Ver Versão Completa : L200 Triton 3.5 Gasolina 2009 , GNV 5ª Geração , Primeiras Impressões.
flaviovelox
29/04/2012, 23:02
Bom pessoal sou novo no forum e também no mundo 4x4 , adquiri a exatamente 20 dias uma Triton 2009 3.5 24v Gasolina com 59mil km .
primeiramente vi que há poucos relatos desse bichão no forum e principalmente quando se trata do GNV . até hj não vi um usuario aqui que houvesse feito tal "façanha" .
Então vamos lá , como não tem muitos relatos sobre essa 4x4 , resolvi compra-la mesmo lendo os poucos relatos que li .
Fatores que me levaram a comprar a triton a gasolina e realmente comprovei que é verdade.
*Valor mais em conta
*Motor mais silencioso
*Manutenção mais em conta .
Agora os contras que notei logo assim que peguei o carro .
*Consumo alto (4 a 5 km/l na cidade e na estrada não passou de 7,5 )
*Falta de alguns itens de conforto. (comum para a diesel tmb . eu tinha um fusion então estranhei um pouco)
*Barulho na caçamba .(comum para a diesel tmb )
Então depois dessa "pequena" descrição do que achei do carro , vamos ao que realmente interessa ... A conversão para GNV
Fatores que me levaram a fazer essa conversão
*IPVA de 4% para 1% , já seria uma economia muito significativa .
*Consumo , 1 m³ de gás além de ser mais barato que o L de gasolina , rende mais .
*e claro levando a Economia .
*Aventura , quis me aventurar a fazer essa conversão , pois como vi poucos ou quase nenhum carro convertido , achei interessante.
Vamos lá , comprei um kit com um amigo meu que é fornecedor então consegui um valor melhor ... o kit é um geração 5, injetado . italiano , com cilindro de 20 m³ extra leve e menor .
Bom o carro ficou de quarta feira agora que passou ou seja dia 25/04 até sabado de manha dia 28/04 .
Primeiras impressões após retirar o carro .
o kit caiu como uma luva no carro ,
Cilindro ficou certinho na caçamba entre os eixos .
Bico para abastecer ao lado de onde abastece a gasolina ,
Botão no painel ficou perfeito , parece até original !!(postarei foto em breve para vcs verem)
Por de baixo do capo , parece que nem foi instalado gnv , os bicos injetores ficam de lado no motor , muito bem colocado , e os restante dos componentes ficaram show no motor .
Agora vamos andar !! peguei o carro no sabado (ontem) , andei com ele na cidade , perfeito , funcionamento normal , não senti perda de potencia , carro na engasga , nd ... como se estivesse andando na gasolina .
Levei o carro para trocar o oléo , não por causa do gnv , mas sim pq tinha pego o carro já a 20 dias e como de costume , todos carros que compro . troco o oléo , por segurança !!
Até ai não marquei consumo !!
Então hoje como tinha que fazer uma viagem resvolvi ir nela , não é o percuso indicado para marcar km , por ter serra no caminho , porém como são primeiras impressões vamos lá .
Sai de volta redonda , interior do rio , com destino mambucaba praia da região de angra dos reis .
ida normal , carro perfeito como disse , tranquilo .
1ª botija fez 163km , achei pouco mas como o mecanico me disse , nos primeiros km , o carro estaria meio que se adaptando e seria a fase de teste , para caso mais tarde seja necessário fazer ajustes .
Então 163km com 20m³ isso dá 8,15 km/m³ , achei um pouco alto ainda mas como disse é os primeiro km do carro e o percuso tinha serra, fato que faz com que o carro beba mais .
Na volta tive que abastecer novamente o carro fui a um posto de gnv em angra , lá o gnv é bem mais caro R$2,20 ...
Carro abastecido , pé na estrada para voltar pra casa . volta normal !! , tudo perfeito .
Cheguei em casa rodei 100 km , e ainda restam no carro 2 bolinhas de gás .
Conclusões dessa viagem !!
Gastei R$70,00 de gás . saiu um pouco mais caro devido ao gnv em angra ser mais caro , se fosse uma viagem pra sp ou rj capital , a economia seria maior ainda !!
Então vamos lá gastei R$70,00 , e a pergunta se fosse na gasolina quanto gastaria fiz umas contas por alto o gasto seria de mais ou menos R$130,00 . economia de R$60,00 , quase 50% .(gasolina na minha região R$3,00) lembrando novamente que só não foi mais economico pois o gnv em angra é R$2,20 e aqui na minha região não é nd barato tmb R$1,85 . para quem está acostumado com rj capital e sp onde o gnv 1,40 ... a economia seria mais ainda !!!
Conclusão da conversão !!
Gostei muito , carro ficou perfeito , mudou nada . cambio funcionando perfeitamente , motor .. tudo !!
Nd há reclamar por enquanto . claro tenho que ver com o andar dos dias , mas por enquanto só alegria .
Bom galera , ficou meio grandinho mas foi porque quis passar todos os detalhes !! , com os passar dos dias irei postar mais detalhes , e também o consumo do carro e como anda sua autonomia !!
Qualquer duvida podem perguntar , terei maior prazer em responder ... e com isso vamos acumulando mais dados sobre esse carro !!
euclidesneto
30/04/2012, 10:56
Quanto custa um kit desses?
flaviovelox
30/04/2012, 11:59
Então paguei R$4.900,00 pq comprei direto com o fornecedor , mas aqui na minha região está girando em torno de R$6.000,00
dojao campeao
30/04/2012, 12:29
flaviovelox, estou muito satisfeito com a minha VTR em que pese o alto consumo (+ ou - 4,5 km/l de gasolina) na cidade sempre com ar ligado e pé de isopor, na família já possuímos anteriormente carros com GNV (Santa Matilde 4.1, Diplomata 4.1, Santana 2.0 e até um Camry 3.0) e todos funcionavam bem (após uns ajustes iniciais) e compensavam o investimento, e saliento que não era o nível de kit que se tem hoje, no meu caso, que rodo menos de 800 km/mês, a princípio, não compensa instalar, mas, o Presidente da ALGÁS (concessionária local) é meu companheiro de caminhada matinal, um cara muito dinâmico que está dando outro rítmo ao setor, inclusive certificando as convertedoras de apresentam qualidade nos serviços, e até dando 300 m grátis para quem fizer a conversão, e o seu depoimento me incentiva a pensar nesta possibilidade, pois apesar do fator econômico não recomendar, confesso que aquela rapidez que o marcador de combustível desce e a demora que a bomba do posto leva para reabastecer, não se pode dizer que são sensações das mais agradáveis!
dojao campeao
30/04/2012, 12:31
Complementando, tem colega forista que tem Triton flex e diz que o consumo com álcool é muito próximo do com gasolina, vou esperar dar reserva e experimentarei, depois posto o resultado!
flaviovelox
30/04/2012, 12:43
Realmente , a demora pra abastecer é um pouco tanto incomoda . ontem quando eu estava abastecendo eu ficava olhando para as bombas ao lado , pensando não é possivel acho que tem algum problema no gás , mas não realmente é lento !! questão da autonomia tmb é outro fator que tmb desanima um pouco . Mas vamos dizer nem tudo na vida são flores, ,mas acho que não é fator que EU levaria em consideração na hora da conversão ... pois se fosse tudo igual a gasolina , todo mundo usaria o gnv !!
flaviovelox
30/04/2012, 12:46
Outro fato que achei muito interessante nesse kit , não sei ao certo como ele funciona ... mas é assim , quando vc pisa fundo no acelerador ou seja exige maior pontecia do motor . o kit faz a injeção de gasolina juntamente com o gnv , claro que pouca quantidade de gasolina , mas ele faz isso para que o carro não perca potencia ... Bom vou procurar saber melhor como funciona esse mecanismo com o meu mecanico para passar pra voçês !
euclidesneto
02/05/2012, 18:33
Cabem 2 cilindros, um em cima do outro, por baixo da capota marítima?
Imperador!
02/05/2012, 18:49
Mal cabe um pelo que ouvi dizer...
euclidesneto
02/05/2012, 19:48
Aí fica complicado. Ou perde a caçamba ou a autonomia?
Imperador!
02/05/2012, 20:23
Aí fica complicado. Ou perde a caçamba ou a autonomia?
Isso mesmo...
Quem compra Triton Flex e quer botar gás natural tem que ficar pronto pra isso.
Eu preferiria pagar a gasolina mesmo...
Marcelo-HPE
02/05/2012, 21:07
8,15km/m3 de gás não está mal , visto que na minha diesel faço 10,4 km/l no asfalto sempre entre 100 e 120km/h , e o preço do diesel 1,89. o consumo da l200 triton V6 GNV está próximo da l200 triton diesel .
Se com os ajustes chegar aos 9km/m3 tá bom demais , visto que os valores do diesel e do gás estão próximos e o consumo também , vc está gastando quase a mesma coisa que eu no diesel .
Só peca pela autonomia e pelo espaço na caçamba.
abs
flaviovelox
02/05/2012, 21:37
Não cabe mesmo não !! e mal cabe um , tmb é verdade ... o maximo que cabe que eu vi é de 25m³ isso se for especial . o meu é de 20m³ e é um cilindro especial ai ficou um folguinha .
Marcelo quero ver se a camionete rende pelo 2km a mais do que a gasolina . por exemplo ela faz +ou-4,5km/L na cidade , no gás tem que fazer pelo menos 6,5km/m³ . e fora Marcelo que o GNV nas grandes cidades estão girando em torno de R$1,40 . Acaba tendo uma vantagem a mais ainda .
Questão de caçamba pra min não faz muita diferença pois tenho camionete por opção mesmo e não por necessidade , a autonomia que é o bravo .
euclidesneto
03/05/2012, 09:04
Só por curiosidade, Flávio, se não precisa da caçamba, pra que uma camionete, por que não um suv?
Marcelo-HPE
03/05/2012, 11:14
Não cabe mesmo não !! e mal cabe um , tmb é verdade ... o maximo que cabe que eu vi é de 25m³ isso se for especial . o meu é de 20m³ e é um cilindro especial ai ficou um folguinha .
Marcelo quero ver se a camionete rende pelo 2km a mais do que a gasolina . por exemplo ela faz +ou-4,5km/L na cidade , no gás tem que fazer pelo menos 6,5km/m³ . e fora Marcelo que o GNV nas grandes cidades estão girando em torno de R$1,40 . Acaba tendo uma vantagem a mais ainda .
Questão de caçamba pra min não faz muita diferença pois tenho camionete por opção mesmo e não por necessidade , a autonomia que é o bravo .
Então meu amigo, vc está no caminho certo em relação ao GNV, mas veja tb se o motor V6 com o passar do tempo vai funcionar bem com gasolina e GNV , que geralmente quando funciona bem em um não funciona muito bem no outro .
para mim não seria interessante por causa das viagens longas. onde no diesel a autonomia é de 660km no asfalto.
Abração .
Acho o seguinte:
Pra quem roda bastante é uma excelente opção, as vezes melhor que o Diesel dependendo da sua região, preço do GNV, seguro etc.
Pra quem roda pouco, é melhor deixar original mesmo.
Alberto Henrique Da Costa
15/05/2012, 21:15
Estava esperando justamente um tópico como esse! Vendi um Tucson V6 há cerca de 2 meses e, por enquanto, estou só com minha xt 600 e andando de carona com a patroa. Como estou precisando de um carro com mala maior estou na dúvida entre um Outlander e uma Triton V6. Já tive uma S10 V6 e uma Dakota V6, ambas no GNV, e as duas funcionavam perfeitamente tanto na gasolina quanto no gás. Se há 10 anos já era bom, acredito que hoje seja melhor ainda. Optando pela Triton, que é mais provável, com certeza colocarei gás imediatamente, pois em uma viagem longa que vc faz aliada com o desconto no IPVA de 70% (RJ), vc praticamente já paga metade da instalação.
Estava esperando justamente um tópico como esse! Vendi um Tucson V6 há cerca de 2 meses e, por enquanto, estou só com minha xt 600 e andando de carona com a patroa. Como estou precisando de um carro com mala maior estou na dúvida entre um Outlander e uma Triton V6. Já tive uma S10 V6 e uma Dakota V6, ambas no GNV, e as duas funcionavam perfeitamente tanto na gasolina quanto no gás. Se há 10 anos já era bom, acredito que hoje seja melhor ainda. Optando pela Triton, que é mais provável, com certeza colocarei gás imediatamente, pois em uma viagem longa que vc faz aliada com o desconto no IPVA de 70% (RJ), vc praticamente já paga metade da instalação.
Tem que ver, pois se vc precisa da mala o cilindro vai te roubar espaço.
Mas se ainda assim te servir, acho uma ótima opção.
Ressalto só que existem vários relatos que GNV NÃO se adapta muito bem com Câmbio AT (não sei o 5ª geração)
euclidesneto
18/05/2012, 11:36
Ressalto só que existem vários relatos que GNV NÃO se adapta muito bem com Câmbio AT
Algum palpite sobre a razão disso?
Algum palpite sobre a razão disso?
Alguns equipamentos que às vezes são utilizados na conversão GNV não combinam com alguns câmbios, especialmente aqueles com gerenciamento eletrônico.
É como quem prepara o carro pras inspeçoes do "controlar". O carro fica lerdo e passa as marchas em horas erradas ou fica segurando dando impressão de patinar.
Nem sempre dá errado! Mas melhor é instalar o KIT mais atualizado possível e com uma empresa que já tenha feito vários serviços similares com aquele equipamento em carro automático, pra ter certeza que a instalação não irá prejudicar o câmbio AT ou seu funcionamento.
vc disse o m3 do gás aí no rj por 1,40...........aqui em brasilia tá 2,45!!!!! aqui nao compensa ter gás.....
Outro fato que achei muito interessante nesse kit , não sei ao certo como ele funciona ... mas é assim , quando vc pisa fundo no acelerador ou seja exige maior pontecia do motor . o kit faz a injeção de gasolina juntamente com o gnv , claro que pouca quantidade de gasolina , mas ele faz isso para que o carro não perca potencia ... Bom vou procurar saber melhor como funciona esse mecanismo com o meu mecanico para passar pra voçês !
E aí Flávio.
Pararam de postar,
Alguém sabe como está a Triton com GNV do Flávio?
flaviovelox
01/11/2012, 14:53
Pessoal desculpe o sumiço , mas andei tendo uns problemas com a operadora de internet ai pelo fato de estar usando a mesma só pra trabalho acabei me esqueçendo do topico .
Mas vamos lá , a questão do cambio at com o gnv é que deve ser feito em uma boa oficina , pois quando se instala o gnv , meche em parametros da central que o cambio tmb usa , ou seja tem que ser um serviço bem feito .
Agora vamos falar do carro , pessoal carro 100% . ja rodei uns 7mil depois da instalação , perfeito .
Funciona perfeitamente tanto com gnv tanto com gasolina , um detalhe bom desse kit é que o carro roda um pouco na gasolina , principalmente de manha quando está frio , ele roda uns 2 , 3 km . Diferente do normal que só liga no gasolina e vc acelera e ele pulo pro gnv.
Autonomia , está ótimo . posso dizer que está dando pau em muito carro fraquinho a gasolina .
Como já disse costumo muito a ir no litoral de angra , pegando trecho de serra . da ultima vez que fui o carrão fez incriveis 195 km com um abastecimento . como nem sempre entra 20m ³ ,pois depende do posto . o carro está fazendo uma media de 10 km/m³ na estrada com serra. ou seja uma otima marca . Acredito que em trecho de dutra , ou seja do pista , o carro deva chegar a uns ´12km/m³ . estou ancioso para fazer uma viagem dessa para ver se realmente chega a isso .
Bom os meus comentários são esses ,desculpe o sumiço . o carro continua muito bom e só melhorando . e a melhor parte está chegando 2013 , ao inves dos R$2.900 de ipva , irei pagar apenas R$720,00 . Oque posso dizer , muito bom né .
TritonVix
19/11/2012, 15:02
Amigão tenho um Triton V6 Flex 2010 estou pensando em fazer a conversão, o que vc está achando? Vale realmente a pena? Nunca tive carro GNV, perde muita potência?
heliosilva77
21/11/2012, 10:17
Assinando o tópico.
Pessoal desculpe o sumiço , mas andei tendo uns problemas com a operadora de internet ai pelo fato de estar usando a mesma só pra trabalho acabei me esqueçendo do topico .
Mas vamos lá , a questão do cambio at com o gnv é que deve ser feito em uma boa oficina , pois quando se instala o gnv , meche em parametros da central que o cambio tmb usa , ou seja tem que ser um serviço bem feito .
Agora vamos falar do carro , pessoal carro 100% . ja rodei uns 7mil depois da instalação , perfeito .
Funciona perfeitamente tanto com gnv tanto com gasolina , um detalhe bom desse kit é que o carro roda um pouco na gasolina , principalmente de manha quando está frio , ele roda uns 2 , 3 km . Diferente do normal que só liga no gasolina e vc acelera e ele pulo pro gnv.
Autonomia , está ótimo . posso dizer que está dando pau em muito carro fraquinho a gasolina .
Como já disse costumo muito a ir no litoral de angra , pegando trecho de serra . da ultima vez que fui o carrão fez incriveis 195 km com um abastecimento . como nem sempre entra 20m ³ ,pois depende do posto . o carro está fazendo uma media de 10 km/m³ na estrada com serra. ou seja uma otima marca . Acredito que em trecho de dutra , ou seja do pista , o carro deva chegar a uns ´12km/m³ . estou ancioso para fazer uma viagem dessa para ver se realmente chega a isso .
Bom os meus comentários são esses ,desculpe o sumiço . o carro continua muito bom e só melhorando . e a melhor parte está chegando 2013 , ao inves dos R$2.900 de ipva , irei pagar apenas R$720,00 . Oque posso dizer , muito bom né .
heliosilva77
21/11/2012, 13:25
E Aí Flávio, mas alguma info sobre o GNV? Tô pensando em por no Grand vitara. Vc falou q demora para abastecer, demora qto tempo o abastecimento?
Abs,
Hélio.
Anderson07
21/11/2012, 23:35
Novidade, acompanhando
Brennofs
22/11/2012, 16:15
Flavio, sou de Volta Redonda tambem, e coloquei o meu kit 5a geração la no Retiro. Moro aqui em Niquelandia - GO e uma vez por mes vou pra VR nela. Sem problemas até hoje tambem. Faço 10km/m³ a 120km e uns 8-9km/m³ a 140-150km/h, e paguei 500 de IPVA esse ano, ao invés de 1600,00.
Estou olhando uma triton a gasolina, pelo custo/conforto/design ou uma dodge journey. Está gostando do carro?
A pajero sport me deixa descrente pois o interior é igual a mais de 10 anos. Só muda por fora alguns detalhes.
Brennofs
22/11/2012, 16:22
Novidade, acompanhando
Anderson, sabe me dizer se ja inaugurou outro posto de GNV em BSB alem do da CANDANGOLANDIA SPMS e o da SIA?
heliosilva77
22/11/2012, 16:23
Breno, se vc é adepto das pick up flex, dá uma olhada na nova ranger, ela tá com boa relação custo/benefício.
Flavio, sou de Volta Redonda tambem, e coloquei o meu kit 5a geração la no Retiro. Moro aqui em Niquelandia - GO e uma vez por mes vou pra VR nela. Sem problemas até hoje tambem. Faço 10km/m³ a 120km e uns 8-9km/m³ a 140-150km/h, e paguei 500 de IPVA esse ano, ao invés de 1600,00.
Estou olhando uma triton a gasolina, pelo custo/conforto/design ou uma dodge journey. Está gostando do carro?
A pajero sport me deixa descrente pois o interior é igual a mais de 10 anos. Só muda por fora alguns detalhes.
Brennofs
22/11/2012, 16:27
E Aí Flávio, mas alguma info sobre o GNV? Tô pensando em por no Grand vitara. Vc falou q demora para abastecer, demora qto tempo o abastecimento?
Abs,
Hélio.
Helio,
depende do posto e do tamanho do seu cilindro, mas não é nada diferente de encher um tanque de gasolina com 60/70 litros não. Uns 4/5 minutos no máximo no meu que tem 18m³. Ai no RJ que tem posto em tudo qualquer lugar nem deve da trabalho com fila, que é o que acho pior! E voce ainda pega o descontao de IPVA que o governo do RJ dá ne. Um Grand Vitara 2012 ta com IPVA na casa de uns 3mil?
heliosilva77
22/11/2012, 17:25
Pois é Brenno, isso mesmo. Eu pagaria 650, ao invés de 2300,00. Mas desisti, liguei pra css e eu perdiria a garantia de 3 anos sem limite de kilometragem. E as peças do GIII são caras, então desisti na hora. Eu pensei q botando o kit de 5ª geração a garantia seria mantida, pois a própria ford já faz isso com a ranger.
