Ver Versão Completa : Roda de Caminhão na Ranger
Alguém sabe algum modelo que sirva? Estive vendo as de Sprinter, pois pretendo manter pneus pelo menos parecidos com os originais apenas para asfalto.
Henrique B
05/05/2012, 15:19
Rodas de caminhão?
Pra qual finalidade você quer instalá-las?
Existem várias rodas diferentes que você pode colocar na ranger, porém de caminhão, acho meio difícil você conseguir meu amigo.
Abs
Henrique
É quase por estética, eu tive essa idéia e quero ver se vai ser possível. Tem que se adaptar a um pneu parecido com os originais.
345226
Só não quero essas 22,5. Mas roda como essas, de offsets diferentes e com 5 furos como os da ranger é dificil de achar. A menos que possamos fazer.
BRAVOECONOVEMBER
05/05/2012, 17:21
Rapaiz.... :shock:
O duende da tua caçamba tá se puxando!!! Não tinha nada mais complicado pra inventar não???
Note que na foto tem uma placa de adaptação da roda ao cubo original. Lembrei que esses caminhõezinhos coreanos que vendem aí tem umas rodas bem menores na feição pra fazer isso... mas pessoalmente acho complicado fazer as placas, tem que ser muito bem feito pra não ficar empenado, aumenta a massa não suspensa na camionete e o momento de giração do conjunto cubo e roda, e não sei como ficaria também a reffrigeração dos freios depois disso tudo.
Eu faço côro com o colega aí, procura uma roda bacanona pra instalar que fica bonito e sendo de liga leve dinamicamente mais eficiente também.
Edintruder
05/05/2012, 18:18
Então olha essa.
Ranger aro 22 rodas de caminhão - Parte I - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=XQowAVGlQZw)
Henrique B
05/05/2012, 19:13
Galera, já descobri o próximo passo q vou dar com minha ranger:
Instalar as rodas que tirei do meu MB-1618 na nela...
Não vai ter nenhum kit com pneu AT, ou Mud que me abafe kkkkkkkkkkk
Brincadeiras à parte, achei meio exagerado, instalar rodas 22,5" em uma picape média, pois aumenta muito o peso do kit de rodagem, prejudicando muito a aceleração e velocidade.
O melhor a fazer, é procurar uma roda normal mesmo, que sirva na Ranger (mesma furação que Opala, Omega, Kombi, Nem Civic e vários outros) lembrando que alem de servir, tem que ser resistente, não é qualquer uma que aguenta.
Caso você realmente queira isso, penso que seria melhor instalar rodas Speedline 17,5" (para caminhão 3/4) - Seguem fotos em anexo -, pois elas não seria algo tão fora do comum assim, e ainda deixaria esse aspecto diferente, que uma roda de caminhão pode oferecer.
O problema, é que como está bem visível, os cubos traseiros, não têm nenhum tipo de refrigeração com esse adaptador, pois ele o cobre todo, mas se for colocar atras igual na frente, ficaria muito sem graça, então o ideal é bolar algum adaptador que deixe uma boa circulação de ar nos cubos traseiros
Abs.
Henrique
345277 345278.
BRAVOECONOVEMBER
05/05/2012, 19:21
Pô, essas rodas aí tão bacanas... pv+A m3r6a dá pra parar de dar idéia? rsrsrsrsrs
Só acho judiaria rebaixar camionete e botar pneu de perfil baixo. Mas... cada qual com seus pobrema né? Eu tacava logo pneuzão recauchutado pra ficar altão.
Henrique B
05/05/2012, 19:29
Pô, essas rodas aí tão bacanas... pv+A m3r6a dá pra parar de dar idéia? rsrsrsrsrs
Que isso Bravoeconovember, tá me tirando??
Vo colocar as que era do meu caminhão, depois é só rebaixar...
No começo muita gente aqui vai me xingar, mas em pouco tempo, só vai ter ranger rebaixada aqui kkkkkkkkkkkkkkkkk
BRAVOECONOVEMBER
05/05/2012, 19:35
Me admira a quantidade de alumínio que vai nesses adaptadores de cubo aí, serviço grande mesmo... como era de se esperar.
Henrique B
05/05/2012, 19:39
Deve ficar muito bom, se colocar rodagem dupla, e um alargador que pegasse por toda a lateral da carroceria, cobrindo a roda que iria ficar totalmente pra fora :twisted: :twisted: kkkkkkkkkkkkkkk
Edintruder
05/05/2012, 22:23
Repara que na Silverado o adaptador é pequeno, então deve estar com disco de freio traseiro no cardam, e não nas rodas.
Henrique B
05/05/2012, 23:17
Repara que na Silverado o adaptador é pequeno, então deve estar com disco de freio traseiro no cardam, e não nas rodas.
Realmente Edin, essa é uma boa saída.
No caso dos discos dianteiros, acho que não prejudicaria tanto assim, pois os adaptadores não os cobrem.
Só me responde uma coisa: colocar o disco diretamente no cardã melhora, ou prejudica a frenagem?
Edintruder
05/05/2012, 23:26
Se tiver bloqueio no diferencial pode funcionar bem, mas com diferencial aberto diminui muito a eficiência, pois se uma roda arrastar a outra perde completamente a ação de frenagem.
Henrique B
05/05/2012, 23:34
Se tiver bloqueio no diferencial pode funcionar bem, mas com diferencial aberto diminui muito a eficiência, pois se uma roda arrastar a outra perde completamente a ação de frenagem.
Se uma travar, a outra trava também não??
Pra segunda poder rodar, a primeira teria q rodar pra trás, não??
Me desculpe se eu tiver errado, é que fiquei confuso agora :???:
Edintruder
06/05/2012, 00:18
Exato. Com diferencial aberto, a roda que perder aderência vai virar para trás. Excelente para quebrar o diferencial...
Só funciona bem em veículos muito pesados que esse tipo de ocorrência é muito rara, como maquinário industrial, empilhadeiras de grande porte ou caminhões extra-pesados. Em picapes só com bloqueio 100%.
BRAVOECONOVEMBER
06/05/2012, 10:51
Deve ficar muito bom, se colocar rodagem dupla, e um alargador que pegasse por toda a lateral da carroceria, cobrindo a roda que iria ficar totalmente pra fora :twisted: :twisted: kkkkkkkkkkkkkkk
Aí sim eu vi vantagem...
BRAVOECONOVEMBER
06/05/2012, 10:56
Exato. Com diferencial aberto, a roda que perder aderência vai virar para trás. Excelente para quebrar o diferencial...
Só funciona bem em veículos muito pesados que esse tipo de ocorrência é muito rara, como maquinário industrial, empilhadeiras de grande porte ou caminhões extra-pesados. Em picapes só com bloqueio 100%.
... a menos que se instalasse um disco de freio em cada semi-eixo, ou então partisse pra um esquema tipo multi-disco dentro do adaptador do cubo mesmo, que nem embreagem de moto ou freio de avião, daí funcionava. Por quanto tempo em uma descida de serra não sei, mas funcionava. Acho que seria o caso de introduzir umas aberturas de ventilação do adaptador. Quem é que iria testar se dá certo é outro problema... :tomate:
Henrique B
06/05/2012, 11:43
Agora sim eu entendi o que você queria dizer.
Pu%¨&&*, realmente, deve fazer um estrago no diferencial, pois não pensei nessa possibilidade da roda chegar a girar pra trás, mas realmente, pode acontecer.
No caso do diferencial original, é fazer como o Bravo falou mesmo, tentar fazer umas aberturas, o problema, é que o adaptador leva a roda muito pra dentro, então tem que ser bem resistente pra não quebrar, nem empenar.
Por isso, ainda acho a melhor saída é a rodagem dupla :twisted: :twisted: kkkkkkkkkkkk
Edintruder
06/05/2012, 11:52
O ideal é colocar um eixo traseiro próprio para rodado duplo, como exemplo do Iveco ou F4000. O complicado é conseguir a mesma relação do diferencial dianteiro. Se for 4x2 é só trocar os eixos e reposicionar a suspensão caso tenha risco de raspar nos pneus.
Eu tinha vontade de fazer isso na minha ex-Ranger, com pneus 31", mas não tinha como casar a relação dianteira com o eixo traseiro do Iveco, e a outra opção que me obrigaria a ter 2 estepes seria modificar os aros traseiros de forma a prender o aro interno através de um separador. Resumindo, na traseira eu teria 2 aros diferentes, o interno com o disco central modificado e externo normal.
Mas nesse caso que citei, tem que colocar as laterais da caçamba do modelo Splash que o Leonardo da GRParts fabrica.
