Conectar

Ver Versão Completa : Revitalização da Suspensão do Samurai 97

fredluisas
29/04/2012, 11:45
Turma,

é o seguinte, estou acabando de recuperar o caixa depois de gastar uma grana no motor e direção... Agora é a hora de mexer com a suspensão deste samurai 97 (helicoidal). Tava querendo aproveitar a oportunidade e crescer o bicho um pouco na altura. Atualmente ele conta com um lift de 2" na carroceria. Amortecedores e molas atuais terão que ser substituídos de qualquer forma, pois estão em fim de vida útil. Qualquer palpite é bem vindo, bem como dicas de lojas (em BH e on-line) onde eu possa adquirir as peças necessárias.

Desde já agradeço,

Fred

fredluisas
30/04/2012, 17:09
Bom,

Fiz um orçamento dos amortecedores Kayaba: Aqui em BH encontrei os seguintes preços: par dianteiros: R$ 498,00 e para traseiro R$ 298,00. Postei um pedido de orçamento no site da Offlimits, estou aguardando os preços.

Por enquanto não consegui nada sobre as molas... Alguém tem o código das originais?

Sds,

Fred

andre veiga
01/05/2012, 12:27
Oi Fred

Uso no meu uma configuração que achei aqui no forum mesmo:

Dianteira:
Amortecedores traseiros da chevy 500, mas pode usar um que seja um pouco maior, (opala e kadett por ex. talvez o da Ipanema), o meu chega no fim e sinda "sobra mola"...
Molas traseiras do voyage antigo com kit gás.
Pouca adaptação.

Traseira
Molas traseiras do apolo / verona,
Amortecedores traseiros da Kombi
Pouca adaptação também, muito curso da susp..

Adaptação para a frente, novo suporte para os pratos de molas, os originais retirados dos amortecedores originais
Adaptação para a traseira, novo ponto de fixação dos amortecedores no eixo traseiro, no meu caso baixei 7.5 cm, parou de socar e ganhei um curso bem bom.

No dois casos é relativamente barato e simples de fazer as adaptações e o que vc ganha em relação ao original vale cada centavo, pode mandar para o Fabiano - Tecnotrilha - que ele faz, certamente mais bem feito que o que fiz aqui em Ouro Preto!!!

Depois ele me dá um copinho de água (mineral heim!) como comissão!!! hehehehehe

fredluisas
01/05/2012, 14:03
Vlw André, muito obrigado pela dica!

Mas nesse esquema aí só me preocupa a adaptação dianteira... os pratos antigos são soldados nos novos amortecedores? Não seria contraindicado fazer essa solda com o amortecedor já fabricado....

Mais uma dúvida, em termos de altura da viatua, qual foi o ganho?

Sds,

Fred

Pescador4x4
02/05/2012, 11:34
André,

Podia confirmar na traseira se o amortecedor utilizado é traseiro ou dianteiro da Kombi?

Abs,

Eric.

Oi Fred

Uso no meu uma configuração que achei aqui no forum mesmo:

Dianteira:
Amortecedores traseiros da chevy 500, mas pode usar um que seja um pouco maior, (opala e kadett por ex. talvez o da Ipanema), o meu chega no fim e sinda "sobra mola"...
Molas traseiras do voyage antigo com kit gás.
Pouca adaptação.

Traseira
Molas traseiras do apolo / verona,
Amortecedores traseiros da Kombi
Pouca adaptação também, muito curso da susp..

Adaptação para a frente, novo suporte para os pratos de molas, os originais retirados dos amortecedores originais
Adaptação para a traseira, novo ponto de fixação dos amortecedores no eixo traseiro, no meu caso baixei 7.5 cm, parou de socar e ganhei um curso bem bom.

No dois casos é relativamente barato e simples de fazer as adaptações e o que vc ganha em relação ao original vale cada centavo, pode mandar para o Fabiano - Tecnotrilha - que ele faz, certamente mais bem feito que o que fiz aqui em Ouro Preto!!!

Depois ele me dá um copinho de água (mineral heim!) como comissão!!! hehehehehe

andre veiga
02/05/2012, 21:15
Fred,

De início fiz um suporte que foi soldado aos pratos e depois à base do amortecedor.
Ficou ótimo, mas como tinha usado amortecedores usados (de FV era um teste!) na hora que chegaram ao fim da vida tive problemas.
A solução que usei está longe de ser a ideal.
Mas acho que se "inventar" uma maneira de prender (solda? parafusos?) esse suporte de maneira que ele não se mexa será o correto, pois eu o coloquei agora preso pelos próprios parafusos que seguram o amortecedor e com o movimento do conjunto ele tende a "andar" no sentido longitudinal, o que definitivamente não está bom.

Meu samurai esta hoje "no estaleiro" sem as 4 rodas e com suportes no chassis, estou fazendo um novo suporte mas desta vez passando o amortecedor para fora das molas. MAS Só porque comprei uns DT que além de bem maiores tem também maior diâmetro.
Sabe como é sempre se quer mais...
E também novos suportes para os DT traseiros...

Acho que ele "subiu" de 1.5 a 2 polegadas, não tenho outro samurai do mesmo ano, por perto, para comparar, mesmo assim minha configuração do jipinho é meio fora do tradicional... Na verdade acho que ele está ligeiramente mais alto na frente, mas se um dia vier um guincho, tá pronto

É um canvas 97/98 com tc de engrenagens e kit X 4.16, bloqueio LR traseiro, + Body Lift 2pol, e ai sim diferente ao menos dos que já vi, pneus 215*100*15, achei ideais, pois são altos e estreitos, acredito que assim não force muito os eixos que são meio fininhos.

Considero este um estagio de suspensão anterior ao do kit que a Tecnotrilha e a RC 4x4 fazem, gastei com bons amortecedores desta vez e o jipinho está ótimo, os kits passam muito de R$ 3mil, mas oferecem bem mais que o que tenho.
qq coisa é só falar, se quiserem mando fotos.

Pescador,

Tudo que vi sobre isso até hoje, indicava os amortecedores dianteiros, de início os coloquei, mas com as molas que estão lá eles dão final de curso e as molas não abrem...

Depois troquei pelos traseiros, ele ficou mais duro mas ao menos a suspensão abriu muito mais.
Acho que o mais importante seria corrigir os pontos de fixação dos amortecedores, o que fiz e se tivesse sido bem feito estaria ótimo. Parece até que ele ficou mais macio.
Parece ser crônico nesses samurais de os amortecedores traseiros, mesmo os originais, socarem fechados... em especial se tiver peso lá atrás - nem sei onde estão os bancos traseiros!!! hehe - e isso foi corrigido no meu.