Conectar

Ver Versão Completa : Qual seu indicativo?

cejotone
02/05/2012, 12:24
Fala galera,

Vejo que tem bastante radioamador e radio cidadão assinando as mensagens!

Realmente é muito bacana conciliar Off-Road e Radio Frequencia.

Eu mesmo sempre instalei VHF nos meus carros/jipes, ou sempre levo um HTzinho junto nos passeios.

Apresentem-se:

PY2XM (filho de PU2NXM)
Ex: PU2NSD, ZZ2NSD, PX2L6074

73, Fabio

pmarc
03/05/2012, 08:10
PY2XM (filho de PU2NXM)

Tá na assinatura =]

Rmarino
05/05/2012, 10:05
Amigo uma duvida, esse indicativo é feito de acordo com a anatel ou não tem nada a ver?
Sou novo no mundo dos radio amadores, e fiquei com essa duvida
Abraço

mark_4x4
05/05/2012, 18:57
Amigo uma duvida, esse indicativo é feito de acordo com a anatel ou não tem nada a ver?
Sou novo no mundo dos radio amadores, e fiquei com essa duvida
Abraço

Rmarino, os indicativos são fornecidos pela ANATEL , depois de feitas as respectivas provas, vc recebe o indicativo de chamada cujo prefixo depende do estado onde vc tirar a licença e o sufixo vc tem a opção de escolher desde que esteja vago, o meu , no caso é PP1OZ, PP1 é Espírito Santo e o OZ eu escolhi. abraço ou 73 (no modo do radio)

Rmarino
05/05/2012, 19:45
Entendi amigo, para eu fazer essa prova quais os requisitos?
73, Renato

mark_4x4
05/05/2012, 23:27
Entendi amigo, para eu fazer essa prova quais os requisitos?
73, Renato

me parece que vc é de sp, vc pode consultar esse site: </title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> <link REL="SHORTCUT ICON" HREF="./labre_icon.ico"> </head> <style> a{text-decoration:none} a:hover,#homel,#rssl{text-decoration:underline} table { font-family: Arial, H (http://www.labre-sp.org.br/) e tirar algumas dúvidas sobre as provas, que no caso para classe C (com menos exigência)são ética operacional, radio eletricidade e legislação. tudo isso vc encontra no site acima. 73

Rmarino
07/05/2012, 18:10
me parece que vc é de sp, vc pode consultar esse site: </title> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"> <link REL="SHORTCUT ICON" HREF="./labre_icon.ico"> </head> <style> a{text-decoration:none} a:hover,#homel,#rssl{text-decoration:underline} table { font-family: Arial, H (http://www.labre-sp.org.br/) e tirar algumas dúvidas sobre as provas, que no caso para classe C (com menos exigência)são ética operacional, radio eletricidade e legislação. tudo isso vc encontra no site acima. 73
Opa obrigado Mark, só vi hoje
73

Bauru
09/10/2012, 17:32
Fala galera,

Vejo que tem bastante radioamador e radio cidadão assinando as mensagens!

Realmente é muito bacana conciliar Off-Road e Radio Frequencia.

Eu mesmo sempre instalei VHF nos meus carros/jipes, ou sempre levo um HTzinho junto nos passeios.

Apresentem-se:

PY2XM (filho de PU2NXM)

73, Fabio

PU2WUX - WALTER
QAP 146.000 VHF

Forte 73

Leo BA
27/12/2012, 19:20
Participando!

Abraços;

Celsogvs
22/01/2013, 22:21
Estamos ai.

Sergioporto
23/01/2013, 16:18
Caramba ,eu tinha um indicativo bonito . PX3B0008 mas parei pois PX virou uma balburdia geral,palavroes,musicas,ninguem respeita ninguem,modula por cima dos outros e eu tinha unidades móveis e fixas.É uma pena ,hoje sómente comunicaçao entre carros nas trilhas.

PP5GAS
02/02/2013, 19:40
No site http://www.crarsul.com.br/ temos algumas dicas para quem se interessa por radioamadorismo. Inclusive um simulado onde pode-se testar conhecimentos ou mesmo estudar para as provas da ANATEL, caso queira obter o indicativo.

