Ver Versão Completa : Jeep motor AP 1.8 injetado/Cx de chevette 5 marchas/Bloqueado. AGUENTA ???
Eduardo Meira
05/05/2012, 20:40
Boa noite Galera...
Precisando trocar uma ídeia com vocês. Tô no estágio de montagem do meu Jeep cj5, como disse no título ele tem motor AP 1.8 injetado com a caixa do chevette 05 marchas, tô pensando agora já na montagem inicial colocar o bloqueio traseiro (ensimec) e posteriormente também colocar na frente (kaiser, dizem que pra frente é melhor que o ensimec, procede?), minha dúvida é, AGUENTA esse conjunto? Fica fraco? Temho risco de quebra? Minha inteção é colocar os pneus tork aro 15. Fico muito agradecido com a atenção de vocês... Forte abraço
Eduardo Meira.
Paulo Cezar
07/05/2012, 18:55
opa Eduardo, tenho no meu jeep motor 151 gm caixa chevette e bloqueio nos 2 eixos e esta aguentando, nao sei ate quando mas esta hehehe. Ja me falaram que ia quebrar to esperando hehehe
M-Beltrame
07/05/2012, 21:15
Acho q vai qbra:mrgreen:
Eu uso gm 151 cambio de chevet 5m e bloqueio traseiro, com mais ou menos 1 ano de uso o cambio ta "abrindo o bico".
T+
Acho q vai qbra:mrgreen:
Eu uso gm 151 cambio de chevet 5m e bloqueio traseiro, com mais ou menos 1 ano de uso o cambio ta "abrindo o bico".
T+
Caros,
poderia explicar para o leigo o que o bloqueio força no conjunto Motor+cambio....
Achei que não afetaria o conjunto
Paulo Cezar
09/05/2012, 19:02
o bloqueio forca o conjunto devido ao atrito muito maior
sem bloqueio o diferencial joga a forca no pneu com menor atrito (mais leve) como o bloqueio e feito justamente para equalizar as duas rodas, consequentemente forca mais o conjunto.
M-Beltrame
09/05/2012, 19:39
Forçar mais ate força, mas não é nada significativo para o motor e cambio, oq sofre com o bloqueio é o diferencial...Vou ate dizer q com bloqueio forção menos, nas erosões é só 1 reduzida sem socar o pé pra passar...
Eu falei q não iria aguentar não só pelo bloqueio, mas sim pelo conjunto em geral.
T+
Denis Takashi
09/05/2012, 21:37
o bloqueio forca o conjunto devido ao atrito muito maior
sem bloqueio o diferencial joga a forca no pneu com menor atrito (mais leve) como o bloqueio e feito justamente para equalizar as duas rodas, consequentemente forca mais o conjunto.
Paulo,
Posso estar enganado, mas o diferencial só jogaria o torque para a roda mais leve em uma saida normal ( arrancando em um farol, por exemplo ) se chegasse a uma rotação suficiente para vencer o atrito estático entre as partes, ou seja, sair cantando pneu.... nessa situação não existe o que resista :mrgreen:
Obviamente que na trilhas ambas as rodas vão tracionar, MAS como em geral o terreno possui um atrito menor ( lama, terra e etc) não chegue ao extemo como em uma arrancada em asfalto. Mas mesmo assim, esta condição o cambio não seria quem apanharia mais no sistema, já que normalmente esta situação o Jeep estaria reduzido, poupando o cambio....
Não foi citado pelo autor do tópico a relação dos diferenciais e etc, mas acredito que esse conjunto aguente bem, já que existem cambios destes rodando em motores com muito mais torque.
()´s
chinelao4x4
10/05/2012, 09:37
o bloqueio deixa o jeep mais leve pro cambio ! menas força pra sair de um terreno sem aderencia, no asfalto se for cantar pneu só pra carros de arrancada que são preparados para o tal, e mesmo assim é poucas arrancadas que o cambio/diferencial aguenta ,
com o jeep bloqueado , vc passa até na marcha lenta em erosão onde o "x" os jeeps sem bloqueio só no embalo , e forçando todo o equipamento , com bloqueio tem que saber dosar os pés , tanto acelerador qut embreagem, eu queria é ter um cambio automatico , com meu bloqueio ia casar muito bem...
Pablo.pinto2007
11/05/2012, 10:36
o bloqueio deixa o jeep mais leve pro cambio ! menas força pra sair de um terreno sem aderencia, no asfalto se for cantar pneu só pra carros de arrancada que são preparados para o tal, e mesmo assim é poucas arrancadas que o cambio/diferencial aguenta ,
com o jeep bloqueado , vc passa até na marcha lenta em erosão onde o "x" os jeeps sem bloqueio só no embalo , e forçando todo o equipamento , com bloqueio tem que saber dosar os pés , tanto acelerador qut embreagem, eu queria é ter um cambio automatico , com meu bloqueio ia casar muito bem...
Minha mera opinião...
Tenho motor AP1.8 carburado com comando do gol GTS, câmbio do niva (equivalente em relação e resistência ao do chevette), com pneus 255/70 R15 coberto, então deve tá chegando a um 31 ou mais um pouco, com relação de diferencial 8x43 originais (CJ-3A)... e nunca tive problemas com quebra, mas é certo que o uso faz toda a diferença na hora de quebrar o conjunto... em relação a bloqueio acredito que a grande diferença seria nas curvas... claro, forçaria o conjunto mecânico, incluindo, cruzetas, cardãs, eixos e engrenagens do câmbio, semi-eixos (caso não seja flutuante, pode ser um problema), o próprio conjunto coroa e pinhão... mas como uso é uso... poupar o conjunto nas trilhas faz parte da estratégia de chegar em casa andando e não em cima do reboque...
Pablo
chinelao4x4
11/05/2012, 14:37
Pablo, se o bloqueio na traz. for com acionamento manual ou automatico, não irá forçar nas curvas, agora se for igual aos que faço e por na traz. , ai sim, força tudo nas curvas em asfalto !
O que o Paulo quis dizer muito "polidamente" por sinal, é que tem gente que tem o orgão sexual no pé e nas mãos.
Pode dar um tanque de guerra prá eles.... VOLTA EM CACOS....
Pablo.pinto2007
12/05/2012, 12:52
Pablo, se o bloqueio na traz. for com acionamento manual ou automatico, não irá forçar nas curvas, agora se for igual aos que faço e por na traz. , ai sim, força tudo nas curvas em asfalto !
Pelo que imagino o seu bloqueio é aquele sistema de solda das planetárias... será meu próximo "investimento" só que somente na dianteira...
Por algumas vezes fiquei encalhado na lama por falta apenas da dianteira, pois como tenho barra estabilizadora na traseira o jeep tende a se nivelar pelas rodas traseiras, então salvo algumas excessões quando a traseira não arrasta (fica encalhado por causa do facão) a dianteira sempre fica uma roda livre o que me faz não sair de onde estou, mas caso a dianteira tivesse o velho bloueio por solda resolveria todos os meus problemas, mas vejam estou falando que isso atende a minha necessidade pelas trilhas que faço e fiz até hoje... não estou dizendo que bloqueio pra quem tem estabilizador na traseira não serve.. até porque também já estudei a possibilidade de "desligar" a estabilizadora para ter o jeep mais maleável na trilha... mas é uma faca de dois gumes... então prefiro colocar o bloqueio...
P.S. o colega entendeu o que quis dizer, realmente não adianta o cara ter o "caralho de aza" instalado no jeep se ele é um belo de um mão grossa... aqui tem muito disso... enquanto alguns (vou me gabar agora) andam em jeep com motor de dentista (velho e bom AP) e passa do mesmo jeito e nem quebra... já vi muitas viaturas de respeito abandonarem trilhas por defeitos desnecessários ("provocados" pelo "burrinho" da direção)...
Forte abraço...
Pablo
M-Beltrame
12/05/2012, 18:37
O defeito do cambio de chevette é o trabulador se alguém desse um "jeito" nele uns 70% das quebras estaria resolvido...
T+
Pablo.pinto2007
13/05/2012, 09:03
O defeito do cambio de chevette é o trabulador se alguém desse um "jeito" nele uns 70% das quebras estaria resolvido...
T+
É por isso que não gosto dele... optei pelo do niva, que é muito macio e não tem esse problema de trambulador... só tive um tipo de problema com esse câmbio, não se pode engatar a quinta marcha com a reduzida, pois a engrenagem vai pro saco e aí ficar sem a 5ª na estrada é covardia... mas no resto, adoro... me perdoem quem não gosta do russo... que aliás também não sou fã, mas o câmbio é show de bola.
Pablo
Eduardo Meira
13/05/2012, 12:06
O meu ainda está na fase de montagem, essa semana vai começar a instalar o chicote da injeção e a parte elétrica, mas ontem fui com uns amigos aqui da minha cidade fazer uma trilha fudida, chamada "Roda Livre" entre os que foram tinha um motor opala com caixa de chevette e pneus quase 31, foi bem... Minha ídeia como disse anteriormente é primeiro um block na traseira...
M-Beltrame
13/05/2012, 20:18
É por isso que não gosto dele... optei pelo do niva, que é muito macio e não tem esse problema de trambulador... só tive um tipo de problema com esse câmbio, não se pode engatar a quinta marcha com a reduzida, pois a engrenagem vai pro saco e aí ficar sem a 5ª na estrada é covardia... mas no resto, adoro... me perdoem quem não gosta do russo... que aliás também não sou fã, mas o câmbio é show de bola.
Pablo
Eu já li aqui no forum q a 5º marcha do cambio de chevette é fraca e no 4m a ré não é forte tb... Ou seja, não tem para onde correr, o cambio tem as suas limitações.
T+
Denis Takashi
13/05/2012, 21:53
T+
Trambulador ???
Meu, aquilo é bem tranquilo quando comparado com o sistema do jeep, não tem erro não, é só aquele seletor que vai na parte de alumínio da caixa e a alavanca estarem bem que dificilmente vai dar problema.
A engrenagem da 5 dá problema quando roda faltando oleo no cambio, por este motivo que os cambios mais novos sairam com a parte de trás do cambio mais reforçada e com o rolamento de agulhas na engrenagem da 5 .
()´s
Pablo.pinto2007
14/05/2012, 10:58
Trambulador ???
Meu, aquilo é bem tranquilo quando comparado com o sistema do jeep, não tem erro não, é só aquele seletor que vai na parte de alumínio da caixa e a alavanca estarem bem que dificilmente vai dar problema.
A engrenagem da 5 dá problema quando roda faltando oleo no cambio, por este motivo que os cambios mais novos sairam com a parte de trás do cambio mais reforçada e com o rolamento de agulhas na engrenagem da 5 .
()´s
Bem, em relação ao trambulador citei, mas sem conhecimento de causa, só sei que tenho uns colegas que tem e que parece que tem que fazer um alongador, para a marcha (alavanca) não ficar muito longa, com o curso muito longo, aí parece que é nisso aí o problema, que tem mecânico que não manja... bem estamos falando de câmbios de resistência mediana, que dão menos dor de cabeça que os originais, pelo fato de serem mais modernas e não vazarem óleo (ou vazam menos, a minha é zero vazamento), agora se quiser falar de câmbios bons, que não quebram ou melhor mais resistentes, aí é outra praia, inclusive não é a minha pois o preço é proporcional ao tamanho do câmbio... e no meu circulo de amizade, já vi nego trocar o câmbio de niva por D-20 e se arrepender, pelo simples fato de fazer a mesma coisa, forçar, puxar gente, e não quebrar do mesmo jeito, assim como também já vi nego de câmbio de D-20 entrar e não sair porque quebrou engrenagem do câmbio... então é muito subjetivo esse negócio... é como já comentei, tem gente que sai de casa e não se dá conta que pode voltar no reboque por mancada ou cabeça dura... são os chamados mão grossa... e tem gente que sai tranquilo de casa e volta no máximo bêbado e com o jeep todo sujo e a alma lavada, mas andando no bixão!!! Eu prefiro assim!!!
