Ver Versão Completa : Que mancada da Mitsubishi, deixaram de fabricar a TR4 4x4 com câmbio manual !!!
Lauro Michel
28/04/2012, 02:09
Achei um retrocesso da empresa retirar do mercado a versão 4x4 com câmbio manual da Pajero TR4.
Bem que a Mit poderia ter deixado também como mais uma opção ao invés de fabricar a partir de 2012 somente a TR4 4x2 com câmbio manual.
Aleijaram a TR4, achei um erro grave da Mitsubishi, um tiro no pé, ou melhor, na testa, total falta de visão da Mit. A TR4 se tornou um 4x4 célebre e conquistou o mercado no segmento dos que gostam de um carro que ande bem no asfalto, na terra e na lama e o conjunto de opções de 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida com câmbio manual da TR era perfeito para isso. A Mit conseguiu estragar tudo tirando o que ela tinha de melhor e ainda deixou o mercado aberto para a Renault Duster que hoje está praticamente sozinha nesse segmento do mercado.
Infelizmente, agora, Pajero TR4 com câmbio manual a partir de 2012 só na versão aleijada, acho que o valor de revenda dela vai cair uns 50% já no primeiro dia em que for tirada da concessionaria, quem conhece a TR4 e faz questão do câmbio manual ou pensa em usá-la também em off-road, segmento em que ela mais se destacou, nunca irá querer comprar uma manual com tração 4x2.
euclidesneto
28/04/2012, 08:19
Por mim, câmbio manual já tinha deixado de existir há muito tempo.
Achei um retrocesso da empresa retirar do mercado a versão 4x4 com câmbio manual da Pajero TR4.
Lauro, concordo com você. Mas, isso é o futuro. A tendência é que o câmbio manual deixe de existir.
Também não abro mão de câmbio manual. Já troquei óleo de câmbio de um táxi com quase 500 mil rodados que nunca tinha trocado o óleo do câmbio e ainda ouvi do mecânico: "Trocar pra que? Câmbio manual não dá problema."
E conheço muito taxista que não troca nunca e já está fazendo motor pela segunda ou terceira vez. Teve um com uma Pálio 97 que já tinha girado 2 vezes (por baixo uns 2 milhões de km). O câmbio arranhando, e o cara rodou 5 anos, colocou 400 mil nela do jeito que tava. Enguiçou o motor umas 10 vezes ao longo desses 5 anos e nada do câmbio dar problema. Na décima, bateude vez o motor e pegou um Santana.
Veículo de passeio em geral está sempre buscando "conforto e desempenho", enquanto veículos de frota estão sempre procurando "durabilidade e confiabilidade". Não dá pra comparar câmbio manual e automático em termos de conforto. Também não dá pra comparar em termos de durabilidade e confiabilidade.
Armindo Neto
28/04/2012, 14:16
cambio automatico sempre !!!
pega um carro com cambio manual e vai para um engarrafamento voce chega em casa com a perna, o pe tudo doendo
agora pega um carro automatico e vai para o engarrafamento , voce nao se cansa tanto , sua perna , seu pe nao doem !!!.
abraço! e Boas Trilhas!
euclidesneto
28/04/2012, 14:25
Câmbio manual é coisa da pré-história.
Armindo Neto
28/04/2012, 16:01
x2 !!!
Paulista VM
28/04/2012, 17:02
pega um carro com cambio manual e vai para um engarrafamento voce chega em casa com a perna, o pe tudo doendo
agora pega um carro automatico e vai para o engarrafamento , voce nao se cansa tanto , sua perna , seu pe nao doem !!!.
abraço! e Boas Trilhas!
Quando vou pra campo grande já me irrito com o trânsito, em são Paulo tenho vontade de deixar a caminhonete e pular de cabeça no Tietê! O carro da patroa que eh pequeno e automático eh outra vida, mas pegar 1000km de estrada com ele me da sono...
Lauro Michel
28/04/2012, 17:51
Por mim, câmbio manual já tinha deixado de existir há muito tempo.Para mim câmbio automático é coisa ou para motorista preguiçoso ou deficiente físico. Aliás, quando começaram a usar os primeiros câmbios automáticos a intenção principal era atender quem tivesse algum tipo de deficiência nas pernas, depois com o tempo foi se ampliando o uso.
Além do mais o câmbio automático faz o carro consumir mais combustível, render menos e a uma manutenção mais cara. Sem contar que para quem é trilheiro de verdade nunca vai dispensar um câmbio manual porque sabe que o câmbio automático leva muita desvantagem em relação ao manual nos terrenos acidentados.
Lauro Michel
28/04/2012, 18:12
Quando vou pra campo grande já me irrito com o trânsito, em são Paulo tenho vontade de deixar a caminhonete e pular de cabeça no Tietê! O carro da patroa que eh pequeno e automático eh outra vida, mas pegar 1000km de estrada com ele me da sono...É como diz a tua tag, Paulista VM - Caminhonete em asfalto é que nem submarino conversível.
Para quem quer carro só para asfalto e está sujeito a sempre enfrentar engarrafamentos se comprou um 4x4 voltado para o off-road acho que comprou o veículo errado. Quem se queixa que não consegue dirigir passando marchas então que compre um sedan automático.
Um 4x4 para o off-road tem que ter câmbio manual (claro que não necessariamente, mas principalmente, ou seja, é o recomendado).
Que exagero Euclides! :mrgreen:
Coitado de nós taxistas, motoristas de ônibus, caminhões, perueiros, etc, pois sem dúvida alguma esses vão viver eternamente na pré-história.
Arrumando os papéis da minha Pajero GLS-B.
Troca do óleo do câmbio aos 107 mil km e aos 208 mil km (R$ 400,00 de óleo Castrol TAF-X - 3,7 litros) e a embreagem está perfeita. Pelo diagnóstico do meu mecânico, meu 2.8 4m40 vai embora antes da embreagem sequer começar a precisar trocar platô ou disco.
Na V6 3500 automática que pude acompanhar manutenção, era de 50 em 50 mil km (R$ 1200,00 de óleo Castrol TQM-SP - 8,5 litros) e mesmo assim o câmbio deu problema e precisou ser aberto. Um kit completo de embreagem da 2.8 custa R$ 3000,00. É lógico que não trocaria o kit inteiro, e sim R$ 900,00 de platô mais R$ 1200,00 de disco. Fazendo uma suposição grosseira e tentando engolir o câmbio automático como boa opção, eu diria que pra quem roda muito pouco é vantajoso pelo conforto e pouca coisa mais caro do que o manual. Agora, pra quem roda muito sai muito mais caro.
Kappa GB
28/04/2012, 20:02
Questão de gosto, meus ultimos 4 ou 5 carros foram automaticos, então no atual resolvi voltar ao manual e o proximo pretendo pegar automatico novamente.
Agora não tem nada pior que automatico com pouco torque, foi esse um dos motivos de não ter pego a atual tr4 automatica, ela já é manca manual, automatico então é apelação.
Só tive um automatico fuleiro de motor, foi um civic, cara aquilo enchia o saco, qualquer triscada no acelerador e o bicho já precisava reduzir marcha, era um saco. De resto foi blazer v6, explorer v8, azera v6 e por ai a fora, nesses casos é gostoso um automatico, alias arrisco a dizer que no caso da explorer um automatico tira melhor proveito do "pequeno" torque do que um manual.
[]'s
Paulo
Essa é mais uma eterna discussão... ando tranquilo com minha tr4 aut nas dunas, areia fofa e lama. Um dia fui acompanhar um troller que tinha ironizado minha tr4 e ainda mais por ser aut. Segui ele em todas as dunas, subidas e descidas. Ao final do passeio o cara nem quis mais falar comigo, pois teve que dar o braço a torcer.
No rally Paris-Dakar, vc´s acham que os carros são todos manuais??? então pra quem fala que aut não serve pra trilha é bom avisar os pilotos do rally.
Cambio aut é uma opção individual, e esses comentários de que não presta me lembram os comentário dos anos 80 sobre carro de 4 portas, que também não prestavam e desvalorizavam mais...
No rally Paris-Dakar, vc´s acham que os carros são todos manuais??? então pra quem fala que aut não serve pra trilha é bom avisar os pilotos do rally.
Cambio aut é uma opção individual, e esses comentários de que não presta me lembram os comentário dos anos 80 sobre carro de 4 portas, que também não prestavam e desvalorizavam mais...
Leojaz, que aparece câmbio automático no Paris-Dakar, aparece. Mas o predominante em todas as edições e entre os ganhadores não é nem manual convencional nem automático, e sim o manual sequencial não? E mesmo a predominância de câmbios manuais nesse Rally não são motivo de comparação. A preocupação ali é de um câmbio que dure 10 mil km de prova. É quase um motor por corrida, 1 câmbio por corrida. Na prova seguinte é tudo 0 km ou muito bem recondicionado.
Lauro Michel
29/04/2012, 00:12
Leojaz, que aparece câmbio automático no Paris-Dakar, aparece. Mas o predominante em todas as edições e entre os ganhadores não é nem manual convencional nem automático, e sim o manual sequencial não? E mesmo a predominância de câmbios manuais nesse Rally não são motivo de comparação. A preocupação ali é de um câmbio que dure 10 mil km de prova. É quase um motor por corrida, 1 câmbio por corrida. Na prova seguinte é tudo 0 km ou muito bem recondicionado.Bem lembrado Jorgao, o cambio manual sequencial é o mais usado nesse tipo de competição.
euclidesneto
29/04/2012, 08:56
Câmbio manual, só por castigo.:pipoca:
Armindo Neto
29/04/2012, 09:20
concordo que para o off- road e melhor o cambio manual.:concordo:
mas para pegar o dia dia nas grandes cidades sem duvida o automatico e bem melhor .:!:
os dois cambios sao bons cada com seus pontos fortes :curtir: e seus pontos negativos:curtir_nao:
Abraços!
Atualmente, aqui em casa, temos 3 carros... E, pasmem, os três manuais (um sedã nipônico, um bem pequininho e a caminhonete)! Olha que por aqui já passaram alguns automáticos, mas eu e a galera que dirige daqui não curtimos muito, excetuando meu irmão, mas ele não gosta de dirigir rsrsrsrs!
Confesso que às vezes, na cidade, com a lentidão do trânsito, o manual se torna meio exaustivo, porém, na estrada e no lameiro, tudo que há de negativo em alguns trechos urbano, no manual, se converte em tesão absoluto!
Agora, especificamente em relação à TR4, isso foi sim uma PUTA mancada. Pô, sempre fui fã desse carrinho e tem tempo que tava de olho em uma pra rodar na cidade e em algumas brincadeiras, só que eu não comprava por ela ser A GASOLINA, imagina agora ela AUTOMÁTICA? Tô fora!!!!!!!!!
euclidesneto
29/04/2012, 11:43
concordo que para o off- road e melhor o cambio manual.:concordo:
mas para pegar o dia dia nas grandes cidades sem duvida o automatico e bem melhor .:!:
os dois cambios sao bons cada com seus pontos fortes :curtir: e seus pontos negativos:curtir_nao:
Abraços!
Pra mim, manual só tem ponto negativo.
Lauro Michel
29/04/2012, 15:56
Câmbio manual, só por castigo.:pipoca:Quem não sabe dirigir tem que ser castigado mesmo... hehehe... :grin:
José Bonifácio Reutemann
29/04/2012, 19:09
O ideal seria manter as 2 opções, manual e automático, para 4x4. Mas convenhamos, quase todo mundo que pode, compra automático. A Pajero Full só tem automática e todo mundo trocaria sua TR4 por uma Full, se pudesse.
Manter diversidade da linha custa dinheiro e às vezes cria confusão na cabeça do cliente, gera indecisão na compra, o tipo de coisa que faz o cliente "pensar um pouco melhor" e comprar outro automóvel onde não há o que pensar.
Lauro Michel
29/04/2012, 22:53
Pra mim, manual só tem ponto negativo.Para mim é bem o contrário, trocar as marchas eu considero um prazer no dirigir o que o câmbio automático não proporciona. Mas para quem só pensa no conforto e esquece dos outros fatores que perde com o câmbio automático deve considerar isso:
1- Câmbio automático faz o carro consumir mais combustível, não vejo vantagem nisso;
2- Câmbio automático faz o carro render menos, não vejo vantagem nisso;
3- Câmbio automático numa ultrapassagem expõe o motorista a um risco maior pela resposta mais lenta, não vejo vantagem nisso;
4- Se um dia ficar sem bateria vai ficar na mão enquanto no manual ainda se pode pegar no tranco, mais uma desvantagem do automático;
5- Câmbio automático deixa a manutenção mais cara, tanto para trocar o óleo do câmbio como para trocar peças do câmbio caso dê alguma pane, também não vejo vantagem nisso.
Onde estão os pontos negativos que você citou? Se considerarmos o conforto do câmbio automático essa é a única vantagem que ele teria, de resto, conforme demonstrei, perde de 5x1. Não vejo vantagem no câmbio automático perante o câmbio manual, muito pelo contrário.
Gustavo D
29/04/2012, 23:23
Para mim é bem o contrário, trocar as marchas eu considero um prazer no dirigir o que o câmbio automático não proporciona.
Falou tudo. Eu fico no manual pela durabilidade, manutenção e PRAZER que ele proporciona. Nem esquento no trânsito, não me incomoda.
euclidesneto
30/04/2012, 09:02
Quem gosta de câmbio manual , ao invés de dirigir, deveria puxar o carro com arreios.:news-coffee:
Paulista VM
30/04/2012, 10:57
Quem gosta de câmbio manual , ao invés de dirigir, deveria puxar o carro com arreios.:news-coffee:
Quanta habilidade comunicativa...
Não utilizou um único argumento técnico, e eh o cidadão com mais posts no tópico..
Lamentável... :parede:
euclidesneto
30/04/2012, 11:03
Relaxa paulista, estou só perturbando mesmo. Claro que isso é uma questão de gosto. Entre um mercedes manual e um fusca automático, fico com o fusca. Mas cada qual com seus problemas.:concordo:
dojao campeao
30/04/2012, 12:42
Sou fã de câmbio automático, e a maioria das pessoas que fala mal é pq nunca usou, inclusive em trilhas, porém, já possuímos 2 TRs MT e também estou decepcionado com a Mit por essa "estratégia", pois retirou uma opção do consumidor, sem contar que AT é mais gostoso em motores com mais potência/torque, o que não é o caso das bravas TRs!
A TR4 é meu primeiro contato com câmbio automático. Não quero mais passar marchas, é uma pena não ter como adaptar um automático no Perkins Q20B4. Ia procurar uma do opala para o CJ mas como está a venda vou deixar para o próximo proprietário escolher.
Automático agora e sempre !!!
Lauro Michel
30/04/2012, 23:39
Sou fã de câmbio automático, e a maioria das pessoas que fala mal é pq nunca usou, inclusive em trilhas, porém, já possuímos 2 TRs MT e também estou decepcionado com a Mit por essa "estratégia", pois retirou uma opção do consumidor, sem contar que AT é mais gostoso em motores com mais potência/torque, o que não é o caso das bravas TRs!Hoje mesmo eu dirigi um Mercedes E350 automático, um excelente automóvel e um câmbio automático muito confortável, reconheço que é bastante confortável mesmo, mas é só isso, o conforto não é tudo.
Ah... e antes de dirigir esse E350 eu já havia dirigido vários outros automáticos e minha preferência continua sendo o câmbio manual, eu sinto prazer em trocar as marchas, eu sinto prazer em dirigir. Já fiz viagens de mais de 3000 km de Florianópolis a Recife ida e volta com carro de câmbio manual e nada senti de cansaço, mas talvez se usasse um com câmbio automático tivesse dormido ao volante.
Paulista VM
01/05/2012, 12:38
Relaxa paulista, estou só perturbando mesmo. Claro que isso é uma questão de gosto. Entre um mercedes manual e um fusca automático, fico com o fusca. Mas cada qual com seus problemas.:concordo:
Quer mesmo é ver o circo pegar fogo! Kkkkk
:torcendo:
Cambio automático é pra tiozão que perdeu o prazer em dirigir e ter o carro na mão...
Estou na minha 2ª TR4 Manual... Infelizmente, se depender da Mit. irei migrar de carro ou até mesmo de marca.
Um 4x4 automático perde todo seu conceito e prestigio.
Um verdadeiro retrocesso da Mitsubishi!
Mas o predominante em todas as edições e entre os ganhadores não é nem manual convencional nem automático, e sim o manual sequencial não?
até onde eu sei, é automático sequencial - não tem embreagem, basta empurrar a alavanca para frente e para traz para reduzir ou aumentar as marchas, como na stock car ou aletas (paddle shifts) em alguns carros mais modernos
1- Câmbio automático faz o carro consumir mais combustível, não vejo vantagem nisso;
3- Câmbio automático numa ultrapassagem expõe o motorista a um risco maior pela resposta mais lenta, não vejo vantagem nisso;
seus argumentos "técnicos" estão meio equivocados.
1- A depender da forma de condução, o câmbio automático é mais econômico, pois ele é programado para utilizar a melhor relação torque x potência x economia, o que não existe no câmbio manual...TR4 AT a 120km/h = 3200 rpm, já a TR4 MT a 120km/h = 3500 rpm, quem é mais gastão mesmo??
2- O câmbio AT, em motorzinho de liquidificar ou mal escalonado, como no caso das TR, faz o carro ter menos final, mas não render menos, são conceitos completamente distintos.
3- E, por fim, quanto ao "risco", de duas uma, ou o motor é fraco ou o motorista é fraco, pois basta fazer o kick down (reduzir 2 marchas) e o carro estilinga pra frente, o que não é o caso da TR4.
bom, fica aí mais uma discussão inútil em que cada um defende seu ponto de vista, uns apelam mais, outros apelam menos, mas, todos estão sempre com a razão...
PS: A Mit matou o motor do Lancer Evolution (acho que 2002) que equipa as TR4 ao colocar um câmbio mau escalonado e com poucas marchas...no carro, é um avião, não precisa falar nada sobre o Lancer Evolution, mesmo sendo antigo, já na TR4, é uma tartaruga...o maior problema não é o motor, é a relação de câmbio das TR4
euclidesneto
03/05/2012, 08:49
E por mais que os defensores dos MT chorem, vão ficar órfãos. É só questão de tempo.
até onde eu sei, é automático sequencial - não tem embreagem, basta empurrar a alavanca para frente e para traz para reduzir ou aumentar as marchas, como na stock car ou aletas (paddle shifts) em alguns carros mais modernos
seus argumentos "técnicos" estão meio equivocados.
1- A depender da forma de condução, o câmbio automático é mais econômico, pois ele é programado para utilizar a melhor relação torque x potência x economia, o que não existe no câmbio manual...TR4 AT a 120km/h = 3200 rpm, já a TR4 MT a 120km/h = 3500 rpm, quem é mais gastão mesmo??
2- O câmbio AT, em motorzinho de liquidificar ou mal escalonado, como no caso das TR, faz o carro ter menos final, mas não render menos, são conceitos completamente distintos.
3- E, por fim, quanto ao "risco", de duas uma, ou o motor é fraco ou o motorista é fraco, pois basta fazer o kick down (reduzir 2 marchas) e o carro estilinga pra frente, o que não é o caso da TR4.
bom, fica aí mais uma discussão inútil em que cada um defende seu ponto de vista, uns apelam mais, outros apelam menos, mas, todos estão sempre com a razão...
PS: A Mit matou o motor do Lancer Evolution (acho que 2002) que equipa as TR4 ao colocar um câmbio mau escalonado e com poucas marchas...no carro, é um avião, não precisa falar nada sobre o Lancer Evolution, mesmo sendo antigo, já na TR4, é uma tartaruga...o maior problema não é o motor, é a relação de câmbio das TR4
Bem, meu pai tem uma TR4 2010 automática e eu uma TR4 2009 MT. Já tive carros AT e MT. Não tenho absolutamente nada contra carros automáticos nem MT, mas tenho algumas considerações a fazer neste tópico.
Primeiramente, obviamente trata-se de uma questão de gosto pessoal. Eu por exemplo curto passar as marchas, ouvir o motor enchendo (ajudinha do K&N) no meu tempo, etc. Não me incomodo com troca de marchas em trânsito lento, portanto, minha opção natural é a MT.
Mas alguns fatos são incontestáveis:
1 - Existem carros automáticos mais econômicos de fato, notadamente a tecnologia CVT (da Nissan). Mas não é o caso do câmbio automático da TR4, que é BEMMMM antiquado. Não há margens de discussão nesse ponto, todos os testes de consumo provam isso: a TR4 automática bebe mais que a MT. Discutir velocidade relativa a rotação do motor não muda este fato.
2 - Eu não sei qual é o conceito de rendimento utilizado pelo colega, mas a TR4 automática em todos os testes rende menos que a manual. Isso também é um fato. Não apenas na velocidade final, mas em todos os testes de retomada e aceleração. Basta vc dirigir com frequência uma e outra (meu caso), para ficar bem clara a diferença. O AT é muito mais manco que o MT.
3- Com relação às ultrapassagens, acho que é uma questão de costume. Quem tem carro automático e manual já conhece o timing do seu carro. Mas de modo geral, o TR4 AT, por ter uma retomada pior que o MT está mais exposto nas ultrapassagens, uma vez que, com a retomada pior, permanece mais tempo em ultrapassagem. Óbvio.
OBS: Os câmbios de competição não são "automáticos sequenciais". Eles são simplesmente sequenciais. Câmbios automáticos tem a interferência da embreagem (automática) nas trocas. Os câmbios sequenciais não utilizam embreagem nas trocas. Os carros de competição, dragsters utilizam esse sistema. Motocicletas também.
euclidesneto
03/05/2012, 10:20
Dragsters, eu não sei, mas as motocicletas usam dupla embreagem.
