Conectar

Ver Versão Completa : Explorer - Caixa desengrenando em alta velocidade

Alessandro,
02/05/2012, 09:05
Bom dia.
Fiz minha primeira viajem longa com a Explorer, DF-RJ-DF, fui e voltei em segurança.

Mas apareceu uns sintomas que temo ser problema com caixa de marchas.

Escrevi um grande texto, mas apaguei e resumi:
- Acima de 90 Km/h inicia uma vibração, semelhante a pneu desbalanceado, ficando muito intenso a 120km/h (não andei acima disso).
- Em declives, usando freio motor (marcha sempre em D), ocorreu por 4 vezes um ronco semelhante a plastico paspando no pneu. Se acelero, o barulho acaba.
- Na situação anterior, ou seja, em declive e sem acelerar, por 3 vezes a caixa desengrenou, como se entrasse em N. Ainda em movimento, movi a alavanca para N, D, 1... Nas duas primeiras vezes funcionou. Na terceira vez, tive que parar, desligar o carro e aí sim, funcionou normal.

Depois desse último problema, é que fui relacionar a vibração, o ruído e o desengate com o câmbio, e daí, segui os últimos 700 km evitando a vibração, ou seja, abaixo de 100km/h; assim cheguei sem que apresentasse as situações anteriores.

Alguém já viu situação semelhante?
Será que perdi alguma(s) engrenagem(ns) da caixa?
Tem a ver com a CT dianteira?

Barret
02/05/2012, 15:10
Boa tarde Alessandro a vibração pode ser cardã desbalanceado e o desengrenar da caixa pode ser perda de pressão do atf em alta rotação acredito que não tenha estragado nenhuma engrenagem pois se acontecer o cambio entraria em modo de segurança

Alessandro,
03/05/2012, 08:27
Aaaaaamééémmmmmm...
Tomara que não seja nada com a caixa mesmo.

Ontem mostrei o carro a dois meca e confirmaram o que vc disse em relação a vibração. Porém verificaram o cardã e descartaram, deixando pra verificar as tulipas. Lembro-me que tive tulipas gastas no meu carro anterior e o sintoma era o mesmo. Vou providenciar a substituição neste fds.

Fiquei pensando sobre o ronco, não poderia ser oriundo das tulipas e trizetas?
Como eu disse antes, qualquer toque no acelerador o barulho acabava e depois levava muito tempo (quilômetros) até surgir novamente.

Questionei aos meca sobre a perda da tração, mas estranharam essa possibilidade em marcha por conta da vibração e freio motor.
Como se daria essa perda de pressão do ATF? Seria defeito, ou consequência da vibração, pois sendo o problema das tulipas, a caixa estaria recebendo toda a vibração.

Obs: O nível e troca do ATF já estava em dia, antes da viagem.

hugocsl
03/05/2012, 11:45
Não era Xplo era um Clio que a gente tinha aqui em casa, mas ele deu um problema na quinta marcha que ficava escapulindo sem parar e ao abri o "garfo" que segura as engrenagens estava todo detonado. Não acredito que pressão do ATF seja suficiente para desengatar a marcha.

Abs

Alessandro,
03/05/2012, 16:04
Mas o Clio era manual, certo?
Não estou encontrando a tulipa no comércio.
Na RockAuto o par de semi eixos (tulipa + homocineticas) fica em 260 reais, mas o frete custa 400 dilmas!

Barret
03/05/2012, 16:59
Boa tarde Alessandro quando voce fala tulipa (não conheço por este nome ) qual seria a peça ? cruzeta?

Barret
03/05/2012, 17:00
a minha deu este problema e foi so trocar as cruzetas e solucionou aproveitei e troquei as duas pelo sim ou não

mak (SP/ZN)
03/05/2012, 19:15
pela descrição vc foi mais um sorteado... a reduzida das explos tem um defeito na haste de acionamento da 4x4 que deixa o carro em neutro em certas ocasiões... o eixo cria uma folga e o garfo de acionamento vibra deixando o carro sem tração.
Vai ter que abrir a reduzida e reembuchar a guia deste eixo.

Edintruder
03/05/2012, 19:58
Os mecânicos olharam o cardam em movimento? Só confia no veredito se os mecânicos olharam o cardam virando. Digo isso pois sem movimento ele parece normal. Tem que deitar debaixo dela e forçar o cardam em todas as posições possíveis e de preferência colocar no macaco (sem a roda) e colocar em D com o motor ligado para ver o cardam movendo.
Só pode ter algo haver com tulipas se a tua explorer for V8 com 4x4 full time, caso contrário as tulipas só funcionarão com as RLs ligadas, o que ocorre manualmente ou com a 4x4 acionada.

Entenda ainda que vibração causa trincas nas caixas, vazamento de óleos e desgaste prematuro em muita coisa, inclusive nos sensores do CA. O caso de desengatar é mais provável de ter ocorrido por conta da vibração do que o CA estar apresentando problema.

Alessandro,
03/05/2012, 20:47
Barret, tulipa fica na extremidade interna dos eixos dianteiros. De um lado (da roda) fica a homocinética e na outra ponta (que entra na CT) fica a tulipa. Dentro da tulipa fica ainda, a trizeta.

Edintuder, a cruzeta traseira é nova, troquei há poucos meses. O mecânico não deu um veredito final, pq na hora não tinha elevador disponível para suspender o carro e colocar o cardã em movimento.
Sobre as tulipas, realmente o que vc disse faz sentido, pois meu carro é tipicamente de asfalto, raramente tendo tração dianteira. Assim não teria o pq desgastar essas peças, correto? Mas isso, mesmo o carro já tendo 295.000 km?
Eu compreendo as consequências da vibração. Estou usando o carro em velocidade mais baixa.

Mak, tem como avaliar a folga dessa haste antes de abrir a caixa?
Vou verificar a folga junto ao cardã ou eixo, antes de partir pras caixas.

Se for as tulipas, já percebi que não fica barato. Ainda não encontrei no comércio local. No ML fica por R$ 1400,00 cada semi eixo completo (homocinética + tulipa). Importando para os dois lados, fica por uns R$ 650,00 mais o imposto.

Edintruder
03/05/2012, 23:47
A minha ex-ranger desmontei um semi-eixo dianteiro pra trocar as coifas e as peças da transmissão dianteira pareciam novas mesmo sem ter RLs. Tinha 140.000km e o sistema rodando direto.

lcdalzoc
04/05/2012, 10:45
Alessandro,
Tive exatamente o mesmo problema, porém a minha é câmbio mecânico.
Confere a haste de acionamento da CT, que o Mak citou. Com certeza vc matará a charada.

Abraço.

Alessandro,
05/05/2012, 00:18
Icdalzoc, valeu a dica.

Está marcado para avaliar neste sábado, o cardã, semi-eixo e se possível, a haste da CT.

Essa haste da CT é possível avaliar sem desmontar?
De qq forma, verei na oficina o que encontro.

Alessandro,
05/05/2012, 20:25
Fui à oficina e avaliamos o carro no elevador e depois na estrada.

As peças que fixam a cruzeta no CT estavam frouxos a ponto de eu dar duas voltas com a mão, em um dos parafusos, para apertar. O meca usou loccite e acochou beeeem. A mesma peça que fixa junto ao diferencial traseiro tb foi apertado em alguns parafusos, apesar de não estar frouxo como o dianteiro.

Após apertar, percebemos que o eixo da CT tem uma folga, segundo o meca, alguns modelos da Chrysler possuem essa folga e no caso específico da Explorer, ele não sabe se é normal.

Fomos à estrada e dei algumas esticadas entre 120 e 150 km/h e não houve mais vibrações, comportamento normal do carro.

Sabem me dizer se é normal essa folga do eixo que sai da CT para a cruzeta?

Edintruder
05/05/2012, 22:16
Alessandro, isso é folga normal dos rolamentos. Entenda que esse eixo da CT é composto de 2 partes, a entrada fixa com a caixa de redução e a peça intermediária da redução que sai até o cardam. A ligação entre essas duas peças é feita por roletes que possuem uma pequena folga, e atrás na saída tem um rolamento. Tudo isso tem alguma pequena folga, e com o uso esses rolamentos vão ganhando mais espaço e aumentando essa folga.
O lance do garfo não causaria vibração, apenas o desengate da CT. Não compensa mexer nisso aí pois por mais justa que seja a CT sempre terá uma folguinha para permitir a dilatação das peças com o calor.
Entenda que vibrações em alta velocidade tem a ver com movimentação de massa, e as únicas massas em movimento que tem espaço para movimentar a tal ponto é cardam com folga ou pneus que podem estar desbalanceados, aros empenados, pneus com carcaça deslocada ou com semi-eixo torto.

Alessandro,
06/05/2012, 00:59
Caro Edintruder, começo a ficar aliviado.

O cardã estava com folga livre junto ao CT, com a mão e pequeno esforço deslocava-o para os lados e para cima, foi sorte não perder algum parafuso. Há uma cruzeta com pequena folga, trocarei nesta semana. Só não foi hoje, por ser dia de meio expediente nas oficinas.

Obrigado a vc e demais colegas pelas dicas. :concordo: