PDA

Ver Versão Completa : Barulho no motor, "tuc tuc" e soco no arrancar.



jaime_cj-5
03/05/2012, 23:56
Bueno, vamos por partes, em ordem de chateação...

1 - barulho no motor:
Este barulho começou faz pouco tempo... quando ligo a band (motor 14b, 1994) e ela está fria... está tudo certo... mas aos poucos começa um "sht sht sht" (desculpa a escrita... mas é o melhor que consegui escrever de um som)... devido ao som natural do motor, lá na frente é difícil de escutar... no entanto... dentro da cabine é alto (farei um vídeo e mostrarei aqui para exemplificar)... regulei as válvulas já... fizemos várias coisas e nada... as vzes parece um som de "ar escapandas", e em outras vezes parece algo batendo (mas o som é sempre o mesmo) - O MECÂNICO NÃO SABE MAIS O QUE TENTAR.

2 - o famoso "tuc tuc" que nunca sei direito de onde vem é chato também. as vezes acho que é coluna de direção... horas amortecedor... hora molas... mas a real é que tudo isso já foi revisto e nada... quando ando em um lugar irregular (ou até mesmo no asfalto só que pegando uma ou outra variação), é só pegar a primeira tripidação e parece que tem algo "frouxo" que eu escuto e também "sinto".... não sei mais o que eu faço.

3 - aparentemente este é o menor dos três... mas acho que o mais simples de descrever também... quando acelero.... e da um "soquinho" para atingir a velocidade desejada... parece que tem uma "folga"... qualquer carro, quando aceleramos de cara da um certo soco... mas o que está acontecendo é que este "soco tem uma folga". arrancando do zaro... de primeira para segunda marcha... e se eu estiver no asfalto, em velocidade maior... se eu dou uma relaxada na velocidade e depois volto a acelerar a ponto de dar o "soquinho" a folga se mostra novamente. o mecânico já apertou por tudo quanto é lugar... não sei se é algo na carroceria (não parece)... ou na caixa... no cardan... sei lá.

Bueno pessoal, por hora é isso... sujestões?

abraço

rbata
04/05/2012, 10:36
Sua band tem calços mais altos que o original??? A minha tinha um barulho na caixa de direção pois ela não foi calçada corretamente para compensar os demais calços de carroceria. Agora o barulho acabou. Era um tuc tuc tb.

Tem algum outro sintoma no motor??? Temperatura OK??? Pressão óleo OK??? Fumaça OK??? Óleo baixando muito rápido??? Consumo de combustível OK???

junior888
04/05/2012, 11:33
Esse "tuc tuc" que vc fala, tenta da uma olhada nos calços da carroceria, pode ser isso.

sergioband83
04/05/2012, 12:15
o ítem 3 parece ser cruzeta do cardã com folga.

AlexandreStudart
04/05/2012, 13:01
Jaime, os 2 primeiros itens quando o vídeo chegar ficará mais fácil de entender.
Quanto ao item 3 concordo com o Sérgio, dá uma olhada nas duas pontas do cardam e veja se os parafusos que fixam o cardam não estão folgados.
Inclusive o meu está na oficina para um revisão e estou trocando as 2 cruzetas do meu pq ambas estão com folga e fazem este barulho que você menciona na arrancada.
Alexandre

Fband
04/05/2012, 13:16
Jaime, minha viatura quando troquei a caixa por uma sincronizada, fazia um barulho tipo "sht sht sht" na embreagem e quando apoiava o pé no pedal ja parava. Foi só questão de regulagem no cilindro inferior pra deixar tudo em ordem de novo.

Abraço

jaime_cj-5
04/05/2012, 15:02
Sua band tem calços mais altos que o original??? A minha tinha um barulho na caixa de direção pois ela não foi calçada corretamente para compensar os demais calços de carroceria. Agora o barulho acabou. Era um tuc tuc tb.

Tem algum outro sintoma no motor??? Temperatura OK??? Pressão óleo OK??? Fumaça OK??? Óleo baixando muito rápido??? Consumo de combustível OK???

...

Vou tirar umas fotos e colocar aqui... aí vocês dão os respectivos pareceres.

obrigado por hora

jaime_cj-5
04/05/2012, 16:20
Esse "tuc tuc" que vc fala, tenta da uma olhada nos calços da carroceria, pode ser isso.

farei isso... mas vou postar fotos deles aqui antes disso.
obrigado por hora

jaime_cj-5
04/05/2012, 16:33
o ítem 3 parece ser cruzeta do cardã com folga.

pois é... os cardans são uma de minhas suspeitas sobre o assunto... o foda é que o mecânico disse que os cardans estão ok...

MAS AINDA SOBRE ISSO... LEMBRO QUE VEZ POR OUTRA HÁ UM PINGO DE ÓLEO NA GARAGEM... GERALMENTE APÓS USO PROLONGADO, CAI UM OU DOIS PINGOS (SEI DISSO POIS O PISO DA GARAGEM É BRANCO)... COMO O RETENTOR FOI TROCADO, PODE SER DESSA FOLGA DA CRUZETA REALMENTE

OBRIGADO POR HORA

jaime_cj-5
04/05/2012, 16:34
Jaime, os 2 primeiros itens quando o vídeo chegar ficará mais fácil de entender.
Quanto ao item 3 concordo com o Sérgio, dá uma olhada nas duas pontas do cardam e veja se os parafusos que fixam o cardam não estão folgados.
Inclusive o meu está na oficina para um revisão e estou trocando as 2 cruzetas do meu pq ambas estão com folga e fazem este barulho que você menciona na arrancada.
Alexandre

FAREI ISSO... e denoite coloco aqui as fotos e o video (o video se eu conseguir...risos).

abraço

hercilio.neto
04/05/2012, 20:46
Jaime,
Sobre o tuc tuc:
Sua Band tem barra estabilizadora? Se tiver, o barulho pode ser proveniente de folga na bieleta ou nas buchas.
Se tiver calços, pode estar ocorrendo o que o Batta disse.

jaime_cj-5
05/05/2012, 12:11
Jaime,
Sobre o tuc tuc:
Sua Band tem barra estabilizadora? Se tiver, o barulho pode ser proveniente de folga na bieleta ou nas buchas.
Se tiver calços, pode estar ocorrendo o que o Batta disse.
...

pois é... ontem não pude tirar fotos e fazer o vídeo... tive uma emergência e ficarei uns dias longe de casa... (nem fui pra casa desde as dicas de vocês) então quando eu voltar faço estas e posto aqui..

valeu a todos por hora

jaime_cj-5
10/05/2012, 23:10
Bueno... Enfim de volta pra casa... Então... segue fotos (no próximo post eu vou TENTAR colocar o vídeo).

Desculpem a sujeira... mas a Band não foi para o banho esta semana... e a poeira pegou.

Notem que, além dos calços, estou enviando também o jumelo da frente... pois algumas opiniões acreditam que esse "jumelão" e as buchas de PU (estão pretas... mas são amarelas) é que estõ fazendo esse "tuc tuc".

346827 346828 346829

jaime_cj-5
10/05/2012, 23:17
Não consegui... o sistema pede um endereço do "youtube"... estou tentando resolver isso

abraço

pauloalberto
10/05/2012, 23:27
Jaime, boa noite!!
Pode ser que nao....mas troca os teus calços por novos. Pena que já não existe os topkits. comprei os originais(são baratos) e eu mesmo coloquei com parafusos de inox e muito oleo. o carro diminuiu os barulhos, bem como melhorou o conforto. ficou outro carro.
agora, todo dia descubro um barulho novo nela...

mecamaniaco
11/05/2012, 09:32
Caro jaime, eu tenho sofrido com esse "tuc tuc" na minha também... Em meu caso o problema está na coluna de direção de está batendo na carroceria devido aos calços estarem cansados... Outro ponto q já fez barulho na munha foi o tanque de combustível q estava "frouxo"... Vale a pena você dar uma olhada na sua também....

Esse barulho do motor pode ser a bomba de água, troquei a minha a mais ou menos 1 mês, e antes de precisar fazer isso o barulho era exatamente esse! uheauehuaehuehauehaueh

Meu palpite para a folga ao arrancar é o seu diferencial traseiro q pode estar com folga na coroa x pinhão!

jaime_cj-5
12/05/2012, 19:59
Caro jaime, eu tenho sofrido com esse "tuc tuc" na minha também... Em meu caso o problema está na coluna de direção de está batendo na carroceria devido aos calços estarem cansados... Outro ponto q já fez barulho na munha foi o tanque de combustível q estava "frouxo"... Vale a pena você dar uma olhada na sua também....

Esse barulho do motor pode ser a bomba de água, troquei a minha a mais ou menos 1 mês, e antes de precisar fazer isso o barulho era exatamente esse! uheauehuaehuehauehaueh

Meu palpite para a folga ao arrancar é o seu diferencial traseiro q pode estar com folga na coroa x pinhão!

...

Essas do tanque e do diferencial eu não testei ainda!!! bem pensado... estou ansioso para "estacionar" novamente, e testar essas... além da bomba d'água (mas se não me engano isso já foi descartável).

estou atrás de uns calços ... SABEM QUAL USO?

MUITO OBRIGADO MECAMANIACO, GRANDES DICAS!

jaime_cj-5
12/05/2012, 20:07
Caro jaime, eu tenho sofrido com esse "tuc tuc" na minha também... Em meu caso o problema está na coluna de direção de está batendo na carroceria devido aos calços estarem cansados... Outro ponto q já fez barulho na munha foi o tanque de combustível q estava "frouxo"... Vale a pena você dar uma olhada na sua também....

Esse barulho do motor pode ser a bomba de água, troquei a minha a mais ou menos 1 mês, e antes de precisar fazer isso o barulho era exatamente esse! uheauehuaehuehauehaueh

Meu palpite para a folga ao arrancar é o seu diferencial traseiro q pode estar com folga na coroa x pinhão!

...

Vi na sua assinatura "Jumelos Altos"... estou colocando uma foto do meu jumelo dianteiro... se tu puderes medir quantos centímetros de eixo a eixo (conforme esquema abaixo) tem esste teu jumelo eu agradeço...

Obrigado mais uma vez. 347035

jaime_cj-5
14/05/2012, 09:06
Caro jaime, eu tenho sofrido com esse "tuc tuc" na minha também... Em meu caso o problema está na coluna de direção de está batendo na carroceria devido aos calços estarem cansados... Outro ponto q já fez barulho na munha foi o tanque de combustível q estava "frouxo"... Vale a pena você dar uma olhada na sua também....

Esse barulho do motor pode ser a bomba de água, troquei a minha a mais ou menos 1 mês, e antes de precisar fazer isso o barulho era exatamente esse! uheauehuaehuehauehaueh

Meu palpite para a folga ao arrancar é o seu diferencial traseiro q pode estar com folga na coroa x pinhão!

...

uma coisa importante me veio em mente este final de semana... quando outro sintoma que sempre noto, apareceu e eu relacionei com o que tu dissestes sobre a folga "coroa x pinhão" e também o "soco no arrancar"... quando estou já andando... se a band fica, por exemplo... a uma velociade "X" e estou na marcha ideal para isto, então preciso reduzir por algum motivo a velocidade... o carro vam um "nhãm nhãm nhãm" (desculpa mais uma vez a descrição... mas foi o que me veio em mente)... parece um carro que está dizendo "ou troque a marcha ou a velocidade"... sei que isso é normal... em todos os carros... mas na minha band isso é muito sencível... por vezes até brinco que ela tinha que ter mais uma marcha entre cada uma das existentes... esse "nhãm nhãm" é tanto no barulho quanto no "balanço" do carro...

será que tem a ver com o mesmo item?

Carlo Pecca
14/05/2012, 09:21
...

uma coisa importante me veio em mente este final de semana... quando outro sintoma que sempre noto, apareceu e eu relacionei com o que tu dissestes sobre a folga "coroa x pinhão" e também o "soco no arrancar"... quando estou já andando... se a band fica, por exemplo... a uma velociade "X" e estou na marcha ideal para isto, então preciso reduzir por algum motivo a velocidade... o carro vam um "nhãm nhãm nhãm" (desculpa mais uma vez a descrição... mas foi o que me veio em mente)... parece um carro que está dizendo "ou troque a marcha ou a velocidade"... sei que isso é normal... em todos os carros... mas na minha band isso é muito sencível... por vezes até brinco que ela tinha que ter mais uma marcha entre cada uma das existentes... esse "nhãm nhãm" é tanto no barulho quanto no "balanço" do carro...

será que tem a ver com o mesmo item?
Jaime
Na minha o tal "nhãm, nhãm" acontecia devido a árvore de transmissão traseira estar com folga.
Abs

jaime_cj-5
14/05/2012, 10:05
Jaime
Na minha o tal "nhãm, nhãm" acontecia devido a árvore de transmissão traseira estar com folga.
Abs

...

"árvore" ???

mecamaniaco
14/05/2012, 10:41
...

"árvore" ???

Creio q ele tenha se referido ao conjunto da transmissão traseira (cardã, cruzeta, caixa satélite, coroa, pinhão, planetárias, pontas de eixo)....

As vezes esse barulho é coisa mais simples como óleo lubrificante, rolamento ou uma simples regulagem da posição do pinhão em relação a coroa!

mecamaniaco
14/05/2012, 10:42
...

Vi na sua assinatura "Jumelos Altos"... estou colocando uma foto do meu jumelo dianteiro... se tu puderes medir quantos centímetros de eixo a eixo (conforme esquema abaixo) tem esste teu jumelo eu agradeço...

Obrigado mais uma vez. 347035

Vou medir e te falo hj a tarde!

Carlo Pecca
14/05/2012, 11:22
Jaime é isso mesmo que o Mecamaniaco descreveu. Todo o conjunto é chamado de árvore de transmissão seja dianteiro ou traseiro (vide catalogo de peças toyota, figura 02/11).
Abs.

jaime_cj-5
14/05/2012, 11:41
Desisto de tentar colocar o vídeo aqui... então se possível mandarei por e-mail
obrigado por tudo por enquanto...

Fiz um vídeo (está tudo muito escuro.. e só o que interessa é o som) com um tamanho de 5 Mb... se vocês não se importarem, eu passarei por e-mail, para aqueles que me passarem os respectivos e-mails...

obrigado mais uma vez.

mecamaniaco
14/05/2012, 13:06
Desisto de tentar colocar o vídeo aqui... então se possível mandarei por e-mail
obrigado por tudo por enquanto...

Fiz um vídeo (está tudo muito escuro.. e só o que interessa é o som) com um tamanho de 5 Mb... se vocês não se importarem, eu passarei por e-mail, para aqueles que me passarem os respectivos e-mails...

obrigado mais uma vez.

Joga o vídeo no youtube e dai pega o link q o forum cria as miniaturas sozinho! Ou então manda pro meu e-mail da assinatura!

jaime_cj-5
14/05/2012, 13:30
Agora acho que consegui.

Notem principalmente após eu acelerar... mas o ruído é constante.


http://www.youtube.com/watch?v=6Tpm4DnnO1Q&feature=youtu.be

mecamaniaco
14/05/2012, 13:54
Agora acho que consegui.

Notem principalmente após eu acelerar... mas o ruído é constante.


http://www.youtube.com/watch?v=6Tpm4DnnO1Q&feature=youtu.be

Cara, posso estar enganado, mas esse barulho é o da borboleta abrindo e fechando! O 14B é o único motor das band q possui esse tipo de recurso (como os de carro a gasolina)....

Para ver se o barulho é ou não da borboleta vc pode fazer o seguinte teste:
Ligue o motor
Abra o capô
Acelere manualmente a band mas sem beixar o cabo retornar por completo (sem desacelerar por completo), se não fizer o barulho vc já saberá q era esse o seu "problema" q na verdade é normal!

jaime_cj-5
14/05/2012, 17:13
Cara, posso estar enganado, mas esse barulho é o da borboleta abrindo e fechando! O 14B é o único motor das band q possui esse tipo de recurso (como os de carro a gasolina)....

Para ver se o barulho é ou não da borboleta vc pode fazer o seguinte teste:
Ligue o motor
Abra o capô
Acelere manualmente a band mas sem beixar o cabo retornar por completo (sem desacelerar por completo), se não fizer o barulho vc já saberá q era esse o seu "problema" q na verdade é normal!

...

Só que o "problema" começou faz um mês! antes não dava isso!!! a diferença no barulho depois que começou é clara. Se isso é "normal", então antes é que estava com problemas (risos), pois antes não dava!

Note que, não é o "tec" do acelerador... é o "flept flept flept", notado principalmente após as aceleradas!

obrigado e abraço

Dimasi
15/05/2012, 13:02
Não percebi nada de anormal. Se alterou alguma coisa, pode ser uma pequena rachadura ou vazamento por uma junta no escape, ou a regulagem dos bicos. Mas para mim o motor tá redondo.
abs

pauloalberto
15/10/2012, 12:30
Jaime,

Conseguiu tirar o barulho do motor 14B???

jaime_cj-5
15/10/2012, 13:54
Jaime,

Conseguiu tirar o barulho do motor 14B???

...
Sim, foi dado mais alguns ajustes em válvulas e ficou "silencioso" novamente...
Bem como o "Tuc-Tuc", que não foi concertado mas descobrimos o que é... buchas das molas...
...

Só está difícil de vender... risos... mas não da nada.