PDA

Ver Versão Completa : Vibração e barulho na alavanca da caixa de transferência (4x4) da Hilux SW4 97/02.

dpab
01/05/2012, 02:06
Prezados amigos,
Algum de vcs tem, já teve e/ou já solucionou a incômoda vibração e o consequente barulho na alavanca da caixa de transferência(4x4)da Hilux SW4 97/02, que ocorre quando o motor está em marcha lenta?
Vi no site toyodiy.com que existe uma mola responsável pelo retorno da alavanca. Será que o problema é a tal mola cansada? Alguém já resolveu isso?
Um abraço, Delfim.

SandroGaúcho
01/05/2012, 08:10
dpab;

tchê eu tava pensando na mesma coisa e tô imaginando que possa ser o calço da caixa.

Para parar o barulho eu aciono e desaciono a caixa dai pára!

Abraço

dpab
01/05/2012, 08:52
SandroGaúcho,
Na minha viatura eu tenho certeza de que não é calço da caixa, estou suspeitando dessa mola que citei, pois se seguro a alavanca da tração e a movo poucos milímetros para a direita o barulho pára.
Um abraço, Delfim.

joaodopet
01/05/2012, 18:27
Ou é a mola ou a bucha da alavanca. Na 93 que tivemos ficava um barulho horrível também, e era só deslocar alguns centímetros pra qualquer direção que parava.
Meu pai fez uma bucha de um material bem resistente(não lembro o nome) no torno, colocou e até hoje está firme e forte(o carro está com um amigo nosso atualmente).

fgibin
02/05/2012, 19:29
Delfim,
sinto, mas não posso ajudar muito.
Até hoje, graças a Deus, não estou com barulhos deste tipo.
Mas tive um outro carro, não 4x4, que apresentava este defeito na alavanca do cambio e era culpa da dita mola.
Na verdade eram 2 molas que trabalhavam em direção oposta assegurando a posição centrada no ponto morto.
Uma delas tinha se soltado da ancoragem. A recoloquei no lugar e voltou tudo ao normal.
Agora, sendo a alavanca 4x4 que não tem, de fato, um verdadeiro ponto morto, nem sei se tem molas...
Grande abraço
Fabrizio

Tadi
07/05/2012, 11:45
Como esta area nao recebe lubrificaçao é muito provavel que enferrujou a mola e quebrou. Acontece muito isto. Entao desmonte a alavanca e retire a tampa dela para verificar a mola.

dpab
07/05/2012, 12:42
Tadi,
Mais uma vez obrigado !
Para desmontar e acessar a mola faz-se tudo por cima, retirando a coifa de acabamento do console e depois a coifa de borracha?
Qualquer dia desses sairei do Rio de Janeiro e irei em Orleans com o meu amigo Renato Sombrio (ele é teu cliente, de Braço do Norte)para te conhecer e tb a tua oficina.
Um abraço, Delfim.

WelingtonD
16/11/2012, 17:09
Delfim, também estou com idêntico problema na minha Pajero Sport 2002, um barulho intermitente, que para quando mexo na alavanca... No meu caso, ainda está pior, visto que a alavanca está meio mole, e não está engatando tração. Caso resolva, me avise. Abraço, Welington

guilhermeabreu
17/11/2012, 01:43
A minha SW4 93 nunca observei este barulho pq nunca teve e a 2002 de agora tb não percebí este barulho pois estou ainda pouco tempo com ela mas não percebí , mas meu vizinho que tem uma 96/97 reclama de um barulho alí , mas ainda não fui no carro dele para ver este barulho .

saosandr
14/07/2022, 11:37
Eu tenho uma SW4 2000 e tem essa bendita vibração na alavanca do 4x4, irritante, por incrível que pareça, se retirar a manopla a vibração some, ela acaba atuando como um pêndulo e ocasiona isso, obviamente deve ser por causa do desgaste natural do conjunto!