Pablo
SD GUERREIRO
27/05/2012, 11:53
olha amigo não leva a mau mas isso é configuração pra gaiola... vc tem um jeep certo. é aquel história gaste uma vez só e faz uma coisa pra não precisar mexer ... conselho de amigo . com esse motor vc não fica um ano e vai querer mais a caixa é ótima . principalmente a clark 2205 que é a mesma chevete, opala, f1000. mas o motor apesar de confiavel e baixo custo de manutenção é fraco e sem torque em baixas rotaçoes. vai por mim não quer gastar vai de gm 151 . pode gastar vai de ranger 4.0 ou gm vortec 4.3
Robertux
31/05/2012, 11:44
Boa noite Galera...
Precisando trocar uma ídeia com vocês. Tô no estágio de montagem do meu Jeep cj5, como disse no título ele tem motor AP 1.8 injetado com a caixa do chevette 05 marchas, tô pensando agora já na montagem inicial colocar o bloqueio traseiro (ensimec) e posteriormente também colocar na frente (kaiser, dizem que pra frente é melhor que o ensimec, procede?), minha dúvida é, AGUENTA esse conjunto? Fica fraco? Temho risco de quebra? Minha inteção é colocar os pneus tork aro 15. Fico muito agradecido com a atenção de vocês... Forte abraço
Eduardo Meira.
Eduardo, pelo que entendi o seu Jeep já está com o motor AP 1.8 e caixa de Chevette e você está querendo colocar um bloqueio na traseira, certo?
Bom, meu Jeep é original OHC + 4 marchas, mas tenho um amigo que tem um Jeep com AP 2.0 injetado, turbo, câmbio de Chevette 5M e bloqueio na traseira. Ele é tão cavalo pra pilotar que já derreteu duas caixas de tração por excesso de rotação e o motor e o câmbio estão aguentando bem. Desde que você não use o bloqueio no asfalto pode por sem problemas, se eles aguentam o Gustavo aguentarão qualquer um.
Recomendo uma relação de diferencial 8:43 (5,38:1). Na 9:44 (4.89:1) você terá falta de torque em primeira simples no trânsito urbano, principalmente se tiver que arrancar em uma subida mais íngreme. Um turbo leve também vai bem.
Pablo.pinto2007
13/08/2012, 11:51
Pessoal, revivendo o tópico, me surgiu a oportunidade de comprar uns pneus 33", estão bem gastos, mas me servem, pois estourei um dos meus pneus, 255/70R15 cobertos, o que dá mais ou menos 31", então a minha pergunta é: será que vou sofrer? pois tenho motor AP 1.8 com câmbio do niva, que é quase a mesma coisa do câmbio do chevette, em relação às relações de marcha, e uso diferenciais 8x43, então, antes de fechar negócio, gostaria da opinião de alguém em relação à isso, se vou perder muita força, torque, etc, ou se dá pra andar bem!!!
M-Beltrame
13/08/2012, 14:49
Eu uso 33" recapado, cambio de chevette e motor opala 4 cil e rel de diferencial 43/8...
Pra andar atoa é tranquilo, mas na trilha as vezes faz falta uma 1º mais reduzida.
T+
Pablo.pinto2007
13/08/2012, 20:29
[QUOTE=M-Beltrame;1755522]Eu uso 33" recapado, cambio de chevette e motor opala 4 cil e rel de diferencial 43/8...
Pra andar atoa é tranquilo, mas na trilha as vezes faz falta uma 1º mais reduzida.
Ok! Obrigado, mas seu câmbio é 4 ou 5 marchas? a quinta anda bem?
Acontece o seguinte... hoje a quinta do meu jeep fica ideal... tenho receio de ficar fraco... pois hoje tá no limite...
E no seu caso o seu mortor tem mais torque em baixa do que o meu motor que é AP 1.8...
Eu to quase pegando esses pneus... só pra ver o engodo... talvez mande cobrir... e aí... o bixo pega... talvez eu tenha que colocar também uma direção hidráulica... o do amigo tem direção hidráulica?
Forte abraço!!!