Desisti mesmo, economizar agora, para depois ter dor de cabeça com revisões fora de tabela, e e também desvalorização na revenda, sem condições.
è isso, boa sorte aí com sua viatura,
Hélio.
Helio,
depende do posto e do tamanho do seu cilindro, mas não é nada diferente de encher um tanque de gasolina com 60/70 litros não. Uns 4/5 minutos no máximo no meu que tem 18m³. Ai no RJ que tem posto em tudo qualquer lugar nem deve da trabalho com fila, que é o que acho pior! E voce ainda pega o descontao de IPVA que o governo do RJ dá ne. Um Grand Vitara 2012 ta com IPVA na casa de uns 3mil?
edno.moretti
10/12/2012, 18:38
E ai, Flávio, tudo bem? Comprei uma triton flex 2012 usada, não comprei enganado com relação ao consumo, mas decidi colocar o kit gás e estou com algumas dúvidas. Você instalou o(s) clindro(s) na caçamba ou embaixo dela? Preciso da caçamba, por isso a pergunta. Como faço para ter o desconto no IPVA? Obrigado
Luiz FernandoMendesCampos
13/03/2013, 23:05
boa noite a quem estiver logado procurei vários tópicos que falacem de flex com GNV, e acabei descobrindo neste que o meu kit é de 3 geração e que já existia o de quinta.
tenho uma S10 flex 2.4 2007, comprei em 2009 completa com o kit GNV.
Não posso reclamar do consumo, na estrada , que era o meu objetivo ela faz 10km /litro com ar ligado.
Saio de Botafogo, eu e minha mulher, normalmente carregando em media uma bagagem entorno de 200 quilos, meu tanque é de 18m, vou até Juiz de Fora e completo com uma media de 17m.
Na volta quando saio de Formiga MG 560 km daqui, venho de gasolina até Barbacena com pouco mais de um quarto de tanque +/- 250km coloco GNV e consigo chegar quase em Petrópolis e com +/- 300 quilos de frutas para distribuir com a família e os vizinhos.
tenho feito revisões na na GM de lá, troco velas, correia, óleo, filtros.
Entrei no fórum , para saber se alguém tem uma oficina confiável para GNV aqui no Rio. Lá eles não entendem de GNV.
no aguardo.
Luiz Fernando
heliosilva77
14/03/2013, 07:11
Fernando, já andei pesquisando sobre isso, pois cheguei a pensar em colocar no meu Grand Vitara, por diversas razões acabei não pondo.
Aqui no Rio pelo q vi, a melhor é a Italian Gás, fica na Avenida Brasil. Bota no google q vc vai encontrar.
Valeu,
Hélio.
boa noite a quem estiver logado procurei vários tópicos que falacem de flex com GNV, e acabei descobrindo neste que o meu kit é de 3 geração e que já existia o de quinta.
tenho uma S10 flex 2.4 2007, comprei em 2009 completa com o kit GNV.
Não posso reclamar do consumo, na estrada , que era o meu objetivo ela faz 10km /litro com ar ligado.
Saio de Botafogo, eu e minha mulher, normalmente carregando em media uma bagagem entorno de 200 quilos, meu tanque é de 18m, vou até Juiz de Fora e completo com uma media de 17m.
Na volta quando saio de Formiga MG 560 km daqui, venho de gasolina até Barbacena com pouco mais de um quarto de tanque +/- 250km coloco GNV e consigo chegar quase em Petrópolis e com +/- 300 quilos de frutas para distribuir com a família e os vizinhos.
tenho feito revisões na na GM de lá, troco velas, correia, óleo, filtros.
Entrei no fórum , para saber se alguém tem uma oficina confiável para GNV aqui no Rio. Lá eles não entendem de GNV.
no aguardo.
Luiz Fernando
14/03/2013, 09:26
Prezado Helio, eu estive lá ontem, pois tinha visto o seu comentário, fui muito bem atendido pelo Alexandro, mas ele me falou que por trabalhar com o material da Landirenzo, não tem o soft para diagnostico do meu kit que é BRC Mas mesmo assim ele me deu várias dicas sobre o problema que estou tendo, fui a uma outra na tijuca e com a dica dele percebi que o dona da oficina não me enrolou.
Estou a procura de uma oficina para a troca do meu cano de descarga que rachou entre a saída do coletor e o catalizador.
Descobri em uma firma de troca de canos de descarga que é um defeito crônico, e a GM Já fez a modificação colocou no novo entre o coletor e o catalizador um flexível, para evitaras pancadas do motor ao sistema de escapamento, mas omo meu carro já tem mais de 5 anos acredito que não tenho como reclamar garantia ou recal.
A peça na GM custa de 3 a 4000,00 em Jacarepaguá me cobraram por um genérico 1400,00 estou vendo se consigo algo mais em conta.
Luiz Fernando
Elisandro Barreto
10/04/2013, 16:36
Olá Fláviovelox gostaria de saber se a sua L200 triton a gasolina e gnv esta com boa autonomia e se esta funcionando perfeitamente to querendo comprar uma e quero saber se vai valer a pena.
Elisandro Barreto
30/05/2013, 12:48
Não sei porque o Flávio sumiu não deu mais dicas sobre a Triton com GNV , se teve algum problema e como esta a autonomia do carrão não falou mais nada.
bom dia , sou novo no fórum , mais ando de 4x4 a um bom tempinho não faço trilha sou produtor rural , quero passar minha experiencia com gnv na triton , coloquei a 15 dias , o kit de 5º geração , ficou uma maravilha , andei pela cidade ,pela área rural estes dias 100% essa semana fui viajar , e fiz um teste na rodovia dos bandeirantes 100km/h cravados no piloto automatico fez a maravilha de 13,30 km/m de gnv abastecendo a 1,69 dilmas e na volta com 400 kilos de carga na caçamba com ar ligado e socando o porrete fez 11,90 km /m de gnv e o mais legal coloquei 2 cilindros de 7,5 m em baixo da caçamba entre as longarinhas e o estepe foi remanejado e voltou para o seu lugar de origem .
Galera tenho uma Hilux 2,7 gasolina 2001/2002 com GNV e posso relatar bem oque eh esse acessorio...
o bicho tem 200 mil km... o GNV roda desde os 40 mil km dela....
eu fico em cima do muro para opnar algo porem eu afirmo que... trocas de velas e oleo devem ser sempre priorizadas e deve sempre ser realizado a inspeção veicular de GNV... essas coisas aumentam o custo de manutenção drasticamente do veiculo... porem apresentamos uma redução grande no gasto com gasolina (com 32 reais meu carro anda 180 km)
porem ao atingir 180 mil km meu veiculo necessitou realizar uma retifica de cabeçote (valor de 2 mil reais)... no momento esta em perfeito estado....
enfim esta foi minha experiencia =]
flw pessoal
euclidesneto
04/01/2014, 10:44
bom dia , sou novo no fórum , mais ando de 4x4 a um bom tempinho não faço trilha sou produtor rural , quero passar minha experiencia com gnv na triton , coloquei a 15 dias , o kit de 5º geração , ficou uma maravilha , andei pela cidade ,pela área rural estes dias 100% essa semana fui viajar , e fiz um teste na rodovia dos bandeirantes 100km/h cravados no piloto automatico fez a maravilha de 13,30 km/m de gnv abastecendo a 1,69 dilmas e na volta com 400 kilos de carga na caçamba com ar ligado e socando o porrete fez 11,90 km /m de gnv e o mais legal coloquei 2 cilindros de 7,5 m em baixo da caçamba entre as longarinhas e o estepe foi remanejado e voltou para o seu lugar de origem .
Quanto pagou nesse kit? Qual a autonomia dela no GNV?
Lucas Jow
01/02/2014, 21:43
velho, só abasteço com alcool não emite co2 faz 4,0km/l na cidade e estrada sobe para 5km/l, pesa no bolso andar com ela por isso fica mais tempo na garagem, então uso o carro da empresa um gol 1.0 trend que faço 600km com r$100,00 em alcool na estrada. Vendo por este lado, é o novo golf que estou de olho, porêm perco a minha triton 4x4 v6 power, então nem a pau!!! Gnv gasto $6000 por kit e ainda faço fiasco no posto a cada 150km...
Daivid Menezes
07/04/2014, 11:51
Caro Flávio, eu gostaria de lhe agradecer seu post pois foi e é de extrema importância para minha tomada de decisão na troca do meu Astra 2009 automático por uma Triton V6 ou Diesel Automático (decidindo ainda). Gostaria de obter informações detalhadas como: Você perdeu espaço da caçamba? Pois tem a opção de colocar o botijão embaixo dela. Outro detalhe é sobre a manutenção do carro é mais em conta que o Diesel? E para terminar se o GNV apresentou algum problema algum tempo depois da instalação?
Agradeço e aguardo o companheiro.
Daivid
Daivid Menezes
07/04/2014, 14:17
Mel, eu achei que ficou muito econômica sua Pick-up, desta forma gostaria de mais detalhes sobre a sua Triton, se é automática ou manual? E pelo o que entendi vc realocou o botijão da caçamba parte inferior para a superior por qual(s) motivos(s)?
No aguardo.
DM
Tizigane
07/05/2014, 22:45
Tenho uma Triton 2013 com 18.000 KM Flex, instalei um 5 Geração da BRC , com Valvula externa para abastecimento.... apôs diversas pesquisas fiquei meio em duvida no principio devido a diversas pessoas aqui no Forum dizendo que não aconcelha pq perde potência ...da problema em cambio.. problema disso ... daquilo... ETC ..mas me surpreendeu..Me provou ao contrario .. com um Cilindro de 18 metros Faz 200 KM ,com custo de abastecimento a R$ 1,599 no total de R$ 28,00 rodo 200 KM na Estrada , no Circuito Cidade Transito , Farol Roda 160 KM com 18 Metros. Detalhe praticamente não senti perda de potência , Estou Satisfeito. Detalhe IPVA no proximo ano cai para 2%, Claro com Documento regularizado . Bom essa foi minha experiência sobre a instalação do KIT GNV 5 Geração.
euclidesneto
08/05/2014, 12:03
Quanto custa um kit desses?
Junior-L200Power
08/05/2014, 18:00
Euclides, esse kit está saindo em média a R$2900,00 já incluso a instalação!!
Somente os equipamentos sai na faixa de 2000,00 caso vc tenha alguém que instale mais barato!!
SE fizer toda essa autonomia que o pessoal ta falando compensa pra caramba uma Triton V6 ou ainda a Pajero Full 3.8 V6 do novo modelo!!
Pena que aki na minha cidade fim de mundo não tem GNV, senão eu ja estaria pensando seriamente na Triton V6 viu, pois aki9 na região ela é muito barato...aki encontra Triton Flex 2010 por 60 mil e Triton Flex 2012 por 70.000!!
Sou muito mais uma Triton V6 4x4 A/T do que qlquer S10 ou Ranger Flex da vida!!
euclidesneto
09/05/2014, 09:19
Precisa ver agora como fica a durabilidade e o custo de manutenção para uma alta kilometragem.
Parapa_Sam
20/05/2014, 02:03
GNV eh tudo de bom.
Sou amante do GNV ha aproximadamente 15 anos.
So to esperando a garantia de fabrica terminar pra instalar meu kit 5ª geração.
Abçs do Sam!
Newton Neto
21/05/2014, 17:16
E como está o consumo dessa bruta na gasolina e alcool, Sam!?
[]´s
GNV eh tudo de bom.
Abçs do Sam!
Amatinho
24/05/2014, 16:31
Ontem precisei pegar um TAXI e perguntei como estava o GNV e o carro. Era uma Palio Weekend 1.8.
A resposta dele foi a seguinte:
carro com 440 MIL km ( isso mesmo QUATROCENTOS E QUARENTA MIL) , original , com GNV 3 geração , carro está com ele a 4 anos , comprou com GNV , roda 10 mil por mês. NUNCA TEVE PROBLEMAS, em nada. Nunca foi feito a retifica de cabeçote , bloco ou teve problema por causa do GNV. A única manutenção que faz no sistema de GNV é o ESGOTAMENTO DE ÓLEO do sistema. Ele tem um procedimento que é , usar o carro na Gasolina no início do dia e no final
Falou que o próximo carro vai ser AUTOMÁTICO e com GNV.
ESTÁ dando vontade de instalar na Pajero Sport 3.5. Mas os bujões , vão ficar fora
juliomovel
24/05/2014, 16:54
Boa tarde amigo ainda tem o carro! to na duvida entre uma dessa 0km mas ta bem salgado ainda 105k da pra comprar quase 2 usadas rsrsr e minha duvida e qual consumo dela no álcool e na gasolina manutenção! te deu! quais problemas mais comuns! custo aproximado dos reparos e o gnv ta sendo ou foi feliz no gnv a autonomia total o cambio AT roda legal no gnv sem trancos! me ajuda sou novato no fórum e como to na duvida entre flex e a glx diesel ambas usadas preciso da ajuda dos amigos do fórum para ter meu voto de minerva aqui na minha cidade já vi triton 2009 com gnv por 55k mas tenho medo da manutenção o preço e esse ou ta muito barato tem alguma dica o que eu preciso observar antes de fechar negocio etc... to no aguardo obrigado
juliomovel
24/05/2014, 18:14
GNV eh tudo de bom.
Abçs do Sam!
amigo pode me passar mais detalhes sobre essa fabulosa viatura triton v6 consumo,custo de manutenção,seguro,ipva,comportamento no gnv vc relata que vai esperar a garantia acabar pelo visto já colocou o gnv se colocasse na garanti do veiculo anularia a mesma! ainda tem o carro autonomia dela no álcool desculpas o interrogatório que to muito apreensivo pra comprar a minha e to na duvida entre ela e a glx diesel
Pra quem roda pouco vai de Flex, se é pra usar como carro principal eu iria de diesel. Se bem que o diesel s10 anda bem caro e custo de reparo de turbina, bomba, bicos de alta pressão não são baratos. A triton GLX com 2 mil reais coloca-se bancos de couro melhores que o original e com mais 2 a 3 mil um bom kit multimídia. Fica então uma GLX HPE heheh.
Boa sorte.
Parapa_Sam
25/05/2014, 23:59
E como está o consumo dessa bruta na gasolina e alcool, Sam!?
[]´s
Bem, ñ uso álcool, ñ faço mistura, só uso gasolina.
Consumo/autonomia (100% com gasolina comum da Shell):
Na cidade: parado com arranque a menos de 2000 RPM, sem ar: 7,2 km/l;
Na estrada: esbanjando potência, à 2500/3500 RPM, com picos de 4500 RPM nas ultrapassagens em "OD Off": 8,6 km/l.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
26/05/2014, 01:12
amigo pode me passar mais detalhes...consumo,custo de manutenção,seguro,ipva,comportamento no gnv vc relata que vai esperar a garantia acabar pelo visto já colocou o gnv se colocasse na garanti do veiculo anularia a mesma! ainda tem o carro autonomia dela no álcool desculpas o interrogatório que to muito apreensivo pra comprar a minha e to na duvida entre ela e a glx diesel
Sem problemas ao q vc chama de "interrogatório", Julio.
Devemos compartilhar solidariedade e passar o q temos ciências, até pq sou muito grato a vc's, pois aprendo muito aqui no fórum.
Bem, inicialmente, quero deixar registrado q tô com a minha "Dama de Ferro" (codinome dado pela minha filha de 11 anos de idade) há apenas 6 semanas, logo, ñ tenho, ainda, muitos detalhes para formar opinião, mas ainda sim, vou responder com base nesse pouco tempo de propriedade:
-Consumo: vide post n. 55;
-manutenção: todos os óleos estavam no nível, mas optei em trocar o do cárter + seu filtro, substituindo pelo FRAN (R$ 160, tudo), alinhamento (R$ 60, 2 rodas dianteira), balanceamento (R$ 22, por roda), cambagem (R$ 60, necessário somente em uma roda), verificação das correias (dentadas e as outras: ñ necessitou trocá-las) + verificação das pastilhas (ñ necessitou trocá-las) + limpeza do compartimento do filtro de ar, em relação ao filtro de ar ñ necessitou trocar; toda essa verificação: R$ 30,00.
-seguro: varia de cidade pra cidade e alguns quesitos pessoais, porém, tenho hiper desconto pois meu seguro é corporativo R$ 2.700,00, mas cotei em outras corretoras, ficando o valor (dentre as mais baratas) entre R$ 3.200,00 a 3.500,00. O seguro do veiculo a diesel é mais caro.
-IPVA: ñ sei o valor, pois comprei na Mit com IPVA 2014 pago, mas me parece q aki no RJ custa R$ 2.900,00 (incluindo seg. obrigatório, vistoria, tx de serviço). No RJ, veículos movido a GNV tem subsídio de 75% de desconto somente sobre o valor do imposto. Veiculos a diesel ñ tem esse desconto.
-GNV: Se instalar GNV perde a garantia do motor (só motor) dado pelo fabricante, pois vc está modificando a característica dada por ele, a não ser q vc tenha autorização da Mit para fazer a alteração, o q ñ ocorrerá (obs. a Vw admite a alteração, desde q realizada nas concessionárias Vw).
Ainda ñ instalei o GNV, mas, melhor pensando, ñ vou esperar a garantia de fábrica terminar (em dezembro), vou aguardar apenas a garantia de 3 meses de motor/cx dado vendedor (Raion - Mit) iniciada da data da compra.
Ñ sei autonomia da V6-flex/GNV, mas tenho informes de 130km com cilindro de 18m³, ao custo de R$ 30, aproximadamente.
-V6 flex ou GLX diesel: bem, como dito anteriormente, há mais de 10 anos sou fã incondicional do GNV pelas suas benesses (autonomia, desconto no IPVA), além de q a manutenção de motores a gasolina são menores q a de motores a diesel.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
26/05/2014, 01:17
Pra quem roda pouco vai de Flex, se é pra usar como carro principal eu iria de diesel. Se bem que o diesel s10 anda bem caro e custo de reparo de turbina, bomba, bicos de alta pressão não são baratos. A triton GLX com 2 mil reais coloca-se bancos de couro melhores que o original e com mais 2 a 3 mil um bom kit multimídia. Fica então uma GLX HPE heheh.
Ratifico integralmente o texto do nobre Diogo.
Mas, particularmente, mesmo rodando pouco, ainda sim, fico com a V6-Flex HPE, possibilitando, assim, a instalação do GNV.
Em 2 anos, tiro o investimento do kit face o desconto no IPVA e baixo custo do combustível.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
26/05/2014, 01:57
Ontem precisei pegar um TAXI e perguntei como estava o GNV e o carro. Era uma Palio Weekend 1.8.
A resposta dele foi a seguinte:
carro com 440 MIL km ( isso mesmo QUATROCENTOS E QUARENTA MIL) , original , com GNV 3 geração , carro está com ele a 4 anos , comprou com GNV , roda 10 mil por mês. NUNCA TEVE PROBLEMAS, em nada. Nunca foi feito a retifica de cabeçote , bloco ou teve problema por causa do GNV. A única manutenção que faz no sistema de GNV é o ESGOTAMENTO DE ÓLEO do sistema. Ele tem um procedimento que é , usar o carro na Gasolina no início do dia e no final
Falou que o próximo carro vai ser AUTOMÁTICO e com GNV.
ESTÁ dando vontade de instalar na Pajero Sport 3.5. Mas os bujões , vão ficar fora
Amantinho, pare de pensar e instala logo, ñ irá se arrepender.
Se ñ der pra colocar fora, prefira instalar, ao invés de 1 cilindro de 20m³, 2 de 10m³ deitados lado a lado e sobre eles um console; veja o q fiz na minha TR4, a exemplo semelhante de outro membro daqui do forum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/248217d1286660593-gnv-5a-geracao-no-rio-onde-instalar-tr4-dsc00724.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/mitsubishi/248218d1286660602-gnv-5a-geracao-no-rio-onde-instalar-tr4-dsc00727.jpg
Veja a diferença:
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAKGT5DnFnAGDc3VozvCuKUwUu1tET3X3ik_3xCIipY8wTc GLiyB_CtvbB-ymb6KMmldFJEs5nN9buUDzN6yT9UMAm1T1UIIobQMwHbeCrArw _jaVreeqeX2S.jpg
Saúde e prosperidade!
henriquejoe
26/05/2014, 11:45
Bom pessoal sou novo no forum e também no mundo 4x4 , adquiri a exatamente 20 dias uma Triton 2009 3.5 24v Gasolina com 59mil km .
primeiramente vi que há poucos relatos desse bichão no forum e principalmente quando se trata do GNV . até hj não vi um usuario aqui que houvesse feito tal "façanha" .