73
PP5GAS

Carlos Manoel
10/02/2013, 18:11
PU1VTC - São Gonçalo - RJ

Nilton J
07/08/2013, 21:09
Boa noite ! Assinando o tópico, meus equipamentos móveis são: Transceptor PX 11 mts Midland 1001Z com antena Steelbras no topo do veículo, modelo AP6190; VHF 2 mts Icom 2200H com antena Stellbras 5/8 onda no topo do veículo, modelo AP6189. Ambas antenas com mola slim p uso no off-road e bobina de alta eficiência na base. Tenho tb um HT VHF/UHF Icom IC-T70A e ainda um receptor scanner de bolso q cabe na palma da mão e é super rápido, o Icom IC-R6 q vai até 1300 Mhz, escuto de tudo, bombeiro, polícia, etc... Em minha humilde e modesta opinião, a lista acima é o q há simplesmente de melhor no mercado, vc irá escutar e falar muito longe !

JRoberto
08/08/2013, 18:05
PU2RFU
QAP 145.000

José Roberto

BrunoNit
08/08/2013, 18:29
Nome: Bruno Pueyo
Indicativo: PX1W7004

Mas troquei de carro e ainda estou procurando uma pessoa para instalar meu rádio.

Nilton J
19/08/2013, 17:38
Boa noite ! Assinando o tópico, meus equipamentos móveis são: Transceptor PX 11 mts Midland 1001Z com antena Steelbras no topo do veículo, modelo AP6190; VHF 2 mts Icom 2200H com antena Stellbras 5/8 onda no topo do veículo, modelo AP6189. Ambas antenas com mola slim p uso no off-road e bobina de alta eficiência na base. Tenho tb um HT VHF/UHF Icom IC-T70A e ainda um receptor scanner de bolso q cabe na palma da mão e é super rápido, o Icom IC-R6 q vai até 1300 Mhz, escuto de tudo, bombeiro, polícia, etc... Em minha humilde e modesta opinião, a lista acima é o q há simplesmente de melhor no mercado, vc irá escutar e falar muito longe !

Recomendo a todos se legalizarem perante a ANATEL em busca de seus indicativos, para os que desejarem operar em HF/VHF/UHF além do útil PX e ainda colarem um adesivo dele no vidro de sua viatura ou na carenagem de sua carreta, pois dá "moral" e "respeito" perante os policiais rodoviários tanto nas rodovias federais como nas estradas estaduais, demonstrando que na frente das autoridades está uma pessoa consciente e que não quer sabotar as leis vigentes de nosso país.

426974

426975

Freitag
27/08/2013, 23:14
P (http://www.zaniniperformance.com.br/)rezados amigos, cf. solicitado segue indicativo e frequência na assinatura. Acho muito interessante a adoção da QRG 146.520Mhz para todos, como já sugerido em outros tópicos, pois assim sempre encontraremos um amigo em QAP. []s

JRoberto
28/08/2013, 08:10
P (http://www.zaniniperformance.com.br/)rezados amigos, cf. solicitado segue indicativo e frequência na assinatura. Acho muito interessante a adoção da QRG 146.520Mhz para todos, como já sugerido em outros tópicos, pois assim sempre encontraremos um amigo em QAP. []s

Usava a frequência de 145.000, mas agora passei a usar a FNC (Frequência Nacional de Chamada) 146.520, é bom que isso seja divulgado.
Fiz um adesivo com o indicativo e a frequência e colei na viatura, assim facilita o contato.

[]'s

paulosergio
28/08/2013, 09:09
Anotado. Segue indicativos na assinatura tambem.

Freitag
28/08/2013, 12:39
Estou querendo fazer um adesivo também, pois sempre que alguém avistar e estiver em outra frequência pode mudar e fazer um QSO. Claro, que se todos utilizassem a FNC padrão não haveria essa necessidade. Mas de toda sorte vou fazer um com meu indicativo, frequência e nome. Como sou novato no radioamador ainda tenho muito que aprender e fazer bastante QSO para aperfeiçoar. []s

Leo BA
26/09/2013, 22:08
Estou querendo fazer um adesivo também, pois sempre que alguém avistar e estiver em outra frequência pode mudar e fazer um QSO. Claro, que se todos utilizassem a FNC padrão não haveria essa necessidade. Mas de toda sorte vou fazer um com meu indicativo, frequência e nome. Como sou novato no radioamador ainda tenho muito que aprender e fazer bastante QSO para aperfeiçoar. []s

Legal!
Não sabia deste QAP nacional.
Mantenho sempre na repetidora da BR-324 (147.560 mhz) que cobre praticamente toda a Salvador em "dual-watch" com a frequência do off-road (146.480 mhz). Assim monitoro ambas em simultâneo.
Vou adotar a FNC. Valeu pela dica!

73

dumarcal
28/09/2013, 20:36
PU2LUW - Eduardo / Sorocaba,SP

Ainda sem rádio e 4x4...

[S]

gustavo seixas
06/11/2013, 09:34
o meu está na assinatura
aqui usamos o 146.670, que é a frequência da repetidora da cidade
tem um colega nosso que tem um link na 147.500, daqui tbm
forte 73 sempre em QAP, QRV !!!!!

ps: eu tbm não sabia desa FNC, já anotei e já tá na memória do rádio.

cigano
08/11/2013, 12:45
QAP 145.310 Rep. de Ouro Preto / MG, que atualmente mantém link com as cidades de João Monlevade, Itabira, Cataguases, Ipatinga, Visconde do Rio Branco...
PU4-PYM
PX4H-6485
Maurílio - Ouro Preto/MG

henrique wamser
12/11/2013, 10:35
Olá
py5iq grid locator GG54IM
73 a todos

Irajunior
13/11/2013, 12:30
PU7-JRI Irajá Júnior, Natal/RN

denys3
13/11/2013, 18:28
O meu é fresquinho, chegou esta semana:
PU2 SOJ
QAP 146.520

Rafa-CWB
10/12/2013, 13:18
Usava a frequência de 145.000, mas agora passei a usar a FNC (Frequência Nacional de Chamada) 146.520, é bom que isso seja divulgado.
Fiz um adesivo com o indicativo e a frequência e colei na viatura, assim facilita o contato.

[]'s

Posta uma foto para ver como ficou...
Tava pensando en fazer algo assim...

Rafa-CWB
10/12/2013, 13:19
PU5RCS - Rafael

Fernando Camelier
10/12/2013, 15:08
Na assinatura!
QAP em 146.480 MHz

JRoberto
10/12/2013, 18:44
Posta uma foto para ver como ficou...
Tava pensando en fazer algo assim...

Tai Rafa, podia ser maior um pouco, no próximo eu acerto.

[]'s

andre_agostinho
21/03/2014, 23:40
Pu2nmy tb na assinatura....
Mandei hj documentacao pra anatel
abs

lucio biscaia
07/04/2014, 15:14
Em Curitiba o radio vem passando por um processo de degeneração a anos......de um lado donos que imputam regras e clubes fechados, de outros vandalos que impedem qualquer tipo de comunicação.....

andre_agostinho
08/04/2014, 00:36
Em Curitiba o radio vem passando por um processo de degeneração a anos......de um lado donos que imputam regras e clubes fechados, de outros vandalos que impedem qualquer tipo de comunicação.....
Ola...não é só aí não ....aqui em sp e campinas tem muito coruja que resolve entrar na frequencia e solta um monte de besteira....os clubes fechados tb existem...mas os vândalos é que estragam essa comunicação tão show de bola.
Interessante é que estou vendo o radio voltando aos poucos....muita gente falando ou tentando um QSO...tomara que isso aumente mais ( pessoas com indicativo) ... Mas a anatel é lenta....burocrática ...já mandei a documentacao há 2 semanas e nem sinal de aparecer boleto pra eu pagar no site...estou no aguardo....:news-coffee:....seria muito 10 se as labres pudessem aplicar ar provas.....pq tenho certeza que teria muito indicativo novo por ai e gente saindo da ilegalidade...podia, até mesmo fazer a prova via internet....com tempo pra responder....seria mais fácil....e mais rápido....
eu mesmo fiz a prova em Cuiaba quando estava a trabalho pois aqui no estado de SP é difícil achar vaga...
to no aguardo pra licenciar minha estação....só a ANATEL responder...
abs a todos

