PDA

Ver Versão Completa : Manutencao "Preventiva" Jimny 100 mil km??

Joao Paulo
12/05/2012, 20:01
Tenho um Jimny 2002/2003 desde zero - já com 110 mil km, e com poucos problemas em ja quase 10 anos de uso misto (cidade/estrada/trilha). Fiz as revisoes de garantia e depois a cada 10 mil km.

O carro para mim é ótimo, fiquei na mao apenas 1 vez - recentemente, devido a falha na bomba de combustivel.
Que itens devo considerar para uma troca/manutencao preventiva nesta quilometragem?

Faco revisoes a cada 10 mil, mas quase nunca detecto problemas - sendo os mais criticos:
- troca da bomba de combustivel que acabei de realizar.
- troca do radiador com +/- 90k, devido a um vazamento
- manutencao do diferencial dianteiro com 80k
- troca do famoso sensor de rotacao com cerca de 50k
- fora isso, apenas itens normais como filtros, oleos, correias, pastilhas/lonas de freios e pneus, velas, embreagem.

Ainda nao troquei amortecedores, acho que vou deixar para uma corretiva.

Me preocupo com bobinas/alternadores e ignicao na parte eletrica, sistema de freios e transmissao, bomba d'agua, etc - mas nao sei o custo/beneficio de uma corretiva x preventiva.

Alguem com experiencia de jimnys nesta quilometragem - ou sugestoes de itens criticos / vida util expirada nesta quilometragem (1oo mil) ou idade (10 anos)?

Abs,

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"

Joao Paulo
15/05/2012, 17:19
Refazendo a pergunta, e tentanto levantar uma minima base ou buscando itens de falha mais frequentes:
- que manutencoes mais criticas/pesadas os donos de Jimny realizaram em 150 mil km rodados?

Abs,

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"

Sfranco
15/05/2012, 22:46
bacana o tópico João;

pelo jeito os jipinhos não atormentam muito seus donos, vide a falta de postagens...rsrsrs

continue postando suas impressões, legal conhecer alguém que mantém o Jimny desde zero há 10 anos.

espero que o meu (da nova safra 2010/2011, com mais de 26mil km em menos de um ano de uso) proporcione tantas alegrias quanto o seu.

abços

marcelo de lima oliveira
16/05/2012, 11:47
Ola, tenho um Jimy com 50k. Quais os principais itens para manutensão preventiva. Algum conhece uma boa oficina na Z sul de São Paulo para fazer a manutensão? Pretendo parar de ir a concessionária pelo preços abusivos!

Maruco
29/05/2012, 22:06
Curti o tópico, também tenho um Jimny 2002/2003 com a mesma km na verdade 116 mil km. E a cada ano que passa fico pensando a mesma coisa. O que devo me preocupar agora...

Troquei o sensor de rotação e cabo de embreagem alem da manutenção normal como correia, filtro, correia, pastilha, oleo e velas.
Fico me perguntando se esse ano eu preciso trocar o filtro de combustível e o kit de embreagem. Acho que com 100 mil é preciso.

Vou ficar de olho nesse forum aqui ;-)

RHL
26/11/2012, 23:58
acompanhando!!!!!

Mauro B
27/11/2012, 07:11
Estou com 150.000 km rodados, e sou o dono desde os 87.000 km.
Troquei embreagem (só quando ficou muito alta), bomba de combustível, rolamento do cardan, uma homocinética, coxins do câmbio, cabo de embreagem, correia e sonda lambda. Nada preventivamente.
Faça revisões normais e pronto. O resto só quando o Jimny pedir.

Felipepeixotogouvea
28/11/2012, 18:20
Opa, ta precisando de um tópico assim para saber o que preciso ficar preocupado, o meu é um jimny hr 10/10, esta com 97 mil km rodados , o que eu ja fiz foi

- embreagem
- acabei de trocar os 4 pneus pelo de mesma marca e modelo, (off, alias alguem conhece algum lugar para recapar os pneus antigos em pneu de trilha agressivo na região da grande são paulo )
- alianhamento técnico
- freios
- e pelo jeito vou ter que trocar as suspensões do bichano pois devo ter maguado elas demais

De resto fica a duvida , vale a pena trocar por outo novo , e ficar mais 3 anos na garantia sem poder mexer no bixano, o meunpai insiste para eu pegar um novo , eu quero mexer nele pelo menos um snorkel e um pneu mais agressivo até mais e abraços para os amigos jipeiros

Ps : carro de rua embora eu cuide dele e faça as trocas de óleo só fiz 3-4 trilhas bem leves

Leo BA
01/08/2017, 20:37
Tenho um Jimny 2002/2003 desde zero - já com 110 mil km, e com poucos problemas em ja quase 10 anos de uso misto (cidade/estrada/trilha). Fiz as revisoes de garantia e depois a cada 10 mil km.