Então vamos lá , como não tem muitos relatos sobre essa 4x4 , resolvi compra-la mesmo lendo os poucos relatos que li .
Fatores que me levaram a comprar a triton a gasolina e realmente comprovei que é verdade.
*Valor mais em conta
*Motor mais silencioso
*Manutenção mais em conta .
Agora os contras que notei logo assim que peguei o carro .
*Consumo alto (4 a 5 km/l na cidade e na estrada não passou de 7,5 )
*Falta de alguns itens de conforto. (comum para a diesel tmb . eu tinha um fusion então estranhei um pouco)
*Barulho na caçamba .(comum para a diesel tmb )
Então depois dessa "pequena" descrição do que achei do carro , vamos ao que realmente interessa ... A conversão para GNV
Fatores que me levaram a fazer essa conversão
*IPVA de 4% para 1% , já seria uma economia muito significativa .
*Consumo , 1 m³ de gás além de ser mais barato que o L de gasolina , rende mais .
*e claro levando a Economia .
*Aventura , quis me aventurar a fazer essa conversão , pois como vi poucos ou quase nenhum carro convertido , achei interessante.
Vamos lá , comprei um kit com um amigo meu que é fornecedor então consegui um valor melhor ... o kit é um geração 5, injetado . italiano , com cilindro de 20 m³ extra leve e menor .
Bom o carro ficou de quarta feira agora que passou ou seja dia 25/04 até sabado de manha dia 28/04 .
Primeiras impressões após retirar o carro .
o kit caiu como uma luva no carro ,
Cilindro ficou certinho na caçamba entre os eixos .
Bico para abastecer ao lado de onde abastece a gasolina ,
Botão no painel ficou perfeito , parece até original !!(postarei foto em breve para vcs verem)
Por de baixo do capo , parece que nem foi instalado gnv , os bicos injetores ficam de lado no motor , muito bem colocado , e os restante dos componentes ficaram show no motor .
Agora vamos andar !! peguei o carro no sabado (ontem) , andei com ele na cidade , perfeito , funcionamento normal , não senti perda de potencia , carro na engasga , nd ... como se estivesse andando na gasolina .
Levei o carro para trocar o oléo , não por causa do gnv , mas sim pq tinha pego o carro já a 20 dias e como de costume , todos carros que compro . troco o oléo , por segurança !!
Até ai não marquei consumo !!
Então hoje como tinha que fazer uma viagem resvolvi ir nela , não é o percuso indicado para marcar km , por ter serra no caminho , porém como são primeiras impressões vamos lá .
Sai de volta redonda , interior do rio , com destino mambucaba praia da região de angra dos reis .
ida normal , carro perfeito como disse , tranquilo .
1ª botija fez 163km , achei pouco mas como o mecanico me disse , nos primeiros km , o carro estaria meio que se adaptando e seria a fase de teste , para caso mais tarde seja necessário fazer ajustes .
Então 163km com 20m³ isso dá 8,15 km/m³ , achei um pouco alto ainda mas como disse é os primeiro km do carro e o percuso tinha serra, fato que faz com que o carro beba mais .
Na volta tive que abastecer novamente o carro fui a um posto de gnv em angra , lá o gnv é bem mais caro R$2,20 ...
Carro abastecido , pé na estrada para voltar pra casa . volta normal !! , tudo perfeito .
Cheguei em casa rodei 100 km , e ainda restam no carro 2 bolinhas de gás .
Conclusões dessa viagem !!
Gastei R$70,00 de gás . saiu um pouco mais caro devido ao gnv em angra ser mais caro , se fosse uma viagem pra sp ou rj capital , a economia seria maior ainda !!
Então vamos lá gastei R$70,00 , e a pergunta se fosse na gasolina quanto gastaria fiz umas contas por alto o gasto seria de mais ou menos R$130,00 . economia de R$60,00 , quase 50% .(gasolina na minha região R$3,00) lembrando novamente que só não foi mais economico pois o gnv em angra é R$2,20 e aqui na minha região não é nd barato tmb R$1,85 . para quem está acostumado com rj capital e sp onde o gnv 1,40 ... a economia seria mais ainda !!!
Conclusão da conversão !!
Gostei muito , carro ficou perfeito , mudou nada . cambio funcionando perfeitamente , motor .. tudo !!
Nd há reclamar por enquanto . claro tenho que ver com o andar dos dias , mas por enquanto só alegria .
Bom galera , ficou meio grandinho mas foi porque quis passar todos os detalhes !! , com os passar dos dias irei postar mais detalhes , e também o consumo do carro e como anda sua autonomia !!
Qualquer duvida podem perguntar , terei maior prazer em responder ... e com isso vamos acumulando mais dados sobre esse carro !!
Caro Flavio,
Eu sou de Seropédica e gostaria de informações sobre o local em que vc instalou o KIT. Seria um local de reconhecida expertise? Gostaria de colocar o GNV de acordo como vc disse que fizeram na sua, ou seja, com resevatório embaixo do carro, abastecimento na porta da gasolina (lateral), e designe interno bem integrado (luzes indicadoras do gás). Minha preocupação também é que ao instalarem mexerem muito na parte elétrica, em chicotes e similares. Em suma, gostaria de saber onde posso encontrar uma empresa que faça um serviço limpo. O preço, apesar de alto, parece se pagar com relativa rapidez, pois além do desconto do IPVA no RJ, a economia de quase 50% no conbustível, praticamente paga o investimento em um ano. Finalmente, se o kit de geração 5 permita a lubrificação inicial do sistema, penso que os prejuízos para o motor sejam bastante minimizados.
Abraços,
Henrique
euclidesneto
26/05/2014, 14:40
Bem, ñ uso álcool, ñ faço mistura, só uso gasolina.
Consumo/autonomia (100% com gasolina comum da Shell):
Na cidade: parado com arranque a menos de 2000 RPM, sem ar: 7,2 km/l;
Na estrada: esbanjando potência, à 2500/3500 RPM, com picos de 4500 RPM nas ultrapassagens em "OD Off": 8,6 km/l.
Abçs do Sam!
Nunca mediu o consumo com ar ligado?
26/05/2014, 16:06
Caro Flavio,
Eu sou de Seropédica e gostaria de informações sobre o local em que vc instalou o KIT. Seria um local de reconhecida expertise? Gostaria de colocar o GNV de acordo como vc disse que fizeram na sua, ou seja, com resevatório embaixo do carro, abastecimento na porta da gasolina (lateral), e designe interno bem integrado (luzes indicadoras do gás). Minha preocupação também é que ao instalarem mexerem muito na parte elétrica, em chicotes e similares. Em suma, gostaria de saber onde posso encontrar uma empresa que faça um serviço limpo. O preço, apesar de alto, parece se pagar com relativa rapidez, pois além do desconto do IPVA no RJ, a economia de quase 50% no conbustível, praticamente paga o investimento em um ano. Finalmente, se o kit de geração 5 permita a lubrificação inicial do sistema, penso que os prejuízos para o motor sejam bastante minimizados.
Abraços,
Henrique
Quem fala é Luiz Fernando
Sou do Rio Botafogo, iniciei neste bate papo com a postagem 34, percebi que você esta em dúvida. É comum, esta dúvida eu coloquei o meu primeiro kit na minha Palio weekend 203 já esta com 100.000 e funcionando perfeitamente com meu filho, só não posso te recomendar este local, pois a firma já fechou há 5 anos comprei minha s10 2007 ( como diz minha filha a minha Enterprise) apelido dado, pois ela carrega tudo vai para onde eu for. Comprei em 2009 já com GNV, e 50000K, e só descobri que o kit era 3.0 quando entrei para o bate papo. Nas minhas necessidades de re calibrar, o Gnv para a vistoria acabei encontrando uma oficina em São Cristóvão, Fiel Gás Convertedora o dono è o Reinaldo Rua bela 345. Para encurtar o papo, cheguei lá mandei executar o serviço de troca do redutor que havia furado a membrana Quando descobri que estava sem minha carteira sem lenço nem documento. Ai avisei a ele para parar o serviço, já que ainda dava para voltar em casa e pegar minha carteira. Qual não foi minha surpresa, não tem problema você volta para pagar quando você quiser. Paguei a ele no mesmo dia. Daquele dia em diante minha nave passou a dar 13km por m3 vou do Rio a Petrópolis, abasteço e vou até a Barbacena com 18 m3, sempre carregando +/- 200kg na caçamba antes parava em Juiz de fora para reabastecer, nem penso em colocar o kit 5geração, na volta, venho da roça lá de Formiga Mg com +/- 350 Kg de frutas feijão, Queijo, tudo para distribuir entre os amigos. Não posso recomendar uma instalação, pois não foi feita lá, mas o atendimento e o serviço, nunca fui tão bem tratado em uma oficina.
Obs: com relação a colocar dois tanques a minha pálio eu fiz desta maneira das fotos postadas, quando você precisa colocar algo mais comprido pela porta traseira com os bancos deitados o tanque maior impede, o problema é o custo no quinto ano para a revisão dos tanques você paga o dobro, mas eu acredito que você não é com eu que casa com o carro.
Boa sorte na sua decisão
Luz Fernando
Parapa_Sam
27/05/2014, 21:26
...Eu sou de Seropédica e gostaria de informações sobre o local em que vc instalou o KIT. Seria um local de reconhecida expertise? Gostaria de colocar o GNV...com resevatório embaixo do carro, abastecimento na porta da gasolina (lateral), e designe interno bem integrado (luzes indicadoras do gás). Minha preocupação também é que ao instalarem mexerem muito na parte elétrica, em chicotes e similares. Em suma, gostaria de saber onde posso encontrar uma empresa que faça um serviço limpo. ...se o kit de geração 5 permita a lubrificação inicial do sistema, penso que os prejuízos para o motor sejam bastante minimizados.
Saudações Henrique.
Inicialmente, sugiro q vc escolha kit's italianos, apesar de alguns brasileiros serem bons.
Dito isto, para instalação do seu kit, indico a ITALIANGÁS, situado na Av. Brasil, 6040, Bonsucesso, RJ.
Fale com Bruno (dono). Ele conhece este Fórum por indicação minha, inclusive ele fez desconto especial para alguns membros aki do 4x4Brasil. Diga q vc conheceu a convertedora através deste Fórum.
Italian Gás | Um novo conceito em AUTO CENTER GNV (http://www.italiangas.com.br/)
O Bruno já trabalhou na Itália na própria Landrenzo e no Brasil montou sua convertedora especialmente com produtos italianos. A Itália foi um dos 1ºs países a deter a tecnologia do GNV.
A Italiangás me impressionou, pois além de ter o programa específico para entrar na central do veiculo (n conhenço outra convertedora q tenha esse programa, a maioria é tercerizado, e qdo precisa entrar na central, vc tem q deixar o veiculo e pegar 3 dias após), bem como o maquinário sobre o qual repousa o veículo para testar o torque do veículo funcionando a GNV (poucas empresas no RJ tem esse aparelho).
Advirto antes de optar pelo kit 3ª ou 5ª geração, vc deve obter informações, pois na TR4, só fica bom o de 5ª geração.
A diferença entre as 2 gerações ñ são distantes, logo, opte pelo kit 5ª geração, ainda q venha parcelar a conversão.
A Italiagás faz todos esses serviços q vc deseja. No meu caso (na TR4), além de um descontão, o Bruno me deu de cortesia a entrada de abastecimento de GNV no compartimento de abastecimento da gasolina.
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
27/05/2014, 21:32
Nunca mediu o consumo com ar ligado?
Na verdade qdo tirei essa autonomia, usava eventualmente o AR, pois foi uma semana de chuva e estava frio o q ñ necessitava 100% de uso do AR (eu diria q usei o AR aproximadamente 40% dos percursos).
Mas respondo negativamente a sua pergunta: nunca tirei a autonomia na cidade com 100% do AR ligado (só na estrada foi 100% com AR).
Abçs do Sam!
euclidesneto
28/05/2014, 12:14
De qualquer forma, seu pé é bem leve. Acho que nuca vi um relato de consumo tão baixo por aqui.
Em rodovia sem ar, sozinho no carro e não passando dos 100km/h nem deixando o carro reduzir para terceira marcha em aclives, andando com pé de fada mesmo, meu melhor consumo foi 8.2km/l com gasolina. Na mesma condução com alcool fiz 5.7. Fica meu relato.
jackalbr
10/07/2014, 18:40
Boa sorte.
Diogo, até concordo, mais fica uma HPE manual....
fabio.santos
15/09/2014, 11:31
Amigos,
Vou compartilhar a experiência que tive na loucura de instalar GNV na Triton HPE Flex AT.
A minha é 2013 com 18 mil km, Fiz a instalação na Gás Catapreta, que fica na Bandeirantes. Coloquei um kit 5ª geração da BRC com um cilindro de 20 m³.
Instalação feita dentro do tempo programado, até ai tudo bem. Quando peguei o carro, fiz o primeiro teste utilizando o GNV, o carro estava todo desregulado, ao acelerar fundo não trocava a marcha, quando voltava para gasolina tudo ficava normal. Feito varias regulagens e a principio ficou mais o menos... percebi uma perca de potencia gigantesca. Rodei desse jeito por umas duas semanas. A economia é fantástica, com 29 reais rodo 120 km, porém percebi que algumas vezes ao frear bruscamente chegando a parar e voltar a acelerar o carro morre. Fui na loja e pedi pra verificar esse problema, o técnico regulou regulou mas continuou com o mesmo problema... depois de uns 2 meses andando dessa forma, fui fazer uma viagem de 200km, quando estava subindo uma pequena serra, percebi que o carro estava perdendo muito a potencia, ai pensei comigo... "tudo bem, vou colocar na gasolina pra subir essa serra", quando que para minha surpresa na gasolina ocorreu a mesmo problema... na subida o carro não passava de 60 Kh, fiquei desesperado... resultado na subida forte não passa de 60 kh e nas retas não passa de 110 kh. Levei na convertedora e o técnico já foi falando que era problema no carro e que o gás não tinha nada a ver... agora não sei o que faço... se eu levar na concessionaria vão falar que é culpa do gás... estou extremamente preocupado/arrependido. E minha mulher falando no meu houvido que eu acabei com o carro... kkkk
Alguém ai tem uma ideia para me ajudar?
Abraço
Mitsubishi, L-200 - Triton, V6, 24V, 3.5 CD, Flex/GNV.
dojao campeao
15/09/2014, 11:55
Fábio, isso está me parecendo defeito do kit ou incompetência da instaladora, pois esse motor é conhecido por de adaptar fácil ao GNV, para vc ter uma idéia do quanto ele é "versátil" no quesito paladar, um colega daqui que inclusive é proprietário de oficina mecânica, tinha uma pajerinho da antiga e começou sem nenhuma adaptação a mixar álcool/gasolina , 20/80, 40/60, e assim sucessivamente até só abastecer com etanol, e mesmo sem mecanismo de partida a frio (o clima aqui ajuda), o carro funcionava redondo, tendo ele prejuízo apenas no din din, pois a relação consumo/preço não era favorável!
Parapa_Sam
16/09/2014, 23:30
...
Alguém ai tem uma ideia para me ajudar?...
Acelerando ha uns 60 km no gnv, sem tirar o pé do acelerador, vc passar pra gasolina, ela dá tranco?
Qto vc pagou?
A convertedora fez algum furo no tubo q sai do filtro de ar (e q leva ar pro coletor)?
A convertedora tem o programa q acessa a central do carro? ou vc deixa o carro pra regular e pega 2 ou 3 dias depois?
To achando q eles instalaram kit de 3ª geração ou então ñ tem o programa pra entrar na central do carro e regular.
Mas em ambos os casos, dá uma chegada na Italian Gas na Av. Brasil, 6040, Bonsucesso.
Italian Gás | Um novo conceito em AUTO CENTER GNV (http://www.italiangas.com.br/)
Fale com o Bruno (dono). Ele trabalhou na Land Renzo na Itália, e foi ele qm trouxe a Land Renzo pro Brasil
Bruno conhece nós do 4x4 Brasil. ele tem muita afeição por 4x4.
Sou fã de GNV desde os anos 90 e nunca tive problema com esse combustível e sistema.
Eu descobri essa cara em 2011 mesmo (data em q ele montou a convertedora) e passei a indicar a Italiangas aki no forum.
Inclusive instalei gnv com ele ha 2 meses atras.
ele ñ deve se lembrar de mim, pois so apareço de 3 em 3 anos lá pra instalar gnv em carro recém adquirido, mas leve meu nome (SAMUEL). O cara é 10. Bate autos papos.
Bem, falando de gnv. Ñ tenho o menor problema com minha vtr. Se quer, noto perda de potencia ao transpor gas pra gnv.
Nas subidas, vai tranquilo. Ñ sou de correr, mas na estrada já dei 145 km no gnv; e iria mais se quisesse, mas ñ quis ir além.
Com certeza, ou seu kit é 3º geração ou tá bichado.
Boa sorte irmao!
Senhores, vou contar a minha experiência com GNV.
Em 2009 tinha um Vectra GLS 96, carro bem rodado meio judiado mas era o que tinha, andava bem e claro, bebia bem: 8 na gasolina, 2.0 MPFI; meu pé não é leve. Mas como morava a uma quadra do trabalho, não precisava de um carro econômico, ia a pé. So que passei em um concurso no mesmo ano, fui chamado e comecei a rodar cerca de 60km/dia, 1.200 por mês. O bolso arriou. Fui na concessionário da GM, peguei um Prisma 1.4 Flex... 8,5 no álcool, mas pelado, sem ar, direção, nada; só o bendito "kit-curitiba": ar-quente, desembaçador, alarme e trava-elétrica. Aguentei 01 ano e meio com ele, rodei 20mil km. Pesquisei e achei uma Pajero Sport 1999/2000 3.0 24v 4x4, completa, automática com GNV de 2a geração. Me abraçei.
A média dela sempre foi de 6,5 a 7 usando o cambio em modo drive e como o kit é de 2a geração, algumas vzs fazia o temido back-fire. Aprendi a dirigir com pé de moça para evitar o back-fire e o carro passou a fazer 7,5km/m3 de GNV. Mas aconteceu que tive que vendê-la em 2012, mudou meu horario de trabalho, minha esposa precisava de um carro para ela e dela fiz dois carros; me arrependo muito por ter feito isto.
Ano passado, 2013, peguei ela de volta. Com 07 parcelas do leasing atrasadas, 2 mil de documentação e minha carteira suspensa. Havia vendido-a para um parente sem fazer a transferência; nunca mais faço isto, aprendi. Família é uma coisa, parente é outra.
Quando peguei-a, parei e gastei forte para revisá-la: troquei velas, cabos de vela, todos os filtros, óleos lubrificantes, fluídos do freio e arrefecimento e de quebra mandei fazer a limpeza no interior (achei uma camisinha usada dentro do carro). Paguei os docs, fiz a vistoria, reprovei, fiz a qualificação dos cilindros, refiz a vistoria e boa. Documento na mão, CNH na mão após 03 meses sem a bendita e vamos para a labuta.
Só que, rodando mais ainda; moro ainda mais longe quem em 2012, portanto rodo 2.000km/mês. Nos 09 meses que estou com ela, a media geral está em 7,5km/m3 com gnv a R$ 1,94, gasto mensal de R$ 517,00. Antes de pegá-la novamente, estava com um Peugeot 206 1.4 Flex 2008. Comparando com ele, que fazia 9,5 na gasolina, economizo
R$ 114,00 por mês só no combustível.
Se contar mais IPVA, licenciamento, financiamento, desvalorização e sem manutenção, que acreditem do 206 não é barata, gasto hoje R$ 2.823,00 a menos, rodando com um carro maior, melhor, mais seguro e completo só que 8 anos mais velho.
Amigos,
Vou compartilhar a experiência que tive na loucura de instalar GNV na Triton HPE Flex AT.
A minha é 2013 com 18 mil km, Fiz a instalação na Gás Catapreta, que fica na Bandeirantes. Coloquei um kit 5ª geração da BRC com um cilindro de 20 m³.
