MAP e trocar as juntas e limpar a TBI até final de semana pra ver se resolve!
k.martiniuk
22/05/2012, 08:54
Da uma olhada se não tem algum aterramento meio solto ou com zinabre.
Mas caso queira os sensores tenho os dois.
Abraço.
Adimar Diego Mühlbauer
22/05/2012, 09:05
Ok, vou olhar sobre aterramento também!
Mas não faço idéia o que seja zinabre!
Se eu precisar dos sensores entro em contato. Obrigado.
Da uma olhada se não tem algum aterramento meio solto ou com zinabre.
Mas caso queira os sensores tenho os dois.
Abraço.
k.martiniuk
22/05/2012, 10:57
Zinabre é aquela crosta meio verde que forma em contatos elericos normalmente na bateria
mas pode aperecer em outros lugares gerando mal contato.
Suzukiko
08/07/2012, 21:20
K.martiniuk, vc sabe se o TPS do samuca é igual ao do vitara? Vc tem? Quanto?
Suzukiko
11/07/2012, 13:43
Mairo, sabe qual a diferença, na prática, do TPS p o MAP? Sei a diferença dos dois na teoria, mas na prática...
Sabe me dizer uma valvula enforcada pode deixar o MAP doido?
uma coisa que pode deixar o MAP doido é entupir o cano entre ele e a TBI, fios cortados, conexões oxidadas ou ele ter pifado mesmo, a respeito de valvula enforcada não sei dizer!!! o MAP fica preso junto a lata do carro (corta fogo) mede o vacuo no coletor de admissao: explicações vitara cabrito, segundo eles tem haver com aqueles sensores que vão presos no coletor de admissão! na falha do MAP a injeção se guia pelo TPS. o tps fica preso direto na TBI, a grosso modo, conforme vc acelera a borboleta encosta no sensor do tps que tem uma mola, e ele envia o sinal para o bico injetor!
Em Vitaras 1.6 8v e Samurai 1.3 injetados, temos o SENSOR MAP "Manifold Absolute Pressure" ou sensor de pressão absoluta. Esse sensor informa à ECM qual a pressão dentro do coletor de admissão em função do giro do motor ou da carga x giro a que o motor está sendo submetido, em outras palavras o MAP informa ao módulo de injeção ( ECM), a que pressão o ar está entrando nos cilindros, ou a pressão que os cilindros estão aplicando no ar e finalmente a que carga o motor está sendo submetido.
Assim que a ignição é ligada, o sensor MAP informa a ECM o valor da pressão atmosférica, com esse valor a ECM calcula precisamente a densidade do ar. Como sabemos a pressão atmosférica e diferente para cada altitude (quanto mais alto, menor será a pressão atmosférica).
Quando o motor está em marcha lenta, sem aceleração, a pressão dentro do coletor de admissão é baixa (vácuo alto). Quando pisamos fundo no acelerador, os cilindros sugam mais ar e a pressão dentro do coletor de admissão sobe (vácuo baixo).
As informações do MAP são lidas pela ECM para realizar cálculos da quantidade de gasolina a enviar e do avanço da ignição para a carga que o motor está submetido.
No caso de falha do sensor MAP, a unidade de comando controlará a quantidade de combustível e o ponto de centelhamento, baseado num valor padrão. Este valor padrão se associará aos sinais do sensor de posição da borboleta (TPS).
A ECM calcula a quantidade de ar (massa) admitida pelo motor com ajuda do MAP, por um método chamado de celocidade/densidade. Para isso o MAP tem associação com as leituras do sensor de temperatura do ar ou "IAT" e o sensor de temperatura da água ou "ECT" ( assim sabe a densidade do ar).
Além de IAT e ECT, os Zukis tem ainda a Válvula IAC ou Intake air teperature control valve. A IAC é um atuador controlado pela ECM, possui internamente um pistão, cujo movimento aumenta ou diminui a quantidade de ar admitido pela TBI através de uma derivação vinda do filtro de ar (Samurai) Duto do ar de alumínio (Vitara). A IAC fica na derivação, entre o filtro de ar e a TBI. Esse atuador é o responsável pelo controle da marcha lenta.
A rotação da marcha-lenta do motor é controlada pela ECM comandando a válvula IAC. O controle é feito através de um pistão interno que é retraído (para aumentar o fluxo de ar) ou o estendido (para reduzir o fluxo de ar), aumentando e reduzindo desta forma a rotação da marcha-lenta do motor. Compensa as variações de carga do motor.
Durante a marcha-lenta, a posição do pistão é calculada baseada nos sinais de voltagem da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) e carga do motor (MAP).
Problemas de marcha lenta inconstante podem estar associados tanto a MAP como a IAC.
Podem ter causa elétrica por falha de alimentação, descontinuidade na fiação ou socket com mal contato. Podem ter causa mecânicas tipo mangueira furada (entrada de ar falso) ou obstruída. Também podemos ter cânister entupido, tomadas do coletor obstruídas, mangueira do MAP acoplada no local errado na TBI e travamento do pistão da IAC por entrada de poeira ou fibras do filtro.
Suzukiko
08/10/2012, 15:44
Vitara... uma incognita!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.