Conectar

Ver Versão Completa : Hilux sw4 de v6 para diesel

fugger
02/05/2012, 19:42
Caros

Procurei, mas não encontrei nada sobre isso.
Alguém já fez uma troca do motor 6 cil a gasosa pra diesel numa SW4 automática modelo 2001?
Se fez, a troca foi pnp, ou é uma adaptação clássica mesmo, ou seja, sujeita a problemas e de resultado questionável.

[]´s

dorderf
02/05/2012, 19:44
Caros

Procurei, mas não encontrei nada sobre isso.
Alguém já fez uma troca do motor 6 cil a gasosa pra diesel numa SW4 automática modelo 2001?
Se fez, a troca foi pnp, ou é uma adaptação clássica mesmo, ou seja, sujeita a problemas e de resultado questionável.

[]´s

Que mal lhe pergunte, algum motivo específico para a troca? Vais manter o câmbio AT?

fgibin
02/05/2012, 19:49
Não tenho dados e não posso falar, mas duvido que o cambio AT da V6 aguente o torque do Turbodiesel.
Penso que se trocar, deveria ser motor+cambio perdendo o AT (no Brasil não foi vendida a Turbodiesel com cambio AT).
Grande abraço
Fabrizio

Loras
02/05/2012, 19:59
Fugger,

Conhecendo um pouco o mundo Toyota, os calços devem ser iguais. Mesma posição no chassis.

Ou seja, em teoria, seria tirar uma mecânica e colocar outra.

Manter o câmbio automático da versão gasolina já seria mais complicado... pela compatibilidade motor x câmbio.

Um caminho interessante é a adaptação da mecânica D4D automática. O Urbano Meirelles já fez uma vez (câmbio mecânico)... e hoje deve ser relativamente fácil.

Se encontrar uma SW4 com motor fundido e dono desesperado... é um bom negócio!!!!

Abraço,

Urbano Meirelles
02/05/2012, 20:33
Fugger,
Vc já tem uma v6 e simplesmente prefere o diesel?porque a troca?
Eu fui o primeiro a adptar um D4D em uma sw4 98,que deu certo deu,mas foi um trabalho danado,se o seu v6 estiver bom,esqueçe a troca,não compensa nem em $$$,nem na dor de cabeça,se vc quiser muito,vende a v6 e troca pela diesel.juro que é o melhor negocio,mas....sonho é sonho e eu tenho o maior respeito por isso.

fugger
02/05/2012, 20:36
Caros

Obrigado pelas respostas.
Urbano, pelas fotos parece que ficou muito bom, parabéns.
Seria possível vc contar um pouco de como foi sua troca?

[]´s

guilhermeabreu
02/05/2012, 22:46
Caros

Obrigado pelas respostas.
Urbano, pelas fotos parece que ficou muito bom, parabéns.
Seria possível vc contar um pouco de como foi sua troca?

[]´s

Tenho um amigo aqui que trocou o motor de uma SW4 98 a gasolina por um motor díesel , MAS COM CAMBIO MECANICO , a daptação foi até traquila , mas a s consequencias que não foram boas , pq ele SÓ TROCOU O MOTOR daí a relação de diferncial fica ruim CURTA DEMAIS ,´daí para ele andar em velocidade cruzeiro de 100 a 120km/h o motor vai urrando em 3.500 a 4.000 rpm e por ísto já teve que fazer o motor uma vez , E FALEI PRA ELE SE ELE NÃO MUDAR A RELAÇÃO DO DIFERENCIAL TERÁ MOTOR PARA POUCO TEMPO , no seu caso por ser cambio automático acho que vai complicar mais ainda .

CONCLUÍNDO : CONCORDO COM TODOS OS AMIGOS ACIMA QUE É DE VC VENDER ESTE CARRO E COMPRAR UM A DÍESEL .

Ezahn
03/05/2012, 21:45
Caras, trocar só o motor e o câmbio não, definitivamente não fica bom. A relação das marchas é completamente diferente. Um eixo do câmbio gira sempre na rotação do motor quando o carro está desembreado. E no motor gasolina o giro normal é de 2500 a 6000, já no diesel vai de 1500 a 3000. Mesmo trocando a relação no diferencial por uma mais longa a velocidade cruzeiro pode ficar adequada à rotação do motor, mas o câmbio vai trabalhar com rotação menor e isto faz com que os componentes do câmbio sofram muito mais torque. Isto aumenta muito o desgaste do câmbio e fica susceptível a quebra de engrenagens. Exemplificando genericamente com números ficticeos: uma determinada engrenagem é projetada para que quando ela dê 50 voltas o carro ande 1 metro, com a alteração ela vai dar apenas 25 voltas para o caro andar o mesmo 1 metro. Logo o esforço nesta engrenagem é o dobro.

Depois da aula de física minha opinião no caso.

1- Carro adaptado nunca fica bom como o original.
2 - Se for trocar tudo para ficar como o original é mais fácil trocar o carro.
3- O V6 quando bom é um excelente motor para este carro.
4- Eu não faria............MAS..........A PAIXÃO É INIMIGA DA RAZÃO E EU RESPEITO OS APAIXONADOS.

Abraços que já falei demais!!!!

Ricardão4x4
07/06/2012, 18:44
Pessoal, boa noite.

Aproveitando o ensejo, tenho uma SW4 Japa 2.8 Diesel 1995. Sei que essa geração de motor não suporta altas rotações por período longo, tendo como conseqüência baixa vida útil. Isso acontece numa viagem de cruzeiro, mantendo-se algo em torno de 120 km/h, por exemplo, quando por vezes a rotação vai ao máximo.

Daí pergunto aos amigos, a troca do 2.8 por um 3.0 das 2002, geração mais nova, seria uma adaptação relativamente fácil? O câmbio original da 1995 casaria bem com esse 3.0 TDI? Ou melhor esquecer uma possível adaptação?

Grato e sds,

jorge.duarte
07/06/2012, 22:20
Pessoal, boa noite.

Aproveitando o ensejo, tenho uma SW4 Japa 2.8 Diesel 1995. Sei que essa geração de motor não suporta altas rotações por período longo, tendo como conseqüência baixa vida útil. Isso acontece numa viagem de cruzeiro, mantendo-se algo em torno de 120 km/h, por exemplo, quando por vezes a rotação vai ao máximo.

Daí pergunto aos amigos, a troca do 2.8 por um 3.0 das 2002, geração mais nova, seria uma adaptação relativamente fácil? O câmbio original da 1995 casaria bem com esse 3.0 TDI? Ou melhor esquecer uma possível adaptação?

Grato e sds,
Ricardo,
Acredito que trocando o motor, terás o mesmo problema de rotação alta, pois a relação continuará a mesma. Se eu fosse vc, tentaria partir para troca de diferencial! Seria mais barato e menos problematico, pois troca de motor envolve legalização junto ao Detran.

Abs

RicardoSW
01/07/2012, 18:38
Boa noite.Tente alongar com pneus maiores...ai vai ver a CP

elmestizo
01/07/2012, 19:01
Ops...

Relação é fácil de resolver. Ou pneu ou compra-se a nova relação.

Adaptação é adaptação, mas não acho que seja mto dificil de fazer não. A pergunta é pq? Se for fazer conta, não vale a pena a conversão, se for gosto... ai não tem jeito!!!

Abrasss toyoteiros e com diesel nas veias

Ezahn
01/07/2012, 22:36
Pessoal, boa noite.

Grato e sds,

Cara, até onde eu sei as 3.0 tb não é recomendado andar direto acima dos 3000rpm. Ta certo que elas tem a relação mais longa, a 120 vc tá em 3000 rpm. Nas 95 fica com 107 neste giro. Ai se turbinada da para alongar dif. ou pneu maior e foca semelhante.

elmestizo
02/07/2012, 09:55
Não tenho dados e não posso falar, mas duvido que o cambio AT da V6 aguente o torque do Turbodiesel.
Penso que se trocar, deveria ser motor+cambio perdendo o AT (no Brasil não foi vendida a Turbodiesel com cambio AT).
Grande abraço
Fabrizio

Posso estar enganado, mas o povo usa cambio original com V6+ supercharger nos EUA...

Acho que o cambio é o menor dos problemas!!!

geovanih
04/07/2012, 11:58
Só para ilustrar (HD) Texas_Ace TRD Supercharged 4runner Street Pulls & Burnout - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lLnFf0_H8bI)

Ezahn
05/07/2012, 21:08
Posso estar enganado, mas o povo usa cambio original com V6+ supercharger nos EUA...

Acho que o cambio é o menor dos problemas!!!

Isto vc quer dizer que turbina a 4runner V6 automática gasolina e mante o mesmo câmbio? Ai não tem problema mesmo.

elmestizo
05/07/2012, 22:24
superchager ou blower...

fugger
06/07/2012, 09:10
PQP, fica show hein.
A resistência do cambio não é problema, mas ainda persiste a questão: Alguém já adaptou o motor da versão diesel nele?

[]´s

Loras
11/07/2012, 18:44
Não é o mesmo ponto de partida. Tampouco mesmo destino final.

Mas dá uma idéia do trabalho.

1KZ-TE Auto into 94 4runner (http://www.toyotadiesel.com/forums/showthread.php?5128-1KZ-TE-Auto-into-94-4runner)

Abs.

Loras
11/07/2012, 18:49
Quase lá:

2000 4WD 4Runner 2.7L 3RZ-FE (RZN185) to 3.0L 1KZ-TE (KZN185) with MT (http://www.toyotadiesel.com/forums/showthread.php?6282-2000-4WD-4Runner-2-7L-3RZ-FE-(RZN185)-to-3-0L-1KZ-TE-(KZN185)-with-MT)

"I had realized it would have been easier to use the 3.4L V6 model platform instead of the 2.7L 4-cyl for this project because the 3.4L V6 motor mount perches are in the correct location for the 1KZ engine."

Abs.

fugger
12/07/2012, 08:56
Muito legal
Vou ler com calma :concordo:

[]´s

mauriciotavares
19/07/2012, 00:50
Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e tenho algumas dúvidas a respeito deste assunto, acho hoje que as caminhonetes como Hilux e etc... estão crescendo muito e tirando o charme que as antigas tinham/tem, minha dúvida é um sonho utópico que eu tenho, será que daria para colocar um motor + transmissão (automática) de uma hilux modelo 2006 em diante numa modelo 2000?