Fernando Camelier
08/04/2014, 07:30
Ola...não é só aí não ....aqui em sp e campinas tem muito coruja que resolve entrar na frequencia e solta um monte de besteira....os clubes fechados tb existem...mas os vândalos é que estragam essa comunicação tão show de bola.
Interessante é que estou vendo o radio voltando aos poucos....muita gente falando ou tentando um QSO...tomara que isso aumente mais ( pessoas com indicativo) ... Mas a anatel é lenta....burocrática ...já mandei a documentacao há 2 semanas e nem sinal de aparecer boleto pra eu pagar no site...estou no aguardo....:news-coffee:....seria muito 10 se as labres pudessem aplicar ar provas.....pq tenho certeza que teria muito indicativo novo por ai e gente saindo da ilegalidade...podia, até mesmo fazer a prova via internet....com tempo pra responder....seria mais fácil....e mais rápido....
eu mesmo fiz a prova em Cuiaba quando estava a trabalho pois aqui no estado de SP é difícil achar vaga...
to no aguardo pra licenciar minha estação....só a ANATEL responder...
abs a todos

André, a Anatel hoje está com menos funcionários do que deveria ter nos estados.
Em São Paulo a demanda é muito grande e eles tem que fazer processos com abertura de vagas. Em outros estados esse licenciamento costuma ser mais rápido.
Aqui na Bahia basta chegar, marcar a prova e pegar os boletos na hora.
Tente ir pessoalmente buscar seu boleto ou entre em contato por telefone. Peça o número do Fistel e você mesmo imprime seu boleto na internet. Lembre que os correios estavam em greve e ainda tem muita demanda atrasada.
Um abraço

lucio biscaia
08/04/2014, 09:18
Sabe André, discordo. O meu problema é justamente com a Labre, que aqui em Ctba pensa que é a Anatel, dona da bola, do campinho e do uniforme....só joga quem paga.

Alias quando foi buscar meu indicativo, 1º fui na Labre. Me passaram um processo caro, burocrático e penoso...era mais fácil cursar engenharia elétrica e medicina juntos.
Fui na Anatel , rápido, fácil e barato.......ou seja...... criam dificuldades para vender facilidades.

Quando falo de "clubes", também é isto. Certo tempo atrás precisei de uma informação, via radio. Segui todos os protocolos de ética e normas do radioamadorismo, nada. Consegui em uma outra frequencia e fora das rodas fechadas.

andre_agostinho
08/04/2014, 10:54
Sabe André, discordo. O meu problema é justamente com a Labre, que aqui em Ctba pensa que é a Anatel, dona da bola, do campinho e do uniforme....só joga quem paga.

Alias quando foi buscar meu indicativo, 1º fui na Labre. Me passaram um processo caro, burocrático e penoso...era mais fácil cursar engenharia elétrica e medicina juntos.
Fui na Anatel , rápido, fácil e barato.......ou seja...... criam dificuldades para vender facilidades.

Quando falo de "clubes", também é isto. Certo tempo atrás precisei de uma informação, via radio. Segui todos os protocolos de ética e normas do radioamadorismo, nada. Consegui em uma outra frequencia e fora das rodas fechadas.

Puxa vida... que pena que é assim.... as LABRES deveriam facilitar certo? e não criar esse problema...
Retiro o que disse... melhor mesmo mediante ao testemunho do Lucio... fazermos tudo via Anatel.. :boxing:

andre_agostinho
10/04/2014, 02:40
Hoje saiu meu prefixo de PX ....

PX2Z3952 . Ja paguei os boletos...

o de PY , PU2NMY ESTOU AGUARDANDO O BOLETO...QUE DEVE CHEGAR POR ESSES DIAS...

Pablo.pinto2007
25/04/2014, 17:10
PU7-PPS

O problema de se ter indicativo é que as taxas são caras demais... esse ano quase que eu não consigo pagar... uma foi 8,40 e a outra não paga nem o papel 1,85, se não em engano... talvez seja a única coisa que o governo cobre barato pra gente...
Que bom!!!

PAblo

JRoberto
25/04/2014, 19:32
PU7-PPS

O problema de se ter indicativo é que as taxas são caras demais... esse ano quase que eu não consigo pagar... uma foi 8,40 e a outra não paga nem o papel 1,85, se não em engano... talvez seja a única coisa que o governo cobre barato pra gente...
Que bom!!!

PAblo

Pablo fala baixiiiinho, vai que eles ouvem.

[]'s

andre_agostinho
25/04/2014, 23:53

[]'s

Vamos la pessoal...é barato mas demora uma eternidade pra sair o indicativo....de py...já fiz prova em fevereiro...mandei os papéis logo depois ...depois de esperar 1 mês e meio abri um chamado no sistema focus da anatel...tipo" hello babies....e ai meu indicativo?".
a Resposta? " devido ao altíssimo número de pedidos por indicativos, estamos com o prazo de 30 a 45 dias úteis...." Eheheh
ja o meu indicativo de PX saiu em 1 semana....
estou aguardando meu PU2NMY ....RSSS

TOMARA MESMO QUE ESTEJAM COM UM NÚMERO ALTÍSSIMO DE PEDIDOS PARA DIFUNDIR NOSSO HOBBY...EHEHEH

Pablo.pinto2007
26/04/2014, 18:35
Vamos la pessoal...é barato mas demora uma eternidade pra sair o indicativo....de py...já fiz prova em fevereiro...mandei os papéis logo depois ...depois de esperar 1 mês e meio abri um chamado no sistema focus da anatel...tipo" hello babies....e ai meu indicativo?".
a Resposta? " devido ao altíssimo número de pedidos por indicativos, estamos com o prazo de 30 a 45 dias úteis...." Eheheh
ja o meu indicativo de PX saiu em 1 semana....
estou aguardando meu PU2NMY ....RSSS

TOMARA MESMO QUE ESTEJAM COM UM NÚMERO ALTÍSSIMO DE PEDIDOS PARA DIFUNDIR NOSSO HOBBY...EHEHEH

Na época que tirei o meu, foi até rápido. O difícil era fechar turma pra palestra e pra prova... pra você ver... porém estou falando aqui do meu estado que é pouco utilizado (CE)... na região englobam vários estados!!!

É disso que a ANATEL vive, de apurar denúncias contra as operadoras de telefonia (meios de comunicação)... então realmente ela não precisa explorar o cidadão que ter seu rádio amador!!!

Pablo

Fernando Camelier
02/05/2014, 07:29

[]'s
Eu ouvi isso....kkkkkkk

Brincadeirinha. Sou fiscal da Anatel na Bahia, mas não pensem que essa taxa é barata.
Você não ocupa um canal exclusivo, apenas tem a oportunidade de utilizar algumas faixas dedicadas ao serviço.
Não tem exclusividade e não pode usar a faixa comercialmente.
Então, não há motivos para se cobrar caro. O importante é que todos estejam devidamente licenciados e exijam sempre o indicativo de quem modula, evitando modular com quem não se identifique.
Isso faz com que a faixa seja respeitada, visto que todos que a utilizam passaram num exame e teoricamente sabem como utilizá-la diminuindo assim nosso trabalho com problemas de interferências, equipamentos modificados ou uso indevido das frequências.
Aqui na Bahia a Labre não aplica mais prova, esse convênio foi cancelado.
Mas em cada estado a Labre tem uma diretoria diferente, por aqui eles não criavam problemas.
Para quem está tentando autorização, tem que fazer duas provas de 20 questões uma de ética e outra de legislação (esse material você encontra no site da Anatel e vale procurar também no google alguns simulados, pois englobam todo o assunto).
Tenham um pouquinho de paciência, pois a Anatel é uma agência do governo e o governo vem esvaziando as agências sistematicamente, ou seja, não temos pessoal suficiente para dar um tratamento a altura que a galera merece.
Geralmente no RJ, SP e MG tem uma demanda muito maior. Nos outros estados costuma ser menos demorado.
Uma outra coisa é quando se pagam os boletos (inicialmente taxas que somadas não chegam a 90 reais). Como são taxas muito baixas, os bancos demoram a liberar para o sistema e a licença só é emitida quando o sistema libera. Portanto não fiquem com raiva da galera da Anatel.
Qualquer dúvida que rolar por aqui podem mandar suas dúvidas em PVT que eu respondo assim que possível, pois nem sempre entro aqui no fórum.
No mais, um abraço a todos e boas trilhas!

