PDA

Ver Versão Completa : Castanhas da barra de torção (Ranger)

constantino.carvalho
13/05/2012, 20:01
Bem pessoal, mais uma vez venho pedir a opnião dos mais experientes.

Tenho uma ranger 02/02, 2.8 power strock, ela é toda original, tirando o acionamento manual da tração e os calços de carroceria de 2" q coloquei nela, o resto é td peça de autorizada ford. Oq esta acontecendo é o seguinte, coloquei um guincho eletrico, ele tem peso total de 32kg, e ao fim de 1 semana usando ele na frente do carro, percebi q o mesmo esta com a frente mais baixa. Medindo do chão até o paralama, a frente esta 4 cm mais baixa q a traseira, e a tendencia é almentar um pouco mais essa medida, devido ao peso do guincho. Então para solucionar o problema resolvi apertar os parafusos da barra de torção, quando fui ver, eles originalmente ja estavam no maxmo da rosca. Oq pensei: colocar parafusos mais compridos, tendo assim mais recursso para girar a castanha(barra de torção), porem minha duvida é a seguinte, olhando la fora nos sites gringos a galera substitui a castanha em vez de almentar o parafuso (o link 1 e link 2 são as peças com regulagem, vendida no ebay). Dessa forma continuaria usando o parafuso original, q tem a ponta torniada(arrendonda), e tb manteria a castanha na posição original dela, e ainda assim ela faria o lift de 1" ou 2" de acordo com o desejado. Oq vcs acham? Vale a pena colocar um parafuso de aço um pouco maior e apertar, fazendo assim a castanha ficar mais "em pé" ou comprar essa castanha com furação diferente ?

Almentando 1" ou 2" na suspenção dianteira, as emocineticas aguentão? Eu levantei o carro no macaco em 4 cm na frente e olhei as emocineticas, e elas parecem ficar meio q forçando, pois ficam bem encrinadas. Alguem usa e sabe dizer se aguenta o tranco do dia a dia (pois gira o conjunto todo não tem roda livre) e ainda aguentaria passeios e trilhas?

LINK 1: http://www.ebay.com/itm/2-FRONT-ADJUSTABLE-TORSION-BAR-KEY-LEVELING-LIFT-KIT-4X4-4WD-4X2-2WD-EDGE-XLT-/120909810103?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord|Model%3ARanger|Year%3A2002&hash=item1c26c949b7&vxp=mtr (http://www.ebay.com/itm/2-FRONT-ADJUSTABLE-TORSION-BAR-KEY-LEVELING-LIFT-KIT-4X4-4WD-4X2-2WD-EDGE-XLT-/120909810103?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord%7CModel%3ARanger%7CYear%3A2002&hash=item1c26c949b7&vxp=mtr)

LINK 2:http://www.ebay.com/itm/98-11-Ford-Ranger-SPORT-3-LIFT-KIT-w-Procomp-Shocks-2wd-4wd-4x4-/220910916982?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord|Model%3ARanger|Year%3A2002&hash=item336f511576&vxp=mtr (http://www.ebay.com/itm/98-11-Ford-Ranger-SPORT-3-LIFT-KIT-w-Procomp-Shocks-2wd-4wd-4x4-/220910916982?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord%7CModel%3ARanger%7CYear%3A2002&hash=item336f511576&vxp=mtr)

LINK 3:http://www.ebay.com/itm/2000-2004-Ford-Ranger-4x4-SHACKLES-TORSION-KEY-FRONT-REAR-LIFT-KIT-600-/380400231064?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord|Model%3ARanger|Year%3A2002&hash=item58919ee298&vxp=mtr (http://www.ebay.com/itm/2000-2004-Ford-Ranger-4x4-SHACKLES-TORSION-KEY-FRONT-REAR-LIFT-KIT-600-/380400231064?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3AFord%7CModel%3ARanger%7CYear%3A2002&hash=item58919ee298&vxp=mtr)

BRAVOECONOVEMBER
13/05/2012, 20:07
Acho que antes de mais nada deves medir a altura da suspensão pra ver a quantas ela anda, para detectar se as barras de torsão estão cansadas, se dá pra levantar mais ou não. Medir a altura do para lamas não é coisa muito confiável não, a não ser que já tenhas medido a altura da suspensão nos pontos certos e anotado o valor nos para lamas. Ainda assim...
Procure link aqui no forum, tem cópia da página do manual ensinando como medir a altura. Até o máximo vai legal. Além disso as homocinéticas vão sentir, sem dúvida.

constantino.carvalho
13/05/2012, 23:56
Acho que antes de mais nada deves medir a altura da suspensão pra ver a quantas ela anda, para detectar se as barras de torsão estão cansadas, se dá pra levantar mais ou não. Medir a altura do para lamas não é coisa muito confiável não, a não ser que já tenhas medido a altura da suspensão nos pontos certos e anotado o valor nos para lamas. Ainda assim...
Procure link aqui no forum, tem cópia da página do manual ensinando como medir a altura. Até o máximo vai legal. Além disso as homocinéticas vão sentir, sem dúvida.

Então, sobre esse manual com os pontos q devem ser medidos para dar uma precisão exata sobre a altura do carro, eu ja vi, até tentei medir, mais não confiei mt não, bem, a altura do meu carro ta original na frente, eu só quero subir ele uns 3 a 4 cm e menos de 2", acho q da pra chegar na barra de torção...só q pra isso vou ter q usar um outro parafuso maior, oq eu não queria fazer, queria manter o original, vai q um parafuso de aço normal comprado em casa de parafuso não aguenta o esforço. Tb tem aquele negocio, posso comprar uma peça no USA e ela tb não aguentar ja q não é original.

Vc acha q até 2" as emocineticas aguentão legal?

BRAVOECONOVEMBER
19/05/2012, 20:09
Eu acho que até o máximo da altura original elas se comportam bem, além disso, depende de como vais forçar.
Se usar elas normalmente em altura excedente, elas vão se entregar mais rápido em dúvida.
Já vi unsposts aqui de galera que levantou, tava andando em duna de areia e lá pelas tantas a homocinética desencaixou, quebrou, etc. Elas tem a capacidade de carga reduzida conforme aumenta o ângulo, não adianta.
Agora... se usas a camionete mais para passeio, sem forçar, na maior parte do tempo sem usar a tração, bem... sem carga não deve quebrar, mas vai ser na sorte mesmo.
Sugeri a medição da altura porque pelo que comentaste acima tua suspensão estaria mais baixa por peso e por cansaço de barras de torção. Medindo, dá pra determinar e caso esteja baixa mesmo, pode subir para o máximo original à vontade. Se não confias na medição, leva em alguma oficina que se predisponha a fazer este trabalho pra ti.
Já medi na minha, usei uma régua no chão onde apoiei um esquadro, e marquei no esquadro com lápis a altura dos pontos. A diferença na altura dos pontos de medição em cada lado é o que dá a altura correta (e não a altura ao chão). Logo, o erro do piso é neutralizado. Dá pra medir assim numa boa.
PS: tua susta traseira tá erguida? se tiver, bem... a frente vai parecer caída sempre...