Ver Versão Completa : Caixa de Fusível - Toyota Bandeirante
hercilio.neto
30/04/2012, 22:47
Ola a todos adquiri recentemente uma Band 91 freio a disco na dianteira direção hid. com algumas coisas a fazer, refiz todo o embuchamento dos molejos, esta ok, como a parte eletrica estava a desejar, internei ta trocando a caixa de fusil antiga e colocando uma nova do gol g4, que sera locada na no motor, vai ficar joia, minha duvida e com relação as rodas qual colocar aro 15x7, 15x8, 16x7, 16x8, alguem poderia explicar a diferenças entre elas os pós e eos contras.
Birawc,
Infelizmente não saberei responder a sua dúvida, a o seu post levantou uma questão que me interessa - a caixa de fusível.
É uma das coisa que terei que mexer na minha Band. Hoje está instalada sobre o torpedo coberta pelo tapete de borracha.
Por favor, quando puder, poste fotos de como ficou a arrumação.
Aos amigos do forum, gostaria de saber a opinião de quem tem a caixa de fusível no cofre do motor.
Obs: A mensagem original do birawc está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/104375-pneu-para-band-33-ou-35-a-4.html, para não desviar o assunto daquele tópico, criei este.
Carlo Pecca
02/05/2012, 19:03
Hercilio
Eu troquei a caixa original (com fusíveis de vidro) por um da fiat/uno. Amanhã faço a fotos e coloco aquí para se ter uma i´deia de como ficou.
Abs
AlexandreStudart
03/05/2012, 11:14
Acompanhando o tópico.
Carlo Pecca
03/05/2012, 20:35
Acompanhando o tópico.
Alexandre
Não consegui contato com o Claudio, creio que no final vamos ficar só no tanque.
abs
hercilio.neto
03/05/2012, 21:59
Hercilio
Eu troquei a caixa original (com fusíveis de vidro) por um da fiat/uno. Amanhã faço a fotos e coloco aquí para se ter uma i´deia de como ficou.
Abs
Pecca,
Onde voce instalou? Na parede corta fogo pelo lado de dentro?
Carlo Pecca
04/05/2012, 18:36
Hercilio
Esta instalado do lado esquerdo, acima da entrada de ar ao lado do pedal da embreagem, veja as fotos:
345120345121345122
hercilio.neto
04/05/2012, 20:24
Pecca,
Ficou excelente. Essa caixa usa fusíveis modernos e ficou muito bem instalado.
O eletricista prendeu a caixa sem furar a lata no lado externo.
O acesso também é bom. Gostei muito.
Vou falar com o meu eletricista, acho que vou adotar a sua ideia.
Carlo Pecca
04/05/2012, 23:31
Hercílio
Aproveita e fala para o teu eletricista utilizar nova fiação em cabinho flexível de 4 mm ou 6 mm, dependendo do que for pendurar. No caso de farol com 55Watt o melhor é 6mm. Há não esqueça de aterrar tudo utilizando a malha cobreada. Também pode depois de fixar os parafusos cobrir com pasta de vaselina. Evita a oxidação e se precisar mexer é só utilizar uma estopa com alcool e tirar toda a pasta. Qualquer dúvida me avisa, ok?
Abs
muito bom mesmo, a que eu to reformando, é modelo 80, a caixa de fusiveis fica atras do painel, no meio, nunca tinha visto aqueles tipos de fusíveis, são do tipo uma mini pilha com o ferrinho passando por fora...
tah muito bagunçado, vou tirar uma foto e colocar la no forum "que peça é essa" q é o topido q eu to fazendo a reforma,.,,
dai vcs me falam ql q eu posso por nova, pq esse q tah la tah muiiito bagunçado
Carlo Pecca
14/05/2012, 09:57
Diegoab
Vc pode usar a caixa de fusível do gol também. No meu caso aproveitei a caixa da Uno nova que o meu eletricista já tinha no estoque. Foi aproveitado as figuras existente para fazer as ligações.(exemplo: farol, limpador de parabrisa, seta, etc.)
abs
Olá, refiz toda a parte eletrica da Jabiraca, não ficou um fio velho tudo novo e atualizado para redimencionar o circuito novo, foi intalado no cofre do motor uma caixa meia brindada, e nela foi instalada a nova caixa de fusivel, acho que ficou bem protegida caso resolva passar em alguma trilha com muita lama e agua, do jeito que estava era muito pessimo olhava a quela caixa antiga e me dava afrição, quase sempre cava mão contato caia fusivel era um terro, agora posso dizer que ta tudo funcionando bem.
355968355969355970355971
hercilio.neto
28/06/2012, 00:38
birawc,
Ficou muito bom também.
Ainda não deu tempo de mexer no meu.
Eu tinha pensado em uma caixinha assim, só que preso na vertical. Queria encontrar alguma que já viesse com uma tampa hermética e transparente. Talvez um pouco menos profunda.
Mas confesso que estou propenso a copiar a solução adotada pelo Carlo Pecca.
Afinal, nada como ter fiação nova, passa muita confiança.
Parabéns pelo capricho.
AlexandreStudart
28/06/2012, 02:07
Gostei das 2 soluções, mas concordo com o Hercílio, só um pouco menos profunda.
Não quero desviar o assunto, Bira adorei a bombinha ao lado dos copos dos filtros, bem mais fácil para sangrar!
Carlo Pecca
28/06/2012, 11:03
Blz Bira
Ficou muito bom a tua caixa, parabéns.
abs
OliveiraDf
29/06/2012, 13:08
Ficou muito boa a caixa de vocês, mais um item para minha lista, hoje vou ao shoping (ferro velho), ver se acho uma caixa de fusivel, caixa de filtro de ar, volante, e mais umas besteirinhas, estou ficando igual mulher no shoping, ferro velho é diversão total. kkkk
Carlo Pecca
29/06/2012, 19:53
Oliveira
Se possível escolha uma caixa de fusível daquelas que utilizem fusível faca (peça de plástico com pequeno fio indicando a corrente que rompe). Os automóveis atuais utilizam este tipo de fusível. É mais barato e resistente.
Abs
OliveiraDf
29/06/2012, 21:46
Carlo vou procurar, não conheço este tipo de fusível, só os comuns de plástico com dois pinos chatos, mas ja dei uma olhada no google. Obrigado!
Carlo Pecca
30/06/2012, 21:37
Oliveira
o tal "faca" gíria de vendedor de alto peça aqui no Rio, são esses comuns de plástico com os dois pinos chatos.
Abs
Ferreira M
01/07/2012, 18:53
Carlo
Gostei da solução. Já fiz refiz parte da instalação elétrica mas quando desmontar para reforma geral vou instalar essa caixa do gol.
Grande abraço
OliveiraDf
01/07/2012, 22:16
Carlo, eu digitei no google fusível de faca, achei uns que nunca tinha visto, dai imaginei que seria dos carros novos.
Valeu.
jmdcoutinho
06/08/2012, 07:09
Pessoal essas soluções ficaram muito boas. Parabéns.
Sou novo no mundo 4x4 e acabei de comprar um band curta 90, estou querendo refazer a instalação eletrica dela e estava pensando em colocar uma dessas caixas de fusíveis como vcs fizeram, só que minha elétrica está precisando de uma geral (fios soltos para tudo que é lado). Vocês tem uma idéia do custo para refazer toda a instalação elétrica? Só queria uma ideia do custo para não ser enganado na hora de fazer o serviço.
Pessoal essas soluções ficaram muito boas. Parabéns.
Sou novo no mundo 4x4 e acabei de comprar um band curta 90, estou querendo refazer a instalação eletrica dela e estava pensando em colocar uma dessas caixas de fusíveis como vcs fizeram, só que minha elétrica está precisando de uma geral (fios soltos para tudo que é lado). Vocês tem uma idéia do custo para refazer toda a instalação elétrica? Só queria uma ideia do custo para não ser enganado na hora de fazer o serviço.
custo da mao de obra e muito variavel mas o chicote da band é bem simples eu memso to fazendo nao tem segredo...
DUDU,
Será que existe um esquema na Net que possa ajudar nessa montagem?
Carlo Pecca
06/08/2012, 18:59
Nasson
Vc pode utilizar o esquema do fusca como orientação. Lembre-se para fiação de automóvel o melhor são os cabos flexíveis (aqueles com varios fios de cobre nú enrolados e com capa plástica). Se possível cobre cinco cores distintas: marron ou preto(terra), azul(farois alto/baixo), verde(lanternas), vermelho(luz de freio), amarelo comum e amarelo listras brancas(luz de pisca). Para farol alto e de milha recomendo os cabos de 6mm e para os demais de 4mm. Se possível anti-chama é melhor. Podem utilizar outras cores é só definir para qual circuito será utilizado. Outra coisa: é bom preparar um desenho de toda a fiação de forma que fique bem identificado os circuítos. Não esqueçam que os réles são comutados com baixa corrente e a transferência dos contatos desses réles é que se utiliza cabos grossos (6mm). Alguns podem pensar que é exagero utilizar cabos de 4 e 6 mm mas vc só irá fazer esse serviço uma vez pois o trabalho é para mais de 20 anos.
Abs
canzilao
06/08/2012, 21:02
Olá, refiz toda a parte eletrica da Jabiraca, não ficou um fio velho tudo novo e atualizado para redimencionar o circuito novo, foi intalado no cofre do motor uma caixa meia brindada, e nela foi instalada a nova caixa de fusivel, acho que ficou bem protegida caso resolva passar em alguma trilha com muita lama e agua, do jeito que estava era muito pessimo olhava a quela caixa antiga e me dava afrição, quase sempre cava mão contato caia fusivel era um terro, agora posso dizer que ta tudo funcionando bem.
355968355969355970355971
Esse Bira é mesmo um xarope, faz uma caixa dessas só pra humilhar a gente.
Da proxima vez pode fazer mais simplesinha que a turma tbm vai achar bem feita.
Agora falando serio tinha muito tempo que eu não via algo com tanto capricho assim, e olha que a do Carlos Pecca ja ficou muito boa. Ta de parabens Bira.
Valeu Carlo,
Muito boa a explicação, Apesar de ser leigo no assunto vou me aventurar em fazer eu mesmo.
Grande Abraço.
Valeu Carlo,
Muito boa a explicação, Apesar de ser leigo no assunto vou me aventurar em fazer eu mesmo.
Grande Abraço.
se o chicote ainda estiuver no local é so ter paciencia e capricho...
canzilao
07/08/2012, 19:24
Eu to puto com a eletrica da Azeitona só de ligar a seta o voltimetro fica oscilando, e pra mim oscilou é que esta com problemas, assim que der um tempo vou dar uma passada geral na Azeitona pra matar essa pane.
Eu to puto com a eletrica da Azeitona só de ligar a seta o voltimetro fica oscilando, e pra mim oscilou é que esta com problemas, assim que der um tempo vou dar uma passada geral na Azeitona pra matar essa pane.
isso não é defeito, é item de serie das bandeirantes...
Amadeus_band
07/08/2012, 20:22
Elgen, isso do voltimetro oscilar com a seta é normal, uma caracteristica das Bands! Rsrsrs.
KKKKKK ! Se não oscilar é sinal que num tá funcionando.
canzilao
07/08/2012, 23:15
É que sou acostumado com os amperimetros dos aviões e lá qualquer coisinha que oscile eu ja fico de orelha em pé, já que lá não tenho acostamento pra parar.
hercilio.neto
08/08/2012, 01:12
Canzilão,
quando o voltímetro não oscila, eu sei que tá queimada a seta.
Serve até como aviso... rarará.
Canzilao, isso aí de ligar o pisca e oscilar o voltímetro não é nada comparado a elétrica da minha Band !
Imagina você querendo dar a partida no carro e em vez de girar o motor de arranque os piscas começarem a funcionar ?
Imagina você ter um carro que numa bela noite o farol não acende mais e quando você volta pra casa, para numa blitz e o carro é quase guinchado ?!?
Essa é a minha Band ! kkkkkkkkkk
Abraço !
canzilao
08/08/2012, 11:40
Rapaz e as blitzen só acontecem nesses momentos, se vc tiversse a band roubada, com certeza ela rodaria todo o Brasil como rodei nesses ferias 5 mil kms e nem uma policia me parou.
Isso mesmo ! O guarda falou que só porque a documentação tava toda em ordem (ao contrário do carro) que fui liberado se ficar em cima de uma plataforma.... kkkkkkk
Abraço
jmdcoutinho
14/08/2012, 14:34
355968355969355970355971
Olá birawc,
Essa caixa de fusíveis que você utilizou foi de qual carro? Vou começar a refazer a elétrica da band e queria utilizar a mesma. Quanto vc gastou de material para refazer toda a elétrica?
Galera,
Como a reforma da minha Band está chegando ao fim... daqui a pouco vou começar a mexer na parte elétrica.
Começei procurando a caixa de fusível, foi fácil, encontra em qualquer ferro velho...
Só que tem um problema, todas as caixas de fusível que eu vi nos ferros velhos, estão com todos os fios cortados...
Pergunto como eu coloco o fio novo nos soquetes da caixa de fusível ?!?
Pergutei pra um cara da autoelétrica e ele me falou que esses soquetes não são vendidos separadamente...e mais, é impossível tirar eles da carcaça da caixa de fusível....
Abraços
mecamaniaco
05/04/2013, 15:47
Galera,
Como a reforma da minha Band está chegando ao fim... daqui a pouco vou começar a mexer na parte elétrica.
Começei procurando a caixa de fusível, foi fácil, encontra em qualquer ferro velho...
Só que tem um problema, todas as caixas de fusível que eu vi nos ferros velhos, estão com todos os fios cortados...
Pergutei pra um cara da autoelétrica e ele me falou que esses soquetes não são vendidos separadamente...e mais, é impossível tirar eles da carcaça da caixa de fusível....
Abraços
Pergunta, prq vc não coloca uma caixa de fusíveis universal NOVA? É muito mais jogo!
Não encontrei caixa universal com fusivel de faca... que não seja um absurdo de caro !!
mecamaniaco
05/04/2013, 16:18
Dê uma olhada nesses aqui...
Caixa De Fusível Tipo Lâmina Universal - 6 Polos - R$ 60,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464507012-caixa-de-fusivel-tipo-lmina-universal-6-polos-_JM)
Caixa De Fusível Tipo Lâmina Universal - 16 Polos - R$ 140,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464507079-caixa-de-fusivel-tipo-lmina-universal-16-polos-_JM)
Se vc usa Ebay....
10 Position Fuse Block Universal Fuse Block Off Road Fuse Block Empi Fuse Box | eBay (http://www.ebay.com/itm/10-position-fuse-block-universal-fuse-block-off-road-fuse-block-EMPI-fuse-box-/160985023895?hash=item257b748597&vxp=mtr)
Blade Fuse Box 8 Way Universal Fuse Holder | eBay (http://www.ebay.com/itm/Blade-Fuse-Box-8-Way-Universal-Fuse-Holder-/110751583517?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item19c94f0d1d)
E por fim este cara aqui: 12VoltBoost.com - Produtos e prestao de Servios referentes a parte eltrica e eletrnica de carros Antigos, HotRods, de Corrida e Especiais (http://www.12voltboost.com.br/)
AlexandreStudart
06/04/2013, 09:59
Galera,
Abraços
Fband, blza.
O seu eletricista não está querende ter muito trabalho. A caixa que vc viu serve sim, o problema é que terá que tirar todos os conectores e repô-los já com os fios, é só usar um chave de fendas fina e amassar o dente de prende o conector à caixa, assim os novos não terão emendas. Os conectores usados são os da foto anexa e o fusivel fuinciona como macho, ou vc pode usar o porta fusível da foto, ele se unem por encaixe e são muito baratos. Procure os conectores em casas de material elétrico.
Uma sugestão e instalar a caixa dentro da viatura, assim fica mais seguro contra furtos.
404578
OliveiraDf
06/04/2013, 15:02
comprei semana passada uma caixa de algum renault, veio com todos os fios, vi que tem uma trava para segurar os soquetes, é uma das melhores e simples que encontrei. minha duvida é em relação aos fuzifeis que devo utilizar, limpador de parabrisa, tomada, farol, buzina,etc. se alguel puder passar uma lista, fico grato. abraço.
AlexandreStudart
06/04/2013, 21:49
comprei semana passada uma caixa de algum renault, veio com todos os fios, vi que tem uma trava para segurar os soquetes, é uma das melhores e simples que encontrei. minha duvida é em relação aos fuzifeis que devo utilizar, limpador de parabrisa, tomada, farol, buzina,etc. se alguel puder passar uma lista, fico grato. abraço.
Oliveira, o eletricista sabe com certeza.
Mas caso vc queira calcular a amperagem de cada item, o cáculo é o seguinte:
a=p/v onde:
a = amperagem
p = potência ou watts
v = voltagem da bateria (12v)
Exemplificando, cada lâmpada do forol de milha tem 55w , então o conjunto tem 110w, dividido por 12v = 9,12 amperes, neste caso usa-se um fusível de 15A pq o fusível tb esquenta e não aguenta. Como é só um exemplo, neste caso usa-se tb um relê, mas não não sei como é a instalação.
Blza?
OliveiraDf
06/04/2013, 22:37
tranquilo Alexandre, vou calcular, sou eu que vou instalar. Obrigado
Carlo Pecca
07/04/2013, 09:05
OliveiraDF
Na minha Band. a caixa de fusível foi do fiat uno. Vantagem vc encontra em qualquer loja de automóvel ou no ferro velho.404640404641404642
foto 1 cx fixa na lateral esq, próximo ao pedal de embreagem.
foto 2 fusíveis e relés.
foto 3 detalhe de fixação.
OliveiraDf
07/04/2013, 14:30
Ficou muito bom Carlo, foi na suma mesmo que me inspirei, mas acabei comprando a do renault pela bagatela de R$25,00
é exatamente esta aqui.
http://i843.photobucket.com/albums/zz359/AnthonyOliveira/Caixa_fusivel_detalhado_zpsd69b2add.jpeg
Carlo Pecca
08/04/2013, 14:23
Blz Oliveira
Agora uma dica, para os fios dos faróis dianteiros, de milha, buzina motor do limpador, ligações que requerem grandes correntes, utilize fiação anti-chama e de 4mm. Custa um pouco mais mas a segurança é maior. Boa ontagem.
Blz Oliveira
Agora uma dica, para os fios dos faróis dianteiros, de milha, buzina motor do limpador, ligações que requerem grandes correntes, utilize fiação anti-chama e de 4mm. Custa um pouco mais mas a segurança é maior. Boa ontagem.
fiaçao antichama? ate onde sei todo fio é antichama.... sim o ideal é utilizar fiação de 4mm a fiação dos faróis originalmente é problematica...
OliveiraDf
09/04/2013, 22:08
pessoal posso usar fio 4mm de instalacão elétrica predial? (flexivel)
pessoal posso usar fio 4mm de instalacão elétrica predial? (flexivel)
sim pode e deve principalmente pros farois pras outras coisas utilize fios mais finos senão vai ficar com um chicote muito grosso (ui)...
OliveiraDf
10/04/2013, 09:26
valeu dudu, e Carlo. Estou esperando a viatura sair da revisão para dar inicio a intalação.
grande abraço
Resolvido,
Comprei vários porta fusíveis que se encaixam um no outro...acho que vai ficar legal...
Quando a viatura sair da funilaria vou começar a fazer a parte elétrica e depois de pronto posto as fotos...
Estou pensando em colocar a caixa de fusível atras do painel preso ao lado do porta luvas.
Abraços
Dendrobates
11/04/2013, 17:00
Instalem a caixa de fusíveis de sua preferencia dentro de um tupperware, estes que mulher guarda o arroz de ontem.
405426
Essa técnica serve pra bastante coisa... inclusive injeção eletrônica.
P.S.>O foto não ficou bem clara mais dá de ter uma idéia... pois a cx de fusíveis ficaria vedada dentro do tupperware quando fechado com a tampa.
Abraço
OliveiraDf
12/04/2013, 18:39
Dendrobates, cheguei pensar em utilizar este tipo de embalagem. Pessoal gostaria de uma ajuda em relação as cores dos fios, farol, setas, buzina, freio, e outros. Obrigado
Carlo Pecca
13/04/2013, 14:18
OliveiraDF
Segundo a (Resolução CONTRAM nº 680/87, parcialmente modificada pela de nº 692/8):
1) Amarelo - lanterna indicadora de direção traseira esquerda.
2) Azul - circuito auxiliar, lanternas opcionais, etc.
3) Branco - terminal massa, retorno para a unidade de tração.
4) Verde - lanterna indicadora de direção traseira direita.
5) Marrom - lanternas delimitadoras laterais e dianteiras, lanternas traseira e lanterna de iluminação de placa traseira.
6) Vermelho - lanternas de freio.
7) Preto - lanternas delimitadoras laterais dianteiras e traseiras superiores e lanternas traseira.
Atenção:
a) Lanternas de iluminação de placa traseira (LIPT - branca).
b) Lanternas de freio (LF - vermelhas).
Boa montagem.
OliveiraDf
13/04/2013, 15:34
Carlo, nem imaginava que existia uma norma do CONTRAN. Obrigado pela ajuda.
Carlo Pecca
14/04/2013, 21:29
Blz cara!
Quando estiver tudo pronto não esqueça de nos contar, se possível com fotos, OK?
Pablo.pinto2007
29/04/2013, 22:49
É complicada a nossa vida, quando falamos de caixa de fusíveis... foi enfrentando esse problema que tive que projetar a minha (fabricação própria), porém cheguei a conclusão de que não dá certo... ficou esteticamente feia e da maneira como fiz, ficou muito fio aglomerado junto dos fusíveis e relés... enfim, pra encurtar a conversa... fiz essa caixa há uns 3 anos... e hoje estou reformando minha viatura novamente e desta vez vou encarar uma do uno ou do tipo... ainda vou decidir quando ver a do tipo ao vivo...
E a disparidade de preços dessa caixa de fusíveis universal é gritante, no Brasil os "sabidos" estão pedindo 80 reais enquanto a mesma caixa no E-bay custa 14 dólares, chegando a 28 reais no máximo 30... enfim...
Gostei da idéia do tupperware... quando fiz a minha coloquei dentro de uma caixa de plástico, mas daquelas que vendem em casas de eletrônicos (são as caixas virgens para circuito) tem de todo tamanho e vem com tampa parafusada, só tive um problema com isso... a caixa esquentou e danificou a tampa, ainda bem que eu percebi, senão poderia até ter pego fogo!!! aí deixei aberta mesmo...
Felicidades!
Pablo
hercilio.neto
30/03/2014, 18:26
OliveiraDF
Na minha Band. a caixa de fusível foi do fiat uno. Vantagem vc encontra em qualquer loja de automóvel ou no ferro velho.404640404641404642
foto 1 cx fixa na lateral esq, próximo ao pedal de embreagem.
foto 2 fusíveis e relés.
foto 3 detalhe de fixação.
Carlo, boa tarde.
Gostei muito da solução que você adotou.
Pretendo fixar a caixa de fusível no mesmo lugar, ainda vou decidir de qual carro vou utilizar.
Para tanto pedi para o funileiro que faça um suporte para que a caixa seja fixada.
