Ver Versão Completa : Diesel S50 !!!
Ola turma, fiquei com uma duvida, tenho uma SW4 2007, esse tipo de carro pode usar esse diesel S50, pq um amigo meu parou em posto pra abastecer uma van que ele comprou, dae abasteceram com o diesel normal, dae ele nem deu partida na van disse que poderia estragar o motor.Como funciona isso, somente carros preparados pra esse diesel podem usa-lo, qual a diferença do diesel normal, compensa usa-loAbs
Pode sim, amigo. Eu abasteço a minha velhinha só com S50 e a fumaceira despencou!
Só quem não pode abastecer com diesel diferente do S50 são os novos motores Euro 5, vindo em viaturas, se não me engano, a partir de 2012 (ano de fabricação).
Pode sim, amigo. Eu abasteço a minha velhinha só com S50 e a fumaceira despencou!
Só quem não pode abastecer com diesel diferente do S50 são os novos motores Euro 5, vindo em viaturas, se não me engano, a partir de 2012 (ano de fabricação).
Caraca!!! Hoje mesmo abasteci meu carro e fiquei pensando em postar um tópico sobre isto aqui!!!
Perguntei para o frentista e ele me disse que pode, o que não pode é colocar o diesel comum nos motores novos como o dorderf disse. Ele ainda falou que um cliente, domo de caminhonete, relatou a ele que o carro ficou mais econômico com, este S50. Será que procede?
A questão deste diesel é que ele tem menos enxofre certo? Alem dos ganhos ao meio ambiente, abastecer com S50 tem algum benefício para a viatura ou desempenho?
Abraços
Caro Ezahn, a única coisa que percebi, de verdade, foi a queda acentuada na fumaceira.
O restante acho que é psicológico. E no psicológico notei ganho de potência. Moro num local que tem uma bela ladeira e parece um foguete subindo!
Tenho usado, há quase um ano, o Diesel Podium da Petrobrás, que já é S-50 (50 partes de enxofre por milhão) desde o seu lançamento. Posso afirmar que a queima do diesel podium é melhor, reduz a fumaça, a viatura pega de estalo e o desempenho do motor também melhora, graças ao maior número de cetano.
Recomendo a leitura da notícia constante do link abaixo, é antiga, mas elucidativa:
Diesel Petrobras Podium 50 chega aos postos de cinco estados - Petrobras (http://www.petrobras.com.br/pt/noticias/diesel-petrobras-podium-50-chega-aos-postos-de-cinco-estados/)
Um abraço, Delfim.
Tenho usado, há quase um ano, o Diesel Podium da Petrobrás, que já é S-50 (50 partes de enxofre por milhão) desde o seu lançamento. Posso afirmar que a queima do diesel podium é melhor, reduz a fumaça, a viatura pega de estalo e o desempenho do motor também melhora, graças ao maior número de cetano.
Recomendo a leitura da notícia constante do link abaixo, é antiga, mas elucidativa:
Diesel Petrobras Podium 50 chega aos postos de cinco estados - Petrobras (http://www.petrobras.com.br/pt/noticias/diesel-petrobras-podium-50-chega-aos-postos-de-cinco-estados/)
Um abraço, Delfim.
Ok Delfim. Mais uma questão. O posto que sempre abasteço é Ipiranga, porem conforme o frentista o diesel S50 é da Petrobras. Este diesel podium tem composição diferente que este S50 da ipiranga? Se sim, sera que este S50 do posto ipiranga é bom tb?
Agradeço antecipadamente
Edu
Chalbuque
07/05/2012, 22:39
TEm um tópico no Picapes discutindo o assunto criado em janeiro deste ano e que tem mais de 32 páginas.
Deêm uma olhada lá que tah bem completo.
Abs
Edu
Todo diesel produzido no Brasil vem das refinarias da Petrobras ( uma parte é importado tb pela petro ) que vende para as diversas distribuidoras ( Shell, Esso, Ipiranga, BR etc...). Por isso todo diesel comum é a mesma coisa, tem o S1800 ( interior ) S500 ( reg. metropolitana ) e agora o S50. No Diesel aditivado, seja S50 ou Não, cada distribuidora coloca o seu pacote de aditivos. O diesel Podium é da distribuidora BR ( Petrobras ), que alem do pacote de aditivos tem o nº de cetano maior que os demais. O grande problema no Brasil é a adulteração e mau armazenamento que geralmente ocorre fora do portão das grandes distribuidoras que tem um nome a zelar. Nesse ponto o diesel Podium, assim como a gasolina Podium, são mais seguros pq são produtos de imagem e tem um controle mais rigoroso. Só postos certificados recebem, o transporte é controlado etc...
Abs
E tb o pilantra adultera o que vende mais. Não é interessante p ele adulterar um produto que vende 1/30 do outro.
Valeu amigo, vou procurar desse diesel aqui em Goiânia
Abs amigão !
Horacio Teles
08/05/2012, 09:45
Vou dar o meu pitaco aqui. Tenho um Troller 2002, MWM 2.8.
O diesel S-50 pode ser usado em qualquer veículo. Para veículos fabricados no Brasil a partir de março deste ano será obrigatório o abastecimento com essa formulação de diesel. Isso vale para caminhões, também. Os caminhoneiros estão malucos com os eletrônicos. Alguns carros importados e montados na Argentina, no México, já vinham com configurações de motores para consumo do diesel e especificações da Euro 5 (logo sai a Euro 7, e o Brasil continuará no atraso; continuamos com a tecnologia vencida), como a Tracker, motor Peugeot, com válvula EGR (norma que será obrigatória na Euro 7), que deu uma canseira incrível nos proprietários. Tem até um tópico aqui no forum sobre os problemas com o motor Peugeot que foi recordista de posts.
Bom, quanto ao rendimento, é folclore, lenda. Nada muda. O que muda é o consumo. Com o S50 o consumo aumenta um pouquinho, que só se percebe depois do abastecimento de mais de 3 tanques, pelo menos.
Um problema adicional para os motores com as especificações da Euro 5, chama-se mecânicos. Esse pessoal não se preparou para os avanços da eletrônica e para as manutenções dos motores novos. Um grande problema para todos nós.
O S-50 é uma boa recomendação porque apresenta uma queima mais limpa, livre de enxofre, o que é muito bom para o ambiente.
Michelangelo
08/05/2012, 12:08
Valeu amigo, vou procurar desse diesel aqui em Goiânia
Abs amigão !
Aqui em Goiânia você encontra o Diesel S50 no posto Petrobras no cruzamento entre a Av. T7 e a Assis Chateubriand no Setor Oeste e no Posto Carreteiro 10 no Setor Jaó, indo para o Aeroporto Santa Genoveva.
Eu tenho uma HILUX SRV 2007 e tambem percebi que com o S-50 meu carro aumentou um tantinho de nada o consumo, nada desesperador. No transito estava fazendo entre 8,0 e 9,0 km / litro e nos ultimos meses percebi que o consumo agora fica entre
7,5 e 8,5 por litro. Na revisão reclamei disso na Toyota, revisaram tudo, troquei todos os filtros e ainda fiz limpeza dos bicos e nada... não mudou nada, continuo fazendo os 7,5 a 8,5 na cidade.
SandroGaúcho
08/05/2012, 15:52
Pessoal
Eu tô usando agora mesmo o meu 1º tanque com S50, e é perceptível a diminuição da fumaça, inclusive, me encomodava o fato de acelerar e lançar aquela fumaça no carro de traz sem falar o meio ambiente é claro.
Entretanto, percebi que ela tá "reinando" um pouquinho ao ligá-la demanhã cedo, pode ser o S50 ou a temperatura que baixou aqui na cidade!
Amanhã tô indo pra Porto Alegre e vou controlar o consumo na estrada,ok
Então existe S500 aditivado e S50 aditivado?
Abraço
Sim, existem os 2 ainda mas, acredito que no futuro proximo, a gente só vai ter o S50.
O da BR tem um pouco mais de cetanas que os demais.
Aqui em Goiânia você encontra o Diesel S50 no posto Petrobras no cruzamento entre a Av. T7 e a Assis Chateubriand no Setor Oeste e no Posto Carreteiro 10 no Setor Jaó, indo para o Aeroporto Santa Genoveva.
Então Michelangelo, esse do setor Jaó é aquele da petrobras, eu costumo abastecer no carrefour do lado do flamboyant e esses dias eu abasteci naquele petrobras em frente a honda na jamel cecilio, o que vc em diz desses
Abs e obrigado !
Michelangelo
13/05/2012, 06:50
O posto do Jaó não é o da Petrobrás, é mais acima, mais perto do Aeroporto (Posto Carreteiro 10). Esses outros 2 postos acho que ainda não tem o S-50 !
Resolvi praticamente 100% da fumaceira diminuindo a aberturado do bico da bomba (valeu, nobre Robson da oficina Revi). O carro ficou um pouco preso, porém, além de não fumaçar mais, tá mais econômico. Se quero andar rápido, pego um avião!
guilhermeabreu
13/05/2012, 22:01
Resolvi praticamente 100% da fumaceira diminuindo a aberturado do bico da bomba (valeu, nobre Robson da oficina Revi). O carro ficou um pouco preso, porém, além de não fumaçar mais, tá mais econômico. Se quero andar rápido, pego um avião!
DORDREF
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA no meu caso que sou meio apressadinho , abrí um pouco a bomba e vejo uma fumacinha a mais , MAS A SW4 ANDA QUE NEM UMA BELEZA .
DORDREF
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA no meu caso que sou meio apressadinho , abrí um pouco a bomba e vejo uma fumacinha a mais , MAS A SW4 ANDA QUE NEM UMA BELEZA .
Nobre Guilherme, eu não vou mentir que me envergonhava com aquela fumaceira... Tá certo que o carro parece um foguete, mas entre a vergonha e a pressa, fiquei com a vergonha. Ela agora a 120 km/h está em 3000 rpm. Mas, raramente passo dos 100, então não vejo muito problema. E zerou a fumaça. Pode meter o pé que não sai mais nada. Terça tô trocando as buchas da suspensão e substituindo a coifa da homocinética. Sim, troquei o óleo por Lubrax Top turbo. Mas, vendo lá na oficina uma SW4 1999 trocando o cabeçote, justamente pq já tinha feito o motor e o consumo de óleo continuava, o cara resolveu trocar. Há um fabricante, segundo o caríssimo Robson, da Coreia do Sul. O cabeçote é idêntico ao original. Colega dele trocou e já rodou, em uso extremo de off road, mais de 190 k km. Então, acho que é bom. E custa R$ 2.600,00. Mas, pra agora não dá. Já gastei valores que nem quero somar e só vou trocar o cabeçote ano que vem. Até lá, só completando o óleo.
danilobelmonte
13/05/2012, 22:38
Ola, a todos!
Fiz 3.000 km a uns dia SP-RS-SP com minha Hilux 2010 e so usei S-50.
Resultado = Nada.
O consumo não mudou e o desempenho tambem ficou a mesma coisa! Fumaça meu motor com 36.000km não faz mesmo.
A vantagem foi que, "quero" acreditar que o S50 não era batizado.
A desvantagem foi só no bolso!
Abraços.
O S-50 batizado eu também não acredito não. Só estou usando ele agora. O carro esta uma beleza. Esta semana mandei engrachar os cardaens e o feixe de molas traseiros. O carro está uma seda.
Agora vou mandar engrachar os rolamentos de roda e depois eu conto para vocês como ficou.
guilhermeabreu
14/05/2012, 09:58
Nobre Guilherme, eu não vou mentir que me envergonhava com aquela fumaceira... Tá certo que o carro parece um foguete, mas entre a vergonha e a pressa, fiquei com a vergonha. Ela agora a 120 km/h está em 3000 rpm. Mas, raramente passo dos 100, então não vejo muito problema. E zerou a fumaça. Pode meter o pé que não sai mais nada. Terça tô trocando as buchas da suspensão e substituindo a coifa da homocinética. Sim, troquei o óleo por Lubrax Top turbo. Mas, vendo lá na oficina uma SW4 1999 trocando o cabeçote, justamente pq já tinha feito o motor e o consumo de óleo continuava, o cara resolveu trocar. Há um fabricante, segundo o caríssimo Robson, da Coreia do Sul. O cabeçote é idêntico ao original. Colega dele trocou e já rodou, em uso extremo de off road, mais de 190 k km. Então, acho que é bom. E custa R$ 2.600,00. Mas, pra agora não dá. Já gastei valores que nem quero somar e só vou trocar o cabeçote ano que vem. Até lá, só completando o óleo.
AMIGO DORDERF
Vc esta com toda a razão , eu mesmo já estou mais acentado , não estou andando em estrada a mais de 110km/h , aqui posso andar até 140km/h que não tem muita fiscalização , mas estou mais sossegado , o negócio é nas ultrapassagens que demora mais um pouco com o carro mais preso , mas da para acostumar e na cidade não faz muita diferença ele estando mais amarrado.
Qto a coifa da homocinética vc pode colocar a do paralelo tranquilo , esta na faixa dos R$35,00 cada , a original na faixa dos R$200,00 .
E o cabeçote , como vc falou pode esperar , é só não bobear no nível do óleo , pois dei bobeira com meu radiador furado pq não podia parar o carro e acabei esquecendo por várias vezes de completar a água e acabei tendo de parar na marra pq batí o motor por superaquecimento
danilobelmonte
14/05/2012, 10:02
O S-50 batizado eu também não acredito não. Só estou usando ele agora. O carro esta uma beleza. Esta semana mandei engrachar os cardaens e o feixe de molas traseiros. O carro está uma seda.
Agora vou mandar engrachar os rolamentos de roda e depois eu conto para vocês como ficou.
Oi Cleber!
Estava tentando entrar em contato com voce... mas seu cadastro no forum impede o envio de MP.
Achou o posto da Oratorio? Aquele dia em que voce me ligou estava no RJ e dormindo apos umas caipirinhas...
Queria te pedir desculpa pelo modo que atendi.
Abraços.
Chalbuque
14/05/2012, 10:05
Ola, a todos!
Fiz 3.000 km a uns dia SP-RS-SP com minha Hilux 2010 e so usei S-50.
Resultado = Nada.
O consumo não mudou e o desempenho tambem ficou a mesma coisa! Fumaça meu motor com 36.000km não faz mesmo.
A vantagem foi que, "quero" acreditar que o S50 não era batizado.
A desvantagem foi só no bolso!
Abraços.
Pois é, na verdade, por tudo que li até agora, a vantagem o S50 se relaciona a menor emissão de fumaça.
Isso faz com que a viatura, polua menos o meio ambiente.............externamente e, consequentemente, polua menos "internamente o motor", aumentando sua vida útil (digas-se injeção como um todo) e contaminando menos óleo e filtros (é o esperado).
Espero com isso que aumente os períodos de manutenção, troca de filtros, e que o motor sofra menos pra queimar esse diesel.
Mas isso só saberemos com o tempo.
Eu tenho uma Actyon Sports(motor Euro IV) que está com 80 mil km......................até os 72 mais ou menos, usei basicamente s1800 em 80% dos abastecimentos e s500 em 20% dos abastecimentos, nesse período nunca tive nenhum problema com ela.
Claro, tive que trocar filtro de combustível a cada 10 mil km, na revisão obrigatória.
Agora só estou usando o s50, e espero poder aumentar para 15 mil km, pelo menos, o período de troca do filtro de combustível, até porque a garantia termina nos próximos meses.
Sds
guilhermeabreu
14/05/2012, 10:27
Pois é, na verdade, por tudo que li até agora, a vantagem o S50 se relaciona a menor emissão de fumaça.
Isso faz com que a viatura, polua menos o meio ambiente.............externamente e, consequentemente, polua menos "internamente o motor", aumentando sua vida útil (digas-se injeção como um todo) e contaminando menos óleo e filtros (é o esperado).
Espero com isso que aumente os períodos de manutenção, troca de filtros, e que o motor sofra menos pra queimar esse diesel.
Mas isso só saberemos com o tempo.
Eu tenho uma Actyon Sports(motor Euro IV) que está com 80 mil km......................até os 72 mais ou menos, usei basicamente s1800 em 80% dos abastecimentos e s500 em 20% dos abastecimentos, nesse período nunca tive nenhum problema com ela.
Claro, tive que trocar filtro de combustível a cada 10 mil km, na revisão obrigatória.
Agora só estou usando o s50, e espero poder aumentar para 15 mil km, pelo menos, o período de troca do filtro de combustível, até porque a garantia termina nos próximos meses.
Sds
CARO CHALBUQUE
O díesel por ser S50 não muda o tempo de trocar o filtor , pois o filtor é feito para filtrar o combustível tin=rando a água e as impurezas mais grossas por assim dizer , o filtro não resolve se o combustível é de melhor qualidade ( menos poluente ou mais poluente ) , vc terá que trocar com a kilometragem que sempre trocou .
Até agora tenho visto várias opiniões sobre o díesel S50 , mas na minha opnião digo NA MINHA OPINIÃO este díesel veio para poluír menos o meio ambiente , os motores mais antigos podem usar este díesel só que não terá o efeito antipoluente como se tivesse sendo queimado num motor de geração nova própria para consumir este díesel , vejo pessoas apavoradas e " MEXANICOS " dando desculpas esfarrapadas de que o defeito do motor é pq usou este díesel .
IMAGINAM VCS O BRASIL DO TAMANHO QUE É COM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM TODOS OS CANTOS DO BRASIL E " NEM TODOS TEM ESTE DÍESEL S50 ) , COMO FICARIAM OS CARROS NOVOS PARA ANDAR ?????? O GOVERNO NÃO PERMITIRIA EM VENDER CARROS QUE SÓ PUDESSEM USAR UM COMBUSTÍVEL QUE SÓ TIVESSE EM ALGUNS POSTOS , ÍSTO É MUITO CLARO DE ENTENDER .
Tirem esta paranóia da cabeça que os motores geração EURO V só podem usar o DÍESEL S50 , ele pode usar o outro só que vai poluír tanto qto os outros carros com motores antigos , apenas ísto , seria o mesmo de um carro a gasolina usar gasolina aditivada , o carro vai funcionar melhor com ela e poluír menos , SÓ ÍSTO , não vai estragar o motor se usar gasolina aditivada num carro antigo .
Se pedir opinião a um frentista , ele nem sabe o que é S50 .
O DÍESEL S50 é apenas um díesel com menor teor de enxofre que polui menos o meio ambiente qdo é queimado .
MINHA OPNIÃO PESSOAL , NÃO ME JOGUEM PEDRAS .
Chalbuque
14/05/2012, 10:47
Concordo com vc Guilherme, em parte, no que se refere ao diesel s50 ter sido criado para poluir menos,.................. mas existe uma parte técnica que eu não saberia te explicar, pois não sou do ramo, sobre o funcionamento da injeção dos motores novos que com o tempo o uso do diesel inadequado "traria" problemas para o sistema.
O diesel nos motores mais novos, seria injetado em alta pressão, pulverizando particulas mínimas para melhor queima do combustível e isso exigiria um combustível mais limpo e com o s1800 haveria maior abrasão que causaria desgaste maior no sistema e perda de eficiência e tal...................(estou falando coisa que li eu não sou engenheiro) e por ai vai.
Por isso que escrevi no meu post anterior que só com o tempo é que comprovaremos ou não todas essas afirmações.
MAs como vc, tb acho que o objetivo maior do s50 é diminuir a poluição.
Sds
André Cajarana
14/05/2012, 19:09
Será que o uso do Diesel S50, realmente vai beneficiar o meio ambiente? O aquecimento global? Bem, não sei se já foi postado aqui no forum um video do Climatologista Ricardo Augusto, professor da USP, que esclarece sobre o aquecimento global:
Programa do Jô - Videos - Rede Globo - 'O aquecimento global é uma mentira', é o que afirma o Climatologista Ricardo Augusto (http://programadojo.globo.com/videos/v/o-aquecimento-global-e-uma-mentira-e-o-que-afirma-o-climatologista-ricardo-augusto/1930554/)
Uma aula do mesmo professor sobre o mesmo assunto:
Aquecimento Global "A FARSA" - Palestra Prof. USP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=oJTNJBZxX6E&feature=related)
Eis a grande questão. Será tudo verdade?
Será que o uso do Diesel S50, realmente vai beneficiar o meio ambiente? O aquecimento global? Bem, não sei se já foi postado aqui no forum um video do Climatologista Ricardo Augusto, professor da USP, que esclarece sobre o aquecimento global:
Eis a grande questão. Será tudo verdade?
No mínimo esse cara tá ganhando holofotes com o que prega. E, como leigo que sou, entendi tudo com perfeição. Mas, acho interessante os "pseudocientistas", como ele cita, retrucarem tal entendimento. Aí sim teremos uma opinião mais abalizada.
Mas, de antemão, adoro opiniões discordantes do todo.
Já vi esta entrevista. O que o cara diz faz todo o sentido. Mas o diesel S50 não está ai para acabar com o aquecimento global e sim para diminuir a poluição nos grandes centros. Ai tb faz sentido.
Preados, tenho um parente proximo que é Engenheiro Quimico com varios premios internacionais e ele sempre rui desta historia de aquecimento Global. Este cara do ai no Jô é um cara serio.
Tudo é questão de ganho ($$$$$$) e nós somos as galinhas dos ovos de ouro da industria.
André Cajarana
15/05/2012, 17:29
Já vi esta entrevista. O que o cara diz faz todo o sentido. Mas o diesel S50 não está ai para acabar com o aquecimento global e sim para diminuir a poluição nos grandes centros. Ai tb faz sentido.
Caro Ezahn
Segundo a Petrobras o Diesel S-50 contribui para maior limpeza dos bicos injetores e melhor queima do combustível, e conseqüentemente ajuda a reduzir a emissão de CO2 e de fumaça pelos seus veículos.
O CO2 ajuda a destrui a suposta “Camada de Ozônio”, afetando portanto, o aquecimento global, segundo o Dr Prof Ricardo Augusto Felicio, da USP, na sua palestra já indicada.
Prezado Andre, no video postado o Dr. Prof. Ricardo diz que o Efeito estufa é a maior falacia da historia da humanidade , logo o aquecimento global que é provocado pelo efeito estufa é falacia... não existe. Você esta certo quanto ao resto ( menos que o CO2 destroi a camada de Ozonio, que segundo o Prof. Dr. Ricardo NÃO EXISTE da forma apresentada , ou seja , que ela será destruida) Veja o video.
Felipe Glod
16/05/2012, 11:13
Esse novo Diesel lança no ar menos partículas sólidas e ponto.
guilhermeabreu
16/05/2012, 11:17
Esse novo Diesel lança no ar menos partículas sólidas e ponto.
X2 , ou seja menos ENXOFRE o resto é falácia .
Fernando Assis
25/08/2012, 18:55
Tinha começado a usar diesel S50 na minha Xterra 2004 porque um colega que tem uma defender 2001 disse que adorou o novo combustível na viatura dele, poluindo menos e andando mais. Mas me preocupei com esse fato dele absover água mais fácil e se contaminar. Uso muito pouco minha Xterra, recomendam não armazenar mais que 30 dias, sendo o ideal 10 dias. Sem falar que existe um relato do tanque da xterra enferrujar com a absorção de água, mesmo com diesel antigo, sendo por isso recomendável deixá-lo sempre cheio para que se condense menos umidade (deixar pouco ar no tanque). O que me dizem?
"5) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o S-50?
Sim. Mas antes alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, a limpeza total do tanque. Como esse novo diesel se autocontamina muito rápido e fácil e, consequentemente, acumula muita água, maximizando a produção da borra, é recomendada a assepsia do tanque. É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-50. Mas atenção! Não utilizar água em hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às características higroscópicas (capacidade de atrair água) desse novo produto, a água e umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo. Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros.
6) O S-50 pode causar algum problema nos veículos fabricados antes de 2012?
É difícil de prever, mas um componente que pode existir dentro de um tanque, pode reagir com componentes desse novo combustível e desencadear efeitos indesejáveis. Isso é mais provável de ocorrer nos veículos muito antigos, pois dentro desses tanques existem depósitos e formações de vários subprodutos. O novo diesel S-50 é muito melhor que o seu antecessor e vale a pena investir nesse novo combustível, porém é recomendável e, principalmente, para os veículos mais antigos, é essencial uma limpeza do tanque.
10) Por quanto tempo o S-50 pode ficar armazenado?
Pela ANP 30 dias, no máximo, mas a MS recomenda apenas 10 dias, sendo necessário movimentar / recircular o produto, pois a regra é parou - contaminou."
Reconsult Representação (http://www.reconsultrepresentacao.com.br/noticias/detalhes/duvidas-mais-frequentes-sobre-o-diesel-s-50--5)
marcelo de lima oliveira
26/08/2012, 20:34
Coloquei o s50 na minha hilux 99 semana passada. O carro rende melhor e esta mais econômico (em média 9 km por litro) na cidade ao invés de 8,5 com disel aditivado. O que eu entendi na colocação acima é que não se deve alternar disel aditivado com s50 no uso, isso?
