Conectar

Ver Versão Completa : Maldita bomba de alta do Troller / Ranger

Paulo_CW
16/05/2012, 10:58
Estou postando este tópico para que todos que possam vir a ter problemas com a "maldita bomba de alta pressão" saibam de alguns procedimentos a serem tomados...

Contando um breve histórico... Tive problema no meu Troller 08 que esta com apenas 25mkm... começou com algumas falhas muito exporadicas de corte da injeção e entrada no módulo de segurança, coisa que acontecia rápidamente.... tipo, perdia a potência, já caia a rotação, acendia a luz de injeção...e já em seguida voltava ao normal... até q um dia estacionei a vtr numa farmácia e quando voltei ela não queria pegar nem a pau... acionei o seguro e quando o guincho chegou... fui bater a chave e pronto... pegou, bom deixei quieto....
Quando visitei o mecânico para ver outras coisinhas, já pedi para dar uma checada, passou o scanner, trocou filtros (tinham uns 2mkm rodados), e tudo blz.... tava tudo bem sem problemas até uma bela noita em uma rodovia a vtr cortar de uma só vez a injeção, apagar e não pegar nem a pau.....
Foi rebocada pro meca q depois de descartar todas as possibilidades de defeitos em sensores...constatou que o problema de fato era na bomba de alta que não é especialidade dele....

Agora a minha sina....Então mandamos a bomba para testes em uma autorizada, me disseram q a bomba estava perfeita... e pela km da vtr iam só trocar os reparos.... Custo = $230,00
Bomba montada... umas voltas com o próprio mecânico e corte de novo... desmonta bomba leva denovo.... testes de bancada e agora condenaram a bomba que já tinham dito antes estar perfeita... valor de uma nova = $3.900,00
Meu meca se negou a trocar... levou em outra AUTORIZADA... teste de bancada... e tem de trocar a válvula PCV.... custo = $1300,00... meu meca achou um absurdo e retirou a peça.... cobraram dele o teste de bancada $300,00 que meu meca brigou e fechou por $150,00

Bom, pesquisando a valvula PCV em autorizadas... VDO Siemens só vende a bomba inteira.... depois encontramos só a PCV ao custo de $900,00.....
Pesquisando no forum mesmo, descobri q a VDO foi comprada pela Continental (essa mesmo conhecida pela marca de pneus)... resultado encontramos a PCV da marca Continental por $490,00 (pessoa jurídica)... defeito resolvido...

Mais um detalhe... do motor 3.0, tanto a valvula PCV como válvula VCV podem ser compradas separadamente uo mesmo a bomba inteira pode ser compradas da marca Continental a um custo muito inferior.... DETALHE... nenhuma autorizada diz isso para o cliente...

Fica aí o alerta para quem tiver o mesmo tipo de problema...

RENATO-RO
16/05/2012, 11:52
O Pessoal da Ouro diesel tem todas as peças VDO para a bomba de alta do troller,tambem ja tive problemas com ela e precisei trocar os elementos que geram a pressao da bomba (1.200,00),em relaçao a bomba nao é caro e ainda tem garantia.

abreu
16/05/2012, 21:51
Meu Troller 2008 deu problema nesta mesma válvula... Acontecia exatamente o mesmo que o seu.

Mas aqui a concessionária diagnosticou o problema de primeira. Troquei a peça, R$1.200,00 já instalada e o carro ficou perfeito.

Abraços.

Jorgao
16/05/2012, 22:56
Paulo e Abreu, com que quilometragem começaram os sintomas?

abreu
17/05/2012, 01:32
Paulo e Abreu, com que quilometragem começaram os sintomas?

O meu foi por volta de 26mil Km...

Abraços.

Paulo_CW
17/05/2012, 08:25
Triste e penar nesses serviços de autorizadas... sem falar do preço destas válvulas PCV e VCV....
Será vale a pena fazer uma limpeza no tanque??? Tenho uma agravante de usar pouco a vtr... basicamente nos fds...

RHL
17/05/2012, 10:48
o meu está com 95 mil km.
sempre utilizo diesel S50 e a cada 2 tanques um aditivo STP.

A única coisa que tá me incomodando é a partida que está muito longa. será que pode ser algum defeito de bomba de alta?

