PDA

Ver Versão Completa : Frontier - Ajuste na WG



Ric Mac
25/07/2005, 14:03
Pessoal,

Depois de conseguir muitas informações sobre os ajustes na WG resolvi fazer isto na minha Frontier. :D
Sabado dei 4 voltas no parafuso encurtando a haste.
O consumo em estrada continuou o mesmo (ainda tenho que computar na cidade).
Resultados, a turbina esta enchendo muito mais rapido o que esta traduzindo em respostas e retomadas mais eficientes.

O serviço é muito simples, e até o proximo final de semana posto as fotos aqui.

Abracos

Rodrigo Luvison
25/07/2005, 14:16
Olá Ric

O ideal é vc adaptar um manômetro de pressão do turbo, com isso vc monitora a pressão da turbina :pensativo:

Abraços

Edintruder
26/07/2005, 20:35
Para a pressão subir tem que apertar mais de 6 voltas, mas realmente, 4 voltas dá um reultado muito bom. O consumo não irá alterar nem em estrada e nem em cidade, porém as respostas ficxam bem mais ágeis mesmo.

ferramenteiro
27/07/2005, 15:26
A Waste Gate pode ser mexida em qualquer motor diesel, até mesmo com TGV? Qual seria a real função dela ?( tanto falam dela mas não tenho sei ao certo para que serve)

Abraços

Ric Mac
27/07/2005, 16:52
Teoricamente a WG pode ser ajustada em quer motor turbo.
Segundo a MWM:
O que é válvula waste-gate?
R.: É uma válvula utilizada no turbo que tem como finalidade aliviar a pressão do turbo quando este gera uma pressão de admissão de ar maior do que a necessária para o motor

Entao reduzir a haste propicia um "atraso" na abertura do bypass entre a parte fria (AR) e a parte quente (Escape). Assim aumenta a pressao gerada pela turbina se encurtada em 6/7 voltas no parafuso ou com 4 voltas apenas faz com que a turbina encha mais rapido.

O TGV ja deve fazer isto de maneira automatica gerando uma pressao no turbo mesmo em rotacoes mais baixas.

Acredito que se reduzires a haste da WG em um TGV, a pressao da turbina deve aumentar mais que em um turbo sem TGV. :?:

abraco

Edintruder
31/07/2005, 00:06
A TGV funciona alterando o passo das aletas ao redor do caracol da AR. Se mexer na regulagem altera a rpm de mudança de passo das aletas diferente da curva de torque especificado pelo motor e regulagem da bomba injetora. A TGV Funciona reduzindo a pressão automaticamente ou mantendo ela mais constante com o crescimento da rpm na medida que fecha o passo das aletas fazendo que a câmara do compressor fique maior.
O que pode fazer para render mais é abrir a bomba injetora que também aumentará a pressão da turbina com o acréscimo da temperatura de escape.

Diego Matos
03/08/2005, 20:32
Ola, tenho uma galloper e gostaria de dar uma melhorada, gostaria de saber onde se encontra a tal valvula WG, e quantas voltas devo dar.

Um abraço aos caros amigos...

Miranda
05/08/2005, 12:08
ae.. gostaria d saber.. quantas voltas posso dar no parafuso da haste da WG num motor original? ou quanto de pressão posso subir? o motor no caso eh um Sprint 6cl 4.2 q eqipa as F250.. e na bomba ? quanto posso abrir? pra dar uma agilizada? naum qero nada dimais.. so uma forcinha a mais! ahehae

Edintruder
06/08/2005, 15:48
Nesse motor 4.2 não tem muita rosca sobrando, mas pode apertar tudo que não quebra nada. Segundo vi tem apenas 6 voltas e meia sobrando e mais a área da contra-porca. Fecha tudo e vê se fica a teu gosto.

Dalger
22/08/2005, 23:46
Pessoal,
Alguem ja instalou uma TGV em um MWM ???
Que tubagem utilizou ???

Edintruder
23/08/2005, 20:28
Boa pergunta! Acredito que ainda não!

JOEL ALVES
23/08/2005, 20:58
Senhores,
Se existem d'uvidas a cerca do n'umero de voltas da WG sem mecher na bomba injetora:

1- Instale um man^ometro de turbo.

2- Na S10 e Ranger com motor MAXION, na press~ao at'e 1,4 BAR existe uma v'alvula chamada LDA que eq"ualiza perdas e ganhos sem necesidade de mecher na bomba injetora. Isso equivale a + ou - 7 voltas na WG.

Edintruder
24/08/2005, 22:08
Na verdade, a turbina no maxion não chega a passar de 1,4 bar mesmo trancada a válvula WG, para dar mais pressão é só abrir a bomba mesmo, pois gera mais calor na queima do combustível liberando mais gazes, fazendo também a turbina trabalhar mais alta.

Juneca
24/08/2005, 22:12
:palmas:

Walter L. L. Casitta
24/08/2005, 22:20
Não precisa abrir a bomba, como disse o Joel a LDA se encarrega de fazer a correção...
Na minha Ranger o manômetro vai a 1,5Kgf quando o motor ta próximo dos 3500RPM

Juneca
24/08/2005, 22:23
Entaum eu posso "torcer o cotoco" na minha F-1000 HSD????!!!!! :D :D :D :D

Dalger
24/08/2005, 22:54
Alguem sabe me dizer ao menos a qual pressao vai uma TGV ???
Ja que ninguem ainda instalou uma em um MWM.

Walter L. L. Casitta
25/08/2005, 09:22
Dalger,
A pressão é a mesma da WG 1,15Kgf tanto no motor Maxion quanto no MWM.
Também acho que o ganho que você vai conseguir substituindo a WG pela TGV não compensa o investimento.

Dalger
25/08/2005, 10:01
O que vc recomendaria ????

Ajustes na bomba e na turbina (pressão) ???

Alteração de bicos injetores ??? (Os bicos dos motores maxion trabalham com 2 estagios de pulverização, um para baixa pressão - rotações baixas, e outro para alta pressão - rot altas) Nao sei se o bicos MWM fazem isto, mas segundo o que conversei, são bicos mais simples e nao tem o sistema de pulverização para baixas pressoes, o que pode ser uma das caracteristicas do baixo torque em baixas rotaçoes.

E ai ????

Por onde começamos ???

Obrigado.

Walter L. L. Casitta
25/08/2005, 10:45
Dalger,
De qual motor MWM e Maxion você esta falando?
Eu só tenho experiência com o HSD2.5 e alterei apenas o pressão da turbina WG. Não tenho coragem de alterar a bomba injetora. Acho que os motores diesel já fazem fumaça suficiente.
Só poderia te recomendar alguma coisa se fosse pro motor HSD2.5 e o que eu recomendaria seria trocar o eixo e pistões pelo do 2.8 que é o que pretendo fazer no futuro gastando o equivalente ao custo de uma TGV nova.

ojaneri
25/08/2005, 15:37
Dalger,
De qual motor MWM e Maxion você esta falando?
Eu só tenho experiência com o HSD2.5 e alterei apenas o pressão da turbina WG. Não tenho coragem de alterar a bomba injetora. Acho que os motores diesel já fazem fumaça suficiente.
Só poderia te recomendar alguma coisa se fosse pro motor HSD2.5 e o que eu recomendaria seria trocar o eixo e pistões pelo do 2.8 que é o que pretendo fazer no futuro gastando o equivalente ao custo de uma TGV nova.

Walter,

Levei um susto essa semana, pois a válvula anti-chama foi pro saco e pensei que talvez tivesse que abrir o motor (ainda não, q bom!), e vi que as peças para retifica do Maxion giram em torno de R$ 1.200,00 novas. Quando eu precisar retificar, pretendo também transforma-lo num power strokinho, e ai precisaria trocar apenas o eixo e os pistões, mais nada no motor?

Valeu!
Osvaldo

Walter L. L. Casitta
25/08/2005, 17:17
Osvaldo,
Pelo que pesquisei até agora, tem que trocar o eixo pistões e bielas. O custo aproximado das peças é de R$2500,00. o resto é tudo igual. Provavelmente a bomba terá que ser recalibrada.

PS as suas pecinhas estão a caminho...

Luizinho
25/08/2005, 18:07
Walter,

Voce ja confirmou que so são estas peças?
O cabecote e igualzinho (valvulas,comando)?
O bloco do 2.8 e outro (mais largo) ou apenas um 2.5 arrombado de fabrica?
Os cilindros tem parrede suficiente para os pistões 2.8?
As turbinas são diferentes, mas o coletor de descarga e igual?
A bomba do 2.8 original e a mesma do 2.5 recalibrada de fabrica ou e outra?
Os bicos são iguais?
A pressão do sistema de injeção e a mesma?

Estou lhe fazendo essas perguntas, porque ainda não fui a fundo no assunto pois acredito que meu carro ainda esteja bastante distante da necessidade de retifica.
Mas imagino a pick-up passada para 2.8, com fluxo no cabeçote, balanceamento das partes moveis, redimenssionamento da turbina e do intercooler, descarga livre, bomba feita, mais de 1,5 bar de pressão de turbo e o Torsen no eixo traseiro para poder aproveitar a potencia nas curvas da serra.

Deixa eu sonhar um pouquinho :D !

Abraço a Todos

Walter L. L. Casitta
25/08/2005, 19:19
Walter,

Voce ja confirmou que so são estas peças?
O cabecote e igualzinho (valvulas,comando)?
O bloco do 2.8 e outro (mais largo) ou apenas um 2.5 arrombado de fabrica?
Os cilindros tem parrede suficiente para os pistões 2.8?
As turbinas são diferentes, mas o coletor de descarga e igual?
A bomba do 2.8 original e a mesma do 2.5 recalibrada de fabrica ou e outra?
Os bicos são iguais?
A pressão do sistema de injeção e a mesma?




Luizinho, é o seguinte: Eu também não fui a fundo, mas o que eu sei é:

O cabecote e igualzinho (valvulas,comando)?
-Não o cabeçote em si não é igual mas as medidas e peças móveis: eixo de comando, varetas, válvulas são as mesmas.

O bloco do 2.8 e outro (mais largo) ou apenas um 2.5 arrombado de fabrica?
-O bloco também é diferente, mas várias pessoas me confirmaram que ele aceita a usinagem (R$400,00 aqui em BH) para o diâmetro maior (-/+ 1mm) dos pistões e curso maior do eixo de manivelas. Externamente é o mesmo tamanho, inclusive os pontos de fixação no chassi a na caixa seca são os mesmos.

Os cilindros têm parede suficiente para os pistões 2.8?
- Eu acho que sim porque o motor 2.5 quando é retificado, recebe camisas pra continuar a usar os pistões com medida standard. Mas não tenho certeza, Ainda tenho dúvidas nesse ponto.

As turbinas são diferentes, mas o coletor de descarga e igual?
- As turbinas WG são iguais, os coletores são diferentes, mas eu acho que para otimizar o espaço no cobre do motor. Já reparou como o motor 2.8 é bem mais compacto que 2.5?

A bomba do 2.8 original e a mesma do 2.5 recalibrada de fabrica ou e outra?
-A bomba é a mesma, mas como existem várias versões dessa mesma bomba, então não tenho certeza. Acho que vai exigir só mesmo uma calibragem pra compensar a maior demanda do motor 2.8.

Os bicos são iguais?
-Os códigos dos bicos são diferentes, mas são diferentes também entre as varias versões do motor 2.5. Os bicos que a Ford usa são diferentes dos a Mercedes ou GM. Como não pretendo mexer no cabeçote, por enquanto estou fazendo vista grossa.

A pressão do sistema de injeção e a mesma?
-A pressão naturalmente é maior no 2.8. Como o acelerador atua justamente na pressão da bomba e como disse acima, acredito que só um ajuste na demanda será o suficiente.

Estou torcendo pra que seja isso aí. Até lá já existirão vário 2.5 convertidos em 2.8 e já já saberemos vai valer a pena.

Luizinho
26/08/2005, 09:12
Valeu, Walter.
Tinha ideias semelhantes.
Vou tentar descobrir alguns detalhes a mais e assim que tiver informações eu posto.

Abraço.

Dalger
31/08/2005, 00:23
Pessoal,
Tem um amigo que fez esta alteração, e o motor ficou mto bom. Mas o aumento do volume do motor e da pressao, fizeram com que os vazamentos de oleo fossem mais constantes. Assim e recomendavel rever os parafusos de fixação do virabrequim e do cabeçote, pois com a maior potencia, gera maiores desgaste.
Assim, tomem cuidado ao procurarem o profissional adequado e boa sorte.

Mas acho que temos outras saidas alem de simplismente aumentar o volume do motor, como por exemplo bicos que suportem pressoes maiores e produzam uma boa queima. Turbinas com maior eficiencia, etc.

A pesquisa continua.

ojaneri
31/08/2005, 11:50
Pessoal,
Tem um amigo que fez esta alteração, e o motor ficou mto bom. Mas o aumento do volume do motor e da pressao, fizeram com que os vazamentos de oleo fossem mais constantes. Assim e recomendavel rever os parafusos de fixação do virabrequim e do cabeçote, pois com a maior potencia, gera maiores desgaste.
Assim, tomem cuidado ao procurarem o profissional adequado e boa sorte.

Mas acho que temos outras saidas alem de simplismente aumentar o volume do motor, como por exemplo bicos que suportem pressoes maiores e produzam uma boa queima. Turbinas com maior eficiencia, etc.

A pesquisa continua.

Voce tem como pegar um 'laudo' dele do que foi feito e postar para a gente? Peças, mão de obra, cuidados extras, etc? E se tiver o e-mail dele, ja posta aqui para a gente inquirir ele sobre essa modif.!

Obrigado
Osvaldo

Wilson Haddad
14/04/2011, 20:14
estou querendo dar uma melhorada na frontier 2.8 oq devo fazer ?? acho ela fraca na saida e retomadas :parede:

vieira912
16/04/2011, 00:50
pois o Cambio da Mesma tem a 1º e 2º muito longas, por isto todas as Frontier tem uma saida e Retomada Demorada.

sobre aumento de volume de turbina por Aperto da Waste Gate???

1º o aumento do aperto da WG não pode ocasionar uma durabilidade menor da turbina por Excesso de Rotação "Overspeed".

2º não á riscos de Superaquecimento no cabeçote ou engripamento do pistão devido a Pressão no Coletor de Escape ser Maior devido a Waste gate estar quase travada???

3º não á risco da camâra de compressão sofrer avaria com Falta de Injeção de Diesel ou a LDA se encarrega de corrigir??

digo Isto pois a Minha Ainda é Original só enche com motor acima de 1800RPM.

Sobre Turbina TGV o bacana delas que devido a Turbine Housing ser Variavel, aumenta e Diminui de tamanho para que assim tenha mais pressão em baixas rotações e melhorando e muito o desempenho de qualquer Motor principalmente Diesel, mais será que existe uma TGV que se encaixe perfeitamente no Coletor do Motor MWM Sprint?? até mais.:concordo: