Conectar

Ver Versão Completa : Intercooler na Hilux 2002 turbo.

Flavio Torres
05/05/2012, 08:13
Olá Pessoal.

procurei nos posts anterior e não conseguí achar nada.

Amigos, estou pensando em colocar um intercooler na minha Hilux turbo 2002. Alguém já fez, e ficou bom? Melhora bastante ou fica mais ou menos? Puxo um trailer de 1400kg, e moro na serra no Rio Grande do Sul, e na subida falta uma forcinha. Outra dúvida, vale a pena mecher no original, e o custo benefício?

Não querendo abusar, sabem de um instalador no RS.

Obrigado e um abraço.

Flavio Torres.

dpab
05/05/2012, 14:03
Flavio,
Recomendo fortemente o intercooler, coloquei na minha SW4 99 e o ganho de potência é bastante perceptível nas subidas, principalmente rebocando o trailer. Eu puxo um KC-450 que tem peso equivalente ao seu trailer e começo os subidões em 80 Km e chego lá em cima na mesma velocidade. O ganho é ainda mais acentuado nos dias frios, aí no sul vai ser uma festa!
Na minha viatura eu instalei um kit da Maxcooler ( Intercooler é Maxcooler | Home | Intercooler para Pick-up's/Caminhões | Toyota Bandeirante, Hilux SW4 / SR5 /SRV, S-10, Blazer, D20, Silverado, GMC, F1000, Mitsubishi L200 GL/GLS, JPX, 1113 e Outros. (http://www.maxcooler.com.br) ) e estou muito satisfeito.
Entre no site deles e veja se tem uma oficina credenciada aí na tua cidade ou região.
Um abraço, Delfim.

fgonelli
05/05/2012, 15:13
Delfim, vc fez a entrada pelo capot ou ele fica na frente do radiador?
E se for possivel, poderia postar algumas fotos.

Obrigado, Felipe.

Renato Camargo
05/05/2012, 15:39
Ola Fernando aconselho voce a consultar o Mauricio da Rash Motoren ele manja muito de preparação de motores diesel e me parece que ele desenvolveu um intercooler para Toyotas.

Ezahn
05/05/2012, 16:56
Amigos, a minha SW é 2.8 e o intrecooler ficou em cima do motor, mas tem relatos aqui de intercooler na frente, principalmente nestas 2002 que tem bem mais espaço na frente.

Renato Camargo
05/05/2012, 17:50
Ezahn, na minha japinha o intercooler é na frente foi feito pelo Mauricio, foi um maxicooler redimensionado.

dpab
05/05/2012, 20:08
Na minha viatura é na frente também.
Seguem algumas fotos:

Ezahn
05/05/2012, 22:48
Ezahn, na minha japinha o intercooler é na frente foi feito pelo Mauricio, foi um maxicooler redimensionado.

A minha foi feita lá TB, mas foi colocado em cima. Onde fica na sua, lá em baixo, atras da saia de plástico? Mais em cima parece que não tem muito espaço! Lá em baixo acho meio frágil!

Flavio Torres
06/05/2012, 17:52
Grande Delfim!

Vou dar uma olhada no site.

Tem que mecher na bomba?

Meu motor tá com 180k, não tem problemas, e o custo, muito salgado?

E as acampadas como vão.
Abç.

Flavio Torres.

dpab
06/05/2012, 18:21
Blz Flávio !
Então, entra no site e manda email ou telefona pra eles e pergunta quanto está o kit e se eles tem alguma oficina credenciada aí perto de vc. O meu kit custou R$ 1.800,00 + R$ 200,00 da instalação, mas isso foi em 2008, há 04 (quatro!) anos atrás... Eu acho que eles conseguiram baixar o preço, pois há alguns meses ouvi um comentário nesse sentido, mas não lembro qual era o novo preço.
As acampadas estão ótimas, tenho viajado com o trailer pelo menos 01 final de semana de cada mês, hehehe...
Um abração, Delfim.

Flavio Torres
07/05/2012, 12:00
Delfim e amigos.

Recebi o orçamento do kit, R$ 1.950,00, mais 80 de frete. Só não sei quem instala no RS. E a pergunta que não quer calar, "tem que mexer na bomba ingetora".

Abraços.

Flavio Torres.

dojao campeao
07/05/2012, 12:32
Flávio, que eu saiba é muito difícil mexer nessa bomba injetora (EFI), já teve várias colocações sobre isto aqui no fórum!

dpab
07/05/2012, 12:45
Flávio,
Desaconselho veementemente a mexer na regulagem da bomba injetora, ainda mais que a sua é eletrônica !!!
Instale o intercooler e NÃO MEXA NA B.I. !!!
Um abraço, Delfim.

Flavio Torres
07/05/2012, 17:12
Valeu dojao.

Vou instalar e ver no que dá.

To loco para subir a serra puxando o trailer, porque subir em segunda a 40km/h ninguém merece.
Abraços.

Flavio Torres.

Flavio Torres
07/05/2012, 18:30
Era exatamente o que eu queria ouvir Delfim, só de pensar em mexer na bomba me da arrepios.

Abraços

Flavio Torres.

Flavio Torres
07/05/2012, 19:33
Delfim, oque é aquele aparelho que tem na tubulação de teu intercooler?

Flavio.

Ezahn
07/05/2012, 20:13
Acredito que não seja necessário alterar o débito da BI. A diferença de O2 que vai admitir não será tanta.

dpab
07/05/2012, 23:14
Caro Flavio,
Não sei a que aparelho vc se refere...
Explica isso melhor, por favor.
Um abração, Delfim.

Renato Camargo
08/05/2012, 19:09
A minha foi feita lá TB, mas foi colocado em cima. Onde fica na sua, lá em baixo, atras da saia de plástico? Mais em cima parece que não tem muito espaço! Lá em baixo acho meio frágil!
Abaixo do parachoque até a placa foi mudada.346332

Flavio Torres
09/05/2012, 13:48
Delfim dava a impressão, 0lhando na foto, que tinha um aparelho na mangueira do intercooler, mas é a caixa de fuzíveis.

Abraço.

Flavio.

LucianDaRolt
09/05/2012, 15:07
Alguém fotos, informações, dimensões do intercooler instalado em cima do motor?

Ezahn
09/05/2012, 21:02
Alguém fotos, informações, dimensões do intercooler instalado em cima do motor?

Ai vai

A colméia tem 25x30x7 . Tamanho total 40x31x7.

Tem 4 pontos de fixação com 2 parafusos cada. ( 8 no total). A entrada é por baixo direto na turbina com uma mangueira curtinha, a saída é comprida.
346518 346523346524346525

São 3 suportes. 2 independentes atras e 1 para dois ponto na frente. Todos com coxins.