Paulo_CW
17/05/2012, 11:30

A única coisa que tá me incomodando é a partida que está muito longa. será que pode ser algum defeito de bomba de alta?

Olha...
a partida do meu não era longa.... mas não era mais o bater/pegar.... e isso com uma bateria 75ah nova

abreu
17/05/2012, 12:07
Olha...
a partida do meu não era longa.... mas não era mais o bater/pegar.... e isso com uma bateria 75ah nova

A partida do motor 3.0 nunca foi muito curta...
Não é como o 2.8, que era tocar e pegar...

abreu
17/05/2012, 12:08

Márcio, fica tranquilo pois o que aconteceu comigo e com o Paulo é uma fatalidade...

Eu já tive 3 carros com motor 3.0 e em apenas um aconteceu isto... (Ranger 2006, Troller 2008 e Troller 2010).

Abraços.

Jorgao
17/05/2012, 19:00
Márcio, fica tranquilo pois o que aconteceu comigo e com o Paulo é uma fatalidade...

Eu já tive 3 carros com motor 3.0 e em apenas um aconteceu isto... (Ranger 2006, Troller 2008 e Troller 2010).

Abraços.

Abreu e Paulo, eu pensei justamente nessa questão de pouca utilização. O diesel vira um ácido depois de uns 3 meses sem consumir. Já vi uma bomba injetora de 2.8 (era uma s10) degradar completamente. Foi R$ 5 mil de despesa numa nova pro coitado. Ele viajou por 6 meses pra estudar na Europa e quando voltou se deparou com o prejuízo. No 2.8 a não utilização é pior ainda pois o Diesel fica na bomba, ao invés de retornar para o tanque como no 3.0. A vantagem é que a bomba mecânica não é tão fresca, mas se deixar parado, é prejuízo também.

Paulo, como você usa pouco e teve esse problema, suga logo todo o diesel que está dentro do teu tanque, ou arranca o tanque e lava logo!

Paulo_CW
17/05/2012, 20:23
Paulo, como você usa pouco e teve esse problema, suga logo todo o diesel que está dentro do teu tanque, ou arranca o tanque e lava logo!
Pois é Jorgao... sempre tive o cuidado de abastecer pouco para já consumir o diesel rapidamente e não ficar tempo parado no tanque.... mas mesmo assim vai acumulando né....
Vou ver se sigo seu conselho de fazer logo uma limpeza...

RHL
17/05/2012, 23:02
faça como eu, use o Trollão no dia a dia! É só alegria!!!!!

Jorgao
18/05/2012, 00:09
Pois é Jorgao... sempre tive o cuidado de abastecer pouco para já consumir o diesel rapidamente e não ficar tempo parado no tanque.... mas mesmo assim vai acumulando né....
Vou ver se sigo seu conselho de fazer logo uma limpeza...

Mas, valeu pelo relato Paulo. Mais um relato seu que vou guardar com carinho, caso um dia eu precise.

Paulo_CW
18/05/2012, 06:40
Marcio...
Se fosse possivel... oh yes....

Paulo_CW
18/05/2012, 07:12
Minha indignação fica por conta das "AUTORIZADAS" que para variar, não dão informações corretas, querem empurrar peças e serviços desnecessários etc... e as vezes pela falta de informação acabamos caindo numa desgraça.... eh q aconteceria comigo se não tivesse pesquisado e descoberto que a antiga VDO Siemens agora é Continental.... www.conti-online.com (http://www.conti-online.com) e a dica veio aqui do próprio 4x4Brasil de algum tópico q acessei...

Para conhecimento... seguem valores referentes a bomba de alta nos dias de hj... (valores pessoa física) - retirado do site J.C.LUI - Peças (http://www.jclui.com.br/loja-virtual)
Valores muito semelhantes são praticados por outras revendas Continental

Bomba Alta Pressão Ranger / Troller 3.0 Diesel (http://www.4x4brasil.com.br/loja-virtual/1/flypagetpl/shopproduct_details/7)

R$2.250,00

http://www.jclui.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/resized/Bomba_Alta_Press_4f8426fd50e4e_90x90.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/loja-virtual/1/flypagetpl/shopproduct_details/7)

