PDA

Ver Versão Completa : F250 - vibrando acima de 140 e colando a embreagem

JÃOOGRANDÃO
01/05/2012, 00:22
Caros,

Sou novo no fórum mas pesquisei vários tópicos ligados a vibração do carro acima de 140, que geralmente, estão ligados ao cardã empenado. Sobre a embreagem travando ligado a defeitos no conjunto (platô, etc). Contudo, a minha f250 (MWM 6cil - ano 99/00 - 4 pneus novos BF all terr) juntou os 2 problemas!!!! Quando chego perto dos 140 o carro começa a vibrar (o carro todo!) ea medida que vai aumentando a velocidade piora e, para completar, nestas "esticadas" que vou acima de 140 (ultrapassar ou dar uma puxada), a embreagem, quando acionado o pedal, fica colado no fundo e não entram as marchas, fazendo com que eu tenha que trocar no "tempo" e manter a velocidade abaixo dos 140 até "esfriar o conjunto" para a enbreagem descolar e voltar ao normal. Não conheço muito o carro, comprei em janeiro deste ano e coloquei os 4 pneus novos, alinhei, balanciei, troquei todos os óleos, filtros, bicos injetores e retífica completa da bomba injetora. Mas...vamos lá..alguém poderia ajudar nos problemas na vibração e embreagem???

Obrigado e parabéns ao fórum 4x4!

Walter L. L. Casitta
01/05/2012, 09:20
Caros,

Sou novo no fórum mas pesquisei vários tópicos ligados a vibração do carro acima de 140, que geralmente, estão ligados ao cardã empenado. Sobre a embreagem travando ligado a defeitos no conjunto (platô, etc). Contudo, a minha f250 (MWM 6cil - ano 99/00 - 4 pneus novos BF all terr) juntou os 2 problemas!!!! Quando chego perto dos 140 o carro começa a vibrar (o carro todo!) ea medida que vai aumentando a velocidade piora e, para completar, nestas "esticadas" que vou acima de 140 (ultrapassar ou dar uma puxada), a embreagem, quando acionado o pedal, fica colado no fundo e não entram as marchas, fazendo com que eu tenha que trocar no "tempo" e manter a velocidade abaixo dos 140 até "esfriar o conjunto" para a enbreagem descolar e voltar ao normal. Não conheço muito o carro, comprei em janeiro deste ano e coloquei os 4 pneus novos, alinhei, balanciei, troquei todos os óleos, filtros, bicos injetores e retífica completa da bomba injetora. Mas...vamos lá..alguém poderia ajudar nos problemas na vibração e embreagem???

A vibração podem ser a rodas ou cardan. Você mesmo já tinha respondido. O problema da embreagem poder ser o cilindro mestre que fica junto do pedal ou atuador que fica junto da embreagem. Um deles você vai ter que trocar...

Edintruder
01/05/2012, 10:28
Pode começar revisando as cruzetas. É difícil empenar o cardam, só se ele pegou em algum barranco.
o caso da embreagem é o que o Walter falou, olha os cilindros, o que na F250 é fácil de fazer.

robson010203
01/05/2012, 11:24
terminais de direção e pivôs com folga também causam vibração

Kim
01/05/2012, 11:36
Caro João!

Bem, consegui entender seu texto, mais a compreensão ficou abstrata, mais vou colocar aqui algo que possa te ajudar.

Note que será um texto com parágrafos, para que a leitura seja compreensível.

Quanto ao problema de vibração, comece balanceando os pneus, ou observando se não há barro/terra por dentro das rodas, bem como qualquer outra coisa que possa interferir na força centrífuga.

Se está tudo certo, mande balancear, já balanceou, mande em outro centro automotivo.

Sobre a embreagem, passei pelo mesmo problema no meu jipe, que usa o sistema de embreagem completo da F250.

É só sangrar o sistema, está com ar.

Coloque um fluído DOT3, que fica zerado!

Passei por alguns sustos!

Abraços.

Kim.

JÃOOGRANDÃO
01/05/2012, 16:16
Kim,Obrigado pela resposta. tentei dexar o texto de forma mais clara, contudo, redação não é meu forte! rsrs.Em relação ao balanceamento e as rodas, fiz em janeiro a troca dos 4 pneus e revisão geral, porém, vou levar em outro lugar antes de tomar uma medida mais drastica, como olhar cruzetas e cardã. Sobre a embreagem, no seu caso, ela colava em qualquer situação ou apenas em caso de esforço/grandes velocidades? No meu caso ela só "cola" o pedal quando ando acima dos 140.Obrigado.

JÃOOGRANDÃO
01/05/2012, 16:18
Tudo foi revisado e pivôs, braços, amortecedores, todos são novos. Apenas a barra de direção que apresenta uma pequena folga que, de acordo nos mecânicos que consultei, são normais neste tipo de caminhonete.

DieselPower
01/05/2012, 17:33
Caros,

Amigão,
E quando você pisa na embreagem e solta em ponto-morto, a vibração para ou se mantém?

JÃOOGRANDÃO
01/05/2012, 22:10
Amigão,E quando você pisa na embreagem e solta em ponto-morto, a vibração para ou se mantém?Fiz o teste colocando em ponto morto e ela continua vibrando.

pilotothiago
02/05/2012, 20:07
Joao ja tive um problema parecido em uma Dodge Ram de um tio, e o problema era Cruzeta, trocada as cruzetas ela ficou lisinha, antes era so pegar a estrada que ela começava a pular de tanto vibrar...

Tente ver a respeito das cruzetas que pelas caracteristicas que voce citou é bem provavel que tera o seu problema resolvido...

Edintruder
02/05/2012, 20:26
Isso ocorreu na minha ex-Ranger. Cada vez piorava mais. O pior é que se não trocar isso logo vai acabar trincando a caixa. uma das cruzetas estava muito gasta e só deu para notar com o cardam virando. Eu achei que estivesse empenado e para a minha alegria era apenas cruzeta.
João, olha isso logo ou anda devagar se não vai quebrar a caixa e em vez de gastar 150,00 com MO vais gastar 6000,00.

dsamaz
03/05/2012, 00:30
Tudo bem Walter?

Finalmente vc apareceu por aqui...

O que te aconteceu, para ter abandonado o "posto de combate" por meses?

Daniel

A vibração podem ser a rodas ou cardan. Você mesmo já tinha respondido. O problema da embreagem poder ser o cilindro mestre que fica junto do pedal ou atuador que fica junto da embreagem. Um deles você vai ter que trocar...

Alessandro,
03/05/2012, 08:46
João, estou passando por problema semelhante, porém com a Explorer.

Eu troquei os pneus na semana em que parti em viagem, balanceei e revisei toda a suspensão e geometria.
Troquei pneus 'ON' por A/T e de início achei que a vibração fosse por conta deles.
No meu caso, a vibração se dá a partir dos 100km/h e piorou durante a viajem ao ponto de terminar os últimos 700km andando entre 90-100 km/h.

Passei em dois meca, e descartaram cruzetas e cardã. Meu problema é com as tulipas.

Fica aí, mais uma dica.

Meu tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/104799-explorer-caixa-desengrenando-em-alta-velocidade.html#post1682778

Edintruder
03/05/2012, 19:35
Alessandro, troca de mecânico!
As tulipas não podem ser pois elas ficam paradas na explorer quando anda em 4x2. Outra coisa, elas não tem massa para causar muita vibração, exceto se tivessem tortas!
Foge dessa oficina pois é papo do típico merdânico!

Walter L. L. Casitta
04/05/2012, 09:16
Tudo bem Walter?

Finalmente vc apareceu por aqui...

O que te aconteceu, para ter abandonado o "posto de combate" por meses?

Daniel

Tudo bom Daniel. Parece que perdi o interesse pelo fórum. Simplesmente passo a semana sem lembrar dele e aí fica complicado acompanhar, mas quando vejo o link na tela do computador eu venho aqui.

Moisés S.M
04/05/2012, 11:30
O amigo João tá reclamando de vibração,olhem essa f250,lá pelos seus 1:10 aparece...a tua tá assim João???abraço

Ford F-250 "Death Wobble" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8EuQ6f8rgT4)

BRAVOECONOVEMBER
04/05/2012, 12:40
Ah, isso aí tá com toda cara é de amortecedor, porque ela vem razoável, e depois que passa por desnível excita a vibração (UUUI!) na suspa...

Paulista VM
04/05/2012, 13:08
O amigo João tá reclamando de vibração,olhem essa f250,lá pelos seus 1:10 aparece...a tua tá assim João???abraço

Ford F-250 "Death Wobble" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8EuQ6f8rgT4)

Isso aí é uma batedeira gigante!

Marcelo Corradi
04/05/2012, 15:27
q troço é esse??? chama o padre!

Edintruder
04/05/2012, 17:05
Inconveniente de eixo rígido dianteiro, mas nada de assustador.
Pode ser folga em buchas e pivôs somado com amortecedores ruins ou pneu com carcaça deslocada.

dalmolin
04/05/2012, 21:35
isso ae eh o que as ram fazem , as véias , procura no youtube qe tem video assim de ram tbm.

se vc ve as rodas , de frente pra camionete elas estao batendo palmas quando acontece isso.

Edintruder
05/05/2012, 15:47
isso ae eh o que as ram fazem , as véias , procura no youtube qe tem video assim de ram tbm.

se vc ve as rodas , de frente pra camionete elas estao batendo palmas quando acontece isso.

Realmente! Tem muita coisa sobre isso, inclusive sobre como resolver o problema.

"Death Wobble" Dodge Ram 2500 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cSjRUWDuJAo)

Mais uma. Com pivõs e amortecedores novos...

DODGE DEATH WOBBLE - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=z6H5EH261gw)

Como resolver...
Primeiro

Common source of death wobble on Jeep JK Wranglers - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=DiydwQHc7QQ&NR=1)

Segundo
How to Solve DEATH WOBBLE in a Dodge Ram Truck - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Pb-FGp5rfGU)

Terceiro
Common source of death wobble on Jeep JK Wranglers - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=DiydwQHc7QQ&NR=1)

BRAVOECONOVEMBER
05/05/2012, 16:59
É... mencionei os amortecedores porque, pra quem tá com essa chacoalhação toda, imaginei que o vivente já teria conferido TODAS as buchas e tal né? Notei que são umas buchas de matéria que vão aí... será que ninguém se atreveu a fazer alguma de cobre ou bronze pra botar no lugar?
Ah, e ver os gringos usando chave de engenheiro pra lidar com porca milimétrica ganhou o dia!!!

JÃOOGRANDÃO
05/05/2012, 21:16
Joao ja tive um problema parecido em uma Dodge Ram de um tio, e o problema era Cruzeta, trocada as cruzetas ela ficou lisinha, antes era so pegar a estrada que ela começava a pular de tanto vibrar... Tente ver a respeito das cruzetas que pelas caracteristicas que voce citou é bem provavel que tera o seu problema resolvido...Thiago,Vou dar uma verificada nas cruzetas.... Mas estou com dúvidas em relação a embreagem...este fds vou trocar todo o óleo hidráulico para analisar se realmente tem ar no sistema........Obrigado.

Edintruder
05/05/2012, 22:10
João, coloca fluído DOT 4 que fica melhor que o DOT 3 por ser um pouco mais viscoso. É mais difícil entrar ar ou vazar com DOT 4.

Edintruder
05/05/2012, 22:20
João, te dei a dica das cruzetas no dia 1° de maio. Não fica andando muito tempo assim que numa dessas pode cair o cardam e causar um acidente contigo ou com outros, e na melhor das hipóteses ficar pelo caminho, entortar o cardam e teres que fazer um novo. O Alessandro estava com o cardam quase solto e foi visto por 2 mecânicos que não deram veredito nenhum.

Kim
06/05/2012, 09:48
João, coloca fluído DOT 4 que fica melhor que o DOT 3 por ser um pouco mais viscoso. É mais difícil entrar ar ou vazar com DOT 4.

Edin!

O sistema não aceita o dot 4, experiência própria.
Com o 4, o embolo vai e não volta, trava.
Com o 3, funciona perfeitamente!
O ar, entra no sistema pelo o'ring do cilindro escravo (inferior), não sei como, pois não vaza.
Passei silicone em volta do encaixe, sem desmontar, parou!

Abraços.

Kim.
ps.: Meu engesa usa o sistema da F250.

BRAVOECONOVEMBER
06/05/2012, 11:00
Pô, vou ficar de olho... na minha ranger eu tava com a embreagem se frequeando, fiz uma geral no fluído, troquei para o DOT4, está se comportando bem nos últimos 6 meses... acho que tem mais a ver se o atuador ou o cilindro mestre está com algum empeno ou travamento que o fluído propriamente dito, de repente tá no limite de dar problema com um, e não com outro.

Edintruder
06/05/2012, 11:54
Na Ranger só consegui parar com o problema no sistema hidráulico da embreagem usando o DOT 4. O sistema da f250 é igual ao da F1000, então usa o mesmo fluido do sistema de freios. Pelo menos na F1000 o reservatório é compartilhado.

JÃOOGRANDÃO
06/05/2012, 12:32
Edin,Não estou andando com o carro... trabalho a semana toda com o carro da empresa.... meu carro é de fds...hehe.... Espero que até esta semana eu consiga tempo de levar ela na oficina.... e escolher a oficina "menos pior", pois, aqui na minha região é complicado.....

pilotothiago
06/05/2012, 17:04
Edin,Não estou andando com o carro... trabalho a semana toda com o carro da empresa.... meu carro é de fds...hehe.... Espero que até esta semana eu consiga tempo de levar ela na oficina.... e escolher a oficina "menos pior", pois, aqui na minha região é complicado.....

Joao assim que voce conseguir achar o problema, poste aqui para nós, para que possamos compartilhar esta experiência... Tenho uma F250 tambem, e pode ter certeza a manutenção da mesma é bem simples e fácil de se resolver...

Edintruder
06/05/2012, 18:34

João, estou partilhando do mesmo benefício. Durante a semana tenho usado mais o carro da empresa que a minha F1000. Estou experimentando o "ser" minimalista e ando com uma Montana 1.4 2011. Muito boa a bichinha, mas não chega nem às rodas da minha F1000.

dsamaz
07/05/2012, 00:08
Este fórum teve umas mudanćas, há uns 2 meses. Quando criaram esta sećão da Ford, a da Nissan, da Chevrolet...

Ficou meio desestimulante mesmo, todas as sećões deram uma parada, ficou mais difícil encontrar os tópicos...

Antes era mais legal, embora fosse mais "bagunćado"... Mas antes que era legal; agora, "chique" demais não tem graća...

Aparece sempre, suas contribuićões muito nos ajudaram.
Devemos muito a você.

Daniel

Tudo bom Daniel. Parece que perdi o interesse pelo fórum. Simplesmente passo a semana sem lembrar dele e aí fica complicado acompanhar, mas quando vejo o link na tela do computador eu venho aqui.

JÃOOGRANDÃO
07/05/2012, 00:50
João, estou partilhando do mesmo benefício. Durante a semana tenho usado mais o carro da empresa que a minha F1000. Estou experimentando o "ser" minimalista e ando com uma Montana 1.4 2011. Muito boa a bichinha, mas não chega nem às rodas da minha F1000.

Edin,
Aqui ando com a Amatok 122cv da empresa.... Carro legal, parece um golf.... e é justamente o defeito dela.... Parece com um golf... tivemos varias aqui com problemas na embreagem e caixa.... Estas novas caminhonetes estão casa vez mais urbanas.... Nao que eu seja contra conforto mas deve haver o meio termo entre conforto e durabilidade....

JÃOOGRANDÃO
07/05/2012, 00:55
Joao assim que voce conseguir achar o problema, poste aqui para nós, para que possamos compartilhar esta experiência... Tenho uma F250 tambem, e pode ter certeza a manutenção da mesma é bem simples e fácil de se resolver...

