Conectar

Ver Versão Completa : Diferenças mecânicas das versões de 163 e 190 cv da Frontier 2013

heyho111
16/05/2012, 20:35
Olá, sou novo no tópico, porém acompanho "silenciosamente" há um bom tempo. Somente agora tenho a oportunidade (grana) para comprar uma pick-up e gostaria da opinião de vocês.

Gostei muito da Frontier e da Amarok.

Mais da Frontier, porém gostaria de saber quais são as diferenças mecânicas (se existem) entre as versões de 163 e 190 cv

1 -Seria essa diferença de potência apenas gerada pela ECU (famoso chip) ou teria mais diferenças mecânicas (pressão turbina, tipo de turbina, cabeçote...)

Achei algumas informações que as antigas 144cv e 172cv tinham diferenças na ECU mas também tinham versões diferenciadas de turbina e pressões.

2- Sobre o comparativo Amarok 180cv e Frontier 190cv, o que poderiam me dizer ?

Uso 90% urbano.

Mapai
17/05/2012, 21:55
Caro Amigo, tive Frontier 172cv por 2 anos, agora troquei pela Frontier 190cv. Declaro que é outra motorização, total superioridade. Voce percebe a diferença assim que liga o motor, mais silencioso, embreagem mais firme. Nesse modelo a Nissan resolveu o problema que eu tinha no cardan (tranco nas mudanças de marchas). Um detalhe muito importante, Combustível S50, achei ótimo! Não faz nada de fumaça e econômico. Na estrada 11,48 km/l. Caso precise mais detalhes estou a disposição. Sucesso na escolha. Mapai

heyho111
18/05/2012, 09:38
Gostei da declaração. Realmente estou muiiiito mais inclinado a pegar a Frontier do que a Amarok. Na verdade minha esposa (sempre a muié...rs) adora a Amarok, acha linda...mas isso eu dou um jeito.

Mas bom saber que melhoraram bastante esse motor e ainda com esse consumo, muito bom.

Mais alguém tem mais experiências sobre os novos motores e suas diferenças bem com o comparativo ?

jaime_sandim
18/05/2012, 18:38
olha as 2013 tem diferença de motor de acordo com tração.

se voce comprar uma 4x2 qualquer modelo vai vim com 163cv
se voce comprar uma 4x4 qualquer modelo vai vim com 190cv

sei que tem diferenças mecânicas sim alem da ECU,porem não sei exatamente quais são (me parece que tem haver com a refrigeração da turbina, não sei bem)

já já alguem passa aqui e explica isso.

olha eu fiz test drive na amarok e na frontier

e pelo custo beneficio e pelo oque oferece escolhi a frontier atack 4x4

to esperando chegar ainda :dance::dance:

abracos

heyho111
20/05/2012, 13:10
É o custo-benefício da Frontier tá muito bom.

DieselPower
21/05/2012, 20:43
Caro Amigo, tive Frontier 172cv por 2 anos, agora troquei pela Frontier 190cv. Declaro que é outra motorização, total superioridade.

O motor é o mesmo.
Muda apenas a programação.

heyho111
22/05/2012, 16:32
O motor da 190cv é o mesmo da 172cv ou todos os motores são os mesmos ? (leia-se NOVA 163cv e 190cv)

Vale aqui ressaltar que o motor realmente é o mesmo. YDK 2.5L 16V. O cerne da questão é saber quais são as modificações nesses motores que lhes conferem diferenças de potência e torque (163cv e 190cv). Seriam estas diferenças apenas na ECU (vulgo "chip") ou seriam mudanças mais extensas, como pressão de turbina, tipo de turbina, mudanças de cabeçote, entre outras...

Marlão
23/05/2012, 22:57
Caro Amigo, tive Frontier 172cv por 2 anos, agora troquei pela Frontier 190cv. Declaro que é outra motorização, total superioridade. Voce percebe a diferença assim que liga o motor, mais silencioso, embreagem mais firme. Nesse modelo a Nissan resolveu o problema que eu tinha no cardan (tranco nas mudanças de marchas). Um detalhe muito importante, Combustível S50, achei ótimo! Não faz nada de fumaça e econômico. Na estrada 11,48 km/l. Caso precise mais detalhes estou a disposição. Sucesso na escolha. Mapai

Mapai, a tua frontier é automatica ou mecanica??? Por favor fale mais sobre ela, com este novo motor...é que estou com duvidas parecidas com a do "heyho111"...desde já agradeço.

