Ver Versão Completa : Diferencial dianteiro roncando - já troquei rolamentos...
Pessoal, preciso de uma ajuda. Tenho uma XJ 98 em ótimo estado com 100.000 km, tudo funcionando e apesar dos antigos donos não terem feito uma manutenção adequada, considero que hoje ela muito boa. Infelizmente rodo pouco com ela, basicamente só na terra ou viagens curtas, por isso os problemas demoram a aparecer.
1) praticamente só ando com 4x4 FULL, e notei há alguns meses que ela começou a fazer um ruido anormal, mas inicialmente associei aos pneus (o ruido parecia vir dos pneus BF all terrain, que já estão um pouco desgastados, especialmente os dianteiros que estão menores que os traseiros), não fiz nada e o ruido foi aumentando.
2) recentemente trouxe dos EUA um kit de buchas de PU e um lift de 2" (calços e jumelos) da terraflex. Sei que o carro fica mais ruidoso e sensivel com essas alterações, e foi aí que eu notei que o tal ruido só aparecia com o 4x4 engatado. em 4x2 não há ruido perceptivel. Houve um ligeiro aumento no ruido após trocar as buchas e colocar o calço na mola, mas talvez eu só tenha percebido mesmo porque estava procurando alguma vibração tipicamente associado a esses lifts baratos.
3) mandei abrir o diferencial dianteiro e notamos os rolamentos bem desgastados, que foram trocados (rolamento do pinhão e da coroa), e fechamos com oleo 75w90 conforme o manual. Coroa e pinhão aparentavam visualmente bom estado, nenhuma marca ou azulado, tudo normal mas infelizmente o tal ruido permanece. cruzetas, luva do cardã, assentamento do pinhão e coroa, tudo está ok.
descrevendo o ruido:
é um ronco, e tem dois tons: quando acelero ele é grave, rouco e alto, quando em reduzida ele lembra um pouco o ruido de marcha a ré de alguns carros porém bem baixo, não chega a incomodar. O que incomoda é o ruido quando se acelera.
não há ruido (ou se há é muito baixo) quando se está em 4x2
quanto mais torque (aceleração) maior o ruido na frente em modo 4x4full. O ruido não está associado a velocidade, e sim ao torque. a 100km/h sem acelerar quase não há ruido, mas pisou firme vem a ronqueira... na cidade, qualquer saida de sinal é "ronc.ronc.ronc.ronc.ronc.ronc.ronc.ronc." até a aceleração parar (não haver torque no cardã). Em decidas, sem acelerar (torque no sentido inverso) o ruido é agudo, quaze um zumbido.
eu suspeito obviamente da coroa e pinhão, mas moro no interior e não há peças e oficinas boas por aqui, tudo acaba levando mais tempo do que devia (o carro ficou quase 40 dias parado por causa dos rolamentos, que vieram de SP). Então não quero ficar trocando peças aleatoriamente sem ter uma "quase" certeza da causa.
a outra suspeita seria a CT, talvez algum rolamento no eixo dianteito ou até a corrente frouxa (mas não pula dentes...). o oleo da CT é novo, já troquei duas vezes desde que comprei o carro. na segunda vez o oleo que saiu estava limpo e claro.
Qualquer orientação é bem vinda, e se conhecerem algum especialista em diferencial/CT na região de Resende/barra mansa/volta redonda ou na direção de SP (lorena, quaratinguetá, taubaté) eu agradeço. Se não tiver jeito, pode ser alguém de SP ou RJ mesmo (no RJ eu conheço o Gustavo, de São Cristovam. conheci através desse site e gosto do serviço dele, embora não seja especializado em diferencial e já me disse que não mexe em CT, prefere trocar...)
meu mecanico daqui é bom, mas não é especializado no assunto e é muito lento...
o eixo é um dana 30, não sei ao certo qual é a relação das XJ 98 automaticas, mas li em algum lugar que deve ser a 3.55
Qualquer dica é bem vinda.
Só complementando a informação, nos fóruns gringos a maioria fala em verificar as U-JOINTS (eu conheço como cruzetas) do cardã. Eu não vi pessoalmente, mas segundo meu mecanico elas não estão com folga. vou verificar novamente, mas não me parece ser isso.
Pelo que entendi você usa 4x4 full no asfalto também?
No manual recomenda isso?
A minha é cambio manual, por isso desconheço o funcionamento da automática (na manual não tem 4x4 part time, só full - que só pode ser usado com pisos de baixa aderência).
Sei não, mas talvez a utilização do full em asfalto, somado aos pneus de tamanho desigual, podem ter gerado um desgaste acentuado em coroa/pinhão.
Bom, mecanico de diferencial no RJ, sempre ouvi falar bem do Chico, de Cabo Frio.
Peça informações ao Eriksom, aqui do fórum.
thiago-nit
16/05/2012, 23:07
A minha é XJ 98 aut. também.
No manual diz que 4x2 e 4x4 FULL pode ser utilizado a qualquer hora, velocidade e em qualquer terreno, muito diferente da 4x4 PART TIME e 4x4L que são utilizados em locais de pouca aderência e em baixas velocidades (segundo o manual)
georgevalle
17/05/2012, 07:49
Paulo na troca dos rolamentos vocês fizeram a regulagem da altura do pinhão como na troca do conjunto ou só trocaram os rolamentos, pois está me parecendo mesmo a regulagem do conjunto C&P, que por sinal é muito chata.
Pessoal, obrigado pelo retorno. Sim, o manual diz que pode usar o 4x4FULL o tempo inteiro, porém o consumo aumenta (7km/l contra 8.5 km/l na estrada só em 4x2. o carro não tem, nunca teve e nunca terá gás GNV), mas eu ando predominantemente na terra, e geralmente trajetos curtos. Em trajetos longos no asfalto eu uso 4x2.
georgevalle, segundo o meu mecanico, foi feita sim a regulagem da coroa e pinhão (aliás, duas vezes pois segundo ele, na primeira tentativa ficou pior). Você acredita que pode ser isso? Não sei onde li que essa regulagem requer equipamentos especiais (que ele não tem) e que sem tais equipamentos é quase impossivel fazer a regulagem correta. é verdade?
existe algum tutorial ou guia de como fazer essa regulagem corretamente?
georgevalle
17/05/2012, 19:30
Claro que se tiver as ferramentas certas o trabalho fica mais facil, mas é possivel regular sem as tais ferramentas especiais, basta seguir o passo-a-passo da Dana, aqui tem o manual
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/43807-manuais-de-manutencao-dana-eixos-30-44-60-e-70-a.html
Wilsonaa
17/05/2012, 19:47
Também acompanhando
Só para registro , comprei as cruzetas da D20, é plug and play
T+
Wilson
Não sei se vai ajudar, mas, não custa tentar.
Quando comprei a minha Sport e utilizava o 4X4 FULL na cidade (sim, pode) dava um ruído oco.
Parecia problema de rolamentos.
Fui em uma oficina e "sugeriram" ser os rolamentos traseiros desgastados. Troquei (baratos) e continuou o problema.
Aí recebi a indicação de outra oficina, cujos donos são ex-mecânicos da antiga concessionária Chrysler em Florianópolis.
Relatei o barulho característico e lá foram eles dar uma volta com a viatura.
Ainda recomendei: "fechem os vidros para ouvir bem." E o bolso já se mexendo de medo.
Voltaram, desceram do carro e disseram: teu carro não tem nada!:shock:
É um barulho próprio da caixa de transferência.
Pronto! Já me acostumei com o ruído e não me preocupo mais.
Por isso, se acontecer o barulho só em 4X4 FULL, observe se é "ronco" ou só um ruído contínuo.
Felizmente, ainda existem mecânicos honestos!:brinde:
E boa sorte!:concordo:
Sandro Tannuri
18/05/2012, 09:16
Verifique se o seu cardã dianteiro tem 2 cruzetas (provavelmente tem) perto da caixa de transferencia alem da terceira que prende ao eixo, se tiver provavelmente o pino que centraliza a peça que liga as 2 cruzetas esta gasto e você precisa trocar aquela peça. Isso é bastante provável aos 100 mil km e só ronca com torque mesmo.
Abraços,
Michael Machado
18/05/2012, 10:02
Para quem ainda tem dúvidas sobre o tração Jeep - 4x4 Basics - How Jeep 4x4 Systems Work - Command-Trac - 4WD SUVs (http://www.jeep.com/en/4x4/how_systems_work/command_trac/)
Sandro, sua ideia é boa. vou verificar. Eu encontrei um outro mecanico aqui na região, bem recomendado, e ele andou com o carro. Não é um mecanico barato mas me pareceu muito correto. Ele suspeita de algumas coisas: assentamento errado de pinhão e coroa, defeito mesmo no pinhão e coroa (troca), e uma suspeita de rolamento na caixa de transferencia (esse é bem mais caro de arrumar). Me pediu alguns dias porque a oficina está cheia, mas pega o carro pra fazer alguns testes isolando os problemas (vai inclusive tirar o cardã dianteiro durante os testes). A oficina dele é muito bem equipada, tem todos os instrumentos para assentar pinhão e coroa, e tem grande experiencia em 4x4. quando cheguei lá ele estava trocando a correia da CT de uma Sportage, a correia é similar a nossa.
vamos ver no que dá. Somando a dica do sandro, são 3 possibilidades: coroa/pinhão, cruzetas/pinos ou rolamento da CT
hoje, ao sair com o mecanico para demonstrar o ruido, notamos que há ruido mesmo em 4x2 (bem mais baixo, mas o ruido está lá).
andretomasi
20/05/2012, 22:11
Paulo, se fosse problema no diferencial o ronco não ia mudar quando estivesse em reduzida. Quase certeza que o problema é na caixa de transferência. Se for a corrente, uma nova custa em média 100 dólares (JEEP NP-242 TRANSFER CASE CHAIN 1987-01 (http://monstertrans.com/store/products/JEEP-NP%2d242-TRANSFER-CASE-CHAIN-1987%2d01.html) e HV028 NP 242 Transfer Case Chain Jeep Dodge (http://www.drivetrainamerica.com/p-4459-hv028-np-242-transfer-case-chain-jeep-dodge.aspx)). Pra abrir a transferência não muito é complicado e o resto das peças também não é tão caro.
Em tempo: como já foi dito, 4x4 Full-Time pode andar sim no asfalto e em qualquer ocasião.. é justamente por isso que se chama Full-Time :D
[ ]'s
georgevalle
21/05/2012, 08:07
Eu tinha entendido errado quando li sobre o ronco não tinha percebido que o Paulo mencionou que o ronco muda quando na reduzida tinha entendido que o ronco mudava ao fazer freio motor (tambem cita mais a frente que faz um zumbido) sendo assim é praticamente certeza que é na CT, mas como tambem muda ao reduzir descarto a possibilidade de ser a corrente está com mais "cara" de ser algum rolamento da CT.
Teoricamente a corrente gasta ou frouxa não faria esse ruido, ela tenderia a escapar dos dentes. Mas eu concordo com vocês, parece ser um rolamento na CT mesmo. Andando em 4x2 eu ouço o barulho, bem baixo, mas ele tá lá...
Semana que vem ela vai para a oficina. Essa semana aproveitei para retirar e recolocar o vidro. Tava descolado em alguns pontos, entrando agua. agora tá beleza. a borracha foi trocada por uma de "mercado" que não coube, ficou longa (altura), tive que adaptar um pouco e ficou quase perfeita.
bom, primeiro diagnostico (feito por eliminação, passo a passo, com o carro no elevador).
1) aparentemente não é a CT, há ruidos mas não nela.
2) a junção da coroa/pinhão dianteira está errada. ficou muito dura (não gira com a mão), vamos desmontar o diferencial dianteiro e fazer de novo (cagada do primeiro mecanico...)
3) há um ruido de rolamento no cubo da roda dianteiro do lado do motorista. com o carro andando eu não notava, mas com ele parado é bastante nítido.
aos poucos vou atualizando aqui. foi importante fazer o passo a passo, remover o cardã dianteito, testar, remover o traseiro e colocar de volta o dianteiro, testar novamente, testar com o carro levantado no elevador, e assim por diante. Recomendo seguir esse procedimento quando o problema tiver várias possiveis fontes...
Só para atualizar. estou conseguindo resolver as coisas aos poucos.
1) um novo mecanico refez o alinhamento do pinão/coroa dianteiros (estava errado mesmo), esse ruido acabou.
2) trocamos o rolamento de roda dianteiro direito (marca INA, nacional) ficou bom, acabou esse ruido.
3) o carro ainda apresenta ruido no modo 4x4 (quando acelero) e em 4x2 acima de 100km/h (porque a caixa de transferencia está rodando, mesmo que desengatada...), decidi abrir a caixa para trocar rolamentos.
nesse momento a caixa está aberta, os 3 rolamentos principais serão trocados (nenhum deles está péssimo, mas todos apresentam alguma irregularidade, um deles parece QUASE condenado, já em final de vida. os rolamentos estão custando aqui no brasil coisa de 300 reais. os retentores estão todos bons.
a duvida é a corrente... ela não está muito justa, mas também não está muito folgada. não pula dente nem raspa na carcaça. estou com receio de manter a corrente e me arrepender. e trazer uma de fora vai custar uns 600 reais atualmente (aqui no brasil custa mais de 1000....)
georgevalle
19/06/2012, 08:03
Paulo depende do teu bolso, da tua pressa e a utilização do carro, se tiver tempo e disponibilidade e for preparar o carro para uso off-road onde forçará bastante a CT troca já a corrente, mas se quer aproveitar o carro monta a CT e põe o carro para andar (com certeza vai poder andar um bom tempo ainda com a corrente assim) e já começa a garimpar a corrente pois a CT não é muito dificil de abrir, outro detalhe é a mão de obra do mecânico troca uma ideia com ele de quanto sairá para abrir a CT depois para trocar só a corrente talvez seja mais interessante aguardar mais um pouco, mas não precisar desembolsar mais grana depois com a M.O. (agora a CT já está aberta mesmo portanto não haverá mão de obra extra).
é, a questão é mesmo o tempo. eu preciso do carro para viajar em julho (interior, preciso do 4x4) e em agosto eu vou a NY e posso trazer as peças de lá.
existe um kit "master" de recuperação da CT que custa uns 100 dólares (rolamentos e retentores), mas todos os lugares que vi estão em backorder... nem adianta tentar importar agora na pressa... mas pra agosto, dá pra comprar. a corrente eu achei em um lugar, mas nele não tem o kit master, e o ideal é comprar as duas coisas juntas. por isso, vou comprar em agosto quando estiver fora e depois eu decido se monto ou não. se a caixa ficar boa e não precisar mexer, posso vender as peças depois.
quanto a CT, vou montar com rolamentos novos nacionais e aproveitar todo o resto como está (corrente e retentores, tudo aparenta estar bom). pelo menos eu posso viajar sabendo que não tem nada "moendo" lá dentro (era um risco que eu tinha, se os rolamentos estivessem em final de vida).
quanto ao ruido, quem sabe... quando eu montar a caixa de novo é que saberei se sumiu (oba!) ou se vou ter que continuar gastando nela...
mudando de assunto, no estado do RJ carros com 15 anos são isentos de IPVA. Alguem sabe algo a respeito? é preciso dar entrada em alguma coisa (papelada) ou é automático? ano que vem a cherokee faz 15 anos, não sei se já será isenta ou será a partir do ano seguinte.
Só para atualizar. estou conseguindo resolver as coisas aos poucos.
1) um novo mecanico refez o alinhamento do pinão/coroa dianteiros (estava errado mesmo), esse ruido acabou.
2) trocamos o rolamento de roda dianteiro direito (marca INA, nacional) ficou bom, acabou esse ruido.
3) o carro ainda apresenta ruido no modo 4x4 (quando acelero) e em 4x2 acima de 100km/h (porque a caixa de transferencia está rodando, mesmo que desengatada...), decidi abrir a caixa para trocar rolamentos.
nesse momento a caixa está aberta, os 3 rolamentos principais serão trocados (nenhum deles está péssimo, mas todos apresentam alguma irregularidade, um deles parece QUASE condenado, já em final de vida. os rolamentos estão custando aqui no brasil coisa de 300 reais. os retentores estão todos bons.
a duvida é a corrente... ela não está muito justa, mas também não está muito folgada. não pula dente nem raspa na carcaça. estou com receio de manter a corrente e me arrepender. e trazer uma de fora vai custar uns 600 reais atualmente (aqui no brasil custa mais de 1000....)
Amigo é permitido me passar o contato do mecânico que alinhou para vc, estou com o mesmo problema na minha grand cherokee limited 2000
AgradeçoeAguardo
ATT
Eduardo
Eduardo Mascarello
27/10/2019, 11:11
Bom dia Pessoal, tudo bem?
Minha Cherokee XJ 98 está apresentando um barulho quando engato a 4x4. Este “ronco” piora quando paro de acelerar. Ou seja, 4X2 tudo normal. 4x4 com aceleração ronco baixo, com ela sem acelerar “na ladeira” o barulho piora consideravelmente.
Além disso com o 4X4 engatado esterçando o volante ela aparenta dar uma “travada” e apresenta uns estalos. Como se estivesse “soltando” algo preso. Às vezes chega a cantar pneu, mesmo em manobras devagar dentro da garagem do prédio.
Alguém já teve este problema? Qual foi o diagnóstico?
Conhecem um mecânico bom para XJ na região de Caxias do Sul - RS?
Agradeço!
Bom dia Pessoal, tudo bem?
Minha Cherokee XJ 98 está apresentando um barulho quando engato a 4x4. Este “ronco” piora quando paro de acelerar. Ou seja, 4X2 tudo normal. 4x4 com aceleração ronco baixo, com ela sem acelerar “na ladeira” o barulho piora consideravelmente.
Além disso com o 4X4 engatado esterçando o volante ela aparenta dar uma “travada” e apresenta uns estalos. Como se estivesse “soltando” algo preso. Às vezes chega a cantar pneu, mesmo em manobras devagar dentro da garagem do prédio.
Alguém já teve este problema? Qual foi o diagnóstico?
Conhecem um mecânico bom para XJ na região de Caxias do Sul - RS?
Agradeço!
Acho que você está usando a chave seletora no modo part-time, o que não pode, pois a tração será divida para ambos os eixos, sem compensação no manobrar das rodas dianteiras.
Esse modo é para uso somente em terrenos sem piso duro.
A sua viatura tem a opção full-time na alavanca seletora?:pipoca:
Eduardo Mascarello
28/10/2019, 07:58
Bom dia Glaicon!!
Infelizmente não é isso, estou usando full-time.
Bom dia Glaicon!!
Infelizmente não é isso, estou usando full-time.
Bom, neste caso sugiro ir numa oficina e mandar verificar a alavanca seletora, pois me parece que não está engatando efetivamente o fulltime.
A roda travar em manobras de garagem é típico de tração part-time.
Os estalos podem ser a tentativa de mudar do part-time para o full-time, mas a alavanca não está indo até a posição correta.
Porém, antes de ir à oficina, faça um teste e ande com a viatura em linha reta e jogue a alavanca para o 4X2.
Feito isto, rode com a mesma e faça nova tentativa de mudança da alavanca, indo até o full-time, sem parar o veículo.
É a sugestão mais simples.:concordo:
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