Teste Honda VFR 1200 F | Motonline (http://www.motonline.com.br/teste-honda-vfr-1200-f/)
Eu só uso a embreagem para passar a primeira marcha em todas as minhas motos! :dance:
euclidesneto
03/05/2012, 10:34
Eu só uso a embreagem para passar a primeira marcha em todas as minhas motos! :dance:
Fraco. Tem que jogar fora o manete de embreagem.:pipoca:
Fraco. Tem que jogar fora o manete de embreagem.:pipoca:
O foda vai ser encaixar a primeira... tem que empurrar e pular em cima dela andando. Depois do 3o sinal, cansa! hahahaha
Lucas Nassif
03/05/2012, 11:33
Num troco MT por AT nem de graça.
Câmbio MT rulez!!!
Patto, você não está confundindo câmbio automático com câmbio automatizado? Já vi, sequencial automatizado. Sequencial automático, que eu saiba, é o usado em diversos carros de passeio. O automatizado, que já vi em carro de corrida, preserva toda dinâmica do MT, com embreagem automática e tudo. Agora, a maioria dos carros de competição usa o sequencial manual mesmo, e com algumas ajudas eletrônicas. Mas, com certeza tem também câmbio automático nas corridas, sempre tem algum novo sistema em teste também.
E por mais que os defensores dos MT chorem, vão ficar órfãos. É só questão de tempo.
No ramo de 4x4 voltado só para fora de estrada, com certeza não. Não sei as intenções da Ford quanto ao Troller, mas se elas se mantiverem, jamais sairá uma versão AT. Mas, vai que ela resolve atender outros mercados, como no caso do JK... Mesma coisa pra Agrale com relação ao Marruá e suas picapes. E mesmo para uso misto, está aí, a nova Ranger com opção de MT.
A primeira vez que eu dirigi um AT, foi por que me disseram essa frase: "O dia que você dirigir carro AT, nunca mais irá comprar um MT."
Depois de uma bela aula do meu mecânico, levando em consideração o meu bolso, a minha utilização e meu gosto pessoal, não quero pra mim. Nas reviravoltas do destino, a pessoa que me disse a frase, voltou a trás nas primeiras manutenções e com um baita sorriso no rosto me disse: "O dia que você fizer manutenção num câmbio AT, você volta correndo pro MT." E vendeu a Pajerinho AT dele.
No fim das contas, depende da utilização, gosto e bolso de cada um.
Bunda, cada um tem a sua. Perna esquerda, cada um tem a sua. (Quem gosta de AT deve ter adorado essa né...)
Bem, meu pai tem uma TR4 2010 automática e eu uma TR4 2009 MT. Já tive carros AT e MT. Não tenho absolutamente nada contra carros automáticos nem MT, mas tenho algumas considerações a fazer neste tópico.
Primeiramente, obviamente trata-se de uma questão de gosto pessoal. Eu por exemplo curto passar as marchas, ouvir o motor enchendo (ajudinha do K&N) no meu tempo, etc. Não me incomodo com troca de marchas em trânsito lento, portanto, minha opção natural é a MT.
Mas alguns fatos são incontestáveis:
1 - Existem carros automáticos mais econômicos de fato, notadamente a tecnologia CVT (da Nissan). Mas não é o caso do câmbio automático da TR4, que é BEMMMM antiquado. Não há margens de discussão nesse ponto, todos os testes de consumo provam isso: a TR4 automática bebe mais que a MT. Discutir velocidade relativa a rotação do motor não muda este fato.
2 - Eu não sei qual é o conceito de rendimento utilizado pelo colega, mas a TR4 automática em todos os testes rende menos que a manual. Isso também é um fato. Não apenas na velocidade final, mas em todos os testes de retomada e aceleração. Basta vc dirigir com frequência uma e outra (meu caso), para ficar bem clara a diferença. O AT é muito mais manco que o MT.
3- Com relação às ultrapassagens, acho que é uma questão de costume. Quem tem carro automático e manual já conhece o timing do seu carro. Mas de modo geral, o TR4 AT, por ter uma retomada pior que o MT está mais exposto nas ultrapassagens, uma vez que, com a retomada pior, permanece mais tempo em ultrapassagem. Óbvio.
OBS: Os câmbios de competição não são "automáticos sequenciais". Eles são simplesmente sequenciais. Câmbios automáticos tem a interferência da embreagem (automática) nas trocas. Os câmbios sequenciais não utilizam embreagem nas trocas. Os carros de competição, dragsters utilizam esse sistema. Motocicletas também.
primeiro, não defendi nem este nem aquele, ainda conclui que a Mit matou um motor bom com um câmbio bosta, que é o AT da TR4. Segundo, mencionei que há câmbios automáticos mais econômicos, você apenas concordou...depois, mencionei uma velocidade específica, como a quinta marcha da MT é mais reduzida que a quarta marcha da AT, esta é mais econômica e SOMENTE neste aspecto...
falei, ainda, que a questão de segurança depende do motorista e do carro...vc concordou tb, pelo que entendi...
e, eu não defendo o uso deste ou daquele câmbio, defendo que eu gosto do AT, por causa do trânsito de SP, porque é mais gostoso, não ter nada a se preocupar na trilha, a não ser ultrapassar o obstáculo...
e, se quer saber, o ideal é automático sequencial, como do Airtrek ou Outlander, que vc escolhe se quer mudar de marcha ou deixar em D mesmo, mas, para quem é radial no MT, este câmbio não funciona, pois ele tem um pequeno delay, nada é perfeito...hehehehe
e, para concluir, acho que devemos voltar ao assunto do tópico, que é meter o pau na Mit, que cagou novamente...hehehehe
daqui a pouco não vai valer a pena ter TR4, já que sei maior trunfo é a tração e, do jeito que anda, daqui a pouco vai realmente concorrer com cocosport...4x2 AT ou MT...hehehehee
PS: quando postei minha opinião, falei de forma geral, embora tenha dado um exemplo da TR4...veja que coloquei no meu post inicial que o AT da TR4 é uma merda e matou um motor bom, mas, acho que errei o ano, não pesquisei, mas sei que era o motor do lancer, então, deve ser o motor da iO mexido (pra pior), já que o 2.0 é brasileirado
euclidesneto
04/05/2012, 03:40
Depois de uma bela aula do meu mecânico, levando em consideração o meu bolso, a minha utilização e meu gosto pessoal, não quero pra mim. Nas reviravoltas do destino, a pessoa que me disse a frase, voltou a trás nas primeiras manutenções e com um baita sorriso no rosto me disse: "O dia que você fizer manutenção num câmbio AT, você volta correndo pro MT." E vendeu a Pajerinho AT dele.
Uso AT há mais de vinte anos. Nunca gastei um centavo a mais, além da troca do óleo. MT pra mim, só se for dado e pra eu vender no outro dia.
dojao campeao
04/05/2012, 10:52
A manutenção que câmbio AT requer é lubrificante em dia e filtro (para os que tem como Honda Civic) limpo, o que fará com que ele dure toda a vida útil do carro, que as vezes "se acaba" e a cx lá inteirona, é só percorrer ferros velhos de bom nível para comprovar, sem contar que não tem colar, disco, platô, atuador, escambal etc!!!!! Quanto a quebra por mal uso, um operador ruim rebenta qq coisa!!!!!!!
Kappa GB
04/05/2012, 19:30
Em termos de custo o cambio manual sai mais barato que o automatico. Só o custo da troca de oleo no automatico já paga o kit de embreagem da maioria dos carros que se ve por ai no dia a dia. E a troca de oleo no automatico geralmente fica na casa dos 50/60k km, já vi alguns com 40k km. A maioria dos carros manuais a embreagem dura mais do que isso, eu mesmo nunca troquei embreagem de carro nenhum por causa da km.
Sobre o consumo, um automatico tradicional, conversor de torque etc e tal, sempre vai gastar mais e andar menos que a versão manual, isso é obvio! Alem do carro pesar mais, ainda tem o fato de perder mais potencia com esse tipo de cambio principalmente por causa do conversor de torque, então o fato de em velocidade constante estar numa rotação mais baixa não vai resolver o problema. Fora o numero de marchas que na maioria dos casos é menor que no manual.
Agora em cambios DSG, dupla embreagem, ae a coisa toda muda de figura, esse trem da um banho em automaticos tradicionais. Ele é basicamente um cambio manual que muda de marchas sozinho, igual um automatizado da vida, tipo uns fiat, gm e vw, mas o DSG por ter 2 embreagens consegue ser muito mais rapido que o automatizado e muito mais rapido que um automatico tradicional e mais rapido que um manual.
Em termos de performance ele da um banho em todo mundo, não só por geralmente ter um numero maior de marchas mas pq é rapido demais nas trocas e na parte de consumo é melhor que automatico tradicional, podendo inclusive superar um manual caso este não tenha o mesmo numero de marchas para o motorista aproveitar da melhor forma possivel o motor.
Então é isso ai, como eu disse nas outras mensagens, já tive os 2 mundos e dependendo do carro eu prefiro manual sim, caso da TR4.
Agora se todo o carro tiver opção de DSG e manual eu vou ser DSG a vida toda pq ele tem as vantagens do manual e automatico numa coisa só! Ele troca de marchas sozinho, ele troca de marchas mais rapido que uma pessoa, ele permite eu trocar as marchas manualmente, no tempo que eu quiser e mais rapido do que um ser humano trocaria, enfim é uma beleza só!
Em termos de custo o cambio manual sai mais barato que o automatico. Só o custo da troca de oleo no automatico já paga o kit de embreagem da maioria dos carros que se ve por ai no dia a dia. E a troca de oleo no automatico geralmente fica na casa dos 50/60k km, já vi alguns com 40k km. A maioria dos carros manuais a embreagem dura mais do que isso, eu mesmo nunca troquei embreagem de carro nenhum por causa da km.
Sobre o consumo, um automatico tradicional, conversor de torque etc e tal, sempre vai gastar mais e andar menos que a versão manual, isso é obvio! Alem do carro pesar mais, ainda tem o fato de perder mais potencia com esse tipo de cambio principalmente por causa do conversor de torque, então o fato de em velocidade constante estar numa rotação mais baixa não vai resolver o problema. Fora o numero de marchas que na maioria dos casos é menor que no manual.
Agora em cambios DSG, dupla embreagem, ae a coisa toda muda de figura, esse trem da um banho em automaticos tradicionais. Ele é basicamente um cambio manual que muda de marchas sozinho, igual um automatizado da vida, tipo uns fiat, gm e vw, mas o DSG por ter 2 embreagens consegue ser muito mais rapido que o automatizado e muito mais rapido que um automatico tradicional e mais rapido que um manual.
Em termos de performance ele da um banho em todo mundo, não só por geralmente ter um numero maior de marchas mas pq é rapido demais nas trocas e na parte de consumo é melhor que automatico tradicional, podendo inclusive superar um manual caso este não tenha o mesmo numero de marchas para o motorista aproveitar da melhor forma possivel o motor.
Então é isso ai, como eu disse nas outras mensagens, já tive os 2 mundos e dependendo do carro eu prefiro manual sim, caso da TR4.
Agora se todo o carro tiver opção de DSG e manual eu vou ser DSG a vida toda pq ele tem as vantagens do manual e automatico numa coisa só! Ele troca de marchas sozinho, ele troca de marchas mais rapido que uma pessoa, ele permite eu trocar as marchas manualmente, no tempo que eu quiser e mais rapido do que um ser humano trocaria, enfim é uma beleza só!
Assino embaixo.
Além do DSG, que realmente é fantástico. O CVT tbm é uma beleza!
Marcelo-HPE
09/05/2012, 19:21
O cambio Mt antes de dar defeitos , ele emite sinais, Já o AT se der um pau num sensor, do nada o bicho para, começa a dar trancos , não engata as marchas etc.
O bicho tá bom e do nada ficar ruim , e se o sujeito estiver distante e sem recurso , é sentar e chorar .
abs
euclidesneto
09/05/2012, 19:48
Me lembrou a comparação que faziam entre carburador e injeção eletrônica.
eder simoes
10/05/2012, 09:21
concordo que cambio automático é bom.....mas abrir mão de um cambio manual também considero um erro, principalmente vindo de uma marca que tem como característica o seu 4x4...todos sabem que cambio manual num ralí ou até mesmo no barro é bem melhor....sem falar da economia de combustível....deviam era colocar um motor a diesel no tr4 e não torna-lo mais beberrão ainda !!
dojao campeao
10/05/2012, 09:54
me lembrou a comparação que faziam entre carburador e injeção eletrônica.
x 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Me lembrou a comparação que faziam entre carburador e injeção eletrônica.
Não é porque invetaram monobloco que abandonaram chassi, nem porque inventaram engate eletrônico de tração que abandonaram o mecânico.. Muito menos porque invetaram câmbio AT que vão deixar de usar MT.
Mas, pra veículo de passeio, a tendência sem dúvida alguma é o AT.
Também achei que a Mit não deveria tirar a opção do 4x4 MT mas devem ter feito um estudo para isso. Quanto a discussão AT / MT eu gosto dos 2 então o ideal é o cambio AT com opção de trocas manuais e que vai muito bem na trilha. Aliás sempre tive 4x4 MT, desde CJ, Engesa, Ranger mas depois que fiz umas trilhas com AT foi uma quebra de paradigma, foi muito melhor do que eu poderia imaginar então tive que dar o braço a torcer AT com troca sequencial hj é meu preferido!!
Lauro Michel
11/05/2012, 18:32
concordo que cambio automático é bom.....mas abrir mão de um cambio manual também considero um erro, principalmente vindo de uma marca que tem como característica o seu 4x4...todos sabem que cambio manual num ralí ou até mesmo no barro é bem melhor....sem falar da economia de combustível....deviam era colocar um motor a diesel no tr4 e não torna-lo mais beberrão ainda !!Justamente Eder, tua sugestão é bem procedente, uma TR4 MT com motor diesel seria o melhor que a Mit poderia lançar nesse segmento de 4x4. Concordo plenamente, é uma lacuna que a Mit até hoje não preencheu.
euclidesneto
13/05/2012, 04:36
Não é porque invetaram monobloco que abandonaram chassi, nem porque inventaram engate eletrônico de tração que abandonaram o mecânico.. Muito menos porque invetaram câmbio AT que vão deixar de usar MT.
Mas, pra veículo de passeio, a tendência sem dúvida alguma é o AT.
Ainda fabricam veículo com carburador?
Valney de Morais
13/05/2012, 09:22
Olá, Pessoal
Tou acompanhando aqui o fórum há algum tempo.
Quanto aos 4x4, a "necessidade" do câmbio manual é muito relativa. O Jeep Wrangler Rubicon, o maior ícone do off road mundial, usa cambo AT de 6 marchas. Seus 285 cvs e bom torque com câmbio de 6 marchas dão conta do recado. Não tem como negar.
Realmente, pra quem gosta... MT tem suas peculiaridades e dá a sensação de carro na mão mas não necessariamente é mais eficiente.
Há como exemplo os câmbios automatizados da Audi que fazem trocas de marcha em menos de 1 décimo. Pra mim isso sim é ter carro na mão.
Por outro lado, as versões TOP dos muscle cars ( como o Charger SRT8 ) são todas MT. Há uma esportividade intrínsica nos MTS com bons motores.
Acho que a tendência é a de câmbios automatizados para carros esportivos e totalmente AT para carros "urbanos".
Nossos 4x4 podem ficar entre uma e outra opção no futuro.
No futuro a médio prazo... nem mesmo motores a combustão serão construídos em grandes números.
Andaremos em gaiolas silenciosas... e podem ter certeza... duvido que persista a existência dos 3 pedais.
PS: Tenho um carro super duro e MT, e acho que isso define boa parte do seu perfil e comportamento.
Como sempre dizem... quando o assunto é gosto, cada um tem o seu
Abraços
euclidesneto
13/05/2012, 15:45
E platinado, ainda é fabricado?
VOVÔ DO TROLLER
13/05/2012, 17:52
[QUOTE=euclidesneto;1690324]Ainda fabricam veículo com carburador?[/QUOTE
Fabricam sim, para o mercado de reposição...................
VOVÔ DO TROLLER
13/05/2012, 17:53
E platinado, ainda é fabricado?
Ainda é fabricado sim, para o mercado de reposição..............
Quanto aos 4x4, a "necessidade" do câmbio manual é muito relativa. O Jeep Wrangler Rubicon, o maior ícone do off road mundial, usa cambo AT de 6 marchas. Seus 285 cvs e bom torque com câmbio de 6 marchas dão conta do recado.
Valney, o Wrangler atende patricinhas, playboys, donas de casa, consumidores em geral que nunca usam o veículo na lama e também jipeiros que já tiram o veículo zero fazendo lift ou colocando kit de suspensão, trocando relação de diferencial, parachoques, colocando pneus de verdade, enfim, já preparando para o Rock Crawling gringo ou trilhas. O JK não atende um mercado de nicho. É um veículo de luxo mesmo que tem diversas opções de preparação (bem caras!). Se fosse voltado a apenas um grupo de pessoas esquisitas que adoram moer metal no meio do mato :rally:, jamais viria só com câmbio AT.
Ainda fabricam veículo com carburador?
Só para aquelas pessoas que ainda consideram que o volante é mais importante que o ar-condicionado. :lutabox:
euclidesneto
14/05/2012, 02:26
Ainda é fabricado sim, para o mercado de reposição..............
E não tem nenhum veículo zero que ainda use?:???:
neilsonhenriques
14/05/2012, 11:52
O JK não atende um mercado de nicho. É um veículo de luxo mesmo que tem diversas opções de preparação (bem caras!).
Jorgao,
Desculpe discordar de você, mas de luxuoso o JK não tem nada. A versão unlimited é um pouco melhor. No mercado americano, ele quer atender especificamente o nicho off-road pesado porque pra luxo a Jeep tem o Liberty, mais barato, mais refinado e mais confortável. Nessa faixa de US$ 25.000 tem muitos outros fabricantes pra escolher se a finalidade não for porrada.
Sobre o assunto,
Esse negócio de MT x AT é a mesma discussão de futebol: não leva a nada.
Eu também concordo que foi mancada da Mitsubishi ter deixado o MT de fora da TR4. É o mesmo projeto de 1998 cuja planta já se pagou e deu um lucro monstruoso. Se a planta já está paga, o resto é lucro líquido. Num mercado cada vez mais concorrido, é um contrasenso restringir a oferta de opções.
Abraços,
Neilson
Jorgao,
Desculpe discordar de você, mas de luxuoso o JK não tem nada. A versão unlimited é um pouco melhor. No mercado americano, ele quer atender especificamente o nicho off-road pesado porque pra luxo a Jeep tem o Liberty, mais barato, mais refinado e mais confortável. Nessa faixa de US$ 25.000 tem muitos outros fabricantes pra escolher se a finalidade não for porrada.
Neilson, desculpo não! kkkkkk brincadeira.
Eu mesmo já disse em algum tópico que o Wrangler lá fora é visto como veículo popular. Eu disse que ele é luxuoso, pensando no nosso Brasil apenas. E considerando os itens que ele oferece, ABS, Airbag, e todas as outras siglas, para o nosso mercado, é luxo. Sem contar o preço, que é o que nivela e posiciona os veículos aqui.
Mesmo nos EUA, onde o câmbio AT já está completamente consolidado, não falta gringo em fórum reclamando que a Chrysler/Jeep fez besteira em não oferecer o MT pelo menos na versão Rubicon, mais utilizada em preparações. Assim como reclamam de diversas outras coisas que "urbanizaram" o JK. Mas, isso dá mais dinheiro, liberdade e movimenta o mercado. Que o usuário pague por ele original e gaste mais $ em kits, peças, etc. Também não é justo o usuário comum que quer apenas desfilar de JK na cidade enfrente as limitações de um jipe preparado para rock Crawling, trilhas, rallys, etc. Não dá pra agradar gregos e troianos.
dojao campeao
14/05/2012, 15:01
[QUOTE=Kappa GB;1684169]Em termos de custo o cambio manual sai mais barato que o automatico. Só o custo da troca de oleo no automatico já paga o kit de embreagem da maioria dos carros que se ve por ai no dia a dia. E a troca de oleo no automatico geralmente fica na casa dos 50/60k km, já vi alguns com 40k km. A maioria dos carros manuais a embreagem dura mais do que isso, eu mesmo nunca troquei embreagem de carro nenhum por causa da km.
Dados referentes às Tritons, pesquisados no manual do proprietário e concessionária MIT AKANE, 82-3217-7200 (Albert/Henrique)
Triton AT troca do óleo do câmbio a cada 80.000 km/4 anos: 8,7 l X 90,00 + 150,00 (mão de obra) = R$ 933,00
Triton MT troca do óleo do cãmbio a cada 80.000 km/4 anos: 3.4 l x 44,00 + 150,00 (mão de obra) = R$ 299,60
observando a troca do óleo da embreagem a cada 40.000 km/02 anos (como é barato consideremos)+R$ 33,40
Implica numa despesa a maior para a AT de R$ 600,00 a cada 80.000 km/04 anos.
O Kit de embreagem custa R$ 2.825,00 com 5% de desconto para pagar à vista fica R$ 2.683,76 + 600,00 de mão de obra = R$ 3.283,75, que se forem divididos pelos R$ 600,00 acima citados, implica em aproximadamente 5,5, ou seja se o sistema de embreagem durar razoáveis 160.000 km/8 anos, já dará um prejuízo para os donos de MT de 3.283,75 - 1.200,00 = R$ 2.083,75
Para mim é bem o contrário, trocar as marchas eu considero um prazer no dirigir o que o câmbio automático não proporciona. Mas para quem só pensa no conforto e esquece dos outros fatores que perde com o câmbio automático deve considerar isso:
4- Se um dia ficar sem bateria vai ficar na mão enquanto no manual ainda se pode pegar no tranco, mais uma desvantagem do automático;
5- Câmbio automático deixa a manutenção mais cara, tanto para trocar o óleo do câmbio como para trocar peças do câmbio caso dê alguma pane, também não vejo vantagem nisso.
