Conectar

Ver Versão Completa : Desenho com medidas para construir cambão.

Luciano Pasini
25/07/2005, 16:39
Amigos, se alguem tiver as medidas ideais para um cambão peço que me enviem pois tenho como construir um para o meu Jeep mas queria construir nas medidas especificas .
Um Abraço

Luciano

leopoldo
25/07/2005, 16:47
A não ser que haja uma NORMA tipo SAE ou ABNT, o que eu nunca ví, não há medidas "ESPECÍFICAS" .......... claro que com um cambão muito curto, você pode não fazer curva e com um muito longo ........ o jeep de traz sobe na guia . E ninguém, por exemplo, iria usar um cambão de 6 mts ........ nem cabe dentro do jeep, né ? :roll:

O que pode ser uma exigência, é a parede do tubo :wink:

Luciano Pasini
26/07/2005, 08:57
Ok Leopoldo, mas qual seria a medida ideal: comprimento e largura na fixação no parachoque :?:
Grato
Luciano

Tatão
26/07/2005, 09:05
ce ta falando do cambão para reboque de emergencia, aquele que é só uma barra? ou ce ta falando do tow-bar, para reboque por longas distancias?

Luciano Pasini
26/07/2005, 10:23
Estou me referindo ao TOW BAR , peço que alguem meça um pronto e se posivel me passe as medidas .
Grato
Luciano.

NeRo
26/07/2005, 21:11
O Eduardo Velo aqui do fótum tem um tow-bar desmontável, que leva dentro do jipe, está com os tamanhos das barras corretos, quando montados no jipe a ser rebocado, forma o V na medida costumeira. Peça pra ele as especificações que ele passa.

gnecchi
28/07/2005, 00:31
O Eduardo Velo aqui do fótum tem um tow-bar desmontável, que leva dentro do jipe, está com os tamanhos das barras corretos, quando montados no jipe a ser rebocado, forma o V na medida costumeira. Peça pra ele as especificações que ele passa.

E ae NERO...

Fala pro Eduardo Velo postar aqui o skema desse Tow Bar desmontável :wink:

Tb acho uma boa andar com mais esse "peso" no jipe :concordo:

[]'s

gnecchi
10/08/2005, 01:28
algumas fotos de tow-bar desmontáveis usados nos EUA (lá existe regulamentação para uso)....

[]'s

Luciano Pasini
10/08/2005, 11:17
Agradeço aos amigos pelas respostas e informações, acabei copiando um aqui não é aquela Brastemp como na foto do Eduardo, mas fai ficar bom.

``achei este forum demais e pretendo me ligar e comunicar com toda a galera, auxiliando no que puder´´

:concordo: :palmas:
Um abraço.
Luciano.

Luciano Pasini
10/08/2005, 11:20
Corrigindo as fotos são do Marcos.

Obrigado
Luciano.

Gerson Jacareí
10/08/2005, 11:21
Luciano quando o towbar estiver pronto coloca uma foto pra gente

NeRo
10/08/2005, 19:43
Custava vocês mandarem uma MP pro Eduardo Velo? :?
Tem que ser tudo de mão beijada mesmo? :shock:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=265

Ele tem um towbar retrátil e câmera fotográfica, pode tirar fotos, dar medidas e materiais pois ele que fez, tudo que vocês precisam.
A não ser que ele tenha se desfeito dele, o que acho difícil.

A Amortec vende um, caso queiram pronto:
http://www.amortec.com.br/

Luciano Pasini
24/08/2005, 15:10
Segue as fotos do meu towbar espero que aprovem, se tiverem algumas sugestões enviem.
OK
Luciano[/img]

cristiano
24/08/2005, 15:17
Opa! Não foi.... :pensativo: Aproveita e bota as medidas...

Dias
26/08/2005, 19:34
Cadê as fotos ??

[ ]´s
Dias

Edintruder
26/08/2005, 20:36
Uma pergunta estúpida mas que tira dúvidas de muita gente!

Lá vai...!

Quando o Jeep vai sendo rebocado no Towbar, como ficam as rodas dianteiras, o volante deve ser travado ou vai solto? Um tempo atrás vi um Bugue sendo rebocado na areia e as rodas dianteiras tinham torcido e enterrado na areia solta. Sorte do guri de uns 10 anos que foi guiando atrás no bugue até em casa depois disso! :lol:

Rodrigo Luvison
26/08/2005, 22:37
Olá Edin,

Essa duvida eu tb tinha, mas a direção deve ficar solta, ok.

Reboquei um CJ com a D20. A direção fica solta, ela acompanha o rebocador nas curvas.

Abraços

leovalle
27/08/2005, 01:23
Sabe que esses dias tive minha primeira experiencia com um towbar,

Cara na boa, mas vc num acha que deveria ter procurado uma mulher?

[]'s boquiabertos

Rodrigo Luvison
27/08/2005, 09:33
Leo,

Como vc gosta de levar as coisas por trás :wink:

Eduardo Velo
28/08/2005, 14:08
Desenho não tenho , mas tenho fotos do Cambão/Towbar que a gente usa ...

Eduardo Velo
28/08/2005, 14:12
Mais fotos com dicas ...

[]s...

Eduardo Velo
28/08/2005, 14:17
Esse foi um Towbar improvisado que tivemos que fazer pra tirar o CJ que quebrou a barra de direção na saida da cx e tinha muito trecho ruim pra tirar ele da trilha ...
Foram usados um cambão recolhido travado e um hi-lift de 1,20 m ...
Detalhe - o CJ foi levado até na Oficina desse jeito , rodou mais de 70 km entre trilha e asfalto ...

[]s...

Edintruder
04/10/2009, 19:49
Amigos,
Precisarei rebocar o Mille da minha esposa com a Ranger por 1700km, dessa maneira preciso de um Towbar.
É lógico que eu NÃO comprarei um e sim FABRICAREI o Towbar de forma que sirva em qualquer veículo posteriormente através de regulagem do ângulo de abertura das barras.

Preciso saber 2 detalhes:

- Qual é a distância que um veículo deve ficar do outro, ou melhor, qual é o comprimento do Towbar?

- Alguém aqui já puxou algum Fiat Uno com towbar usando os olhais de reboque originais da carroceria debaixo do pára-choque do Uno?

Pretendo usar cano de ferro de 1" presos por parafusos em um delta soldado na munheca formando um Y.

Tio Eddie
04/10/2009, 20:24
Preciso saber 2 detalhes:

- Qual é a distância que um veículo deve ficar do outro, ou melhor, qual é o comprimento do Towbar?

- Alguém aqui já puxou algum Fiat Uno com towbar usando os olhais de reboque originais da carroceria debaixo do pára-choque do Uno?

Pretendo usar cano de ferro de 1" presos por parafusos em um delta soldado na munheca formando um Y.

Edin,

Tive duas fiorino pick-up e as reboquei algumas vezes, mas nunca com towbar, apenas com cambão.:putz:

Lembro de discussões sobfe carretinhas militares, tracionadas por tomada de força e que a distância entre o eixo da careta e o do veículo rebocador deveria ser a mesma do entre eixos do veículo reobcador.
Não tenho a menor idéia se isto procede, mas me parece razoável. deste modo eu mediria o entre eixos da ranger e faria um towbar onde a distância entre o eixo traseiro da ranger e o eixo dianteiro do uno fosse a mesma distância entre eixos da ranger.

Minha experiência puxando carretinha, com jeep willys nestas especificações é que a carretinha parecia fazer parte do jeep. Lembrando que jeep e carretinha utlizavam mesma medida de rodas e pneus, o que não vai ser o teu caso.

A fabricação em si é bem simples, apenas não esqueça de :

corrente back-up além do engate;
sinaleiro do uno ligado na pick-up
documento dos dois veículos durante os deslocamentos
impedir que o volante do uno trave (inclusive deixando a chave no contato durante deslocamentos, se necessário.

My 2 cents...

Abração

Edintruder
04/10/2009, 20:57
Pelo que estou desenhando, precisarei de duas barras de cerca de 2 metros, porém ainda não sei ao certo esse comprimento, uma chapa de ferro de 1/2" de 25x25cm cortada no meio pra fazer 2 triângulos, cerca de 8 parafusos de aço de 8mm e porcas parlock, uma prancheta de 1/4 x 2", uma munheca, 2 metros de corrente, 3 cadeados, 6 metros de cabo de 5 pernas e uma tomada de força macho e fêmea para reboque.

Deverei gastar uns 100,00.