andre_agostinho
02/05/2014, 23:38
Caras....que dificuldade o processo de obter o indicativo...
depois de 3 meses aguardando opessoal da anatel aprovar , agora pra licenciar a estacao no site é uma lástima ...vou lá em estação-> licenciar-> e fica eternamente no aguarde???não gera os boletos...
ave maria...

andre_agostinho
02/05/2014, 23:45
Caras....que dificuldade o processo de obter o indicativo...
depois de 3 meses aguardando opessoal da anatel aprovar , agora pra licenciar a estacao no site é uma lástima ...vou lá em estação-> licenciar-> e fica eternamente no aguarde???não gera os boletos...
ave maria...

ah...entrei com o cpf, indicativo e sistel....cliquei no botão pra gerar o boleto e aí que ficou "aguarde"...:zzz:

andre_agostinho
02/06/2014, 01:11
Resolvida essa questão do indicativo...agora esta tudo ok. Já imprimi, plastifiquei e agora fico muito feliz de estar na legalidade....
:palmas:

cigano
02/06/2014, 09:45
Olá Pessoal...qdo. estiverem rodando aqui pelas bandas de Ouro Preto em MG, me procurem pela nossa repetidora de VHF ( 145.310 - 600 ) ou também na Rep. de Ouro Branco ( 145.390) que tem uma boa cobertura para a nossa região (ouro Preto, Lavras Novas,etc...)
Um abraço a todos de PU4-PYM (Maurílio)!!!!!

WaltinhoFinger
08/09/2014, 23:33
PX 3 D 0477
QAP 5 am

Tio Eddie
09/09/2014, 00:16
PU9 EDC :news-coffee:

Léo !!!
13/10/2014, 23:15
Pu4lci

Sérgio Bambirra
14/10/2014, 20:43
Salve Galera!

Recebi hoje o meu indicativo: PX4I0027 - 00 validade: 11/09/2034 !!!

Na carteirinha veio o aviso de que "há a obrigação de pagar, anualmente, a taxa de fiscalização das telecomunicações". Gostaria de ser esclarecido em relação a como funciona em relação a data do pagamento, como proceder para pagar, se recebemos algum aviso/alerta...

Sds.

Sérgio Bambirra

Léo !!!
15/10/2014, 00:22
Fala Sergio,

Normal. O meu é PU e tb é assim.
Se não me engano antes vinha pelo correio,e hoje é emitido via site da ANATEL.

abs.

Salve Galera!

Na carteirinha veio o aviso de que "há a obrigação de pagar, anualmente, a taxa de fiscalização das telecomunicações". Gostaria de ser esclarecido em relação a como funciona em relação a data do pagamento, como proceder para pagar, se recebemos algum aviso/alerta...

Sds.

Sérgio Bambirra

Fernando Camelier
15/10/2014, 06:53
Salve Galera!

Sds.

Sérgio Bambirra

Fala Sérgio!

Todas as taxas federais tem vencimento no dia 31 de março.
A Anatel não está mais enviando as taxas pelo correio, portanto você poderá emitir o seu boleto no próprio site da Anatel ou entrar em contato com a Gerência Regional do seu estado.
Em MG a Anatel atende no (31) 2101-6100. Peça pra falar com o responsável por PX no setor de Outorga e ele te envia por e-mail.
Qualquer dúvida entre em contato.

Um abraço

Sérgio Bambirra
16/10/2014, 23:07
Valeu Fernando, senti firmeza!

Bacana poder contar com a sua colaboração. Obrigado pelas informações.

Abraço.