O da frente prende em um furo feito no suporte co compressor do ar.
346519

Atras, do lado direito prende em um suporte preso na turbina
346522

Atras do lado esquerdo o suporte prende no coletor de admissão.
346521 346520

Se quiser perguntar mais algo fique a vontade.
Abraços

LucianDaRolt
14/05/2012, 13:17
Valeu, amigo.
Belo tutorial! Quem fez esse intercooler pra você?
Tem contato?
E no capo? Fez furo?

Ai vai

A colméia tem 25x30x7 . Tamanho total 40x31x7.

Tem 4 pontos de fixação com 2 parafusos cada. ( 8 no total). A entrada é por baixo direto na turbina com uma mangueira curtinha, a saída é comprida.

São 3 suportes. 2 independentes atras e 1 para dois ponto na frente. Todos com coxins.

O da frente prende em um furo feito no suporte co compressor do ar.

Se quiser perguntar mais algo fique a vontade.
Abraços

Ezahn
14/05/2012, 20:07
Valeu, amigo.
Belo tutorial! Quem fez esse intercooler pra você?
Tem contato?
E no capo? Fez furo?

Quem fez todo o serviço foi o Mauricio da Rasch Motoren (http://raschmotoren.com.br/default.htm). O intercooler é feito sob encomenda, o Mauricio que encomendou. Não sei quem fez. Foi feito furo no capô e colocado scoop da mitsubishi L200 ou Pajero.

347349347348

dadoground
24/10/2013, 18:41
Pessoal, estou querendo reabrir esse tópico afim de pedir esclarecimentos de vocês e pra ajudar aos mesmo que busca uma informação igual a minha.
--- Estou querendo intercoolar a minha hilux pickup 2003/4. Ouvi dizer que o intercooler da ranger seria um dos mais indicados. Enfim achei uma oportunidade de comprar o intercooler pois pretendo fazer o serviço. Queria uma ajudinha de vocês do que eu vou precisar pra fazer o serviço, se este intercooler serve mesmo no meu motor, mangueiras... Ajudinha basica ai?

calhiandro
24/10/2013, 19:12
Pessoal, estou querendo reabrir esse tópico afim de pedir esclarecimentos de vocês e pra ajudar aos mesmo que busca uma informação igual a minha.
--- Estou querendo intercoolar a minha hilux pickup 2003/4. Ouvi dizer que o intercooler da ranger seria um dos mais indicados. Enfim achei uma oportunidade de comprar o intercooler pois pretendo fazer o serviço. Queria uma ajudinha de vocês do que eu vou precisar pra fazer o serviço, se este intercooler serve mesmo no meu motor, mangueiras... Ajudinha basica ai?

dadoground, não seria melhor utilizar um chip de potência para ela não? Ganharia mais que o intercooler. Ouvi dizer que mesmo sendo semi-eletrônica essa bomba injetora existe um chip de potência para ela.

dadoground
24/10/2013, 20:17
dadoground, não seria melhor utilizar um chip de potência para ela não? Ganharia mais que o intercooler. Ouvi dizer que mesmo sendo semi-eletrônica essa bomba injetora existe um chip de potência para ela.

Pois eh, é que já vi gente mexendo na bomba ! Meu motor ta bom do jeito que tá e colocando o intercooler imagino não precisar mexer nessa parte alem do necessário. entendes??

sandro_ventania
24/10/2013, 22:22
Colocar chip de potencia é o mesmo que abrir a bomba, vai consumir mais para ter algum aumento de potencia e pode vir até a fumaçar...não acho saudável para o carro.
Já intercoolar só tem vantagem, aumenta a potencia, o consumo pode vir até a diminuir e o motor tem menos risco de superaquecer.
É só minha opinião...

Intercoolar não tem muito mistério, basicamente qualquer um de qualquer pickup serve, os melhores são aqueles frontais, pois os que ficam em cima do motor não tem muita eficiencia por causa do calor do motor.
Pegue esse da ranger, use a criatividade para fixa-lo no lugar e use mangueiras boas, dizem que as melhores são as de silicone.

HERICK
25/10/2013, 06:36
Colocar chip de potencia é o mesmo que abrir a bomba, vai consumir mais para ter algum aumento de potencia e pode vir até a fumaçar...não acho saudável para o carro. Já intercoolar só tem vantagem, aumenta a potencia, o consumo pode vir até a diminuir e o motor tem menos risco de superaquecer. É só minha opinião...Intercoolar não tem muito mistério, basicamente qualquer um de qualquer pickup serve, os melhores são aqueles frontais, pois os que ficam em cima do motor não tem muita eficiencia por causa do calor do motor.Pegue esse da ranger, use a criatividade para fixa-lo no lugar e use mangueiras boas, dizem que as melhores são as de silicone.Explicou tudo e um pouco mais! X2! Um forte abraço.

Jonnhy Bravo
25/10/2013, 15:11
Aproveitando esse post e que o carro está no meca, vou levantar também uma questão que o João (Sollo) levantou:

Primeiramente diz ele pra mim que não gosta de IC. Explico: segundo ele, como o motor fica ali "esganando" o ar quente, se tiver que superaquecer com um IC é mais fácil do que sem.

Outro ponto que ele afirmou, que na verdade (putz... quem sou eu pra duvidar do que ele fala! Mas... duvidei!) somente neste eu concordei: para o IC ter efetividade o correto seria (no caso do meu carro que coloquei o IC em cima do motor) fazer como se fosse uma barragem em torno dele para que o ar frio que vem de fora seja diretamente direcionado nele, forçando a entrar por ali e sair por baixo, pois da forma como está, sem uma contenção, o ar que entra pela frente e pelo lado tem muito mais força que o ar que vem do scoop. Assim sendo, a troca que deveria ser feita não tem quase efetividade.

A questão é: será que meu IC então estaria sem efetividade? Alguém também discorda do que ele falou sobre o IC (não ser bom pelo aquecimento ou superaquecimento)? Alguém tem alguma sugestão de como fazer essa barragem em volta do IC para forçar que o ar que vem do SCOOP seja conduzido lá pra dentro??

EDITANDO: Se for necessário eu tento fazer uns desenhos aqui pra explicar essa história do ar que falei...

HERICK
25/10/2013, 15:56
Aproveitando esse post e que o carro está no meca, vou levantar também uma questão que o João (Sollo) levantou:

Primeiramente diz ele pra mim que não gosta de IC. Explico: segundo ele, como o motor fica ali "esganando" o ar quente, se tiver que superaquecer com um IC é mais fácil do que sem.

Outro ponto que ele afirmou, que na verdade (putz... quem sou eu pra duvidar do que ele fala! Mas... duvidei!) somente neste eu concordei: para o IC ter efetividade o correto seria (no caso do meu carro que coloquei o IC em cima do motor) fazer como se fosse uma barragem em torno dele para que o ar frio que vem de fora seja diretamente direcionado nele, forçando a entrar por ali e sair por baixo, pois da forma como está, sem uma contenção, o ar que entra pela frente e pelo lado tem muito mais força que o ar que vem do scoop. Assim sendo, a troca que deveria ser feita não tem quase efetividade.

A questão é: será que meu IC então estaria sem efetividade? Alguém também discorda do que ele falou sobre o IC (não ser bom pelo aquecimento ou superaquecimento)? Alguém tem alguma sugestão de como fazer essa barragem em volta do IC para forçar que o ar que vem do SCOOP seja conduzido lá pra dentro??

EDITANDO: Se for necessário eu tento fazer uns desenhos aqui pra explicar essa história do ar que falei...

Jonnhy Boa Tarde meu amigo! Sim concordo com ele, o ar do Scoop tem que ser direcionado diretamente para ele, no meu caso e em todos que tem o Intercooler em cima do motor existe uma proteção sanfonada de borracha que faz com que o ar frio seja diretamente direcionado para o Intercooler, vou postar uma foto em que o dono anterior (dudarj) criou uma proteção lateral a mais no intercooler por conta do BL o motor ficou abaixo do encaixe de borracha do Scoop, acho que você pode copiar a idéia sem a necessidade dessa borracha sanfonada que fica abaixo do Scoop entre o motor e o Intercooler, um forte abraço
Ps. Posto a foto assim que chegar em casa, hoje mesmo, ok!

sandro_ventania
25/10/2013, 21:12
Só não concordo com esse pedaço:

"segundo ele, como o motor fica ali "esganando" o ar quente, se tiver que superaquecer com um IC é mais fácil do que sem."

Não faz nenhum sentido isso...é o mesmo que dizer que é mais fácil você ter febre entrando em um freezer do que em uma sauna.
Isso é fácil de ser constatado usando pirômetro... você logo nota que com IC a temperatura desce.

Ezahn
25/10/2013, 21:38

Jonnhy, a minha tb não tem esta coifa para direcionar o ar do scoop para o intercooler, mas já comprei umas borrachas para inventar uma. Na verdade comprei 2 tipos de borracha mas ainda não me dediquei ao projeto. Ler este tópico hoje talvez me motive!!!!:)

Jonnhy Bravo
26/10/2013, 00:41
Jonnhy Boa Tarde meu amigo! Sim concordo com ele, o ar do Scoop tem que ser direcionado diretamente para ele, no meu caso e em todos que tem o Intercooler em cima do motor existe uma proteção sanfonada de borracha que faz com que o ar frio seja diretamente direcionado para o Intercooler, vou postar uma foto em que o dono anterior (dudarj) criou uma proteção lateral a mais no intercooler por conta do BL o motor ficou abaixo do encaixe de borracha do Scoop, acho que você pode copiar a idéia sem a necessidade dessa borracha sanfonada que fica abaixo do Scoop entre o motor e o Intercooler, um forte abraço
Ps. Posto a foto assim que chegar em casa, hoje mesmo, ok!

Shoooooooow Herick! É exatamente disso que eu preciso! Muito obrigado e no aguardo!

Jonnhy Bravo
26/10/2013, 00:42
Jonnhy, a minha tb não tem esta coifa para direcionar o ar do scoop para o intercooler, mas já comprei umas borrachas para inventar uma. Na verdade comprei 2 tipos de borracha mas ainda não me dediquei ao projeto. Ler este tópico hoje talvez me motive!!!!:)

Ezahn,

Espere a ideia do Herick que pode ajudar-nos e muito!

HERICK
26/10/2013, 06:39
Shoooooooow Herick! É exatamente disso que eu preciso! Muito obrigado e no aguardo!
Jonnhy Bom Dia! Algumas fotos que podem ajudá-lo, se quiser depois \tiro mais fotos, é só pedir! Um forte abraço meu amigo!
436529436530436531

HERICK
26/10/2013, 06:57
Jonnhy mais fotos! 436532436533436534

Jonnhy Bravo
26/10/2013, 11:04
Herick,

Obrigado pelas fotos.

Uma coisa que complica, entretanto, é que a minha não tem a carcaça preta cobrindo, tanto ali no capô quanto no motor. Vou ter de pensar como prender tudo isso.

Onde comprar essa proteção sanfonada?

HERICK
26/10/2013, 14:29
Herick,

Obrigado pelas fotos.

Uma coisa que complica, entretanto, é que a minha não tem a carcaça preta cobrindo, tanto ali no capô quanto no motor. Vou ter de pensar como prender tudo isso.

Onde comprar essa proteção sanfonada?
Jonnhy, tem que medir a circunferência do buraco do Scoop de modo que a armação sobreposta ao Intercooler encaixe perfeitamente, com certeza é trabalhoso, a borracha sanfonada do capô somente em desmanche e vai ter catar uma que caiba no Scoop, tarefa àrdua, porém possível! espero que tudo fique beleza com o motor da VTR e quando sair de lá você pensa nisso, um forte abraço.:concordo:

ThgVieceli
26/10/2013, 16:36
Boa tarde amigos se colocar intercooler na SR5 2000 vai estragar mais rápido? O mecânico disse que o motor não aguentaria muito, já achou ruim estar turbinada, disse que o motor não aguenta essas coisas que é muito fraco... Mas já vi várias aqui no fórum com turbo e intercooler e ai estraga ou não mais rápido?

sandro_ventania
26/10/2013, 17:17
Troca de mecânico!

É exatamente o contrário...apesar do intercooler disponibilizar uma maior potencia ao motor, ele poupa o motor, fazendo-o trabalhar mais frio. Nos posts anteriores falamos disso.

Eu mesmo só vou turbinar o motor se puder colocar o intercooler junto...não quero prejudicar meu motor!

Renato Camargo
26/10/2013, 22:53
Agroboy sempre ouvi dizer que esses motores 2.8 são feitos para serem turbinados, então como disse nosso amigo troque de mecânico. Sandro quanto ao intercooler ele não resfria seu motor, ele só manda ar frio na mistura ar diesel o que aumenta a potencia do motor e não influencia em nada a temperatura, o que resfria o motor é o radiador. O Dr. Guilherme teve uma japinha turbinada sem intercooler por vários anos e não teve problema nenhum.

HERICK
26/10/2013, 23:13
Agroboy sempre ouvi dizer que esses motores 2.8 são feitos para serem turbinados, então como disse nosso amigo troque de mecânico. Sandro quanto ao intercooler ele não resfria seu motor, ele só manda ar frio na mistura ar diesel o que aumenta a potencia do motor e não influencia em nada a temperatura, o que resfria o motor é o radiador. O Dr. Guilherme teve uma japinha turbinada sem intercooler por vários anos e não teve problema nenhum.
A minha Ex Hilux 2.8TD eu turbinei com mais de 300.000kms, com uma Turbina T2 da Masterpower com Kit da SPA e rodou saudável e sem problemas!:curtir:

ThgVieceli
26/10/2013, 23:15
Valeu Sandro, Renato... tem algum modelo compativel? Ou tenho que comprar proprio para ela? Não precisa mexer na relaçao e na BI? Pq se tiver eu to fora aí é muita funçao né...

ThgVieceli
26/10/2013, 23:22
A minha Ex Hilux 2.8TD eu turbinei com mais de 300.000kms, com uma Turbina T2 da Masterpower com Kit da SPA e rodou saudável e sem problemas!:curtir:
Amigo fico feliz quando escuto isso... A minha está com kit IHI, já comprei assim, o ex dono disse que foi turbinada na CS e até agora nao deu problemas, só uma mangueira que troquei ontem pq rachou. Mas sempre tive vontade de por intercooler, mas o mecanico me desanimou, mas agora vou voltar aos planos. Abçs

cabesaurio
27/10/2013, 07:58
Olá, esse link tem como eu coloque um intercooler da Prado em mi sw4 98. Abraço. Gustavo.
instale intercooler en sw4-98 (http://www.toyoteros.com.ar/foro/showthread.php?tid=52165)

HERICK
27/10/2013, 09:12
Amigo fico feliz quando escuto isso... A minha está com kit IHI, já comprei assim, o ex dono disse que foi turbinada na CS e até agora nao deu problemas, só uma mangueira que troquei ontem pq rachou. Mas sempre tive vontade de por intercooler, mas o mecanico me desanimou, mas agora vou voltar aos planos. Abçs

Isso mesmo! O Kit IHI era oferecido como acessório nas CCS, instalavam no motor 2.8D zero km sem perder a garantia! Certeza de que não daria problemas, portanto esse motor suporta Turbina, desde que mantenha a pressão de trabalho baixa e a Bomba Injetora com não mais que 1/4 de volta! Quanto ao Intercooler, vale sim e muito, ainda mais nos motores 1KZ-T e 1KZ-TE em que o Cabeçote é de Alumínio! Essa é a minha opinião! Um forte abraço.:curtir:

sandro_ventania
27/10/2013, 15:24

Grande Renato...tudo bem!

É exatamente pelo fato do motor receber ar mais frio e mais denso, que faz com que a temperatura da combustão seja mais baixa...consequentemente o motor trabalha mais frio, dentro da sua faixa de trabalho ideal com mas facilidade...reduzindo o risco de quebra e aumentando a sua durabilidade.
Instale um pirômetro no coletor de escape e veja com os próprios olhos.
Não precisa nem de pirômentro...basta um termometro instalado e notará isso.
Turbinar sem intercooler não é problema, vai rodar muito. Mas vai estar abrindo mão de mais uns 15HP e reduzindo a durabilidade do motor, assim como aumentndo o risco de quebra em momentos de esforço.

ThgVieceli
27/10/2013, 15:47
Existe algum modelo ou tamanho especifico para a SR5 (2000)? Algum de outra VTR que seja compatível? O amigo cabesaurio disse ali em cima que instalou um da Prado, mas acho q o da Prado pode ser mais caro do que um modelo nacional, o que me dizem? Abs

HERICK
27/10/2013, 16:02
Existe algum modelo ou tamanho especifico para a SR5 (2000)? Algum de outra VTR que seja compatível? O amigo cabesaurio disse ali em cima que instalou um da Prado, mas acho q o da Prado pode ser mais caro do que um modelo nacional, o que me dizem? Abs
Dá uma olhada na Intercooler é Maxcooler | Home | Intercooler para Pick-up's/Caminhões | Toyota Bandeirante, Hilux SW4 / SR5 /SRV, S-10, Blazer, D20, Silverado, GMC, F1000, Mitsubishi L200 GL/GLS, JPX, 1113 e Outros. (http://www.maxcooler.com.br)

Renato Camargo
29/10/2013, 12:36
Grande Renato...tudo bem!

É exatamente pelo fato do motor receber ar mais frio e mais denso, que faz com que a temperatura da combustão seja mais baixa...consequentemente o motor trabalha mais frio, dentro da sua faixa de trabalho ideal com mas facilidade...reduzindo o risco de quebra e aumentando a sua durabilidade.
Instale um pirômetro no coletor de escape e veja com os próprios olhos.
Não precisa nem de pirômentro...basta um termometro instalado e notará isso.
Turbinar sem intercooler não é problema, vai rodar muito. Mas vai estar abrindo mão de mais uns 15HP e reduzindo a durabilidade do motor, assim como aumentndo o risco de quebra em momentos de esforço.
Sandro me explica uma coisa, veja bem estou falando de teoria de quem não manja nada, que no caso sou eu, com o intercooler o ar mais frio é enviado a camera de combustão, estando mais frio entra em maior quantidade o que gera uns hp a mais, porém quando ele explode a temperatura de explosão não é a mesma do que um carro sem intercooler que teoricamente manda menos ar para explosão? Agora vamos lá, o que eu quero dizer é que independente da mistura ar combustível a temperatura de explosão não é a mesma? Não alterando assim a temperatura do motor?? Desculpe a salada, mas isso me deixou curioso. Abçs.

sandro_ventania
29/10/2013, 19:23
Sandro me explica uma coisa, veja bem estou falando de teoria de quem não manja nada, que no caso sou eu, com o intercooler o ar mais frio é enviado a camera de combustão, estando mais frio entra em maior quantidade o que gera uns hp a mais, porém quando ele explode a temperatura de explosão não é a mesma do que um carro sem intercooler que teoricamente manda menos ar para explosão? Agora vamos lá, o que eu quero dizer é que independente da mistura ar combustível a temperatura de explosão não é a mesma? Não alterando assim a temperatura do motor?? Desculpe a salada, mas isso me deixou curioso. Abçs.

Renato,

São vários fatores a se considerar...
O que movimenta o pistão é a expansão da massa de ar.
Quanto mais frio o ar, mais denso ele está e por isso maior é sua massa.
Cada tipo de combustivel tem a sua temperatura típica de queima, porém não confundir essa temperatura com energia...1 palito de fósforo e 10 palitos terão a mesma temperatura...porém 10 palitos eleva a temperatura de um corpo qualquer 10 x mais que um só palito.
assim como a massa de uma moeda é suficiente para dissipar o calor de 1 palito de fósforo, para 10 palitos eu terei que usar a massa de várias moedas.
Ainda comparando... A energia fornecida por 1 palito de fosforo consegue elevar a temperatura de 1g de ar em 10ºC...Se esse 1g de ar está a 150º (temperatura média do ar sem intercooler), ele irá para 160ºC. Já se ele estiver a 60ºC (temperatura média do ar COM intercooler) irá para 70ºC.

Por aí, já dá pra perceber que com intercooler eu terei vários beneficios...ar mais frio(menor temperatura no sistema), maior massa (mais massa para dissipar o calor) ou maior potencia (ar mais denso disponibiliza maior expansão se for injetado mais combustivel).
Sem o intercooler, o ar entra já superaquecido (mais calor para o sistema tentar dissipar), menor massa de ar para absorver parte do calor, ar menos denso, para conseguir a mesma potencia tem que injetar mais combustivel, com consequencia de mais calor no sistema.
Tudo isso aumenta a EGT (temperatura dos gases de escape) que aumenta e muito o risco de quebra do motor...para entender esse problema eu deixo aqui um artigo:
Motores Diesel - Fumaça Preta, EGT, Temperatura Alta e Chip de Potência (http://www.sfichips.com.br/website/motores-diesel-fumaca-preta-chip-de-potencia-egt-temperatura-alta-pirometro.html)

Desculpe se ficou ruim de entender...é que eu também sou leigo...he he he!

Renato Camargo
30/10/2013, 10:51
Então pela teoria o intercooler também ajuda, mesmo que pouco, a economizar combustível??

Clandio
30/10/2013, 11:12
O título do tópico se refere a hilux 2002 turbo. Se for o motor original (1KZT-E) a bomba tem gerenciamento eletrônico. Que o motor com intercooler trabalha mais frio, eu concordo. A dúvida é se existe ganho de potência se não mexer no gerenciamento?

sandro_ventania
30/10/2013, 12:06
Então pela teoria o intercooler também ajuda, mesmo que pouco, a economizar combustível??

Com certeza economiza, o quanto economiza vai da tocada de cada um...basta não aumentar o débito da bomba. E faz todo sentido, pois a turbina re-injeta parte da energia perdida no escape em forma de ar comprido na admissão.
Se mexer na bomba, aumenta a potencia, porém não vai ter economia.

sandro_ventania
30/10/2013, 12:12
O título do tópico se refere a hilux 2002 turbo. Se for o motor original (1KZT-E) a bomba tem gerenciamento eletrônico. Que o motor com intercooler trabalha mais frio, eu concordo. A dúvida é se existe ganho de potência se não mexer no gerenciamento?

Clandio, eu não sei qual é o nível do gerenciamento eletronico desse motor...mas acho que vai haver sim, pois o gerenciamento detecta a temperatura da massa de ar mais fria, ele entende que há mais oxigenio disponivel e aumenta o débito.

Clandio
30/10/2013, 17:59
Clandio, eu não sei qual é o nível do gerenciamento eletronico desse motor...mas acho que vai haver sim, pois o gerenciamento detecta a temperatura da massa de ar mais fria, ele entende que há mais oxigenio disponivel e aumenta o débito.

Sandro, faz sentido!

Renato Camargo
30/10/2013, 21:41
Clandio há um post que estou procurando mas não acho, me parece que foi o Sergio Holanda quem disse que esse motor usa o mesmo ECU da Prado e pode ser intercoolado e chipado.

Ezahn
01/11/2013, 22:53
Amigos, com certeza o intercooler vai diminuir a temperatura da queima. O ar entra mais frio, sobe um X de temperatura, se entrar mais quente sobe o mesmo X e acaba saindo mais quente. Se aumentar o débito da BI deve aumentar um pouco o X mas ainda deve ter temperatura final menor.
No caso da minha por exemplo, com turbo e intercooler foi aumentado a pressão para 1kg e aumentado o débito da BI, neste caso a temperatura final não deve estar menor, mas o ganho de potencia é bem maior. Neste caso, com 1 kg e maior débito na BI sem intercooler já teria derretido o motor! Deu para sacar!

Ezahn
01/11/2013, 23:05
Jonnhy Bom Dia! Algumas fotos que podem ajudá-lo, se quiser depois \tiro mais fotos, é só pedir! Um forte abraço meu amigo!
436529436530436531
Herick, valeu as fotos. Mas no meu caso, e e no caso do Jonny tb, vamos ter que adaptar a borracha de outro carro ou inventa-la, na sua a borracha já existe e vc inventou uma peça rígida.

Estou pensando em fazer de borracha uma peça semelhante à que tem no capô da xterra do Herich. Penso em fazer porque as que vi existentes não dão certo na medida do meu intercooler. Esta borracha vai ficar presa no capô e quando fechar o capô ela vai encostar no intercooler. Comprei uma borracha tipo de porta de carro e outra tipo vedação.

Herich, vc pode passar as medidas desta borracha da sua Xterra. Do xterra eu ainda não medi!, talvez de certo. Tem que ter 30x30 ou 30x28, e ser toda da mesma altura. As da L200 tem 25x30, as da D4D tem um lado mais alto que o outro!
Valeu

Ezahn
01/11/2013, 23:08
Mais a pergunta que não quer calar:

Alguém já intercoolou as hilux com o 1kz-te???? Dá certo intercoolar estas hilux com BI semi eletrônica?

Clandio
03/12/2013, 23:47
Reativando o tópico e saindo do assunto intercooler, mas querendo aumento de desempenho, pergunto pros foristas:

No motor 1KZ-TE é possível aumentar a pressão da turbina? Me parece que a pressão original é 0,6. Se elevasse pra 0,9, por exemplo, mesmo com gerenciamento eletrônico, teria ganho de potência?

Imagino eu, que se a turbina tiver uma regulagem mecânica, se consegue melhorar o desempenho.

HERICK
04/12/2013, 05:29
Reativando o tópico e saindo do assunto intercooler, mas querendo aumento de desempenho, pergunto pros foristas:

No motor 1KZ-TE é possível aumentar a pressão da turbina? Me parece que a pressão original é 0,6. Se elevasse pra 0,9, por exemplo, mesmo com gerenciamento eletrônico, teria ganho de potência?

