Conectar

Ver Versão Completa : Falha no arranque sw4 97

toyotero sr5
13/05/2012, 18:38
Boa Noite

Hoje fui dar a partida na viatura e o motor de partida so fez um barulho TEC virei a chave novamente e TEC virei mais uma vez e TEC e na quinta tentativa pegou :freaking:!!! Andei com o carro parei e quando fui ligar aconteceu novamente!!!! Vi a alguns dias atras um topico aqui no forum que tratava deste assunto mas não o encontrei e dizia que se tratava de um problema cronico das sw4 será? ?O que pode ser?? O famoso bendz?? Ou outros componentes ???

abraços

guilhermeabreu
13/05/2012, 21:56
Boa Noite

Hoje fui dar a partida na viatura e o motor de partida so fez um barulho TEC virei a chave novamente e TEC virei mais uma vez e TEC e na quinta tentativa pegou :freaking:!!! Andei com o carro parei e quando fui ligar aconteceu novamente!!!! Vi a alguns dias atras um topico aqui no forum que tratava deste assunto mas não o encontrei e dizia que se tratava de um problema cronico das sw4 será? ?O que pode ser?? O famoso bendz?? Ou outros componentes ???

abraços

TOYOTERO SR5

Este tópico era sobre um assunto muito parecido com este , SÓ QUE NÃO FAZIA TEC TEC NENHUM , apenas não pegava e não fazia barulho algum , era como se não tivesse ligado a chave , aconteceu comigo e tantos outros por aqui e aconteceu com um vizinho tb , a minha é uma SW4 93 , a do vizinho uma SW4 96/97 .

A minha fui no eletricista e ele me falou que era falta de terra , colocou outro fio terra mais grosso e o problema continuou , qdo fui a NATAL-RN na volta e ITABUNA aconteceu e não pegava mais , encontrei num desmanche um arranque e coloquei e numa mais tive problema .

Mas meu vizinho levou em outro eletricista e ele resolveu , cobrou R$80,00 e nunca mais ele teve o mesmo problema .

Este problema relatado por mim e meu vizinho , É QUE ACHAMOS QUE É UM PROBLEMA CRÔNICO DAS HILUX .

Mas este seu problema é diferente pq faz o TEC TEC , que pde ser cabo da bateria folgado ou automático do arranque , o barulho do BENDIX ruim é trectrectrectrec longo parecendo que tem algum dente escapando de uma engrenagem .

Ezahn
13/05/2012, 22:21
Amigo, este "tec" normalmente é falha do automático da partida. O defeito no bendix é caracterizado pela acionamento do motor de arranque sem girar o motor do carro. Faz aquele "thuinnnnnnn". Este "tec" é justamente o dendix engatando o motor de partida no volante, só que o motor de partida não gira. O bendix esta funcionando, o automático não.

Verifique o automático da partida. É aquela "caixinha" que fica grudada no motor de arranque. É um tipo de rele e deve ser mais barato que o bendix.

Abraços.

righi
13/05/2012, 23:40
o meu tava igualzinho, recondicionei por 200 reais...precisa dar uma garibada interna em eletricista especializado, fiz isso na vila maria baixa em sp

Eduardo Schaefer
14/05/2012, 00:48
347248347249Não sei se o arranque da 3.0 é igual ao da 2.8, mas a minha quando fez isso (2 x em quase 3 anos),foi só trocar umas pecinhas de cobre (no Uruguay chamam de platina e custa menos de 10 reais, as 2), parecem uns "L" e são elas que fazem o contato, quando "queimam"(ficam marcadas como quando encostamos uma chave nos polos da bateria), faz esse TEC TEC e não pega mesmo.Não sei de me expressei bem, mas as peças que falo são estas, "queimadas" já

toyotero sr5
14/05/2012, 11:10
Obrigado a todos pela a ajuda, hoje de manha deixei a viatura em um eletrecista de confiança e o mesmo deu o mesmo diagnostico que vcs!!! O Automatico!!! Segundo ele vai trocar o automatico e engraxar novamente, mais tarde vou postar aqui no forum o valor das peças e mão de obra para ajudar outros amigos!!

A todos obrigado e abraço

R-Mendes
14/05/2012, 15:48
Amigo, a sua é GASOLINA ou DIESEL? A minha gasolina tá com o problema de partida a quente e tá me enchendo o saco: pega bem com motor frio, mas com motor quente é aquela missa. Tô com medo de estragar o motor de partida ou lascar com a bateria. Cadê o tópico que fala disso? Não encontro.

toyotero sr5
19/05/2012, 19:30
Blz rapaziada

O motor de arranque ficou muito bom foram trocados o embolo e as peças que o eduardo schaefer citou acima, o bendz estava bom tambem.
O serviço ficou por R$ 210.00 com peças e a mão de obra!! achei um preço justo já que outro eletrecista fez o orçamento de R$ 680,00!!! Vai roubar a mãe!!! kkkk

valew abraço

Ezahn
20/05/2012, 17:16
Amigo, a sua é GASOLINA ou DIESEL? A minha gasolina tá com o problema de partida a quente e tá me enchendo o saco: pega bem com motor frio, mas com motor quente é aquela missa. Tô com medo de estragar o motor de partida ou lascar com a bateria. Cadê o tópico que fala disso? Não encontro.

Qual é o sintoma? O motor de arranque não gira, gira o arranque e não gira o motor, ou gira tudo e o carro não pega?

R-Mendes
20/05/2012, 17:59
Qual é o sintoma? O motor de arranque não gira, gira o arranque e não gira o motor, ou gira tudo e o carro não pega?

Amigo, terceira opção: gira tudo e o carro não pega. Mas só acontece com o motor quente. Pode estar nevando que se puxar a partida, pega de boa. Se andar até o motor entrar na temperatura de trabalho, não pega fácil de jeito nenhum.

guilhermeabreu
20/05/2012, 19:18
Amigo, terceira opção: gira tudo e o carro não pega. Mas só acontece com o motor quente. Pode estar nevando que se puxar a partida, pega de boa. Se andar até o motor entrar na temperatura de trabalho, não pega fácil de jeito nenhum.

Antigamente nos carros a gasolina qdo ísto ocorria era a BOBINA que estava ruim , pois qdo aquecia a bobina não mandava a corrente elétrica nescessária para provocar a centelha correta e o carro não pegava , daí desligava o carro jogava água na bobina e ele pegava novamente , mas agora com ingeção não sei , mas parece coisa de elétrica ruim .

R-Mendes
20/05/2012, 22:58
Antigamente nos carros a gasolina qdo ísto ocorria era a BOBINA que estava ruim , pois qdo aquecia a bobina não mandava a corrente elétrica nescessária para provocar a centelha correta e o carro não pegava , daí desligava o carro jogava água na bobina e ele pegava novamente , mas agora com ingeção não sei , mas parece coisa de elétrica ruim .

Dr. Guilherme, sou meio barriga verde com essas coisas, mas essa bobina não tem em motores a injeção? Porque é muito provável que seja algo relacionado a elétrica mesmo, algum sensor que se atrapalhe com temperatura mais elevada, não sei. Mas que é chato, é. As vezes tenho que estacionar meio numa descida pra pegar no tranco se sei que não vou demorar pra voltar pro carro.

guilhermeabreu
20/05/2012, 23:18
Dr. Guilherme, sou meio barriga verde com essas coisas, mas essa bobina não tem em motores a injeção? Porque é muito provável que seja algo relacionado a elétrica mesmo, algum sensor que se atrapalhe com temperatura mais elevada, não sei. Mas que é chato, é. As vezes tenho que estacionar meio numa descida pra pegar no tranco se sei que não vou demorar pra voltar pro carro.

CARO AMIGO R-MENDES

Cara , de carro novo não entendo nada , pois eu já sou velho e apaixonado pelos meus carros velhos e a díesel , daí não sei te responder se estes carros novos a gasolina e eletrônicos ainda tem bobinas , mas vai aparecer alguem aqui para te responder com mais exatidão . Nem sei mais como é o cheiro de gasolina . Só reconheço o cheiro de díesel e de CACHAÇA , um move meus dois 4x4 ( SW4 93 e ENGESA MWM 2.8 ) e o outro move a minha carcaça .

R-Mendes
20/05/2012, 23:39
CARO AMIGO R-MENDES

Cara , de carro novo não entendo nada , pois eu já sou velho e apaixonado pelos meus carros velhos e a díesel , daí não sei te responder se estes carros novos a gasolina e eletrônicos ainda tem bobinas , mas vai aparecer alguem aqui para te responder com mais exatidão . Nem sei mais como é o cheiro de gasolina . Só reconheço o cheiro de díesel e de CACHAÇA , um move meus dois 4x4 ( SW4 93 e ENGESA MWM 2.8 ) e o outro move a minha carcaça .

HaHaHaHaHaha! Essa foi boa.

:chorandoderir:

fgonelli
21/05/2012, 18:29
Que estranho, com o arranque girando o motor não pega, mas quando voce da tranco ela pega???????????

Ezahn
21/05/2012, 21:31

A injeção eletrônica não substituiu a bobina ( isto substituio o carburador). Ela foi substituída antes disto pela ignição eletrônica. Pode ser isto que esteja ruim.

guilhermeabreu
21/05/2012, 21:37
A injeção eletrônica não substituiu a bobina ( isto substituio o carburador). Ela foi substituída antes disto pela ignição eletrônica. Pode ser isto que esteja ruim.

EZAHN

É ísto aí , tinha me esquecido , é que qdo a gente não usa os neurônios em determinados assuntos , ele manda tudo para o arquivo morto , foi o que aconteceu comigo .

R-Mendes
22/05/2012, 00:16
Que estranho, com o arranque girando o motor não pega, mas quando voce da tranco ela pega???????????

Exatamente... Se não pega na partida, no tranco é de primeira. Ainda procurando a resolução do problema...

Lcooliveira
07/02/2013, 18:49
Exatamente... Se não pega na partida, no tranco é de primeira. Ainda procurando a resolução do problema...

Você conseguiu descobrir qual era o problema? estou passando pela mesma situação. abs

R-Mendes
07/02/2013, 21:17
Você conseguiu descobrir qual era o problema? estou passando pela mesma situação. abs

Amigo, ainda não procurei a solução do problema, mas dias atrás fiz a troca do filtro de gasolina e melhorou um pouco o problema.

Detalhe: o carro tem mais de 230.000 km e a última vez que trocou o filtro de combustível foi na linha de montagem. Pira! 230.000 km com 1 filtro de combustível! É Totóia!!!

Mas enfim, depois que trocou (e tava sujíssimo!), senti que esse problema diminuiu um pouco. O cara da oficina recomendou efetuar limpeza de bicos e verificação das velas. Farei isso em breve.

[ ]s, ainda aguardando solução definitiva pro problema.

:parede:

R-Mendes
27/07/2013, 17:03
Como estou preparando a menina para o próximo proprietário, fui dar revisão e relatei esse problema. O funcionário passou o scanner e supostamente descobriu: defeito na bomba de gasolina. Segundo o mesmo, com o motor quente, a gasolina não fica retida no sistema e volta pro tanque. Fisicamente eu não consegui entender (porque quando tá frio a gasolina volta?!), mas me indicaram a oficina e falaram que era muito boa. O cara só não tem as manhas de achar peças... Hehe...

Disse que ligou na concessionária, SP, o diabo a 4, e não achava. Falei pra ele que compraria e depois levava pra trocar. Entrei na Rockauto.com, fiz a compra de uma bomba BOSCH (tinha de outras marcas mais baratas, mas optei pela marca mais conceituada), paguei e no mesmo dia encaminharam. Semana que vem chega e eu troco. E tomara que resolva. Se funcionar, será bom para muitos foristas que relataram o mesmo problema.

g0ulart
08/04/2014, 16:00
Amigo, este "tec" normalmente é falha do automático da partida. O defeito no bendix é caracterizado pela acionamento do motor de arranque sem girar o motor do carro. Faz aquele "thuinnnnnnn". Este "tec" é justamente o dendix engatando o motor de partida no volante, só que o motor de partida não gira. O bendix esta funcionando, o automático não.

Verifique o automático da partida. É aquela "caixinha" que fica grudada no motor de arranque. É um tipo de rele e deve ser mais barato que o bendix.

Abraços.

Caro Ezahn,

Minha sw4/93 está com esse problema e faz o "thuinnnnnnnnn" que você descreve. Mas não consegui saber se esse thuinnnnnnn indica problema no bendix ou no automático.

Já realizei teste na bateria, ela está ok, troquei as escovas do alternador bem como o rolamento, que por sinal estava emperrado. Regulamos também a tensão.

Imagino que o próximo passo do Técnico Autoelétrico será verificar o motor de arranque.

Poderia me ajudar?

Desde já agradeço a atenção e auxílio.

sjferreira
09/03/2016, 09:20
Como estou preparando a menina para o próximo proprietário, fui dar revisão e relatei esse problema. O funcionário passou o scanner e supostamente descobriu: defeito na bomba de gasolina. Segundo o mesmo, com o motor quente, a gasolina não fica retida no sistema e volta pro tanque. Fisicamente eu não consegui entender (porque quando tá frio a gasolina volta?!), mas me indicaram a oficina e falaram que era muito boa. O cara só não tem as manhas de achar peças... Hehe...

Disse que ligou na concessionária, SP, o diabo a 4, e não achava. Falei pra ele que compraria e depois levava pra trocar. Entrei na Rockauto.com, fiz a compra de uma bomba BOSCH (tinha de outras marcas mais baratas, mas optei pela marca mais conceituada), paguei e no mesmo dia encaminharam. Semana que vem chega e eu troco. E tomara que resolva. Se funcionar, será bom para muitos foristas que relataram o mesmo problema.

R-Mendes, estou com uma SW4 98 2.7 Gasolina com o mesmo problema de pegar com o motor quente...
A troca da bomba de gasolina resolveu o problema?

[]'s
Sandro

mauro manoel
10/03/2016, 11:51
e qual foi a soluçao do seu vizinho, pois estou com o mesmo problema com minha hilux 95 2.8. O eletricista disse que é problema do arranque, uma bobina que é blindada nele, e tem que trocar o motor arranque. Ela pega na maioria das vezes na segunda tentativa e outras demora muito pra pegar.

Arildo MT
10/03/2016, 21:18
e qual foi a soluçao do seu vizinho, pois estou com o mesmo problema com minha hilux 95 2.8. O eletricista disse que é problema do arranque, uma bobina que é blindada nele, e tem que trocar o motor arranque. Ela pega na maioria das vezes na segunda tentativa e outras demora muito pra pegar.

Tem um tópico Toyota (duplo giro na chave, algo assim), com casos parecidos, pelo que lembro em alguns deles resolvido com a troca de um capacitor no rele de partida, pode ser uma peça compartilhada entre modelos, só uma luz, vai que cola.