Onde estão os pontos negativos que você citou? Se considerarmos o conforto do câmbio automático essa é a única vantagem que ele teria, de resto, conforme demonstrei, perde de 5x1. Não vejo vantagem no câmbio automático perante o câmbio manual, muito pelo contrário.
Lauro e amigos em relação ao prazer de mudar de marchas vcs estão falando do acionar a embreagem né? pois até no cambio tosco AT da tr4 é possível fazer trocas a qualquer momento, se não o cambio só teria D e R ha ha ha!!! pra que vcs acham que servem o L, 2, OD? eu reduzia sempre na mão a minha passando de D para OD desligado (equivalente a 3ª) e 2 para diminuir a velô numa estrada ou serra... o mesmo pode ser usado na cidade para subir e descer as marchas...:D
O Kit de embreagem custa R$ 2.825,00 com 5% de desconto para pagar à vista fica R$ 2.683,76 + 600,00 de mão de obra = R$ 3.283,75, que se forem divididos pelos R$ 600,00 acima citados, implica em aproximadamente 5,5, ou seja se o sistema de embreagem durar razoáveis 160.000 km/8 anos, já dará um prejuízo para os donos de MT de 3.283,75 - 1.200,00 = R$ 2.083,75
Embreagem de Triton durar 160 mil? Credo! Só se for a gasolina e com dono bração. A de um Gol 1.0 na minha mão durou quase 200 mil. Minha Pajero 99 2.8, 13 anos de carro, 215 mil e embreagem original. Vou fazer o motor provavelmente daqui a uns 50 mil km e rodar mais uns 100 mil antes de trocar disco e platô.:banho:
dojao campeao
15/05/2012, 09:50
Embreagem de Triton durar 160 mil? Credo! Só se for a gasolina e com dono bração. A de um Gol 1.0 na minha mão durou quase 200 mil. Minha Pajero 99 2.8, 13 anos de carro, 215 mil e embreagem original. Vou fazer o motor provavelmente daqui a uns 50 mil km e rodar mais uns 100 mil antes de trocar disco e platô.:banho:
Não existe Triton a gasolina/flex manual, mas seguindo o seu raciocínio que a embreagem dura mais que em média 160.000 km/8 anos (o que depende não somente da forma de dirigir mas também das condições de uso), será necessário que ela dure 400.000 km/20 anos para os donos de MT não terem prejuízos em relação aos donos de AT! Se forem pilotos bracinhos como você demonstra no seu exemplo, talvez consigam! Em tempo, a Volks e a MIT deveriam fazer do seu exemplo um "case" de sucesso dos produtos delas!!!!!
Não existe Triton a gasolina/flex manual, mas seguindo o seu raciocínio que a embreagem dura mais que em média 160.000 km/8 anos (o que depende não somente da forma de dirigir mas também das condições de uso), será necessário que ela dure 400.000 km/20 anos para os donos de MT não terem prejuízos em relação aos donos de AT! Se forem pilotos bracinhos como você demonstra no seu exemplo, talvez consigam! Em tempo, a Volks e a MIT deveriam fazer do seu exemplo um "case" de sucesso dos produtos delas!!!!!
Dojao, sou taxista. Embreagem durar 160 mil, só se for de popular ou inabilidade. E trocar o kit inteiro de embreagem? Só tem necessidade de trocar disco e platô na maioria dos taxis da minha frota (12 carros). A maioria é 2.0, sedan. Nenhum troca com menos de 250 mil km e quando troca, é disco e/ou platô. Em carro a diesel então, que tem torque em baixa, não tem por quê comer embreagem. Em 4x4 nem se fala. O sistema de reduzida está presente pra poupar o sistema de embreagem em trilha. Eu mesmo tenho uma Pajero MT 2.8 há 13 anos, 215 mil km e embreagem original e fiz um comparativo lá atrás com preço de concessionária Mitsubish do Rio de Janeiro, que é um total absurdo:
Que exagero Euclides! :mrgreen:
Coitado de nós taxistas, motoristas de ônibus, caminhões, perueiros, etc, pois sem dúvida alguma esses vão viver eternamente na pré-história.
Arrumando os papéis da minha Pajero GLS-B.
Troca do óleo do câmbio aos 107 mil km e aos 208 mil km (R$ 400,00 de óleo Castrol TAF-X - 3,7 litros) e a embreagem está perfeita. Pelo diagnóstico do meu mecânico, meu 2.8 4m40 vai embora antes da embreagem sequer começar a precisar trocar platô ou disco.
Na V6 3500 automática que pude acompanhar manutenção, era de 50 em 50 mil km (R$ 1200,00 de óleo Castrol TQM-SP - 8,5 litros) e mesmo assim o câmbio deu problema e precisou ser aberto. Um kit completo de embreagem da 2.8 custa R$ 3000,00. É lógico que não trocaria o kit inteiro, e sim R$ 900,00 de platô mais R$ 1200,00 de disco. Fazendo uma suposição grosseira e tentando engolir o câmbio automático como boa opção, eu diria que pra quem roda muito pouco é vantajoso pelo conforto e pouca coisa mais caro do que o manual. Agora, pra quem roda muito sai muito mais caro.
Querer engolir câmbio AT como mais barato só mesmo fazendo essas suposições de vida útil de embreagem e dizendo que roda muito pouco. Porque se comparar no plano de manutenção (ou extorsão, no caso da Mitsubish) ou na prática, perde feio. Fui trocar óleo de câmbio do Troller e fiquei sabendo de um com 5000 km que tinha queimado a embreagem na primeira trilha. E abri um sorriso enorme ao ver o preço da garota: Embreagem do T4 instalada, kit completo: R$ 900,00. Da minha Pajero, vide post acima: R$ 3000,00. Pra alguns, carro AT é sem dúvida uma benção.
Gustavo D
15/05/2012, 22:43
Que eu saiba, 160 mil km é uma média boa de vida útil de transmissão automática. Vai aí um material honesto sobre o assunto: Câmbio Automático - Diferenças: Automático x Automizado x Sequencial x CVT (http://www.cambioautomaticosorocaba.com.br/dicas-curiosidades/cambio-automatico-automatizado-cvt.php)
Também tenho Pajero com 191 mil km e embreagem original. Mas, isso vai muito da condução de cada um! Embreagem pode durar 100 mil ou 300 mil, depende da forma como o dono usa. Tem muita gente que tem problema de embreagem patinando ou com câmbio AT esquentando com menos de 100 mil km. Depende da manutenção e perfil de uso.
Pra alguns, carro AT é sem dúvida uma benção.