Se eu tivesse $$$ eu teria alongado o chassis e colocado a caçamba 7 pés com rodado duplo traseiro na Ranger. Mas os duendes não conseguiram me influenciar com tanta força para eu meter o disco de corte no chassis da Ranger. ehehehe
Henrique B
06/05/2012, 13:19
Edin, realmente ficaria muito louco, mas como vc disse, precisa de mto sangue frio pra cortar o chassis lisinho :parede:
Edintruder
06/05/2012, 18:37
Henrique, o chassis da Ranger é dividido em 2 partes e montado por rebites bem no suporte anterior do feixe de molas. Pode tirar os rebites e dessa forma não precisa ter sangue frio para cortar o chassis. ahahah
Mas algo como isto
345823
(essa modelo de roda da frente ia ficar demais, só a furação e offset que vai ser BEM complicada)
confesso que ia ficar bem monstro,
só a roda dupla atras que ia ficar meio caminhão demais..
isso se a lei não causar transtorno.
345824
BRAVOECONOVEMBER
06/05/2012, 21:14
Aí é que me refiro... bora comprá logo uma F250 e sê feliz, kkkkk
Pena mesmo que a ranger é meu limite superior de tamanho, não adianta.
Henrique B
06/05/2012, 22:58
Uai, o "ficar caminhão demais" que deve ser o melhor da festa...
pena q a Ranger é pequena pra isso :-|
mas com as rodas menores que eu mostrei antes, deve dar um efeito menos exagerado.
Imagina só a Ranger com rodas Speedline 17.5", BF Mud, rodagem dupla, carroceria de 7 pés com alargador estilo caçamba splash :twisted: :twisted: (sonhar não custa nada kkkkkkkk)
o problema seria rodas entre os carros, em horário de pico, e pra estacionar tbm.
Pois é pessoal, tenho uma F1000 cabine dupla (4 portas) com carroceria independente e tenho muita vontade em duplá-la, para deixar como os modelos norte-americanos, usando alargador de paralamas. Vi que o Edintruder sugeriu usar eixo da Iveco ou do F-4000. Ed e demais, será que não consigo usar o atual eixo (Dana 44)? A rodagem dupla deixaria ela mais dura ou não influencia? Mandem sugestões!!! Abraço
Raphael
BRAVOECONOVEMBER
07/05/2012, 22:55
Quem sabe então nesse estilo pra botar um par de rodas a mais...
Behind the Scenes of Top Truck Challenge 2010 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ZWtubGZLB5g&feature=related)
Marcelo Corradi
07/05/2012, 23:10
Raphael, me dá imagens!!!
kkkkkkkk
Henrique B
07/05/2012, 23:22
Uai Bravo, como eu já disse: sonhar não custa nada né kkkkkkkkkkk
Marcelo, pelo que eu entendi, ele perguntou se pode fazer igual da foto que anexei, sem trocar diferencial.
O difícil, acho que vai ser encontrar roda para filipar, na furação original, então teria que colocar adaotador
Marcelo Corradi
08/05/2012, 11:19
eu entendi Henrique, eu pedi imagens da F1000 dele, pq é cabine dupla.
BRAVOECONOVEMBER
09/05/2012, 15:22
E então... rola umas fotinhas aí da viatura? A galera ficou na expectativa, isso é coisa muuuito fina...
Amigos, anexei uma foto que mostra a cabine dupla. Era a única foto dela que eu tinha aqui no pc. Até poderia tirar uma foto dela agora, mas está imunda de sujeira urbana. Este carro era de governo pelo que puxei de seu histórico. Estou ressucitando ela. Já gastei uma grana e ainda gastarei mais até deixar do jeito que quero. Mas é projeto pra longo prazo, porque estou mexendo com obra atualmente e o bolso está chorando. Ela é gasolina (4.9i, ano 97). Inclusive estou com um MWM 229 na retífica e vou vender o motor dela (com 127 mil kms) inteiro. Não venderei peças avulsas. Se alguém se interessar, o valor é 2 mil. Abraços.
Raphael 346473
Marcelo Corradi
11/05/2012, 10:02
se fosse eu, deixava o 4.9, alongava o chassi e colocava uma carroceria 8 pés.... rsrsrsrs
só palpite
muito bacana a bichona!
Edintruder
11/05/2012, 16:38
Se deixares o 4.9 podes colocar o eixo traseiro da F4000, porém se colocares o 229 a relação disponível para o eixo da F4000 ficará muito reduzida. Terias que manter no mínimo a caixa de marchas que está nela, e que costuma dar problema com o 229 turbinado.
