PDA

Ver Versão Completa : Bomba de óleo caseira

gustavo signori
25/07/2005, 02:15
olá a todos.

há alguns dias atrás, resolvi trocar os óleos de diferenciais e t- case do meu vitara em casa, assim tenho certeza de que ficou bem feito, sem misturar óleos diferentes como nas bombas das casas de troca de óleo.

me deparei com um grande problema: não tenho a bomba de óleo!!!

coloquei os neurônios para funcionar e tive uma grande idéia!
não sei se alguém já havia pensado nisto antes, mas se não e se "gambiarra" desse prêmio nobel, este ano eu seria sério concorrente.

vamos lá. a engenhoca consiste no seguinte:

1 vaso de expansão de água de refrigeração de carros com sitema selado.(que tenha pelo menos uma entrada em cima e uma saída embaixo. eu usei uma de fiat uno que era a mais barata R$ 14,00)
1,5 mts. de mangueira ( usei aquelas que os pedreiros usam para medir nível, na loja de materiais de construção deram de graça)
10 cm de tubo de cobre de diâmetro compatível com a mangueira curvado
para "enganchar" no furo onde v. vai colocar o óleo, só p/ não precisar segurar durante o enchimento. ( ou algo equivalente). já tinha em casa.
1 bombinha daquelas pretas que se usa em aparelhos de medir pressão arterial e sua respectiva mangueirinha de borracha. ( a minha peguei de um aparelho velho que tinha em casa. talvez v. encontrem em farmácias e com certeza em lojas de material hospitalar, é barato +- R$ 10,00.)
apesar de ser dedutível e fácil, vou explicar como montar:
ligue a mangueira de pedreiro na saída inferior do vaso e na outra ponta o tubinho de cobre. na entrada superior coloque a bombinha e... pronto.
coloque o óleo pela tampa, feche-a bem (p/ pressão não escapar), bombeie, o ar entrará no vaso pressurizando-o e o óleo fluirá calmamente para dentro do diferencial, câmbio, t -case ou qualquer outro uso que v. precise.
simples e barato.

obs: não tente aperfeiçoar o aparato ligando-o a um compressor, nem mesmo aqueles de encher pneu chinês que as consequências serão desatrosas. o óleo será ejetado a alguns metros de distância, melecando uma área considerável. experiência própria.

espero ter contribuído. até mais.

Eduardo Velo
25/07/2005, 02:25
Uso bisnaga , de 300 ml , coloco o óleo na bisnaga , o bico dentro do furo do cambio ou dif. e aperto pra expulsar o óleo da bisnaga ...

[]s...

Sergio Rocha
25/07/2005, 09:27
Eu uso uma mangueira comprida ligada a um funil.Coloco uma pta da mangueira no diferencial, e o funil conectado na outra pta seguro no alto e vou derramando o oleo dentro dele. :wink:
Fácil e seguro.

[]'

cristiano
25/07/2005, 12:22
Eu já vi em oficinas, mas ainda não corri atrás, e uma ferramenta pequena... o óleo é colocado numa lata (por exemplo), e você coloca a ferramenta dentro, ela tem uma manivela e uma mangueira saindo, aí é só girar a manivela que ela puxa o óleo para a mangueira... pelo tamanho e pouca complexidada parece não ser caro, vou perguntar ao mecânico...

Walter Moreira
26/07/2005, 05:45
Você pode utilizar também uma almotolia com um bico flexivel longo, serve tanto para o diferencial quanto para o câmbio

Tatão
26/07/2005, 08:42
uma manivela e uma mangueira saindo, aí é só girar a manivela que ela puxa o óleo para a mangueira... pelo tamanho e pouca complexidada parece não ser caro, vou perguntar ao mecânico...

se for a mesma que eu to pensando, a ultima vez que perguntei o preço era uns 70 paus :shock:

eu gostei da ideia do gustavo, o lance com funil demoooooora pra kar@i, e com almotolia da pra dar cãimbra na mão de tanto bombar :lol:

[ ]", de quem usa oleo 140 no jeep :roll:

Eduardo Velo
26/07/2005, 10:34
Funil demora muito mesmo ...
Das várias tentativas que fiz achei mais prática o uso da bisnaga mesmo , é bem rápido ...

[]s....

cristiano
26/07/2005, 12:44
O legal é o sistema parecido com a engraxadeira, com uma bomba... mais profissional... pode compensar o investimento, já que pode trocar o óleo de qualquer veículo... A bomba da engradadeixa, se não me engano de 10 litros, é $90... a do óleo deve ser mais ou menos isso...

bacana00
26/07/2005, 15:09
Eassa ferramenta pequena é uma bomba de óleo de qualquer motor velha.. Funciona bem e não dá dor de cabeça...

Arkov
27/07/2005, 21:08
poxa!!!!
esses dias eu estava pensandu justamente isso!! (como trocar o oleo do cambio sem ir ao posto)
vlw pelas dicas pessoal!!!
a do gustavo que eu mais gostei hehehehe

Leonardo Dic
30/07/2005, 16:00
Oi pessoal, comprei uma bombinha de plastico para trocar os oleos da transmissão.
Ela é barata paguei 25,00, mas acho que quem mora em cidade grande deve achar mais barato, pois aqui é cidadezinha pequena e essas coisas são sempre mais caras.
Ela não é nenhuma Brastemp, mais funciona bem.
Vc coloca o oleo num recipiente, enfia a mangueira de baixo nele bombeia e sai o oleo na outra.
A Marca dela é Mac Lub. Feita em Araraquara.
Estou enviando a foto dela.

Abraço

Arkov
30/07/2005, 17:59
pô !!! bacaninha essa bombinha, vou ver se acho pra trocar em casa mesmo, pois trocar no posto sem condições, os kras são extremamente relaxados, misturam tudo.

Edintruder
30/07/2005, 20:08
Eu estou esperando sobrar uma bomba de óleo velha e soldar uma manivelinha. Por enquanto eu me encolho embaixo da caminhonete com um funil, o tubo de óleo e um pano, na verdade um monte deles!!! :putz:

bacana00
30/07/2005, 22:14
Ed, Nem precisa soldar a manivela, usa a manivela de vidro de algum carro que encaixa no eixo...

Edintruder
30/07/2005, 23:56
Barbada! Cabrito é comigo mesmo! Bééé!

Arkov
31/07/2005, 12:59
todo mundo me fala
--- leva no posto que é rapidinho!!!!

o tesão de trocar o oleo é eu mesmo fazer, eu gosto pra kct de trocar oleo, filtro, pastilha, engraxar etc.
se eu pudesse $$$ e tivesse espaço eu arrumaria até um elevador pra alisar o carro por baixo :D

gvogetta
01/08/2005, 22:06
Caros,

Você pode utilizar também uma almotolia com um bico flexivel longo, serve tanto para o diferencial quanto para o câmbio

Eu uso uma mangueira comprida ligada a um funil.Coloco uma pta da mangueira no diferencial, e o funil conectado na outra pta seguro no alto e vou derramando o oleo dentro dele.
Fácil e seguro.

[]'

Almotolia e funil, sai fora... Demora demais e realmente é um problema para segurar e manter a mangueira na entrada do diferencial, no caso do funil...

Uso dessas engraxadeiras grandes de alavanca (veja foto), com tamborzinho de lata (5 Kg se não me angano), que apesar de ser feita para graxa, funciona muito bem com óleo, por isso tenho duas, uma para graxa e outra para óleo. Paguei algo em torno de R$ 130,00 cada quando comprei (comprei uma melhorzinha pois havia um modelo mais barato e de aparência inferior)... No meu caso o investimento compensou pois temos 3 jipes na família (eu, meu pai e meu cunhado), fora os amigos que de vez em quando se utilizam delas. Coisa fina, recomendo...

Saudações,

Willys51or
23/02/2013, 23:06
Amigos, lendo esse tópico, segui as dicas anteriores e fiz minha bomba de óleo para completar o câmbio e t-case willys.
Utilizei um expansor do gol, uma bomba de ar de encher bola, carrinho de mochila infantil, abraçadeira de nylon, um pedaço de madeira e criatividade.

Quanto ao preço: vaso expansor novo: 30 reais com tampa / bomba: 4 reais e os outros materiais eu já tinha.

Vejam as fotos.396690396691396692396693

edwint
03/03/2013, 12:04
improvisei uma rapidinho, usando uma bomba de gasolina elétrica que tinha trocado da meu fiat strada, peguei uma garrafa de pet sem o pescoço coloquei o óleo dentro e liguei a bombinha, demorou um pouquinho, mas pude completar os níveis de óleo do cambio e diferenciais.

Rubens Linhalis
03/07/2014, 12:31
Pessoal,

Essa seringa alguém já usou? Presta?

Seringa para Extrair ou Colocar Oleo MAC LUB-10-1 - R$ 34.13 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=76242&cat=11&subcat=156)

468931

Acredito que ser melhor que seringa de gado (300ml) pelo tamanho..

Rubens Linhalis
03/07/2014, 17:24
Pessoal,

Essa seringa alguém já usou? Presta?

Seringa para Extrair ou Colocar Oleo MAC LUB-10-1 - R$ 34.13 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto.asp?cod=76242&cat=11&subcat=156)

468931

Acredito que ser melhor que seringa de gado (300ml) pelo tamanho..

Bom... já comprei. Se não compra-se logo não chegaria a tempo. Depois posto as impressões.

Willian Del Piero Rocha
03/07/2014, 17:39
Coloque os resultados ,dificuldades ,maneira de usar ,etc , fiquei interessado ,já que uso uma garrafa pet cortada(funil) com uma mangueira.

Dioclecio
03/07/2014, 23:53
Trocamos dos dois diferenciais da rural e foi na base do funil improvisado e demorou pra kct.
Vou me equipar de uma das idéias do tópico na próxima troca...

Leonardo Dic
06/07/2014, 19:09
comprei uma seringa dessa da marca lupus e nao funciona, joguei fora

Rubens Linhalis
07/07/2014, 08:23
comprei uma seringa dessa da marca lupus e nao funciona, joguei fora

Putz Leonardo.. má noticia!

E como faz a troca de óleo?

kaiser64
07/07/2014, 15:29
Eu faço com a gravidade kk, tenho um funil e uma mangueira de silicone de uns 2 metros, e da-lhe óleo

Rubens Linhalis
07/07/2014, 15:39
Eu faço com a gravidade kk, tenho um funil e uma mangueira de silicone de uns 2 metros, e da-lhe óleo

Já fiz muito isso na época de willys.. mas cara, faz bagunça e ainda desperdiça muito óleo na mangueira e etc..

Rubens Linhalis
08/07/2014, 20:58
Hoje no supermercado encontrei essa bomba. Não comprei, vou testar a outras assim que chegar e qualquer coisa compro essa.

Custa R$ 24,77 no supermercado Perim de Vila Velha - ES

469936

abraços!

Leonardo Dic
08/07/2014, 21:18
Gostei da ideia do reservatorio de arrefecimento, Rubens ja usei essa bombinha, so q era de outra marca, funcionou bem, só nao durou mt tempo.
Comprei dessa funciona bem: LUPUS - EQUIPAMENTOS PARA LUBRIFICAÇÃO E ABASTECIMENTO (http://www.lupuslubrificacao.com.br/produto.php?idp=NjM).

reslima
09/07/2014, 08:44
Baseado na do colega acima, fiz uma com bomba manual e reservatório de expansão. Aproveitei um cano de PVC 3/4 q tinha e algumas curvas e T´s e fiz um cavalete pra comportar tudo isso. Com água funcionou legal, abaixo seguem fotos.

469975 469976 469977 469978 469979 469980

Abaixo um vídeo do meu piazito demonstrando a tecnologia da NASA. kkkkk
Abs a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=mr4JicngcQ0&feature=youtu.be

tuna
19/11/2014, 12:03
Baseado na do colega acima, fiz uma com bomba manual e reservatório de expansão. Aproveitei um cano de PVC 3/4 q tinha e algumas curvas e T´s e fiz um cavalete pra comportar tudo isso. Com água funcionou legal, abaixo seguem fotos.

469975 469976 469977 469978 469979 469980

Abaixo um vídeo do meu piazito demonstrando a tecnologia da NASA. kkkkk
Abs a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=mr4JicngcQ0&feature=youtu.be

Renatão, ficou muito bacana, e até parece um foguetinho mesmo...

[]'s

reslima
20/11/2014, 11:24
E aí Tuna, sumidão ein? E a bagaça funciona!

To montando outra com motor 12v e bomba de óleo de motor OHC, quando estiver pronta, posto aqui.

Abração!

Renato.

https://www.youtube.com/watch?v=Gv9A8Zg9Fyc

bobweg
15/10/2019, 22:00
Alguém aqui já utilizou dessas bomba manual para transferência de óleo de rabeta Attwood -- nas trocas de óleo das caixas/diferenciais?

569107

bobweg
29/10/2019, 20:46
Respondendo à minha pergunta: embora ela não sirva diretamente na embalagem de óleo, utilizei essa bomba em uma garrafa pet de 500ml -- onde coloquei o óleo. Consegui operar com o carro no chão, sem problemas. Não é tão pesada para bombear -- consegue-se com uma só mão, empurrando o topo da haste contra alguma parte do carro.

Fácil, simples de operar e econômica (custa pouco e evita desperdícios -- a mangueira é curta).