Instalação feita dentro do tempo programado, até ai tudo bem. Quando peguei o carro, fiz o primeiro teste utilizando o GNV, o carro estava todo desregulado, ao acelerar fundo não trocava a marcha, quando voltava para gasolina tudo ficava normal. Feito varias regulagens e a principio ficou mais o menos... percebi uma perca de potencia gigantesca. Rodei desse jeito por umas duas semanas. A economia é fantástica, com 29 reais rodo 120 km, porém percebi que algumas vezes ao frear bruscamente chegando a parar e voltar a acelerar o carro morre. Fui na loja e pedi pra verificar esse problema, o técnico regulou regulou mas continuou com o mesmo problema... depois de uns 2 meses andando dessa forma, fui fazer uma viagem de 200km, quando estava subindo uma pequena serra, percebi que o carro estava perdendo muito a potencia, ai pensei comigo... "tudo bem, vou colocar na gasolina pra subir essa serra", quando que para minha surpresa na gasolina ocorreu a mesmo problema... na subida o carro não passava de 60 Kh, fiquei desesperado... resultado na subida forte não passa de 60 kh e nas retas não passa de 110 kh. Levei na convertedora e o técnico já foi falando que era problema no carro e que o gás não tinha nada a ver... agora não sei o que faço... se eu levar na concessionaria vão falar que é culpa do gás... estou extremamente preocupado/arrependido. E minha mulher falando no meu houvido que eu acabei com o carro... kkkk
Alguém ai tem uma ideia para me ajudar?
Abraço
Mitsubishi, L-200 - Triton, V6, 24V, 3.5 CD, Flex/GNV.
Amigo fabio.santos, eu diria que fizeram cagada na instalação. Já vi o carro perder torque em subida, mas foi em decorrência de um back-fire acontecido momentos antes, que leva a central da injeção a atrasar o ponto pra proteger o motor.
Ele está ocorrendo pelo Kit ser bem antigo e precisar passar por reparos, que deverá ocorrer na semana que vem, se não trocar direto por um de 5a geração.
euclidesneto
17/09/2014, 14:49
O que é back-fire?
fabio.santos
17/09/2014, 15:27
Acelerando ha uns 60 km no gnv, sem tirar o pé do acelerador, vc passar pra gasolina, ela dá tranco?
Qto vc pagou?
A convertedora fez algum furo no tubo q sai do filtro de ar (e q leva ar pro coletor)?
A convertedora tem o programa q acessa a central do carro? ou vc deixa o carro pra regular e pega 2 ou 3 dias depois?
To achando q eles instalaram kit de 3ª geração ou então ñ tem o programa pra entrar na central do carro e regular.
Mas em ambos os casos, dá uma chegada na Italian Gas na Av. Brasil, 6040, Bonsucesso.
Fale com o Bruno (dono). Ele trabalhou na Land Renzo na Itália, e foi ele qm trouxe a Land Renzo pro Brasil
Bruno conhece nós do 4x4 Brasil. ele tem muita afeição por 4x4.
Sou fã de GNV desde os anos 90 e nunca tive problema com esse combustível e sistema.
Eu descobri essa cara em 2011 mesmo (data em q ele montou a convertedora) e passei a indicar a Italiangas aki no forum.
Inclusive instalei gnv com ele ha 2 meses atras.
ele ñ deve se lembrar de mim, pois so apareço de 3 em 3 anos lá pra instalar gnv em carro recém adquirido, mas leve meu nome (SAMUEL). O cara é 10. Bate autos papos.
Bem, falando de gnv. Ñ tenho o menor problema com minha vtr. Se quer, noto perda de potencia ao transpor gas pra gnv.
Nas subidas, vai tranquilo. Ñ sou de correr, mas na estrada já dei 145 km no gnv; e iria mais se quisesse, mas ñ quis ir além.
Com certeza, ou seu kit é 3º geração ou tá bichado.
Boa sorte irmao!
Olá Parapa_Sam
Na subida forte de serra, o carro não passa de 60 km\h não importa como eu pise no acelerador e aparentemente não da tranco não... na convertedora ninguém falou nada pra mim sobre passar pra gasolina quando o motor exige maior potencia, então acredito que só utilize gás mesmo. O kit todo saiu 5.500,00 reais, não lembro de ter visto furo no tubo do filtro, vou tirar uma foto do motor pra postar aqui. Eu sei que eles tem um scaner para ver os erros do módulo do carro e sei que eles tentaram resetar os parâmetros do carro... eu nunca deixo o carro sozinho, sempre estou acompanhando. A regulagem do GNV é todo por computador com programa especifico da BRC, teoricamente é uma convertedora bem organizada e sempre ta cheio de carro convertendo, mas nunca vi L200 lá... rs
Eu até liguei na Italian Gás, só falaram que não trabalham com o kit da BRC, só Land Renzo.
Depois que voltei na convertedora, eles desconectaram toda a parte elétrica do kit para ver se o carro voltava ao normal... más não adiantou, ai falaram que por algum motivo a caixa perdeu a programação e que será necessário fazer a reprogramação do cambio... e o cara falou que ia falar com um conhecido que faz esse reprogramação... ou seja, vou ter que esperar um pouco, enquanto isso vou ficar andando na gasolina mesmo. Quando tiver mais noticias eu posto.
Abraço
Parapa_Sam
18/09/2014, 00:54
Torço q seja somente perda da programação do câmbio.
Abçs
O que é back-fire?
É o retrocesso da chama, literalmente falando. Pode ocorrer em kits de GNV aspirados por alguns fatores, como:
1) Falta de manutenção de velas e cabos;
2) Kit GNV inadequado para o veículo;
3) Kit GNV mau regulado;
No meu caso, precisarei levar o carro para avaliar o problema mas minimizei o problema com os seguintes passos:
1) Fechei a caixa do filtro de ar que estava aberta por falta das presilhas. Meti um parafuso de rosca soberba do lado de fora da caixa e funcionou ao menos até encontrar as presilhas para o bendito. Isto melhorou bastante o torque em baixa rotação no GNV. Na gasolina senti uma leve melhora com o filtro aberto.
2) Abri a torneira na válvula de abastecimento no cofre de motor, que estava em 30% para 100% deixando o regulador de pressão fazer o trabalho dele, melhorando a alimentação do motor em alta rotação. Sentia que estava estrangulado, com a mistura pobre.
3) Fechei totalmente a válvula que libera o gnv antes da borboleta e depois do sensor maf. Passei para a gasolina, liguei, passei para o gnv, obviamente morreu. Fui refazendo o processo até ter um pouco de lenta, depois fui abrindo-o até deixar a lenta estável.
Os passos ajudaram a amenizar, como disse, mas não para solucionar e estou ciente disto. Já estou preparando a troca de velas e cabos (faço a cada 15mil pelo gnv) e um possível reparo no regulador de pressão do GNV.
E vamos em frente.
fabio.santos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/90729.html)
, muito estranho.
A meu ver, está faltando torque no motor. Como disse, a minha fez isto e foi mesmo por falta de torque em virtude de um back-fire momentos antes que me abriu novamente a caixa do filtro de ar que combinado com o atraso no ponto feito pela injeção derrubou o torque lá em baixo. Travei o cambio em 2a e subi não passando de 40, mas não era uma br.
Isto foi de manhã, no final da tarde para voltar para casa o carro estava normal, mas claro, tive que fechar a caixa do filtro de ar.
Newton Neto
18/09/2014, 11:32
Senhores, vou contar a minha experiência com GNV.
Em 2009 tinha um Vectra GLS 96, carro bem rodado meio judiado mas era o que tinha, andava bem e claro, bebia bem: 8 na gasolina, 2.0 MPFI; meu pé não é leve. Mas como morava a uma quadra do trabalho, não precisava de um carro econômico, ia a pé. So que passei em um concurso no mesmo ano, fui chamado e comecei a rodar cerca de 60km/dia, 1.200 por mês. O bolso arriou. Fui na concessionário da GM, peguei um Prisma 1.4 Flex... 8,5 no álcool, mas pelado, sem ar, direção, nada; só o bendito "kit-curitiba": ar-quente, desembaçador, alarme e trava-elétrica. Aguentei 01 ano e meio com ele, rodei 20mil km. Pesquisei e achei uma Pajero Sport 1999/2000 3.0 24v 4x4, completa, automática com GNV de 2a geração. Me abraçei.
A média dela sempre foi de 6,5 a 7 usando o cambio em modo drive e como o kit é de 2a geração, algumas vzs fazia o temido back-fire. Aprendi a dirigir com pé de moça para evitar o back-fire e o carro passou a fazer 7,5km/m3 de GNV. Mas aconteceu que tive que vendê-la em 2012, mudou meu horario de trabalho, minha esposa precisava de um carro para ela e dela fiz dois carros; me arrependo muito por ter feito isto.
Ano passado, 2013, peguei ela de volta. Com 07 parcelas do leasing atrasadas, 2 mil de documentação e minha carteira suspensa. Havia vendido-a para um parente sem fazer a transferência; nunca mais faço isto, aprendi. Família é uma coisa, parente é outra.
Quando peguei-a, parei e gastei forte para revisá-la: troquei velas, cabos de vela, todos os filtros, óleos lubrificantes, fluídos do freio e arrefecimento e de quebra mandei fazer a limpeza no interior (achei uma camisinha usada dentro do carro). Paguei os docs, fiz a vistoria, reprovei, fiz a qualificação dos cilindros, refiz a vistoria e boa. Documento na mão, CNH na mão após 03 meses sem a bendita e vamos para a labuta.
Só que, rodando mais ainda; moro ainda mais longe quem em 2012, portanto rodo 2.000km/mês. Nos 09 meses que estou com ela, a media geral está em 7,5km/m3 com gnv a R$ 1,94, gasto mensal de R$ 517,00. Antes de pegá-la novamente, estava com um Peugeot 206 1.4 Flex 2008. Comparando com ele, que fazia 9,5 na gasolina, economizo
R$ 114,00 por mês só no combustível.
Se contar mais IPVA, licenciamento, financiamento, desvalorização e sem manutenção, que acreditem do 206 não é barata, gasto hoje R$ 2.823,00 a menos, rodando com um carro maior, melhor, mais seguro e completo só que 8 anos mais velho.
Amigo!
Tbm sou de Curitiba! Legal sua experiência! Tbm rodo bastante todos os dias, pelo mesmo motivo que vc!
Onde tem feito manutenção na Pajero?
Abraços!
Ola Newton.
De motor, suspensão, caixa e 4x4 tenho feito na Bortolini (Rua Prof João Soares Barcellos, Vila Hauer). A revisão do GNV fiz na CTA (Rua Anne Frank, tb na Vila Hauer, homologado pelo IMetro e Detran/PR). Já a manutenção do GNV estou para levar por indicação de um amigo na GasTurbo (Av das Torres, Uberaba).
fabio.santos
14/10/2014, 16:34
É RECOMENDÁVEL A UTILIZAÇÃO DO GNV NOS VEÍCULOS
COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA?
http://www.brasilautomatico.com.br/imagens/materias/fig-1-gnv.jpgUma das discussões mais comuns entre proprietários e reparadores de veículos equipados com transmissão automática é se o uso de GNV - Gás Natural Veicular pode prejudicar de alguma forma o veículo como um todo e a transmissão automática em particular.
De maneira geral, podemos afirmar que a utilização de GNV mais prejudica do que traz benefícios para o proprietário, senão vejamos:
Na coluna "benefícios", computamos em primeiro lugar o custo do combustível GNV, que está em média 50% a 60% mais barato do que a gasolina, levando-se em conta o quilômetro rodado.
Podemos alistar também o fato de que o gás natural veicular é um combustível mais "limpo" do que a gasolina, uma vez que emite muito menos poluentes e particulados para a atmosfera,(em torno de 30% menos, no geral) o que ambientalmente falando é um grande benefício.
Porém, do ponto de vista técnico, e agora começa a coluna "desvantagens", o gás é um combustível com maior poder calórico e com menor poder lubrificante comparado com a gasolina, e os motores que o utilizam apresentam uma temperatura mais elevada na câmara de combustão, diminuindo a vida útil de seus componentes.
O investimento inicial para a instalação do GNV também deve ser levado em conta, algo em torno de R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 em média, o que somente se justifica se o proprietário roda bastante, em média 100 km por dia, durante 1 ano aproximadamente para amortizar este investimento inicial. Será que compensa?
http://www.brasilautomatico.com.br/imagens/materias/fig-2-gnv.jpgUma outra consideração é o fato de que o espaço útil do veículo fica prejudicado com a diminuição da área de bagagem ocupada pelo cilindro de gás. A suspensão também se desgasta mais rapidamente, uma vez que é projetada para um peso específico e tem seus fatores de carga modificados.
Como exemplo, citamos o fato de que um simples item planejado de fábrica, como o ar condicionado, leva molas e amortecedores recalibrados, portanto diferentes dos veículos que saem de fábrica sem ele. (O peso deste item nem de perto se assemelha ao do sistema de Gás Veicular).
O sistema de freios também sofre mais com o peso extra, sem contar a alteração do Centro de Gravidade do veículo, alterando seu comportamento nas freadas.
Tratando-se especificamente do efeito nocivo que os veículos transformados para GNV enfrentam no sistema de injeção de combustível e no gerenciamento do câmbio automático, sabemos que uma das etapas da transformação exige a instalação de um "emulador" ou simulador de condições de funcionamento dos sensores e atuadores comuns aos dois sistemas e portanto, tanto o sistema de injeção quanto o sistema de gerenciamento do câmbio automático são completamente alterados em seus padrões de fábrica, fazendo com que os dois sistemas trabalhem fora dos parâmetros para os quais foram projetados. Os momentos de troca de marchas e reduções ficam completamente diferentes também, pois a curva de torque do motor, que fornece a diretriz para as mudanças, foi alterada em razão do combustível diferente utilizado.
O resultado é que o câmbio trabalha fora de seus limites, gerando uma temperatura mais alta, com seu comportamento ficando "estranho" para o proprietário, que às vezes nem se dá conta de que o motivo é a troca do combustível e a "invasão" do sistema de gerenciamento do motor/transmissão.
Como "desvantagens" considere-se também, sem desmerecer os técnicos em geral, que nem sempre as intervenções nos chicotes e fiações bem como a qualidade das emendas são levadas em conta.
Nos veículos modernos, equipados com linhas de dados de computadores super sensíveis, isto tem sido uma agravante e tanto. Alguns veículos que sofrem a transformação, não chegam a sair da oficina instaladora por seus próprios meios.
http://www.brasilautomatico.com.br/imagens/materias/fig-3-gnv.jpgSomos partidários do lema "Original acima de tudo", pois os parâmetros de fábrica são gerados a partir de estudos de engenharia que demoram, dependendo do sistema, em média para cada veículo, 4 anos para serem afinados, atendendo aos limites de emissões de poluentes, condições de dirigibilidade, máximo desempenho dos componentes, indicadores de segurança, etc.
Sempre que um veículo é modificado depois que sai de fábrica, isto só poderá comprometer o bom desempenho do mesmo. Que o digam os infelizes proprietários de veículos que perderam a garantia de fábrica após terem modificado para GNV e tiveram seus motores e transmissões danificados pelas condições de utilização geradas pelo novo combustível.
Quem duvidar, que verifique as condições de garantia expressas no manual do proprietário emitidas pelo fabricante.
Na dúvida, recomendamos não alterar seu veículo, pois "O barato sai caro".
Redação BrasilAutomatico
Srs boa noite!
Comprei uma pajero sport 3.5 v6 flex 10/11 a duas semanas, atualmente ela esta com 39 mil km, esta apresentando uma alteração na temperatura!
Gostaria de saber se alguem observa esse comportamento nos seus veiculos com mesmo motor! Ou se é algum problema no meu veiculo!
Quando utilizo a pajero no transito urbano no meio do dia, nas horas mais quentes ela esta alterando a temperatura do motor saindo do meio do marcador e chegando a posição de 3/4 e com isso o ar-condicionado para de gelar!
Fui a ccs mit que alegou ser normal! Mais discordo! Ja que moro em uma cidade pequena e nao creio que 20 min em transito lento mais andando possa causar esta alteração!
O carro ficava parado muito tempo com antigo dono e por isso estou desconfiando da valvula termostatica!
Mais gostaria de ouvir alguma opnião ou relato caso tenham passado pela mesma situação!!
Desde ja agradeço o apoio!
480528
foto do mostrador de temperatura!
Srs boa noite!
Comprei uma pajero sport 3.5 v6 flex 10/11 a duas semanas, atualmente ela esta com 39 mil km, esta apresentando uma alteração na temperatura!
Gostaria de saber se alguem observa esse comportamento nos seus veiculos com mesmo motor! Ou se é algum problema no meu veiculo!
Quando utilizo a pajero no transito urbano no meio do dia, nas horas mais quentes ela esta alterando a temperatura do motor saindo do meio do marcador e chegando a posição de 3/4 e com isso o ar-condicionado para de gelar!
Fui a ccs mit que alegou ser normal! Mais discordo! Ja que moro em uma cidade pequena e nao creio que 20 min em transito lento mais andando possa causar esta alteração!
O carro ficava parado muito tempo com antigo dono e por isso estou desconfiando da valvula termostatica!
Mais gostaria de ouvir alguma opnião ou relato caso tenham passado pela mesma situação!!
Desde ja agradeço o apoio!
A minha fez a mesma coisa no sábado, minha esposa estava dirigindo-a com o ar ligado e ficou 20 mins em um engarrafamento. Na 2a, olhei o nível da água e estava abaixo do mínimo. Completei e ontem pegamos um trânsito parecido. O motor esquentou no mesmo nível do seu, desliguei o ar e baixou um pouco. Mas só normalizou quando saímos e pegamos uma quadra sem trânsito e com ar fresco.
Eu não chequei, mas desconfio que ventoinha elétrica não está ligando.
a minha fez a mesma coisa no sábado, minha esposa estava dirigindo-a com o ar ligado e ficou 20 mins em um engarrafamento. Na 2a, olhei o nível da água e estava abaixo do mínimo. Completei e ontem pegamos um trânsito parecido. O motor esquentou no mesmo nível do seu, desliguei o ar e baixou um pouco. Mas só normalizou quando saímos e pegamos uma quadra sem trânsito e com ar fresco.
Eu não chequei, mas desconfio que ventoinha elétrica não está ligando.
eu cheguei a pensar nela tambem! Mais verifiquei e na minha esta funcionando normalmente!
Estou desconfiado da valvula termostática e da embreagem viscosa!!
Pelo fato dela ter ficado muito parada!!! Esta com 39 mil km e 4 anos de uso.
dojao campeao
15/10/2014, 10:06
A minha Triton (tanto quanto uma 2010 q eu tinha) nunca passou do meio, porém a ventoinha do ar liga e desliga constantemente de forma intermitente quando no trânsito e intenso!
eu cheguei a pensar nela tambem! Mais verifiquei e na minha esta funcionando normalmente!
Estou desconfiado da valvula termostática e da embreagem viscosa!!
Pelo fato dela ter ficado muito parada!!! Esta com 39 mil km e 4 anos de uso.
Li relatos de pessoal que resolveu apenas trocando a tampa do radiador. Menos de R$ 10,00... Não notei nenhuma anormalidade na rotação da ventoinha principal, então acho que a embreagem da polia está ok. Mas a água está bem suja e baixa após dar estas esquentadas.
Como vou encostá-la para uma revisão geral na semana que vem, vou aproveitar para trocar todo o fluído do radiador que está bem sujo.
Att
A minha Triton (tanto quanto uma 2010 q eu tinha) nunca passou do meio, porém a ventoinha do ar liga e desliga constantemente de forma intermitente quando no trânsito e intenso!
Pois é. Não ouço a minha ligar. Enfim, coisas a serem checadas. Enquanto isto, nada de ar-condicionado no trânsito.
É RECOMENDÁVEL A UTILIZAÇÃO DO GNV NOS VEÍCULOS
COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA?
http://www.brasilautomatico.com.br/imagens/materias/fig-1-gnv.jpgUma das discussões mais comuns entre proprietários e reparadores de veículos equipados com transmissão automática é se o uso de GNV - Gás Natural Veicular pode prejudicar de alguma forma o veículo como um todo e a transmissão automática em particular.
De maneira geral, podemos afirmar que a utilização de GNV mais prejudica do que traz benefícios para o proprietário, senão vejamos:
Na coluna "benefícios", computamos em primeiro lugar o custo do combustível GNV, que está em média 50% a 60% mais barato do que a gasolina, levando-se em conta o quilômetro rodado.