Essa cabine da tua F1000 é muito bacana. Pena que a Tropical não produz mais, pois é algo excelente. Eu mesmo tentei trocar a minha F1000 4x4 97 por outra igual 4x4 97 porém com essa cabine igual a tua, mas o cara não quis.
Existem kits para montar o dually para as F350 nos EUA, de nada dá para trazer um kit desses e montar na F1000.
Edintruder
11/05/2012, 16:57
Olha esses 2 vídeos. Com isso dá para ter uma idéia de como são os flanges dianteiros e traseiros das rodas das f350 Dually. Entãopara colocar numa F1000 basta fabricar adaptadores que formem peças similares à essas. vale lembrar que as rodas traseiras internas do conjunto dually são alinhadas com as dianteiras e o kit apenas adiciona uma roda exat para o lado externo das rodas já existentes.
Então precisa comprar 6 aros do desenho desejado (Iveco, MB, F4000 e etc) e fabricar os flanges-adaptadores para esses aros. Não é algo difícil e não precisa modificar freios ou eixos.
Front Brake Caliper Removal and Replacement Ford F350 DRW Diesel - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=i4_hy5X31b4&feature=fvsr)
Ford F350 Super Duty Powerstroke Dually Rear Brake Replacement - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hyjJx3KlUIw&feature=relmfu)
Edintruder
11/05/2012, 17:34
Dá para fazer isso aqui também, que fica até mais barato e simples de fazer...
Roda Para Rodado Duplo Sprinter - R$ 1.000,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233048463-roda-para-rodado-duplo-sprinter-_JM)
MARCELO:
Realmente é o que passa na minha cabeça. Alongá-la um pouco mais e usar a carroceria normal. Mas é algo mais pro futuro. Quanto a deixar o 4.9, a vontade era essa mesma, porém rodo muito e fica inviável. Já procurei mil maneira de deixá-lo ainda mais econômico (fazendo 7.2 km/L aqui em Brasília), mas não achei.
EDINTRUDER:
Obrigado pelos exemplos e explicações, e também por esclarecer que é a Tropical que fabricou esse modelo! Tenho uma pergunta: usando rodas como aquelas anunciadas no ML e um adaptador/flange, consigo de fato duplá-la com segurança?
Obrigado pessoal. Abraços
Raphael
deem uma olhada ,dually conversion ,todos os kits flanges adaptadores de furação inclusive para rodas caminhão etc tudo prontinho plug and play
Welcome - Arrowcraft :: Helping You Handle the Road for over 30 years! (http://www.arrowcraft.com)
mais 2 abaixo
A-DAPT-IT USA Wheel Adapters (http://adaptitusa.com)
WheelAdapter.com > Wheel Adapters (http://www.wheeladapter.com/wheel_adapters.php)
SAUDAÇÔES
Pedro
Edintruder
11/05/2012, 23:07
O ideal é comprar os aros certinhos para ficar bacana, mas dá para adaptar sim esses da Sprinter que também fica bom.
Olhando os kits do Moloko, é barbada mandar tornear isso aí, só sai caro, mas os kits americanos custam U$1200,00, então temos uma boa margem de custo. isso tudo sem contar a reforma dos pára-lamas da caçamba.
Esse modelo da cabine é a F1000 Tropicampo.
é q só agora me fez sentido que as rodas traseiras na verdade são apenas uma de frente pra outra :palmas:.
teríamos (além do problema de furação, pois não há 5 furos como estas) um problema no parafuso (contrapino) que terá de ser mais comprido....
e a roda, que "sobrará" uma para fora. do paralama....
BRAVOECONOVEMBER
12/05/2012, 10:30
Por isso que vendem os cubos, prisioneiros e fenders. Sossegado. Deve ser ruim de manobrar e passar em lugar apertado só. E mais uma voltinha na BI, que deve pesar... E deve dar uma forçada na ponta de eixo tb, porque 1 pneu pra fora é bem mais momento na ponta do eixo.
junior4x4
18/06/2012, 19:43
entao
eu tenho uma f4000 ano 2010 ela usa o mesmo eixo dianteiro de uma f250 4x4 porem vem com o adptador original de fabrica,
para quem quiser montar rodas 17,5 de aluminio do caminhao cargo 815 na f250 e so comprar o adaptador dianteiro da f4000
ta facil facil