Outro sintoma que verifiquei hoje na garagem foi a marca de óleo no chão.... Parece que a tremedeira da ultima viagem afrouxou alguns parafusos da caixa.... Tentarei reapertar sem desmontar... Vamos ver se para de vazar....

Edintruder
07/05/2012, 09:07
A tremedeira causa vazamento pelos retentores, pois com a força centrífuga causada pela oscilação cria uma abertura entre o retentor e o flange da caixa. Agora podes ter certeza que o vilão é o cardam. Estou te dizendo isso sem olhar, apenas pelos teus relatos...

Marcus Brandão
07/05/2012, 12:26
Ééé
Agora ficou aparentemente mais claro. Acompanhe o serviço da oficina de cardans que você não vai ser enganado. Tudo muito simples. Mas não deixe de acompanhar.
Já tive uma f250 cabine dupla 4x2, ano 2000, se não me engano. Carro para longas viagens, nota zero no barro. Robusta como um trator mas completamente incontrolável. Qualquer irregularidade e ela queria me mandar pro cemitério. Fiquei muito decepcionado com o carro. Parece que nas mais novas o problema foi corrigido.
Bem, iniciei a "correção da susp. Traseira retirando os amortecedores que ficavam colados à "bola" do diferencial e transferindo para próximo às rodas. Simplesmente acabou meu problema com a traseira mas senti necessidade de mexer na frente. Mandei o torneiro fazer uns suportes em "U" e coloquei amortecedores de silverado diesel. Possui o carro por 4 anos, fiz varias viagens longas e nunca mais tive problemas de dirigibilidade. Simples e barato.
Nas embreagens hidráulicas só uso dot4. Nem sei se outro pode ser melhor. Nos freios sei que a grande vantagem é agüentar temperaturas maiores mas na embreagem não sei. Motos de competição só usam de 4 acima mas esquentam.
Quando for balancear procure algum lugar que consiga balancear essas "rodinhas" no lugar, assim, se a roda estiver balanceada fora mais vibrar no lugar o problema é mecânico. Já tem outra pista.
Vale lembrar uma máxima bem antiga: balancear pneus imensos na hora da montagem é praticamente jogar trabalho fora. Rode uns 1000km e balanceie a primeira vez ou repita.
Espero que goste da jamanta. Só vendi a minha pois surgiu a possibilidade de comprar uma Grand Blazer que era um desejo.
[]s

Edintruder
07/05/2012, 13:10
Marcus, também sou tarado pela Grand Blazer. Com um kit 4x4 engesa fica perfeita!

André...
07/05/2012, 20:18
Vi o tópico só agora...

Tem uma coisa bem mais simples. Às vezes o pneu pode ter vindo com defeito de fábrica, e para vibrar acima de 140 deve ser um dos traseiros...

JÃOOGRANDÃO
07/05/2012, 21:46
A tremedeira causa vazamento pelos retentores, pois com a força centrífuga causada pela oscilação cria uma abertura entre o retentor e o flange da caixa. Agora podes ter certeza que o vilão é o cardam. Estou te dizendo isso sem olhar, apenas pelos teus relatos...Vou tentar postar uma foto.... Pois o vazamento é na junção da caixa com o motor e nao na flange.... Poderia ser as cruzetas ou deve ser realmente o cardam?

JÃOOGRANDÃO
07/05/2012, 21:50
Meus pneus são novos da marca BF modelo all terrain.... Não testei antes de colocar os pneus novos.

André...
08/05/2012, 08:10
Jão

Da uma conferida, uma vez comprei um jogo de pneus e veio com defeito...

