PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara: câmbio manual ou automático?

-Eduardo-
10/05/2012, 11:42
Quero comprar um Grand Vitara usado. Como se trata de um veículo com pelo menos 10 anos de uso, fico na dúvida: comprar com câmbio automático é mais provável de ter dor de cabeça, ou não? Quem já fez conserto em câmbios de GV manual ou auto, o que fez e quanto gastou?

vedovi
20/08/2013, 18:51
Quero comprar um Grand Vitara usado. Como se trata de um veículo com pelo menos 10 anos de uso, fico na dúvida: comprar com câmbio automático é mais provável de ter dor de cabeça, ou não? Quem já fez conserto em câmbios de GV manual ou auto, o que fez e quanto gastou?

Uma pena não movimentarem este tópico... Tenho a mesma dúvida.
Vedovi

arlysonmark
20/08/2013, 19:04

Recomendo o GVIII na versao automatico, o GVII só dirigi o manual desta forma não posso dar opinião, mas no GVIII acho melhor o automatico até em trilha em relação ao Manual, fora que para subir ladeira o automatico não perde velocidade devido ao conversor de torque que vai transformando rotação em torque.

vedovi
20/08/2013, 19:41
Recomendo o GVIII na versao automatico, o GVII só dirigi o manual desta forma não posso dar opinião, mas no GVIII acho melhor o automatico até em trilha em relação ao Manual, fora que para subir ladeira o automatico não perde velocidade devido ao conversor de torque que vai transformando rotação em torque.

Boa Arlyson.
Mas ouvi que a GVIII na automatica só tem 4 marchas, e quem dirigi questiona a possibilidade de ter 5 ou 6...
Sendo assim, fico na dúvida, principalmente se há diferença na questão de consumo.

mrlang71
20/08/2013, 20:43
Boa Arlyson.
Mas ouvi que a GVIII na automatica só tem 4 marchas, e quem dirigi questiona a possibilidade de ter 5 ou 6...
Sendo assim, fico na dúvida, principalmente se há diferença na questão de consumo.

O GVIII automático tem 4 marchas, não precisa mais do que isso. O pessoal reclama que o carro não anda mas esquece que é um jeep em sua essência. Outro detalhe é que o 4X4 do GV III fica ligado direto, 30/70 e quando você aciona o 4X4 ele só redistribui isso para 50/50. Mesmo assim, o 2.0 chega a 160 de final. Iria mais se tivesse outra marcha? É possível, mas a uma velocidade destas você já está forçando o equipamento, não foi projetado para isso. Mais marchas não melhorariam muito o consumo, depende mais de como você pisa. Mais cavalos ajudariam mais do que mais marchas, tanto que o consumo do V6 não é pior do que o consumo da 2.0....
Estou no meu segundo Grand Vitara 4X4 automático, e o consumo está diretamente relacionado como você dirige. Percursos curtos cheios de anda e para ele bebe, correr demais ele bebe, na estrada andando dentro da lei, 10/11 as vezes até 12 com o litro. Para alguns não é um patamar aceitável, mas em carros deste tamanha, difícil achar um supereconômico.
O Câmbio automático é questão de gosto, tem gente que não se adapta, mas é um mimo que não requer muita manutenção, troca de óleo quando for recomendado e pronto. No cambio mecânico, platô, disco e rolamento em menos tempo. Tudo vai depender de quanto você roda com o carro.

fbevilacqua
20/08/2013, 21:01
eu sugiro manual - muito mais emoção e controle do carro - menor consumo - mais agilidade - em qualquer subida mais íngreme o cambio automatico reduz de marcha sem necessidade. Mas caso vc não goste muito de dirigir e queira comodidade, va no automatico

Marco Antonio Helio
21/08/2013, 00:31
Câmbio automático é igual a beijo na boca: você só descobre como é bom depois que experimenta.

TONHO SUZUKI
21/08/2013, 06:25
O grande problema do cambio do GV é ser 4 marchas, algo inaceitável para um carro deste preço e porte nos dias atuais. Essa é uma das evoluções que a Suzuki precisa fazer urgentemente no carro. Eu não comprei o AT por este motivo. Só vou cogitar um AT da Suzuki quando evoluir.

