PDA

Ver Versão Completa : Vitara - Meu primeiro 4x4

Evaldo Manzano
09/05/2012, 18:10
Ai galera do forum, comprei meu primeiro 4x4 um vitara com as configurações a baixo:
Suzuki Vitara JLXi 1.6 8V Metal Top 3 portas 1995

• Pneus BF Goodrich MUD 31 x 10,5 R15
• Rodas Mangels cromadas
• Pára-choques dianteiro (com base para guincho) e traseiro em aço (RC 4x4)
• Guincho Tabor 9k
• Kit redução X-Crawler (reduz 78% quando em 4x4 Low - vira um trator)
• Focinho do diferencial dianteiro em aço, do Samurai
• Rocksliders (Tecnotrilha)
• Calços de 2” na carroceria (RC 4x4)
• Calços de 2” na suspensão (RC 4x4)
• Freio a disco nas 4 rodas
• Proteção de câmbio, tanque de combustível e peito de aço
• Travessa da T-case reforçada (RC 4x4)
• Snorkel OGZ
• PX Cobra + antena Aquario
• Bagageiro (Caminho das Pedras 4x4)
• 4 amortecedores novos (dianteiros Kayaba e traseiros Cofap)
Esse Vitara era de Campinas do Sr Marcelo Tanaka. Como nunca andei com esses carros, achei ele muito lerdo na rodovia e gastão, faz 6,5km/l, na subida cai demais (60km/h). Na primeira semana que peguei queimou a junta e ja mandei fazer uma revisão geral. Ai vem a perguntas: 1) Esse carro cai demais mesmo? 2) Se positivo se eu trocar o motor por um Ap resolve? 3) Ou melhor um 1.9 diesel? 4) Sera que poderia estar lerdo pela junta queimada? 5) Esta fazendo um barulho debaixo que parece que a suspensao esta toda solda, e ja vi nao esta, poderia ser a tração? Vamos deixar por enquanto essas perguntas, vou estar sempre incomodando os amigos de plantão até aprender os macetes desse carro. Mesmo com esses defeiiitinhooos estou adorando o carro.

PS.: um outro dia achei algum comentario a respeito de quando o Marcelo resolveu vender esse carro, assim tem amigos aqui do forum que conhecem o carro

Abraços

Evaldo

R.Becker
09/05/2012, 22:59
acho que reduz tanto a velocidade pelo pneu.. O kit de redução que deve ter provavelmente ta reduzindo só a reduzida.. Acho que existe um kit de redução que reduz todas as marchas.. É só dar uma pesquisada nisso..

e esses barulhos podem ser as borrachas da suspensão... na revisão deve aparecer..

mas ta bem completinho o carro... parabéns ai!!

Evaldo Manzano
12/05/2012, 14:20
Valeu!!! Ja o mecanico falou mesmo que são os pneus. Para um kit de redução, ja vi alguma coisa por aqui, mas parece que nao esta achando mais, vou tentar. Valeu pelas dicas.....

Lauro Michel
12/05/2012, 21:12
Olá Evaldo, parabéns pela vtr, se puder posta umas fotos dela aqui pra gente ver.

Evaldo Manzano
06/06/2012, 20:37
351826umauma foto do vitara

Juballa
21/06/2012, 17:14
Ai galera do forum, comprei meu primeiro 4x4 um vitara com as configurações a baixo:
Suzuki Vitara JLXi 1.6 8V Metal Top 3 portas 1995

• Pneus BF Goodrich MUD 31 x 10,5 R15
• Rodas Mangels cromadas
• Pára-choques dianteiro (com base para guincho) e traseiro em aço (RC 4x4)
• Guincho Tabor 9k
• Kit redução X-Crawler (reduz 78% quando em 4x4 Low - vira um trator)
• Focinho do diferencial dianteiro em aço, do Samurai
• Rocksliders (Tecnotrilha)
• Calços de 2” na carroceria (RC 4x4)
• Calços de 2” na suspensão (RC 4x4)
• Freio a disco nas 4 rodas
• Proteção de câmbio, tanque de combustível e peito de aço
• Travessa da T-case reforçada (RC 4x4)
• Snorkel OGZ
• PX Cobra + antena Aquario
• Bagageiro (Caminho das Pedras 4x4)
• 4 amortecedores novos (dianteiros Kayaba e traseiros Cofap)
Esse Vitara era de Campinas do Sr Marcelo Tanaka. Como nunca andei com esses carros, achei ele muito lerdo na rodovia e gastão, faz 6,5km/l, na subida cai demais (60km/h). Na primeira semana que peguei queimou a junta e ja mandei fazer uma revisão geral. Ai vem a perguntas: 1) Esse carro cai demais mesmo? 2) Se positivo se eu trocar o motor por um Ap resolve? 3) Ou melhor um 1.9 diesel? 4) Sera que poderia estar lerdo pela junta queimada? 5) Esta fazendo um barulho debaixo que parece que a suspensao esta toda solda, e ja vi nao esta, poderia ser a tração? Vamos deixar por enquanto essas perguntas, vou estar sempre incomodando os amigos de plantão até aprender os macetes desse carro. Mesmo com esses defeiiitinhooos estou adorando o carro.

PS.: um outro dia achei algum comentario a respeito de quando o Marcelo resolveu vender esse carro, assim tem amigos aqui do forum que conhecem o carro

Abraços

Evaldo

Oi Evaldo,

Tenho um Vitara com pneu maior q o seu, vou passar minhas impressões de seus questionamentos:

1. Cái porque o pneu é muito grande para a configuração original do veículo, com a reduzida voçê não vai sentir ele xôxo.
Porém c quiser ele mais esperto no deslocamento, vai precisar de coroa e pinhão menores, tenho no meu 35x6, a sua original é 41x8, no Brasil não encontrei com ninguém, pois tenho um amigo precisando do kit dianteiro. Tem a possibilidade de importar puresuzuki.com da calmini, coisa fina.

2. Prefiro o motor original, se o seu estiver bom, pense na opção de reduzir os diferenciais.

3 1.9 a diesel, um sonho, porém serão muitas latinhas $$$$$$$ 10 p/ frente...

4. Com certeza reduz o rendimento, não imagino o quanto, vc teve q plainar o cabeçote?

5. Barulho, pode ser muita coisa, leve para uma revisão por questões de segurança, más não c assuste, jipe é assim mesmo, ainda mais que está cheio de adptações e tem história no curriculo, o meu Vitara tem muitos barulhos, porém são internos, portas, calhas de vidro, etc...etc...

Quanto pagou? Só por curiosidade...

O carro está bem adaptado e pronto p/ o pior, seja feliz, está lindo!!!

carlos pessoa
24/06/2012, 12:47
OI Pessoal. Comprei o meu primeiro 4x4 essa semana um VITARA 95 3 portas conversivel, não sei bem o modelo e já levei um susto,
estava indo para o sitio prox a barragem duas unas aqui em recife, quando o capo se abriu e bateu no para brisa. O para-brisa não quebrou mais vou precisar fazer um serviço de lanternagem e pintura geral. a mecanica e suspenção estão boas mais preciso comprar pneus. gostaria de receber sugestão de voces que são mais experientes.

marcelot
26/06/2012, 20:38
Evaldo,

Primeiramente, parabéns pelo carro.

Realmente o carro era meu. Vendi em junho do ano passado para o Sr. Rodrigo, de Adamantina.

Devo dizer que realmente só vendi porque queria realizar o sonho de ter um Hilux diesel, principalmente pensando em viagens e expedições (a mulher não queria mais saber de trilhas). No dia que eu vendi, cheguei a chorar de verdade rs.

Quase tudo que você descreveu aí foi feito enquanto ele estava comigo. Inclusive esse é a descrição do meu anúncio na época que vendi. Gastei muita grana nesse jipe rs.

Queria deixar claro que mecanicamente o carro estava perfeito. Inclusive o motor havia sido feito há pouco tempo pelo dono anterior a mim (deixei TODOS os comprovantes de manutenção com o Rodrigo).

Resumindo, creio que você comprou um ótimo carro para trilha ou passeios mais curtos.

O consumo realmente sempre ficou na casa dos 6 ou 7 km/l.

Na rodovia também achava ele lerdo, principalmente devido aos pneus 31. Até a época não havia nada no mercado para reduzir em high para compensar o tamanho dos pneus; apenas mexer na relação coroa & pinhão.

Qualquer dúvida que tiver estou à disposição.

Abs.