Ver Versão Completa : Freio àr na Band
Sergioporto
07/05/2012, 11:39
Semana que vem começo à colocar freio à ar na minha Band.Tenho acessórios que trabalham com ar.lugar para o tanque tenho,só necessito saber qual válvula de pé e cilindro mestre usar!
Se algum colega tiver este sistema e fotos ,se puder me auxiliar vai ser de grande valia,ou sugestoes.
Aguardando a ajuda dos colegas.
Abs
use o cilidro mestre do mb 608 ou 710 plus, dos onibus com chassis mb tbm serve...
Sergioporto
07/05/2012, 12:31
use o cilidro mestre do mb 608 ou 710 plus, dos onibus com chassis mb tbm serve...
Ou seria válvula e cilindro Dudu??
Ou seria válvula e cilindro Dudu??
Sergio
Também estou nessa mesma empreitada, se alguém tiver fotos do hidrovacuo do 608 antigo instalado agradeço (aquele de aluminio).
Penso em usar AR + Oleo - o mesmo que era usado nos mercedes mais antigos.
Não sei se o espaço que tem hidrovacuo + cilindro original + filtro ar, cabe, e como fica as ligações no hidrovacuo entrada e saida de ar.
Caseiro
Band 93
Sergioporto
11/05/2012, 09:08
Sergio
Também estou nessa mesma empreitada, se alguém tiver fotos do hidrovacuo do 608 antigo instalado agradeço (aquele de aluminio).
Penso em usar AR + Oleo - o mesmo que era usado nos mercedes mais antigos.
Não sei se o espaço que tem hidrovacuo + cilindro original + filtro ar, cabe, e como fica as ligações no hidrovacuo entrada e saida de ar.
Caseiro
Band 93
Tenho amigos que tem freio ar na band,semana que vem nao digo,mas depois vou procurar estes amigos e tirar fotos ,antes vou ter que tirar um vazamento do motor,dai já confiro válvulas do compressor,trocar anéis do mesmo pois tá jogando muito óleo no ar que faz,e isto é um veneno pro freio,enfim fazer uma geral do motor,ela merece,só sentar no banco e andar.Nunca mexi neste motor,nem bomba e bicos,entao tá na hora!!E lá vai $$$$$$$$$$$
Tenho amigos que tem freio ar na band,semana que vem nao digo,mas depois vou procurar estes amigos e tirar fotos ,antes vou ter que tirar um vazamento do motor,dai já confiro válvulas do compressor,trocar anéis do mesmo pois tá jogando muito óleo no ar que faz,e isto é um veneno pro freio,enfim fazer uma geral do motor,ela merece,só sentar no banco e andar.Nunca mexi neste motor,nem bomba e bicos,entao tá na hora!!E lá vai $$$$$$$$$$$
Sérgio
Troquei os anéis do compressor, mas quando ele puxa o ar do freio também puxa muito óleo, quando puxa ar do filtro manda muito pouco óleo para o reservatório.
Se você conseguir as fotos agradeço.
Caseiro
o forista Julio MILITAO pode explicar melhor.... dirigi uma band assim coisa fina....
o forista Julio MILITAO pode explicar melhor.... dirigi uma band assim coisa fina....
E ai pessoal, ninguém tem foto do hidrovacuo do 608 antigo, instalado na band.
Caseiro
band 93
caseiro,
tem um post sobre sistema de freio a ar na band,
reservatorio de ar,fica no lugar do estepe original,ou seja em baixo do banco traseiro,
nao utiliza hidrovacuo,
equipamento:
valvula pedal,valvula de descarga,cilindro mestre mb 608=02,cuica de freio do mb 710,reservatorio de ar do mb 608,funciona ar/oleo,100% a ar nao consegui e nao conheço quem tem ate hoje.
eficiencia:
sem comparação,ideal para quem tem lona nas 4 rodas,quem tem disco,acho que nao precisa,mas coloquei por questao de gosto,bom para acionar as buzinas,coloquei 01=com 03 cornetas e 01=em frente ao radiador pega de ponta a ponta,com 02 valvula solenoide uma para cada sistema,seleciono via chave qual buzina utilizar,
muito bom para descontar as buzinas das motos que passam do lado,é uma triscada que fica um silencio total.
iinstalei mangueira de ar interna e mais um ponto para encher pneu dos amigos nas trilhas via engate rapido.
boa sorte na empreitada.