PAblo
M-Beltrame
13/08/2012, 21:45
[QUOTE=M-Beltrame;1755522]Eu uso 33" recapado, cambio de chevette e motor opala 4 cil e rel de diferencial 43/8...
Ok! Obrigado, mas seu câmbio é 4 ou 5 marchas? a quinta anda bem?
Acontece o seguinte... hoje a quinta do meu jeep fica ideal... tenho receio de ficar fraco... pois hoje tá no limite...
E no seu caso o seu mortor tem mais torque em baixa do que o meu motor que é AP 1.8...
Eu to quase pegando esses pneus... só pra ver o engodo... talvez mande cobrir... e aí... o bixo pega... talvez eu tenha que colocar também uma direção hidráulica... o do amigo tem direção hidráulica?
Forte abraço!!!
PAblo
O meu cambio é 5m, a quinta esta muuito longa, porem eu já achava ela longa com os 265-75-16 recapados...
O meu tem dh de santana, mas não a indico para quem faz trilha, muito menos se tiver ou for colocar bloqueio dianteiro (eu tenho).
T+
Pablo.pinto2007
14/08/2012, 09:23
[QUOTE=Pablo.pinto2007;1755769]
O meu cambio é 5m, a quinta esta muuito longa, porem eu já achava ela longa com os 265-75-16 recapados...
O meu tem dh de santana, mas não a indico para quem faz trilha, muito menos se tiver ou for colocar bloqueio dianteiro (eu tenho).
T+
Qual o problema dessa caixa... pra vc que tem o bloqueio? ela é fraca? ela quebra alguma peça do chassis? ou o que? Sei que tem diversas formas de instalar e que dependendo realmente pode ser um problema, mas eu não quero problema!!! (ninguém quer)
Abraços!!!
M-Beltrame
14/08/2012, 13:37
[QUOTE=M-Beltrame;1755842]
Qual o problema dessa caixa... pra vc que tem o bloqueio? ela é fraca? ela quebra alguma peça do chassis? ou o que? Sei que tem diversas formas de instalar e que dependendo realmente pode ser um problema, mas eu não quero problema!!! (ninguém quer)
Abraços!!!
Fala Pablo.
O problema da caixa é simples, ela é fraca, pra passeios serve, mas pra trilha pesada não... Ela foi instalada do jeito certo sim, com a barra de direção longa e com o reforço para impedir movimentos horizontais.
Pra que eu tenho bloqueio? Uai, pra ter mais tração... eu tenho bloqueio 100% nos dois eixos, assim garanto que a força do motor seja distribuída igualmente para todas as rodas...
T+
Boa noite galera! O que vocês acham desse conjunto, motor 4.1 do ômega mais cambio do chevette 5 marchas com o rolamento da saída do piloto do opala ( maior) mais T-case willys e pneus 270/70 R16 com recape armadilho. Vai me dar muita dor de cabeça cambio e T-case? tenho as fotos da F nesse tópico que abri. http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/112127-comprei-uma-f75-preciso-de-ajuda.html
Boa noite galera! O que vocês acham desse conjunto, motor 4.1 do ômega mais cambio do chevette 5 marchas com o rolamento da saída do piloto do opala ( maior) mais T-case willys e pneus 270/70 R16 com recape armadilho. Vai me dar muita dor de cabeça cambio e T-case? tenho as fotos da F nesse tópico que abri. http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/112127-comprei-uma-f75-preciso-de-ajuda.htmlcorrigindo pneus 265/70
kaiser64
08/09/2014, 14:08
Ressucitando o topico.. sera q o cambio do chevette aguenta um ap 1.8 com uma turbina pequena ?
douglasfrener
08/09/2014, 18:09
Meu jeep está com motor 4cc a alcool e caixa 4m ambos os dois de maverick e estou com problemas na caixa 4m e com isso me veio a idéia de arrumala ou trocala pela caixa de chevette 5m, minha dúvida é qual dos dois vale mais a pena, arrumar ou ir para uma caixa de chevette.
Lembrando que uso o jeep apenas para passeios onroad e trilhas bem leves apenas para dar aquelas sujadas e um pouco de adrenalina, e usos frenquentes em cidade e estradas de terra.