PDA

Ver Versão Completa : Mercado 4x4 ta Maluco ... ou sera que sempre foi ??



ANDRÉHUFF
16/05/2012, 15:29
Pessoal to ai numa sinuca de bico, to louco para comprar um 4x4 de novo, mas ja não sei mais como me basear nesse mercado louco em que estamos, explico:

Andei pesquisando Vitaras, estava a fim de um Metal Top entre 95 a 97, então dei uma baseada na fipe





Mês de referência: Maio de 2012


Código FIPE:
028008-9


Marca:
Suzuki


Modelo:
Vitara JLX Metal 1.6 8V 2p


Ano Modelo:
1995 Gasolina


Preço médio:
R$ 19.555,00



http://www.4x4brasil.com.br/forum/imgs/logo.gif


Data da consulta: quarta-feira, 16 de maio de 2012 14:51

Ai vcs vão me falar que esse tipo de carro não da pra se basear em tabela, no que concordo plenamente, mas em algum lugar a gente tem que se basear, então fui ao mercado, achei esse tipo de carro original desde R$ 15000,00 em moderado estado de conservação a até pasmem R$ 32000,00 devido ao estado perfeito de conservação (podem crer, deem uma olhada la na Web Motors), tambem vi Vitaras mais antigos (carburados) ai na casa de R$ 20000,00, putz se o Vitarinha ta nessa casa ai ja se torna então mais interessante um Gran Vitara 2 portas 2000/2001, então consultei a Fipe de novo:






Mês de referência: Maio de 2012


Código FIPE:
028025-9


Marca:
Suzuki


Modelo:
Grand Vitara 1.6 16V Aut.


Ano Modelo:
2001 Gasolina


Preço médio:
R$ 25.180,00



http://www.4x4brasil.com.br/forum/imgs/logo.gif


Data da consulta: quarta-feira, 16 de maio de 2012 14:59



Notem ai que temos uma diferença de apenas R$ 6000,00 de diferença na tabela entre um GV 2001 e um Vitarinha 95, se consultarmos então um Vitarinha 97 a diferença cai pra menos de R$ 4000,00.



Agora ai vem meus questionamentos:

Um GV duas portas é tão menos procurado no mercado a ponto dos valores se equipararem assim.

Sei que o Vitarinha é um carro porreta mas levando-se em conta que cheguei a ver aqui no forum mesmo um GV muito bem conservado e equipado basicamente com as mesmas coisas que um Vitarinha (parachoques de ferro, guincho, pneus maiores, bloqueio traseiro, etc) custando mais barato que o Vitarinha, po acho que alguma coisa ta meio fora do lugar, isso sem falarmos de alguns Samurais ( putz vendi o meu nessa casa a algum tempo atras) mas claro cada qual para um tipo de uso diferente.
Mas ta ai o mercado de 4x4 ta tão maluco que ja to ficando meio indeciso.

O que sera que compensa mais ................... putz isso sem falar que com mais uns R$ 10000,00 pego um trolinho gasolina e se procurar bem acho até com capota de fibra, e com esses juros baixos :pensativo: :pensativo:

Dioclecio
16/05/2012, 16:37
Me chamo Dioclecio e sou novo no forum. Estou querendo comprar meu primeiro 4x4. Fiz a mesma pesquisa que você e igualmenrte estou indeciso. Comecei a pesquisar os vitarinhas, mas daí percebi que o GV 2p motor 1.6 ou mesmo 2.0 tem uma diferença de preço muito pequena (encontrei ano 2000 por 25.500,00). Percebi também que a diferença para o TR4 não é tão grande assim, ja que tem Pajero IO 2000/2001 boa por 28.000,00 e TR4 2005 por 32.000,00. O dificil é encontrar em boas condições pelo menos aqui no RS. O jeito é procurar com calma. Se algum colega do forum souber de alguem que tenha um desses bem conervado favor me avisar. abraço a todos

Poison
16/05/2012, 17:04
ta bem loco cara...de 2 anos para ca, os carros que não valorizaram, mantiveram seus preços...

Pajero que estava sendo vendida a cerca de 6 meses atras por 32 vi hj por 38 !?!?!
sem exageros...

ANDRÉHUFF
16/05/2012, 20:40
Só para ilustrar compare os dois anuncios abaixo:

Carro Suzuki-VITARA-SUZUKI VITARA 1.6 JLX METAL TOP 4X4 8V GASOLINA 2P MANUAL-1994 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/vitara/1-6-jlx-metal-top-4x4-8v-gasolina-2p-manual/2-portas/1994/5166748)

Carro Suzuki-GRAND VITARA-SUZUKI GRAND VITARA 2.0 SPORT 4X4 16V GASOLINA 2P AUTOMÁTICO-2000 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/2-0-sport-4x4-16v-gasolina-2p-automatico/2-portas/1999-2000/8377837)


E compare tambem esses outros dois:

Carro Suzuki-VITARA-SUZUKI VITARA 1.6 JLX METAL TOP 4X4 8V GASOLINA 2P MANUAL-1997 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/vitara/1-6-jlx-metal-top-4x4-8v-gasolina-2p-manual/3-portas/1996-1997/8416584)

Carro Suzuki-GRAND VITARA-SUZUKI GRAND VITARA 2.0 4X4 16V GASOLINA 4P MANUAL-2001 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/2-0-4x4-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2000-2001/8407035)

Quero frizar que estou usando os anuncios acima apenas a titulo de comparação, cada qual sabe o quanto vale o seu bem, não estou colocando como critica e nem como comparação depreciativa, apenas ilustrando a minha razão de indecisão.

maxdelta
16/05/2012, 21:25
Bem é aquele negócio o pessoal vende no preço q quer, depois q já vi jipe vendendo neste forum por 50k a 80k, a gente pode ver de tudo por aí!

O niva quando foi comercializado aqui no brasil, bem como o jimny em 2001, o niva custava o mesmo preço do chevette, apesar q eu já vi chevette de 15 mil reais, mas se for ver pela depreciação de mercado o preço do niva teria de estar de 2k a 7k e o jimny na época dava pra comprar um gol 1.6, bem o preço do jimny deste ano não sofreu nenhuma desvalorização!, Exceto a desvalorização da moeda, em relação ao produto internacional! Apesar q este calculo é complicado, e depois do meu serviço eu não gosto de mexer com matemática!

A também quem compra o veículo caro e não quer perder o investimento, tipo comprou um jipe por 18k, média de preço atual em um willys, comprou towbar, gaiola, bancos, bloqueio, guincho, pneus, e em suma vamos dizer que gastou uns 10 mil ele vai colocar o valor de 28k, quem quiser comprar compra, quem não quer dane-se! E a tb aquele q não gastou nada, e ... quando vê um anuncio de veículo de trilha, por x, pensa vou tentar vender no mesmo preço! No mercado 4x4 são poucos os q pensam na tabela da fipe este carro é X vou vender por X, mas na realidade o vemos é o valor é o preço X vou pedir 2X.

A moda agora é 4x4, em 2005 a moda era muscle car, opala, maverick disparou o preço, quando lançarem o próximo modismo, o preço do 4x4 vai cair!

Boa sorte!

netto mietto
16/05/2012, 22:24
a verdade que os 4x4 so valoriza so perde $$ quem ta precisando vender com urgencia.




Bem é aquele negócio o pessoal vende no preço q quer, depois q já vi jipe vendendo neste forum por 50k a 80k, a gente pode ver de tudo por aí!

O niva quando foi comercializado aqui no brasil, bem como o jimny em 2001, o niva custava o mesmo preço do chevette, apesar q eu já vi chevette de 15 mil reais, mas se for ver pela depreciação de mercado o preço do niva teria de estar de 2k a 7k e o jimny na época dava pra comprar um gol 1.6, bem o preço do jimny deste ano não sofreu nenhuma desvalorização!, Exceto a desvalorização da moeda, em relação ao produto internacional! Apesar q este calculo é complicado, e depois do meu serviço eu não gosto de mexer com matemática!

A também quem compra o veículo caro e não quer perder o investimento, tipo comprou um jipe por 18k, média de preço atual em um willys, comprou towbar, gaiola, bancos, bloqueio, guincho, pneus, e em suma vamos dizer que gastou uns 10 mil ele vai colocar o valor de 28k, quem quiser comprar compra, quem não quer dane-se! E a tb aquele q não gastou nada, e ... quando vê um anuncio de veículo de trilha, por x, pensa vou tentar vender no mesmo preço! No mercado 4x4 são poucos os q pensam na tabela da fipe este carro é X vou vender por X, mas na realidade o vemos é o valor é o preço X vou pedir 2X.

A moda agora é 4x4, em 2005 a moda era muscle car, opala, maverick disparou o preço, quando lançarem o próximo modismo, o preço do 4x4 vai cair!

Boa sorte!