FLÁVIO FAF
24/05/2012, 04:46
O motor da 190cv é o mesmo da 172cv ou todos os motores são os mesmos ? (leia-se NOVA 163cv e 190cv)

Vale aqui ressaltar que o motor realmente é o mesmo. YDK 2.5L 16V. O cerne da questão é saber quais são as modificações nesses motores que lhes conferem diferenças de potência e torque (163cv e 190cv). Seriam estas diferenças apenas na ECU (vulgo "chip") ou seriam mudanças mais extensas, como pressão de turbina, tipo de turbina, mudanças de cabeçote, entre outras...
eu tenho um mecanico conhecido que trabalha na nissan , segundos seus relatos a mudança do motor de 163 para o de 190 não é so regulagem na ecu , a turbina , bicos injetores e filtro de combustivel são diferentes .

a chateação destas picapes diesel 2013 é a exigencia de diesel s 50, coisa mais dificil nos interiores da bahia e não tao frequente ate em salvador , isso para mim no momento inviabiliza a troca , vou aguardar este problema ser resolvido , fora isso a nova frontier tem uma tradição de embreagem fragil , principalmente quando usado em cidades com congestionamento.

daniloatui
19/08/2012, 23:21
ADQUIRI UMA FRONTIER XE 4X4 2013 NA SEXTE FEIRA E FUI DIRETO PARA MEU SITIO POR ESTRADA DE TERRA BATIDA PARA TESTAR O CARRO E ACIONAR A 4X4.
vOLTEI AGORA DE VIAJEM E CHEGANDO EM SP, 366KM RODADOS, DEI UMA PARADA E QUANDO LIGUEI O CARRO NOVAMENTE, ACENDEU A LUZ DE OLEO E DEU MENSAGEM DE "OIL LO" SEGUNDOS DEPOIS DESAPARECEU, VERIFIQUEI O NIVEL DE OLEO E PARECE NORMAL, ACHEI ESTRANHO, AMANHA VOU A CSS VERIFICAR, MAS GOSTEI MUITO DO CARRO DE MODO GERAL.
O CARRO ESTAVA EN UMA DESCIDA, MAS NAO ACHO QUE JUSTIFICA MARCAR OLEO BAIXO, JA ACONTECEU ALGO PARECIDO COM ALGUEM?
AINDA NAO SEI O CONSUMO, MAS FIZ 366KM COM POUO MAIS DE 1/4 DO TANQUE, USEI DIESEL S50, MAS FOI MUITO DIFICIL ACHAR NA REGIAO CENTRAL DE SP, APENAS NA MARGINAL TIETE, ENCONTREI.

FLÁVIO FAF
21/08/2012, 19:10
ADQUIRI UMA FRONTIER XE 4X4 2013 NA SEXTE FEIRA E FUI DIRETO PARA MEU SITIO POR ESTRADA DE TERRA BATIDA PARA TESTAR O CARRO E ACIONAR A 4X4.
vOLTEI AGORA DE VIAJEM E CHEGANDO EM SP, 366KM RODADOS, DEI UMA PARADA E QUANDO LIGUEI O CARRO NOVAMENTE, ACENDEU A LUZ DE OLEO E DEU MENSAGEM DE "OIL LO" SEGUNDOS DEPOIS DESAPARECEU, VERIFIQUEI O NIVEL DE OLEO E PARECE NORMAL, ACHEI ESTRANHO, AMANHA VOU A CSS VERIFICAR, MAS GOSTEI MUITO DO CARRO DE MODO GERAL.
O CARRO ESTAVA EN UMA DESCIDA, MAS NAO ACHO QUE JUSTIFICA MARCAR OLEO BAIXO, JA ACONTECEU ALGO PARECIDO COM ALGUEM?
AINDA NAO SEI O CONSUMO, MAS FIZ 366KM COM POUO MAIS DE 1/4 DO TANQUE, USEI DIESEL S50, MAS FOI MUITO DIFICIL ACHAR NA REGIAO CENTRAL DE SP, APENAS NA MARGINAL TIETE, ENCONTREI.

na minha frontier já apareceu uma vez esse alerta , apesar do oleo normal , depois nunca mais apareceu.

Everson
21/08/2012, 19:57
Buenas! comprei uma frontier faz 3 meses. Apesar de usada, ainda está na garantia até setembro. Com um mês na minha mão, numa manhã liguei ela e tirei da garagem para tirar o carro da minha esposa. Após uns 15 minutos, religuei ela para ir trabalhar, apareceu essa mensagem. Liguei e desliguei varias vezes e não desaparecia a mensagem. Avisei que iria chegar atrasado e fui direto na CSS. A mensagem ficou o tempo todo aparecendo. Chegando na css, chamei um dos mecanicos. Quando ele ligou a camionete nao apareceu mais a mensagem..sumiu..heheh fiquei com cara de mentiroso... mas o mecânico me disse que pode acontecer por um mal contato no sensor (cebolinha). Antes de sair de casa, verifiquei o nível do óleo, se não tinha nenhum vazamento por baixo. Nao deu mais esse problema. Inclusive, se nao me engano, o mecanico me falou que caso fosse realmente problema com o óleo do motor, tipo bomba de óleo, o carro nem ligaria. Não sei se foi isso mesmo que entendi.

gigio 10
21/08/2012, 21:08

Danilo.
Isso aconteceu comigo quando estava chovendo muito e após passar por uma poça de água ao parar pra abastecer.
Depois que religuei o carro acendeu a luz.
Toquei até em casa , e no dia seguinte tudo normal
Abraços

daniloatui
22/08/2012, 10:50
Conversando com meu motorista de caminhão da empresa, ele recordou que rodando muito em estrada, deve aguardar uns minutos para o óleo do motor estabilizar, em razão da turbina.
tinha chego de viajem e desliguei o motor rapidamente, pode ser isot, pois verifiquei oleo e vazamentos, mas estava tudo normal, depois disto não apareceu mais a mensagem.

Imperador!
22/08/2012, 12:13
Conversando com meu motorista de caminhão da empresa, ele recordou que rodando muito em estrada, deve aguardar uns minutos para o óleo do motor estabilizar, em razão da turbina.
tinha chego de viajem e desliguei o motor rapidamente, pode ser isot, pois verifiquei oleo e vazamentos, mas estava tudo normal, depois disto não apareceu mais a mensagem.

Essa daí é a velha recomendação (que poucos seguem!) de deixar o motor em marcha lenta por 30s antes de parar o motor e antes de sair rodando, para dar tempo lubrificar o motor inteiro e especialmente a turbina.

NGDaniel
23/08/2012, 06:31
Essa daí é a velha recomendação (que poucos seguem!) de deixar o motor em marcha lenta por 30s antes de parar o motor e antes de sair rodando, para dar tempo lubrificar o motor inteiro e especialmente a turbina.

E apesar de todos esquecerem essa recomendação está no manual..

Pessoal, o motor da nova de 190 cv não é o mesmo da de 170.. mudou mesmo o motor..

daniloatui
23/08/2012, 13:11
Este motor pelo que li em sites especializados na internet, é o mesmo utilizado na europa, se não estou falando besteira, é de origem espanhola.

Pernalonga
26/12/2012, 03:37
Revivendo o topico ja que existe um parecido com a minha duvida.

Cheguei a postar no topico da triton algumas duvidas, pois estava negociando uma triton a gasolina, mas depois de um conhecido que tem uma diesel e que teve uma gasolina quase se ajoelhar pra dizer pra eu esquecer do modelo a gasolina, cheguei a conclusão que o negocio é partir pra uma frontier, e que neste caso tbm estava de olho numa amarok.

Mas pesquisando um pouco, vejo que o mercado de revenda da amarok anda baixo, peças de certa forma dificeis de conseguir (tempo elevado de espera nas ccs caso precise), seguro tbm ficou bem mais elevado e etc.

Então decidi de vez me atirar numa Frontier, mas a minha duvida agora é: mecanica ou automatica?

Alguém daria sua opinião?

Obrigado.

Policarpo
26/12/2012, 07:55

Cheguei a postar no topico da triton algumas duvidas, pois estava negociando uma triton a gasolina, mas depois de um conhecido que tem uma diesel e que teve uma gasolina quase se ajoelhar pra dizer pra eu esquecer do modelo a gasolina, cheguei a conclusão que o negocio é partir pra uma frontier, e que neste caso tbm estava de olho numa amarok.

Mas pesquisando um pouco, vejo que o mercado de revenda da amarok anda baixo, peças de certa forma dificeis de conseguir (tempo elevado de espera nas ccs caso precise), seguro tbm ficou bem mais elevado e etc.

Então decidi de vez me atirar numa Frontier, mas a minha duvida agora é: mecanica ou automatica?

Obrigado.

Vai depender da sua necessidade por conforto...

Eu tenho uma LE 5 AT 2011/2012...a frontier é ótima mas no meu pto de vista o câmbio AT é seu pto fraco...desperdiça muita energia do motor...e parece que não tem 5 marchas...tomara que a Nissan ofereça logo um câmbio AT mais moderno.

Se for usá-lá predominantemente em rodovia e estradas de terra...opte pelo manual.

Espero ter contribuído.

NGDaniel
26/12/2012, 08:12
Obrigado.

Bixo, se vc tem grana e está disposto a gastar para ter um automatico, esquece o manual...

Fer.1201
26/12/2012, 19:47

Obrigado.

Cara que pergunta mais complicada, as opinioes anteriores sao bem interessantes. Veja seu modo de conduçao mais urbano, mais estrada, vai encarar trilhas, leves ou severas, se for carro para desfilar va de auto, mas se for carro para trabalho va de mecanica, urbano auto, estrada e trilha manual.
Sucesso e felicidade na sua aquisiçao.

Sistemantigo
07/01/2013, 19:54
Caros amigos, adiquiri uma "Nissan 2012/2013 XE 4X4 (190cv) Mecânica" e estou pasmo de ver as médias de consumo neste fórum. Desde que a comprei só tenho abastecido com diesel S50 e a média de velocidade na estrada tem sido 130Km/h. A camionete esta com 3000Km e a média de consumo ainda não passou de 8,5Km/l. Será que vai melhorar? Alguém com uma média parecida? Aguardo.

NGDaniel
07/01/2013, 21:19
Caros amigos, adiquiri uma "Nissan 2012/2013 XE 4X4 (190cv) Mecânica" e estou pasmo de ver as médias de consumo neste fórum. Desde que a comprei só tenho abastecido com diesel S50 e a média de velocidade na estrada tem sido 130Km/h. A camionete esta com 3000Km e a média de consumo ainda não passou de 8,5Km/l. Será que vai melhorar? Alguém com uma média parecida? Aguardo.

Essa media é só em estrada ? se for realmente está baixa.. a minha nessas condições faz ai uns 10,9 - 11...

De uma olhada na calibração dos pneus.. pneus com pouca pressão fazem a viatura consumir mais..

vitaoudi
09/01/2013, 16:27
A minha média a 130 KM/H em estrada dupla fica em torno de 10,3 a 10,5.. melhor media que consegui foi 10,7 andando a 110. Mas tem umas médias postadas bem melhores.

Na cidade sim, é 8,8 a 8,5 nunca acima disso.

Essa media é só em estrada ? se for realmente está baixa.. a minha nessas condições faz ai uns 10,9 - 11...

De uma olhada na calibração dos pneus.. pneus com pouca pressão fazem a viatura consumir mais..

Daniel_Barbosa
04/05/2014, 10:46
Esse Motor (190 cv) é feotp aqui no brasil ou vem de fora?

Daniel_Barbosa
08/05/2014, 17:04
Poxa.... niguem sabe me dizer se esse motor da frontier (190cv) vem de fora ou é feito aqui no brasil?

JunioMello
08/05/2014, 20:31
Poxa.... niguem sabe me dizer se esse motor da frontier (190cv) vem de fora ou é feito aqui no brasil?
Salvo o engano, eles são fabricados na Espanha!

carlosanjos
12/05/2014, 20:47
Também já ouvi falar que esses motores são espanhóis.

