PDA

Ver Versão Completa : Roda p/ Pneu Fate 7.50-16



valmor
24/07/2005, 19:36
Qual roda posso usar para este pneu : Fate 7.50-16 ??
Qual custo e onde encontra-las em SP ?

Ocorre que a roda que uso ( foto) faz o pneu raspar no feixe de molas e penso em substitui-las ou alterar o off set das mesmas.

Quem faz este serviço ( alterar off set ) em S.Paulo ? Qual custo ?

Não considero o uso de alargadores um bom custo beneficio....

proença
24/07/2005, 19:52
pq n coloca mais um par de amortecedores na traseira?

valmor
24/07/2005, 20:50
pq n coloca mais um par de amortecedores na traseira?

E qual sera o efeito disso ????
Como isto pode melhorar o off set dianteiro ???

Giovani
24/07/2005, 21:40
pq n coloca mais um par de amortecedores na traseira?

E qual sera o efeito disso ????
Como isto pode melhorar o off set dianteiro ???

Em nada!

Comece regulando os limitadores, que ficam no eixo, atrás do munhão. Assim não enrosca mais.
Alterar o off-set, pode ser mais caro que um jogo de rodas novo. E ainda corre-se o risco do serviço ser mal feito. Para esses pneus, não compensa. Qualquer roda da F-1000 vai ter um off-set mais negativo que a roda original do jeep. Uso da F-1000 no meu jeep, com pneus 750-16 recapados Frontiera (33" medidos) e não vejo problemas. Esterça muito bem, sem raspar.

[]'s

valmor
24/07/2005, 22:04
pq n coloca mais um par de amortecedores na traseira?

E qual sera o efeito disso ????
Como isto pode melhorar o off set dianteiro ???

Em nada!

Comece regulando os limitadores, que ficam no eixo, atrás do munhão. Assim não enrosca mais.
Alterar o off-set, pode ser mais caro que um jogo de rodas novo. E ainda corre-se o risco do serviço ser mal feito. Para esses pneus, não compensa. Qualquer roda da F-1000 vai ter um off-set mais negativo que a roda original do jeep. Uso da F-1000 no meu jeep, com pneus 750-16 recapados Frontiera (33" medidos) e não vejo problemas. Esterça muito bem, sem raspar.

[]'s

Oi Giovani !
Ja regulei os limitadores e foi insuficiente...
As rodas da F100O servem pra este pneu ??? ( FATE O , 7.50-16 )

Gustavo Arnaud
24/07/2005, 23:03
Valmor,
Tinha as mesmas rodas que vc (originais do jeep), e qdo liguei na Rodas Santa Rita www.rodassantarita.com.br, eles falaram que essa roda é fraca para se mudar o offset (pouca espessura do aço). Por via das dúvidas, coloquei a roda da F1000. Além do offset mais negativo a roda da F1000 tem 6 polegadas de tala (largura), contra 4,5 da orginal do jeep. Este pneu tem seu uso recomendado em rodas de tala 5 a 7 polegadas.

Segue foto da roda da F100 16x6, com pneu Firestone STU 7.50x16

[] ´s

valmor
24/07/2005, 23:21
Valmor,
Tinha as mesmas rodas que vc (originais do jeep), e qdo liguei na Rodas Santa Rita www.rodassantarita.com.br, eles falaram que essa roda é fraca para se mudar o offset (pouca espessura do aço). Por via das dúvidas, coloquei a roda da F1000. Além do offset mais negativo a roda da F1000 tem 6 polegadas de tala (largura), contra 4,5 da orginal do jeep. Este pneu tem seu uso recomendado em rodas de tala 5 a 7 polegadas.

[] ´s

O problema é este mesmo .. o off set das minhas rodas é muito positivo e raspa MUITO !!!
TODAS rodas da F1000 tem este off set e tala ? É padrão da roda ? O furo central serve no cubo da roda livre ?

Muito obrigado

[]´s

Gustavo Arnaud
24/07/2005, 23:34
TODAS rodas da F1000 tem este off set e tala ? É padrão da roda ? O furo central serve no cubo da roda livre ?


Acho que a partir de 92 a F1000 passou a ter rodas aro 15 e tala 7", mas manteve o offset em 11,2mm. As rodas com furos redondos, como a da foto que postei e que tem gente vendendo aqui no fórum, são aro 16 com tala 6". A furação (5 x 139,7mm) é a mesma do jeep, vc precisa verificar se o furo central foi aumentado para passar pela roda livre, porque originalmente não caberia. Se não tiver sido aumentada, é um serviço fácil e a roda é forte, não vai ter problemas.
Acho que paguei nas minhas R$ 65 cada, comprei logo cinco aqui mesmo no fórum, e todas vieram já com o furo central aumentado.

[]'s

valmor
24/07/2005, 23:38
TODAS rodas da F1000 tem este off set e tala ? É padrão da roda ? O furo central serve no cubo da roda livre ?


Acho que a partir de 92 a F1000 passou a ter rodas aro 15 e tala 7", mas manteve o offset em 11,2mm. As rodas com furos redondos, como a da foto que postei e que tem gente vendendo aqui no fórum, são aro 16 com tala 6". A furação (5 x 139,7mm) é a mesma do jeep, vc precisa verificar se o furo central foi aumentado para passar pela roda livre, porque originalmente não caberia. Se não tiver sido aumentada, é um serviço fácil e a roda é forte, não vai ter problemas.
Acho que paguei nas minhas R$ 65 cada, comprei logo cinco aqui mesmo no fórum, e todas vieram já com o furo central aumentado.

[]'s

Muito obrigado , Gustavo !

valmor
25/07/2005, 19:08
o que significam estas indicaçoes na roda ( original do jeep ) ?

4.5E x 16 24 09 9 PF19,05

valmor
27/07/2005, 08:39
Alterar o off-set, pode ser mais caro que um jogo de rodas novo. E ainda corre-se o risco do serviço ser mal feito. Para esses pneus, não compensa. Qualquer roda da F-1000 vai ter um off-set mais negativo que a roda original do jeep. Uso da F-1000 no meu jeep, com pneus 750-16 recapados Frontiera (33" medidos) e não vejo problemas. Esterça muito bem, sem raspar.

[]'s

Medi o back space das minhas rodas originais e das rodas F1000
As duas tem praticamente a mesma medida..... :?

Acredito que a troca nas vai resolver o problema ....

Marcos Arcosy
27/07/2005, 09:04
Fala Valmor, da uma olhada nesses tópicos :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11798
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9102
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11510
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8991

Abraços,

valmor
28/07/2005, 10:11
Em resumo :
Qual roda posso usar c/ este pneu ( 7.5-16 ) que tenha backspace MENOR que 10cm ???? :pensativo:
( off set mais negativo )

NeRo
28/07/2005, 12:33
Valmor... com certeza F-1000 resolve... eu tenho um jogo de F1000 com 7.50x16... se não quer arriscar grana comprando sem testar, passa em casa que a gente monta, você testa e tira suas dúvidas.

valmor
28/07/2005, 13:46
Valmor... com certeza F-1000 resolve... eu tenho um jogo de F1000 com 7.50x16... se não quer arriscar grana comprando sem testar, passa em casa que a gente monta, você testa e tira suas dúvidas.

Nero , MUITO obrigado por sua atenção !
Mas medi as rodas da f1000 e as minhas e o backspace é o mesmo !!!!!

Gustavo Arnaud
28/07/2005, 15:09
Valmor,
Vc tem razão qto ao backspace, porque apesar de ter offset de +11,2mm, ou seja, "menos positivo" que os 19mm da roda original, a roda da F1000 tem uma tala maior. A borda interna da roda da F1000 fica 11mm mais perto do jeep.

Porém, todavia, entretanto, a linha de centro do pneu é sim deslocada em 7,8mm para fora do jeep ao se utilizar esta roda. Como não é roda que raspa no jeep, e sim o pneu, o que importa nesse caso é deslocar a linha de centro dele mais para fora.

Na figura abaixo, tomei um ponto de referência qualquer no jeep, a 150mm do miolo da roda, e verifiquei como ficavam as distâncias em relação a certos pontos da roda que seria a linha preta mais grossa.

William_NATAL
28/07/2005, 16:00
desloca o centro da roda , veja no site do adrenalama , o jipe laranja tem roda de f 1000 com o centro descolcado.

valmor
31/07/2005, 15:37
Valmor,
Vc tem razão qto ao backspace, porque apesar de ter offset de +11,2mm, ou seja, "menos positivo" que os 19mm da roda original, a roda da F1000 tem uma tala maior. A borda interna da roda da F1000 fica 11mm mais perto do jeep.

Porém, todavia, entretanto, a linha de centro do pneu é sim deslocada em 7,8mm para fora do jeep ao se utilizar esta roda. Como não é roda que raspa no jeep, e sim o pneu, o que importa nesse caso é deslocar a linha de centro dele mais para fora.


Vc matou a charada !!!!
Fiz umas mediçoes aproximadas e conclui isto mesmo ! C/ as rodas da F1000 o pneu é deslocado pra fora , afastando-o do feixe de mola.
As rodas originais tem tala 4.50 e deixam uma "barriga" no pneu. Rodas c/ tala maior , diminuem esta " barriga" e consequentemente afastam o pneu do feixe de molas !

Acho que agora chegamos a uma conclusão !
Mais uma vez agradeço a todos os amigo , em especial ao Gustavo pelo desenho acima , que passaram um pouco de sua experiencia a este jipeiro iniciante !
[]´s