O carro para mim é ótimo, fiquei na mao apenas 1 vez - recentemente, devido a falha na bomba de combustivel.
Que itens devo considerar para uma troca/manutencao preventiva nesta quilometragem?

Faco revisoes a cada 10 mil, mas quase nunca detecto problemas - sendo os mais criticos:
- troca da bomba de combustivel que acabei de realizar.
- troca do radiador com +/- 90k, devido a um vazamento
- manutencao do diferencial dianteiro com 80k
- troca do famoso sensor de rotacao com cerca de 50k
- fora isso, apenas itens normais como filtros, oleos, correias, pastilhas/lonas de freios e pneus, velas, embreagem.

Ainda nao troquei amortecedores, acho que vou deixar para uma corretiva.

Me preocupo com bobinas/alternadores e ignicao na parte eletrica, sistema de freios e transmissao, bomba d'agua, etc - mas nao sei o custo/beneficio de uma corretiva x preventiva.

Alguem com experiencia de jimnys nesta quilometragem - ou sugestoes de itens criticos / vida util expirada nesta quilometragem (1oo mil) ou idade (10 anos)?

Abs,

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"

Legal esse tópico!
Vou dar uma desencavada nele!

O meu 4Street set de 2012, comprado zero, está agora com 148 mil Km.
Afora, pneus, fluidos, filtros de óleo, velas, correias e seu tensor (ar/direção), filtro de combustivel (não precisava, a recomendação é de trocar aos 200 Kkm, lembro de :
1- rolamentos dos munhões, aos 90 Kkm
2- Amortecedores (fui de ARB EMU) aos 90 Kkm também
3- Radiadores (já estou no terceiro). Da última vez, entrou um galho pela tela e furou. Remendei com Stop Leak. Excelente! Tá lá até hoje e não baixa nada.
4- Arranque (roeu o bendix por causa da da lama que engoliu. tivesse feito uma limpeza, não teria acontecido).
5- Baterias (já na terceira)
6- Cabos de embreagem (02)
07- Pastilhas de freio (terceiro jogo)
08- Sapata traseira (segundo jogo)
09- SONDA LAMBDA troquei hoje, (a desgraçada deu erro P0031 no scanner) Marchei em 1700 pratas (Denso original) mas o carro ficou fantástico) O desempenho ficou melhor ainda e o consumo baixou. Culpa da nossa mijolina.
A lampadinha agora, apagou de novo. Fico pirado quando aquela miserenta acende... :-)

É isso!

Mauro B
02/08/2017, 11:31
Legal esse tópico!
Vou dar uma desencavada nele!

O meu 4Street set de 2012, comprado zero, está agora com 148 mil Km.
Afora, pneus, fluidos, filtros de óleo, velas, correias e seu tensor (ar/direção), filtro de combustivel (não precisava, a recomendação é de trocar aos 200 Kkm, lembro de :
1- rolamentos dos munhões, aos 90 Kkm
2- Amortecedores (fui de ARB EMU) aos 90 Kkm também
3- Radiadores (já estou no terceiro). Da última vez, entrou um galho pela tela e furou. Remendei com Stop Leak. Excelente! Tá lá até hoje e não baixa nada.
4- Arranque (roeu o bendix por causa da da lama que engoliu. tivesse feito uma limpeza, não teria acontecido).
5- Baterias (já na terceira)
6- Cabos de embreagem (02)
07- Pastilhas de freio (terceiro jogo)
08- Sapata traseira (segundo jogo)
09- SONDA LAMBDA troquei hoje, (a desgraçada deu erro P0031 no scanner) Marchei em 1700 pratas (Denso original) mas o carro ficou fantástico) O desempenho ficou melhor ainda e o consumo baixou. Culpa da nossa mijolina.
A lampadinha agora, apagou de novo. Fico pirado quando aquela miserenta acende... :-)

É isso!

Eu acrescentaria muitas palhetas de limpador e a embreagem em si (não só o cabo). O meu tem 190000km e já troquei umas 3 vezes. A última está sendo a mais duradoura - 40000km até agora, pois usinei o platô e adaptei o disco do FIAT Fire 1.4.