Válvula PCV Bomba Alta Pressão Ranger/Troller 3.0 Diesel (http://www.4x4brasil.com.br/loja-virtual/1/flypagetpl/shopproduct_details/5)

R$587,00

http://www.jclui.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/resized/V__lvula_PCV_Bom_4f82f8da3c2bb_90x90.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/loja-virtual/1/flypagetpl/shopproduct_details/5)

Válvula VCV Bomba Alta Pressão Ranger / Troller 3.0 Diesel (http://www.4x4brasil.com.br/loja-virtual/1/flypagetpl/shopproduct_details/6)

R$512,00

http://www.jclui.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/resized/V__lvula_VCV_Bom_4f8427c4262b7_90x90.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/loja-virtual/1/flypagetpl/shopproduct_details/6)

paulosergio
07/10/2012, 09:26
Ola a todos,
Pesquisando em varios topicos para ver se encontro parecido com que esta acontecendo comigo, encontrei esse.
Ha varios dias que venho percebendo que meu carro entra em modo de seguranca (principalmente na primeira partida), e so desligar e ligar novamente que para (ja relatei isso em outros topicos). Passado scanner e nada, filtros todos novos, combustivel ate com s50 ja aconteceu, enfim ninguem descobriu nada. Quando acontece, acontece uma vez so no dia e nao e todos os dias.
Ontem ascendeu a luz amarela da injecao e nao apagou mais. Drenei o filtro de combustivel e continuou acesa, desliguei a bateria e religuei, continuou acesa. Mas o carro anda normal. Ainda nao entrou em modo de seguranca (como tem acontecido) com a luz do painel acesa. Será a bomba de alta?

Bernardo Hoelz
07/10/2012, 12:34
Ola a todos,
Pesquisando em varios topicos para ver se encontro parecido com que esta acontecendo comigo, encontrei esse.
Ha varios dias que venho percebendo que meu carro entra em modo de seguranca (principalmente na primeira partida), e so desligar e ligar novamente que para (ja relatei isso em outros topicos). Passado scanner e nada, filtros todos novos, combustivel ate com s50 ja aconteceu, enfim ninguem descobriu nada. Quando acontece, acontece uma vez so no dia e nao e todos os dias.
Ontem ascendeu a luz amarela da injecao e nao apagou mais. Drenei o filtro de combustivel e continuou acesa, desliguei a bateria e religuei, continuou acesa. Mas o carro anda normal. Ainda nao entrou em modo de seguranca (como tem acontecido) com a luz do painel acesa. Será a bomba de alta?

Olá Paulo, ja verificou o nível de água?

Abrs.

dudu83
07/10/2012, 15:44
minha ranger quando esta fria fica "tipo" falhando ja troquei todos os sensores a bomba de baixa é nova e os bicos tbm, desconfio seriamente dessa valvula pcv, sera que pode ser ela?

Paulo_CW
08/10/2012, 06:53
Ola a todos,

Estes sintomas de falhar, entrar em modo segurança e depois voltar ao normal... são sintomas da bomba... foi assim q come~çou comigo...

Paulo_CW
08/10/2012, 06:55
minha ranger quando esta fria fica "tipo" falhando ja troquei todos os sensores a bomba de baixa é nova e os bicos tbm, desconfio seriamente dessa valvula pcv, sera que pode ser ela?

Só quando fria? Não acredito q sejam as válvulas pois no geral problemas nas válvulas ocasionam cortes e modo de segurança...

paulosergio
08/10/2012, 09:08
Ola, esse domingo, criei coragem e abaixei o tanque, (achava que a bomba ficava la...) dei um trato no tanque e no pescador, depois de muuuuito trabalho consegui colocar o tanque de volta (parece que o tanque cresceu e nao entrava mais...) depois fui a caça da bomba, dei um trato nela sem desmontar tudo, montei dei a partida, a luz da injeçao apagou-se, fique com receio de ter pego ar, mas nada de falhas, agora vou sair com ela e durante a semana vou ver se o carro nao entra mais em modo de seguranca. Pelo menos a primeira partida de segunda feira foi beleza. Ate parece que o carro ganhou uns cavalinhos a mais. Mas eu acho que é so impressao....

