PDA

Ver Versão Completa : ÓLEO DOS DIFERENCIAIS - DÚVIDAS



SEVEN-RJ
25/07/2005, 15:16
Olá All,

O manual (original) do meu JPX CD MONTEZ 95 recomenda a utilização dos seguintes óleos para os diferenciais:

DIANTEIRO: SAE 85W/90EP ou 80WEP-API GL5
TRASEIRO: SAE 85W/140EP-API GL5

No site MUNDO JPX, na tabela de lubrificantes e fluidos, o grande mestre Getúlio, nos recomenda a seguinte utilização para clima quente:

DIANTEIRO: SAE 85W/140EP-API GL5
TRASEIRO: SAE 90 EP L.S. API GL-5

Será que o manual está errado :?: Alguém já teve este tipo de problema :?:

Saudações.

Augusto Braga
25/07/2005, 21:02
Fala Seven. Meu manual tb é igual ao seu, mas sigo a tabela do Getulio, este oleo é dificil de encontrar, só achei o da texaco, mais é GL-4, to usando . Abrs.

SEVEN-RJ
26/07/2005, 10:21
Valeu Augusto, obrigado pelo seu interesse. Estive procurando na bolsinha plástica da Nômade ( ex autorizada JPX em Botafogo), onde o Jota foi adquirido, e dentre as Notas Fiscais, manuais e certificados encontrei uma lista de sugestão de lubrificantes emitida pela própria JPX em 28/07/94, lista esta, que informa os diferentes tipos de óleo a serem utilizados nos Jotas divididos por fabricante.
Os da TEXACO são :

Diferencial dianteiro : MULTIGEAR - EP SAE 90

Diferencial traseiro : TEXACO 3450 SAE 90

Seria este último o que vc está usando? Abrs.

Augusto Braga
26/07/2005, 23:05
Positivo! Compro na Rua Bela em São Cristovão . Abrs

mnishio
26/07/2005, 23:51
Olá Joteiros...

Bem, sou novo nesse mundo e acabei de fazer a primeira troca de óleo dos diferenciais, coloquei o seguinte....

Dianteiro: Multigear EP 85W140
Traseiro: SAE90 - Texaco 3450

Segui o que estava no manual que diz exatamente o seguinte:
Dianteiro:
Clima Temperado SAE 80W90 E.P.
Clima Quente:SAE 85W140 E.P. MIL-L-2105C API GL5
Traseiro:
SAE 90L.S - Limited Slip MIL-L-2105C (Texaco 3450, Motul90PA ou Casrol HYPOI LS90)

Será que essa diferença não é por causa do tipo de eixo? pois no meu ainda esta escrito o codigo do eixo, que é:
Eixo dianteiro: Carraro HS6.03
Eixo traseiro: Carraro HS8.04

gvogetta
28/07/2005, 00:39
Olá All,

O manual (original) do meu JPX CD MONTEZ 95 recomenda a utilização dos seguintes óleos para os diferenciais:

DIANTEIRO: SAE 85W/90EP ou 80WEP-API GL5
TRASEIRO: SAE 85W/140EP-API GL5

No site MUNDO JPX, na tabela de lubrificantes e fluidos, o grande mestre Getúlio, nos recomenda a seguinte utilização para clima quente:

DIANTEIRO: SAE 85W/140EP-API GL5
TRASEIRO: SAE 90 EP L.S. API GL-5

Será que o manual está errado :?: Alguém já teve este tipo de problema :?:

Saudações.



Olá Joteiros...

Bem, sou novo nesse mundo e acabei de fazer a primeira troca de óleo dos diferenciais, coloquei o seguinte....

Dianteiro: Multigear EP 85W140
Traseiro: SAE90 - Texaco 3450

Segui o que estava no manual que diz exatamente o seguinte:
Dianteiro:
Clima Temperado SAE 80W90 E.P.
Clima Quente:SAE 85W140 E.P. MIL-L-2105C API GL5
Traseiro:
SAE 90L.S - Limited Slip MIL-L-2105C (Texaco 3450, Motul90PA ou Casrol HYPOI LS90)

Será que essa diferença não é por causa do tipo de eixo? pois no meu ainda esta escrito o codigo do eixo, que é:
Eixo dianteiro: Carraro HS6.03
Eixo traseiro: Carraro HS8.04



A Tabela que temos no site Mundo JPX (http://jpx.4x4brasil.com.br) é uma compilação de recomendações da própria JPX do Brasil, editada em 1996. Apesar disso, a rigor, notam-se algumas falhas nas siglas e correspondências das especificações técnicas dos óleos, como no caso da indicação para diferencial dianteiro e traseiro: API GL-5 / MIL-L-2105C. Estas duas indicações, de padrões/normas diferentes, deveriam ser equivalentes, mas a especificação MIL-L-2105C equivale à API GL-4 e não à GL-5, que corresponde à MIL-L-2105D... :pensativo:

A princípio todos os Jotas saíram de fábrica com os mesmos modelos de diferenciais dianteiros e traseiros, mas tivemos notícia que a fábrica confeccionou/distribuiu alguns lotes de manuais diferentes :?: , como pode ser o seu caso. Assim, a princípio, haveria erro neste manual da JPX... :parede:

Olmar, se puder obter uma cópia legível deste seu manual e me enviar (scanner ou xerox - custas por minha conta) eu ficaria muito grato, até para fins de arquivo/verificação.



Fala Seven. Meu manual tb é igual ao seu, mas sigo a tabela do Getulio, este oleo é dificil de encontrar, só achei o da texaco, mais é GL-4, to usando . Abrs.


O proprietário anterior do meu Jota e eu mesmo usamos muito tempo este mesmo óleo Texaco 3450, que era um dos indicados pela fábrica...
Existe ainda o Texaco Multigear LS SAE 85W140 que tambem possui características adequadas ao diferencial Carraro Traseiro e é API GL-5. O que não se pode abrir mão, na especificação do óleo para o diferencial traseiro original Carraro, é que o óleo seja LS (Limited Slip = deslizamento controlado), pois já ouvi vários relatos de diferenciais traseiros estragados por lubrificação incorreta.

Além disso, analisando a evolução das especificações dos óleos de transmissão, verifica-se que o padrão API GL-4 já é adequado à utilização nos JPX... :concordo:

Saudações,

Marcelo R. A. da Cunha
28/07/2005, 07:55
Getulio

Vc esta correto a não utilização do óleo com especificação LS no eixo traseiro acaba com os discos da tração positiva do J.

rgds

SEVEN-RJ
28/07/2005, 10:27
Agradeço a todos pela colaboração e, estou providenciando a cópia do manual para o Getúlio.

Saudações.

gvogetta
28/07/2005, 22:29
Agradeço a todos pela colaboração e, estou providenciando a cópia do manual para o Getúlio.

Saudações.

Muito obrigado! Os joteiros como um todo agradecem...

Saudações,

nepomuk
02/10/2005, 22:24
Olá Getulio,

Meu Jota é 96/96, será que é diferencial traseiro normal ou LS?

Fiz a manutenção na Murari (troca completa de fluidos). Será que eles já estão atentos a esse detalhe?

E aquele ruído gritante da caixa de tranferência a 90km/h na estrada é normal?

Obrigado pela atenção,

[]´s superprotetores...

Hudson Buck
05/10/2005, 19:41
Boa noite Pessoal.

Na busca pelo melhor óleo para o jota da patroa (fase final de montagem) e seguindo as recomendações do site do Getúlio, optei por usar os óleos da AC Delco, usados pela GM e vendidos em todas as concessionárias GM a preços bons. No dif. dianteiro estou usando o 85W140 GL-5 - limited slip e no traseiro o óleo 90 GL-5 Limited Slip. O 85W140 eles só tem limited slip, o que não tem nenhum problema se usado em um dif. convencional. No meu caso tinha que ser LS pois o jota da patroa tem bloqueio na dianteira tbém.

Abraços.

wendell
27/01/2009, 18:43
Pessoal,
Todo JPX original possui o eixo traseiro com o disco da tração positiva ? Qual a viscosidade correta do óleo para este diferencial 90 ou 140 ?

Grato Wendell

gvogetta
27/01/2009, 23:02
Caro Wendell,

Todo JPX Montez original (equipado portanto com eixos da Marca Italiana Carraro) possui no eixo traseiro (modelo 8.04) um diferencial blocante de deslizamento limitado (LS, do inglês "limited slip"). Para que este diferencial funcione adequadamente (em sua função blocante) e também para não danificar os discos do sistema, recomenda-se a utilização de óleo especial, tipo LS, como o Texaco 3450 (um dos únicos facilmente encontrados no mercado atualmente), cuja especificação é SAE 90 EP LS / API GL - 5, independentemente do tipo de clima (quente ou frio).

Já no diferencial dianteiro pode ser utilizado o SAE 85 W 140 EP / API GL - 5 (se o veículo rodar em clima quente - nosso caso) ou o SAE 80 W 90 EP / API GL - 5 (para climas frios - geralmente com temperaturas próximas de zero grau).

Conforme discussões abaixo, atentar que o manual de proprietário do JPX Civil possui um erro de edição, invertendo estas especificações e nada falando da necessidade de óleo especial (LS) para o diferencial do eixo traseiro.

Espero ter ajudado.

Anderson BH LOCAÇÃO
28/01/2009, 09:09
Gorvetta é isso mesmo, mas vale lembrar que por falta de peças de reposição muito provavelmente 90% dos J, estão com os discocos desgastados...sendo assim não necessiadades de usar o oleo com adiditvo p o LSD, que extremamente caro...mas e necessario que ele seja 90w/GLI5.

leogc
28/01/2009, 10:20
anderson, da última vez que comprei esse óleo não havia diferença de preço entre o LSD e o normal....o óleo era um da ipiranga, não lembro a especificação.....mas comprei um que é usado para troller.

abs

Eduardo Tescarollo
29/01/2009, 11:06
Gorvetta é isso mesmo, mas vale lembrar que por falta de peças de reposição muito provavelmente 90% dos J, estão com os discocos desgastados...sendo assim não necessiadades de usar o oleo com adiditvo p o LSD, que extremamente caro...mas e necessario que ele seja 90w/GLI5.

Concordo, fiz um teste no meu, não funciona mais, a partir dai uso o mesmo óleo do diferencial dianteiro.

Blz

leogc
29/01/2009, 11:12
eu nunca testei...só comprei pq não tinha diferença de preços....

abs

Anderson BH LOCAÇÃO
29/01/2009, 12:26
Leo, aki em BH não consegui nem encontrar óleo c aditivo p LSD, só preço mesmo q era em torno de 42k...enqaunto o 90W GLI5 Petrobrás custou 9k

Eduardo Tescarollo
29/01/2009, 15:29
Eu não encontrei ao mesmo preço, este óleo é bem mais caro, claro que se estivesse funcionando colocaria.

leogc
29/01/2009, 15:31
talvez tenha me expressado mal....eu acho pouco provável que funcione....e soma-se a isso o fato de ter pago o mesmo preço....se funcionasse, realmente valeria a pena comprar um óleo mais caro.

eduardo, qual a diferença q vc encontrou?! talvez eu tenha pego uma promoção.

abs

Eduardo Tescarollo
29/01/2009, 17:23
Léo, já faz bastante tempo, não me recordo mais.

Blz

wendell
30/01/2009, 01:01
Grato pela ajuda ...
Mas qual a quantidade de óleo que cabe em cada diferencial?
Qual o prazo para troca do óleo em KMs? Se fosse usado em condições normais?
Se o óleo usado estiver fora da especificação ( usando óleo 90 comum ) e os discos estiverem em bom estado o sistema de bloqueio funcionará ?

Grato Wendell

leogc
30/01/2009, 08:00
fala wendell...já tem um tempo que eu troquei o meu...mas deve pegar mais ou menos 1,5L em cada um. acho que é isso pq eu comprei 2 L de cada óleo e sobrou um pouco.

acho que o único problema do óleo 90 é que o bloqueio não funcionará..mas não sei se desgastaria o sistema....com certeza, ao restante do diferencial não faz mal...

quanto ao prazo, confesso que não sei.

abs

joão k. chikui
30/01/2009, 12:43
Wendell
Vão 1,3 L de oleo em cada diferencial.
No traseiro recomenda-se um Texaco 3450 (para diferenciais com LSD), ou similar. Unico problema se se usa o 85W-140 ou 90 é que o que restar dos discos sinterizados vão pro espaço.


