Ver Versão Completa : Barulho/ruído na TR4 entre 100 e 110 Km/h
Buenas!
Estou com um problema bem especifico na minha TR4 2008 MT.
Quando eu atinjo cerca de 95-100Km/h surge um barulho forte, como se fosse um ronco constante (vuuuhhhh...) e o mais supreendente é que quando a velocidade atinge uns 115-120 km/h este barulho simplesmente desaparece.
Fiz uma viagem de SP-SC a 120 km/h de olho nos radares para nao ouvir este barulho, pois é forte e encomoda.
Eu estava atribuindo este barulho ao rack do carro, pensei que criava alguma resistencia e surgia essa ressonancia (tinha uma outra TR4, estou com essa a 3 meses e está com 30 mil rodado). Mas eu tirei o rack e o barulho continua!!
Algumas considerações:
- Com o 4x4 acionado o barulho nessa velocidade continua;
- Se eu passo para ponto morto tambem se mantem, portanto nao deve estar relacionado ao motor, correias etc;
- Rolamento eu acho que não é, pois o barulho só surge nessa velocidade especifica e depois para, nao é progressivo;
- Algo que percebi, se eu esterço bem pouco para a esquerda e em alta velocidade, suficiente para mudar de faixa ou uma curva bem aberta, o barulho parece dar uma aumentada.
Alguém ja teve um problema semelhante? Ou tem ideia do que possa ser?
Da para perceber que não manjo muito de mecanica, mas nao quero ficar refem de oficinas!
Valeuu!!
Absss.
Buenas!
Estou com um problema bem especifico na minha TR4 2008 MT.
Quando eu atinjo cerca de 95-100Km/h surge um barulho forte, como se fosse um ronco constante (vuuuhhhh...) e o mais supreendente é que quando a velocidade atinge uns 115-120 km/h este barulho simplesmente desaparece.
Fiz uma viagem de SP-SC a 120 km/h de olho nos radares para nao ouvir este barulho, pois é forte e encomoda.
Eu estava atribuindo este barulho ao rack do carro, pensei que criava alguma resistencia e surgia essa ressonancia (tinha uma outra TR4, estou com essa a 3 meses e está com 30 mil rodado). Mas eu tirei o rack e o barulho continua!!
Algumas considerações:
- Com o 4x4 acionado o barulho nessa velocidade continua;
- Se eu passo para ponto morto tambem se mantem, portanto nao deve estar relacionado ao motor, correias etc;
- Rolamento eu acho que não é, pois o barulho só surge nessa velocidade especifica e depois para, nao é progressivo;
- Algo que percebi, se eu esterço bem pouco para a esquerda e em alta velocidade, suficiente para mudar de faixa ou uma curva bem aberta, o barulho parece dar uma aumentada.
Alguém ja teve um problema semelhante? Ou tem ideia do que possa ser?
Da para perceber que não manjo muito de mecanica, mas nao quero ficar refem de oficinas!
Valeuu!!
Absss.
Teria algo a ver com os pneus?:pensativo:
Arlei RS
15/05/2012, 11:06
A minha tem um bartulho semelhante e pela minha experiencia acho que é o rolamento da roda.
Surreal o que era...
Nas primeiras TR4 da 2ª geração 2007/2008 em algumas delas, ficava um pequeno vão entre o protetor de cárter e a carroceria. E isso produzia uma ressonancia muito forte quando em alta velocidade (acima de 100 Km/h).
Basta aumentar esse espaço, colocando um calço no parafuso, de uns 3 cm ja é o suficiente para que não produza esse ruido.
Valeu!!!
Abss
fabiano ruiz
16/05/2012, 12:18
amigo rolamento é o mais provavel já tive o mesmo problema ( quando virava a direçao um pouco parecia que tinha um aviao pousando au meu lado... espero ter ajudado
Pierre Braga
19/05/2012, 07:57
Gabiru, estou com o mesmo problema e tenho um tr4 2009 at, as características são exatamente as mesmas, se eu conseguir alguma solucao te passo
Ricardo OZ
04/11/2012, 13:06
Minha TR4/2008 AT também apresentava o mesmo problema, retirei o protetor e problema foi resolvido. Vou tentar distanciar o protetor do encaixe original para ver se soluciona o problema e volto a postar.
acabei de comprar uma tr4 2007 e ela apresenta algo parecido.
a diferença é q ao invés de barulho, a direção vibra em velocidade entre 100 e 110 km/h.
passando dessa velocidade a vibração simplesmente some.
o protetor do carter q tenho não é o original e sim um reforçado.
alguma ideia do q possa ser?
valeu!
A minha faz a mesma coisa, ano 2009. já fiz balanceamento, alinhamento e cambagem, mas continua a mesma coisa. Alguém sabe qual é o problema?
abs,
Bruno
acabei de comprar uma tr4 2007 e ela apresenta algo parecido.
a diferença é q ao invés de barulho, a direção vibra em velocidade entre 100 e 110 km/h.
passando dessa velocidade a vibração simplesmente some.
o protetor do carter q tenho não é o original e sim um reforçado.
alguma ideia do q possa ser?
valeu!
Ricardo OZ
06/11/2012, 21:23
Coloquei uma porca entre o protetor e chassi e o barulho sumiu.
Aos amigos que estão percebendo vibração na direção além do barulho, sugiro balanceamento caso ainda não o tenha feito. Considerarar também algum possível manchão no pneu, aí não tem balanceamento que resolva, mas pode-se trocar os pneus dianteiros com os traseiros para saber se´muda alguma coisa.
Julianouff
11/04/2015, 00:52
Eu tenho um Golf e estou exatamente c/ o msm problema. Comecei a notar isso depois de ter caído numa cratera na estrada. Já fiz alinhamento e balanceamento, mas n resolveu. As rodas estavam até empenadas por conta do impacto, mas a somução n foi desempená-las. Enfim, n faço idéia de como resolver isto, e pelo visto, n é problema exclusivo da TR4
Sidney Cortez
03/05/2015, 23:48
Olá pessoal, sou novo por aqui... alguém poderia postar um foto da alteração no protetor do carter que precisa ser feito para eliminar este barulho? Desde já agradeço.
Sidney Cortez
19/05/2015, 20:53
Pessoal troquei os rolamentos dianteiro e o barulho persiste... o que pode ser?
Julianouff
20/05/2015, 18:19
Eu tenho um Golf e estou exatamente c/ o msm problema. Comecei a notar isso depois de ter caído numa cratera na estrada. Já fiz alinhamento e balanceamento, mas n resolveu. As rodas estavam até empenadas por conta do impacto, mas a somução n foi desempená-las. Enfim, n faço idéia de como resolver isto, e pelo visto, n é problema exclusivo da TR4
Levei o carro na autorizada e diagnosticaram problema de rolamento. Troquei e o barulho reduziu.
Sidney Cortez
21/05/2015, 02:39
Olá pessoal, sou novo por aqui... alguém poderia postar um foto da alteração no protetor do carter que precisa ser feito para eliminar este barulho? Desde já agradeço.
Pessoal, voltei aqui pra dizer que encontrei o problema... realmente era o protetor do carter que estava fazendo aquele barulho todo. Feliz por saber que não era nada daquilo que os mecânicos diseram. Coloquei um coxim de Borracha entre o protetor e o chassis... RESOLVIDO. abs a todos.
Pode ser que problema que alguns relataram seja a escamação do pneu: ao passar-se a mão no pneu no sentido contrário ao movimento de giro, sente-se algo semelhante a escamas de peixe. O ruído que ele provoca é igual ao do rolamento estragado. Para saber se é um ou outro levo o carro em local que balanceie as rodas sem tirá-las, isto é, erguem a roda e a aceleram com a máquina: se o ruído aparecer nesta situação é o rolamento; se não, é o pneu escamado. As causas do pneu escamado são rodar com o carro fora de geometria, amortecedor ruim ou calibragem excessiva. Para minimizar o ruído incômodo, passe o pneu ruim para a posição mais longe do seu ouvido: até onde sei, o pneu escamado não compromete a segurança. Em último caso, troque o pneu.