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Ver Versão Completa : Problema motor ngd troller 2008



Albertocuritiba1
29/04/2012, 14:58
Caros colegas........ Meu troller 2008, motor ngd, de uma hora para outra deu de cortar até quase morrer, quando dou uma esticada no bicho, normalmente em terceira marcha..... Da a impressão que falta combustivel e o jeep vai parando até quase morrer...... Ai após alguns segundos ele vai voltando a força novamente e vai embóra até onde ele quer........
Já troquei filtro de combustivel, filtro de ar e verifiquei pressãode bomba..............

Nesta época que começou este problema, coincidiu tambem de parar de funcionar o ar quente, e tambem o ponteiro da temperatura está marcando sempre no frio, e não mais no meio como antes.

Hoje resolvi desmontar aquela válvula do solenoide do ar quente, para lubrificar e tambem verificar o funcionamento. Estava funcionando ok, conforme os testes que fiz. Porem notei que estas mangueiras estavam muito frias. Deixei o motor ligado por mais de 15 minutos e não saiu uma gota d"agua desta duas mangueiras....

Dias atraz liguei para uma oficina especializada troller aqui na região de curitiba, e o cara me disse que talvez este problema fosse uma questão da polia da bomba d'agua estar patinando no eixo, ai motor entrava em proteção quando esquentava demais, e por isso ele ia cortando quando eu esticava....... No dia duvidei, mas agóra com esta questão de não sair agua nas mangueiras, e tambem pelo fato de ter alterado a temperatura de trabalho, as coisas começam a fazer sentido......

Alguem tem alguma experiencia com isso????

Pedro Rocha
29/04/2012, 16:38
Caros colegas........ Meu troller 2008, motor ngd, de uma hora para outra deu de cortar até quase morrer, quando dou uma esticada no bicho, normalmente em terceira marcha..... Da a impressão que falta combustivel e o jeep vai parando até quase morrer...... Ai após alguns segundos ele vai voltando a força novamente e vai embóra até onde ele quer........
Já troquei filtro de combustivel, filtro de ar e verifiquei pressãode bomba..............

Nesta época que começou este problema, coincidiu tambem de parar de funcionar o ar quente, e tambem o ponteiro da temperatura está marcando sempre no frio, e não mais no meio como antes.

Hoje resolvi desmontar aquela válvula do solenoide do ar quente, para lubrificar e tambem verificar o funcionamento. Estava funcionando ok, conforme os testes que fiz. Porem notei que estas mangueiras estavam muito frias. Deixei o motor ligado por mais de 15 minutos e não saiu uma gota d"agua desta duas mangueiras....

Dias atraz liguei para uma oficina especializada troller aqui na região de curitiba, e o cara me disse que talvez este problema fosse uma questão da polia da bomba d'agua estar patinando no eixo, ai motor entrava em proteção quando esquentava demais, e por isso ele ia cortando quando eu esticava....... No dia duvidei, mas agóra com esta questão de não sair agua nas mangueiras, e tambem pelo fato de ter alterado a temperatura de trabalho, as coisas começam a fazer sentido......

Alguem tem alguma experiencia com isso????

Alberto,

nunca tive essa bronca, mas já vi vários relatos desse tipo de problema no rotor da bomba (que em alguns casos é plástico). O meu antes mesmo de vir pra minha mão, passou por uma troca de bomba dágua. Segundo alguns, essa bomba não gosta de mergulhar, e quebra mais constante em veículos que "afundam" na água, principalmente se for até a altura da ventoinha.

Com relação as mangueiras do ar quente, com 15 min de funcionamento essa água já taria circulando aquecida pela mangueira. E também ( e aí percebi por experiência própria)quando a válvula solonoide do ar quente trava aberta, a temperatura no marcador desce, mas em compensação o ar não gela direito.

Pra ter certeza que é falta de arrefecimento vc pode conferir se a água tá voltando pro vaso de expansão pela mangueira de cima (a pequena), e/ou passar o carro em um scanner pois se ele tiver cortando por estar entrando em modo de segurança por aquecimento, tá registrado.

Outra coisa que deve ser verificada é a vávula termostática que pode estar travada, não dando passagem, no meu caso rodo sem termostática e zero bronca (só demora um pouco mais a esquentar na primeira partida), apesar que o clima aqui permite...

Pelos indícios, realmente faz sentido o que o camarada disse, por garantia não rode com o carro assim até ter certeza que o problema não é arrefecimento, ou pode sair R$caroR$!

espero ter ajudado!

Jera
29/04/2012, 17:58
qnt a temperatura e o ar quente nao sei te dizer.

mas a perda de potencia, pode ser isso, veja o ultimo post da pagina q tme fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/36244-bomba-de-combustivel-da-ranger-moida-2.html

PAULO CARECA
29/04/2012, 19:37
"BOMBA D'ÁGUA" , Faça o teste como citou o Pedro Rocha (conferir se a água tá voltando pro vaso de expansão).

Imperador!
30/04/2012, 09:17
Meu amigo, na minha pouca experiência com o carro, esse é o tipo de defeito que você precisa encontrar um mecânico que realmente entenda desse motor para não ficar gastando dinheiro demais e, posteriormente, perdendo o gosto por ele e vendendo. Se você não tem esse mecânico, encontre-o primeiro. Procure indicações e, em se tratando do NGD, é melhor pagar um pouquinho mais caro pela mão de obra do serviço especilizado.

Sobre a parte do motor falhar, podem ser várias coisas:
1) linha de combustível parcilamente obstruída ou com entrada de ar (substituir as mangueiras e/ou dar um jato de ar nelas para eliminar qualquer possibilidade)
2) rotor da bomba de alta pressão começando a se degradar (deixe essa opção por último, porque terá que desmontar a bomba e verificar os rotores que empurrar o combustível pro rail)
3) Sensor T-MAP (esse sensor, quando defeituoso, provoca os sintomas que você está descrevendo)
4) Sensor do acelerador (possibilidade mais remota)
5) Sensor de pressão do rail (fica mesmo na flauta)

Ou seja, o problema é possivelmente provocado algum dos "milhares" de sensores desse motor. Primeiro passo é passar um scanner e procurar por algum código de erro, mas não necessariamente a inexistência de um código de erro no scanner indica que todos os sensores estão funcionando perfeitamente. Você tem que verificar todos os sensores.

Sobre o ar quente realmente não posso ajudar, mas ele possivelmente está relacionado com a questão da válvula termostática.
Pelo que você comentou, é preciso retirar esse válvula termostática fora e verificar se: a) não está travada aberta; b) se está funcionando adequadamente.
Em marcha lenta, em uma cidade quente como Fortaleza, esse motor demora quase meia hora para atingir a temperatura de funcionamento e mais uns 10 minutos pra acionar o acoplamento viscoso. O tempo reduz um pouquinho se for com o AC ligado.
Esse teu caso aí é possivelmente caso de VT travada aberta.
PS: é a primeira coisa a se consertar. Não se sabem bem os meandros, mas se o motor não tá atingindo temperatura ideal de funcionamento, é possível que ele esteja cortando o desempenho para se autopreservar. Então, o primeiro passo é consertar a VT e fazer um teste com o carro e verificar o desempenho dele, pra ver se está o mesmo.

Abraço e boa sorte :concordo:

Paulo_CW
30/04/2012, 11:07
Alberto...
Esqueça os mecas da Troller Ctba... um pior q o outro.... só tem um piazão lá q manja bem mas não lembro o nome...
De qualquer jeito... pode bem ser q eles informaram... mas tem as outras possibilidades já citadas q ocasionam o mesmo sintoma.... até filtro sujo faz isso... então o melhor é encontrar um meca de confiança para ir testando as possibilidades...

Albertocuritiba1
30/04/2012, 18:48
CASO RESOLVIDO........

Caros........ hoje pela manhã levei o Troller em uma oficina chamada, Barracão do Jeep............ O mesmo cara que me falou alguns dias atraz, que este problema poderia ser causado por um defeito de bomba d'agua.

Tiro e queda......... Ele fez um teste com uma óutra válvula termostática usada, e não resolveu...... ai foi direto na bomba d'agua..... problema resolvido...............

Mais uma que aprendemos juntos sobre este motor galera......... CUSTO COM MÃO DE OBRA E PEÇAS (ADITIVO E BOMBA) R$700,00.(nesta hora tenho saudades do meu uno)

Imperador!
30/04/2012, 18:55
Valeu a pena porque resolveu seu problema e não teve que mexer nas 1001 possibilidades que poderia ocasionar o problema.

Agora foi caro sim. A bomba d'água nova e original custa cerca de 350 reais...

PAULO CARECA
30/04/2012, 21:14
CASO RESOLVIDO........

Caros........ hoje pela manhã levei o Troller em uma oficina chamada, Barracão do Jeep............ O mesmo cara que me falou alguns dias atraz, que este problema poderia ser causado por um defeito de bomba d'agua.

Tiro e queda......... Ele fez um teste com uma óutra válvula termostática usada, e não resolveu...... ai foi direto na bomba d'agua..... problema resolvido...............

Mais uma que aprendemos juntos sobre este motor galera......... CUSTO COM MÃO DE OBRA E PEÇAS (ADITIVO E BOMBA) R$700,00.(nesta hora tenho saudades do meu uno)

Isso é veeeelho, aqui no Forum, desde 2006, ja foi postado dezenas de vezes. De fato ficou bem caro.

srgrande
30/04/2012, 21:48
CASO RESOLVIDO........

...

Mais uma que aprendemos juntos sobre este motor galera......... CUSTO COM MÃO DE OBRA E PEÇAS (ADITIVO E BOMBA) R$700,00.(nesta hora tenho saudades do meu uno)

Tenho um Uno Way 2010 que comprei 0km, completo menos ar condicionado, se quiser trocar no Troller 2008 é so falar!

Albertocuritiba1
01/05/2012, 13:01
Senhores....... Hoje fui buscar a viatura e fiquei de cara com essa bomba d'agua do ngd.... Que tremenda porcaria, vergonhosa............. O que estragou na bomba foi que o rotor da bomba, que é vergonhasamente de plastico soltou do eixo... Isso mesmo.... A polia e o eixo rodam normalmente, mas a porcaria do rotor, gira em falso no eixo........ Este motor é fabricado na china ????? Que vergonha..................

RHL
01/05/2012, 21:50
calma Alberto. É um bom motor, e te dará muitas alegrias.

dsamaz
02/05/2012, 03:42
Tudo bem Alberto?

Trocar a bomba dagua e não trocar a válvula termostática e as mangueiras, é o mesmo que cag** e não se limpar... he he.

Troca todas as mangueiras dagua deste motor, pois elas são tão frágeis quanto esta bomba dagua.

Daniel


Senhores....... Hoje fui buscar a viatura e fiquei de cara com essa bomba d'agua do ngd.... Que tremenda porcaria, vergonhosa............. O que estragou na bomba foi que o rotor da bomba, que é vergonhasamente de plastico soltou do eixo... Isso mesmo.... A polia e o eixo rodam normalmente, mas a porcaria do rotor, gira em falso no eixo........ Este motor é fabricado na china ????? Que vergonha..................

Luiz M F Neto
02/05/2012, 14:12
Daniel

Não concordo. As mangueiras devem ser trocadas quando apresentarem problema (ficam muito moles, estufam...) e a válvula termostática funciona independente da bomba, deve ser trocada quando pifar.
Não tem esta de "combo" não. O sistema eletrônico "corta" o motor antes de atingir temperaturas que poderiam afetar estes componentes.
Troquei antes a mangueira superior (que estava mole, poderia se romper com pressão), e depois a bomba depois de um bom tempo. A válvula termostática e a mangueira inferior estão perfeitas.

PAULO CARECA
02/05/2012, 18:55
Daniel

Não concordo. As mangueiras devem ser trocadas quando apresentarem problema (ficam muito moles, estufam...) e a válvula termostática funciona independente da bomba, deve ser trocada quando pifar.
Não tem esta de "combo" não. O sistema eletrônico "corta" o motor antes de atingir temperaturas que poderiam afetar estes componentes.
Troquei antes a mangueira superior (que estava mole, poderia se romper com pressão), e depois a bomba depois de um bom tempo. A válvula termostática e a mangueira inferior estão perfeitas.

X2......Já troquei 2 bombas d'água, e agora que estou trocando a mangueira superior, por trincas internas, 100.000km rodados, quase seis anos de uso.

FernandoNETO
18/09/2014, 10:55
Estou com um problema, Alguem pode me ajudar!
Foi trocado os bicos, filtro de combustível, bombas revistas! Sensor de rotação, módulo! tudo foi revisado,... nem o auto-elétrico e nem o mecânico acharam o defeito!!!
Hoje meu auto-eletrico cogitou a posssibilidade de ser as solenóides da bomba de alta! SERÁ???

Acontece sempre na primeira partida do dia e se forçar a chave e depois de algumas tentativas, ele até pega, fica a uns 700 giros sem funcionar o pedal de acelerador e depois de alguns segundos sobe pros 900 e volta a funcionar normalmente!!!!!!

Fico no aguardo