FATO!
dojao campeao
16/05/2012, 09:44
Caros Jorgao e Gustavo D, a nossa saudável discussão óbviamente tem algo de subjetivo, destaco que tomei por base (para eliminar mais variáveis) um único carro (Triton), e está claro que mesmo havendo desgaste também num câmbio AT êle só será + dispendioso se o conjunto platô/disco/colar (nos mais modernos chamam de atuador e não é barato) de um câmbio MT durar centenas de milhares de km/muitos anos. Conforme Olavo Bilac, "o verdadero mérito não gosta de se mostrar", então não me ufano das minhas qualidades como motorista e piloto (indoors, rallyes, raids stc), mas o apelido "campeão" não foi auto intitulado e não é a toa, ou seja, imodéstia a parte, não sou barbeirso, e apesar da aposentadoria, continuo ao dirigir carros MT sem: descançar o pé na embreagem, ficar com a embreagem acionada em semáforos por exemplo, fazer meia embreagem em aclives ao invés de usar o freio de estacionamento etc, e, mesmo assim, me admiro o quanto o conjunto de vocês duram, ressaltando que o ideal é troca-lo todo, pois peça nova junto com peça desgastada não é a melhor opção! Em suma, cada um acredita no que quer e daí desenvolve as suas naturais preferências, encerro lembrando o início do tópico quando também lamentei a retirada da TR MT de linha, mas, infelizmente a tendência é esta, em todos os segmentos inclusive pesados, o câmbio AT veio para ficar, e no futuro a tendência é que os MT tenham o mesmo destino do carburador, platinado, manivela etc! Abraços.
euclidesneto
16/05/2012, 11:33
E fecha o tópico.:twisted:
dojao campeao
16/05/2012, 11:59
Mais 1!!!!!!!!!!!!!!!
Publicado em 16-05-12 às 11h43 por Marcelo Cosentino COMENTE! 0
(http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/lancamentos/pajero-dakar-ganha-cambio-automatico-na-versao-de-entrada/2113#comment)
Versão equipada com o câmbio INVECS-II de quatro velocidades parte de RS 135.990
Tweet (http://twitter.com/share)
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/upload/imagens_upload/Foto_2_Coluna_n_1611_pajero.jpg (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/visualizacao/pajero-dakar-ganha-cambio-automatico-na-versao-de-entrada/Foto-2-Coluna-n-1611-pajero/)
O Mitsibishi Pajero Dakar diesel agorat ambém é oferecido com câmbio automático em sua versão de entrada. O modelo, com cinco lugares, é produzido em Catalão (GO), juntamente com a versão manual e também a topo de linha HSE, com sete lugares e motorização flex ou diesel.
O Pajero Dakar automático utiliza o câmbio INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. Sob o capô está o motor 3.2 litros 16V de 170 cv e 3.500 rpm. Esta unidade é capaz de gerar 35 mkgf de torque máximo logo as 2.000 rpm.
A lista de equipamentos de segurança traz itens como barras de proteção laterais nas quatro portas, airbag duplo e freio com ABS e EBD. O Pajero Dakar tem 4,69 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,800 m de altura e entre-eixos de 2,80 m.
Mitsubishi Pajero Dakar - preços:
Pajero Dakar HPE Diesel AT - R$ 151.990
Pajero Dakar Diesel AT - RS 135.990
Pajero Dakar HPE Flex AT - R$ 134.990
Pajero Dakar Diesel MT - R$ 129.990,00
(nos mais modernos chamam de atuador e não é barato) de um câmbio MT durar centenas de milhares de km/muitos anos.
Dojao, o atuador é barato sim. Um reparo em câmbio AT chega a 20%, 40% e até mais que isso, do valor do veículo. Não dá pra comparar conforto, durabilidade, manutenção e desempenho. Então é bolso, objetivo do uso e GOSTO. Ponto.
Conforme Olavo Bilac, "o verdadero mérito não gosta de se mostrar", então não me ufano das minhas qualidades como motorista e piloto (indoors, rallyes, raids stc), mas o apelido "campeão" não foi auto intitulado e não é a toa, ou seja, imodéstia a parte, não sou barbeirso, e apesar da aposentadoria, continuo ao dirigir carros MT sem: descançar o pé na embreagem, ficar com a embreagem acionada em semáforos por exemplo, fazer meia embreagem em aclives ao invés de usar o freio de estacionamento etc, e, mesmo assim, me admiro o quanto o conjunto de vocês duram, ressaltando que o ideal é troca-lo todo, pois peça nova junto com peça desgastada não é a melhor opção!
Dojão, cá pra nóis, ter carteirinha FIA e ser campeão de rally, raid, indoors não diz nada sobre direção urbana, hábitos ruins de direção (como os que você citou), conhecimento de mecânica, etc. Já vi uma reportagem de um piloto de F1 que vivia queimando embreagem de carro de passeio.
Em suma, cada um acredita no que quer e daí desenvolve as suas naturais preferências, encerro lembrando o início do tópico quando também lamentei a retirada da TR MT de linha, mas, infelizmente a tendência é esta, em todos os segmentos inclusive pesados, o câmbio AT veio para ficar, e no futuro a tendência é que os MT tenham o mesmo destino do carburador, platinado, manivela etc! Abraços.
Concordo com você! AT é o futuro para os veículos de passeio. Não dá pra comparar um motor aspirado com um turbinado em termos de desempenho, manutenção e durabilidade. Mesma coisa com AT x MT.
Que eu saiba, 160 mil km é uma média boa de vida útil de transmissão automática. Vai aí um material honesto sobre o assunto: Câmbio Automático - Diferenças: Automático x Automizado x Sequencial x CVT (http://www.cambioautomaticosorocaba.com.br/dicas-curiosidades/cambio-automatico-automatizado-cvt.php)
Também tenho Pajero com 191 mil km e embreagem original. Mas, isso vai muito da condução de cada um! Embreagem pode durar 100 mil ou 300 mil, depende da forma como o dono usa. Tem muita gente que tem problema de embreagem patinando ou com câmbio AT esquentando com menos de 100 mil km. Depende da manutenção e perfil de uso.
FATO!
Matou a pau! Site de empresa de concertos de câmbio AT!
:palmas::palmas:
Mas, não duvido que com uma manutenção criteriosa uma AT consiga passar dos 200 mil não.
dojao campeao
16/05/2012, 15:52
Concordo com você! AT é o futuro para os veículos de passeio. Não dá pra comparar um motor aspirado com um turbinado em termos de desempenho, manutenção e durabilidade. Mesma coisa com AT x MT.
Experimenta achar atualmente um caminhão pesado ou super pesado com câmbio MT! No mínimo o que se encontra é automatizado, e isto é pq a ciência e tecnologia em tese evoluem em benefício do homem, com o dispêndio cada vez menor de esforço, ou seja, cada vez mais as máquinas demandarão menos comandos humanos, ir contra isto é remar contra a maré! Mas, repito, cada um tem as suas preferências, algumas até estranhas, mas, todas devem ser respeitadas! Em tempo, a minha habilitação de motorista de 1974, é A2D, não tenho nenhum ponto por infrações e nunca me envolvi em acidentes graves, e quando revendo meus carros êles estão sempre em ótimo estado inclusive de mecânica, mas, talvez, quem sabe, um dia a gente se encontra e eu possa aprender alguma coisa com vc! Quanto ao site da empresa de reparos de câmbios AT, é só + uma opinião!
Gustavo D
16/05/2012, 16:52
Experimenta achar atualmente um caminhão pesado ou super pesado com câmbio MT! No mínimo o que se encontra é automatizado, e isto é pq a ciência e tecnologia em tese evoluem em benefício do homem, com o dispêndio cada vez menor de esforço, ou seja, cada vez mais as máquinas demandarão menos comandos humanos, ir contra isto é remar contra a maré!
Dojão, o mercado de caminhões está numa situação exatamente oposta a essa. A esmagadora maioria é MT. As novidades AT estão chegando devagarinho. A Volvo lançou agora o I-Shift que promete manutenção igual a um MT (já pensou se é verdade?). