Ver Versão Completa : Riscos em usar espaçadores
Estive analisando este assunto pois necessito urgentemente alterar o off set das rodas de meu CJ5....
Um espaçador de 1.1/2" não "forçara" a ponta de eixo com a mesma força que uma roda , de F1000 por exemplo , que teve seu off set alterado ( para menos é claro ) em 1.1/2 ?????
Deste ponto de vista o "risco" na ponta de eixo não será o mesmo ???
Valmor,
Camarada use a "pesquisa", tem muita coisa no forum sobre o uso de espaçadores.
Abraço..
Marcos Arcosy
27/07/2005, 09:09
Valmor,
Acredito que a melhor solução para o seu caso é a troca das rodas por uma com Off Set mais negativo que a original do Jeep.
Veja a mensagem que eu postei no outro tópico que você abriu.
Abraços,
Ronaldo B.
27/07/2005, 09:18
Valmor,
Que medida de pneus você está usando ???
Dependendo do pneu que você estiver usando vale mais a pena trocar as rodas do que usar alargadores.
Um alargador de boa qualidade nessa medida que você quer colocar custa por volta de R$ 100,00 cada um se for de ferro, se for de alumínio custa bem mais, em compensação uma roda nova 15x8" ou 16x7" custa em média R$ 120,00.
Eu uso pneu 33x12,5x15" com rodas 15x8" e a roda dianteira pegava um pouco no parafuso superior de fixação do amortecedor, cortei a ponta do parafuso e o problema acabou e o pneu traseiro pegava no paralama, mas isso resolveu depois que troquei as molas.
Então você precisa ver que tamanho de pneu que você está usando, onde está pegando e qual o melhor custo x benefício, se é colocar o alargador ou trocar as rodas.
[]´s
Elmer_Jeep
27/07/2005, 09:30
Cara esse negócio tá complicado hein. :pensativo:
Vc criou 3 tópicos pra falar a mesma coisa :parede: :putz:
Olha, espero que isso te sirva de consolo:
Tenho vários amigos e clientes que usam no Jeep rodas 15x10 (off-set -44) com pneus 33"x12,5R15 e nunca tiveram problemas com os semi eixos trazeiros. :wink:
Se vc tá com medo do semi eixo não aguentar rodas 16x7 com pneus 750x16 :lol: é melhor regular os limitadores do esterçamento e guardar teu jeep na garagem...(pra não correr o risco) :twisted:
[]'s aguardando possíveis pedradas
William_NATAL
27/07/2005, 10:26
Valmor,
a solução é mesmo o off set negativo na roda da f 1000
o preço é de +- 50,00 por roda , vai conseguir um espaço de + de 10 cm
fica leve para o eixo e melhora a estabilidade da viatura.
william
Aqui tem o que vc precisa...
http://www.mercado-d.com.br/oxfordbr/loja/loja.asp?cod_subcategoria=38
R$110,00 cada roda nova...
Até...
clecio_zandor
11/08/2008, 16:57
Aqui tem o que vc precisa...
http://www.mercado-d.com.br/oxfordbr/loja/loja.asp?cod_subcategoria=38
R$110,00 cada roda nova...
Até...
Opa Ribon,
Tentei acessar o link mas não abre. Está certo?
Abs.
Sergio Rocha
11/08/2008, 17:01
Opa Ribon,
Tentei acessar o link mas não abre. Está certo?
Abs.
Esse tópico tem 3 anos.:stop:E o Ribon nem acessa mais.:parede:
É melhor vc pedir informações sobre o que vc quer.
[]':oops:
victor massinha
12/08/2008, 09:00
ja vi muita gente ter problema com o rolamento do eixo por causa dos espaçadores!
Marcos ET
12/08/2008, 10:17
Se tem que espaçar dmais, a coisa complica mesmo... no meu caso, preferi trocar os eixos por uma medida de segurança. Outra opção é o tal kit flutuante, pois parece que ele "projeta" as rodas para fora uns 50mm ou mais, e como existem dois rolamentos para apoiar o eixo da roda, entao nao tem tanto risco...
Sérgio, vc sabe pq o Ribon nao aparece mais no fórum?
Sergio Rocha
12/08/2008, 11:30
ja vi muita gente ter problema com o rolamento do eixo por causa dos espaçadores!
Uso espaçadores, de 2 polegadas, desde 11/2006 e nunca tive problemas com rolamentos ou qualquer outro.
[]'
Sergio Rocha
12/08/2008, 11:32
Sérgio, vc sabe pq o Ribon nao aparece mais no fórum?
Não sei não.Já tem um bom tempo que ele sumiu.
[]'
Marcos ET
12/08/2008, 16:00
Uso espaçadores, de 2 polegadas, desde 11/2006 e nunca tive problemas com rolamentos ou qualquer outro.
Poizé Sérgio.. um amigo meu tem um CJ5 1983/84 belíssimo... ele tbem usa estes espaçadores de roda a algum tempo... semana passada tava comprando semi-eixo do jeep pq o dele rompeu... interessante é que o jeep dele é suuuper bem cuidado, inclusive com manutenção preventiva e outras coisas que colocam o jeep dele como um dos mais bonitos e bem conservados daqui (ele foi e voltou recentemente de MARINGA até Palmas - TO rodando, a uns dois meses atrás)... Um dos semi-eixos quebrou quando ele estava em Goiás... diante da situação, por um milagre nao aconteceu nada de grave... tanto que a unica saída para ele na hora foi soldar o semi-eixo e vir com cuidado até aqui... daih, ele estava procurando o semi-eixo do lado que quebrou e quando foi até a oficina... quebrou o outro lado!
Eu sou um defensor do sistema 100% flutuante.. mas sei que é caro... entao, se for para usar um eixo "normal", destes mais novos, nao consigo confiar 100%...
Quanto ao Ribon... bom... uma pena... vamo ver se ele foi abiduzido de vez ou se um dia destes aparece por aqui...
Sergio Rocha
12/08/2008, 18:16
Marcos
Essa vida é engraçada.Quando eu coloquei o Bl traseiro, pensei em mudar o eixo e colocar o Kit da Ensimec.Aí eu resolvi que só iria trocar quando quebrasse.
Depois do Bl traseiro, coloquei o Kit da t case que me dá mais uns 20 % de redução( kit do Marcel), mais os espaçadores e pneus cross 33 tala 8 e off set bem negativo:concordo:.O meu motor é opala 4 cil cabeçote rebaixado em 1,5mm e pra piorar o eixo tras é canela fina.
To esperando até hj e nunca quebrou.:pensativo:
Continuo esperando, no dia que quebrar eu faço upgrade.por enquanto vou naquela do time que está ganhando não se mexe.
Quando coloquei o Bl dianteiro, não arrisquei, achei que seria abuso, e troquei o eixo por um canela grossa com 30 estrias e coloquei o Trex da Ensimec.Uso espaçadores nesse eixo tb.E tb nunca quebrei nada.
Meu uso é basicamente trilhas mais pra pesadas, não sou de refrescar no acelerador, tomo um pouco de cuidado, mas não deixo de afundar o pé.
Tomara que eu continue dando sorte.:dance::dance::dance:
Detalhe de grande importancia.Os meus espaçadors são aqueles fabricados pela TT4, vão presos ao cubo e as rodas prendem nele.Não são aqueles de parafusos gigantes.
Abaixo uma foto do espaçador e outra do jeep para vc avaliar a bitola dele.
[]'
leopoldo
12/08/2008, 20:23
Marcos,
arruma umas fotos desses semi-eixos
pode ser o caso do tópico: cuidado, os eixos semiflutuantes podem matar.
Marcos ET
13/08/2008, 09:58
Grande Sergio! cara, esta tua "ferrari" do mato ficou bonita heim? rsrsrsrs
Cara, uma vez eu li algo sobre os tipos de eixo que já sairam no jeep... e até onde lembro, o que vc usa (Canela Fina - Original dos CJ3A) eram mais resistentes doq os "canela grossa"... Leopoldo que me corrija se eu estiver errado, mas com estes eixos traseiros, acho que vc vai "morrer de velho" esperando eles quebrarem... rs
Leopoldo, como vai?
Vou pedir umas fotos para meu amigo Cleiton, que é o dono da viatura... os eixos do jeep dele sao os originais do CJ5 ano 83 nacional, já com estria fina. Ele usa EXATAMENTE aqueles tipos de espaçadores que o Sérgio Rocha colocou na foto.... (aeh Sérgio, toma cuidado mesmo assim!)
Agora ficou a dúvida, e gostaria que vc, Leopoldo, me explicasse... Lendo a capacidade de cargas axiais aplicadas no eixo 100% flutuante era muito superior aos semiflutuantes que, por sua vez, era superior ao eixo do jeeo novo (que de tanto chamar de "canela grossa", esqueci como se chama), destes com rolamento de esferas... ENTAO, fica minha dúvida, o eixo chavetado (semiflutuante) nao é mais resistente doq o eixo do jeep mais novo?
Sergio Rocha
13/08/2008, 12:29
Eu tomo cuidado.Já chequei o aperto, do espaçador e da roda, diversas vezes.Conselho do Leopoldo. Até hj elas nunca afrouxaram.:dance:
Mas realmente o projeto original é muito mais resistente do que a maioria das gambiarras que inventam pra jeep.
Logicamente que o espaçador força mais o eixo.Mas fazendo manutenções periódicas eu não vejo nenhum problema.
Um veículo com a idade dos nossos jeeps, só andando no asfalto, já quebra toda hora.Eu acho que os jeeps sofrendo o que sofrem deveriam quebrar muito mais .
[]'
leopoldo
13/08/2008, 20:19
MARCOS, temos que entender as devidas comparações:
existem 3 coisas que importam basicamente no projeto do eixo como um todo:
-Material
-espessura / diâmetro
-tratamento térmico
Depois, na área do projeto, teríamos vários fatores que não vem ao caso aqui.
Se vc observar o eixo como um todo, a carcaça, a que tem maior diâmetro, tem mais resistência. Obvio que temos as espessuras envolvidas, mas consideremos que são iguais. Assim, a afirmativa é valida. Se não for, depende do caso, pois temos que considerar a proporcionalidade e/D.
Depois, ainda sobre a carcaça, temos que considerar a vida da peça. Quanto mais nova, menos sujeita a falhas por fadiga. Quanto mais nova, menos os cordões de solda corroeram, sofreram tensões, sobre-carga, etc ... e é lógico que isso é função do tempo de uso, exposição a calor, frio, chuva, etc ...
Sobre os semi-eixos, as análises para as condições de carga podem ser semelhantes (dia.x esp.x mat.):
Eixos como o chavetado ou os semi-flutuantes, APESAR de terem diâmetro muito maior na base do rolamento, que o usado no flutuante, são mais suscetíveis a fraturar. O semi-flutuante e o chavetado são dimensionados para torção e logo mais na ponta, cortante, flexão e torção (veja que o formato é cônico e aumenta da planetária (somente torção) para a base do rolamento (torção, cortante, flexão)) enquanto que o flutuante somente suporta torção (veja que ele pode ter diamentro constante, é o esperado).
A diferença entre o semi-flutuante e o chavetado aparentemente é mínima e corre por conta de detalhes do projeto sobre o exato material, espessura e tratamento térmico, uma vez que a cota entre a linha da roda e o apoio no rolamento é praticamente o mesmo.
No caso do flutuante, a capacidade de carga É maior. Veja que o diâmetro da manga de eixo É maior que a do semi-eixo. Já que é ela que sobre os abusos e cargas (PESO).
Sobre o semi-eixo flutuante, como é fabricado por encomeda, depende de cada aço e seu tratamento e acabamento, sendo o campeão o SAE4340 temperado e revenido. MESMO ASSIM, este suporta no limite motores como o V8. Porque ? Por causa do diâmetro máximo, que é o interno da planetária, ou a do entalhado da roda livre, ligeiramente menorque o da planetária. NÃO adianta aumentar no meio do semi-eixo. Quem manda é a planetária ou a outra ponta.
Só não entendi a "sua carga axial", que para meu raciocíneo seria a compressão ou extensão longitudinal do eixo.
Marcos ET
14/08/2008, 10:27
Só não entendi a "sua carga axial", que para meu raciocíneo seria a compressão ou extensão longitudinal do eixo.
Blza Leopoldo, obrigado pelas explanações!
Bom, como minha (e a dos demais, eu acho) preocupação é relativa ao eixo TRASEIRO, vamos desconsiderar o dianteiro ok?
Quando falei em "Carga Axial", tava me referindo às resultantes de cizalhamento, flexão e torção que o eixo sofreria no ponto que eu penso ser o de máxima solicitação: na parte entre o rolamento e o cubo de roda. Como agravante, estas solicitações ocorrem em "ciclos" (nao me lembro do termo), pois o eixo está submetido a rotação e por isso os vetores das forças "giram" em torno do ponto de solicitação... correto? Entao, quando eu falei em "Carga Axial" maior, seria a capacidade do eixo em suportar melhor a junção de todos estas forças e fatores ali, "naquele" ponto crítico...
A algum tempo, quando tinha idéias mais "estranhas", pensava em soldar uma flange no eixo traseiro, para poder fixar por parafusos o mesmo cubo dianteiro do jeep, já que a parte que suporta os rolamentos do cubo dianteiro é parafusada no munhão, eu aproveitaria aquele suporte que já existe no eixo traseiro (que serve para segurar o sistema de freios, mas nao deve servir para suportar a ponta de eixo), porém, adicionando uma flange para reforço, permitindo que a ponta dianteira seja fixada por lá... tal qual no desenho que eu fiz (claro que no desenho nao tem rolamentos, retentores, etc...):
leopoldo
14/08/2008, 12:12
Os meus comentários restingem-se específicamente ao eixo traseiro e suas variações( COM e SEM flutuante). NÃO comentei sobre o dianteiro.
Não precisa soldar a manga de eixo uma vez que a furação é coincidente. Para colocar a manga, só é necessário usinar (remover) alguns detalhes.
A solicitação máxima está concentrada no entalhado (torção) e flexo-torção na beira externa do eixo, coincidente com a linha de encaixe no rolamento.
victor massinha
14/08/2008, 13:06
poxa gostaria de ter a mesma sorte que vc sergio:(! é tudo isso que vc falou é verdade, quando digo que o espaçador de roda força o rolamento estou dizendo o que na maioria das vezes o que escuto pois eu nao uso, mas pra tudo existem exceçoes, pois ja vi maluquinho com flutuante no dana 44 e pneu 31 quebrar ponta de eixo em lugares que vc nao acreditaria! :shock:, aquilo que vc falou sobre a manutençao é verdade, se vc tem um jeep bem cuidado dificilmente dara prblemas a toa! cuido muito bem do meu jeep tbm sempre o mantenho engraxado e tudo mais, e amigos ficam indignados com coisas "originais" que tenho no meu jeep que dao bem menos "nó" do que alteraçoes que eram para ser melhores, mas como disse para tudo tem exceçoes, e nao tive sorte ainda com meu sistema de pontas de eixo, ja chegando a quebrar no estrada ( de asfalto :parede:) na troca de marcha!ainda bem que nao aconteceu nada de serio pois a ponta quebrou depois do rolamento, assim a roda ainda bem que nao caiu!
mas a troca por eixos flutuantes sera efetuada em breve, pois apesar dos pesares ainda acho o sistema chaveta do willys fragil mesmo com pneus 33"! nao gostaria de depender da sorte da proxima vez que a ponta quebrar( nao querendo que isso aconteça:roll:)
abraços a todos! e sergio parabens pelo jeep, pelo o que vi pela foto esta muito bonito!:concordo:
Marcos ET
14/08/2008, 15:56
Os meus comentários restingem-se específicamente ao eixo traseiro e suas variações( COM e SEM flutuante). NÃO comentei sobre o dianteiro.
Sim, eu sei... é que como eu comecei a falar da manga de eixo dianteira, fiquei com receio que outros colegas do fórum pudessem se confundir, pois as vzs nao sou mto específico com relação aos nomes das peças...
Não precisa soldar a manga de eixo uma vez que a furação é coincidente. Para colocar a manga, só é necessário usinar (remover) alguns detalhes.
Sério? nao necessita de reforços? quando eu falei em soldar, nao estava me referindo à manga de eixo propriamente, eu havia pensado em soldar um reforço no suporte que já existe no eixo (aquela parte vermelha), para depois fixar com parafusos (igual ao dianteiro) a manga de eixo... pensei que se eu fosse simplesmente "usinar (remover) alguns detalhes" e depois parafusar a manga, haveria o risco de quebra do suporte, que nao deve ter sido dimensionado para suportar a manga de eixo, somente o sistema de freio, isso está correto?
A solicitação máxima está concentrada no entalhado (torção) e flexo-torção na beira externa do eixo, coincidente com a linha de encaixe no rolamento.
hum! entao nao existe solicitação de cizalhamento (corte) ali neste ponto? interessante... embora utilizando um desejado sistema 100% flutuante, acho que a flexao do eixo tbem desaparece nao e? rs
Obrigado pelas considerações Leopoldo!
leopoldo
14/08/2008, 19:03
Se vc observar os kits de Flutuante, pode perceber que TODOS usam manga de eixo usinada, encaixada e aparafusada na flange onde vai preso o espelho do freio.
O segredo é usinar, na verdade rebaixar, o diametro piloto da manga para o diametro de encaixe dentro da flange. Isso porque o furo no munhão é maior que o diametro do rolamento.
OPSS! sim, tem o cortante ali. Esqueci de escrever. Afinal se vc corta(literalmente) o eixo, razante naquele ponto, o eixo cai. O cortante ali é +/- 1/4 do peso do jeep(parado) ... rodando, pode duplicar, triplicar até romper. O fletor é 1/4 do peso do jeep X a distancia meio do penu até o rolamento. O fator multiplicação também vale. A torção vem do motor. É só calcular... o torque máximo x redução até chegar lá (considere reduzido)... vale T/4 sem blocante e T/2 com blocante full.
No flutuante, ao tirar o peso do jeep de cima do semi-eixo, fica só a torção em cima dele ! é por isso que ele é mais fino.
Marcos ET
15/08/2008, 10:08
Se vc observar os kits de Flutuante, pode perceber que TODOS usam manga de eixo usinada, encaixada e aparafusada na flange onde vai preso o espelho do freio. O segredo é usinar, na verdade rebaixar, o diametro piloto da manga para o diametro de encaixe dentro da flange. Isso porque o furo no munhão é maior que o diametro do rolamento.
Nossa! tou começando a ter "idéias diferentes" novamente... rs
Leopoldo, nao entendi muito bem "diametro piloto da manga", "diametro de encaixe dentro da flange" e também "furo no munhão é maior que o diametro do rolamento"... sem querer ficar muuuuuuuuuito off-topic, mas teria como explicar melhor? Ainda nao peguei as peças para ver, pretendo estudar um pouco mais disso neste final de semana... mas se vc puder falar um pouco mais desta adaptação, eu agradeceria, pois já ia adiantar meu entendimento...
AEH, pessoALL, nao tou querendo fugir do tema do fórum, mas quem sabe, este tipo de adaptação reduz os riscos de utilizar espaçadores?
leopoldo
15/08/2008, 12:11
A manga de eixo é a mesma do eixo dianteiro e é a mesma usada na conversão do eixo traseiro para flutuante. Só que o dia. piloto é aquele dia que entra por interferância no munhão. É o dia. de encaixe.
Esse dia é > que o dia disponível de encaxe do rolamento. Esse dia tem de ser usinado, (rebaixado, diminuído) para a manga entrar, encaixar, com leve interferência no alojamento do rolamento.
Marcos ET
15/08/2008, 12:18
Saquei! obrigado pela explicação!
Já vou, amanha mesmo, pegar as mangas que eu tenho lá em casa e começar o estudo!
Obrigado!!
fabrostim
29/10/2008, 17:11
... agora a dúvida minha é para suzukeiros responderem na próxima mensagem... obrigado.
fabrostim
29/10/2008, 17:12
Queria aproveitar o assunto principal deste tópico, que é bastante visitado pelos cobras aí, e perguntar: Qual os riscos dos espaçadores de rodas para o Suzuki Sidekick ( ou Vitara 5 portas).
Por favor, quem souber dá uma ajudinha, ok?
Muito obrigado feras...
leopoldo
30/10/2008, 22:54
Fabrostim, boa noite.
Se vc der busca por "espaçadores", vai achar alguns tópicos sobre o assunto.
Independente do veículo que usa, os comentários são os mesmos.
tópicos como este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2227