Marcus Brandão
08/05/2012, 23:02
Pneu com defeito é uma possibilidade. Balanceie no lugar e saia conferindo onde apresentar problema. Vai pegar de pneu a semieixo, tudo.
Cara, provavelmente tá vazando o retentor do virabrequim. Nesse "motorzinho de dentista" não é difícil nem caro trocar. Alto giro, mais óleo vazando, encharca volante e embreagem, pagina e vc fica sem ação de embreagem. Pode ser responsável pela vibração em alta. Fede a óleo queimado quando tá correndo e falha embreagem? É diferente cheiro de óleo e de embreagem patinando mas óleo na embreagem fede a óleo e fumaça.
Possibilidade mais remota é vazamento do cambio . Olhe tudo e confira os óleos sempre.
Confira os óleos, confira os óleos...
Edin da gata, cabra danado. Minha idéia era colocar uma Ct de toy no gafanhoto e usar a Ct dele na Grand Blazer. Problema é que a Ct da band não fica legal no meu diferencial que é centralizado e o Danilo me disse que a Ct do E12 é fraca pra mecãnica da GB. Deixa o tempo.
Estive agora em Jericoacoara E tem mil d20 mas não tem nenhuma f 1000. Vai lá não que vc ia chorar de saudade. Kkkk
Abraços. Tô em Bsb de novo.

JÃOOGRANDÃO
10/05/2012, 10:45
Pneu com defeito é uma possibilidade. Balanceie no lugar e saia conferindo onde apresentar problema. Vai pegar de pneu a semieixo, tudo.
Cara, provavelmente tá vazando o retentor do virabrequim. Nesse "motorzinho de dentista" não é difícil nem caro trocar. Alto giro, mais óleo vazando, encharca volante e embreagem, pagina e vc fica sem ação de embreagem. Pode ser responsável pela vibração em alta. Fede a óleo queimado quando tá correndo e falha embreagem? É diferente cheiro de óleo e de embreagem patinando mas óleo na embreagem fede a óleo e fumaça.
Possibilidade mais remota é vazamento do cambio . Olhe tudo e confira os óleos sempre.
Confira os óleos, confira os óleos...
Edin da gata, cabra danado. Minha idéia era colocar uma Ct de toy no gafanhoto e usar a Ct dele na Grand Blazer. Problema é que a Ct da band não fica legal no meu diferencial que é centralizado e o Danilo me disse que a Ct do E12 é fraca pra mecãnica da GB. Deixa o tempo.
Estive agora em Jericoacoara E tem mil d20 mas não tem nenhuma f 1000. Vai lá não que vc ia chorar de saudade. Kkkk
Abraços. Tô em Bsb de novo.

Carro na oficina!! Fica pronto hoje!

JÃOOGRANDÃO
11/05/2012, 17:48
Carro na oficina!! Fica pronto hoje!

Caros,

O carro ficou pronto ontem. Conferi o cardam e estava normal. Troquei as duas cruzetas.
No teste, quando o carro chegou perto de 140 km/h, começou a fazer uma leve vibração que, comparado com antes, melhorou 60%. Contudo, quando o carro chegou em 160 km/h em 5ª marcha, aliviei o pé, com isso, o carro aumentou a vibração e foi diminuindo gradativamente a vibração até os 130 km/h.
Sobre o óleo vazando, mandei lavar o carro por baixo mas, aparentemente o mecânico falou que era no retentor do volante do motor. Ele esta cobrando R$180,00 de M.O para trocar o retentor, vale?
Amanhã vou levar para balancear a roda no lugar, vou ver se acho por aqui na minha cidade.

dalmolin
11/05/2012, 19:27
Caros,

Sobre o óleo vazando, mandei lavar o carro por baixo mas, aparentemente o mecânico falou que era no retentor do volante do motor. Ele esta cobrando R$180,00 de M.O para trocar o retentor, vale?
Amanhã vou levar para balancear a roda no lugar, vou ver se acho por aqui na minha cidade.tem que tirar a caixa , nao sei se consegue trocar colocando ela pro lado. Eu cobraria uns 400 conto.

alvaro_classmann
05/12/2014, 00:48
Após uma boa leitura, e assistir os videos postados, já consegui sanar algumas dúvidas...
Minha F250 esta trepidando igualzinho ao vídeo...
Comprei ela rebaixada, ergui e não troquei amortecedores...Mas como mostra o vídeo, pode muito bem ser outra coisa.

Obrigado pelo conhecimento deste tópico!