Caros Amigos,
Estive acompanhando o tópico que é muito interessante pelos diferentes perfis dos participantes e pelas diferentes opiniões.
Não sou técnico em química, mas praticamente nasci dentro de um camião (meu pai sempre teve empresas de transporte) e mexo com diesel faz mais de 40 anos.
Pelo que sei, o enxofre é um aditivo da formula básica do óleo diesel que tem propriedades lubrificantes (pelas bombas, injetores e os mesmos pistões durante a combustão). Lembro que os pistões dos motores diesel, na maioria, têm um anel dedicado a "raspar" o excesso de combustível para evitar que contamine o lubrificante. O sistema diesel prevê, já no projeto, um leve excesso de combustível para assegurar a difusão da chama mesmo em rotações muito baixas, tipicas destes motores e para "ajudar" a lubrificação da câmara.
Tudo isso é muito diferente do chumbo na antiga gasolina normal, que era um aditivo contra a detonação por pressão antes da ignição.
Por este motivo, o uso do S50 nos motores antigos (eu tenho um SW4 98) penso possa causar problemas de desgaste precoz no sistema de alimentação.
Obviamente o objetivo é a menor poluição do ambiente.
Tirando o enxofre, mesmo os motores mal regulados param de esfumaçar, é sem duvida mais bonito e politicamente correto MAS POLUEM IGUAL POR TODAS AS OUTRAS COMPONENTES QUE SAEM DO ESCAPE.
Eu, normalmente abasteço com diesel comum em postos de bandeira de primeira linha e nunca tive problemas, mas se fosse obrigado usar o S50 tomaria seriamente em consideração adicionar um aditivo adequado (STP ou outros) a cada tanque.
Grande abraço
Fabrizio
Caros Amigos,
Estive acompanhando o tópico que é muito interessante pelos diferentes perfis dos participantes e pelas diferentes opiniões.
Não sou técnico em química, mas praticamente nasci dentro de um camião (meu pai sempre teve empresas de transporte) e mexo com diesel faz mais de 40 anos.
Pelo que sei, o enxofre é um aditivo da formula básica do óleo diesel que tem propriedades lubrificantes (pelas bombas, injetores e os mesmos pistões durante a combustão). Lembro que os pistões dos motores diesel, na maioria, têm um anel dedicado a "raspar" o excesso de combustível para evitar que contamine o lubrificante. O sistema diesel prevê, já no projeto, um leve excesso de combustível para assegurar a difusão da chama mesmo em rotações muito baixas, tipicas destes motores e para "ajudar" a lubrificação da câmara.
Tudo isso é muito diferente do chumbo na antiga gasolina normal, que era um aditivo contra a detonação por pressão antes da ignição.
Por este motivo, o uso do S50 nos motores antigos (eu tenho um SW4 98) penso possa causar problemas de desgaste precoz no sistema de alimentação.
Tirando o enxofre, mesmo os motores mal regulados param de esfumaçar, é sem duvida mais bonito e politicamente correto MAS POLUEM IGUAL POR TODAS AS OUTRAS COMPONENTES QUE SAEM DO ESCAPE.
Eu, normalmente abasteço com diesel comum em postos de bandeira de primeira linha e nunca tive problemas, mas se fosse obrigado usar o S50 tomaria seriamente em consideração adicionar um aditivo adequado (STP ou outros) a cada tanque.
Grande abraço
Fabrizio
E quando o S50 já é aditivados? Vês razão de usar mais um complemento, tipo STP? Aqui em Recife só tem posto vendendo S50.
TCHEIGOR
27/08/2012, 16:38
eu na dúvida to usando aditivo direto!
Chalbuque
27/08/2012, 21:39
Pelo que já li os aditivos e o biodiesel adicionado ao S50 suprem essa menor capacidade lubrificação.
Sdds
gigio 10
27/08/2012, 22:43
Caro fgibin
A parte BIO do nosso diesel supre a falta do exofre no quesito lubrificação de bomba injetora..
E o enxofre não é adicionado , ele já existe no diesel e precisa ser extraido por filtragens , por isso o processo de produção do S50,S10 é mais caro , por necesssitar de filtragens extras.
Espero ter ajudado.
Abraços
UOTE=fgibin;1764091]Caros Amigos,
Grande abraço
Fabrizio[/QUOTE]
O enxofre já vem no Diesel e a quantidade depende do petróleo e do corte do Diesel. Ele é removido por hidrotratamento. Processo caro que requer grandes quantidades de hidrogênio e unidades de recuperação de enxofre, pois não ia adiantar nada tirar o enxofre do diesel e queimar o H2S nas caldeiras ou tochas.
Olá Gigio!
Interessante esta informação que a parte BIO teria também funções lubrificantes. Não tinha conhecimento disso, obrigado.
Sobre o enxofre fazer parte da formulação de cracking do óleo diesel, isso é fato.
Extrai-lo obviamente deve ter os seus custos, mas do ponto de vista do usuário, é uma parte da capacidade lubrificante do combustível que vai embora sem substituição aparente.
Não tenho nenhuma informação (precisa) sobre os componentes dos diesel "aditivados".
Alguém tem mais informações (precisas) sobre quais seriam estes aditivos e quais propriedades teriam?
A palavra "aditivado" promete tudo, mas não diz nada...
Grande abraço
Fabrizio
Fabrizio,
Realmente o enxofre influencia na lubricidade do diesel. Os pesquisadores juram de pés juntos que os aditivos suprem essa deficiência.
Só o tempo dirá.
Abs
Fabrizio,
Essa é uma dúvida que eu tb gostaria de esclarecer, afinal que aditivos são esses???
O consumidor brasileiro é "enrolado" com promessas sem fundamentação, sem informações técnicas precisas.
Outro dia eu vi a propaganda de um produto da marca Nívea que dizia: "O único com fator azul".
Pensei com meus botões: Que diabos é "fator azul" ??? Pura enrolação...
Um abraço, Delfim.
Chalbuque
28/08/2012, 22:12
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/99805-diesel-s50-preco-e-postos.html
Tem esse tópico no Picapes que tem várias pg com info sobre o assunto.
abs
Meus amigos tenho um relato de um amigo que comprou a nova frontier e num de seus passeios não achou o S50 e adivinha deu M, teve q voltar rebocado, simplesmente a viatura não saiu mais do lugar, teve q descer o tanque, trocar filtro de comb, além do q a central eletrônica deu pau e outras cositas mais, deu um prejú daqueles, sinceramente não sei até q pto é melhor ou pior, forte abraço.
Pedro Mattos
28/08/2012, 23:56
Vou dar o meu pitaco aqui. Tenho um Troller 2002, MWM 2.8.
O diesel S-50 pode ser usado em qualquer veículo. Para veículos fabricados no Brasil a partir de março deste ano será obrigatório o abastecimento com essa formulação de diesel. Isso vale para caminhões, também. Os caminhoneiros estão malucos com os eletrônicos. Alguns carros importados e montados na Argentina, no México, já vinham com configurações de motores para consumo do diesel e especificações da Euro 5 (logo sai a Euro 7, e o Brasil continuará no atraso; continuamos com a tecnologia vencida), como a Tracker, motor Peugeot, com válvula EGR (norma que será obrigatória na Euro 7), que deu uma canseira incrível nos proprietários. Tem até um tópico aqui no forum sobre os problemas com o motor Peugeot que foi recordista de posts.
Bom, quanto ao rendimento, é folclore, lenda. Nada muda. O que muda é o consumo. Com o S50 o consumo aumenta um pouquinho, que só se percebe depois do abastecimento de mais de 3 tanques, pelo menos.
Um problema adicional para os motores com as especificações da Euro 5, chama-se mecânicos. Esse pessoal não se preparou para os avanços da eletrônica e para as manutenções dos motores novos. Um grande problema para todos nós.
O S-50 é uma boa recomendação porque apresenta uma queima mais limpa, livre de enxofre, o que é muito bom para o ambiente.
Minha sw4 98 somente aumentou o consumo e mais nada.
Abç
Pedro
Uma duvida: qual seria a explicacao tecnica para a vtr aumentar o consumo com o S-50? Se queima melhor, nao deveria resultar em desempenho melhor e consumo menor?
José Ordele
15/10/2012, 19:02
Estou usando o S50 e percebi que melhorou o consumo. Estou fazendo 8,3 na cidade.
Engels Kbça
15/10/2012, 21:58
Caros Amigos,
Grande abraço
Fabrizio
Grande Fabrizio.
Apenas duas observações:
1- Os anéis raspadores são para retirar o excesso de lubricante da parede dos cilindros evitando que subam para a camara de combustão. Os motores a gasolina/alcool também tem.
2- O enxofre não é um aditivo do diesel, é um componente indesejável.
Grande abraço:concordo:
Kbça
TCHEIGOR
16/10/2012, 08:03
Eu, na primeira abastecida com S50 (usando teccom 10) peguei a estrada e 80Km depois acendeu a luz do óleo. Guincho, oficina, desmonte, resultado: danificou o vira. Parti pra retífica. Analisando depois vimos que também estava passando diesel pro carter através da BI.
Eu acredito em coincidência mas to com medo de usar o S50 de novo...
Engels Kbça
22/10/2012, 08:45
Eu, na primeira abastecida com S50 (usando teccom 10) peguei a estrada e 80Km depois acendeu a luz do óleo. Guincho, oficina, desmonte, resultado: danificou o vira. Parti pra retífica. Analisando depois vimos que também estava passando diesel pro carter através da BI.
Eu acredito em coincidência mas to com medo de usar o S50 de novo...
Com certeza esse motor já estava com problema, só o uso do S-50 nào iria causar esse estrago todo.
Kbça:putz:
guilhermeabreu
22/10/2012, 11:50
Uma duvida: qual seria a explicacao tecnica para a vtr aumentar o consumo com o S-50? Se queima melhor, nao deveria resultar em desempenho melhor e consumo menor?
YOURG
Ví vários relatos aqui que aumenta o consumo , no meu raciocínio , o enxofre enriquece o poder de detonação e sem ele o díesel fica mais fraco por assim dizer , polui menos , mas tem menor poder de transformar em energia , com isto aumenta o consumo para produzir a mesma energia daquele que contem enxofre .
Posso estar errado , mas é o que consigo raciocinar .
sandro_ventania
22/10/2012, 19:25
Guilherme, eu concordo com seu raciocinio...e seguindo ele, o S1800 deve ser então o melhor em termos de consumo...he he he.
olha, eu uso carro a diesel desde 89 e tenho planilhas de controle de consumo de combustível de todos os meus carros desde que inventaram o Omnicalc (que era uma planilha eletronica que rodava no mainframe antes mesmo de inventarem os computadores pessoais)
Posso afirmar que o S-50, sem a menor dúvida, resulta em consumo menor - na ponta do lápis. E tem mais: eu sinto a diferença de rendimento do motor/potencia... no pé.
O S-50 não produz um poder calorífico menor só porque tem menos enxofre. Ele tem o mesmo poder calorífico na hora da explosão, ou mais, do que os diesel antigos - a grande diferença é que com menos enxofre, há também menos resíduos, o que, se do lado de fora (depois que sai pelo escapamento) significa menos fumaça e menos poluição, do lado de dentro, resulta numa queima mais limpa e menos depósito de resíduos na cabeça do pistão e na sede das válvulas.
... é tudo de bom.
e concordo que não tem a menor chance de que o combustível tenha causado a quebra do motor do colega aí em cima.
abs
Trovão
copiando o post de um amigo aqui do forum
"O diesel S-50 tem 46 de cetano, e o S500 tem 42 cetanos, enquanto o diesel Podium (que é S50) tem no mínimo 51 cetanos. Ou seja o disel Podium é mais puro e possui um pacote diferenciado de aditivos o tornando melhor e lógicamente mais caro.
Lembrando que o cetanos é indíce da qualidade de ignição do diesel, portanto quanto maior o nº de cetanos melhor é a queima do combustível, que se traduz numa queima melhor gerando maior potência e torque, menor emissão de fumaça e melhor rendimento."
tenho uma hilux 3.0 2009.....desde o inicio do ano só uso o s50! não senti diferença nenhuma, nem no consumo. uso por causa da valvula egr, q com o diesel s50 tem menor chance de entupir. e é bem nitido a diferença no cheiro do escapamento! o cheiro com o s50 é bem mais fraco, dá pra ficar cheirando numa boa! kkkk
para os motores mais antigos, se nao notaram diferença nenhuma, continuem com o s500 mesmo. já melhorou muito, pois antes era s1800!!!!
http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/entenda-o-que-muda-com-o-diesel-s50-vantagens-e-desvantagens/
SandroGaúcho
24/10/2012, 08:33
Pessoal
Tenho uma Japa 94 e tenho usado o S-50 a R$2,14/litro no posto Petrobrás, entretanto, estou preocupado pois eu li que que o novo Diesel não lubrifica adequadamente a bomba injetora, isso procede?
Valeu
Acredito que nao tenha nada haver amigo.
Muito se tem discutido sobre o diesel S50, porém acredito que não melhore o desempenho nem o consumo. Vejo excelentes beneficios a longo prazo, pois se o diesel é mais limpo com certeza vai sujar menos os componentes internos do motor.
Assim, quando possivel faço uso do diesel s50, além de poluir menos, deixa o motor mais limpo.
Abçs
F. Oliveira
30/11/2012, 16:20
Galera....tomo a liberdade de expor meu testemunho sobre o uso do S50 na minha viatura.
Abasteci hoje a R$ 2,16 no posto de bandeira Petrobras. A única diferença que percebi, pois não pude mensurar o consumo ainda, foi quanto à segunda marcha (reclamei em outro tópico que a mesma é um pouco amarrada).
Pois bem, eu estava com o tanque vazio, nas últimas, e espoquei o diesel S-50 e fiz um percurso de 90 km. Como era em rodovia, não senti nenhuma diferença perceptível, mas quando passei em um quebra mola na chegada da cidade onde moro,vindo bem lentamente e reduzindo para a "segundinha" o carro ficou mais vivo, sem querer forçar o motor em razão da pouca velocidade...logo percebi e comecei a andar por dentro da cidade e efetuando trocas de terceira marcha para segunda marcha em valas, quebra-molas e buracos e num é que senti uma resposta muito mais satisfatória do motor?
Tentei forçar bem com a segunda marcha, andando com rotação baixa, para ter certeza de que houve alguma mudança e realmente não é algo "meramente psicológico". Se melhora ou não o consumo, performance ou qual a razão de uma queima melhor, de uma coisa eu tenho certeza: não reclamarei mais da segunda marcha por falta de força, que dependia sempre de uma esticada maior da primeira marcha.
Espero eu que assim continue.
Engels Kbça
23/12/2012, 10:04
Uma boa explicação sobre o diesel S50.
Vamos lá turma ... Uma explicação bem simples ,sem frescuras ...
Nossos motores de segunda e segunda e meia geração diesel ( OM314 ,OM 364 (baixa rotação) e 14B (alta rotação) foram projetados para funcionar com diesel comum da época de 70 e 80 (mesmo os mais novos Daihatsu 14-B) . Na época era o equivalente ao S-5000 (hoje não mais existente) ,substituido posteriormente pelo S-1800 (rodoviário) e atualmente o S-500 (urbano) .
Devido a leis ambientais o CONAMA instituiu a utilização em cidades da mistura de bio-diesel na proporção de 5% e emulsificantes a fim de baixar a emissão por conta da presença de enxofre na sua composição.
Com a vinda dos motores " eletrônicos " diesel , houve a necessidade de abaixar o teor de enxofre do diesel de 500ppm p/ 50ppm a fim de adequar a tecnologia com o combustível e minimizar desgastes prematuros nos componentes de injeção (bicos , válvulas , bombas de alta pressão). Foi criado assim o S-50 ,que é o mesmo diesel só que com menos enxôfre na composição.
Dá pra usar esse diesel ? Claro que sim ! A unica desvantagem do S50 nos nossos motores é que a presença do enxofre nas bombas injetoras e nos bicos injetores mecânicos promove uma lubrificação nos componentes internos evitando desgastes acentuados prematuramente , o que aconteceria com menos kilometragem , além do custo mais elevado. Um exemplo prático disso seria a "bomba de alta pressão" da injetora (componente interno) - em condições normais utilizando diesel S-500 duraria digamos 200.000Km , com S-50 a durabilidade cairia p/ 120.000 Km ( apenas um exemplo teórico sem relevância prática p/ nenhuma marca de injetora).
Nos motores eletrônicos , a conversa é outra . Quanto mais enxofre tiver o diesel mais desgaste haverá nos bicos de injeção piezelétricos ( e eles custam muito caro!!! ). Portanto é super recomendado o uso de S-50 !
Daí vcs vão perguntar o porque que o manual da minha SUV 2010 com motor eletrônico diz que é p/ usar o diesel normal . Porque em 2010 foi lançado erroneamente o Super Diesel ou Diesel aditivado da BR distribuidora e não o S-50 (que contém na composição somente menos enxofre). Se vc usar o Diesel aditivado (este sim tem mais cetanas na composição) o sistema eletrônico do motor " se perde " e começa a realimentar informações erradas para a central de gerenciamento deixando o motor " manco " em pouco tempo.
Portanto se o motor for de injeção direta mecânico utilize o Diesel Comum S-500 Urbano ou S-1800 Rodoviário (OM-314 ,OM364 , 14B)
Se o motor for com gerenciamento eletrônico utilize o S-50 e não o Premium (aditivado).
O Diesel Premium (aditivado) por conter um nível de cetanas maior é aconselhável p/ motores mecânicos em condições de partida difícil (muito frio pela manhã - principalmente nas regiões serranas e sul do Brasil) . O resto é só " balela " . O número maior de "cetanas" só vai garantir uma melhor ignação em baixas temperaturas , o resto é tudo igual ! Esse papo de conter mais detergente ,emolientes polares de limpeza é só papo para justificar um custo bem mais alto para o consumidor. O fato de parecer mais potente ou gerar menos fumaça é puramente psicológico e não tem embasamento técnico nenhum ... O que muitas vezes acontece é que o diesel que vc costuma utilizar contém altas taxas de impurezas misturadas e quando vc faz a troca " sente" a diferença no pé. É muito comum comentários de que tal diesel ou outro faz menos fumaça ... Também é puramente psicológico ,pois se vc ligar o motor pela manhã a frio a fumaça será diferente do comportamento ao meio dia ,onde o ar aspirado vai estar numa temp. maior , o motor vai estar aquecido em regime operacional e afins. Só é válido essa análise se o mesmo for testado com opacímetro em condições controladas. Outro detalhe bem comum é afirmar que este ou aquele diesel dá mais potência ... outra bobagem! Potência nos motores diesel só se alteram se a compressão for alterada, se houver uma ingestão "extra" de oxidantes (mais ar dentro da câmara de combustão advindo de uma turbina), mais demanda de diesel ou mesmo da alteração de ponto da injetora (muito pouco tolerada) . As propriedades do Diesel no que tange a operacionalidade é exatamente a mesma e todos são distribuidos no Brasil pela Petrobrás.
Outra pergunta que fizeram é sobre o uso de querosene ao invés do diesel . Por ser um composto naftênico e aromático (conversor apolar) ,seu uso no diesel comum irá proporcionar uma maior ignação por possuir um número de "cetanas" maior . É muito usado na mistura com o diesel em dias frios no sul do pais (proporciona uma partida mais rápida). Como o querosene também é um solvente apolar ,seu uso "puro" não é aconselhável por não conter aditivos lubrificantes e estabilizantes ,o que com o tempo irá desgastar prematuramente os componentes de injeção. O uso de querosene puro também afeta o início da ignição durante a pulverização,sendo necessária a recalibração do ponto na B.I. Pode ser utilizada nos períodos frios do ano (inverno) em misturas não maiores que 30% (recomendação empírica prática de quem mora em regiões frias ,podendo variar para mais ou menos) para não afetar as características do motor em questão.
Seu uso contínuo não é recomendado a fim de "limpar" o circuito de injeção .
Só para vcs terem uma idéia : Todos veículos militares diesel americanos (mecânicos e eletrônicos) são ajustados para utilizarem Diesel S-180 ou Querosene JET-A1 (aviação) por motivos logísticos de transporte de combustível.Assim vc poderá alimentar um Jato ou Tanque com o mesmo combustível sem problemas.
Abraços
Rogério Fior
Desenvolvimento Motores FORD
roberto rody
23/12/2012, 10:52
Engels Kbça Muito bom ...valeu...
Nossos motores de segunda e segunda e meia geração diesel ( OM314 ,OM 364 (baixa rotação) e 14B (alta rotação) foram projetados para funcionar com diesel comum da época de 70 e 80 (mesmo os mais novos Daihatsu 14-B) . Na época era o equivalente ao S-5000 (hoje não mais existente) ,substituido posteriormente pelo S-1800 (rodoviário) e atualmente o S-500 (urbano) .
Devido a leis ambientais o CONAMA instituiu a utilização em cidades da mistura de bio-diesel na proporção de 5% e emulsificantes a fim de baixar a emissão por conta da presença de enxofre na sua composição.
Com a vinda dos motores " eletrônicos " diesel , houve a necessidade de abaixar o teor de enxofre do diesel de 500ppm p/ 50ppm a fim de adequar a tecnologia com o combustível e minimizar desgastes prematuros nos componentes de injeção (bicos , válvulas , bombas de alta pressão). Foi criado assim o S-50 ,que é o mesmo diesel só que com menos enxôfre na composição.
Dá pra usar esse diesel ? Claro que sim ! A unica desvantagem do S50 nos nossos motores é que a presença do enxofre nas bombas injetoras e nos bicos injetores mecânicos promove uma lubrificação nos componentes internos evitando desgastes acentuados prematuramente , o que aconteceria com menos kilometragem , além do custo mais elevado. Um exemplo prático disso seria a "bomba de alta pressão" da injetora (componente interno) - em condições normais utilizando diesel S-500 duraria digamos 200.000Km , com S-50 a durabilidade cairia p/ 120.000 Km ( apenas um exemplo teórico sem relevância prática p/ nenhuma marca de injetora).
Nos motores eletrônicos , a conversa é outra . Quanto mais enxofre tiver o diesel mais desgaste haverá nos bicos de injeção piezelétricos ( e eles custam muito caro!!! ). Portanto é super recomendado o uso de S-50 !
Daí vcs vão perguntar o porque que o manual da minha SUV 2010 com motor eletrônico diz que é p/ usar o diesel normal . Porque em 2010 foi lançado erroneamente o Super Diesel ou Diesel aditivado da BR distribuidora e não o S-50 (que contém na composição somente menos enxofre). Se vc usar o Diesel aditivado (este sim tem mais cetanas na composição) o sistema eletrônico do motor " se perde " e começa a realimentar informações erradas para a central de gerenciamento deixando o motor " manco " em pouco tempo.
Portanto se o motor for de injeção direta mecânico utilize o Diesel Comum S-500 Urbano ou S-1800 Rodoviário (OM-314 ,OM364 , 14B)
Se o motor for com gerenciamento eletrônico utilize o S-50 e não o Premium (aditivado).
O Diesel Premium (aditivado) por conter um nível de cetanas maior é aconselhável p/ motores mecânicos em condições de partida difícil (muito frio pela manhã - principalmente nas regiões serranas e sul do Brasil) . O resto é só " balela " . O número maior de "cetanas" só vai garantir uma melhor ignação em baixas temperaturas , o resto é tudo igual ! Esse papo de conter mais detergente ,emolientes polares de limpeza é só papo para justificar um custo bem mais alto para o consumidor. O fato de parecer mais potente ou gerar menos fumaça é puramente psicológico e não tem embasamento técnico nenhum ... O que muitas vezes acontece é que o diesel que vc costuma utilizar contém altas taxas de impurezas misturadas e quando vc faz a troca " sente" a diferença no pé. É muito comum comentários de que tal diesel ou outro faz menos fumaça ... Também é puramente psicológico ,pois se vc ligar o motor pela manhã a frio a fumaça será diferente do comportamento ao meio dia ,onde o ar aspirado vai estar numa temp. maior , o motor vai estar aquecido em regime operacional e afins. Só é válido essa análise se o mesmo for testado com opacímetro em condições controladas. Outro detalhe bem comum é afirmar que este ou aquele diesel dá mais potência ... outra bobagem! Potência nos motores diesel só se alteram se a compressão for alterada, se houver uma ingestão "extra" de oxidantes (mais ar dentro da câmara de combustão advindo de uma turbina), mais demanda de diesel ou mesmo da alteração de ponto da injetora (muito pouco tolerada) . As propriedades do Diesel no que tange a operacionalidade é exatamente a mesma e todos são distribuidos no Brasil pela Petrobrás.
Outra pergunta que fizeram é sobre o uso de querosene ao invés do diesel . Por ser um composto naftênico e aromático (conversor apolar) ,seu uso no diesel comum irá proporcionar uma maior ignação por possuir um número de "cetanas" maior . É muito usado na mistura com o diesel em dias frios no sul do pais (proporciona uma partida mais rápida). Como o querosene também é um solvente apolar ,seu uso "puro" não é aconselhável por não conter aditivos lubrificantes e estabilizantes ,o que com o tempo irá desgastar prematuramente os componentes de injeção. O uso de querosene puro também afeta o início da ignição durante a pulverização,sendo necessária a recalibração do ponto na B.I. Pode ser utilizada nos períodos frios do ano (inverno) em misturas não maiores que 30% (recomendação empírica prática de quem mora em regiões frias ,podendo variar para mais ou menos) para não afetar as características do motor em questão.
Só para vcs terem uma idéia : Todos veículos militares diesel americanos (mecânicos e eletrônicos) são ajustados para utilizarem Diesel S-180 ou Querosene JET-A1 (aviação) por motivos logísticos de transporte de combustível.Assim vc poderá alimentar um Jato ou Tanque com o mesmo combustível sem problemas.
Abraços
Rogério Fior
Show de bola!
Agora, aqui em Recife só existe S-50. Aditivado e não aditivado. Pela explicação, vou só usar o comum e às vezes usar STP.
guilhermeabreu
23/12/2012, 13:26
GRANDE ENGELS KBÇA
Vc SEMPRE atualizando a todos aqui no forum PARABENS , VALEU MESMO .
Eu como médico que sou SOFRO DEMAIS para tentar tirar da cabeças das pessoas , os tabús e na maioria das vezes NÃO COSIGO TIRAR DA CABEÇA DAS PESSOAS QUE NÃO TEM PROBLEMA DE CHUPAR MANGA E TOMAR LEITE tabú antigo aqui em minha região .
Mas vc fez a sua parte , dar as informações CORRETAS e quem quiser seguir segue .
FORTE ABRAÇO .
Não uso o S50 pela questão de menor capacidade de lubrificação da bomba injetora.
Isso desde que o Diesel Power abriu um tópico sobre esse tema.
Agora, com o Rogério Fior (Angels Kbça) essa informação só se confirma.
Continuarei com o S500, abastecendo em rodovia e postos conhecidos.:concordo:
Engels Kbça
24/12/2012, 11:37
GRANDE ENGELS KBÇA
Vc SEMPRE atualizando a todos aqui no forum PARABENS , VALEU MESMO .
Eu como médico que sou SOFRO DEMAIS para tentar tirar da cabeças das pessoas , os tabús e na maioria das vezes NÃO COSIGO TIRAR DA CABEÇA DAS PESSOAS QUE NÃO TEM PROBLEMA DE CHUPAR MANGA E TOMAR LEITE tabú antigo aqui em minha região .
Mas vc fez a sua parte , dar as informações CORRETAS e quem quiser seguir segue .
FORTE ABRAÇO .
Grande Guilherme
Tento esclarecer o que posso, mas sei que tem cabeça dura que é difícil abrir e colocar as as coisas lá dentro. Valeu !! e Feliz Natal !!
guilhermeabreu
24/12/2012, 12:11
Grande Guilherme
Tento esclarecer o que posso, mas sei que tem cabeça dura que é difícil abrir e colocar as as coisas lá dentro. Valeu !! e Feliz Natal !!
ENGELS KBÇA
Valeu , e Feliz Natal pra vc e toda a sua família tb .
ABRAÇÃO
André Cajarana
25/12/2012, 19:15
Tópico excelente este do Rogério Fior.
Tudo que li sobre o S50, ainda não me convençeu. Vou continuar usando o S500
Engels Kbça
31/12/2012, 02:24
Olha o que o cara fala sobre os efeitos do diesel nos bicos e bombas.
"A presença de enxofre no diesel "normal" é extremamente benéfica e necessária nas "bombas injetoras" mecânicas no quesito lubrificação. O enxofre é um excelente lubrificante por "deslizamento em altas pressões" quando misturado ao meio de
transporte de baixa viscosidade - diesel ou querosene . Nas bombas injetoras rotativas ou tamboleantes ( a pistão) os
elementos de acionamento ,compressão e válvulas de controle estão imersas no " diesel" e são formadas por compostos
de aço SM-745 de altíssima dureza e o enxofre presente no diesel forma uma película protetora nas superfícies
de deslizamento nestes componentes contra outros promovendo uma maior durabilidade (grosseiramente falando é
como graxa dentro de um rolamento - minimiza o desgaste das peças cementadas).
O diesel dentro da bomba injetora também a lubrifica e a refrigera, mantendo a temperatura estável dentro da região de compressão (pistões de injeção). O mesmo é válido para os bicos de injeção ,cujas "sedes e agulhas" são permanentemente
lubrificadas pelo enxofre presente no diesel. Já nos motores " modernos" tipo Common Rail a história é outra ...
O sistema de injeção (bicos) é composto por válvulas com acionamento piezelétrico com calibres extremamente pequenos
(perto de 4 microm) ,então a presença de enxofre em alta pressão (na injeção prox. a 4kpsi) acaba danificando os injetores ,fazendo com que os mesmos percam eficiência no leque de pulverização e consequentemente o perfeito sincronismo do
motor ( existem nos motores diesel modernos perto de 18 sensores medindo a eficiência de combustão nas câmaras por ciclo de giro - qualquer falha no leque de pulverização , o deixa " manco " ... ) . É por isso que existe os famosos S-50 , S-32 e na Europa os diesel SM -12 , 05 e afins ... (quanto maior a pressão de injeção em bicos piezelétricos eletrônicos,mais prejudicial o uso de enxofre) .
Abraços
Rogério Fior
Detroit - MI
roberto_nascimento
31/12/2012, 04:27
Abraços
Rogério Fior
Engels, você está equivocado em alguns pontos.
Você está certo em afirmar que o enxofre lubrifica as bombas. Mas, ele não apresenta dano algum para o sistema common rail. A necessidade de se retirar o enxofre não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a utilização do CR. É simplesmente para diminuir a emissão de poluentes! Inclusive só foi especificada a diminuição do enxofre no diesel em 2007 pela ANP! Muito depois do acordo de 2002 Conama/Proconve!
O CR vem sendo usado desde a década de 90, com diesel S1800, S500, tanto faz a presença de enxofre pra ele. Ele sofre tanto dano quanto uma bomba mecânica, aliás, bem menos na verdade.
Mas, então, o enxofre lubrifica e não pode ser retirado certo? Errado! Ele pode e deve ser retirado! Desde que se adicione outras substâncias para lubrificar igual ou MELHOR que o enxofre. O enxofre, da mesma maneira que lubrifica, também é o responsável por ESTRAGAR o diesel, pois o diesel sofre uma reação com a formação de água, tornando-se altamente oxidante (ácido)!
Experimentem deixar uma bomba injetora mecânica sem utilização cheia de diesel S1800 por 4 meses! Podem ter certeza que 90% da bomba estará condenada. Façam o mesmo com o diesel S50. Vocês irão se surpreender!
E nos CR, a bomba de alta sofre bem menos que uma mecânica devido ao retorno do diesel ao tanque! Por isso dura muito mais!
Além do mais, todos os motores eletrônicos CR possuem utilização de materiais muito mais resistentes que os antigos, além de injetores muito mais reforçados! Por isso, duram muito mais, poluem menos e ainda são muito mais eficientes.
Agora em 2013 chega o S10! É melhor pra todos os motores!
Engels Kbça
31/12/2012, 20:51
Caro Roberto
As explicações divulgadas não são minhas, acho que não leu, no final do texto, o nome do autor, mas vamos lá.
Você está certo em afirmar que o enxofre lubrifica as bombas. Mas, ele não apresenta dano algum para o sistema common rail. A necessidade de se retirar o enxofre não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a utilização do CR.
Existe vários relatos de casos, de desgaste precoce de bombas e bicos CR, por uso do S-1800/S-500, hoje mesmo recebí e-mail de um amigo que trocou a bomba e bicos de uma Frontier, com apenas 30 mil km,motor 2.8 eletrônico.
Mas, então, o enxofre lubrifica e não pode ser retirado certo? Errado! Ele pode e deve ser retirado! Desde que se adicione outras substâncias para lubrificar igual ou MELHOR que o enxofre. O enxofre, da mesma maneira que lubrifica, também é o responsável por ESTRAGAR o diesel, pois o diesel sofre uma reação com a formação de água, tornando-se altamente oxidante (ácido)!
Em nenhuma parte do texto existe a afirmação que o enxofre não pode ser retirado do diesel, explica apenas as caracteristicas de cada um. Sobre água no diesel, pelo que sei o diesel tem que ser usado puro, sem água, e para isso temos filtro que separam a água do diesel.
Olha outra explicação do Rogério Fior, aqui abaixo, do dia 31/12/2012 as 02:24h.
Sds.
Engels
FELIZ 2013
Prezados, em primeiro lugar, um feliz 2013 a todos.
em segundo lugar: Otimos textos e com certeza muitos aqui estão se beneficiando deles, então sou a favor de continuarmos
com a pesquisa.
Terceiro lugar: Os textos foram oriundos de engenheiros mecanicos ( visto a assinatura do Fior )
Agora vamos a uma visão não do engenheiro mecanico mas do quimico. Aquele que trabalha para garantir
os melhores desempenho dos oleos que vão nos motores e aditivos.
conversando com os engenheiros da Petrobras e eu trabalho nela, mostrei os textos e para minha surpresa foi
risos.
Então vou procurar por aqui o que entendi deles:
1º Ninguem vai fazer um combustivel que so vai funcionar em um tipo de motor e vai destruir o outro.
O colega que disse que o S-50 Podium da Petrobras contem aditivos para proteger os componentes da injeção
está certo. PODEM USAR, podem não, DEVEM, usar o S-50 Podium da Petrobras que ele é recomendado para a nova
geração de motores e estes sim são obrigados a usa-lo porque foram construidos para trabalharem com este
combustivel mas, os motores antigos vão levar vantagem justamente na baixa emissão de gases e melhor queima.
Não existe este problema de lubrificação. O que existe é a guarda do produto. O S-50 exige que se tenha um
reservatorio especial para ele e quando isto não acontece, ele perde as suas caracteristicas de lubrificação por
não estar guardado da forma como deveria. E não pode ser misturado aos antigos reservatorios de Diesel e muito menos armazenados
depositos sujos. É isto que esta ocorrendo, é isto que esta afetando os carros e é isto que a Petrobras está
lutando para evitar, exigindo que seus postos tenham um lugar correto e seguro para o S-50 com novos reservatorios homologados para armazenamento do S-50.
2º E o mais importante, desapeguem de comentarios sem pesquisa ou de fontes duvidosas, inclui-se ai mecanicos
que afirmam que o S-50 é prejudicial e que tem varios carros com problemas ao usar o S-50. Balela, abasteçam
em postos credenciados e mesmo assim pergutem se o deposito onde fica o S-50 é só dele.
O S-50 sai da refinaria pronto, sem receber no posto nenhum tipo de aditivo, difrente da gasolina, ele é completo
e já chega no posto pronto.
Resumindo: O S-50 só vai te trazer beneficios mesmo que seu carro seja antigo. Ele não vai melhorar a fumaça, não vai andar mais só vai poliuir memos e ter uma queima mais limpa.
No máximo você vai é ter um consumo melhor devido a queima.
Abraços e um grande 2013 para todos.
Cleber Ramos
Hilux 2007 SRV - Só uso o S-50
Chalbuque
02/01/2013, 15:27
Acabei de chagar o Uruguay, e o S50 está disponível na maioria dos postos ANCAP.
Eles chama lá de Diesel 50-S.
Abs
sandro_ventania
02/01/2013, 15:47
Cleberr...mesmo que o seu texto seja ABSOLUTAMENTE certo...nele está a prova que devemos evitar o S50 em viaturas anteriores a 2012.
No Brasil do combustivel adulterado, qual a garantia que se tem que o diesel S50 não está batizado com o comum? Ou então que o reservátorio está limpo?
Na melhor das hipóteses ficamos presos ao S50, pois não poderemos mais mistura-lo com o comum...imagina voce em viagem...é mias uma preocupação se o próximo posto terá o S50?
Pois como está claro no seu texto...se ele for misturado, ele PERDE suas caracteristicas de lubrificação.
Moipessoa
02/01/2013, 16:10
é muito MITO sobre o S-50.
experimentem usar o podium e notem a diferença do motor, barulho, melhor queima, menos fumaça, melhor conbsumo, etc.
e o podium é o S-50 + aditivo + maior cetonas.
Sandro, meu prezado, perdoe se eu escrevi esta besteira e não reparei.
Na verdade não é mistura de Diesel e sim impurezas do tanque do diesel comum com o S-50.
Eu mesmo em viagens ja tive de abastecer em postos que não tinham o S-50 Podium e completei com Diesel comum.
Outro Ponto: A Petrobras , atualmente só esta entregando o Diesel S-50 Podium e a gasolina Podium em postos revisados
por ela. Como escrevi ai acima, não corremos o risco de adulteração do Diesel S-50 porque ele já chega pronto no posto e vai
direto para o reservatorio. Agora, nada impede do safado depois colocar querozene no diesel...
Fica aqui a dica, abasteçam em postos que tem o Diesel e a gasolina Podium.
Abraços,
Cleber Ramos
pauloalberto
02/01/2013, 16:20
Olá pessoal,
Minha pergunta: tenho um Bandeirante com Om364. Sempre uso o S50, mas tem vez que por nao achar o S50 coloco o S500 e acabo misturando os mesmo no tanque.
Usando o S50 ou o S500 simplesmente não vejo mudança alguma no motor, talvez um pouco menos fumaça....mas aí tambem depende da temperatura, umidade do ar..etc, etc...
Mas minha pergunta é: vai chegar o momento em que a Petrobrás não vai mais disponibilizar o S500 e só vai ter o S50 ou S10.
O que vamos fazer nós que temos os motores mecãnicos antigos iguais ao meu? Acho que vamos ser obrigados a usar o S50.....o que acham? Bom ano novo a tods..
Paulo, como escrevi, voce deve usar o S-50 sim, ele é superior ao S500. Principalmente se usar o S-50 Podium da Petrobras.
Quanto a sua pergunta, eu acredito que o futuro seja mesmo so abastecer os carros com o S-50 e o S-10, não tem sentindo
nenhum manter o S1800 e o S500.
Abraços,
Chalbuque
02/01/2013, 16:59
Quando entrar o S10 sai o S50, é a info que tenho.
Abs
André Cajarana
02/01/2013, 17:01
"O que existe é a guarda do produto. O S-50 exige que se tenha um reservatorio especial para ele e quando isto não acontece, ele perde as suas caracteristicas de lubrificação por não estar guardado da forma como deveria. E não pode ser misturado aos antigos reservatorios de Diesel e muito menos armazenados depositos sujos. É isto que esta ocorrendo, é isto que esta afetando os carros e é isto que a Petrobras está lutando para evitar, exigindo que seus postos tenham um lugar correto e seguro para o S-50 com novos reservatorios homologados para armazenamento do S-50".
É exatamente isso que aconteceu, acontece e vai sempre acontecer. Conheço inúmeros postos com bandeiras Petrobras que mudaram para o S50, mas seus reservatórios permanecem a mesma "bosta suja" (claro que não existe a B.. limpa).
A Petrobrás deveria informar aos brasileiros, quais postos estão vendendo o tal S50, de acordo com as normas, digo: com os reservatórios apropriados para guarda do S50 ou S10. Quando isto vai acontecer?
gigio 10
02/01/2013, 17:43
Não sou engenheiro ou químico , mas darei meu testemunho de usuário.
Tive uma Xterra 2005 , bomba injetora mecânica.
Rodei com ela 140 mil km ,90% das vezes abasteci com Diesel podium da Br.
Andei pelo Chile onde ,que há tempos usa o diesel S15 , que não é biodiesel mais de 15 mil km.
Vendi a Xterra pra minha irmã há uns 4 meses.
A XTerra nunca deu problema de bomba ou bicos, ao contrário , revisei-os com 100 mil km e estavam ok.
Acho essa história de enxofre fazer falta pra bomba , balela. Puro achismo.
Abraços
roberto_nascimento
02/01/2013, 17:45
"O que existe é a guarda do produto. O S-50 exige que se tenha um reservatorio especial para ele e quando isto não acontece, ele perde as suas caracteristicas de lubrificação por não estar guardado da forma como deveria. E não pode ser misturado aos antigos reservatorios de Diesel e muito menos armazenados depositos sujos. É isto que esta ocorrendo, é isto que esta afetando os carros e é isto que a Petrobras está lutando para evitar, exigindo que seus postos tenham um lugar correto e seguro para o S-50 com novos reservatorios homologados para armazenamento do S-50".
É exatamente isso que aconteceu, acontece e vai sempre acontecer. Conheço inúmeros postos com bandeiras Petrobras que mudaram para o S50, mas seus reservatórios permanecem a mesma "bosta suja" (claro que não existe a B.. limpa).
A Petrobrás deveria informar aos brasileiros, quais postos estão vendendo o tal S50, de acordo com as normas, digo: com os reservatórios apropriados para guarda do S50 ou S10. Quando isto vai acontecer?
Exatamente! E digo mais! Os únicos motores dependentes de diesel com pouco enxofre são os fabricados após 2012. Aliás, esses sim, não deveriam usar nem mesmo o S50! E sim S10!
Já adianto a vocês que não terá como evitar-se o diesel novo. Ele irá substituir o diesel antigo em pouco tempo!
Ganho de potência é mito. O diesel novo não queima melhor nem pior que o antigo. É apenas um combustível mais limpo, e com o mesmo ou melhor poder de lubrificação.
Moipessoa
02/01/2013, 18:38
Exatamente! E digo mais! Os únicos motores dependentes de diesel com pouco enxofre são os fabricados após 2012. Aliás, esses sim, não deveriam usar nem mesmo o S50! E sim S10!
Já adianto a vocês que não terá como evitar-se o diesel novo. Ele irá substituir o diesel antigo em pouco tempo!
Ganho de potência é mito. O diesel novo não queima melhor nem pior que o antigo. É apenas um combustível mais limpo, e com o mesmo ou melhor poder de lubrificação.
se ele for PODIUM, aumenta o número de cetonas e é melhor a explosão no motor, por conta de poder calorífico.
se for o comum (S50) ou S-50 aditivado (de detergentes) com o mesmo número de cetonas, não faz a menor diferença na combustão.
o unico problema do diesel S-50 Podium é que custa caro pra garai...
roberto_nascimento
02/01/2013, 19:27
se ele for PODIUM, aumenta o número de cetonas e é melhor a explosão no motor, por conta de poder calorífico.
se for o comum (S50) ou S-50 aditivado (de detergentes) com o mesmo número de cetonas, não faz a menor diferença na combustão.
o unico problema do diesel S-50 Podium é que custa caro pra garai...
Verdade. Já inclusive participei de uma apresentação de uma marca de aditivos em que inflamavam 2 gravetos, 1 com diesel aditivado e outro sem aditivos. O aditivado ficava com uma chama alta e densa.
Bem, acho que todo mundo entendeu que cada um puxa a sardinha para o seu lado contando meias verdades.
engenheiros mecanicos valorizam o seu bolo e os quimicos o dele mas, no fundo a verdade é simples assim:
1) O S-50 é bom para caramba e é mito dizer que ele estraga bomba injetora e seus componentes.
2) Nossos carros que são mais antigos pode usar e devem usar o S-50 e pode se misturar os 2 combustiveis S1800 ou S500
no seu tanque sem problema algum. Nossos motores funcionam bem com todos os Diesel disponiveis no pais desde que o
Diesel seja filtrado.
3) Num futuro proximo, este ano ainda, nos só vamos ter o S-50 e o S10.
Logo, pessoal, podem abastecer suas viaturas sem medo.
obs: Este problema dos tanques sujos a Petrobras já esta ciente e o S-50 ja possui aditivos para mitigar o problema.
Moipessoa
03/01/2013, 13:17
vou jogar um pouco de diesel na camara de combustão: eu queria ver se o preço do S-500 / S-50 / S-50 aditivado / S-50 podium fossem o mesmo, se continuariam com a pulga atrás da zoreia?
PS.: pensamento válido para todos os consumidores, sejam mit, toy, nissan, ford, GM, VW, etc
#prontofalei.:concordo: :mrgreen:
Alexandre F.M. Gherardi
06/01/2013, 19:20
Oi! Pessoall.
Esqueçam esses S1800, S500 e S50, pois a Petrobrás acaba de anunciar que já esta distribuindo o Novo S10 em + ou – 5.900 postos no Brasil. Vamos acompanhar esse novo avanço para a despoluição do nosso PLANETA.
Li neste fórum que o pessoal comenta a omição ou falta de comunicação por parte da Petrobrás. Veja bem, a Petrobrás é uma empresa de capital mista, mas, o poder mandatário é do governo, e se não fosse o selvagerismo de privatização do Sr. FHC, nós já estaríamos nesse processo à muitos anos atrás.
Não vou me aprofundar, pois não sou político e este fórum também não.
Telejornal Notícias Petrobras exibe reportagem sobre o lançamento do Diesel S-10Programa começa às 10h e também apresenta entrevista com diretor de Gás e EnergiaNo telejornal Notícias Petrobras, que começa às 10h, o diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro, fará um balanço das atividades da área em 2012 e falará das metas para o próximo ano. O programa trará ainda uma reportagem sobre o lançamento do Diesel S-10 (Flua Petrobras e o Lubrax Advento), com ultra baixo teor de enxofre, para todo o Brasil. O novo produto está disponível desde terça-feira (01/01) em torno de 5.900 postos de serviço, sendo mais de 2.400 postos da Petrobras, e substitui integralmente o Diesel S-50. O Notícias Petrobras vai ao ar no canal Panorama Petrobras da WebTV.
Sd's. Alexandre.
Chalbuque
06/01/2013, 19:27
Eu ja estou abastecendo com s10 desde o inpicio de dezembro num posto Shell aqui da minha cidade.
O dono que é meu amigo, já ate´alterou a publicidade passando pra s10.
aBS
VOVÔ DO TROLLER
06/01/2013, 21:18
Abasteci ontem com S10.
Sentiu alguma diferença?
Sentiu alguma diferença?
Não. Com o S50 já não soltava fumaça.
Aqui no Rio de Janeiro ainda não achei nenhum posto com o S10.
vamos ver.
Abraços,
Aqui em Minas já tem posto com o S10, meu penúltimo abastecimento foi com ele. Aos poucos estão enviando o S10 para os postos que antes recebiam o S50, acredito que, em breve, não encontraremos mais o S50.
Carter, já peguei a lista de postos no RJ que também tem o S10.
Vou abastecer pela primeira vez este final de semana. Vamos ver como se comportará o carro com este diesel S-10.
Não sei se a Petrobras já tem o S-10 Podium.
Abraços,
Alexandre F.M. Gherardi
09/01/2013, 04:22
Aqui em Minas já tem posto com o S10, meu penúltimo abastecimento foi com ele. Aos poucos estão enviando o S10 para os postos que antes recebiam o S50, acredito que, em breve, não encontraremos mais o S50.
Oi! Carter.
É isso aí, o processo vai ser de substituição total do S50 pelo S10.
roberto_nascimento
14/01/2013, 00:04
Caro Roberto
As explicações divulgadas não são minhas, acho que não leu, no final do texto, o nome do autor, mas vamos lá.
Você está certo em afirmar que o enxofre lubrifica as bombas. Mas, ele não apresenta dano algum para o sistema common rail. A necessidade de se retirar o enxofre não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com a utilização do CR.
Existe vários relatos de casos, de desgaste precoce de bombas e bicos CR, por uso do S-1800/S-500, hoje mesmo recebí e-mail de um amigo que trocou a bomba e bicos de uma Frontier, com apenas 30 mil km,motor 2.8 eletrônico.
Em nenhuma parte do texto existe a afirmação que o enxofre não pode ser retirado do diesel, explica apenas as caracteristicas de cada um. Sobre água no diesel, pelo que sei o diesel tem que ser usado puro, sem água, e para isso temos filtro que separam a água do diesel.
Olha outra explicação do Rogério Fior, aqui abaixo, do dia 31/12/2012 as 02:24h.
Sds.
Engels
FELIZ 2013
Engels, obtive confirmação hoje de que Rogério Fior nunca existiu. Esse texto do suposto "Rogério" já circundou diversos fóruns de internet e é uma falácia. Tanto é que contém diversas informações desencontradas como as que contestei antes. É uma "corrente" falsa, como esses emails que circundam a internet com lendas e casos. Esse Rogério já foi citado como pesquisador da UFRJ, USP, e tudo quanto é faculdade e nenhuma universidade contém a suposta tese. Parece alguma brincadeira, ou coisa parecida que alguém escreveu e mesmo sem fundamentos, foi sendo passada adiante.
Salve! Roberto, foi por este motivo que eu escrevi que o pessoal tem que pesquisar e não acreditar em informações infundadas, principalmente de mecanicos.
Valeu pelo post.
Alexandre F.M. Gherardi
15/01/2013, 03:38
Pois é pessoall, eu também nunca li e nem vi material ácido, lubrificar alguma coisa, muito pelo contrário. Por isso que eu nem dei bola para esse comentário.
Sd's Alexandre.
André Cajarana
16/01/2013, 16:20
não comento mais nada....
390016
Engels Kbça
20/01/2013, 14:15
Engels, obtive confirmação hoje de que Rogério Fior nunca existiu. Esse texto do suposto "Rogério" já circundou diversos fóruns de internet e é uma falácia. Tanto é que contém diversas informações desencontradas como as que contestei antes. É uma "corrente" falsa, como esses emails que circundam a internet com lendas e casos. Esse Rogério já foi citado como pesquisador da UFRJ, USP, e tudo quanto é faculdade e nenhuma universidade contém a suposta tese. Parece alguma brincadeira, ou coisa parecida que alguém escreveu e mesmo sem fundamentos, foi sendo passada adiante.
Será ??? vou pesquisar.
Alexandre F.M. Gherardi
22/01/2013, 09:00
Oi, pessoall.
Tem mais, esqueçam o S50, ele já era, foi só o começo para que a Petrobrás se adequasse às normas internacionais, agora é só S10 "NÃO DA GM!!!" É só 10 PPM de enxofre no Diesel TÁ.
Deixem o medo pra lá, podem usar e abusar, o resto é só BLA BLA BLA!!!!!
Sd's Alexandre.
Oi, pessoall.
Tem mais, esqueçam o S50, ele já era, foi só o começo para que a Petrobrás se adequasse às normas internacionais, agora é só S10 "NÃO DA GM!!!" É só 10 PPM de enxofre no Diesel TÁ.
Deixem o medo pra lá, podem usar e abusar, o resto é só BLA BLA BLA!!!!!
Sd's Alexandre.
Endosso estas palavras, alías este teor de enxofre do diesel brasileiro era vergonhoso para o país. A muitos anos que na Europa estes teores foram abolidos.
ps: Quanto petroleiro aqui rapaz....Saudações companheiros...
Endosso estas palavras, alías este teor de enxofre do diesel brasileiro era vergonhoso para o país. A muitos anos que na Europa estes teores foram abolidos.
ps: Quanto petroleiro aqui rapaz....Saudações companheiros...
Diegoss, sabes informar o padrão europeu?
O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DISESEL S-10 O Diesel S-10 é o diesel com teor de enxofre máximo de 10 mg/kg (ou partes por milhão, ppm);
O Diesel S-10 tem número de cetano de 48, contra 42 do Diesel S-500/1800 e 46 do Diesel S-50. O número de cetano mede a qualidade de ignição.
Além disso, possui uma faixa estreita de variação da massa específica (820 a 850 kg/m³) e uma curva de destilação com a temperatura dos 95% evaporados de no máximo 370ºC. O Diesel Podium passa a ter também teor de enxofre de 10 ppm e continua sendo o melhor diesel do mercado brasileiro, com número de cetano mínimo de 51, proporcionando o melhor desempenho, com conforto e proteção.
Alexandre F.M. Gherardi
25/01/2013, 21:27
Conversando com alguns colegas, fiquei sabendo que o padrão europeu é de 4 PPM, que significa um diesel S4.
Conversando com alguns colegas, fiquei sabendo que o padrão europeu é de 4 PPM, que significa um diesel S4.
Valeu, Alexandre!
Os dois postos que eu abastecia com S50 já estão fornecendo apenas S10. Estou percebendo uma melhora do consumo, mas não sei se é por causa do combustível, preciso medir mais vezes para confirmar se realmente houve melhora do consumo e se houve, descobrir qual foi a causa.
Alguém percebeu alguma coisa?
VOVÔ DO TROLLER
26/01/2013, 17:43
Os dois postos que eu abastecia com S50 já estão fornecendo apenas S10. Estou percebendo uma melhora do consumo, mas não sei se é por causa do combustível, preciso medir mais vezes para confirmar se realmente houve melhora do consumo e se houve, descobrir qual foi a causa.
Alguém percebeu alguma coisa?
Olá Carter. A Petrobrás não fornece mais o S50. Daqui prá frente, somente o S10. Todas estas placas aí que a gente vê nos postos anunciando o S50, são propagandas enganosas. Eu ainda não percebi qualquer diferença no meu T4 usando o S10. Abs. Válter.
Estou no meu segundo tanque com o S10 e não percebi nenhuma diferença. Vou viajar no carnaval para MG e vou medir o consumo, geralmente meu carro faz 11 a 12 km/l na estrada. Vamos ver se os números se confirmarão.
Oleskovicz
27/01/2013, 22:49
Aviso de importância aos Toyoteiros tomem cuidado ao abastecer S50 em qualquer posto pois o diesel tem uma validade de 30 dias , se o posto não possui muita movimentação provavelmente o diesel s50 ou S10 ali já venceu, abraços
VOVÔ DO TROLLER
28/01/2013, 19:00
Aviso de importância aos Toyoteiros tomem cuidado ao abastecer S50 em qualquer posto pois o diesel tem uma validade de 30 dias , se o posto não possui muita movimentação provavelmente o diesel s50 ou S10 ali já venceu, abraços
Boa noite Oleskovicz. Isso só vale para os toyoteiros ou para todos os jipeiros que tenham carro a diesel? Abs e obrigado. Válter.
André Cajarana
28/01/2013, 20:52
1. O diesel S10 tem validade?
A princípio, não. Entretanto....
2. Agrava os problemas de corrosão com os equipamentos?
Esse é um assunto que começa a ser debatido.....
3. O que é ARLA-32?
Trata-se do Agente redutor líquido de óxidos de nitrogênio (NOx) Automotivo e atua nos catalisadores....
Veja estes e outra orientações no site: http://www.riobrancopetroleo.com.br/diesel-s-10
Boa leitura
Minha experiência com o uso do Diesel S50 ou S10: não vale a pena, no início a impressão q dá é q o desempenho melhora, diminui a fumaça, mas o consumo piorou, depois ocorre o inverso, desempenho cai pra cacimbas, a viatura fica amarrada, acredito q BI fique ressecada necessitando do MALDITO ENXOFRE, é claro q só o tempo dirá, mas eu aposto q a maioria já passou pela minha experiência, minha XT é mecânica tb deu M, a do meu pai é Hilux 3.0 D4Drelato dele bate exatamente com o meu, afinal o fórum de debates é pra isso, são e serão sempre várias opinões diversas e divergentes, mas aqui fica o meu ALERTA, no mais me contento c o fumaceira preta, nesse verãozão, vira um excelente fumacê caseiro:pular: forte abraço meus amigos.
Herick, não duvidando do seu relato, claro, mas o S10 Podium da Petrobras tem 51 octanas o que deveria melhorar e muito o desempenho do seu carro. Quanto ao consumo, isto varia muito de pessoa para pessoa mas, se você tem uma melhor queima, você deveria ter um melhor consumo. No meu caso eu não senti nenhuma diferença. Minha Hilux faz entre 10 e 12 na estrada e dentro da cidade faz 8 mas já fiz 6 num grande engarrafamento. Nada mudou com o S10. Uma sugestão, troque de posto e procure colocar somente o S10 Podium da Petrobras, faça este teste.
Herick, não duvidando do seu relato, claro, mas o S10 Podium da Petrobras tem 51 octanas o que deveria melhorar e muito o desempenho do seu carro. Quanto ao consumo, isto varia muito de pessoa para pessoa mas, se você tem uma melhor queima, você deveria ter um melhor consumo. No meu caso eu não senti nenhuma diferença. Minha Hilux faz entre 10 e 12 na estrada e dentro da cidade faz 8 mas já fiz 6 num grande engarrafamento. Nada mudou com o S10. Uma sugestão, troque de posto e procure colocar somente o S10 Podium da Petrobras, faça este teste.
Cleberr Boa Tarde! Você quis dizer 51 cetanos e não 51 octanas, como supra citei só o tempo dirá os benefícios e malefícios, forte abraço.
Ops, desculpe a falha, isto mesmo, cetanos. Você tem razão, só o tempo vai te responder. Eu estou indo para o meu terceiro tanque. Muito pouco para avaliar. No carnaval eu vou viajar e ai passarei para todos o meu relato. Só estou abastecendo com S-10 Podium da Petrobras.
Oleskovicz
01/02/2013, 16:40
Minha experiência com o uso do Diesel S50 ou S10: não vale a pena, no início a impressão q dá é q o desempenho melhora, diminui a fumaça, mas o consumo piorou, depois ocorre o inverso, desempenho cai pra cacimbas, a viatura fica amarrada, acredito q BI fique ressecada necessitando do MALDITO ENXOFRE, é claro q só o tempo dirá, mas eu aposto q a maioria já passou pela minha experiência, minha XT é mecânica tb deu M, a do meu pai é Hilux 3.0 D4Drelato dele bate exatamente com o meu, afinal o fórum de debates é pra isso, são e serão sempre várias opinões diversas e divergentes, mas aqui fica o meu ALERTA, no mais me contento c o fumaceira preta, nesse verãozão, vira um excelente fumacê caseiro:pular: forte abraço meus amigos.
Também senti diferença no consumo na cidade e também nas viagens abastecia um tanque diesel comum e fazia quase 11km com um litro andando com uma média de 140km por hora e ja quando passei para o S10 caiu para 9,2 km com litro a 140 km por hora
Oleskoviz boa noite, o amigo esta usando o Podium da Petrobras ?
Rafa Cabral
01/02/2013, 21:09
Tem o S10 da Shell tbm agora, to testando ele, quando usei o da petrobras meu consumo foi 11,42km/l com USO MISTO, engarrafamento, cidade e estrada.
Meu carro eh uma SW4 Japinha 2.8 original (aspirada)
Oleskovicz
01/02/2013, 22:28
Oleskoviz boa noite, o amigo esta usando o Podium da Petrobras ?
Existe uma diferença de consumo com variações do mesmo tipo de combustível?
eu nem ligo se abasteço no shell ou Petrobrás, não sei se ocorre uma grande diferença
Rafa Cabral
01/02/2013, 22:43
Existe uma diferença de consumo com variações do mesmo tipo de combustível?
eu nem ligo se abasteço no shell ou Petrobrás, não sei se ocorre uma grande diferença
To testando o shell agora, assim q obter os resultados no proximo abastecimento eu posto aqui!
Realmente acho que não dá diferença, fiz outras medições e estão similares as anteriores com o S50.
Acho que a hilux 2006 a 2009 é um pouco mais econômica que os modelos mais novos. Consigo fazer média de consumo rodoviário acima de 11 km/l com minha hilux, mas a anterior tinha médias melhores, pelo menos enquanto calçava pneus originais.
Rafa Cabral
04/02/2013, 17:28
O consumo do diesel S10 da Shell e da BR, nao houve diferenca significativa no consumo, o BR fez11,5km/l e o Shell fez 12, sendo q peguei mais engarrafamento com o br entao a diferenca e praticamente nenhuma. Mas to achando q a Coroa ta andando mais com o diesel S10, chega a 100km/h muito muito rapido, fumacando bastante tbm uhahuahuhuaa to pensando em aumentar um pouco o debito de diesel na BI p deixa-la menos fumacenta e mais economica, alem de forcar menos o motor eu imagino.
Diminuir o débito. Se vc aumentar , vai fumaçar mais. Agora se vc já acostumou com a bomba aberta, vai estranhar quando fechar. É um vício hehehehehe
Rafa Cabral
04/02/2013, 17:46
Diminuir o débito. Se vc aumentar , vai fumaçar mais. Agora se vc já acostumou com a bomba aberta, vai estranhar quando fechar. É um vício hehehehehe
Vlw pela correcao Dimasi! Acho q n devo sentir mta falta n, sou pe de pano pacas e tem forca de sobra esse motor.
Aproveitando a deixa, queria saber se tem problema eu andar com a roda livre (que na minha SW e manual) engatada mto tempo sem estar com a 4x4 acionada no cambio. As vezes ta chovendo e desconfio q vou usar a 4x4 mas na facu ou em alguma situacao na rua q pode aparecer, mas fico receioso de estar fazendo mal pra transmissao, diferencial ou coisa assim...
A viatura fica mais presa, mas não estraga nada e nem força a transmissão, já que assim ela está desconectada da caixa. Vai haver um desgaste maior das homocinéticas, semi eixos e diferencial dianteiros, já que eles vão rodar junto com as rodas, mas nada de mais.
Abs
lcmartinez
25/02/2013, 13:51
Pessoal,
Tenho acompanhado os relatos do S50 e S10, confesso que estou preocupado.
Esses novos combustíveis realmente detonam a B.I.? o motor da meninona é um S4T 94.
Alguma recomendação? Hoje estou pensando em colocar o S10 ou S50 só para fazer o Controlar (Sampa), depois volto para o S500. Mas até quando vou achar o S500???????
Abs
Newton Guerra
26/02/2013, 11:27
Pessoal,
Tenho acompanhado os relatos do S50 e S10, confesso que estou preocupado.
Esses novos combustíveis realmente detonam a B.I.? o motor da meninona é um S4T 94.
Alguma recomendação? Hoje estou pensando em colocar o S10 ou S50 só para fazer o Controlar (Sampa), depois volto para o S500. Mas até quando vou achar o S500???????
Abs
Acho que nas capitais não vai ter jeito, vamos ter que usar o S-10. Imagino que o ideal é uma limpeza no sistema antes de passar a usar o diesel aditivado ou S-10.
A Prado que comprei (que também tem bomba) só era abastecida com diesel comum pois na cidade onde o antigo dono morava não tem diesel aditivado. Comecei a usar o aditivado aos poucos e hoje abasteço com o S-10 muitas vezes. Estou com ela há um ano e 4 meses e nenhum problema, só trocando o filtro de combustível a cada 10.000 km. O carro está agora com 100.000 km.
Abraços
hztomassi
31/05/2013, 15:23
Bem, o Rogério Fior debate temas na lista nacional dos Toyoteiros (http://groups.google.com/group/TOYOTEIROS). E em alguns casos responde em tempo real. Pode até ser um pseudônimo, mas que alguém existe... existe! E dá boas dicas!
Rapinheiro
07/06/2013, 23:32
Boa noite a todos!
Bem, pelo que li aqui em alguns relatos, o diesel s10, diferentemente do s500, possui pouco enxofre, e este é essencial na lubrificação da B.I. Se for assim, caso eu utilize o diesel s10 na minha sw4 japonesa 2.8 1994, seria recomendado acrescentar ao tanque de combustível algum aditivo? Qual?
Obrigado
Engels Kbça
12/06/2013, 13:34
Um bom comparativo de diesel.
416502
Óleo Diesel - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/oleodiesel/!ut/p/c5/pZDLDoJADEW_xS9omUEeS9BxBnmMAUyAjZkYQkh4uDAa_95xB2 wIsV2enqa9UIHuQb3aRj3bcVAdFFBZN1caMgm5gTwLDkj24pim nm9wh2heTriUAdMcGRPU1uN0m42XExI7PEc0ixE9a2YvaGwu7P l2ZGRmO0JqOw3RNQ2CiPaKTf-xU7Lp74Xtr6WWiLGvoYTKnqSTCH1hlIc8yClFNKHs6kbdP_Dor 78q3qO3-wI0zr5k/dl3/d3/L0lJSklna2shL0lCakFBRXlBQkVSQ0lBISEvWUZOQzFOS18yN3 chLzdfOU8xT05LRzEwT05IRjAyTFRLR0lUMzMwMDQ!/?PC_7_9O1ONKG10ONHF02LTKGIT33004000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/oleo+diesel/formas+de+comercializacao+do+oleo+diesel)
FRAMOS OLIVEIRA JUNIOR
29/09/2020, 19:44
Boa noite camaradas
Minha sw4 2006 usando esse s 10, fiz bicos e boma, depois de 20.000 km tive q mecher nos bicos novamente. Voltei ontem pro S 500 e até o funcionamento do motor melhorou.
Detalhe q troco o óleo do motor e todos os fltros a cada 10.000 km.
Renatopami
29/09/2020, 21:37
Estranho...a minha Hilux 2006 sempre usou S-10 desde 2017(quando a comprei) e zero de problemas...
Mas só uso diesel de postos novos e conhecidos e só uso filtro de diesel original Toyota.
Aliás,fui comprar o filtro de diesel essa semana na Toyota,está custando 270,00 !!!!!
Brincadeira né....
Sergio c
29/09/2020, 22:48
Nossa, subiu mesmo de preço esse filtro.
Estranho...a minha Hilux 2006 sempre usou S-10 desde 2017(quando a comprei) e zero de problemas...
Mas só uso diesel de postos novos e conhecidos e só uso filtro de diesel original Toyota.
Aliás,fui comprar o filtro de diesel essa semana na Toyota,está custando 270,00 !!!!!
Brincadeira né....
Boa noite camaradas
Minha sw4 2006 usando esse s 10, fiz bicos e boma, depois de 20.000 km tive q mecher nos bicos novamente. Voltei ontem pro S 500 e até o funcionamento do motor melhorou.
Detalhe q troco o óleo do motor e todos os fltros a cada 10.000 km.
Me desculpe, mas o S10 não tem essa capacidade danosa sobre os bicos ou outros elementos da viatura.
Mais fácil ter ocorrido serviço mal executado ou utilizado peças remanufaturadas, e você nem soube.:concordo:
Renatopami
30/09/2020, 11:33
Nossa, subiu mesmo de preço esse filtro.
Pois é Sérgio....comprava esse filtro por 120,00 aÃ* passou para 150,00,200,00 agora está em 270,00.
Pensando seriamente em usar filtro mann,são de 1ª linha e custam 73,00
Sergio c
30/09/2020, 12:49
Eu tb acho que o filtro de diesel original é igual aos das marcas reconhecidas, mas, como tem o carimbo da Toyota, a faca pega mesmo hehehe. O ruim é por de outra marca e dar problemas nos bicos, o que eu acho difícil, mas vai saber, se ninguém testar....
Pois é Sérgio....comprava esse filtro por 120,00 aÃ* passou para 150,00,200,00 agora está em 270,00.
Pensando seriamente em usar filtro mann,são de 1ª linha e custam 73,00
Samuel Dias
30/09/2020, 18:29
Me desculpe, mas o S10 não tem essa capacidade danosa sobre os bicos ou outros elementos da viatura.
Será que não é combustível adulterado? Um amigo encostou uma Hilux dele duas vezes na oficina com problemas assim, e era diesel ruim que ele tava usando. Tem vários comentários sobre isso no youtube.
Não estou dizendo que é e nem acho que tenho a sua experiência com isso. Só estou perguntando mesmo.
Será que não é combustível adulterado? Um amigo encostou uma Hilux dele duas vezes na oficina com problemas assim, e era diesel ruim que ele tava usando. Tem vários comentários sobre isso no youtube.
Não estou dizendo que é e nem acho que tenho a sua experiência com isso. Só estou perguntando mesmo.
Somos todos aprendizes, Samuel.
Pode emitir sua opinião, que será bem-vinda.
Quando à sua colocação, sim, diesel envelhecido pode ocasionar problemas.
Mas em apenas 20.000 Km´s?
Me causa estranheza, pois só se ele estiver usando sistematicamente diesel de péssima qualidade, o que acho difícil.
E o diesel S10, mesmo que tenha menos partículas de enxofre em relação ao S500, que ajudam naturalmente na lubrificação de bombas injetoras e bicos, não creio que possa danificar com tão pouca Km.
Por isso acredito mais em problema no serviço anterior de reparo ou peça com problema.
Mas, repito, é só uma opinião.:concordo:
Franco Deiana
02/10/2020, 17:45
Eu tenho meu Toyota SW4 TD ano 1998 desde que o comprei no 2012, sempre abasteci cheio exclusivamente com s10, sempre adicionando o aditivo diesel. Nunca tive problemas de motor e com a fumaca não tenho mais problemas ela desapareceu completamente... Hoje com 295.000 km.
FRAMOS OLIVEIRA JUNIOR
03/10/2020, 07:54
Bom dia camaradas, o serviço não foi pois vi os bicos danificados, muito sujos mesmo, pode ser a qualidade do combustível, mudei de posto e vou testar o diesel comum pra ver se dura mais de 20.000 km, rsrsrs
Eu tenho meu Toyota SW4 TD ano 1998 desde que o comprei no 2012, sempre abasteci cheio exclusivamente com s10, sempre adicionando o aditivo diesel. Nunca tive problemas de motor e com a fumaca não tenho mais problemas ela desapareceu completamente... Hoje com 295.000 km.
A minha ex SW4, também ano 1998, virou os 300.000 Km´s há dois anos, conforme foto que o atual proprietário mandou.
Segue feliz da vida, sem qualquer intervenção nos bicos, turbina ou bomba injetora.
Eu só usava o S500 por conta da maior lubricidade do óleo.
Vendi com 294.000 Km´s.
Ele eu não qual diesel está usando.
Esse aditivo que você usa tem qual finalidade?:pipoca:
Bom dia camaradas, o serviço não foi pois vi os bicos danificados, muito sujos mesmo, pode ser a qualidade do combustível, mudei de posto e vou testar o diesel comum pra ver se dura mais de 20.000 km, rsrsrs
Framos, qual serviço foi feito agora?
Quanto à troca de posto de combustível, procure abastecer em postos de rodovia, com grande movimento e, que tenham bandeira de distribuidora.
Não abasteça em postos bandeira branca, pois eles compram de qualquer distribuidora pelo preço mais baixo, sem qualquer compromisso com qualidade e com o cliente.
Não me canso de sair da cidade, rodar dez Km´s até posto de rodovia, abastecer e voltar para casa.
Custo de 2 litros de diesel para ida e volta.
Barato, né?:concordo:
Franco Deiana
03/10/2020, 13:00
Glaicon aditivo que eu uso è Stp o Bardahl... o beneficios sò que Evita o congelamento, otimiza a combustao e mantem evitando entupimento na tubulacao e nos filtro o sistema de injecao, reduzindo o consumo de oleo diesel e a emissao de poluentes. Diminui a fumaca preta e regularizar a marcha lenta recuperando a potencia e aceleracao. Acao lubrificante aumentando a vida da bomba injetora e bicos com auxilio na partida a frio. Dispersa a agua e neutraliza formacoes acidas, inibindo a corrosao. E' bom para motores de bomba injetora como eletronicos.
Posso dizer que... desde que comprei o carro, o antigo dono mantinha muito sujo o motor nunca foi limpo. Desde que comecei a usar o aditivo sempre fazendo um tanque cheio. Hoje o motor está muito mais limpo, funciona melhor, faz muito mais e é menos barulhento. Claro que a cada 5000 km sempre troco o óleo do motor, filtro de ar, filtro de diesel, etc ... então melhora muito a qualidade.
FRAMOS OLIVEIRA JUNIOR
03/10/2020, 19:58
Framos, qual serviço foi feito agora?
Quanto à troca de posto de combustível, procure abastecer em postos de rodovia, com grande movimento e, que tenham bandeira de distribuidora.
Não abasteça em postos bandeira branca, pois eles compram de qualquer distribuidora pelo preço mais baixo, sem qualquer compromisso com qualidade e com o cliente.
Não me canso de sair da cidade, rodar dez Km´s até posto de rodovia, abastecer e voltar para casa.
Custo de 2 litros de diesel para ida e volta.
Barato, né?:concordo:
É verdade camarada, tb abasteço em posto de BR, e sempre trocando os óleos e os filtros a cada 5.000 km.
Glaicon aditivo que eu uso è Stp o Bardahl... o beneficios sò que Evita o congelamento, otimiza a combustao e mantem evitando entupimento na tubulacao e nos filtro o sistema de injecao, reduzindo o consumo de oleo diesel e a emissao de poluentes. Diminui a fumaca preta e regularizar a marcha lenta recuperando a potencia e aceleracao. Acao lubrificante aumentando a vida da bomba injetora e bicos com auxilio na partida a frio. Dispersa a agua e neutraliza formacoes acidas, inibindo a corrosao. E' bom para motores de bomba injetora como eletronicos.
Posso dizer que... desde que comprei o carro, o antigo dono mantinha muito sujo o motor nunca foi limpo. Desde que comecei a usar o aditivo sempre fazendo um tanque cheio. Hoje o motor está muito mais limpo, funciona melhor, faz muito mais e é menos barulhento. Claro que a cada 5000 km sempre troco o óleo do motor, filtro de ar, filtro de diesel, etc ... então melhora muito a qualidade.
Interessante o produto.:concordo:
Franco Deiana
09/10/2020, 15:24
Glaicon enviei um video de youtube acima do aditivo ha muitos então é um pensamento... aqui è de gasolina mas este é um exemplo Limpeza dos Bicos Injetores com o STP Fuel Injector Cleaner - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=rlLgsCuP5jg)
Glaicon enviei um video de youtube acima do aditivo ha muitos então é um pensamento... aqui è de gasolina mas este é um exemplo.
Na Full, vez ou outra eu uso este aditivo da própria Mitsubishi.
É específico para diesel.
Um dos componentes dele é a querosene, que possui grande capacidade de limpeza.:concordo:
574548574549
Franco Deiana
10/10/2020, 11:19
ótimo excelente :concordo:
saosandr
07/12/2020, 18:17
Estou usando o filtro da Bosch!