Chuva
21/08/2013, 07:51
Câmbio automático é igual a beijo na boca: você só descobre como é bom depois que experimenta.

kkkk tudo muito bom mas esse foi jóia! kkk Tenho uma tracker manual e depois de muito tempo comprei uma fielder auto pra minha digníssima. O carro tem SO 4 marchas e eu não entendo pra que querer mais que isso. Mesmo sendo 1.8 o carro anda muito mais que a Tracker e de longe bebe muito menos. A tracker faz em média de 10 na cidade e estrada, mesmo com os 25% de álcool, pisando ou andando como monge tibetano não muda muito (carro muito bem cuidado mecanicamente). Já a fielder faz a média de 13 e se pisar faz quase 9, tb só gasolina. Depois de ter dirigido uma GV2 2000 v6 auto e a fielder eu me pergunto até hoje: pq brasileiro ainda gosta de carro manual? acho que é so uma questão de costume, pq quem experimente não volta nunca mais. Carro automático é tudo de bom! muito mais comodo, se vc souber dirigir usando o over drive o carro não bebe, não deslancha e para certo quando vc precisa. é mais fácil de dirigir, te estressa menos no transito, vc tem mais tempo no seu cérebro pra prestar atenção em outras coisas no transito do que ficar trocando de marcha (mesmo sendo mentalmente automático, vc só percebe isso depois de um tempo). em trilha leve o carro gv2 auto atende muito bem, tanto no 4x4 quanto na reduzida. Na subida não falta torque e na descida vc nem pisa no acelerador ou freio. O carro parece que sabe que vc está numa ladeira e tudo fica "automático", é lindo! Na tracker manual vc tem que reduzir primeira, controlar freio e embreagem, um saco na lama! Quanto a manutenção se for um carro decente (projetos japa são bem parrudo: mit, suz, Toyota) (os cambios auto gm por exemplo que trouxeram pro brasil tiveram projeto coxa, como a meriva e dai so deu m..) e for bem revisado não vejo problema. Dá problema se o proprietário não souber o que é óleo de câmbio: tem que trocar e fazer a manutenção como se fosse um motor, tirando isso, pastilha de freio é baratinho! Olha o video que eu fiz depois de me indignar com os preços do serviço bico..., galera tem medo de cambio automatico e as oficinas metem a faca: Troca de óleo de câmbio automático Corola Fielder 06 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Mt-DN2WueDA) Se fosse em sp eu já tinha trocado a minha tracker 07 por essa gv2, se estiver realmente inteira como na foto; tem que ver o motor.. alguém de DF não pode dar uma olhada pra mim não? O motor é igual da tracker e com certeza é xoxo tb, mas não preciso passar dos 130km/ na minha vida.. Queroveiculos: SUZUKI GRAND VITARA 2.0 AUT. 4X4 CINZA (http://www.queroveiculos.com.br/index.php?id=153806&f=1&v=SUZUKI_GRAND_VITARA_2.0_AUT._4X4_CINZA)

Chuva
21/08/2013, 07:56
Olha essa GV auto que tetéia! Queroveiculos: SUZUKI GRAND VITARA 2.0 AUT. 4X4 CINZA (http://www.queroveiculos.com.br/index.php?id=153806&f=1&v=SUZUKI_GRAND_VITARA_2.0_AUT._4X4_CINZA) mesmo sendo até mais xoxa que a tracker (motor fraco) e fosse em sp eu já tinha no mínimo ido ver e fazer o test drive pra trocar na tracker, mesmo sendo mais nova. Jipe não foi feito pra passar dos 130km/h. Essa é a opinião de quem não tem mais dúvida de que carro auto é tudo de bom! boa sorte

raiffilho
21/08/2013, 09:50
olha trabalho numa revenda suzuki e posso lhe afirmar se o G.vitara for o modelo semelhante ao GM tracker opte pelo cambio mecanico!por conta da facilidade de peças.....e ate mesmo a elasticidade fora de estrada....muitos proprietarios do gm tracker nos procuram a procura de peças e na maioria das vezes estao disponiveis para pedido..posso lhe informar que a maioria das peças do g.vitara A/T antigo nem tem cadastro no portal da suzuki...por esse motivo optaria sem duvidas pela M/T

Chuva
21/08/2013, 11:35
Olá Raiffilho, mas aparece muito gv2 com problema no câmbio automático para peças? Conheço uma galera que tem e confia na marca japonesa e nunca reclamaram de quebras. Tem até um camarada com a versão 1.6 auto pra trilha pesada com lift de 3" pneus 30 e não lembro (mas é gde) e o cambio tá inteiro. Quebra muito o cambio automático do GV2? Não é igual a um Toyota então? Grato

mackjunqueira
21/08/2013, 23:13
Tenho uma GV automática, esta com 130000km, nunca me deu problema e desconheço algum q tenha dado! Na trilha faz tudo q o mecanico faz e no transito dá show!!!

Normio
22/08/2013, 00:03
Pessoal,

Só lembrando que tanto na GVII quanto na GVIII tem a opção de sair em 2ª marcha mesmo no automático.

Basta clicar no botão Power e colocar na Marcha 2.

Isso é um recurso bem interessante para o off-road e não conheço outros automáticos que permitem fazer isso.

Abs!

Chuva
22/08/2013, 08:54
Obrigado pelo feed Junqueira. Pessoal postem mais relatos por favor da GV2 auto! Eu quero comprar uma!! kkk A fielder auto tb sai em segunda com over drive. Na verdade o Overdrive sempre abaixa uma marcha (nos carros auto que já dirigi), dai saindo em segunda com o botão apertado vc está saindo em primeira, soltando o botão (mais fácil que mexer na manopla) vc libera a segunda (com cambio limitado na posição 2 ou invés de D)

PHMello
22/08/2013, 11:29
Pessoal,

Só lembrando que tanto na GVII quanto na GVIII tem a opção de sair em 2ª marcha mesmo no automático.

Basta clicar no botão Power e colocar na Marcha 2.

Isso é um recurso bem interessante para o off-road e não conheço outros automáticos que permitem fazer isso.

Abs!

Este é um recurso comum em automáticos e serve basicamente para veículos que rodem em situação de neve (ou lama pra nós) não patinarem durante o inicio do movimento.

mackjunqueira
22/08/2013, 22:36
Pessoal, no automático vc pode sair no "L" passar para o "2" e passar para o "D" com o carro em movimento! Ou seja, vc passa 1a, 2a, 3a sem ter q parar o carro! Já entrei em "roubada" com minha viatura de ter q colocar no "L", com 4x4 e reduzida ligado! A coisa é linda, nem new holland segura!!! Com a reduzida ligada não é aconselhável passar de 30/40km/h!

vedovi
22/08/2013, 23:06
O GVIII automático tem 4 marchas, não precisa mais do que isso. O pessoal reclama que o carro não anda mas esquece que é um jeep em sua essência. Outro detalhe é que o 4X4 do GV III fica ligado direto, 30/70 e quando você aciona o 4X4 ele só redistribui isso para 50/50. Mesmo assim, o 2.0 chega a 160 de final. Iria mais se tivesse outra marcha? É possível, mas a uma velocidade destas você já está forçando o equipamento, não foi projetado para isso. Mais marchas não melhorariam muito o consumo, depende mais de como você pisa. Mais cavalos ajudariam mais do que mais marchas, tanto que o consumo do V6 não é pior do que o consumo da 2.0....
Estou no meu segundo Grand Vitara 4X4 automático, e o consumo está diretamente relacionado como você dirige. Percursos curtos cheios de anda e para ele bebe, correr demais ele bebe, na estrada andando dentro da lei, 10/11 as vezes até 12 com o litro. Para alguns não é um patamar aceitável, mas em carros deste tamanha, difícil achar um supereconômico.
O Câmbio automático é questão de gosto, tem gente que não se adapta, mas é um mimo que não requer muita manutenção, troca de óleo quando for recomendado e pronto. No cambio mecânico, platô, disco e rolamento em menos tempo. Tudo vai depender de quanto você roda com o carro.

Grato pela resposta MrLang71!
Senti que sua resposta foi muito bem técnica e acertada, de quem realmente conhece a viatura e "gosta dela" rss..
Estava inclinado a comprar manual, achando ser mais economico, pois não pretendo passar dos 160km hehe..
Mas depois do seu relato, acho q vou encarar um Automático.

VINICIUSMARQUESFCA
01/11/2015, 22:58
Marco Antônio, você pode me passar mais informações do que foi feito em seu carro? Estou atrás de um GV III, quero trocar o GM Tracker que estou hoje, mas tenho "medo" de deixar o GV III mais off Road. Se puder, pode mandar fotos? Abraço é muito obrigado!

VINICIUSMARQUESFCA
01/11/2015, 23:01
Obrigado pelo feed Junqueira. Pessoal postem mais relatos por favor da GV2 auto! Eu quero comprar uma!! kkk A fielder auto tb sai em segunda com over drive. Na verdade o Overdrive sempre abaixa uma marcha (nos carros auto que já dirigi), dai saindo em segunda com o botão apertado vc está saindo em primeira, soltando o botão (mais fácil que mexer na manopla) vc libera a segunda (com cambio limitado na posição 2 ou invés de D)

Chuva, quero trocar GM Tracker que tenho em um GV III e vi isso em sua assinatura.

Quais foram suas conclusões?

att

VINICIUSMARQUESFCA
01/11/2015, 23:02
Marco Antônio, você pode me passar mais informações do que foi feito em seu carro? Estou atrás de um GV III, quero trocar o GM Tracker que estou hoje, mas tenho "medo" de deixar o GV III mais off Road. Se puder, pode mandar fotos? Abraço é muito obrigado!

CID DOS SANTOS SCALA
05/11/2015, 12:15

Achei muito boa a sua resposta, e de fato, falar em economia em um jipe 4x4 integral e permanente, com cerca de 1500kg, é um grande contra-senso, quem compra este veiculo ja tem que saber que está levando muita robustez e capacidade off road comprovada Suzuki.

Tenho um modelo mecanico de 5 marchas pois avaliei melhor a questão de aplicação em off road e tambem o fator economia/desempenho, mas depois dessa sua resposta e o uso a maior parte do tempo no ambiente urbano, creio que o automatico vai muito bem. Para mim nao interessa se tem apenas 4 marchas, afinal o projeto é para ter, MESMO, estas 4 marchas e me levar onde NENHUM outro SUV de madame desses que estão aí no mercado podem me levar.
Quem compra Suzuki sabe exatamente o que quer.

VINICIUSMARQUESFCA
06/11/2015, 08:24
Achei muito boa a sua resposta, e de fato, falar em economia em um jipe 4x4 integral e permanente, com cerca de 1500kg, é um grande contra-senso, quem compra este veiculo ja tem que saber que está levando muita robustez e capacidade off road comprovada Suzuki.

Tenho um modelo mecanico de 5 marchas pois avaliei melhor a questão de aplicação em off road e tambem o fator economia/desempenho, mas depois dessa sua resposta e o uso a maior parte do tempo no ambiente urbano, creio que o automatico vai muito bem. Para mim nao interessa se tem apenas 4 marchas, afinal o projeto é para ter, MESMO, estas 4 marchas e me levar onde NENHUM outro SUV de madame desses que estão aí no mercado podem me levar.
Quem compra Suzuki sabe exatamente o que quer.

CID... Quero fazer justamente isso que você fez. Tenho um Tracker e vou passar para um GVIII Auto. Me diz as melhorias e o que você mais sente falta!!

Se se puder ajudar, agradeço

CID DOS SANTOS SCALA
06/11/2015, 14:42
CID... Quero fazer justamente isso que você fez. Tenho um Tracker e vou passar para um GVIII Auto. Me diz as melhorias e o que você mais sente falta!!

Se se puder ajudar, agradeço

A principal coisa que senti na troca da velha Tracker (que eu adorava, é bom frisar!) foi o ganho de conforto e segurança, principalmente porque o eixo rigido traseiro as vezes me pregava alguns sustos em curvas com asfalto ruim, e essa sensação é muito desagradavel. Em seguida é o fato de que podemos andar em altas velocidades com uma performance de carro normal, coisa que o Tracker mesmo muito confortavel para um 4x4 jamais te deixa esquecer que é um Jipe parrudo e de responsa. Creio que é uma evolução natural de caracteristicas mecanicas e voce vai ficar muito satisfeito com a troca. Eu tentei ficar com as duas Suzukis na garagem, pois a Tracker é muito show no desempenho daquilo a que se propõem: ser um jipe 4x4 robusto e confiavel, com bom conforto e acabamento. Eu queria ter feito um lift e colocado pneus mais agressivos para o offroad mas infelizmente tive que vende-la.
Abçs,

VINICIUSMARQUESFCA
07/11/2015, 15:04
Ok ok... Muito obrigado pelo depoimento!

Estou ou criando coragem ainda!

minha ideia é partir para um diesel também, para ver se reduzo os gastos no posto de gasolina.

ando perto de 4.000 km por mês e isso está me quebrando. Rsrsrs

se tiver alguma dica, ficaria satisfeito em suas opiniões!

abracos

Chuva
08/11/2015, 08:22
Chuva, quero trocar GM Tracker que tenho em um GV III e vi isso em sua assinatura.

Quais foram suas conclusões?

att

Oi amigo, td bem?

O que o colega falou anteriormente é tudo válido!

Escrevi algo aqui tb para vc ter mais impressões sobre o carro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92030-grand-vitara-4x4-ou-4x2-qual-aq-diferenca-no-consumo-2.html

Na minha opinião, apesar de muitos itens mecanicos serem os mesmos, é mesmo uma evolução da GV2 pra um carro com suspensão mais on-road, porta malas melhor e bem mais confortável tecnologicamente.

Achei o carro um pouco menos robusto que a Tracker, principalmente na parte elétrica, mas vale sim a pena, só ser cuidadoso.

Estou com a Tracker e a GV3 fica muito na garagem, já que só a dona da pensao que usa. Se eu a fosse preparar só mudaria a suspensão e colocaria pneus mud, os quais não me arrependo de nada! Nem pra aslfato. Ah sim, esse carro tb nao tem protetor de carter, então para qquer brincadeira pqna iria precisar das chapas mais grossas embaixo, além do carro ser mais baixo q a Tracker.

Não ficaria igual a Tracker em diversão pq o carro é mais comprido, distancia entre eixos, mas com certeza ficaria uma tetéia para brincar em passeios e trilhas muito leves. As mais pesadas eu não encararia.

No post q citei mostro que fiquei fã do carro e se puder trocar vale a pena sim! Tudo tem vantagem e desvantagem, vai depender do que vc quer fazer com o carro. Trilha média ou pesada, acho q judiaria muito desse carro.

[ ]s

VINICIUSMARQUESFCA
08/11/2015, 11:52
Oi amigo, td bem?

O que o colega falou anteriormente é tudo válido!

Escrevi algo aqui tb para vc ter mais impressões sobre o carro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92030-grand-vitara-4x4-ou-4x2-qual-aq-diferenca-no-consumo-2.html

Na minha opinião, apesar de muitos itens mecanicos serem os mesmos, é mesmo uma evolução da GV2 pra um carro com suspensão mais on-road, porta malas melhor e bem mais confortável tecnologicamente.

Achei o carro um pouco menos robusto que a Tracker, principalmente na parte elétrica, mas vale sim a pena, só ser cuidadoso.

Estou com a Tracker e a GV3 fica muito na garagem, já que só a dona da pensao que usa. Se eu a fosse preparar só mudaria a suspensão e colocaria pneus mud, os quais não me arrependo de nada! Nem pra aslfato. Ah sim, esse carro tb nao tem protetor de carter, então para qquer brincadeira pqna iria precisar das chapas mais grossas embaixo, além do carro ser mais baixo q a Tracker.

Não ficaria igual a Tracker em diversão pq o carro é mais comprido, distancia entre eixos, mas com certeza ficaria uma tetéia para brincar em passeios e trilhas muito leves. As mais pesadas eu não encararia.

No post q citei mostro que fiquei fã do carro e se puder trocar vale a pena sim! Tudo tem vantagem e desvantagem, vai depender do que vc quer fazer com o carro. Trilha média ou pesada, acho q judiaria muito desse carro.

[ ]s

Chuva, mais uma vez obrigado!! Seus posts são muito bem explicativos, como os do amigo CID.

voces me animaram ainda mais nessa questao!

creio que é a hora de achar uma bem nova e partir pra cima!

abracos

joaocampospfilho
01/07/2020, 23:20
Boa noite

Estou procurando uma GV3 para comprar, já pesquisei um tanto sobre a marca e o carro e li muitas coisas boas, diga-se, mais boas que ruins. Pra falar a verdade o que me assusta um pouco é em relação ao consumo, mais por se tratar de um carro pesado e com tração integral não poderia ser muito diferente. Outro ponto que me assusta é com relação ao câmbio automático, nunca tive carro automático, sempre manual e pra ser sincero não me incomoda, mais como disse, o automático me assusta em relação a uma possível quebra e desgaste por conta do tempo de uso, pois não tenho como comprar uma zero. Assim comecei a buscar a opção MANUAL, que possui bem menos unidades no mercado, ai a dúvida, terei dificuldades na venda posterior ou negociação em uma possível troca futuramente? Mais também não tenho muitas informações sobre a versão manual, se é boa tanto quanto a automática, quais problemas mais frequentes posso me deparar com essa versão, enfim, quem poder me ajudar com essas informações agradeço.

atenciosamente,

João.