Grato pela ajuda ...
Mas qual a quantidade de óleo que cabe em cada diferencial?
Qual o prazo para troca do óleo em KMs? Se fosse usado em condições normais?
Se o óleo usado estiver fora da especificação ( usando óleo 90 comum ) e os discos estiverem em bom estado o sistema de bloqueio funcionará ?

Grato Wendell

gvogetta
04/02/2009, 00:56
Grato pela ajuda ...
Mas qual a quantidade de óleo que cabe em cada diferencial?
Qual o prazo para troca do óleo em KMs? Se fosse usado em condições normais?
Se o óleo usado estiver fora da especificação ( usando óleo 90 comum ) e os discos estiverem em bom estado o sistema de bloqueio funcionará ?

Grato Wendell

Olá Wendell,

Ratificando o amigo João, cada diferencial comporta 1,3 litros de óleo. O prazo para troca dependerá muito do uso. Se o diferencial for submerso em água ou lama com freqüência sem isolar devidamente os respiros, os prazos devem ser reduzidos consideravelmente, evitando-se meramente completar o nível do seu óleo. Aconselha-se em condições normais de uso o esgotamento e troca a cada 30.000 Km no máximo. Nos meus, já há muitos anos uso o Molykote FC adicionado aos óleos dos diferenciais e do câmbio, que cria uma espécie de "filme" de Bissulfeto de Molibdênio, que adere ao metal reduzindo o atrito (não usar nos diferenciais autoblocantes de deslizamento limitado originais dos JPX).

Quanto ao uso no diferencial traseiro original (de deslizamento limitado - autoblocante) de óleo que esteja desconforme com as especificações, além de não funcionar corretamente danificará os discos que fazem que o deslizamento (e consequentemente o bloqueio) aconteça.

Saudações,

Carolino
02/11/2013, 15:01
Caro Wendell,

Todo JPX Montez original (equipado portanto com eixos da Marca Italiana Carraro) possui no eixo traseiro (modelo 8.04) um diferencial blocante de deslizamento limitado (LS, do inglês "limited slip"). Para que este diferencial funcione adequadamente (em sua função blocante) e também para não danificar os discos do sistema, recomenda-se a utilização de óleo especial, tipo LS, como o Texaco 3450 (um dos únicos facilmente encontrados no mercado atualmente), cuja especificação é SAE 90 EP LS / API GL - 5, independentemente do tipo de clima (quente ou frio).

Já no diferencial dianteiro pode ser utilizado o SAE 85 W 140 EP / API GL - 5 (se o veículo rodar em clima quente - nosso caso) ou o SAE 80 W 90 EP / API GL - 5 (para climas frios - geralmente com temperaturas próximas de zero grau).

Conforme discussões abaixo, atentar que o manual de proprietário do JPX Civil possui um erro de edição, invertendo estas especificações e nada falando da necessidade de óleo especial (LS) para o diferencial do eixo traseiro.

Espero ter ajudado.


Pessoal,

O oleo ideal seria este?
Óleo De Engrenagem 3450 Sae90 Litro - Texaco - R$ 22,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514002053-oleo-de-engrenagem-3450-sae90-litro-texaco-_JM)

ou este?

Óleo Para Diferencial Autoblocante 80w90 Ls Ultragear - R$ 34,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-515074566-oleo-para-diferencial-autoblocante-80w90-ls-ultragear-_JM)
Abs

Andrejur
02/11/2013, 21:09
Para o eixo traseiro, sim.

Abs.

Carolino
02/11/2013, 22:29
Sim para os dois?

Rafael JPX
04/11/2013, 13:57
Sim... ambos podem ser utilizados para eixo traseiro.
Já utilizei os dois e para falar a verdade, tanto faz... o que importa é o aditivo que existe no óleo que é para diferencial auto blocante - sigla LS (em inglês Limited Slip​ - que significa auto blocante)

Carolino
04/11/2013, 21:05
Obrigado a todos pelas respostas.