João Muraro
02/08/2017, 21:52
Boa noite Leo,

Onde vc faz as suas manutenções em Salvador ? Suzucar ?

Grato, João.

Leo BA
03/08/2017, 17:15
Olá João;
Suspensão e servicos pesados, faço com Irinaldo, sim!
O resto faço em casa mesmo.
Abs

SERGIO PERI
11/06/2018, 23:09
Vendo aí as postagens, tô chocado! É que peguei o meu 4all zero e está com 95.000k, com bateria, 5 pneus, amortecedores e molas originais. Não quebrou nadinha. A única coisa é que a bateria não vira o motor quando esqueço faróis ligados. Troquei apenas pastilhas do freio, óleo e filtro de óleo e filtro de ar. Sequer limpei o sistema do ar condicionado. Também só rodo na cidade e um pouco de asfalto. Nunca faço trilha. Estou preocupado agora pois minha mulher quer ir a Salvador e Chapada Diamantina. Preciso ver o que tenho que obrigatoriamente de fazer preventivamente. Alguém aí me ajuda? Obrigado

jorgeffn
11/06/2018, 23:43
Vendo aí as postagens, tô chocado! É que peguei o meu 4all zero e está com 95.000k, com bateria, 5 pneus, amortecedores e molas originais. Não quebrou nadinha. A única coisa é que a bateria não vira o motor quando esqueço faróis ligados. Troquei apenas pastilhas do freio, óleo e filtro de óleo e filtro de ar. Sequer limpei o sistema do ar condicionado. Também só rodo na cidade e um pouco de asfalto. Nunca faço trilha. Estou preocupado agora pois minha mulher quer ir a Salvador e Chapada Diamantina. Preciso ver o que tenho que obrigatoriamente de fazer preventivamente. Alguém aí me ajuda? Obrigado

Eu começaria limpando o sistema de ar condicionado... hehehe:twisted::twisted:. E a bateria!

O ideal é pegar essas listas que já passaram aqui e dar uma verificada... claro que alguns itens não tem como prever né, mas outros dá para um bom mecânico ver... tipo buchas, rolamentos de roda, conferir aperto da suspensão, verificar vazamento nos amortecedores, no sistema de arrefecimento... Com essa Km acho que é bom trocar as velas/cabos... troca óleo dos diferenciais (muita gente esquece disso, mas mesmo sem uso severo, o óleo fica velho, o Jimny não é de contaminar o óleo em travessias, mas com essa km já é bom trocar), ligue o sistema de 4x4 e veja se está tudo certo (confere se as luzes acendem corretamente e o sistema engata), numa viagem, nunca se sabe quando vai precisar do 4x4 (na Chapada tem alguns lugares que pode ser necessário usar, mas nada demais, depende dos lugares que você for).
Dê uma olhada no manual também, acho que lá tem os itens a serem verificados.

abs!

luiz ccosta
14/04/2019, 08:55
Bom dia, Pessoal estou feliz com os relatos acima, estou em vias de pegar um Jimmy HR 2009/2010 com 93 mil rodados, alguem tem manual tecnico com as revisoes a serem feitas ? o que devo checar na hora da compra e que seria mais complicado de resolver, com saber se esse HR ja vem com lift de carroceria pra colocar pneus 215, obrigado a todos obs tem algum grupo zap de jimmy no RJ ?

MATOSWR
15/04/2019, 20:56
No meu Jimny fiz duas grandes revisões, uma com 100mil e outra com 160mil
com 100mil:
Troquei todas as correias, filtros velas (de iridio) um coxim do motor que estava estourado. Cabo de embreagem, pois mesmo bom se ele quebrar na rua com vc é um trabalhão.
Pastilha de freio

Com 160mil
troquei embreagem, planei o volante do motor (mecânicos quase nunca fazem, e só fazendo o caro fica perfeito outra vez)
Troquei as molinhas que prendem o rolamento da embreagem,
Óleo de Caixa de Cambio, diferencial e Tcase
Fluido do Radiador
Oleo, filtro do motor
Troquei os buchas do trabulador e coloquei graxa, para o cambio ficar macio novamente
Troquei fluido de direção e o reservatório (já tive outro jimny e esse reservatório resseca e pode rachar, deixando vc sem direção) então coloquei um novo.
Importante: troquei a junta da tampa do cabeçote, ela pode vazar com o tempo, as vezes só um aperto resolve, mas preferi trocar junta nova e original.

De resto é isso: Carro muito valente, quase não quebra..todos os sensores originais e funcionando.