Podemos alistar também o fato de que o gás natural veicular é um combustível mais "limpo" do que a gasolina, uma vez que emite muito menos poluentes e particulados para a atmosfera,(em torno de 30% menos, no geral) o que ambientalmente falando é um grande benefício.
Porém, do ponto de vista técnico, e agora começa a coluna "desvantagens", o gás é um combustível com maior poder calórico e com menor poder lubrificante comparado com a gasolina, e os motores que o utilizam apresentam uma temperatura mais elevada na câmara de combustão, diminuindo a vida útil de seus componentes.
O investimento inicial para a instalação do GNV também deve ser levado em conta, algo em torno de R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 em média, o que somente se justifica se o proprietário roda bastante, em média 100 km por dia, durante 1 ano aproximadamente para amortizar este investimento inicial. Será que compensa?
http://www.brasilautomatico.com.br/imagens/materias/fig-2-gnv.jpgUma outra consideração é o fato de que o espaço útil do veículo fica prejudicado com a diminuição da área de bagagem ocupada pelo cilindro de gás. A suspensão também se desgasta mais rapidamente, uma vez que é projetada para um peso específico e tem seus fatores de carga modificados.
Como exemplo, citamos o fato de que um simples item planejado de fábrica, como o ar condicionado, leva molas e amortecedores recalibrados, portanto diferentes dos veículos que saem de fábrica sem ele. (O peso deste item nem de perto se assemelha ao do sistema de Gás Veicular).
O sistema de freios também sofre mais com o peso extra, sem contar a alteração do Centro de Gravidade do veículo, alterando seu comportamento nas freadas.
Tratando-se especificamente do efeito nocivo que os veículos transformados para GNV enfrentam no sistema de injeção de combustível e no gerenciamento do câmbio automático, sabemos que uma das etapas da transformação exige a instalação de um "emulador" ou simulador de condições de funcionamento dos sensores e atuadores comuns aos dois sistemas e portanto, tanto o sistema de injeção quanto o sistema de gerenciamento do câmbio automático são completamente alterados em seus padrões de fábrica, fazendo com que os dois sistemas trabalhem fora dos parâmetros para os quais foram projetados. Os momentos de troca de marchas e reduções ficam completamente diferentes também, pois a curva de torque do motor, que fornece a diretriz para as mudanças, foi alterada em razão do combustível diferente utilizado.
O resultado é que o câmbio trabalha fora de seus limites, gerando uma temperatura mais alta, com seu comportamento ficando "estranho" para o proprietário, que às vezes nem se dá conta de que o motivo é a troca do combustível e a "invasão" do sistema de gerenciamento do motor/transmissão.
Como "desvantagens" considere-se também, sem desmerecer os técnicos em geral, que nem sempre as intervenções nos chicotes e fiações bem como a qualidade das emendas são levadas em conta.
Nos veículos modernos, equipados com linhas de dados de computadores super sensíveis, isto tem sido uma agravante e tanto. Alguns veículos que sofrem a transformação, não chegam a sair da oficina instaladora por seus próprios meios.
http://www.brasilautomatico.com.br/imagens/materias/fig-3-gnv.jpgSomos partidários do lema "Original acima de tudo", pois os parâmetros de fábrica são gerados a partir de estudos de engenharia que demoram, dependendo do sistema, em média para cada veículo, 4 anos para serem afinados, atendendo aos limites de emissões de poluentes, condições de dirigibilidade, máximo desempenho dos componentes, indicadores de segurança, etc.
Sempre que um veículo é modificado depois que sai de fábrica, isto só poderá comprometer o bom desempenho do mesmo. Que o digam os infelizes proprietários de veículos que perderam a garantia de fábrica após terem modificado para GNV e tiveram seus motores e transmissões danificados pelas condições de utilização geradas pelo novo combustível.
Quem duvidar, que verifique as condições de garantia expressas no manual do proprietário emitidas pelo fabricante.
Na dúvida, recomendamos não alterar seu veículo, pois "O barato sai caro".
Redação BrasilAutomatico
Isto não se aplica a todos os veículos, kits de GNV e instalações. Se fosse assim, táxis com câmbio automático não poderiam ter GNV e vejo vários com eles e rodando muito bem.
Eu tenho uma Pajero com 190 mil rodados, comprei com 95 mil e já tinha o kit GNV e nunca apresentou anormalidade na caixa por causa do GNV, mesmo usando um kit de 2a geração. O que pode ocorrer em alguns carros é a caixa não funcionar adequadamente pela falta de potência e torque quando usam os kits antigos, o que pode ser corrigido com o uso dos kits de 5a geração, eletrônicos e gerenciáveis.
Ouvi relato de taxistas em que o carro está melhor com GNV do que na gasolina/álcool em virtude do acerto feito pela instaladora. A perda de potência é na faixa de 1 a 0,5%. Mas isto, varia de uma para outra e deve ser analisado antes de se optar pela instalação.
Digo sem sobra de dúvidas que para quem roda muito como eu, o GNV vale a pena: economizo anualmente só de combustível por volta de R$ 5.000,00 (R$ 6.208,00 contra R$ 11.076,92)... se contar IPVA sobre para R$ 6.258,88.
O que deve-se levar em consideração é a perda do espaço interno, se o cilindro estiver no porta-malas e a troca mais cedo de velas e cabos. Mas o peso, para um carro grande como a Pajero, não acredito que tenha grande influência. Para menores, com certeza.
a minha triton (tanto quanto uma 2010 q eu tinha) nunca passou do meio, porém a ventoinha do ar liga e desliga constantemente de forma intermitente quando no trânsito e intenso!
obrigado dojao pela informação!
Eu falei pra meu mecanico que nao esta normal!!! Ele queria me convencer que era normal!!!
No sabado vou retirar a valvula para verificar e se necessario substituir! E verificar tbm a emb. Viscosa!
Penso que deve ser uma dessas duas pecas!
li relatos de pessoal que resolveu apenas trocando a tampa do radiador. Menos de r$ 10,00... Não notei nenhuma anormalidade na rotação da ventoinha principal, então acho que a embreagem da polia está ok. Mas a água está bem suja e baixa após dar estas esquentadas.
Como vou encostá-la para uma revisão geral na semana que vem, vou aproveitar para trocar todo o fluído do radiador que está bem sujo.
Att
digaum
obrigado pela informação!
O meu eu troquei o liquido do radiador assim que peguei o carro!
Nao estava tao ruim, mais troquei assim mesmo!!
Estava pesquisando sobre embreagem viscosa, e pelo que vi a minha esta boa!! Dentro dos critérios que estipulam para avaliar!!!
Vou checar a valvula termostatica sabado!!!
Parapa_Sam
17/10/2014, 02:36
...Gás Natural Veicular pode prejudicar...o veículo como um todo e a transmissão automática em particular.
Na coluna "benefícios",... e agora começa a coluna "desvantagens", ... os motores que o utilizam apresentam uma temperatura mais elevada na câmara de combustão, diminuindo a vida útil de seus componentes.
O investimento inicial para a instalação do GNV também deve ser levado em conta, algo em torno de R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 em média, . Será que compensa?...
Uma outra consideração é ...a diminuição da área de bagagem ocupada pelo cilindro de gás. A suspensão também se desgasta mais rapidamente,
...
Tratando-se especificamente do efeito nocivo ... no gerenciamento do câmbio automático, ... tanto o sistema de injeção quanto o sistema de gerenciamento do câmbio automático são completamente alterados...
Somos partidários do lema "Original acima de tudo", ...Que o digam os infelizes proprietários de veículos que perderam a garantia de fábrica...Na dúvida, recomendamos não alterar seu veículo, pois "O barato sai caro".
“...Gás Natural Veicular pode prejudicar...o veículo como um todo e a transmissão automática em particular”. → Bem, sou adepto do GNV há 12/13 anos nunca tive problemas com transmissão com os meus 3 automáticos.
“ os motores que o utilizam apresentam uma temperatura mais elevada na câmara de combustão, diminuindo a vida útil de seus componentes” → o aumento da temperatura é mínimo em relação aos motores à gasolina, em relação ao tempo de vida útil, já vi na minha cidade taxista com uma palio adventure com 450 mil km rodados equipado com GNV desde Zero nunca fez motor, outros taxistas com veículos com 250, 300, 350 mil km rodados também corroboram a afirmação; eu mesmo sou testemunha: permaneço com o veiculo por 3 anos em media, rodando em torno de 100 mil km, e nunca tive problema com motor. Será q sou sortudo? Será coincidência de ter escolhido excelentes veículos? O fato é q na minha cidade, mecânicos de concessionárias, mexânicos em geral, taxistas, convertedores, amigos q tenham GNV instalados em seus veículos, todos são unânimes em elogiar o equipamento.
“O investimento inicial para a instalação do GNV também deve ser levado em conta, algo em torno de R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 em média, . Será que compensa?” → Vc está equivocado, o valor é de R$ 5.000,00 a 6.000,00 ( 5ª Geração), ainda sim compensa sim, especialmente, se o Governo do estado der incentivo fiscal de desconto no IPVA (q é o meu caso), resumindo: compensa sim!
“Uma outra consideração é ...a diminuição da área de bagagem ocupada pelo cilindro de gás" → Isso sim, me curvo diante daqueles q falam mal do GNV, realmente acaba com o espaço, POREM, em alguns modelos é perfeitamente possível acomodá-los debaixo do veículo, no meu cas, tem um compartimento no carro denominado caçamba...rs, daí, ñ tenho problemas com cilindro.
“A suspensão também se desgasta mais rapidamente,” → Discordo! Um cilindro de 18 m² cheio pesa aproximadamente 70 kg., ou seja, é o peso de um homem médio. Se formos considerar essa informação, então paremos de levar no carro as esposas, as namoradas, os filhos, os caronas, pois isso estragará o veículo...rs
“O sistema de freios também sofre mais com o peso extra” → Discordo, ñ há peso extra.
“Tratando-se especificamente do efeito nocivo ... no gerenciamento do câmbio automático, ... tanto o sistema de injeção quanto o sistema de gerenciamento do câmbio automático são completamente alterados” → Bem – repito – nunca tive problemas com câmbio automático dos meus veículos. É bem verdade q o profissional da convertedora deve ter o programa pra entrar na central do veículo para ajustes. Muitos desses profissionais ñ têm o programa. Onde faço as conversões tem (esse profissional trabalhou na Land Renzo na Itália, diga por sinal, foi ele quem trouxe a Land Renzo pro Brasil).
“Somos partidários do lema Original acima de tudo”→ É por isso que, talvez, enxergues mais as desvantagens em desfavor dos inúmeros benefícios do GNV. O fato é: Diversamente da informação veiculada, o GNV ñ diminui a vida útil do motor, pelo contrário, aumenta.
“Que o digam os infelizes proprietários de veículos que perderam a garantia de fábrica.” → Glorias ao Pai, sou um feliz proprietário q há 12/13 anos venho perdendo a garantia de fábrica. Garantia de fábrica ñ me interessa, se tiver q fazer motor, to no lucro, pois aqueles valores gastos para fazer as revisões é q me deixa infeliz.
O barato sai caro"→ Pra mim o barato sai mais barato ainda!
Viva o GNV! Viva a perda do espaço da mala pro cilindro! Viva, viva, viva!
Amigo meu rodou 300 mil km com uma Saveiro GNV, Kit aspirado instalado em 2007...
Ele é engenheiro de motores da Renault, trabalhou com mecânica desde a infância na oficina do tio, prepara o próprio carro de corrida e vi ele preparar um motor de opala 6c 4.1/S em que o bixo fazia 9km/l com gasolina na cidade! Detalhe, original não passa de 6,5. Ou seja, o kra é bom e entende do que faz.
Segundo ele, quando o motor da Saveiro foi-se com 300 mil km rodados, ele mesmo abriu e fez. A parte de baixo do motor, estava incrivelmente bem conversada. O que precisava de reparo, era o cabeçote, culpa do kit aspirado aonde a mistura não é bem ajustada e trabalha com temperatura maior. Segundo ele, o GNV é mais limpo e deixa menos impurezas no motor, contra os nossos combustíveis líquidos batizados.
Rein@ldo
18/10/2014, 11:38
Saudações!
Estou pensando em colocar GNV na Pajero FULL 3D/2013 de minha esposa. Como moro no sul do estado do Rio, a minha principal escolha é a Italian Gás no Rio como indicado Parapa-Sam, pois o carro é automático e com toda aquela eletrônica embarcada... Adoramos a viatura e pretendemos ficar com ela por uns bons anos, por esse motivo optamos em colocar GNV.
Nossa experiência com veículos a GNV se resume a dois Sienas tetra fuel, um de minha esposa e outro de minha cunhada, que foram excelentes carros e rodaram mais de 180.000km sem problemas. Um deles ainda continua rodando na família, o outro foi trocado por um 0km; custo benefício excelente.
Gostaria de informações sobre consumo no GNV da Pajero 3.8 e qual o tipo de cilindros indicam: dois de 10m³ ou menor no assoalho do porta malas ficaria melhor que um único de 18 ou 20m³ ou outra medida.
Abç.
Parapa_Sam
19/10/2014, 05:45
...Estou pensando em colocar GNV na Pajero FULL 3D/2013...Gostaria de informações sobre consumo no GNV da Pajero 3.8 e qual o tipo de cilindros indicam: dois de 10m³ ou menor no assoalho do porta malas ficaria melhor que um único de 18 ou 20m³ ou outra medida.
Bem, minha triton possui motor V6 e com um cilindro de 18 m² me dá uma autonomia na cidade de 120/130 km sem ar. Rodando 100% com ar, faz 90/100 km. Mas já cheguei a rodar 165 km na estrada sem ar.
Em relação a quantidade de cilindros de GNV, o q vc costuma levar no porta-malas? Bicicleta? Cx's do tamanho de uma mala de viagem? Cx de ferramentas? Ou simples sacolas de supermercado?
Abçs do Sam!
Rein@ldo
20/10/2014, 09:15
Bem, minha triton possui motor V6 e com um cilindro de 18 m² me dá uma autonomia na cidade de 120/130 km sem ar. Rodando 100% com ar, faz 90/100 km. Mas já cheguei a rodar 165 km na estrada sem ar.
Em relação a quantidade de cilindros de GNV, o q vc costuma levar no porta-malas? Bicicleta? Cx's do tamanho de uma mala de viagem? Cx de ferramentas? Ou simples sacolas de supermercado?
Abçs do Sam!
Sam, bom dia!
Obrigado pelas respostas.
Na maioria das viagens, só eu e a esposa vamos na Pajero, no máximo carregamos duas malas médias. Sei que vou perder bastante espaço no porta malas, que já não é lá essas coisas, pretendo colocar um bagageiro de teto fechado, se ficar sem muito espaço.
Gostaria de ter uma autonomia de pelo menos uns 130/150 km no GNV em viagens no circuito Rio/São Paulo. Na cidade não me importo com a autonomia, pois a oferta de GNV em minha cidade é boa.
Abç
Reinaldo.
Amatinho
20/10/2014, 21:09
Tenho uma Pajero Sport 3.5 AUTOMATICA, apesar de sobrar espaço , eventualmente preciso utilizar porta malas com banco rebatido. Já li que da para instalar o cilindronno lugar do Estepe , mas e esse , onde ponho?
Estava com um pneu furado e quando instalei o estepe para rodar, deixei o pneu furado no Portamalas e ele ocupou uma GRANDE parcela de espaço.
Pode ser instalado ao lado do chassis , se eu pegar uma TERRINHA , pedras , não ha risco de prejudicar o cilindro ?
Como fica o Seguro ?
Confesso que tenho um pouco de medo do cambio automatico dar pau por causa do GNV mas não foi o motivo de ainda não ter instalado.
Tenho uma Pajero Sport 3.5 AUTOMATICA, apesar de sobrar espaço , eventualmente preciso utilizar porta malas com banco rebatido. Já li que da para instalar o cilindronno lugar do Estepe , mas e esse , onde ponho?
Estava com um pneu furado e quando instalei o estepe para rodar, deixei o pneu furado no Portamalas e ele ocupou uma GRANDE parcela de espaço.
Pode ser instalado ao lado do chassis , se eu pegar uma TERRINHA , pedras , não ha risco de prejudicar o cilindro ?
Como fica o Seguro ?
Confesso que tenho um pouco de medo do cambio automatico dar pau por causa do GNV mas não foi o motivo de ainda não ter instalado.
Amatinho...
Eu tenho um GNV com cilindro de 21m3 no porta-malas e ele realmente ocupa um espaço considerável. Estou com o mesmo pensamento seu, colocar no lugar do estepe, ate porque comprei 04 BFG 32x11,5R15 e quero colocar mais um destes como estepe, mas não irá entrar no local original. Sendo assim, pensei em colocar atrás, comprando um parachoque com braço para o dito cujo estepe. E aproveitar, e colocar 03 cilindros de 21m3 no lugar dele, com kit GNV injetado (de 5a geração).
Os cilindros de gnv são bem resistentes, vejo vários Merivas e Zafiras com cilindros embaixo. Sem contar no emblemático caso da explosão do cilindro de GLP colocado junto com o de GNV por um usuário para "aumentar" a autonomia. Olhe o resultado:
Sábado, abril 19, 2008
Em abril de 2004, por volta das 8h30, o motorista de um Gol chegou, no Posto Cem, de bandeira BR, localizado na BR 116, arredores de Curitiba, PR, para fazer o abastecimento. O motorista havia feito a conversão para GNV de seu veículo em oficina credenciada pelo Inmetro em abril de 2004, desde então, vinha abastecendo regularmente o veiculo com gás natural em postos de GNV.
Abastecimento
O frentista, treinado para seguir os procedimentos de segurança, solicitou que o motorista saísse do carro e abriu o porta-malas para verificar se o cilindro estava instalado corretamente. Feitos esses procedimentos, iniciou o abastecimento de GNV.
Conseqüência
Segundos depois, ocorreu o rompimento súbito e violento do botijão (com deslocamento de ar, sem fogo) que destruiu completamente o Gol. As peças voaram mais de 80 metros e, graças aos procedimentos de segurança adotados pelo posto, não causou ferimentos a nenhuma das pessoas que estavam próximas ao veículo.
Motivo da explosão
A explosão aconteceu porque o motorista colocou um botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) escondido no carro, encoberto pelo carpete do carro, e ligou nele a tubulação que deveria estar conectada ao cilindro de gás natural. E o gás natural foi direcionado para o botijão de GLP, que suporta uma pressão máxima de 15 atmosferas, enquanto o cilindro próprio para GNV é projetado para receber o gás natural sob pressão, numa faixa de 180 atm a 220 atm.
O motorista queria economizar
O rapaz, dono desse carro, achou que era mais barato abastecer o botijão de gás no posto do que comprar um botijão novo. Seu objetivo era economizar uns 5 ou 6 reais, mas acabou perdendo o carro.
Danos
O carro ficou quase que totalmente destruído, incluindo o botijão de GLP. O cilindro de GNV foi o único item que permaneceu intacto.
Seguro
Os prejuízos do carro não terão cobertura pelo seguro, uma vez que o motorista adotou procedimento ilegal no veículo.
Fonte: Gazeta do Povo – abril de 2004
481017
Abraços
Parapa_Sam
22/10/2014, 01:04
Sam, bom dia!...
Gostaria de ter uma autonomia de pelo menos uns 130/150 km no GNV....
Bom dia pra vc tb Reinaldo.
O estepe da sua Pajero fica no assoalho da mala ou é preso na porta da mala?
Abçs
Rein@ldo
22/10/2014, 19:22
Bom dia pra vc tb Reinaldo.
O estepe da sua Pajero fica no assoalho da mala ou é preso na porta da mala?
Abçs
Sam, o estepe fica preso na tampa do porta-malas.
Parapa_Sam
23/10/2014, 02:58
Sam, o estepe fica preso na tampa do porta-malas.
Bem, Reinaldo.
Inicialmente, é inegável q vc irá perder mala, nesse sentido, vc deve se conscientizar.
Mas vc tem a opção de perder mala na altura ou no comprimento e, infelizmente, vc terá q optar.
Se vc optar em perder altura da mala, sugiro colocar um cilindro de 20 m², sobrará um espaço no assoalho da mala pra colocar maleta de ferramentas e/ou compras (Ñ instale cilindro maior q 21 m³, pois irás perder na altura e tb no comprimento).