Você refez o chicote?
Eu pretendo manter o mesmo chicote pois está em bom estado, mas acho que a fiação não alcança.
Fica ruim emendar os fios?
sebastiao colombi
30/03/2014, 19:10
eu troqueia a minha so nao sei de que carro ficou muito boa
Sebastiao
Toyota Band 91 amarela OM364
hercilio.neto
30/03/2014, 21:04
eu troqueia a minha so nao sei de que carro ficou muito boa
Sebastiao
Toyota Band 91 amarela OM364
Sebastião,
Você deixou a nova caixa no lugar de origem?
sebastiao colombi
30/03/2014, 22:09
Sim Hercílio no mesmo vou passar amanha na auto elétrica e perguntar de que veiculo
Sebastiao Colombi
Bandeirante 91 Amarela OM364:safari-rig:
hercilio.neto
30/03/2014, 23:51
Sim Hercílio no mesmo vou passar amanha na auto elétrica e perguntar de que veiculo
Sebastiao Colombi
Bandeirante 91 Amarela OM364:safari-rig:
Beleza,
eu quero tirar a caixa de fusíveis da parede corta fogo porque pretendo, no futuro, instalar o ar condicionado e a ideia é usar o sistema de ventilação forçada.
Neste caso, a caixa ficaria inacessível, tornando difícil a troca de um simples fusível.
Denise Ávila
31/03/2014, 23:32
Beleza,
eu quero tirar a caixa de fusíveis da parede corta fogo porque pretendo, no futuro, instalar o ar condicionado e a ideia é usar o sistema de ventilação forçada.
Neste caso, a caixa ficaria inacessível, tornando difícil a troca de um simples fusível.
Oi Hercílio!
O que você pretende fazer é usar as saídas da ventilação forçada como saída do ar condicionado, certo? Mas para isso pretende eliminar a saída de ar original (em frente ao carona) ou interligar ambas?
Bjcas, Denise
hercilio.neto
01/04/2014, 09:46
Oi Hercílio!
O que você pretende fazer é usar as saídas da ventilação forçada como saída do ar condicionado, certo? Mas para isso pretende eliminar a saída de ar original (em frente ao carona) ou interligar ambas?
Bjcas, Denise
Olá Denise,
A ideia é essa mesma, utilizar a ventilação forçada para a difusão do ar condicionado. Para se fazer isso não é instalada a caixa evaporadora com os difusores. É utilizada uma caixa evaporadora com saída única e o ar todo direcionado para a ventilação forçada que distribui e direciona o ar para os pés, para os difusores e para o parabrisa.
Dimasi comprou uma Band 14B (acho que era do mecamaniaco) que já veio com esse sistema e o Dudu confeccionou uma carcaça de fibra com saída única.
É isso.
Abs.
Denise Ávila
01/04/2014, 13:19
Oi Hercílio!
Já li o tópico onde fala do AC dessas duas Bands. Inclusive levarei a LOBA para o Fabiano (Dimasi) conhecer (é que ela ainda tá em Friburgo) e aproveito vejo o lance do AC e outras cositas mais.
Só que eu pensei numa coisa um pouquinho diferente. Como você disse em ambas as Bands o ar é todo direcionado para a ventilação forçada, e o que pensei era se haveria a possibilidade de não eliminar a original, apenas adicionar as saídas da ventilação forçada interligando ambas. Então ficariam os difusores da original (frente ao carona) mais os da ventilação, ficando com mais opções. Só não sei se é possível.
Bjcas,
Denise
PS: Me desculpem por desviar o assunto do tópico
hercilio.neto
01/04/2014, 20:03
Como a caixa universal tem vários difusores, acho que o ar acabaria saindo todo por ali. Mas teoricamente é possível transferir parte do fluxo para a ventilação forçada. Penso que precisaria de uma evaporadora maior.
Denise Ávila
02/04/2014, 00:49
É uma coisa a se estudar. Vou procurar algum bom técnico de AC para ver o que é possível.
Brigadão"