Paulo_CW
17/05/2012, 08:33
Mercado 4x4 é em função da lei da oferta X procura... não tem jeito...
Por ex.... eu nunca vendi uma vtr minha por valor menor d q paguei na compra, seja em função do estado... ou de acessórios... por isso esta discrepância de valores.... ne neste tipo de compra.... a imensa maioria das vezes o barato pode sair caro....

Tem quem pede alto... pq tem bons acessórios instalados q valorizam a vtr.... guincho, bloqueio, adaptações etc...
Tem quem pede alto.... pq apenas acha q tem um carro bem equipado quando na verdade... só tem perfumária de shopping
Tem quem pede alto... por uma viatura impecável... q as vezes vale o investimento em pró de não ter futuras dores de cabeça
Tem quem pede uma MERECA... pq o a vtr tá um lixo.... ou bonita só na aparencia...

O critério tem de ser definido de acordo com o objetivo do comprador....

ANDRÉHUFF
17/05/2012, 09:16
Mercado 4x4 é em função da lei da oferta X procura... não tem jeito...
....

Ai é que ta Paulo, acho que tem jeito sim, ando pesquisando muito, ja que ta dificil de ganhar o tal de $$$$$$, to muito chato pra gastar ele tambem, ultimamente tenho me perguntado se realmente o valor de um bem (seja ele, carro, casa, avião ou bicicleta) é aquele que o mercado esta pedindo ou se realmente é aquele que o mercado esta pagando, ja acompanhei muita venda aqui no forum, aqui na minha região e tambem por varios canais na internet, e estou formando uma nova opinião, como nosso amigo ai acima citou, alguns 4x4 a venda são anunciados com valores realmente espantosos para tal veiculo, vi recentemente num famoso site de vendas de 4x4 na internet um 4x4 que cujo o preço médio para a configuração que se encontra girava em torno de R$ 35000,00 a R$ 40000,00, e o proprietario anuncio o 4x4 nesse site por mais de R$ 100000, 00, bom acompanhei isso ja a algum tempo, e a viatura realmente era de primeira, mas até agora o mercado negou o valor e o carro ainda esta na mão do seu proprietario.
É o mesmo caso de alguns anuncios que vemos nem tão espantosos assim mas que começam por X, e depois de um tempo caem para X/2 e acabam sendo negociados dentro do valor que realmente o mercado esta pagando.
Não discordo porem que uma viatura 4x4 em que nela figuram uma vasta quantidade de melhorias e incrementos não se deva cobrar mais por ela, acho justo que se cobre, mas tambem quando fazemos isso devemos olhar o mercado a nossa volta.
Não sei mas to ficando cada vez mais confuso e sético, sera que eu vou conseguir comprar 4x4 de novo...................

Paulo_CW
17/05/2012, 09:23
André...
Isso é fato.... a imensa maioria das vtr são vendidas bem abaixo do valor inicial pedido....
Uma vtr 4x4 tem de achar o dono certo....com isso as vezes tem quem se sujeite a pagar mais pq encontrou a vtr "cara metade"... tem quem tá loko pra comprar logo e principalmente.... tem muito ROLO no mercado dos 4x4.... com isso todos querem valorizar suas vtrs....
Por isso se não tem pressa.... vale a procura e espera

RHL
17/05/2012, 13:51
sempre que eu vendo um carro tenho a impressão que só o carro dos outros valorizam.
Tudo o que é nosso não vale nada, tudo que é de terceiros (garagistas e concessionárias) vale ouro.

ANDRÉHUFF
17/05/2012, 17:30
sempre que eu vendo um carro tenho a impressão que só o carro dos outros valorizam.
Tudo o que é nosso não vale nada, tudo que é de terceiros (garagistas e concessionárias) vale ouro.

Isso principalmente se for um 4x4, sabado passado fui até Campinas cidade ao lado aqui de Indaiatuba e passando por uma avenida avistei la dentro um Vitarão 4 portas e dei a volta no quarteirão para perguntar o valor do veiculo, alem do misto de comédia no atendimento da vendedora da loja, que me ofereceu um Vitara 93 (um Side na verdade mas com plaquetinha escrito Vitara na porta) por R$ 25000,00, e segundo ela totalmente original, de uma amiga dela, que era a segunda dona, mas pasme o tal Vitara tinha motor 1.6 Ap carburado???!!!
Putz ai indaguei a ela que o carro não era original, e pasme ela disse que alguns foram importados assim com motor Wolksvagem :stop: :shock::tomate:ai virei as costas e fui embora.

lucas.sanches
17/05/2012, 20:23
Temos também os preços de peças, que em alguns casos chegam ser absurdos. Já vi caçambas de F75 sendo vendidas por 3, 4, 5 mil reais. A minha comprei em uma cidade próxima a minha, em muito boas condições por 250,00. Mas quem precisa urgente precisa pagar o preço!!

DinoGuimaraes
11/06/2012, 20:47
Isso principalmente se for um 4x4, sabado passado fui até Campinas cidade ao lado aqui de Indaiatuba e passando por uma avenida avistei la dentro um Vitarão 4 portas e dei a volta no quarteirão para perguntar o valor do veiculo, alem do misto de comédia no atendimento da vendedora da loja, que me ofereceu um Vitara 93 (um Side na verdade mas com plaquetinha escrito Vitara na porta) por R$ 25000,00, e segundo ela totalmente original, de uma amiga dela, que era a segunda dona, mas pasme o tal Vitara tinha motor 1.6 Ap carburado???!!!
Putz ai indaguei a ela que o carro não era original, e pasme ela disse que alguns foram importados assim com motor Wolksvagem :stop: :shock::tomate:ai virei as costas e fui embora.

haahahahaha, tem gente q vive de enganacao....
pouco vendo minhas coisas usadas pq tenho medo de nao agradar quem ta comprando, peco pra vir ver sempre....
tem um pessoal q ach q pq ele ficou 10 anos usando o viratinha dele so pra ir ao mercado, pronto, vale mais 10 mil cima da tabela....
e nao é isso
a realidade do mercado é outra....
aki em minha regiao, se vc brigar com o vendedor, vc pega uma cherokee por 14, 15 mil, ai vc procura na internet, todas sao ´´otimas, carro da minha mulher`` e custam 23 mil pra cima....
entao internet hje nao é referencia de preco nao, tem que pesquisar na rua, no jornal etc....

aryrj
12/06/2012, 21:24
Só para ilustrar compare os dois anuncios abaixo:

Carro Suzuki-VITARA-SUZUKI VITARA 1.6 JLX METAL TOP 4X4 8V GASOLINA 2P MANUAL-1994 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/vitara/1-6-jlx-metal-top-4x4-8v-gasolina-2p-manual/2-portas/1994/5166748)

Carro Suzuki-GRAND VITARA-SUZUKI GRAND VITARA 2.0 SPORT 4X4 16V GASOLINA 2P AUTOMÁTICO-2000 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/2-0-sport-4x4-16v-gasolina-2p-automatico/2-portas/1999-2000/8377837)


E compare tambem esses outros dois:

Carro Suzuki-VITARA-SUZUKI VITARA 1.6 JLX METAL TOP 4X4 8V GASOLINA 2P MANUAL-1997 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/vitara/1-6-jlx-metal-top-4x4-8v-gasolina-2p-manual/3-portas/1996-1997/8416584)

Carro Suzuki-GRAND VITARA-SUZUKI GRAND VITARA 2.0 4X4 16V GASOLINA 4P MANUAL-2001 - Webmotors (http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/2-0-4x4-16v-gasolina-4p-manual/4-portas/2000-2001/8407035)

Quero frizar que estou usando os anuncios acima apenas a titulo de comparação, cada qual sabe o quanto vale o seu bem, não estou colocando como critica e nem como comparação depreciativa, apenas ilustrando a minha razão de indecisão.


André, o primeiro link é do Cavalo Branco. Famoso. Tem mais dinheiro investido nesse carro que o valor dele. Esse é o problema.

O do 2º link... o dono trata o carro como "raridade". Maluco.

hercilio.neto
12/06/2012, 22:16
Quem define o preço do bem (isso vale para tudo) não é o vendedor, nem o comprador. Quem define o preço é o mercado.
Existem alguns modelos de 4x4 que caem no gosto da galera. Normalmente é por uma característica que existiu nos modelos de determinado ano. Por exemplo, Defender com motor 300tdi, Toyota com motor OM364, Wrangler com farol redondo, e por aí vai...
O Vitara antigo, assim como o Samurai, é um ótimo carro para trilhas. São veículos para os quais já existem muitos acessórios disponíveis no mercado e possibilidade de adaptações já consagradas. Então considerando-se que não existe uma grande oferta desses veículos que eram importados, aqueles que estão em bom estado atingem valores próximos do Grand Vitara que não tem tanta aptidão para a trilha.