Por outro lado, vc pode colocar 2 cilindros de 10 m³ um ao lado do outro. Nessa transposição irás perder comprimento mas não a altura, pois sobre os cilindros poderá fazer um suporte em madeira acarpetada para acomodação da bagagem; este suporte servira como console. Fica parecido com q fiz na minha TR4 (sugestão q tirei aqui do forum):
481274
481275
481276
Observe q na foto 2 e 3 há um espaço de aproximadamente 30 cm (na TR4) entre o tampa confeccionada e o console original do carro. Talvez esse espaço seja superior na sua vtr, eis q as TR4 são menores q Full.
Vc tb pode ter a opção de colocar 2 cilindros por baixo do carro, mas terás q fazer adaptações no cano de descarga intermediário. Ñ aconselho essa opção por 3 motivos:
1º) já falado, é a adaptação no intermediário, q vai te dar uma dor de cabeça tremenda, pois terão q confeccionar dobras no cano, além de envolver soldas, e estas, tem vida útil reduzida;
2º) os cilindros ficam muito baixo, próximo ao solo; ao meu ver, fica feio;
3º) vc deverá evitar solos irregulares severos, pois com o balanço do carro irá raspar o cilindro no chão, e isso, evidentemente, ñ é bom.
Com cilindro de 20 m³, penso q vc terá, no mínimo, 100 a 110 km de autonomia, a exemplo da minha vtr q é uma beberrona mais q a sua.
Então fica a dica irmão. Boa sorte na decisão!
Abçs do Sam!
Parapa_Sam
23/10/2014, 03:06
Esqueci de fala: Na foto 3, eu cobri a tampa confeccionada com o próprio tapete original da mala da TR4, o q dá uma má impressão. Mas esse carpete é facilmente removível, então ficará somente com o carpete q foi colado na tampa de madeira, dando assim, um melhor visual (foto 2).
Abçs do Sam!
euclidesneto
23/10/2014, 18:16
Não consegui visualizar as fotos, tem algum macete?
Não consegui visualizar as fotos, tem algum macete?
Tb não consegui visualizar.
Rein@ldo
25/10/2014, 09:59
Sam,
Se puder, faça a gentiliza de enviar novamente as fotos, pois não estamos conseguindo visualizar.
Grato.
Reinaldo
Parapa_Sam
25/10/2014, 17:08
... faça a gentiliza de enviar novamente as fotos, pois não estamos conseguindo visualizar...
Desculpe a demora, ñ tenho entrado no meu mail ate q hj vi as solicitações de vc's.
Vou colocar as fotos em 3 post separados, pois to achando q o servidor ñ deve estar suportando o peso das fotos por post:
Foto 1:
481521
Parapa_Sam
25/10/2014, 17:08
Foto 2:
481522
Parapa_Sam
25/10/2014, 17:09
Foto 3:
481523
Parapa_Sam
25/10/2014, 17:28
Essa vtr é TR4.
Vc podem observar na foto 1, ainda há um pequeno espaço útil entre o cilindro e a porta suficiente para colocar uma embalagem de óleo, cx de ferramentas etc. Na full, por evidência, esse espaço será maior.
Sobre os cilindros fiz um console em madeira e acarpetei (foto 2), sobre este podia colocar minha cx de ferramentas maior, cordas, sacolas de supermercados etc (ainda sim, a tampa do console original ficava fechada - na foto 3, mostra a tampa aberta).
Claro q se colocar uma mala de viagem, teria q ficar com a tampa aberta ou removê-la (na TR4 essa tampa foi projetada pra ser removida facilmente através de encaixe).
Abçs do SAm!
Rein@ldo
28/10/2014, 09:20
Valeu Sam!
Neste final de semana, vi uma Pajero 3 portas, igual a nossa, com um cilindro grande e uma cobertura igual a sua. Ficou muito boa. O proprietário me falou que está conseguindo de 9 a 10 km por m³. Nos estamos decidindo se fazemos a conversão este ano ou no ano que vem, pois a garantia da viatura só termina em novembro de 2015.
Abç.
Parapa_Sam
29/10/2014, 01:20
...Nos estamos decidindo se fazemos a conversão este ano ou no ano que vem, pois a garantia da viatura só termina em novembro de 2015...
Penso q ser + vantajoso instalar o GNV ainda este ano, pois fará jus ao desconto do IPVA em 2015. A última e única revisão q fiz foi em 1991 qdo comprei meu 1º carro zero; depois da 1ª revisão, nunca mais fiz revisão na concessionária. Eu mesmo faço meu plano de manutenção e nunca tive problemas com minhas vtr's. Somando esses anos todos dá 23 anos sem fazer revisões nas concessionárias, logo, se ocorrer algum defeito de fabricação, tô no lucro, pois o q já economizei dá pra trocar de carro (talvez 2 x). Assim, ñ me ligo nessa coisa de revisão ñ. Eu, particularmente, ñ sou escravo de concessionária ñ. Porém, para aqles q ñ tem tempo de cuidar do carro ou desconhece o mínimo de manutenção recomendo q se faça as revisões nas concessionárias conforme o calendário.
Abçs do Sam!
fabio.santos
04/11/2014, 13:41
Bom dia pessoal,
Como venho relatando os meus problemas de perda de potência, após ter colocado o kit gás. Hoje recebi a noticia da concessionaria que o catalisador do carro estragou com 20 mil km, e devido eu ter perdido a garantia o conserto irá custar 4 mil reais... A convertedora falou que o kit gás não estraga o catalisador, e que o problema já era de fabrica... só que é muita coincidência o mesmo ter estragado assim que coloquei o kit gás. Agora vou ter que arcar com essa despesa extra... se arrependimento matasse... Pior que o mecânico da cs falou que não da pra deixar sem catalisador pelo fato do carro ser automático e o sensor faz a leitura levando em conta a pressão do catalizador.
O kit gás é de 5a geração, paguei caro pra não ter problema e agora o carro não sai mais da oficina... acho o que kit pra L200 da BRC deve ser um lixo.
Por acaso alguém podia me dar uma dica de algum lugar onde seja mais barato trocar o catalisador no Rio de Janeiro?
euclidesneto
04/11/2014, 15:14
Será que não tem mesmo como regular para ficar sem catalisador?
Parapa_Sam
05/11/2014, 02:08
...Por acaso alguém podia me dar uma dica de algum lugar onde seja mais barato trocar o catalisador no Rio de Janeiro?
Em se tratando de catalizador, vale a pena ver no ferro velho ou, se preferir, no mercado livre (novo ou usado):
Catalizador Da Triton - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/catalizador-da-triton)
Abçs do Sam.
Bom dia pessoal,
Como venho relatando os meus problemas de perda de potência, após ter colocado o kit gás. Hoje recebi a noticia da concessionaria que o catalisador do carro estragou com 20 mil km, e devido eu ter perdido a garantia o conserto irá custar 4 mil reais... A convertedora falou que o kit gás não estraga o catalisador, e que o problema já era de fabrica... só que é muita coincidência o mesmo ter estragado assim que coloquei o kit gás. Agora vou ter que arcar com essa despesa extra... se arrependimento matasse... Pior que o mecânico da cs falou que não da pra deixar sem catalisador pelo fato do carro ser automático e o sensor faz a leitura levando em conta a pressão do catalizador.
O kit gás é de 5a geração, paguei caro pra não ter problema e agora o carro não sai mais da oficina... acho o que kit pra L200 da BRC deve ser um lixo.
Por acaso alguém podia me dar uma dica de algum lugar onde seja mais barato trocar o catalisador no Rio de Janeiro?
Kra, que zica!
Mas a convertedora está correta: o kit gás não estraga o catalisador; mas uma instalação incorreta do kit pode. E se aconteceu logo depois de instala-lo a chance de ser isto é enorme, afinal é uma peça que dura no mínimo 80.000 kms.
Enfim eu não sei se é o caso, mas eu levaria em uma outra convertedora para uma avaliação do kit GNV e para uma outra CS ou loja de escapamentos para avaliar o catalisador. Mas sei como está se sentindo, estou sofrendo com o kit GNV mal instalado na minha vtr. É cada gambiarra que dá até um desgosto, mas vamos em frente.
Caso te interesse, achei este artigo abaixo
Catalisadores (http://assuncaoescapamentos.com.br/produtos/catalisadores.php)Abraços
Será que não tem mesmo como regular para ficar sem catalisador?
Euclides, na minha humilde opinião não dá.
Retirar ele iria diminuir a pressão interna no escapamento fazendo a sonda lambda que fica entre o coletor do escape e o catalisador ter uma leitura equivocada, enviando informações erradas para a central que entenderia como anormal e tentaria corrigir.
Daria para retirar SE a injeção fosse remapeada para usar os novos dados que seriam lidos pela sonda. Mas ae o molho acaba saindo mais caro que o peixe.
Abraços
fabio.santos
05/11/2014, 10:00
Pessoal, obrigado pelas dicas. Vou tentar correr atras do prejuízo.
Pessoal, obrigado pelas dicas. Vou tentar correr atras do prejuízo.
Poste novidades!
euclidesneto
05/11/2014, 15:38
Euclides, na minha humilde opinião não dá.
Retirar ele iria diminuir a pressão interna no escapamento fazendo a sonda lambda que fica entre o coletor do escape e o catalisador ter uma leitura equivocada, enviando informações erradas para a central que entenderia como anormal e tentaria corrigir.
Daria para retirar SE a injeção fosse remapeada para usar os novos dados que seriam lidos pela sonda. Mas ae o molho acaba saindo mais caro que o peixe.
Abraços
Grato.
.................................................
Parapa_sam, você com essas suas experiência está me convencendo em instalar o GNV na minha ranger 13/14 e abrir mao de 1 ano e meio de garantia. Rodo em média uns 60km 70km as vezes até 100km por dia gastando, a ranger faz 7km/L de gasolina ou seja com 70L rodo 500km e com gasolina a R$3,30 ou seja R$ 230,00 a cada 500km, fica pesado dmais no bolso. Andei pesquisando o kit gás 5 geração aqui em salvador está R$5.000,00 com cilindro requalificado de 25m3. E o GNV a R$2,00/m3. Agora não sabia que quem tinha GNV no veículo tem desconto no IPVA, vc poderia me explicar melhor? Obrigado
Parapa_Sam
24/11/2014, 23:50
Parapa_sam, você ... está me convencendo em instalar o GNV ... e abrir mao de 1 ano e meio de garantia. Rodo em média uns 60km 70km ..., a ranger faz 7km/L de gasolina ... Andei pesquisando o kit gás 5 geração ... está R$5.000,00 com cilindro requalificado de 25m3. ...Agora não sabia que quem tinha GNV no veículo tem desconto no IPVA, vc poderia me explicar melhor? ...
Saudações Demojr!
Abrir mão da garantia significa abandonar as revisões nas concessionárias, que de pronto, economizará naqla tx de revisão de quase R$ 1.000,00. Com isso poderá suportar melhor os custos da instalação.
Pelo q vc roda, me parece q o custo do kit será infinitamente menor em relação ao benefício q vc terá com o GNV.
Cuidado com o kit escolhido, procure os kit's italianos: prefira o Landrenzo ou Tomaceto (me parece q a Landrenzo comprou a Tomaceto). As vezes, o mais barato acaba saindo caro. Eu paguei R$6.800,00 aqui no RJ (mas com opcionais: bico extra, reservatório de óleo no redutor q impede a entrada de oleo no cilindro) e meu cilindro é 18 m³, porém novo.
Minha TR4 tb corria 7 km/L de gasolina e no GNV,na cidade, 130 km com 15m³ com AR ligado. Sem AR e na estrada cheguei a fazer 165 km com 15m³ de GNV. Por esta autonomia faça uma estimativa na sua vtr.
Em relação ao desconto no IPVA, este imposto é de competência tributária dos estados-membro, ou seja, cada estado pode ou ñ conceder o descontos. Logo, faça contando com DETRAN do seu estado e indague se a Bahia concede desconto para qm instala gnv, pois nem todo os estados da federação concede tal incentivo.
Ainda q ñ conceda incentivo fiscal, vale a pena instalar GNV pelos seus benefícios.
Abçs do Sam!
marcio affonso
15/03/2015, 23:22
Ola senhores . quem tem motor 3.5 v6 com kit 5 geração.
Qual consumo ?
Qual custo de instalação?
Qual desconto IPVA em são paulo?
Seguro para uma pajero 2008 Sport Hpe ?
Custo por 30.000 kms anual?
Estou fazendo uma tabelinha com estes itens para saber mais sobre o GNV. E amanha tentarei montar com um amigo engenheiro um produtor de hho.
A gasolina da Dilma ta muito cara!
Eu acabei de ler o post inteiro porem desde o ano passado que ninguém atualiza. Por isso minhas perguntas.
Quem puder ajudar com dados atuais agradecemos.
Parapa_Sam
16/03/2015, 01:30
...quem tem motor 3.5 v6 com kit 5 geração.
Qual consumo ?
Qual custo de instalação?
Qual desconto IPVA em são paulo?
Seguro para uma pajero 2008 Sport Hpe ?
Custo por 30.000 kms anual?
Saudações Marcio!
1) Minha Dama de Ferro faz em média 120 km com 18m³ de GNV.
2) Gastei R$ 6.800,00 com bico extra (na porta do tanque de gasolina), cilindro novo, uma peça (q ñ recordo o nome) q ñ deixa óleo da bomba entrar no cilindro.
3) A competência tributária do IPVA é dos Estados, assim, o desconto no Imposto dependerá de cada estado-membro. Me parece, salvo engano, q SP ñ dá incentivo fiscal para veículos movido a GNV.
4) Valor do seguro varia, principalmente, em razão das características do condutor, qto se roda e localidade de guarda (bairro, município etc). Ja ví o casco do seguro ser 40% mais barato mudando apenas o bairro onde consta o local de guarda do veículo. Portanto faça cotações em diversas seguradoras.
5) Vide resposta n. 4.
Abçs do Sam
marcio affonso
17/03/2015, 11:52
ok , vou providencia a tabela de comparação de custos. ....
afinal de contas , tem gente que fala ...: - compre um carro que vc pode pagar a gasolina ! hahahaha ...
mas quando escolhes ter o veiculo e andar com ele se vc puder economizar uns trocos , qual problema né ?
agora ainda fica uma duvida . . . BRC presta !!?? liguei ontem numa instaladora que faz para FORD concessionarias, SYSTEMGAS - em sao bernardo do campo - SP . ela me indica o kit BRC plug and drive , ela tem uma pajero 2004 3.0 gasolina a 4 anos e o carro dela faz 8,5 por metro cubico na cidade e 10,5 p/m3 na estrada - ela tem uma botija de 25 m3 no porta malas.
Esses dados são possíveis ? esse kit vale ? vi que tem gente que reclama deste kit .
Abraços
Marcio
Parapa_Sam
18/03/2015, 00:45
...mas quando escolhes ter o veiculo e andar com ele se vc puder economizar uns trocos , qual problema né ?...agora ainda fica uma duvida . . . BRC presta !!?? ... ela tem uma pajero 2004 3.0 gasolina... e o carro dela faz 8,5 por metro cubico na cidade e 10,5 p/m3 na estrada ...Esses dados são possíveis ? esse kit vale ?
Claro q se puder economizar uma graninha, o bolso agradece.
Mas o fato de gastar menos na ora de abastecer GNV ñ significa economia, pois se ñ roda muito com veículo, o valor q irá investir na instalação ñ valerá a pena. Se vc por na ponta do lápis o valor da instalação e custo na bomba levando em consideração o tempo q vc irá ficar com o veiculo, muitas vezes ñ vale a pena investir.
BRC é uma boa marca, pelo menos ñ ouço falar mal desse kit. Mas como se trata de equipamento, pode ser q um dentre um universo venha com problemas. Sempre dei preferência a kit italianos, pois eles detém a tecnologia do GNV. Todos os meus kit eram italianos, e dentre estes, o Tomaceto e o Landrenzo.
Quem pode dar uma maior opinião sobre BRC são taxistas. Muitos deles usam BRC, logo, seus testemunhos devem ser respeitados.
Em relação a Pajero, esse consumo se mostra plausível sim; a minha "Dama de Ferro" ja chegou a fazer 165 km com 18m³ rodando 100% na estrada com AR acionado em todo o percurso.
Concluindo, dependendo do preço colocaria BRC sim, mas só se a distância dos valores forem consideráveis, caso contrário pagaria um pouco mais e colocaria um italiano.
Abçs do Sam!
marcio affonso
19/03/2015, 11:30
Parapa_Sam , o kti BRC pelo que a vendedora me contou também é italiano, a LandiRenzo e o Tomaceto fazem parate do mesmo grupo tambem italianos.
A BRC com cilindro novo de 21 m3 custa R$ 5800,00 divido em 5 x na SYSTEMGAS ( convertedora homologada pela FORD ) com bico de abastecimento traseiro, já o LandiRenzo instalado pela CARBUJATO R$ 4800,00 avista com cilindro rem de 25 M3. e tem um cara da FLEXSP 5 x R$ 4800,00 Landirenzo ( mas ele não me convenceu de saber muito dados tecnicos e sim apenas de um kit para a pajero e pronto.
ESTOU CADA VEZ MAIS NA DUVIDA>
o custo ja fiz aqui ...
30000
motor diesel 2.5l
motor 3.5l hpe 200 cv - GASOLINA
motor 3.5l HPE - GNV
kms rodados por mês
2.500
2.500
2.500
valor unitario do combustivel
2,83
3,10
1,70
consumo urbano
5,50
5,00
7,50
consumo rodoviario
8,50
8,00
10,00
medio
7,00
6,50
8,75
medio urbano
1286,36
1549,00
566,67
medio rodoviario
832,35
968,13
425,00
mensal medio
1010,71
1191,54
485,71
anual x12 medio
12128,57
14298,46
5828,57
seguro
7389,84
5838,93
7908,71
itau - segurosautomoveis
itau - segurosautomoveis
porto seguro
manut de 30.000 kms p/ano
oleo
260,00
260,00
260,00
filtro
125,00
125,00
125,00
vela
288,00
cabo
195,00
instalação GNV 5 ger
5800,00
pastilha de freio diant 2 x
270,00
270,00
270,00
pastilha de freio traseira 1 x
135,00
135,00
135,00
limpeza de bico injetor
limp e regul de bomba
vela de aquecimento
678,00
total manut e instalação
1468,00
790,00
7073,00
consumo urbano
24294,20
25216,93
21781,71
consumo rodoviario
18846,08
18246,43
20081,71
medio
20986,41
20927,39
20810,28
sem seguro -
13596,57
15088,46
12901,57
IPVA
R$ 1.968,00
R$ 1.600,00
R$ 1.200,00
TOTAL GERAL ANUAL
R$ 22.954,41
R$ 22.527,39
R$ 22.010,28
após segundo ano
13596,57
15088,46
7101,57
Parapa_Sam
21/03/2015, 04:28
Parapa_Sam , o kti BRC pelo que a vendedora me contou também é italiano, a LandiRenzo e o Tomaceto fazem parate do mesmo grupo tambem italianos.
A BRC com cilindro novo de 21 m3 custa R$ 5800,00 divido em 5 x na SYSTEMGAS ( convertedora homologada pela FORD ) com bico de abastecimento traseiro, já o LandiRenzo instalado pela CARBUJATO R$ 4800,00 avista com cilindro rem de 25 M3. e tem um cara da FLEXSP 5 x R$ 4800,00 Landirenzo ( mas ele não me convenceu de saber muito dados tecnicos e sim apenas de um kit para a pajero e pronto.
ESTOU CADA VEZ MAIS NA DUVIDA...
Bem, marcio, eu já sabia q a LandRenzo havia comprado a tomaceto.
Em relação à escolha, eu sou simpatizante da LandRenzo, pois sempre coloquei esta marca e, si quer, voltei à convertedora para fazer regulagem. Esse meu kit se auto regula. Estou satisfeitíssimo com a landrenzo.
Se o kit da LandiRenzo é com a tecnologia OMEGA NEW OBD, vale a pena pagar a diferença em relação ao BRC.
Se vc deseja saber mais sob dados técnicos, dê uma ligada para a ItalianGas:
http://www.italiangas.com.br/
Fale com Bruno, diga q vc é membro do 4x4Brasil. Ele nos conhece.
O Bruno trabalhou na LandRenzo na Italia, sendo o cara q trouxe a LandRenzo pro Brasil. Ele sempre vai pra italia na landrenzo fazer curso qdo a Landrenzo lança uma tecnologia superior.
Dito isto, vc deve fazer a instalação em uma convertedora q tenha o programa para entrar na Central do carro. Muitas convertedoras ñ tem esse programa, consequentemente, ñ conseguem regular o veiculo como deveria, por isso cobram mais barato o kit.
Agora, entre escolher uma triton a diesel e flex, fico com esta última.
Abçs do Sam!
fabio.santos
02/06/2015, 15:01
Olá Pessoal,
Eu particularmente não recomendo BRC para carros automáticos, tenho esse kit instalado na minha L200 3.5 AT, e tive vários problemas o mais recente é que o carro fica morrendo toda hora...
Parapa_Sam
19/08/2015, 23:00
Reforcem o aterramento de suas vtr:
https://www.youtube.com/watch?v=ZKko-psLKdo
Créditos ao membro SFeitosa (post n. 5268 do link abaixo):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/62464-amantes-da-l200-savana-triton-gls-gl-hpe-e-outdoor-439.html
Abçs do Sam!
Rein@ldo
25/10/2015, 12:24
Bem, marcio, eu já sabia q a LandRenzo havia comprado a tomaceto.
Em relação à escolha, eu sou simpatizante da LandRenzo, pois sempre coloquei esta marca e, si quer, voltei à convertedora para fazer regulagem. Esse meu kit se auto regula. Estou satisfeitíssimo com a landrenzo.
Se o kit da LandiRenzo é com a tecnologia OMEGA NEW OBD, vale a pena pagar a diferença em relação ao BRC.
Se vc deseja saber mais sob dados técnicos, dê uma ligada para a ItalianGas:
http://www.italiangas.com.br/
Fale com Bruno, diga q vc é membro do 4x4Brasil. Ele nos conhece.
O Bruno trabalhou na LandRenzo na Italia, sendo o cara q trouxe a LandRenzo pro Brasil. Ele sempre vai pra italia na landrenzo fazer curso qdo a Landrenzo lança uma tecnologia superior.
Dito isto, vc deve fazer a instalação em uma convertedora q tenha o programa para entrar na Central do carro. Muitas convertedoras ñ tem esse programa, consequentemente, ñ conseguem regular o veiculo como deveria, por isso cobram mais barato o kit.
Agora, entre escolher uma triton a diesel e flex, fico com esta última.
Abçs do Sam!
Saudações Sam!
Chegou a hora de instalar o Kit GNV na Pajero Full de minha esposa.
Gostaria de instalar na ItalianGas como indicado por vc, mas entrei em contato com a empresa e quem me atendeu foi Raquel, não consegui falar com Bruno.
Solicitei orçamento, e a mesma passou-me um de 24x R$309,58 = 7.429,92 que é um convênio com a CEG-RIO.
Como moro no sul fluminense e não tenho gás encanado em minha residência, gostaria de fazer a conversão à vista.
Liguei umas 4x vezes para ItalianGas sem obter o referido orçamento, também ficaram de passar por e-mail o que também não foi feito até o momento.
Às vezes questiono se não há interesse de fazer a conversão no tipo de veículo que pretendo, ou se a eles só interessa no momento o convênio com a CEG - acho que deveriam ter me falado então.
Solicito sua ajuda: você conseguiria um contato meu com o Bruno para obter o orçamento pretendido? Ou você conheceria ou indicaria outra convertedora com o mesmo nível em São Paulo, por exemplo, pois já que resido no Sul Fluminense teria também facilidade de ir para São Paulo.
Abc.
Rein@ldo
carioca4x4
25/10/2015, 21:56
Tenho uma pajero sport 3.5 v6 flex 2009/2010 tambem com gnv de quinta geração (lorenzo) e o gnv ficou excelente tambem. Ja estou rodando 2 anos e td ok.
(na cidade): 3,5km/l no alcool, 4,5km/l da gasolina e 6,0km/m3 no gnv.
Na estrada as diferenças não são muitas. O interessante é a autonomia total.
(na estrada): 7,0km/l no alcool, 9,0km/l da gasolina e 10km/m3 no gnv.
Portanto se estiver com os 90litros do tanque abastecidos com gasolina e os 20m3 de gnv
gasolina: 90l x 9 = 810km
gnv: 20m3 x 10 = 200km
total: 1010 km.
Ou seja, este carro é um verdadeiro Avião Jumbo na estrada com autonomia total de 1000km com direito a passar em qualquer lugar, 4x4, espaço interno de primeira classe, show. Não troco por nada. Melhor carro para viagem com a familia. Mesmo com gnv minha mala é maior do que qualquer veiculo. Entram todas as malas e o carrinho de nenem sem dobrar.
Na cidade rodo apenas no gnv, pois o consumo na cidade é bem elevado. O gnv rodando na cidade a 6.0km/m3 equivale a rodar a 11km com um carro a gasolina. Excelente para um bichão destes. Sem contar o ipva meu que com todas as taxas não passa de 750,00.
carioca4x4
25/10/2015, 22:00
A unica coisa deste veiculo e já fiz este em outro post é que este motor v6, na cidade, em engarrafamento prolongado, a temperatura se eleva. Resolvi instalando uma segunda ventoinha. Ficou show.
Parapa_Sam
25/10/2015, 23:20
Saudações Sam!....Solicito sua ajuda: você conseguiria um contato meu com o Bruno para obter o orçamento pretendido? Ou você conheceria ou indicaria outra convertedora com o mesmo nível em São Paulo
Saudações Reginaldo.
Eu ñ conheço convertedoras em SP para indicar. Por outro lado, posso tentar fazer contato com o Bruno.
Para isso gostaria seu tel, cel e mail para q Bruno possa entrar em contato.
Por favor, passe-os através de "Mensagem Privada".
Faça login >>>meu perfil >>> no lado esquerdo do link, clique em "Enviar Mensagem Privada (http://www.4x4brasil.com.br/forum/private.php?do=newpm&u=53295)" >>> em "Destinatários" preencha com "Parapa_Sam" >>> enviar mensagem.
Abçs do Sam!
Rein@ldo
26/10/2015, 09:11
Bom dia Sam!
Contatos enviados.
Reinaldo
Parapa_Sam
27/10/2015, 01:36
Ok Reginaldo.
Logo mais à tarde eu faço contato com o Bruno.
Abçs do Sam!
Flavio, boa tarde!
Instalei também um kit na minha pajero, mas estou tendo problemas tando na potência quanto no modo como foi instalado no motor. Se puder me ajudar e me enviar as fotos do motor da sua viatura para eu poder entender melhor como deve ser instalado serei grato.
Se vc tiver também a programação do sistema eletrônico será de muita valia.
Obrigado e no aguardo.
Zagoraks
21/03/2016, 18:33
Pessoal, sou de Brasília e comprei uma L200 Triton flex recentemente. A caminhonete é excelente, porém o consumo é um tanto quanto alto para o preço da gasolina. Fiz a conversão para GNV e estou rodando há 5 dias. Após a instalação do kit de 5ª geração precisei retornar na oficina 2 vezes para regular. Nos dois primeiros abastecimentos que fiz levei um susto com tamanha decepção, mas no abastecimento seguinte, depois de regulado o kit a caminhonete fez exatos 10.08 km/m³. To muito feliz, pois o consumo do carro tá muito bom. To andando de carrão, com consumo de sedã. Tinha um cerato que fazia quase isso antes da Triton. O inconveniente é que aqui em Brasília existem apenas 2 postos com GNV, mas que ficam no meu percurso diário. Vou continuar andando e posto mais informações aqui para quem se interessar.
Abraço
Parapa_Sam
21/03/2016, 21:25
... Fiz a conversão para GNV e estou rodando há 5 dias.... depois de regulado o kit a caminhonete fez exatos 10.08 km/m³. To muito feliz, pois o consumo do carro tá muito bom.... com consumo de sedã.... Vou continuar andando e posto mais informações aqui para quem se interessar...
Parabéns irmão! Mais um adepto do GNV.
Desculpas antecipadas aos dieselmaniacos, mas, mais uma vez eu afirmo: "Pick up a diesel é ilusão".
Abçs do Sam!
euclidesneto
22/03/2016, 08:31
Pessoal, sou de Brasília e comprei uma L200 Triton flex recentemente. A caminhonete é excelente, porém o consumo é um tanto quanto alto para o preço da gasolina. Fiz a conversão para GNV e estou rodando há 5 dias. Após a instalação do kit de 5ª geração precisei retornar na oficina 2 vezes para regular. Nos dois primeiros abastecimentos que fiz levei um susto com tamanha decepção, mas no abastecimento seguinte, depois de regulado o kit a caminhonete fez exatos 10.08 km/m³. To muito feliz, pois o consumo do carro tá muito bom. To andando de carrão, com consumo de sedã. Tinha um cerato que fazia quase isso antes da Triton. O inconveniente é que aqui em Brasília existem apenas 2 postos com GNV, mas que ficam no meu percurso diário. Vou continuar andando e posto mais informações aqui para quem se interessar.
Abraço
Qual a capacidade do cilindro?
Newton Neto
23/03/2016, 13:19
Zagoraks, boa tarde!!
Amigo, qual é o consumo desta mesma caminhonete na gasolina!? Você disse que teve que voltar à oficina por duas vezes para "regular" seu kit... Como foi feito isso? Pela central eletrônica do kit ou na parte de reguladores de pressão e afins?
Obrigado!
Zagoraks
23/03/2016, 19:04
Parabéns irmão! Mais um adepto do GNV.
Desculpas antecipadas aos dieselmaniacos, mas, mais uma vez eu afirmo: "Pick up a diesel é ilusão".
Abçs do Sam!
Valeu, camarada! Também não achei interessante a Triton diesel, mas em Brasília eu enfrento o problema da pouca oferta do gnv e o preço também não é tão barato quanto em outros estados, mas a conversão ficou bem atrativa pra mim, visto que to economizando 30% mais ou menos no consumo.
Qual o kit que você tá usando na maquina?
Zagoraks
23/03/2016, 19:05
O cilindro instalado foi um de 20m³. De acordo com o instalador é um cilindro de tamanho especial para caber entre as caixas de rodas da carroceria.
Zagoraks
23/03/2016, 19:08
Zagoraks, boa tarde!!
Amigo, qual é o consumo desta mesma caminhonete na gasolina!? Você disse que teve que voltar à oficina por duas vezes para "regular" seu kit... Como foi feito isso? Pela central eletrônica do kit ou na parte de reguladores de pressão e afins?
Obrigado!
Newton, a caminhonete na gasolina faz entre 6 km/l a 6.5km/l. A regulagem foi feita através do software, mas não surtiu efeito e o carro apagava quando reduzia. Aí o instalador entrou em contato com o fabricante do kit (SGV) e informaram que era excesso de gás. Então foram trocados os bicos por bicos menores e depois foi só calibrar novamente e tudo normal até agora.
euclidesneto
23/03/2016, 21:58
Se importa de dizer quanto pagou?
Parapa_Sam
25/03/2016, 01:39
...Qual o kit que você tá usando na maquina?
Só instalei 2 marcas, durante toda essa experiência com GNV.
A primeira era Tomaceto (italiano), mas a LandRenzo a comprou e, desde então, só uso LandRenzo.
Particularmente gostei mais da LandRenzo do q Tomaceto. Talvez seja por ser 5ª geração.
Meu cilindro é de 18m³, pois o de 20, por ser mais bojudo, encostava na capota marítima fazendo volume acima da caçamba.
O cilindro (18m³) encaixou muito bem, repousando entre as cx's da roda e a cabine. O espaço entre as cx da roda está livre.
Aproveito este post para responder a indagação do Euclides Neto: O kit LandRenzo custou-me R$ 6.800,00 com a instalação de um bico extra (no interior da tampa de combustível) e um equipamento q impede q entre óleo do compressor do posto de combustível no cilindro.
Abçs do Sam!
euclidesneto
26/03/2016, 14:35
Pelo visto, a única desvantagem é pequena autonomia. Parar toda hora para abastecer é um chute.
Parapa_Sam
26/03/2016, 23:14
Pelo visto, a única desvantagem é pequena autonomia. Parar toda hora para abastecer é um chute.
Sim, mas considerando q aqui no RJ há um posto de GNV em cada esquina, parar pra abastecer a cada 130km ñ é problema.
Abçs do Sam!
Zagoraks
27/03/2016, 23:32
Pois é, aqui em Brasília ainda passo por essa dificuldade da ausência de postos com GNV. Aliás, não vejo motivos para o não fornecimento em mais postos aqui, acredito ser obra dos cartéis que imperam aqui na capital federal. O fato de apenas dois postos fornecerem GNV aqui faz com que seu preço seja mais elevado. Aqui a diferença GNV pra gasolina é de 0,60 e já é vantajosa pra mim, imagina se preço pudesse cair? Há dois meses atrás o GNV aqui era 2,60 e em menos de 1 mês passou para 3,29 o que tá me fazendo ficar com medo de ter feito besteira em ter comprado esse carro e também de ter adquirido o kit GNV. Vamos torcer pra que as coisas melhorem!
Parapa_Sam
28/03/2016, 03:55
Pois é, aqui em Brasília ainda passo por essa dificuldade da ausência de postos com GNV. Aliás, não vejo motivos para o não fornecimento em mais postos aqui, acredito ser obra dos cartéis que imperam aqui na capital federal. O fato de apenas dois postos fornecerem GNV aqui faz com que seu preço seja mais elevado. Aqui a diferença GNV pra gasolina é de 0,60 e já é vantajosa pra mim, imagina se preço pudesse cair? Há dois meses atrás o GNV aqui era 2,60 e em menos de 1 mês passou para 3,29 o que tá me fazendo ficar com medo de ter feito besteira em ter comprado esse carro e também de ter adquirido o kit GNV. Vamos torcer pra que as coisas melhorem!
Lamento q isso venha acontecendo.
Ver o interesse privado se sobrepôr ao interesse público vai de encontro às políticas públicas.
Infelizmente, ñ acredito mais em nenhum político, seja ele PSDB, PT, PP, PSC, PQP.
Deposito minhas esperanças nas próximas gerações, pois na minha "jogo a toalha" por ñ ter mais solução para a moralidade.
Bem, crítica de lado, aqui na minha cidade o vlr do m³ varia de R$ 1,99 a R$ 2,19, e entre 22h a 6h, encontramos muitos postos com preços promocionais, reduzindo em média 5% daquele valor.
Abçs do Sam!
oralspace
28/03/2016, 16:47
boa tarde pessoal, sou novo por aqui e estava dando uma lida neste fórum, li bastante a respeito da transformação em gnv, e em diversos lugares o pessoal fala do desgaste prematuro de peças, da falta de lubrificação adequada do motor e demais problemas, alguém já enfrentou algum tipo de problema de mecânica usando o gnv? as manutenções regulares continuam iguais ou aumentou o numero de peças e serviços de reparo a serem feitos? e em relação à suspensão do carro?
Acho que em relação a compensar ou não foi bastante discutido mas não consegui achar muitas coisas a respeito dos danos e manutenções necessárias com o gnv, se puderem ajudar.. desde já forte abraço
Parapa_Sam
29/03/2016, 01:02
boa tarde pessoal, sou novo por aqui e estava dando uma lida neste fórum, li bastante a respeito da transformação em gnv, e em diversos lugares o pessoal fala do desgaste prematuro de peças, da falta de lubrificação adequada do motor e demais problemas, alguém já enfrentou algum tipo de problema de mecânica usando o gnv? as manutenções regulares continuam iguais ou aumentou o numero de peças e serviços de reparo a serem feitos? e em relação à suspensão do carro?
Acho que em relação a compensar ou não foi bastante discutido mas não consegui achar muitas coisas a respeito dos danos e manutenções necessárias com o gnv, se puderem ajudar.. desde já forte abraço
Seja bem-vindo Oralspace!
Em respostas a suas indagações, permita relatar minha experiência de 18 anos com GNV em inúmeras vtr's (viaturas) de diversas marcas, modelos e tipos de categorias.
Em todas vtr's nunca, absolutamente nunca tive problemas no motor em decorrência do uso do GNV.
Mas a longevitude e saúde do motor depende de algumas práticas:
1ª Opte em instalar o kit em uma convertedora renomada no mercado, ñ faça a conversão em qq "mexânico";
2ª Adquira, preferencialmente, kit's italianos, pois a Itália foi a pioneira na invenção de kit's para uso automotivos. Lembro q o gás (ñ o GNV) é utilizado no planeta há mais de 80 anos em empilhadeiras, pequenos tratores, motores fixos para gerar eletricidade (geradores) etc, migrando pro GNV face a evolução do equipamento.
Obs.: falei em kit italiano, mas os alemãs tb são excelentes e de tecnologia de ponta. Meu kit é da marca Landrenzo (Itália), porém, meu injetor é Bosch (alemão).
3ª Adquira kit de última geração (atualmente no mercado, usa-se o de 5ª geração), logo, ñ use kit's obsoletos.
4ª Verifique se a convertedora tem o programa para entrar na Central do seu veículo possibilitando a regulagem eletrônica, nem todos possuem tal soft.
5ª Siga as orientações da convertedora, q são poucas, mas dentre elas é ligar sempre a vtr no combustível líquido e ao guardá-lo, um km antes de chegar ao local de guarda, passe pro combustível liquido para evitar eventuais ressecamentos.
Dito isto, respondo:
- em diversos lugares o pessoal fala do desgaste prematuro de peças
Ñ há desgaste, desde q vc faça a manutenção preventiva da vtr: verificar e trocar óleo, velas, cabos etc são requisitos essenciais para saúde do motor.
- falta de lubrificação adequada do motor e demais problemas
Só ocorre se vc deixar faltar óleo no cárter. Em relação aos "demais problemas": bem ñ há. Mas tenha a consciência q tanto o motor como o kit são composto por equipamentos (peças) eletrônicas, e como tal, estão sujeitos a eventuais defeitos. Mas ñ pq o combustível é GNV, pode ser q vc foi sorteado com um eventual problema de fábrica. Difícil acontecer? Sim, é. Mas pode ocorrer!
-alguém já enfrentou algum tipo de problema de mecânica usando o gnv?
Em 18 anos de uso com GNV, eu nunca - repito - nunca tive problemas. Nessa resposta, gostaria de fazer uma obs.: Ñ compro carro zero, compro vtr com 2 anos de uso (com km entre 8 a 15 mil km rodados) e permaneço com a mesma por 2 ou 3 anos. Logo, são vtr's relativamente novas e com pouco uso. Assim, evidente q vtr com 15 ou 20 anos de uso estará sujeita a ter maiores problemas.
-as manutenções regulares continuam iguais ou aumentou o numero de peças e serviços de reparo a serem feitos?
Continuam a mesma coisa, porém, qdo for trocar velas e cabos, adquira para uso de GNV. Velas pra uso de combustível liquido, é evidente q desgastam mais rapidamente, mas com velas pra GNV a durabilidade aumenta. Use velas Iridium (q é própria para uso de GNV). O GNV aumenta em 20% a durabilidade do óleo, pois, por ser um combustível limpo, ñ deixa resíduos. Apesar disso, eu troco o óleo antes mesmo da recomendação do fabricante, q prevê a troca com 10 mil km (eu troco com 7 ou 8 mil).
e em relação à suspensão do carro?
Depende do carro. Se vc tem um carro pesado, ñ precisa trocar molas, pois se é pesado a suspensão dele está preparada para suportar o peso do carro, o peso do cilindro será insignificante, salvo, evidente, se instalar 3 ou 4 cilindros (1 cilindro é suficiente para o objetivo proposto). Por outro lado, se vc tem um carro leve 700 ou 800 km (por ex.: uma Uno ou Pálio, talvez Gol), por consequência, a suspensão ñ terá a mesma resistência CASO A VTR CARREGUE 5 PASSAGEIROS, mas, por ser vtr pequena, logo, o cilindro tb será pequeno, cujo peso, qdo cheio, equivale ao peso de uma pessoa mediana (70 kg). Particularmente eu substituiria por molas reforçadas, pois inevitavelmente, levamos 5 pessoas (com o motorista). Na minha atual vtr, o cilindro é apenas um mero detalhe, uma vez q posso levar até 1000 kg extra.
-não consegui achar muitas coisas a respeito dos danos e manutenções necessárias com o gnv
Ñ achou pq GNV ñ causa danos algum ao motor, sendo q o kit GNV ñ há necessidade de manutenção. A manutenção deve ser feita na vtr, daí é essencial a manutenção preventiva, tal como, troca regulares de óleo, filtros (de óleo, ar, combustível liquido), correias, velas, cabos, até mesmo paletas do limpador, kkkkk...
