Ver Versão Completa : Reduzida para Engesa
Caros Amigos,
bom dia! provavelmente vcs vão rir da minha pergunta mas aqui vai. Comprei um engesa fase I ano 1986 e ele não tem reduzida. Eu tive outros 4x4 que quando eu acionava a reduzida as máquinas viravam verdadeiros tratores. Aqui vai a pergunta: A primeira 4x4 do engesa é equivalente à 1º reduzida? Coloquei a máquina em uma ribançeira e a reduzida segurava mais, é normal? Para transpor obstáculos é a mesma coisa?
Outra pergunta que tenho é que o meu motor é 4 cilindros a álcool e o cambio que tenho é diferente do original do engesa, pois as marchas estão dispostas da seguinte forma:
Ré: para esquerda e para frente
1º: um pouco menos para esquerda e para frente
2º: para trás
3º: para direita e para frente
4º: para trás
5º: inexistente
Alguém sabe que tipo de adaptação foi essa e a póssível finalidade?
Grato
Oswaldo
Fala Oswaldo!
Nenhum engesa tem reduzida, é o projeto do carro, câmbio Clark 240V e caixa de transferência ENGESA sem redução. O que o Engesa tem é uma 1a marcha muito forte, que é usada somente em trilhas.
Agora esse escalonamento que você citou não corresponde ao 240V, não sei de que câmbio é, o 240V:
R - 2 - 4
n
1 - 3 - 5
Coloquei a máquina em uma ribançeira e a reduzida segurava mais, é normal? Para transpor obstáculos é a mesma coisa?
Opa! quanto mais segurar melhor! Melhor descer devagar do que rápido! :wink:
Quando aos obstáculos geralmente eu usava a primeira sim... mas tudo depende, dá pra fazer em 2 tb...
Bom dia Oswaldo.
Por um acaso vc já verificou se realmente não tem a 1a marcha próximo da posição que vc está considerando a 2a, só que mais para a esquerda, puxando a alavanca em direção a sua perna e p/ traz??
No meu, que é o F1 87 com câmbio original é aí e o engate é bem justo!!
[]s
Celso
Nero e CelsoJ,
muito obrigado pelas respostas. Ontem fiz o que vc falou Celso e realmente a 1º tava "escondida". O antigo dono colocou uma manopla conforme eu descrevi anteriormente e isto me confundiu. Agora tô acostumando para engatar a segunda depois da primeira, a danada não entra mesmo.
Abraços
Agora tô acostumando para engatar a segunda depois da primeira, a danada não entra mesmo.
a 1a é só pra trilha! :D Esquece ela até chegar no barro.
No asfalto, até mesmo em ladeiras íngremes é tudo 2a...
Isso deve ajudar:
Relação de marchas Clark 240V:
1 - 6,89:1
2 - 3,92:1
3 - 2,34:1
4 - 1,49:1
5 - 1,00:1
Ré - 6,99:1
Observe que a 1 marcha do Engesa tem a mesma força que a ré... no asfalto, tudo, mas tudo mesmo é em 2a marcha.
Nero,
Valeu pelas dicas!!! Já tava ficando doido tentando passar da primeira para a segunda sem passar sufoco...
Agora é só acostumar não engatar a ré ao invés da 2º para sair.
Obrigado
Um abraço
Oswaldo
paulohflyra
28/07/2005, 13:56
Agora tô acostumando para engatar a segunda depois da primeira, a danada não entra mesmo.
a 1a é só pra trilha! :D Esquece ela até chegar no barro.
No asfalto, até mesmo em ladeiras íngremes é tudo 2a...
Isso deve ajudar:
Relação de marchas Clark 240V:
1 - 6,89:1
2 - 3,92:1
3 - 2,34:1
4 - 1,49:1
5 - 1,00:1
Ré - 6,99:1
Observe que a 1 marcha do Engesa tem a mesma força que a ré... no asfalto, tudo, mas tudo mesmo é em 2a marcha.