Vladimir Luz
24/09/2014, 16:59
Possuo uma Frontier 2013/2014 4x2 6 marchas mecanica 163cv ,há 3 meses . Já dirigi outras pick-ups mas minha mesmo essa é a primeira . Comprei sem fazer test-drive , logo na primeira semana viajei e posso falar que desde então ela me surpreende cada dia mais em questão desempenho e estabilidade em alta . Falta um pouco de freio pra ela mas em compensação em alta não tem vez pra Amarok , Ranger , Triton , S10 , Hilux ... e até mesmo as Frontiers 190cv sentem um pouco , creio eu que seja pelo conjunto 4x2 e ser 6 marchas mecanica , reduzindo peso e arrasto e com o cambio aproveitando melhor as faixas de torque . Velocidade Final que consegui( no painel ) : 205km/h . Estou feliz com a pick-up , me supreendeu. Em breve novo projeto: Chip + Sprint booster , postarei os testes. Abraços pessoal.

Vladimir Luz
24/09/2014, 17:05
Pesquisei e conversei com gente dentro da nissan e em preparadoras de chip e creio que a diferença da 163cv para 190 cv 2013 em diante , seja somente eletrônica .

Loyer
24/09/2014, 18:59
Pesquisei e conversei com gente dentro da nissan e em preparadoras de chip e creio que a diferença da 163cv para 190 cv 2013 em diante , seja somente eletrônica .
Essas pessoas com quem vc conversou estao redondamente enganadas.
Sugiro ler o topico todo e fazer uma busca no google sobre o assunto no lançamento das 190cv que veras as mudanças mecanicas.

Vladimir Luz
24/09/2014, 20:28
Então eu nao havia lido nada a respeito ainda , só perguntado para alguns profissionais bem superficialmente , realmente vai além da eletronica mesmo ,ja suspeitava , mas assim nunca andei na 190cv , deve ser realmente muito forte , só ouço comentários dizendo que é um avião , digo isso pq também me surpreendi com a minha de apenas 163cv 4x2 , andei na frente de Ranger 200cv e Hilux 171cv de final e retomada . Lembrando que o torque da frontier 163 cv (41,1 kgfm) e bem proximo da 190 cv (45,8 kgfm ) , e ambas muito superiores a Hilux por exemplo... Frontier e muito bem acertada . Nissan so pecou em relacao a freios , não sei se nas versoes topo de linha existe alguma melhora no freio , pq realmente falta. Com uma proposta mais urbana em relacao as demais do mercado ela consegue ser bem estável. Estou bem satisfeito para meu tipo de uso.

Loyer
25/09/2014, 05:42
Então eu nao havia lido nada a respeito ainda , só perguntado para alguns profissionais bem superficialmente , realmente vai além da eletronica mesmo ,ja suspeitava , mas assim nunca andei na 190cv , deve ser realmente muito forte , só ouço comentários dizendo que é um avião , digo isso pq também me surpreendi com a minha de apenas 163cv 4x2 , andei na frente de Ranger 200cv e Hilux 171cv de final e retomada . Lembrando que o torque da frontier 163 cv (41,1 kgfm) e bem proximo da 190 cv (45,8 kgfm ) , e ambas muito superiores a Hilux por exemplo... Frontier e muito bem acertada . Nissan so pecou em relacao a freios , não sei se nas versoes topo de linha existe alguma melhora no freio , pq realmente falta. Com uma proposta mais urbana em relacao as demais do mercado ela consegue ser bem estável. Estou bem satisfeito para meu tipo de uso.
Eu fiz test drive em uma igual a sua e me espantei, realmente anda muito.
Na minha opiniao a vantagem está no cambio, se andar em uma 190 AT nao sentira muita diferença para a sua.
Se andar em uma 190 manual a coisa muda de figura, eh um monstro.
No seu lugar nao mecheria em nada.
Freio ate agora nao me fez falta, esta no nivel das hilux que tive.

Vladimir Luz
25/09/2014, 09:52
Nossa nem sabia que a 190cv vinha manual , deve ser cavala demais. A minha vou chipar e colocar o sprint booster( já testei , acaba com o lag que tem no acelerador fica bem arisco o carro.) , vai pra algo em torno de 215cv e 52 kgfm de torque . Em breve postarei resultados.

Vladimir Luz
25/09/2014, 10:02
Pessoal dizem que o modelo novo chega ano que vem , alguem sabe se é certeza isso ? Eu vi algumas fotos , não gostei muito , perdeu a personalidade , ficou identica a Ranger.

samuel1819
23/01/2015, 18:41
Senhores, tenho uma frontier 2014 190cv, como todos estão falando o que pensam da camionete, achei muito boa, não perde nada para a hilux, pois já tive uma. Única coisa que estou notando, não consigo fazer media maior que 8,5.. Ando a uma media de 130 - 140... coloquei os pneus 265/75/16, sera que tem algo a ver?...Alguem tem a mesma media que a minha???

GiovanniP
23/01/2015, 23:43
Senhores, tenho uma frontier 2014 190cv, como todos estão falando o que pensam da camionete, achei muito boa, não perde nada para a hilux, pois já tive uma. Única coisa que estou notando, não consigo fazer media maior que 8,5.. Ando a uma media de 130 - 140... coloquei os pneus 265/75/16, sera que tem algo a ver?...Alguem tem a mesma media que a minha???

Se for AT é isso mesmo uso na mesma faixa de vel que vc e o consumo fica nesta faixa mesmo

GLIDER
24/01/2015, 08:57
a minha começou assim, depois com o tempo ficou mais economica fazendo 11.8/11.5 com o ar 100%, se vc morar em lugar de temperatura mais amena e usar menos o ar ela faz mais de 12, isso com pneu original e calibragem especificada no manual.

beto-s10
07/06/2015, 18:51
frontier 163 cv e 190 ,tive ranger das antigas,e s10 2.8 ,adquiri uma frontier xe 2009 manula,fikei com ela 1 ano nada a reclamar adquiri uma atack 4x2 manual,dentro das minhas finanças ,só alegria.veja as centenas reclamações da amarok,reclamação,é ate normal mas vi muitas da amarok.

se voce comprar uma 4x2 qualquer modelo vai vim com 163cv
se voce comprar uma 4x4 qualquer modelo vai vim com 190cv

sei que tem diferenças mecânicas sim alem da ECU,porem não sei exatamente quais são (me parece que tem haver com a refrigeração da turbina, não sei bem)

já já alguem passa aqui e explica isso.

olha eu fiz test drive na amarok e na frontier

e pelo custo beneficio e pelo oque oferece escolhi a frontier atack 4x4

to esperando chegar ainda :dance::dance:

abracos[/QUOTE]

Paulonehto
13/01/2016, 16:16
Boa tarde Samuel,adquirir um frontier sl AT 2015,e nela consigo fazer medias urbanas entre 9,5 e 10,0 km/l e de 12,5 a 13,0 km/l na estrada, e utilizando o piloto automatico entre 100 e 110 km/h ja atingir marcas de 13,7 km/l, em todas as condiçoes rodando com ar condicionado nivel 3 e com 4 ocupantes, com 40 libras dianteiro e 35 traseiro.o importante é nunca sair de forma brusca,isso interfere muito no consumo, sair de forma gradativa vc vai acançar a velocidade desejada e obter um bom consumo.
Obrigado .

vinni777
27/01/2017, 01:34
Boa tarde Samuel,adquirir um frontier sl AT 2015,e nela consigo fazer medias urbanas entre 9,5 e 10,0 km/l e de 12,5 a 13,0 km/l na estrada, e utilizando o piloto automatico entre 100 e 110 km/h ja atingir marcas de 13,7 km/l, em todas as condiçoes rodando com ar condicionado nivel 3 e com 4 ocupantes, com 40 libras dianteiro e 35 traseiro.o importante é nunca sair de forma brusca,isso interfere muito no consumo, sair de forma gradativa vc vai acançar a velocidade desejada e obter um bom consumo.
Obrigado .

eu uso 33lbs p não pular muito, a minha é uma frontier 2013 xe manual é muito monstra sai cantando pneu sai de lado na curva, ja tive a triton 2010 essa é muito melhor economia esta fazendo 9,5 na cidade e 12,5 a 13 na estrada andando a 130 diesel s-10
a unica coisa que a triton tem de melhor é que é menos barulhenta andando em estrada de terra

gui_baastos
08/11/2017, 11:37
Revivendo o tópico. Vi que o pessoal pediu a sugestão do AT ou do MT em 2015. E em 2017, ainda vale a pena comprar uma Frontier SEL AT?

Tô com um orçamento até 45.000 e achei uma Frontier 2008 aqui na minha cidade (Brasília) com 150mkm zerada por R$44.000. Eai? Vale a pena encarar essa importada de 2008? Valeu!!