Anderson.Cruz
10/04/2014, 21:04
Paulo onde vc conseguiu resolver essa bomba ai em Curitiba ,e este mecânico de confiança ,moro no litoral Praia de Leste e tenho uma ranger 2006 3.0 e o mecânico aqui já trocou a bomba do tanque e agora disse que tenho que trocar a bomba de pressão ,demora pra pegar e ta com pouca pressão nos bicos ,preciso urgente de um parecer amigo desde já agradeço pois vou ir pra capital e resolver isso.

Paulo_CW
11/04/2014, 08:52
Anderson,
Vai na Ribeiro e Pinhel.... vc encontra as infos da oficina no site dele..... da uma olhada no google.

Mauriciolindoia
06/04/2015, 22:44
Pessoal sei que o tópico é antigo, mas aproveitando!
Em uma viagem nesse final de semana, durante uma ultrapassagem, meu troller entrou em modo de segurança! Pista simples , quase infartei! A carreta era grande!
Parei, desliguei e ao religar a luz amarela apagou. Meu troller e 2010, com 60.000km
Chegando ao meu destino Itararé, achei um mecânico diesel, que passaou o escâner e diagnosticou erro no pedal de acelerador (estava instalado speed booster) e também borboleta???? Falou que era diesel ruim! Mandou gastar o resto do diesel, e colocar diesel bom!
Só que notei na volta, que o troller, volta e meia dava umas mancadinhas!
Lendo esse tópico surgiu a dúvida, pode ser sintoma,de bomba de alta?????
Aguardo ajuda.
Grato
Mauricio

Fabio_Roberto
07/04/2015, 08:59
Pessoal sei que o tópico é antigo, mas aproveitando!
Em uma viagem nesse final de semana, durante uma ultrapassagem, meu troller entrou em modo de segurança! Pista simples , quase infartei! A carreta era grande!
Parei, desliguei e ao religar a luz amarela apagou. Meu troller e 2010, com 60.000km
Chegando ao meu destino Itararé, achei um mecânico diesel, que passaou o escâner e diagnosticou erro no pedal de acelerador (estava instalado speed booster) e também borboleta???? Falou que era diesel ruim! Mandou gastar o resto do diesel, e colocar diesel bom!
Só que notei na volta, que o troller, volta e meia dava umas mancadinhas!
Lendo esse tópico surgiu a dúvida, pode ser sintoma,de bomba de alta?????
Aguardo ajuda.
Grato
Mauricio

Troque o filtro de combustível... Diesel ruim + filtro sujo = modo de segurança...

giovanefortuna
22/04/2015, 00:59
Minha ranger anda tranquila até 3 mil rpm...mas após isso ela corta...não entra em modo de segurança mas corta, chega dar um tranco...no scanner acusa alguma coisa relacionada a valvula de combustivel...

limpei o tanque recentemente, assim como a bomba do tanque, filtro de combustivel zero

alguém ai tem uma luz?
alguem sabe testar a valvula vcv e a pcv?

giovanefortuna
21/09/2015, 00:54
Bom galera...só pra deixar registrado aqui

Troquei a valvula pcv e continuou com o mesmo problema
Testei os bicos e estava um verdadeira bagunça
Comprei os 4 bicos novos originais...800 reais cada...
Resultado: Fim dos problemas, camionete ficou zera!

andrew
21/09/2015, 17:58
Bom galera...só pra deixar registrado aqui

Troquei a valvula pcv e continuou com o mesmo problema
Testei os bicos e estava um verdadeira bagunça
Comprei os 4 bicos novos originais...800 reais cada...
Resultado: Fim dos problemas, camionete ficou zera!
Como foi feito o teste dos bicos? No carro ou fora dele?
Conseguiu sacar os bicos com facilidade?

tiorico
13/10/2015, 15:55
Minha Camper tem o motor 3.0 da Ranger e estou com problema parecido.

Não da partida. O motor de arranque trabalha normalmente mas a impressão é que não chega combustível.

Comecei pelo mais simples... Filtros, mangueiras e bomba de baixa novos, mas o problema continua.

O motor pega injetando WD e mantém a marcha lenta na maioria das vezes, mas ocasionalmente morre e só anda em modo de segurança.

Já fiz esse teste básico nos bicos e aparentemente todos estão funcionando.
http://www.edsolique.com/problemas-e-solues-injeo-eletrnica-diesel-final/

Achei uns testes para fazer com a PCV, vou tentar executa-los antes de mandar para a oficina. Não conheço oficina de injeção Diesel por aqui e não quero me arriscar a trocar a bomba de alta inteira por má vontade de mecânico.
http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/13593-ranger-30-deisel-eletronica-nao-funciona?limit=6&start=6

Aceito indicação/recomendação de oficina especializada em Campinas

elmestizo
17/12/2015, 17:07
Resolveu Marcelo, oque era?

tiorico
17/12/2015, 19:56
Resolveu Marcelo, oque era?

Levei num bombista acostumado com motores eletrônicos. Ele testou as válvulas mas estão funcionando. O problema é na bomba de alta mesmo :putz:

Estou aproveitando pra colocar um filtro separador de água da Purifilt, revisar bicos, mangueiras etc

Espero testar na próxima semana...

Vinicius Hauagge
18/12/2015, 10:42
Minha explorer também tá com o motor nfg 3.0 e já apresentou problemas com bomba e bicos... Troquei ambos e novamente deu problema... Por algum motivo, o diesel era contaminado com água, o que danificava o sistema... Depois que coloquei um decantador (é muito utilizado em máquinas agrícolas)entre o tanque e o filtro de combustível, não tive mais problemas....

Vinicius Hauagge
18/12/2015, 10:47
O filtro que coloquei é parecido com esse aqui
http://www.brautomotiva.com/images/92.jpg

tiorico
18/12/2015, 11:28
O filtro que coloquei é parecido com esse aqui
http://www.brautomotiva.com/images/92.jpg

O que comprei é desse tb Vinicius.

Está usando a quanto tempo? Qual a sua opinião até agora?

Vinicius Hauagge
18/12/2015, 15:16
O meu não é exatamente igual a esse.... Porém é muito parecido e com preço bem mais baixo... A função é exatamente a mesma, acumular água na parte de baixo e separar resíduos antes do filtro original...
Depois que coloquei não tive mais problemas....

Fabio_Roberto
18/12/2015, 15:56
Pessoal alguém recomenda os filtros Kobra??

http://www.filtroskobra.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=36

518763

518764

Faraó
16/12/2017, 13:47
Estou com este problema. O mecanico trocou bomba de baixa, sensor de rotação, limpeza geral e quando foi testar deu pane, e agora pediu valvula pcv.

Jorgao
16/12/2017, 22:23
Estou com este problema. O mecanico trocou bomba de baixa, sensor de rotação, limpeza geral e quando foi testar deu pane, e agora pediu valvula pcv.

Obviamente, só o que precisava ser trocado era a válvula PCV, mas é fácil fazer o cliente gastar dinheiro a toa do que raciocinar e fazer um diagnóstico decente.
Trocar sensor de rotação? Ridículo... o único motivo de troca para um sensor de rotação é se o camarada for retirar a capa seca do veículo e literalmente quebrar o conector/sensor.

Walter da Camper
18/12/2017, 13:07
O nome do tópico deveria mudar para "malditos mecânicos que não sabem diagnosticar defeito e trocam a bomba de alta"
A bomba de alta, componente mais caro do sistema common-rail, é um dos que menos dá problemas e, no quesito durabilidade, só perde para os sensores de rotação e de fase.

A maioria dos problemas que se atribui à bomba de alta, na verdade é falha/desgaste da válvula PCV, responsável por controlar a pressão gerada pela bomba de alta.
Na marcha-lenta a pressão do rail fica em torno de 220 Bar e o excedente gerado pela BA é descarregado no circuito de retorno pela ação da PCV que nesse momento está em sua abertura máxima.
Quando pisamos no acelerador estamos fazendo aumentar a quantidade de diesel injetado, atuando na largura de pulso PWM para fechar a PCV e deixar cada vez mais pressão da BA ir para o rail, até atingir o máximo de 1600 BAR que corresponde à aceleração máxima com o motor sob carga.
Logo, a maioria dos defeitos relativos à aceleração e falhas é causada pela PCV, que sofre desgaste e perde a capacidade de vedar o retorno e controlar com precisão a pressão do rail e, consequentemente, a aceleração fica instável.
A BA, sendo uma bomba de pistões, pode sofrer desgaste ou avarias pela presença de água no diesel e isso implicará em perda da capacidade de gerar pressão, o que irá afetar apenas o comportamento do motor nas situações de aceleração máxima, pois se ela perder metade de sua capacidade, o motor ainda funcionará satisfatoriamente em baixas demandas de potência.
Com simples leitura da pressão do rail no scanner (subindo uma ladeira em WOT) é possível saber se a BA está capaz de gerar a pressão máxima de 1600 BAR. Ao invés de fazer esse simples diagnóstico, os mecânicos começam trocando os bicos, sensores e por fim a BA que, se for aquele que vem completa (com PCV nova) solucionará o problema a um custo exorbitante, que poderia ser resolvido simplesmente trocando a PCV, que é o primeiro componente a apresentar desgaste nesse sistema.

leobecker
18/12/2017, 16:57
Fala pessoal! Novato na área. Adquiri um troller 09 recentemente e tem algo me deixando chateado na viatura que ocorre às vezes, a aceleração não responde no repique ou quando passo num quebra molas ou cruzamento, por exemplo, aí quando incisto no acelerador a rotação sobre. O antigo dono falou q trocou essa válvula do tópico, mas não sei muito a respeito de motores diesel com eletrônica. O carro anda normal, partida normal, consumo normal, só tem esse atraso na aceleração que aconte às vezes... alguma dica?

Grato pela atenção.!

Sergio c
18/12/2017, 20:09
Ótima explicação Walter sobre comon rail e pressão do sistema.

Matagato
28/01/2019, 18:26
Bom dia galera da sofrência. Estou com meu carro particular com problema na injeção, uma ranger 3.0 2010/2011

Gostaria de saber se poderia me ajudar com alguma dica ou sugestão, pois já estou sem saber oq fazer. Segue o relato da saga (um ano sem o carro)

Estava eu andando normalmente com o carro, quando ele morreu e não pegou mais. Fiz vários testes e desconfiei da bomba injetora, comprei um manômetro, e verifiquei que a pressão do rail estava muito baixa, deixei o carro parado por meses até encarar o monstro.

a) desmontei e fiz uma limpeza da bomba. Limpei os pistões, as válvulas de cada conjunto de elementos. Montei no lugar, e nada de subir a pressão.

b) retirei a bomba, desmontei os elementos e verifiquei que as válvulas dos elementos não estava com um estanque perfeito.

c) Comprei o kit de reparo com 3 elementos, que já acompanham as válvulas, que veio com uma pcv nova junto com os elementos. Troquei os elementos e a válvula PCV. Coloque no carro, dei a partida e a pressão deu um pulo para 300bar. Montei o conjunto, verifiquei o ponto e nada do carro pegar.

d) Fiz vários testes e verifiquei que os bicos não estavam pulsando. Por descaso de consciência, coloquei o manômetro e lá estava a linha principal sem pressão. Fiz o teste na saída da bomba p descartar vazamento na linha de alta ou problema de vazamento dos bicos e nada.

e) Acionei a VCV diretamente na bateria, e verifiquei que a mesma está funcionando, dei a partida com ela energizada e nada da pressão subir.

Resumo, troquei todos os elementos que já vem com os cabeçotes e as válvulas, a pcv é nova, a vcv foi testada em bancada.

Alguma dica ou sugestão? A carcaça da bomba pode dar problema de pressão? O conjunto da bomba interna de palhetas eu não mexi. A bomba leva diesel até o rail, mas praticamente sem pressão. Se puder me ajudar com alguma dica ou sugestão...

Desde já, muito obrigado.

janslepaulo
29/01/2019, 09:01
Cara vi que vc é de POA, procura o Cabelo da bombas diesel garibaldi em canoas ele tem um motor desse na rural dele e é expecialista... fala com ele q acho q ele pode te ajudar

abs

Bom dia galera da sofrência. Estou com meu carro particular com problema na injeção, uma ranger 3.0 2010/2011

Gostaria de saber se poderia me ajudar com alguma dica ou sugestão, pois já estou sem saber oq fazer. Segue o relato da saga (um ano sem o carro)

Estava eu andando normalmente com o carro, quando ele morreu e não pegou mais. Fiz vários testes e desconfiei da bomba injetora, comprei um manômetro, e verifiquei que a pressão do rail estava muito baixa, deixei o carro parado por meses até encarar o monstro.

a) desmontei e fiz uma limpeza da bomba. Limpei os pistões, as válvulas de cada conjunto de elementos. Montei no lugar, e nada de subir a pressão.

b) retirei a bomba, desmontei os elementos e verifiquei que as válvulas dos elementos não estava com um estanque perfeito.

c) Comprei o kit de reparo com 3 elementos, que já acompanham as válvulas, que veio com uma pcv nova junto com os elementos. Troquei os elementos e a válvula PCV. Coloque no carro, dei a partida e a pressão deu um pulo para 300bar. Montei o conjunto, verifiquei o ponto e nada do carro pegar.

d) Fiz vários testes e verifiquei que os bicos não estavam pulsando. Por descaso de consciência, coloquei o manômetro e lá estava a linha principal sem pressão. Fiz o teste na saída da bomba p descartar vazamento na linha de alta ou problema de vazamento dos bicos e nada.

e) Acionei a VCV diretamente na bateria, e verifiquei que a mesma está funcionando, dei a partida com ela energizada e nada da pressão subir.

Resumo, troquei todos os elementos que já vem com os cabeçotes e as válvulas, a pcv é nova, a vcv foi testada em bancada.

Alguma dica ou sugestão? A carcaça da bomba pode dar problema de pressão? O conjunto da bomba interna de palhetas eu não mexi. A bomba leva diesel até o rail, mas praticamente sem pressão. Se puder me ajudar com alguma dica ou sugestão...

Desde já, muito obrigado.

Matagato
06/02/2019, 12:58
O problema da bomba eu resolvi, era sujeira da linha de baixa que passou p alta, agora a BI chega a dar 400bar na partida, medida com manômetro.

Agora, para minha infelicidade, não chega pulso elétrico nos bicos. Ponto ok, sensores de rotação e fase ok.

Quanto ao sensor do rail, se for desconectado, é possível dar a partida? pergunto isso pq pelo sensor, acusa baixa pressão no rail (0,5v), mas no manômetro bate os 400bar.

Vou tentar trocar uma ideia com esse bombista. Se ele fez adaptação desse motor, deve saber todos os segredinhos.

Muito obrigado pela dica!

Cara vi que vc é de POA, procura o Cabelo da bombas diesel garibaldi em canoas ele tem um motor desse na rural dele e é expecialista... fala com ele q acho q ele pode te ajudar

abs

Sergio c
06/02/2019, 16:08
Que zica das brabas heim.
O problema da bomba eu resolvi, era sujeira da linha de baixa que passou p alta, agora a BI chega a dar 400bar na partida, medida com manômetro.

Agora, para minha infelicidade, não chega pulso elétrico nos bicos. Ponto ok, sensores de rotação e fase ok.

Quanto ao sensor do rail, se for desconectado, é possível dar a partida? pergunto isso pq pelo sensor, acusa baixa pressão no rail (0,5v), mas no manômetro bate os 400bar.

Vou tentar trocar uma ideia com esse bombista. Se ele fez adaptação desse motor, deve saber todos os segredinhos.

Muito obrigado pela dica!

Alexandre ranger 2005 xls
16/04/2019, 19:35
Olá pessoal adquiri uma 3.0 ngd, e logo descobri que a bomba do tanque estava queimada, pronto gasto feito e não entrou mais em modo de segurança em esticadas bruscas, porém já aconteceu três vezes de eu dar partida após 1 dia desligada e ela pegar e em seguida desligar, e depois só pega depois de uma partida longa e pisadas no acelerador. Alguma luz do que preciso conferir sem nenhum mecânico me enganar?
Obrigado

Peter Martin
31/10/2024, 20:28
Olá, eu gostaria de saber se você conseguiu resolver o problema da sua Ranger , porque eu estou com o mesmo problema igual , se você puder me passar umas dicas eu vou agradecer muito .
O meu problema na minha Ranger é o mesmo que estava apresentando na sua Ranger .

Eu agradeço a sua atenção

Abraços