Mas se vc quiser ler um pouco mais, veja os links abaixo:
Sherlockar - GNV (Gás Natural Veicular) estraga o motor? (http://www.sherlockar.com.br/pt/noticias-detalhes/106/gnv-(gas-natural-veicular)-estraga-o-motor?-.html)
DieselNutz: Defensores do gás natural: distorcendo a verdade para defender um ponto de vista limitad (http://dzulnutz.blogspot.com.br/2013/01/defensores-do-gas-natural-distorcendo.html)
GNV Estraga o motor? - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=WpPRE3RPZPM)
GNV Danifica Motor? Desvendando o Mito - Blog Tuning Part (http://blog.tuningparts.com.br/gnv-danifica-motor-desvendando-o-mito/)
Seguindo essas orientações e fazendo as manutenções de praxe vc terá motor para rodar 300, 500 e até mesmo 700 mil km antes de retificá-lo, a exemplo de muitos táxis q rodam 99,99 % do percurso no GNV. Aqui na minha cidade e no Rio, 100% da frota de táxis utilizam o GNV.
Boa sorte na decisão.
Forte abç do Sam!
Newton Neto
29/03/2016, 14:50
Sam!
Muito legal este seu relato! Certamente vai ajudar muita gente que ainda tem essa dúvida entre converter, não converter, comprar carro no GNV ou não!
Este mercado tem muito mito, muita especulação, mas geralmente quem você vê falando mal de GNV não tem carro GNV.
No meu caso, por ser um carro mais antigo (F-250, ano 2000), acrescento aos cuidados que vc citou o uso frequente de Militec, mas isto também faço no meu CR-V, que não anda no GNV...
No mais, por hora só alegria, mesmo com um consumo que considero um pouco elevado para um kit de 5ª geração, pois vem fazendo a mesma média da de um amigo, com kit antigo (em torno de 7,0 km/m³).
Zagoraks
29/03/2016, 22:17
Sam!
Muito legal este seu relato! Certamente vai ajudar muita gente que ainda tem essa dúvida entre converter, não converter, comprar carro no GNV ou não!
Este mercado tem muito mito, muita especulação, mas geralmente quem você vê falando mal de GNV não tem carro GNV.
No meu caso, por ser um carro mais antigo (F-250, ano 2000), acrescento aos cuidados que vc citou o uso frequente de Militec, mas isto também faço no meu CR-V, que não anda no GNV...
No mais, por hora só alegria, mesmo com um consumo que considero um pouco elevado para um kit de 5ª geração, pois vem fazendo a mesma média da de um amigo, com kit antigo (em torno de 7,0 km/m³).
Paguei R$4.600 meu kit de 5 geração, com cilindro de 20m3 em tamanho especial pra caber na caçamba e com válvula de abastecimento externa. Kit argentino da sgv.
Newton Neto
30/03/2016, 11:00
Paguei R$4.600 meu kit de 5 geração, com cilindro de 20m3 em tamanho especial pra caber na caçamba e com válvula de abastecimento externa. Kit argentino da sgv.
Eu paguei R$ 5.500,00 num Lovato, 5ª geração, com 2 cilindros, um de 25 e um de 30! Não mandei colocar a válvula externa, mas acho que vou acabar colocando também.
euclidesneto
30/03/2016, 11:41
A variação de preços é grande, hein!
realbulldog
27/05/2016, 14:21
E o preço do GNV também.
Aqui no RS, região de Novo Hamburgo, por exemplo:
Álcool= R$ 2,889
Gasolina R$ 3,529
Diesel= R$ 2,730
GNV= R$ 2,559
Minha impressão, para o meu caso que ando no máximo 1.000 km/mês, não vale a pena uma L200 Diesel, como tampouco instalar um kit GNV na minha região.
Aqui não temos desconto no IPVA para GNV.
Mas, estou pensando seriamente na L200 HPE flex.
Att.
Parapa_Sam
28/05/2016, 00:05
...
Aqui no RS, região de Novo Hamburgo, por exemplo:
Álcool= R$ 2,889
Gasolina R$ 3,529
Diesel= R$ 2,730
GNV= R$ 2,559
...
Seja bem vindo realbulldog.
Pelas suas declarações, observo q sou um felizardo, pois o GNV aqui no RJ está em torno de R$ 2,09, atualmente, porém, devido a cada esquina ter um posto, a concorrência é grande. Daí, muitos postos aqui fazem promoções após as 22h, baixando seus preços para R$ 1,89/m³ de GNV.
Abçs do Sam!
realbulldog
29/05/2016, 21:27
Boa noite!
Obrigado.
Pois é, no RS tem projeto na câmara estadual para votação da redução do IPVA para veículos com GNV.
Quem sabe, mas ainda nada.
O preço também não é tão atrativo, mas ainda assim 1 Real a menos que a gasolina.
Estava na mira de uma PKP automática a diesel, mas após alguns TD's com Amarock, Ranger, L200, me decepcionei pelo alto consumo das mesmas e o fato do diesel estar em torno de R$ 0,60 a menos na minha região. O alto valor das viaturas e do seguro total, IPVA e manutenção mais cara não justifica oinvestimento, para o meu caso específico.
Não havia me decidido por uma PKP flex ainda por não conhecer opções automáticas e 4x4 no Brasil.
Até conhecer a L200 HPE 3,5 litros V6 automática 4x4, a qual me fez a cabeça.
Já estou com algumas 2014,2015 na minha massa de mira e até meu aniversário no final de Junho,espero estar andando com uma!
E fortemente inclinado a instalar GNV em razão dos relatos dos amigos aqui do fórum e da indicação de um amigo da área de vendas, plenamente satisfeito com a economia após a instalação do KIT no seu atomóvel Volks.
Att.
Parapa_Sam
30/05/2016, 00:00
...
Já estou com algumas 2014,2015 na minha massa de mira e até meu aniversário no final de Junho,espero estar andando com uma!
Se vais optar por uma 2015, to lendo bons relatos qto ao câmbio AT 5 machas.
Me parece q é mais econômica.
Abçs do Sam!
Ola amigos fórum. Acabei de comprar uma L200 flex 2013 e vou instalar GNV nela. Alguém poderia me recomendar uma instaladora em São Paulo? Já ouvi falarem bem da SystemGas em São Bernardo, algum florista também recomenda? abs a todos!
Boa Noite amigos, acabei de comprar uma bruta triton 2009 v6 gasolina com 135mil km estou muito feliz a máquina está super conservada, rodei uma semana com ela e o consumo tb foi bruto 5km/L como rodo muito foi uma sangria! Hj deixei ela para instalar o kit 5a Geração, estou ansioso para o retorno dela. Obs: só comprei ela após ler os relatos desse tópico, pois estava quase fechando uma disel 2007.
Um grande abraço.
realbulldog
01/07/2016, 13:21
Bom dia!
Pois é amigo, as Pickups câmbio auto. a diesel também são beberronas.
Qual o tamanho do cilindro que o colega instalou?
Aqui no RS os kits 5ª geração estão na faixa de 6 a 7 mil no caso das Mits V6.
Os 3 poréns, particularmente no meu caso:
Por aqui o GNV não é tão atrativo no preço, quanto outros estados;
Não temos desconto no IPVA, ainda, para veículos com gás instalado;
A autonomia é baixa em veículos que tem consumo alto de combustível, dependendo do que anda, o proprietário tem que abastecer todo dia, ou a cada 2 dias;
Mesmo assim, qualquer 1 Real a menos por metro cúbico em relação ao litro de gasolina e 1 km a mais que o interessado possa fazer, eu considero razoável.
Pelo tamanho da caçamba, o recomendado seria um cilindro de 20 m³, mas gostaria de saber se alguém tem o de 25m³, ou mesmo 2 de tamanho menor, que possa proporcionar maior autonomia.
Att.
digaum.fbg
01/07/2016, 14:48
Bom dia!
Pois é amigo, as Pickups câmbio auto. a diesel também são beberronas.
Qual o tamanho do cilindro que o colega instalou?
Aqui no RS os kits 5ª geração estão na faixa de 6 a 7 mil no caso das Mits V6.
Os 3 poréns, particularmente no meu caso:
Por aqui o GNV não é tão atrativo no preço, quanto outros estados;
Não temos desconto no IPVA, ainda, para veículos com gás instalado;
A autonomia é baixa em veículos que tem consumo alto de combustível, dependendo do que anda, o proprietário tem que abastecer todo dia, ou a cada 2 dias;
Mesmo assim, qualquer 1 Real a menos por metro cúbico em relação ao litro de gasolina e 1 km a mais que o interessado possa fazer, eu considero razoável.
Pelo tamanho da caçamba, o recomendado seria um cilindro de 20 m³, mas gostaria de saber se alguém tem o de 25m³, ou mesmo 2 de tamanho menor, que possa proporcionar maior autonomia.
Att.
Me intrometendo... ui!
Então, tive uma Mitsubishi Pajero Sport 3.0 V6 com kit GNV de 2a geração, usava um cilindro de 20m3 e autonomia variava entre 115 e 125 kms, dependendo menos do consumo que estava sempre na casa de 6,5km/m3 mas mais pela pressão da bomba e temperatura no momento do abastecimento. Como rodo 65kms por dia, abastecia uma vez a cada dois dias. O problema são as regras de segurança, que nem todo posto segue, mas no que seguem te obrigam a sair do carro durante o abastecimento. Quando estou sozinho, tudo bem. Mas o problema é retirar a esposa e a filha num local aberto, ventando e fazendo 5 graus. Como todos temos problemas respiratórios crônicos (Curitiba é uma nhaca neste ponto) foi um dos pontos a serem levados em consideração para decidirmos pela venda dela.
Mas economicamente, aqui no PR p GNV ainda é viável, responsabilidade do preço médio de R$ 2,30 por metro cúbico e do custo de 1% de IPVA.
Bruno Costa
05/07/2016, 08:03
Pessoal,coloquei 2 cilindro na minha 3.5 v6 2008.
Um de 20 na frente e o de 25 depois da caixa do para lama,a autonomia média e de 450 km, pois em Brasília e muito plano é muitas retas.
Ja rodei 37000 com GNV e estou muito satisfeito.
Abraços.
realbulldog
05/07/2016, 11:48
Um de 20 na frente e o de 25 depois da caixa do para lama,a autonomia média e de 450 km, pois em Brasília e muito plano é muitas retas.
Abraços.
Opa!
Bom dia!
Colega, teria como postar ou me enviar foto de como ficou?
Tenho interesse em instalar o máximo possível para maior autonomia.
Pelo que vi o senhor aí consegue uns 10km/m³, por aqui o mecânico me garantiu uma melhora de somente 20% no consumo, ou seja, estou contando aqui com 6,5 km/m².
Att.
Coloquei o cilindro de 18m³ ainda estou em fase de regulagem/adaptação ela tem feito em média 125km/18m³ ou 6,9km/m³. Tenho pago aqui no RJ R$1,99/m³.
Parapa_Sam
10/07/2016, 21:45
Coloquei o cilindro de 18m³ ainda estou em fase de regulagem/adaptação....
Regulada, faça o qto antes a regularização junto ao DETRAN/RJ e poderás requerer a devolução do IPVA referentes aos meses q faltam pro ano terminar.
Além do mais, passará a pg a alíquota de 1,5% sobre o vlr da vtr de IPVA em 2017 no lugar dos tradicionais 4%.
Abçs do Sam!
Amatinho
11/07/2016, 19:34
Opa!
Bom dia!
Colega, teria como postar ou me enviar foto de como ficou?
Tenho interesse em instalar o máximo possível para maior autonomia.
Pelo que vi o senhor aí consegue uns 10km/m³, por aqui o mecânico me garantiu uma melhora de somente 20% no consumo, ou seja, estou contando aqui com 6,5 km/m².
Att.
Tambem gostaria de ver como ficou
Amatinho
11/07/2016, 19:36
Abraços.
manda fotos
Instalei 2 cilindros na minha V6 3.5. 1 de 20 e 1 de 10m.
Fiz 10km/L na estrada e 7 km/L na cidade.
532962Segue a foto de como ficou a caçamba.
Boa noite amigo,
Vou tirar uma foto e postar aqui, pelas minhas contas ela está fazendo 6,9km/m3.
Coloquei um de 18m3 abasteço todos os dias ou às vezes de 2/2 dias!!! Ela tem feito 6,9km/m3, em questão de economia financeira tenho gastado menos que quando eu tinha um fit 1,4 2012.
Estou indo para Itacare no dia 10/11 alguém tem alguma dica? Como faço para ir o máximo no gás? Estou saindo do RJ.
Baja SCS
05/05/2017, 21:53
boa noite, estou na duvida de instalar o kit gnv, tenho uma pajero sport 2007 v6 3.5, gostaria da indicação dos amigos de uma convertedora de gnv no rs de confiança.
Rafael Camacho
09/05/2017, 00:35
Coloquei o cilindro de 18m³ ainda estou em fase de regulagem/adaptação ela tem feito em média 125km/18m³ ou 6,9km/m³. Tenho pago aqui no RJ R$1,99/m³.
O modelo AT5 casou bem o Kit GNV 5ª geração?? Tem algum relato negativo??
Boa tarde a todos. Venho lendo esse fórum há alguns meses pq estou pensando em comprar uma Ford Edge e colocar GNV 5 ger. nela. Estou lendo aqui pois o motor da L200 Triton tbm é 3.5 igual ao da Edge. Alguém aqui tem alguma informação sobre essa conversão? Acham que é loucura? Boa idéia? O que vcs pensam?!
Parapa_Sam
22/03/2018, 22:55
... estou pensando em comprar uma Ford Edge e colocar GNV 5 ger. nela. Estou lendo aqui pois o motor da L200 Triton tbm é 3.5 igual ao da Edge. Alguém aqui tem alguma informação sobre essa conversão? Acham que é loucura? Boa idéia? O que vcs pensam?!
Bem vindo Leleo.
Instalar GNV 5ª geração será a melhor coisa q vc fará. Sou adepto do GNV há 24 anos e nunca, absolutamente nunca tive problemas. Foi e está sendo só alegria. Todos as minhas vtr's converto pra GNV desde 1994 do tempo dos 2ª geração. Pra nós, q moramos no RJ tem maior benefício: a alíquota do tributo é diferente (1,5% do valor da tabela da vtr ao invés de 5%). Por outro lado, vc deve fazer as contas para saber se, no seu caso, há um bom custo benefício.
Eu expus muito bem sobre esse assunto (Custo x Benefício), só não lembro onde postei, se aqui ou no tópico das TR4. Procure.
Só não vale a pena vc instalar o kit se vc ñ for usufruir do benefício em sua plenitude, tal como, por exemplo, investir nesse ano e vender a vtr ano q vem. Pode até mesmo vender no ano seguinte, desde q rode 50, 60.000 ou mais quilômetros por ano, caso em que a economia superará o custo do investimento. Todos os gastos devem ser postos na ponta do lápis para se saber se vale a apena investir no combustível.
Segue foto da "Dama de Ferro"
556852
Abçs do Sam
Parapa_Sam
22/03/2018, 23:09
Em complemento, sugiro a instalação dos kit's italianos, pois são eles (os italianos) q detém Tecknohall nesse tipo de combustível. Sugiro a marca LandRenzo. Sugiro ainda a Italiangás que fica na Av. Brasil, altura de Bonsucesso.
Italian Gas | Um novo conceito em AUTO CENTER GNV (http://www.italiangas.com.br/)
Abçs do Sam!
Qual a Diferença do 5 Geração e a 7 Muito anunciada ak no Rio?Pois tenho pesquisado nada encontro.Ja vinha com interesse sobre, apos este ultimo Epsisodio do Abasteciento, fiquei bastante interessado, pois o meu Perfil de Usuario (Pouco uso do GVIII), não condiz com as postagens anteriores
Cristiano Almeida
29/10/2018, 13:21
Ola amigo boa tarde!!! Eu acabo de chegar ao mundo 4x4 cm uma L200 igual a q vc mencionou e estou bastante motivado a converter em GNV, vc ainda tem a mesma impressão??? Compensa?? Faria de novo? Quanto esta fazendo por m³ se ainda estiver cm ela???
Parapa_Sam
29/10/2018, 22:29
...... estou bastante motivado a converter em GNV, vc ainda tem a mesma impressão??? Compensa?? Faria de novo? Quanto esta fazendo por m³ se ainda estiver cm ela???
Bem vindo Cristiano.
Sou adepto do GNV há mais de 20 anos.
Ñ sou fã de diesel, por isso minhas vtr's (viaturas) são a gasolina/flex, permitindo, assim, a instalação do GNV.
Financeiramente compensa, considerando as Tritons como beberrona.
O ruim é que se perde espaço na caçamba para dar lugar ao cilindro.
Outro contra é que algumas cidades do interior não tem posto de GNV para abastecer, assim, se viajar para longe separe um pouco mais de orçamento para a gasolina/álcool.
Algumas dicas para a instalação:
-Instale kit's Italianos, pois eles detém tecnohall no assunto. Land Renzo é uma boa opção (já instalei 5, todos funcionaram perfeitamente bem), nem manutenção é necessária, apesar q GNV ñ necessitar de grandes manutenções periódicas.
-Procure convertedoras renomadas.
-Se vc roda menos q 1000 km por mês, um cilindro de 18m² atende bem as necessidades e ñ toma muita caçamba.
Recomendo a leitura dos meus post's n. 121, 143 e 149.
Abçs do Sam
Cristiano Almeida
08/11/2018, 13:25
Legal muito obrigado pelas dicas..... qual autonomia esperar no GNV???
Cristiano Almeida
10/12/2018, 08:11
Bom dia a todos os amigos do fórum!
Optei pela conversão PELO gnv após muitas pesquisas e ajuda dos companheiros aqui. Vou passar minha primeira impressão tendo vista que hoje é o 3º dia no GNV(2º abastecimento).
Meu carro é uma L200 Triton 2008 3.5 V6 Gasolina, costumo falar que quando eu chegava no posto pra abastecer era super bem atendido com cafezinho etc, afinal, era sócio kkkkkkk.
Estou com o carro quase 2 meses e peguei no último sábado convertido, com um kit da Stag de 5ª Geração. De Piracicaba até minha cidade (Itapetininga-SP) são 130km, e com cilindro de 20m³ não consegui fazer td este trajeto e tive que parar em Tatui(92Km rodados) para abastecer novamente porque já tinha entrado na bolinha vermelha. Quanto abasteci, foram 15,6 m³, ou seja 92/15,6=5,90 km/M. Confesso que fiquei assusto porque estava como se fosse na gasolina, fora o investimento de um Kit deste. Dai cheguei na minha cidade e rodei mais alguns Km e no segundo abastecimento fez média de 6.8 km/M. o mecânico me disse que o carro ainda iria se adaptar ao GNV e não era pra me assustar. Gostaria de uma opinião de quem ja passou por isso se realmente melhora mesmo a autonomia ou tende a piorar kkkkk .... Lembrando que também é a minha primeira impressão. Tão logo tenha mais surpresas irei postar aqui. Agradeço desde já a atenção dos companheiros deste fórum que são sempre solícitos aos recém chegados.
Amigo, como ficou o consumo médio! Comprei uma L200 e gostaria de converter à gnv, porém o que você relatou também me assustou. Menos de 6km/m3?
Cristiano Almeida
12/06/2019, 16:13
Boa tarde galera!!!! Hoje dia 12/6/19, apareceu um negócio bom pra mim, então vou me desfazer da minha pickup.
Não vou falar que fui tão infeliz com o carro, no meu caso faltou colocar mais 1 cilindro pra então ficar com algo em torno de 35m³.
Minhas médias vairaram entre 5,8 a 7,3 km/m. A única melhora foi de Sorocaba a Santos que fez algo em torno de 10km/m. Porém muita decida.
A L200 era minha paixão e por isso não me arrependo, porém o gasto com kit não ta compensando muito tendo em o metro do GNV estar aqui na minha cidade(Itapetininga-sp) R$ 3,39
Média dela no alcool - 3,7 a 4,3
Média dela na Gasolina - 5 a 6
Média no GNV - 5,8 a 7,3
Misto entre pista e cidade.
Fica a dica e minha experiência que tive com ela. No mais o carro é um trato confortável, não encalha e não quebra...rodei mais de 13.000km com ela neste 7 meses e não tive problema alguma.
Só estou largando pois encontrei um negócio (casa) melhor.
Minha dica é que ela seja um segundo carro, pra final de semana. Pra usar como carro principal vc terá que tomar um café com os frentista quase todo dia ... abs a todos, duvidas seu puder ajudar por perguntar....