PDA

Ver Versão Completa : CJ5 - motor opala x OHC



SergioSpa
27/07/2005, 11:19
Olá Pessoal,
Sou novo por aqui e gostaria da opinião de todos que estiverem dispostos.
Estou a fim de comprar um CJ5, mas de tanto perguntar pros amigos fiquei confuso em relação ao motor. Vamos para quem entende...

1) Para quem vai usar o Jeep mais na cidade do que em trilhas o motor de opala (4cc) é melhor que o ford OHC (4cc)?? Ouvi dizer que o motor de opala gasta-se muito mais em manutenção. É verdade?
2) Motor OHC é o mesmo do que o motor Mawerick?

Desculpem se as questões são ridículas.... :lol:
obrigado
sergio

FernandoRisso
27/07/2005, 11:48
Sérgio,

1) O opala é um ótimo motor e com manutenção mais barata que o OHC e com uma disponibilidade de peças muito maior.
2) O OHC é o mesmo motor do maverick e do Ranger é o OHC injetado e com mais algumas pimentas, esse é um ótimo motor para se adaptar, mas como td motor Ford é mais cara a manutenção.

Vc poderia colocar na sua lista jipes com motor AP, as opiniões são ótimas principalmente com relação a consumo e uso na cidade, na trilha não há nada que uma reduzida não resolve :mrgreen: , mas esses motores tem a faixa de torque em RPMs mais altas, o que para uso off-road é ruim.

[]'s

SergioSpa
27/07/2005, 13:12
Obrigado Fernando,
mas abusando...
A manutenção do AP, é semelhante ao do Opala?
Na questão de consumo km/l , como fica, tem ideia???
abraço
Sergio

FernandoRisso
27/07/2005, 13:53
Sergio,

Acredito que deve ser muito próximo em $$$$ e com uma maior oferta de peças por se tratar de um motor mais novo.

Não tenho de idéia de consumo pq naum tenho um jipe com motor AP, mas alguns dizem que chega a fazer até 10km/l, não sei, mas acho que uns 8km/l faz com certeza.

[]'s

bacana00
27/07/2005, 15:44
Frisso, concordo com tudo que vce disse,já tive os dois em termos de desempenho o OHC é superior pois trabalha com giro mais lato e fica melhor no conjunto do Jeep para estrada, além de ser original do Jeep, mas a manutenção é um apouco mais cara. O Do opala fica bom também mas precisa de uns ajustes, o consumo dos dois fica em torno de 6 na cidade a a gasolina dependendo do Jeep....

Vinicius Hauagge
27/07/2005, 17:15
Depende do jeep mesmo... o meu, com ohc, fazia 5,0 por litro... de repente, de uma hora pra outra, passou pra 2,0 por litro, sem explicacao... ja fiz de tudo e nao descobri o que ta acontecendo!!!!

bacana00
27/07/2005, 17:56
Vinícius algumas dicas:

Verifique o sitema desde o tanque até o carburador para ver se não tem vasamentos.
Cheque se a bomba de combustível não está vasando pelo furo do respiro que fica abaixo dela
No carburado pode ser que esteja entrando ar pelo pé ou pelo eixo.
Verifique também a membrana de injeção do carburador...
No último caso de desespero veja se seu jipe não esta andando freiado...
Verifique tambem se o coloetor de admissão não se soltou....
Ah se os eu carburador for duplo, verifique se o segundo estágio não está travado...

Boa sorte...

Dias
27/07/2005, 19:52
Fala Frisso, blz ?? Cara tenho um CJ3A que tava com motor OHC, novo, mas o antigo dono gastou os tubos pra mandar fazer o motor.
Estou colocando um powertrain que é composto de um AP 2.0 + câmbio chevette 5m + tcase willys. Tem um pessoal que tem o AP e não troca por nada. Tudo vai depender do uso. O Proença de Registro tem um AP 1.8 rodando no álcool com câmbio willys 4m e chega a fazer 7 km/l. Excelente por ser a álcool. Caso vc decida em gastar um pouco mais, aconselho o AP, pois além de ser um motor mais novo, qualquer lugar vc arranja peças, cabeçote e outros e peças pra dar um preparo a mais no motor.
No meu caso, acredito que fique bom com o câmbio do chevette 5m e com a relação original (8x43), ele vá ficar esperto nas saídas e econômico.
Qualquer dúvida, entre em contato.

[ ]´s
Dias

bacana00
27/07/2005, 20:08
Dias,

Aundo estiver pronto avise de como ficou o carro por favor, tenho curiosidade pra ver essa adptação..

Dias
27/07/2005, 20:12
Blz bacana00. . . .mas já existem vários jeeps com essa configuração no Nordeste. . .lá dizem ser comum, pois o cãmbio chevette não é tão caro (ainda). . . pode ser que, depois do pessoal ver que funciona, ele comece a subir de preço igual aos clarks. . .
Dê uma olhada no tópico. . lá já tem fotos da flange que desenvolvemos (eu e alguns do fórum). . .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9195

[ ]´s
Dias

Kerosene
13/09/2005, 11:01
será que isso ia ficar bom numa rural 4x2 ???

Ismar Leal Machado
13/09/2005, 11:08
ei pessoal deixa eu explorar um pouco do conhecimento de vcs, eu também acabei de comprar um jeep e penso em fazer trilha nos finais de semana, mas não entendo de nada, não sei por onde começar, se no motor na suspensão se na pintura estou perdido, sem contar que não tenho muita grana para gastar. alguém pode me dar uma dica?

p.peleje
14/09/2005, 23:54
ei pessoal deixa eu explorar um pouco do conhecimento de vcs, eu também acabei de comprar um jeep e penso em fazer trilha nos finais de semana, mas não entendo de nada, não sei por onde começar, se no motor na suspensão se na pintura estou perdido, sem contar que não tenho muita grana para gastar. alguém pode me dar uma dica?

Jeep com pintura bonita e mecânica podre ñ sai do lugar!

Jeep com mecânica bonita e pintura podre vai em qquer lugar!

Acessórios, dependendo do que for colocar só serve pra criar peso.

Analise qual será o uso do jeep e trabalhe nele sempre com esse foco: para que eu quero o jeep? Qto posso gastar? E nunca tenha pressa!

[]s

Peleje