Sergioporto
30/05/2012, 08:49
Felix.sómente nao entendi sobre cuica?Se a válvula pedal aciona o cilindro que tem saida para dianteira e traseira,o porque da cuica?Coloca ai onde encontra este post pois já pesquisei bastante,se houvesse fotos ficaria mais fácil.É isto que quero,um pouco de conforto e menos trabalho p/ trilhas e acampamento.encher colchao,pneus etc...
Abs
Felix.sómente nao entendi sobre cuica?Se a válvula pedal aciona o cilindro que tem saida para dianteira e traseira,o porque da cuica?Coloca ai onde encontra este post pois já pesquisei bastante,se houvesse fotos ficaria mais fácil.É isto que quero,um pouco de conforto e menos trabalho p/ trilhas e acampamento.encher colchao,pneus etc...
Abs
Felix, estou com a mesma duvida do Sergio.
Voce tem a foto dessa valvula de pedal e como é ela instalada?
A instalação que vi não tinha cuica, tinha uma peça (não sei o nome) que era acionada pelo pedal do freio, e essa peça recebia o ar que acionava o cilindro, (não sei se tinha alguma peça para controlar a quantidade de ar que entrava Psi e como o ar saia.
Caseiro
joão k. chikui
31/05/2012, 06:49
Sergio , o freio a disco original das 95> na frente , apenas com hidrovácuo ja é fantástico .
Vi que vc pensa em alongar a sua 5 M . Penso em colocar 11:35 na minha , pois com 364 turbo/intercooler ainda fica um pouco curta.
Sergioporto
31/05/2012, 08:39
Sergio , o freio a disco original das 95> na frente , apenas com hidrovácuo ja é fantástico .
Vi que vc pensa em alongar a sua 5 M . Penso em colocar 11:35 na minha , pois com 364 turbo/intercooler ainda fica um pouco curta.
Joao,a minha tem freio á disco nas quatro rodas.é excelente ,pretendo alongar com 12x35.Nao quero velocidade,quero que motor trabalhe num giro mais baixo,pois o MB se andar muito com giro alto começa à babar por tudo quanto é canto!Economia.
Quanto ao freio à ar é por questao de conforto e tambem para usar um acessório que ganhei dum sobrinho da esposa lá dos States.E ai preciso de bastante pressao de ar.Como estou tirando vazamentos do motor vou aproveitar,mudar a caixa quente da turbina e mais umas coisinhas.
Abs
sergio,
desculpa a demora,é que estou desmontando a criança,
quanto a cuica,foi colocada embaixo do banco do motorista,proximo da caixa da bateria,
junto com 01 reservatorio de oleo de freio,funciona assim.
1 reservatorio junto a valvula pedal,reservatorio principa,com 01 cilindro de freio,este aciona a frente,
o oleo do reservatorio principal alimenta o outro que esta junto com a cuica,embaixo do asoalhoa do banco do motorista e aciona as rodas traseiras,ou seja 01 dispositivo para cada par de roda=frente e traseira.
foi colocado como medida de segurança,ficando separado freio frente/freio traseira,mas tudo sendo acionado via valvula pedal.
depois posto as fotos,vou lavar tudo final de semana,veio da trilha e nao deu tempo ainda,ta cheio de barro.
ate mais,
Sergioporto
02/06/2012, 17:06
Valeu Felix.To curioso,esta configuraçao nao conheço.Posta umas fotos que vai me ajudar muito.
Abs
Sergioporto
15/06/2012, 15:28
Valeu Felix.To curioso,esta configuraçao nao conheço.Posta umas fotos que vai me ajudar muito.
Abs
Voltando ao assunto::
Após pesquisar ,me informar junto à firmas que trabalham com freio à ar .Vi uma foto do maxdelta de toy que etava vendendo e achei sistema bacana mas,sempre tem o mas.
608 usa um amplificador de freio que aciona pequeno cilindro para a dianteira.Cilindro é acoplado direto neste amplificador,nao precisaria de cuicas mas é um sistema antigo,problemático,sem peças para reposiçao!
Entao estou partindo para válvula pedal que irá acionar cuica com cilindro acoplado.Pode ser colocado cuica dupla sendo que uma servirá para freio estacionario ou duas cuicas independentes.Uma para dianteira e outra p/ traseira tambem servido de freio estacionario mas deverá ser colocado regulador de pressao para nao ficar com pressao excessiva.
Durante serviços vou postando.nao ficará caro: Valvula pedal,R$295,00,valvula reguladora de pressao do MB 1113 R$ 180,00 fora cuica,uma ou mais.Tanque ganhei ,entao,pagando para ver.
Quem tiver sugestao ou foto é benvindo.
Carlo Pecca
15/06/2012, 19:04
Também fiquei na curiosidade, vamos aguardar as fotos.
Sérgio,
Já instalou o freio ? Como ficou ? Posta fotos ?
Tenho interesse em botar o freio a ar na minha Band tambem !
Abraço
Sergioporto
06/07/2012, 18:44
Ainda nao,estou terminando de colocar motor no lugar, dia 15 em diante vou começar a colocar.Tenho muito serviço na minha firma então só tenho tempo no final de semana.
Fica tranquilo,assim que for instalando coloco fotos.
Abs
Julio Militão
16/07/2012, 23:20
Boa noite a todos,
Utilizo um servo freio a ar e não a vácuo, como é mais comun nos veículos. Ao invés do hidrovácuo tem o hidroar (uso o do 608), que acopla nele o eixo acionado pelo pedal do freio e o cilindro mestre. O ar vem do reservatório, que pode ser o mesmo do 608. O resto é igual ao da toy original.
Um abraço.
Boa noite a todos,
Utilizo um servo freio a ar e não a vácuo, como é mais comun nos veículos. Ao invés do hidrovácuo tem o hidroar (uso o do 608), que acopla nele o eixo acionado pelo pedal do freio e o cilindro mestre. O ar vem do reservatório, que pode ser o mesmo do 608. O resto é igual ao da toy original.
Um abraço.
Julio,
Poderias botar fotos da adaptação ? Como Fez e quanto custou tudo ?
Abraço
Sergioporto
18/07/2012, 12:08
Boa noite a todos,
Um abraço.
Já vi na 608,adaptaçao é simples mas recomendaram nao colocar devido á falta de peças para reparo e tambem a dificuldade em encontrar !
Freio com este sistema fica sensivel Militao?Porque no 608 ele aciona o cilindro para a dianteira.Dilema viu!Coloco válvula com cuíca ou este amplificador de freio que é o nome correto. Pensando ........
Julio
Por favor posta fotos ai.
Pelo que entendi a unica peça diferente é o hidroar? ele é bem maior que o hidrovacuo? cilindro mestre pode ser o mesmo usado com hidrovacuo? existe algum controlador de pressão antes do hidroar? o ar que vem do cilindro entra direto no hidroar?
Caseiro
Tentando colocar freio ar na Band.
Sergioporto
23/07/2012, 09:38
Julio
Por favor posta fotos ai.
Pelo que entendi a unica peça diferente é o hidroar? ele é bem maior que o hidrovacuo? cilindro mestre pode ser o mesmo usado com hidrovacuo? existe algum controlador de pressão antes do hidroar? o ar que vem do cilindro entra direto no hidroar?
Caseiro
Tentando colocar freio ar na Band.
Caseiro,to correndo atrás.Hidroar do 608 nao encontra novo ,só recondicionado variando de R$ 550,00 à R$ 900,00.Ele nao é maior que hidrovacuo mas é mais comprido ,como a minha tem turbo acredito que nao cabe.Cilindro pode ser o mesmo.
Tem valvula de controle de pressao entre compressor e tanque de ar.Ar do cilindro direto pro hidroar.
Pelo que vi,quando colocam valvula pedal,colocam cuica acoplado ao cilindro mestre separado para dianteira e traseira ou seja uma cuica e um cilindro simples para cada eixo.
Estudando ainda,tanque de ar está no kugar!
Abs
Sergio
O grande problema para mim, é o comprimento do hidroar (hidroar + cilindro mestre acho que vai pegar no filtro de ar. Vou ter que pensar em alterar a curva da mangueira sanfonada do filtro de ar. O hidroar quando da problema tem que trocar ele completo ou somente os reparos?
Eu tenho em minha Band. instalado a válvula de alivio, o reservatório, só falta o freio.
Caseiro
Ola a tds finalmente a band esta com freio a ar substitui o hidrivaco pelo hidroar do 608, o compressor agora esta fazendo ar enchendo o reservatório que era de um Volvo, usei o registro do 608 p/ controlar a pressão do reservatório esta +- entre 110libras , segui os passos do Luicaseiro, ai ficou bem fácil, segue fotos.
tinha esquecido este post,seguem as fotos que fiquei devendo:
fotos=valvula pedal mb 608/709 com cilindro mestre do mb 608 e reservatorio,foi feito uma chapa para acoplar o sistema no painel corta fogo,na chapa aproveitei a furação original.
bujao de ar do mb 608,preso com coxim do scania nao sei o modelo,feito um suporte com chapa,em formato de U,e utilizei 02 coxim de cada lado,tudo parafusado no assoalho,em baixo do banco do passageiro,parte traseira.
mais foto=valvula de alivio,cuica na parte de baixo,proximo ao caxote da bateria
utilizado parte 02=valvula de alivio,fixada no chassi,atraves de 01 suporte feito,mangueira de alta pressao,saindo do compressor e ligada na valvula de alivio,esta de vez em quando estraga o reparo,facil de trocar,basta cortar uma camera de ar no formato do reparo e substituir a mesma borracha.limpar/montar,fica novo.
mangueira de alta pressao,saindo da valvula e indo pro reservatorio,mangueira retornando do reservatorio e sendo ligada na valvula pedal.da valvula pedal sai 01 mangueira que aciona a cuica.
a cuica foi fixada na parte de baixo do banco do motorista,no meu caso,perto so suporte da bateria,com 01 cilindro mestre do mb 608,mas reservatorio,a cuica aciona o cilindro que freia o sistema das rodas traseiras,o oleo para encher este sistema vem do reservatorio que esta na valvula pedal,atraves de 01 mangueira,sendo assim quando encho o sistema la em cima,completo o de baixo tambem,
ou seja,tenho 02 cilindros mestre,01 para a dianteira e outro para a traseira,
trata-se de sistema ar/oleo,funciona sem o ar.mas fica bem duro o pedal,sem oleo nao tem como.
trabalho com 80libras é o suficinete,se vc utilizar freio a tambor com esta pressao de 110lb vai estourar os burrinhos logo.se for freio a disco,coloca umas valvulas de redução/aliviadora de pressao,senao vai ficar cantando pneu e saindo de lado nas freadas.
buzinas=02,acionadas atraves de chave no painel,com valvula solenoide,uma para cada buzina,puxei 01 engate rapido e fixei perto do freio de mao,ligado com revolver/mangueira de ar pra limpar por dentro da viatura e no reservatorio de ar tem 01 registro para drenar o sistema de vez em quando,tambem ligo nele revolver de pintura e mangueira para encher pneu nas trilhas,o mais legal é=experimenta abrir este registro quando tiver um monte de gente proximo da viatura,rs
Carlo Pecca
17/09/2014, 07:55
Cara,
sou meio burrinho, da para explicar no passo-a-passo como funciona todo esse sistema?
Adorei a buzina a ar! É das FUOOOOOOOOOOOOOOONMMMM!
Denise Ávila
17/09/2014, 13:02
Também gostaria de saber qual a vantagem deste sistema em relação ao tradicional.
Bom dia Denise, a vantagem e um freio + macio, no meu caso eu apenas substitui o hidrovaco pelo hidroar, com isto o compressor que antes tinha a função apenas de fazer vácuo passa a ter sua função restaurada e vai encher o reservatório de ar, com este reservatório eu tenho a opção de passar ar dentro da viatura (após algum passeio meio pesado que necessite de uma limpeza) , calibrar os pneus caso necessite em uma trilha ou passeio limpar o filtro de ar, instalar alguns acessorios a ar (buzinas) etc.
fabiano r
18/09/2014, 10:21
Bom dia Denise, a vantagem e um freio + macio, no meu caso eu apenas substitui o hidrovaco pelo hidroar, com isto o compressor que antes tinha a função apenas de fazer vácuo passa a ter sua função restaurada e vai encher o reservatório de ar, com este reservatório eu tenho a opção de passar ar dentro da viatura (após algum passeio meio pesado que necessite de uma limpeza) , calibrar os pneus caso necessite em uma trilha ou passeio limpar o filtro de ar, instalar alguns acessorios a ar (buzinas) etc.
Bom dia Bira! E quanto vai sair de manhã tem q esperar encher o ar?? Quanto $aiu a brincadeira?
Bom dia Fabiano, normalmente do partida e só espero o portão abrir o reservatório esta vazio (falta verificar e achar eventuais vazamentos) + enche rápido pra caramba, mas mesmo estado vazio vc não fica sem freio ele fica apenas bem duro da p/ frear com um pouco + de esforço.
Com relação ao custo, Hidroar(608): R$ 300,00, Registro ou valvula reguladora de pressão (608) R$ 150,00, reservatório da Volvo R$ 180,00, manômetro de pressaao R$ 30,00, torneiro: entre idas e vindas R$ 150,00 mangueiras válvulas e conexões :R$ 100,00, lembrando que não tive custo com a instalação pois eu mesmo instalei tudo.
fabiano r
18/09/2014, 11:12
Você apenas trocou o hidrovacuo pelo hidroar o restante do sistema de freio ficou o mesmo? É interessante!
Denise Ávila
18/09/2014, 13:27
Entendido.
Brigadão!
Positivo Fabiano o restante do sistema ficou o mesmo foi so trocar o hidrovacuo pelo hidroar o restante e plug play tira um e coloca o outro.
Positivo Fabiano o restante do sistema ficou o mesmo foi so trocar o hidrovacuo pelo hidroar o restante e plug play tira um e coloca o outro.
Bira
Agora vamos colocar o anúncio (compro buzina de trem - locomotiva) hahaha
Caseiro
Band93-com freio ar + óleo
carlopeca(explicando como foi feito)/denise(motivos/funcionamento)
no meu caso nao foi tao simples:
a patroa adora andar de band e como a minha é mod.81 com lona nas 4 rodas,dava um frio na barriga toda vez que ela saia dirigindo a band,entao precisava dar um jeito no freio,como na epoca tava dificil achar o sistema de freio a disco original,optei pelo freio a ar,copiando o sistema do mb 608,o que fiz:
precisou tipo inverter o compressor de ar,foi retirado/trocado o reparo e invertido agora em vez de fazer vacuo,faz ar.
dele sai uma mangueira de alta pressao,(se for comun,com o tempo estoura)ate reservatorio,no meio do caminho foi instalado a valvula aliviadora de pressao,(a que espirra quando enche todo o sistema),dela continua ate o reservatorio.
o reservatorio foi fixado com 04 coxim da carroceria do scania/volvo ou outro que achar,assim o reservatorio nao fica batendo na lata,do reservatorio sai a mangueira (aqui ja pode ser tipo tecalon)de retorno ate a
valvula pedal.
a valvula pedal foi necessario fazer uma chapa/tipo um suporte para fixar ela na mesma furação do hidrovacuo.
depois foi necessario instalar uma cuica para acionar o sistema traseiro.
da valvula pedal sai uma mangueira que aciona a cuica que por sua vez aciona um cilindro de freio(mb-608) que por consequencia aciona os freios da traseira.
os freios da frente sao acionados por outro cilindro que fica acoplado na valvula pedal.
ou seja tenho 01 reservatorio/cilindro para a dianteira e outro reservatorio/cilindro para a traseira.
isso foi feito para reduzir a possibilidade de falhas.
nao sei se realmente precisava de tanta coisa,mas funcionava muito bem, e a patroa pode dirigir a band sem a menor preocupação,basta uma encostada no freio
custo total do sistema ar=uns 2mil.
depois quando voltou pro mercado o sistema original varga,ou quando ficou mais facil de encontrar,a uns 5 ou 8 anos atras eu nao achei.comprei todo o sistema a disco e coloquei disco nas 4 rodas,agora entao,nem pode ver o pe chegando perto que ja ta travando as rodas.
conclusao;
agora que temos com facilidade no mercado o sistema original varga,eu nao colocaria freio a ar,apenas trocaria as lonas por disco,tenho este sistema em outra band e funciona muito bem,a diferença de uma pra outra:
quando para no farol,pareçe que falta alguma coisa,aquele barulho da valvula espirrando é muito legal,tem gente que chega a perguntar se é turbinada,o freio do sistema ar e mais violento,freia muito mais rapido.
as buzinas é um charme a parte,mangueira de ar dentro do carro muito bom,pintar o portao com uma mangueira saindo por baixo da band e o vizinhos nao entenderem nada.....nao tem preço.
por charme,vale a pena o sistema a ar,por eficiencia disco nas 4 rodas resolvem.
duvidas/mais fotos fiquem a vontade
caseiro,
cheguei a colocar uma buzina de trem,mas nao deu certo,
motivos:
1-precisava outro reservatorio exclusivo para o sistema buzina/trem,pois necessitava descarregar quase todo o reservatorio de uma unica vez.
2-necessario muita vazao de ar para acionar a danada.
3-nao fica funcional,é perigoso,muito perigoso seu uso indiscriminado pode causar danos a saude de populares nas imediaçoes.
4-nao aconselho ninguem a instalar,palavra de quem ja fez e nao utiliza ou indica este sistema.
pode assustar uma criança/pessoa de idade/algum enfermo e por ai vai....pense bem
Sergioporto
18/09/2014, 21:50
caseiro,
cheguei a colocar uma buzina de trem,mas nao deu certo,
motivos:
1-precisava outro reservatorio exclusivo para o sistema buzina/trem,pois necessitava descarregar quase todo o reservatorio de uma unica vez.
2-necessario muita vazao de ar para acionar a danada.
3-nao fica funcional,é perigoso,muito perigoso seu uso indiscriminado pode causar danos a saude de populares nas imediaçoes.
4-nao aconselho ninguem a instalar,palavra de quem ja fez e nao utiliza ou indica este sistema.
pode assustar uma criança/pessoa de idade/algum enfermo e por ai vai....pense bem
Pois eu coloquei esta buzina na minha toy e válvula está regulada para 7 Bar ,ou seja 100 lbs mas o ideal seria na faixa de 110 ou 115 lbs para acionar a danada bem mas iria forçar muito a biela do compressor.Nao uso esta buzina na cidade e nem para assustar alguem,o que vale é o bom senso no uso!Como gosto de acampar ,é prático para encher colchao,encher pneus ao chegar no asfalto ,soprar o po´acumulado dentro da viatura.Freio que já era disco nas quatro ficou incrivel.
Sistema que coloquei é um pouco diferente dos amigos pois hidroar do 608 já nao acha novo e recuperado sei lá,preciso ter confiança no que uso.
Didiheitor
19/09/2016, 08:53
Alguem sabe me diser se o motor om324 tem como por o compressor
Sergio c
19/09/2016, 21:03
Alguem sabe me diser se o motor om324 tem como por o compressor
Acho que não Didiheitor.
jclferreira
19/04/2023, 11:54
Pessoal, tenho um band com o mesmo sistema de hidroar que esse, porém , o mesmo está cheio de óleo ... alguém pode me dizer o que está acontecendo ?