É Caro Nero.. ainda acrescento :
1 - 6,89:1 x 4,88 (relacao E4 original) = > 27,62 aproximadamente !! Ta para brincar muito bem (vai e volta onde outros ficam) .
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
povo.. eu tenho uma simpatia especial p/ engesas, se algum dia eu me deparar com um FII barato ( coisa dificil de ver néh?) eu compro..
mas vamos lá... uma caixa de reducao realmente faz falta ou nao???
já ví muito engeseiros colocando T-case de band... nesse caso especifico dá pra manter os eixos originais ou é preciso colocar tb eixos de band por causa da bolota deslocada ?
o FII é quantos cm maior que o FI ? o espaco interno melhora muito ou é quase imperceptivel ?
T+
paulohflyra
03/08/2005, 15:13
Salve Fabiano !
Seguinte.. se tu compra um Engesa e mantém original, tipo .: Sem pneu 33 e sem alongar a relação no diferencial.. vc pode dispensar a reduzida ... obvio que vai ter que aprender a usar as marchas do danado e dosar o pé do acelerador para aproveitar a curva de torque .. mas traduzindo esta tecnice toda.. tu brinca bem .. tu nao vai passar de 110km/h ou 120km/h .. o bicho é reduzido por natureza vide o post acima.. Claro que vc pode evoluir e colocar todos os upgrades existentes .. preparando para viagens.. com pneus 33", 35" e toda tralha disponível.. mas ai .. tem que colocar reduzida.. vide o meu caso.. minha Camper passa dos 180Km/h reais e graças ao Ppppppputo torque do motor sobe em 1a qq coisa que pense... mas ai imagina .. imposível ter uma descida controlada com ela .. justo por conta dos pneus e mais ainda o diferencial alongaaaaaaadoooooooo em 3.15 !! Portanto da para brincar mas com moderaçãooo.. to preparando aos poucos :)
pois é... a intencao seria essa; comprar um engesa FII, capota de fibra original, colocar um motor diesel moderno ( sprint ou maxxion 2.5), D/H, A/C a fim de deixar o jipao com um certo conforto p/ o dia-a-dia, trilhas e expedicoes, portanto preciso que tenha uma velocidade de cruzeiro na casa dos 100/110 kh/h reais
a proposito... alguem aqui tem Engesa com MWM ou Maxxion ? sobra espaco no cofre p/ colocar D/H e A/C ?
T+
paulohflyra
03/08/2005, 16:28
Meu Caro !
Se tu colocar o Maxxion 2.5 com certeza vai precisar de reduzida....o sprint 2.8 é um motor mais moderno.. vale mais a pena que o 1o.. são motores leves.. mas nada comparado ao S4TD .. outa boa opção, melhor que as duas 1as mas não que a 3a ;) é o 14B !
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
A minha experiencia com diesel (Hilux 2.8 TD) onde a potencia não passava de 90cv com turbo, foi que a reduzida era item de primeira necessidade, chegando usar bastante a 3ª e 4ª reduzida em trechos longos de subida.
Ainda tô me entendendo com a Camper, mas o pouco que eu andei vi que a 2ª vai bem ficando muito parecida com a 3ª reduzida da Hilux. Não fica um buraco grande da 1ª curta para a 2ª.
A diferença o torque do 6 canecos compensa, não sei se um 4 cilindros iria tão bem devido ao peso da viatura.
Só reforçando o que o Paulo escreveu o 2.5 é manco para viaturas com mais de 1500kg.
Experimenta sair em 1ª normal numa subida razoavel com uma Land 130 para ver a surpresa :x :x
pô.. Land130?? isso pesa quase 3Ton... sei que numa def90 ele dá conta do recado direitinho....
esse S4TD equipa quais veiculos atualmente ?
sei que numa def90 ele dá conta do recado direitinho....
Só anda quando a turbina enche :x :x :x
ue??? mas turbina é pra isso mesmo néh nao?? p/ suprir a falta de potencia de motores aspirados...
paulohflyra
03/08/2005, 17:41
sei que numa def90 ele dá conta do recado direitinho....