Vou medir o entre-eixos da Ranger e verei a mesma distância do eixo dianteiro no Mille.

Acredito que assim deva dar uma boa estabilidade.

Tio Eddie
04/10/2009, 21:36
Teremos fotinhos do processo né?...rsrsrsr
Abraços

Leonardo Raffi
04/10/2009, 21:36
E ai edi... tchê não li(acabei de ler e não te ajuda muito) LEMBREI DE VER SEGUIDO OS MOTORHOME PUXANDO CARRO...o link abaixo.. um abração
http://www.macamp.com.br/Mat-cambao.htm

Edintruder
04/10/2009, 21:46
Com certeza terão fotos!
Tava pesquisando e não tem muita coisas complicada não. É só fazer algo que não perca o veículo pelo caminho que está bom.

Somente para fonte de pesquisa, e por tudo que eu li, tem muita incoerência em informações na questão da CNH. Se a soma dos dois veículos ultrapassar 3500kg, a CNH deverá ser "C", se o veículo rebocado tiver mais de 6tons a CNH deverá ser "E".

Edintruder
07/11/2009, 20:52
Hoje chegaram as peças que comprei pela internet e comprei o material pra fabricação.

Está quase pronto, amanhã termino e poderei testar, porém a parte elétrica só pra próxima folga do trabalho.

A foto do Towbar pronto e pintado não consegui tirar pois a minha máquina não tem flash a estava muito escuro...

Segui a sugestão do Eddie e fiz um pouco mais longo que os towbar à venda, porém o eixo dianteiro do Mille ficou um pouco próximo da roda traseira da Ranger do que o eixo dianteiro da própria Ranger, porém deixei o meio termo entre o entre-eixo do Mille e o da Ranger.

Pra terminar falta apenas montar um último ponto de fixação no Mille.

Usei os pontos dianteiros aonde prende o protetor de cárter, prende também nos pontos de amarração dianteiros do Mille e por descargo de consciência, farei mais um junto da travessa do motor e caixa.

Não quis arriscar prender somente nos pontos de amarração dianteiros pois é apenas uma lata dobrada, então preferi fazer esse suporte para distribuir o esforço por 5 pontos.

Na Ranger só precisarei reforçar a solda dos braços do pára-choque pois quando fiz o BL eu cortei os suportes originais e quando baixei eu coloquei novamente, porém como não lembro o quanto de esforço eu esperava usar no pára-choque, um reforço extra não é demais.

Só não decidi ainda se passo a corrente direto do olhal de amarração traseiro da Ranger e ligo direto no Mille ou se passo a corrente no towbar e na Ranger e do towbar no Mille de forma separada. Na dúvida, comprei 2 metros de corrente.

Só sei que poderei rodar sossegado sem medo de dar problemas.

Edintruder
07/11/2009, 20:59
A distância entre os carros será essa.
Não sei a metragem correta pois descobri que perdi minha trena...

Ahahahah! Fiz tudo isso só medindo com cordão!!! ahahahah Se ficar bem alinhado é sinal que estava realmente sóbrio!!!

Tio Eddie
07/11/2009, 21:31
E não é que saiu o towbar mesmo !

Boa a prosa de ontem :concordo:.

Pergunto, você enxerga bem o uno, de dentro da pkp nesta distância?
O engate não vai ficar angulado pela diferença de altura dos veículos?

Quanto a corrente, neste caso o que abunda não atrapalha!

Abraços

Eddie

Edintruder
07/11/2009, 23:36
ehehhe, com certeza não enxergarei o uno não...

Só o teto dele mesmo.

O ângulo fica próximo do limite do curso, mas estou pensando se faço dois cortes e reposiciono mas pra cima o engate. Amanhã quando eu testar vejo se precisará mexer no ângulo.

O pior pro ângulo é que o suporte que vai no Mille fica atrás do pára-choque. Então fiz os suportes de forma que as barras fiquem mais baixas que o pára-choques pra não precisar removê-lo.

Nessa hora é bom a Ranger estar baixinha... eheheh.

Edintruder
08/11/2009, 20:30
A parte mecânica está pronta, só falta a elétrica, porém não pude testar pois quando estava manobrando a Ranger no pátio fui surpreendido por um mega vazamento de fluido ATF...

Pra resumir, a conexão da bomba da DH estourou...

O teste foi na mão mesmo, e realmente o volante esterça sem muito esforço, basta estar em movimento e forçar para um dos lados.

Amanhã trocarei o nípel que estourou e poderei testar na prática.

O suporte do carro está fixado por um parafuso M10, dois M8 e dois pontos originais de amarração.

O Towbar é fixado no suporte por dois parafusos M12.

O pára-choque da Ranger é fixado com 4 parafusos M10.

Acredito que eu não perderei o carro pelo caminho não...

anderson_wzorek
08/11/2009, 23:05
Opa blz???

Posso estar enganado,mas da uma olhada nos comprimento dos parafusos que estão fixando o towbar,me parece que eles não estão pegando no freno da porca,ai ela pode soltar.
Mais uma consideração;pense na possibilidade em fazer um reforço no tuno principal,onde esta a munheca,formando um T ligando os outros dois tubos,ai a estrutura td esta bem amarrada,dividindo os esforços aplicados no momento do reboque

Mas no geral esta de parabéns pela obra,ficou bom mesmo,e Boa sorte quando for rebocar...

abração

Tio Eddie
08/11/2009, 23:43
Pra resumir, a conexão da bomba da DH estourou...

Que sorte hein?
DH, bomba d'agua.....ta precisando de benzedeira...

Concordo com o Anderson auanto ao reforco no cano principal.

No mais, otmo trabalho!

[]s

Carlos Monaco
09/11/2009, 08:19
Só um palpite, acho que ta mto inclinado o engate, se vc pegar uma subida mais ingreme pode soltar da bola. Uma coisa é levar um jet de 400kg outra é puxar um carro.....

Parabéns pelo projeto ficou mto bom

Quantos mm tem as chapas que usou???

Supercharger
09/11/2009, 11:23
Para a munheca não ficar inclinada no limite do ângulo de trabalho, não rola de dobrar o tubo de forma que a munheca trabalhe na horizontal? Aí o seu towbar ao invés de ficar plano ficaria em formato de "S".

Edintruder
09/11/2009, 12:18
Sim, deixei comprimento suficiente para formar um "S" no tubo principal. Em relação ao "T", eu ia colocar sim, mas achei que só iria aumentar o peso do conjunto.

O parafuso não estava apertado mesmo, só enrosquei com a mão, então não deu jeito de botar no freio sem o uso da chave, no caso, 19mm. Ele entra cerca de 8mm antes de apertar o curso do parafuso. Na pior das hipóteses terei que colocar um parafuso mais longo.

Quanto ao ângulo, acredito que está dentro de uma boa margem pois coloquei o mille na parte mais baixa com uma inclinação de uns 10° e puxei pra cima com a Ranger. e mesmo com toda a diferença ainda tem ângulo disponível.

Depois de olhar os modelos nos EUA aonde tem modelos feitos com metalon e articuláveis, acho que pra puxar 800kg esse ficou até muito robusto. Os tubos são todos com parede grossa, cerca de 2,5mm ou 3,2mm. Tenho que medir pois comprei apenas no olho. Cano de 1 1/4", chapas 3/16", cantoneiras 2 1/2 x 3/16" e parafusos M12.

Edintruder
09/11/2009, 20:43
Bem, depois de reparar a bomba da DH. Em vez de gastar 190,00 gastei apenas 35,00!

Voltando ao towbar, pra minha surpresa, dá pra manobrar de ré, quer dizer, pode manobrar de ré!!! Essa coisa de dar fica ruim!

Ao sair da garagem reparei que os pneus são bem forçados lateralmente. Pra uso em manobras apertadas os pneus dianteiros do veículo atrás sofrem bastante pois o esforço lateral é muito grande, porém pra uso em rodovias poderia ser feito inclusive com o volante travado pois é muita linha reta e as curvas são abertas, mas isso não é nem um pouco aconselhável.

Em relação ao ângulo do engate, achei muito bom. Não irei alterar pois assim está bom, e pelas ruas que andei foi muito bem.

O peso do carro para embalar realmente vai ser bem sentido em marchas longas, mas pra freiar não mudou praticamente nada, porém em rodovias acima de 80km/h é bom ter bastante cuidado em função da inércia extra.

Os parafusos depois de entrar a rosca nos freios não soltam mais. Apertei bem pra testar e vi e não tem risco de afrouxar.