Imagino eu, que se a turbina tiver uma regulagem mecânica, se consegue melhorar o desempenho.

Possível é aumentar a pressão da turbina, mais por ser eletrônica acho eu, não tenho certeza mais terá que coexistir um chip de potência para ofertar mais diesel, ou se for possível aumentar o débito da BI visto que é semi-eletrônica, é apenas uma suposição, tem que conversar com um mecânico que entenda de Toyota, para tirar essas dúvidas, ok!

Clandio
04/12/2013, 05:52
Possível é aumentar a pressão da turbina, mais por ser eletrônica acho eu, não tenho certeza mais terá que coexistir um chip de potência para ofertar mais diesel, ou se for possível aumentar o débito da BI visto que é semi-eletrônica, é apenas uma suposição, tem que conversar com um mecânico que entenda de Toyota, para tirar essas dúvidas, ok!

Pois é Herick. Penso que por ter esse gerenciamento eletrônico, ele detecta a maior pressão e injeta mais diesel. Só acho que deve ter uma faixa de pressão que a central aceita como normal, depois deve dar erro.
Vou tetar buscar informação se essa turbina tem regulagem mecânica de pressão.

Jonnhy Bravo
04/12/2013, 19:55
Só pra alertar essa discussão de aumentar a pressão da turbina no 1KZ-TE, vou contar minha experiência com carros turbinados convencionais (gasolina e etanol).

Naqueles carros temos que ter muiiiiito, mas muito cuidado mesmo com essa história de elevar a pressão de qualquer forma. Naqueles motores se colocar muita pressão e a bomba não der conta (costumamos falar que está dando falta!) há enorme risco de furar o pistão, posto a faísca da vela mandar a centelha em cima dele e não ter como explodir.

Como não entendo nada de diesel e da mecânica diesel, não sei como ficaria. Só me atentei ao fato de que disseram aumentar de 0,6 para 0,9 por exemplo e não mexer nada na bomba....

Ezahn
04/12/2013, 21:27
Sei não!! Aumentar a pressão sem intercooler não acho prudente.:pensativo: O cabeçote deste motor pode fritar!

Clandio
05/12/2013, 06:05
Sei não!! Aumentar a pressão sem intercooler não acho prudente.:pensativo: O cabeçote deste motor pode fritar!

Também acho. Esse cabeçote e meio "manhoso". E se colocar intercooler e aumentar a pressão da turbina, será que a central joga mais diesel pro motor?

HERICK
05/12/2013, 06:42
Também acho. Esse cabeçote e meio "manhoso". E se colocar intercooler e aumentar a pressão da turbina, será que a central joga mais diesel pro motor?
Já fica de bom tamanho um Intercooler bem dimensionado! Cabeçote de alumínio mais sensível à altas temperaturas!:twisted:

sandro_ventania
05/12/2013, 22:20
Já fica de bom tamanho um Intercooler bem dimensionado! Cabeçote de alumínio mais sensível à altas temperaturas!:twisted:

Concordo plenamente com você Herick!

Leonardo Truccolo
06/04/2014, 19:48
Desenterrando,

Alguém tem as medidas do intercooler da Maxcooler pra Hilux 2.8????

Abs

maflores
08/05/2014, 12:56
Você conseguiu contato com a Maxcooler em Goiania ? Pensei que tinham fechado, não tem mais site ...

fhm129
19/09/2014, 21:20
Olá amigos! Vendo esse tópico me reacendeu a vontade de intercoolar a minha SW4 1999 turbo diesel. Eu até já tinha adquirido antes o intercooler da Ford Ranger e algumas mangueiras necessárias. Entretanto estou com um grande problema pois não tô conseguindo encontrar essa peça metálica tipo "cotovelo" que encaixa no coletor de admissão. Se alguém souber onde posso encontrá-la por favor me de uma ajuda. Vou tentar mandar uma foto da peça metálica que falei.

fhm129
19/09/2014, 21:30
Essa peça de metal que falei acima e que está fixada no coletor de admissão está na 1ª e 3ª fotos que estão na página 1 desse tópico.

JAMES BOND
24/11/2014, 19:26
AMIGO COM A INSTALAÇÃO DO INTERCOLLER QUAL FOI O AUMENTO DA POTÊNCIA A MINHA SW 99 3.0 TDI, tem só 116 CV, acho meio lenta.

sandro_ventania
25/11/2014, 23:27
Mas se a sua é TDI ela já tem intercooler...T.urbo, D.iesel, I.ntercooler.
Mas acho que não é TDI... Esses 116cv com intercooler bem dimensionado chega a 130cv. Segundo um amigo daqui que tem uma assim.

Jsantos
26/11/2014, 00:29
Mas se a sua é TDI ela já tem intercooler...T.urbo, D.iesel, I.ntercooler.
Mas acho que não é TDI... Esses 116cv com intercooler bem dimensionado chega a 130cv. Segundo um amigo daqui que tem uma assim.

Sandro é T.urbo D.iesel I.njection, se viesse com o intercooler igual o da prado.....

sandro_ventania
27/11/2014, 17:26
Sandro é T.urbo D.iesel I.njection, se viesse com o intercooler igual o da prado.....

Ops! Pode ser mancada minha, mas I.njection não faz sentido nenhum, pois todas são Injection...ou vc conhecesse alguma diesel com carburador?
Mas tudo bem, posso estar misturando alhos com bugalhos...rsrsr!

AlonsoFausto
28/11/2014, 14:03
Vou me meter..... Até 2000, 3.0 TD (Turbo Diesel). 2000/2001 até 2002, 3.0 TD EFI (Turbo Diesel Eletronic Fuel Injection). Estou para intercoolar a minha, já estudei bastante o assunto. Nas mecânicas é necessário ajustar o débito da BI. Nas que possuem BI com gerenciamento eletrônico não é necessário fazer nada, os sensores ajustarão a mistura para a nova quantidade de ar. Entretanto, pode-se remapear o sistema de injeção e deixá-la mais "brava", da mesma forma que pode ser feito sem o intercooler.

TDI é usualmente utilizado em motores intercoolados de fábrica (Turbo Diesel Intercooler).

Vou usar o intercooler da D4D, usinar uma flange e scoop da Hilux 2012.

Abraços.

Jsantos
28/11/2014, 16:49
Vou me meter..... Até 2000, 3.0 TD (Turbo Diesel). 2000/2001 até 2002, 3.0 TD EFI (Turbo Diesel Eletronic Fuel Injection). Estou para intercoolar a minha, já estudei bastante o assunto. Nas mecânicas é necessário ajustar o débito da BI. Nas que possuem BI com gerenciamento eletrônico não é necessário fazer nada, os sensores ajustarão a mistura para a nova quantidade de ar. Entretanto, pode-se remapear o sistema de injeção e deixá-la mais "brava", da mesma forma que pode ser feito sem o intercooler.

TDI é usualmente utilizado em motores intercoolados de fábrica (Turbo Diesel Intercooler).

Vou usar o intercooler da D4D, usinar uma flange e scoop da Hilux 2012.

Abraços.

Sandro o Injection foi jogada de marketing rsrsr

sandro_ventania
28/11/2014, 19:39
Pois é Jsantos...o Fausto esclareceu bastante.:brinde:

Eu pretendo turbinar e intercoolar a minha...mas na verdade eu não busco deixa-la tão mais brava...estou acostumado com a tocada dela, então uma melhorada na hora da ultrapassagem e nas subidas de serra já está bom demais.
Mas um dos grandes motivos é que sem turbina o motor diesel perde força em altitudes e solta muita fumaça preta...turbinando resolve, pois a turbina compensa isso...e para quem pretende ir para os Andes, é importante.
E outra coisa é a economia, se eu não mexer no débito da bomba, com certeza o carro fica um pouco mais economico.

Jsantos
28/11/2014, 23:52
Pois é Jsantos...o Fausto esclareceu bastante.:brinde:

Eu pretendo turbinar e intercoolar a minha...mas na verdade eu não busco deixa-la tão mais brava...estou acostumado com a tocada dela, então uma melhorada na hora da ultrapassagem e nas subidas de serra já está bom demais.
Mas um dos grandes motivos é que sem turbina o motor diesel perde força em altitudes e solta muita fumaça preta...turbinando resolve, pois a turbina compensa isso...e para quem pretende ir para os Andes, é importante.
E outra coisa é a economia, se eu não mexer no débito da bomba, com certeza o carro fica um pouco mais economico.

Não tenho certeza, mas me parece que tem que aumentar o débito devido ao maior volume de ar admitido.
daqui a pouco aparece alguém mais experiente e esclarece.

AlonsoFausto
30/11/2014, 12:19
Não tenho certeza, mas me parece que tem que aumentar o débito devido ao maior volume de ar admitido.
daqui a pouco aparece alguém mais experiente e esclarece.

Meus Amigos, com base no que já li aqui no Fórum, tenho certeza que nas mecânicas, quando turbinadas ou intercooladas, é necessário ajustar o débito da BI, aumentando. Acho que o Delfim tem bastante propriedade no assunto.

sandro_ventania
01/12/2014, 23:43
Caros amigos...

Não "TEM" que aumentar o débito... se aumenta o débito para se aumentar a potencia, pois com a turbina teremos mais ar para queimar o diesel e como a maioria que turbina o carro é querendo putenza...aumenta-se o débito.
Porém quando não se aumenta o débito, não ganha muita potencia, apenas há o aproveitamento total do diesel que nas aspiradas sempre é jogado um pouquinho a mais...há também uma melhora na performace do motor, pois ele trabalhará com uma maior massa de ar, inclusive na alta rpm...ganhando também um maior torque.
No final das contas o motor melhora sem aumentar o débito e se mantivermos a tocada isso se reflete em economia.
Agora para sentir o Turbo...só aumentando o débito mesmo!

TCHEIGOR
03/12/2014, 11:47
Caros amigos...

Não "TEM" que aumentar o débito... se aumenta o débito para se aumentar a potencia, pois com a turbina teremos mais ar para queimar o diesel e como a maioria que turbina o carro é querendo putenza...aumenta-se o débito.
Porém quando não se aumenta o débito, não ganha muita potencia, apenas há o aproveitamento total do diesel que nas aspiradas sempre é jogado um pouquinho a mais...há também uma melhora na performace do motor, pois ele trabalhará com uma maior massa de ar, inclusive na alta rpm...ganhando também um maior torque.
No final das contas o motor melhora sem aumentar o débito e se mantivermos a tocada isso se reflete em economia.
Agora para sentir o Turbo...só aumentando o débito mesmo!

Se aumentar a quantidade de ar admitido e não aumentar o débito, vai ocorrer somente aumento da temperatura da queima dentro da câmara, não irá gerar mais potência e ainda será um risco para o motor.
O aumento da potência se dá pelo aumento do volume da MISTURA AR / COMBUSTÍVEL que é injetada na câmara.
Aumentando só o ar, a mistura fica pobre, o que causa aquecimento no cabeçote.
E esse pouquinho a mais de diesel que vc citou, faz parte da regulagem da BI, mesmo com turbo tem que ter esse pouquinho a mais de diesel, essa sobra é pra ter certeza que a mistura não está pobre.
Na verdade não TEM que aumentar o débito, mas é saudável pro motor fazê-lo, senão nem há sentido em instalar um turbo, vai ter um custo alto sem melhora significativa e ainda aumentando o risco de aquecimento.
Em relação à economia, mesmo aumentando o débito o veículo pode sim ficar mais econômico se mantiver a mesma tocada por que aumenta o rendimento, em situações normais vc vai acabar acelerando menos.
abraço!

dojao campeao
03/12/2014, 17:21
Se aumentar a quantidade de ar admitido e não aumentar o débito, vai ocorrer somente aumento da temperatura da queima dentro da câmara, não irá gerar mais potência e ainda será um risco para o motor.
O aumento da potência se dá pelo aumento do volume da MISTURA AR / COMBUSTÍVEL que é injetada na câmara.
E esse pouquinho a mais de diesel que vc citou, faz parte da regulagem da BI, mesmo com turbo tem que ter esse pouquinho a mais de diesel, essa sobra é pra ter certeza que a mistura não está pobre.
Na verdade não TEM que aumentar o débito, mas é saudável pro motor fazê-lo, senão nem há sentido em instalar um turbo, vai ter um custo alto sem melhora significativa e ainda aumentando o risco de aquecimento.
Em relação à economia, mesmo aumentando o débito o veículo pode sim ficar mais econômico se mantiver a mesma tocada por que aumenta o rendimento, em situações normais vc vai acabar acelerando menos.
abraço!

Testado e aprovado, é isso mesmo!

sandro_ventania
04/12/2014, 23:30
abraço!

Amigo Tcheigor...lamento lhe informar, mas tudo isso que voce escreveu, se refere a um motor a gasolina ou etanol...he he he!
O motor diesel, não trabalha com relação estequiométrica exata, quem trabalha assim é o motor a gasolina que através da borboleta dosa o ar admitido de acordo com a dosagem de combustivel...no final tem que dar 15 partes de ar para uma de gasolina....se for etanol é 9:1.
Pra começar o motor diesel não possui borboleta, ele trabalha sempre cheio, quanto mais cheio melhor, a turbina serve para enche-lo mais ainda.
Então, se não tem borboleta, como é feita a aceleração? como ele trabalha na marcha lenta e acelera?
Simples...a aceleração é feita pela dosagem de combustivel que é injetada na camara...assim na marcha lenta a bomba injetora joga uma gotícula de nada que é queimada naquele montão de ar e com certeza sobra um caminhão de ar...isso mesmo queima pobre, pobre não, paupérrima mesmo.
Conforme vai acelerando, a bomba vai injetando cada vez mais...uma goticula, duas, tres, quatro...até chegar um ponto em que começa a sair fumaça preta pelo escapamento, sinal de que agora já tem pouco ar para a grande quantidade de combustivel que está sendo injetado, uma parte desse combustivel não queima, carboniza e sai pelo escapamento.
Um pentelhessimo antes de começar a sair fumaça preta é o ponto ideal, onde se obtem a maior potencia do motor sem desperdicio de combustivel.
Motores diesel aspirados normalmente regulam a bomba injetora para jogar sempre um pouquinho a mais, para garantir que está sendo tirado o máximo de potencia do motor.
Em um motor diesel...quanto mais acelera mais combustivel queima e mais calor gera...fácil notar agora, que pelo seu raciocinio equivocado, o motor diesel derreteria na marcha lenta e trabalharia fresquinho com o pé no fundo...he he he.

Se não ficou claro, não tem problema, a gente continua proseando...que é isso que importa!

AlonsoFausto
05/12/2014, 11:29
[QUOTE=sandro_ventania;2219642]

Caramba Sandro, que aula! Acompanhando, lendo, estudando e aprendendo!!! :computador::pipoca::news-coffee:

Abraço

sandro_ventania
12/12/2014, 02:53
Aula que nada Alonso...isso é só o pouco que a gente vai aprendendo para entender nossos carros...:concordo:

americo_mattar
19/02/2015, 10:48
Pessoal, estou acompanhando a discussão e como acabei de adquirir uma viatura nova, peguei uma sw4 2001 TDI com 112.000 originais (sou bem chato e quase fiz uma pericia no carro...rsrsrs). quero colocar um intercooler na "menina", a fim de garantir que o motor continue zerado por muito tempo...

De tudo que li, quero colocar o intercooler na parte da frente. Inclusive reativei um tópico anterior para falar deste tema. Vocês tem indicações de oficina aqui em SP que faça este serviço? sabem se o João da solo faz?

Obrigado,
Américo

Alias ando lendo vários posts e aprendendo muito.

americo_mattar
02/03/2015, 21:15
Pessoal, ando pesquisando muito e achei esse kit intercooler no ebay (foto abaixo), alguém no fórum já colocou na sw4 2001 3.0TD? Além disso alguém já teve experiência com os chips de potência? Estou achando a minha muito molenga, ta perdendo força nas subidas. Essa semana vou levar em um bombista para ver se é alguma regulagem, já troquei os filtros e agora vou para os injetores e bomba. Se ainda assim não melhorar vou no intercooler, mas queria a opinião de alguém do fórum que instalou.
valeu
494232

AlonsoFausto
04/03/2015, 10:56
Pessoal, ando pesquisando muito e achei esse kit intercooler no ebay (foto abaixo), alguém no fórum já colocou na sw4 2001 3.0TD? Além disso alguém já teve experiência com os chips de potência? Estou achando a minha muito molenga, ta perdendo força nas subidas. Essa semana vou levar em um bombista para ver se é alguma regulagem, já troquei os filtros e agora vou para os injetores e bomba. Se ainda assim não melhorar vou no intercooler, mas queria a opinião de alguém do fórum que instalou.
valeu
494232

Américo, não instalei na minha (2002/2002), ainda, mas acredito que o intercooler na parte frontal fica mais frágil e pode ser que fique com algum lag, pois a turbina vai ter que soprar por um caminho mais longo. Além disso, no específico caso das bombas semi-eletrônicas dos nossos carros acredito que não é fácil regular a bomba para aumentar um pouco o débito e fazer a turbina trabalhar com mais pressão. Devidamente qualificados para estas bombas o pessoal comenta que somente a bombóleo tem bancada no Brasil.

Em relação a sentir o carro "molenga", acho que realmente precisa verificar mais a fundo o que está acontecendo. Pego estrada de serra uma vez por semana na minha e não sinto falta de força, pelo contrário, dependendo da temperatura ambiente do dia, até dou uma aliviada no pé para baixar a temperatura da água do sistema de arrefecimento.

Invista uma graninha baixa num termômetro racetronix. Há tópico falando sobre isso..

Abraço.

americo_mattar
04/03/2015, 13:58
Alonso,
Obrigado pela resposta, nesta semana conversei com o Alex da MacMotors e no sabado vou dar um pulo por la, ele esta fazendo neste momento a adaptação em uma, e esta colocando o superior. De qualquer forma ja troquei todos os filtros (ar, combustivel e oleo) senti uma melhora.

Uma coisa que fiquei na duvida, eu não achei o filtro que fica na saída do tanque, ele é interno? existe esse filtro?
Obrigado,

AlonsoFausto
05/03/2015, 10:28
Alonso,
Obrigado pela resposta, nesta semana conversei com o Alex da MacMotors e no sabado vou dar um pulo por la, ele esta fazendo neste momento a adaptação em uma, e esta colocando o superior. De qualquer forma ja troquei todos os filtros (ar, combustivel e oleo) senti uma melhora.

Uma coisa que fiquei na duvida, eu não achei o filtro que fica na saída do tanque, ele é interno? existe esse filtro?
Obrigado,

Américo, nunca ouvi falar de tal filtro. Dos que conheço e já substituí algumas vezes no meu carro são: filtro de óleo, ar e combustível. Se Você comprou o carro por agora, troque também a válvula termostática. Compre original Toyota, não é caro.

Abraço

EDMAR MENDONÇA
03/01/2016, 21:59
amigo, boa noite, sou do interior do rio e gostaria de conversar com vc a respeito da adaptação na minha sw4 ano 2000.
email: precofixopapelaria@hotmail.com. abs.... edmar

renato732
20/03/2018, 08:27
Ressuscitando o tópico.
Alguém sabe onde encontrar um kit pra colocar na Hilux 2002?
Liguei na Maxcooler e a Aarcon comprou e o vendedor (com a maior má vontade do mundo) falou que não fabrica mais nada, só vende.