Só anda quando a turbina enche :x :x :x
Pois eh Caio, na Def 90 com a bomba aberta ele vem bem a acalhar, sem falar na modinha de colocar o snorkel para evitar o efeito 'vacuo' ou seria mesmo para render na pista ;). Ainda assim tem situacao.. acredito que ja deveria ter recebido um upgrade para um melho power train !
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
paulohflyra
03/08/2005, 17:50
pô.. Land130?? isso pesa quase 3Ton... sei que numa def90 ele dá conta do recado direitinho....
esse S4TD equipa quais veiculos atualmente ?
Fabio.
O Modelo do meu equipou D40 e D20, ainda eh fabricado mas nao vem equipando nenhum veiculo nos ultimos anos. Eh para trabalho pesado, muito forte mesmo e sem comparacao em materia de forca... Em contrapartida o peso do mesmo heheheheh (putz ! sem acento neste ruindows)
Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
Aproveitando o fórum para aprender um pouco mais:
Também já ouvi falar de muitos engeseiros colocarem reduzida da band. Dá uma vantagem boa ou é para algumas situações específicas?
tinha um troller 2000 a gasolina e a diferença era gritante, mas a 1º 4x4 nem se comparava a do engesa.
Como o Paulo e o Nero falaram o 1º já é forte prá caramba. Só não tô confortavel ainda para segurar em descida ingreme, pois acho que o brutus fica um pouco solto.
Abraços
Oswaldo
Fabil,
Aquele motor 2.5 não aguenta pé embaixo (3500-4000 rpm) , a maioria dos veiculos que usavam este motor evoluiram para os 2.8.
A mesma coisa para o 2.0 no Troller fica xoxo na hora que vc precisa de torque para levar o bichinho barranco acima.
Tive oportunidade de ver isso na prática, onde eu passei em 2ª reduzida com a Hilux o Troller teve que tentar duas vezes esguelando o AP.
A questão do turbo é o "buraco de aceleração" que existe antes dos 1800-2000 rpm , isso é nitido nos 2.5 :shock: :shock:
paulohflyra
04/08/2005, 09:39
.
Como o Paulo e o Nero falaram o 1º já é forte prá caramba. Só não tô confortavel ainda para segurar em descida ingreme, pois acho que o brutus fica um pouco solto.
Abraços
Oswaldo
Oswaldo, é preciso ver qual pneu (33"?) e principalmente com que relação teu engesa esta equipado... com o meu antigo E4 Fase 1, pneus aro 16 e relação traseira 1:4.88 descia no controle as piores inclinações..
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
Eriksom Teixeira Lima
04/08/2005, 12:19
... com o meu antigo E4 Fase 1, pneus aro 16 e relação traseira 1:4.88 descia no controle as piores inclinações..
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
Você é engraçado. Eu dizia isso para você na volta do Raid da Meia-Noite em Volta Redonda, mas você acordou gritando dentro do Jegue Albino (seu antigo Engesa):
" - PELAMORDEDEUS, diminua, nós estamos na serra, olha os caminhões, diminua, MEUDEUS, MEU DEUS, vou morrer sem ter passado meu patrimônio genético"
Pelo visto mudou de opinião :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eriksom Teixeira Lima
04/08/2005, 12:43
Oswaldo
Na minha modesta opinião, se você obtiver uma multiplicação final entre a 1ª marcha e a relação de diferencial da ordem de 30x, você encara fácil a maior parte do obstáculos se usar pneu até 33".
Claro para fazer algo mais pesado, você precisará de boa prática de pilotagem e auxiliares decentes do lado de fora para te orientar. Aliás, BONS auxiliares, co-pilotos e que tais são essenciais. Aqui no Rio, por exemplo, A melhor que eu conheço, é a INSUPERÁVEL Mirella, irmã do Chapéu de Niterói. Isso mesmo, é ELA, e é pedagoga. O resto, sem nominar para não ofendê-los, são bons :twisted:
No caso do Paulo Lyra, é importante lembrar que a Camper a diesel vem originalmente muito longa. A dele tem 3,15 no diferencial x 6,89 1ª do 240V , a relação final é de meros 21,7x. Como Paulo Lyra é nascido lá no meio do sertão pernambucano, já viu, né, vence os barrancos graças a ignorância .... do motor. :wink:
Na minha Camper, um pouco menos longa, ma non troppo, os eixos são de Band com relação 37x10. Mesmo assim, em areais, eu tenho um pouco de dificuldade para embalar e conseguir colocar uma 4ª marcha. ANtigamente, com diferencial DANA e relação de 4,27:1, não tinha problemas. Ah, sim! Uso o Band 14B como motor, infinitamente melhor que os motorzinhos de menos de 3 litros. O desempenho dele é pouco superior ao GM 6 bocas.
Na reforma que vem sendo feita, optei por não turbinar o motor para resolver esse problema, Solução adotada por dois outros amigos. Eu coloquei uma caixa de transferência NP-205 com reduzida de 1,96. Dessa forma, meu carro ficará com 6,32 na 1ª (a caixa é a 2615) x 3,70 no diferencial x 1,92 na reduzida = quase 45x, o que me dará o máximo de conforto para usar pneus 35" e passar pelo obstáculos lenttaaaammmmente. Se não ficar bom, encurto mais, e passo a usar a relação 4,11:1 (37x9), pois a velocidade final muda muito pouco, só perco um pouco no cruzeiro.
Particularmente, eu não gosto da solução adotada para adaptar as caixas de Band, flanges + marreta no chassis para abrir espaço lateral :putz: mas cada um tem sua opinião.
Eriksom
paulohflyra
04/08/2005, 14:21
... com o meu antigo E4 Fase 1, pneus aro 16 e relação traseira 1:4.88 descia no controle as piores inclinações..
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
Você é engraçado. Eu dizia isso para você na volta do Raid da Meia-Noite em Volta Redonda, mas você acordou gritando dentro do Jegue Albino (seu antigo Engesa):
" - PELAMORDEDEUS, diminua, nós estamos na serra, olha os caminhões, diminua, MEUDEUS, MEU DEUS, vou morrer sem ter passado meu patrimônio genético"
Pelo visto mudou de opinião :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol:
Tio, situação ali era outra.. tava dormindo confortavelmente e qdo abro os olhos estamos serra abaixo a mais de 100 km/h zigzageando no meio dos caminhões .. tive que prensar meu dedo no alicate para ter certeza que não estava sonhando.. ou tendo um pesadelo ehheheheehehe
[]'s Paulo Lyra
Camper 92 S4TD Tartaruga
Paulão,
Não vai muito na onda do teu tio, essa que o 14B é melhor que o MWM 2.8 é coisa dele :discordo:
O S4T, concordo. :concordo:
caro amigo sou novo no mundo do engesa, adquiri uma essa semana passada, minha duvida é qual relaçao devo usar no diferencial, e se posso utilizar uma caixa de reduçao do jeep ulyllis?
desde ja meus agradecimentos
abraço
guilhermeabreu
08/10/2008, 00:52
DUÁ
Esquece a caixa de redução do willys no ENGESA , é fraca para ele .
A relação que vc deve colocar depende do que vc quer fazer com ele , vc tem que dar mais detalhes do mesmo , qual a caixa de marcha que ele tem , qual a caixa de redução que ele tem , que pneus vc tem , vc vai usar o ENGESA com qual finalidade .
Aí sim poderemos opinar de uma forma mais clara e que te possa satisfazer melhor .
Seja bem vindo mais um ENGESEIRO em nosso grupo , parabens pela compra de um excelente 4x4 .
ABRAÇÃO
o chucrut aqui de bh tem um engesa com redução de willys e nunca deu problema.acho que vc devia conversar direto com ele.
chucrut4x4@terra.com.br
ah, ele faz linguiça branca sob encomenda tambem, dizem que é boa.
Ralado/SP
13/10/2008, 19:10
FPC3,
Vc que conhece o Chucrut, sei lá como escreve isso???... pede pra ele colocar fotos da porta de fibra que ele comprou esses dias. Tenho muita curiosidade por eleas pois sou um grande incentivador deste projeto... só que não vi a peça pronta.
Abraçones
Ralado
RogérioNunes
13/10/2008, 19:36
Usar até pode usar principalmente se for pra fins de semana e trilhas mas pro dia a dia cedo ela vai dar oficia.
Uso câmbio 2215 e reduzida willys na minha F75 com motor Q20 aspirado com diferencial 13/46 e olha o resultado depois de rodar aproximadamente 1400km.
Troquei a engrenagem pra tirar a dúvida e quebrou novamente, isso andando em 4x2 e asfalto.
[]`s
QUOTE=fpc3;712038]o chucrut aqui de bh tem um engesa com redução de willys e nunca deu problema.acho que vc devia conversar direto com ele.
chucrut4x4@terra.com.br
ah, ele faz linguiça branca sob encomenda tambem, dizem que é boa.[/QUOTE]
Eduardo Velo
13/10/2008, 20:12
Usar até pode usar principalmente se for pra fins de semana e trilhas mas pro dia a dia cedo ela vai dar oficia.
Uso câmbio 2215 e reduzida willys na minha F75 com motor Q20 aspirado com diferencial 13/46 e olha o resultado depois de rodar aproximadamente 1400km.
Troquei a engrenagem pra tirar a dúvida e quebrou novamente, isso andando em 4x2 e asfalto.
Grande mestre Rogerio , preciso de uma opinião sua meu camarada ...
Estive pensando numa cx de reduzida pro meu fase 3 , mas na verdade só preciso mesmo pra controlar em descida muito íngreme , então pensei em mexer na relação da 1a marcha
deixando ela mais curta , pq o restante pra mim ta de bom tamanho , a Clarck vai muito bem na estrada , e em trilhas , só sinto falta de uma 1a mais reduzida pq a relação 3,07 é longa e qdo tenho que manter controle em descida o giro sobe muito e me obriga a frear , mesmo usando a 1a que ja é bem reduzida ...
Será que tem como trocar as engrenagens da Clarck 240V pra deixar a 1a mais reduzida ??
Essa cx de red. do CJ pra levar a F75 com o perkinho tinha que dar nisso mesmo ... rsrs ...
Meu amigo quebrou o piloto da cx de band que é parrudão qdo tava com um Engesa com MWM 6 cil. , qdo vem o torque tem que ter quem segura ... rsrs ...
abs ...
RogérioNunes
16/10/2008, 21:28
Edu, de fato com essa relação a primeira fica devendo quando usada para freio motor numa descida muito forte.Não sei te responder se é possível trocar as engrenagens para deixar a primeira mais curta do que já é. Pensei nas caixas clark de alguns caminhões chevrolet e Ford
na possibilidade de fazer essa transformação....Botando na balança, é tão necessário assim essa mudança?
Vou sondar com alguns amigos que trabalham com caixas para ver se é possível.
[]´s
Grande mestre Rogerio , preciso de uma opinião sua meu
camarada ...
Estive pensando numa cx de reduzida pro meu fase 3 , mas na verdade só preciso mesmo pra controlar em descida muito íngreme , então pensei em mexer na relação da 1a marcha
deixando ela mais curta , pq o restante pra mim ta de bom tamanho , a Clarck vai muito bem na estrada , e em trilhas , só sinto falta de uma 1a mais reduzida pq a relação 3,07 é longa e qdo tenho que manter controle em descida o giro sobe muito e me obriga a frear , mesmo usando a 1a que ja é bem reduzida ...
Será que tem como trocar as engrenagens da Clarck 240V pra deixar a 1a mais reduzida ??
Essa cx de red. do CJ pra levar a F75 com o perkinho tinha que dar nisso mesmo ... rsrs ...
Meu amigo quebrou o piloto da cx de band que é parrudão qdo tava com um Engesa com MWM 6 cil. , qdo vem o torque tem que ter quem segura ... rsrs ...
abs ...
Eduardo Velo
16/10/2008, 22:23
Rogerio , valeu a atenção meu camarada ...
Olha , seria muito bom se tivesse essa 1a mais reduzida , deixando o restante como está , não precisaria de nenhum tipo de adaptação e ficaria exatamente como estou precisando ...
Colocando na balança é isso ... nem é pelo fato de gastar , mas de mexer o menos possível ...
Se a rel. do dif. não fosse tão longa , não teria problema , mas não quero mexer nessa relação , o motor trabalha muito sussa pq nunca vai atingir rotação max. , e meu único problema é em descida íngreme , que tendo sómente a 1a mais reduzida já é o suficicente ...
Vou ficar no aguardo dessa consulta com outros mestres ... sei que a galera das arrancadas mexem nas relações dentro do câmbio , por isso tive essa idéia , mas ficou a dúvida se consigo mexer sómente na 1a ...
abs ...
guilhermeabreu
17/10/2008, 19:01
GRANDE EDU
Sei que vc gosta de manter o mais original possível , mas a adaptação da T-CASE da BAND que o ROGÉRIO fez no meu ENGESA esta perfeita como se fosse um cambio completo da BAND sem adaptações , nem uma falha no funcionamento , nenhuma roncada , nenhum vazamento , tudo perfeito .
Lógico que ele teve algumas dificuldades na montagem pq as peças do FLANGE DE ADAPTAÇÃO não foram PLUG/PLAY como o fabricante do KIT anunciava , mas com a capacidade técnica que o ROGÉRIO tem , ele tirou de letra e esta perfeito até agora , e olha que já dei um bocado de páu nele . Já arrastei até onibus com o eixo traseiro travado que estava no meuio da rua atapalhando o transito , perguntei ao guarda municipal se ele não queria uma ajuda para tirar aquele onibus do meio do transito , ele perguntou com que que eu ajudaria , e disse com aquele jipe alí , ele respondeu , com aquele carrinho alí ? eu disse sim , e assim o fiz , coloquei a redução , engatei a 1ª , e quase que em marcha lenta foi esticando a corda até arrastar o onibus com as rodas traseiras travadas , ARRASTEI COM TUDO , e o BICHÃO NEM AÍ eles ficaram encantados com a capacidade de puxar daquele CARRINHO .
EDU VELO , PÕE A CAIXA DE REDUÇÃO DA BAND AMIGO E VAI DESCER AS RIBANCEIRAS TRANQUILO .
ABRAÇÃO
FernandoPedro
17/10/2008, 21:47
Fala aí Dr. Guilherme, blz?
Concordo plenamente com você, o Engesa com a t-case da Band fica "animal".
Mas nessa semana tive uma ingrata surpresa, ao trocar a relação dianteira, fiquei sabendo pelo mecânico que a minha t-case não está desengatando a tração dianteira, mesmo com a alavanca posicionada à frete e com a roda-livre em 4x2, o eixo-cardã fica travado.
Liguei para a loja que montou a minha t-case e o cara disse para levar pra dar uma olhada... vamos ver, mais um tempo sem andar com ele. Espero que não seja nada complicado, vc tem idéia o que pode ser?
Mesmo assim recomendo a adaptação.
Abs.
guilhermeabreu
18/10/2008, 10:49
AMIGO FERNADOPEDRO
Não sei se vc acompanhou de perto a instalação da T-CASE da BAND , mas alí no acoplamento da alavanca da T-CASE tem uns bracinhos que são encaixados por pressão , de um lado na T-CASE tem uma cabeça redonda e no bracinho uma mãozinha que encaixa nesta bolinha ( cabeça redonda ) tipo da vareta do carburador da VARIANT , pode ser que soltou este acoplamento , no meu esta junção estava um pouco folgada , daí comprei uma união desta do caminhão MB acho que do 1113 e adaptei alí , ficou muito mais reforçado este ponto , o ROGÉRIO colocou fotos desta adaptação lá no meu tópico da adaptação da T-CASE , é só vc ver .
Não acho que seja nada demais não .
Puxei o tópico aqui pra o início , o tópico não é meu , é do ROBINSON : Cambio 240V com a T-CASE Toyota . Esta na pag. 9 a 1ª foto .
ABRAÇÃO
FernandoPedro
18/10/2008, 12:12
Dr. Guilherme, tudo bem?
Eu ví o tópico, acho que a adaptação da minha t-case não foi feita daquele jeito, pelo que ví a sua ficou muito bem feita.
Acabei de pegar a viatura agora, tive que vir a 10km/h para não forçar, pq ela estava em um mecânico e na próxima semana tenho que levá-lo na loja que montou a minha t-case.
Valeu pela dica.
Abs.
mais uma adaptação de t-case de jpx em um marruá 0 KM, aqui em belo horizonte, do Gutierrez lhamas, pagou mil reais numa t-case.
Salve Fabiano !
Seguinte.. se tu compra um Engesa e mantém original, tipo .: Sem pneu 33 e sem alongar a relação no diferencial.. vc pode dispensar a reduzida ... obvio que vai ter que aprender a usar as marchas do danado e dosar o pé do acelerador para aproveitar a curva de torque .. mas traduzindo esta tecnice toda.. tu brinca bem .. tu nao vai passar de 110km/h ou 120km/h .. o bicho é reduzido por natureza vide o post acima.. Claro que vc pode evoluir e colocar todos os upgrades existentes .. preparando para viagens.. com pneus 33", 35" e toda tralha disponível.. mas ai .. tem que colocar reduzida.. vide o meu caso.. minha Camper passa dos 180Km/h reais e graças ao Ppppppputo torque do motor sobe em 1a qq coisa que pense... mas ai imagina .. imposível ter uma descida controlada com ela .. justo por conta dos pneus e mais ainda o diferencial alongaaaaaaadoooooooo em 3.15 !! Portanto da para brincar mas com moderaçãooo.. to preparando aos poucos :)
que motor que vc tem nessa camper ai??
vlww
RENEGADE
04/12/2008, 08:12
Amigos peço licensa para dar a vocês meu depoimento sobre a caixa de redução do jpx no engesa.
Eu tenho um engesa fase 1 com relação 13x46, pneus 33" caixa 240v e um motor 4.9 injeção da f 1000, que eh um animal, antes de colocar a red do jpx ja tinha estourado duas reduções originais, e tentei a do willys que estourei mais 3 vezes, ate que coloquei a do jpx, e realmente ficou showwww de bola, muitooo boa e muitoooooresistente, alem de muito mais em conta.
abraço
Apesar de resistente, tudo pode quebrar um dia. Como fica a manutenção dessa caixa do JPX em caso de necessidade de troca de engrenagens, por exemplo ? Acha-se peças para ela de forma fácil ?
Mais um detalhe: essa caixa é interligada ao câmbio por meio de um cardã ? Ou vai acoplada diretamente no câmbio, como nos Willys, Engesas e Bands ?
paulohflyra
14/01/2009, 09:52
que motor que vc tem nessa camper ai??
vlww
Só vi o tópico agora ! O S4T com relação 3.07 no dif traseiro.
franzlana
14/01/2009, 21:17
Alguem poderia colocar fotos desta reduzida do JPX? Como é a conexao com a caixa?
olha, cada cabeça uma sentença, o risco de peças e quebra é o mesmo da toy-band, o custo é que é um terço do preço na compra e um terço do preço na adaptação.Resistencia é a mesma, as duas são projetadas para mais do que o engesa faz.ambas para caminhao.no caso da de jote para um caminhao auverland 3,5 toneladas.Sou simpatizante da de jota pelo custo, facilidade de adaptação e pela "não" necessidade de mexer na originalidade do carro.A da toy- band tenho visto mexer lataria ou chassis e as flanges são quebra cabeça pra montar.A do jota so pede uma usinagem na ponta do eixo feita com perfeição ae em sampa pelo nivaldo modenese e aqui em bel ohorizonte pelo renato da progresso 4x4.a foto ta abaixo.
abraço a todos.
Não duvido da capacidade e resistência dessa caixa de redução do Jota. Veja minha pergunta original novamente: "Acha-se peças para ela de forma fácil ?" Quando me refiro a manutenção é com relação a achar peças. As de Band creio que não teria dificuldades em achar peças e engrenagens, mas e as de JPX, cuja fábrica faliu/fechou ? É esse o questionamento, facilidade de encontrar peças ou tem que manter uma caixa sobressalente para canibalizar peças quando necessário ...:rolleyes:
Não duvido da capacidade e resistência dessa caixa de redução do Jota. Veja minha pergunta original novamente: "Acha-se peças para ela de forma fácil ?" Quando me refiro a manutenção é com relação a achar peças. As de Band creio que não teria dificuldades em achar peças e engrenagens, mas e as de JPX, cuja fábrica faliu/fechou ? É esse o questionamento, facilidade de encontrar peças ou tem que manter uma caixa sobressalente para canibalizar peças quando necessário ...:rolleyes:
se a canibalização não fosse um processo industrial confiavel não seríamos um dos maiores paizes do mundo em carros velhos rodando, perdendo pra cuba e mais meia duzia de subdesenvolvidos.Acha tanto peça quanto caixa usada inteira por ae, sem falar que tem quem faça as engrenagens.
Acha tanto peça quanto caixa usada inteira por ae, sem falar que tem quem faça as engrenagens.
OK, era somente essa a dúvida, se era possível encontrar peças sem muita dificuldade para essa caixa. :wink:
Fpc3.
Meu caro desculpe mais uma pergunta quanto a caixa do PPX, caso ela esteje com o cambio clarck 2215, utilizando o eixo piloto GM, não é necessária nenhuma usinagem, não é?
Estou certo?
Pois estou tentando montar o conjunto mais resistente, confiavel e simples possivel.
se houver usiangem será na ponta do eixo que sai da caixa e só.Aqui em belo horizonte o renato da progresso faz e o franz que trabalhou na agrale, esse marrua zero km da foto ta com caixa de redução de jota.
Lucas Nassif
30/08/2011, 15:32
Reativando o tópico..
se houver usiangem será na ponta do eixo que sai da caixa e só.Aqui em belo horizonte o renato da progresso faz e o franz que trabalhou na agrale, esse marrua zero km da foto ta com caixa de redução de jota.
Tem mais detalhes e fotos dessa adaptação?
Estou sondando uma adaptação de tcase de JPX no meu Marruá. Sou de Pedro Leopoldo, perto de BH.
[]`s
franzlana
11/11/2011, 11:34
Estou procurando uma TCase do JPX a algum tempo e não acho. Se alguém puder indicar uma agradeço.
Casa da transmissão4x4
17/11/2011, 22:03
Pessoal, eu lí bastante o topico, e ví diversas opinioes, porem vou postar a minha :
eu concordo com todos que a t-case do jpx e muito boa, parruda, aguenta bem o tranco, porem algum colega disse neste topico que algum dia por mais que seja resistente uma t-case destas uma hora ela quebra, e depois que quebrar vai ser muito dificil de achar peças, fora isso achar uma t-case jpx usada e muito dificil, já a t-case da toyota bandeirantes e facil de achar ela completa e 100% nova, isso mesmo 100% nova !
guilhermeabreu
19/11/2011, 11:10
Pessoal, eu lí bastante o topico, e ví diversas opinioes, porem vou postar a minha :
eu concordo com todos que a t-case do jpx e muito boa, parruda, aguenta bem o tranco, porem algum colega disse neste topico que algum dia por mais que seja resistente uma t-case destas uma hora ela quebra, e depois que quebrar vai ser muito dificil de achar peças, fora isso achar uma t-case jpx usada e muito dificil, já a t-case da toyota bandeirantes e facil de achar ela completa e 100% nova, isso mesmo 100% nova !
X2
Até pensei em responder , mas fiquei compreguiça , mas é ISTO AÍ MESMO .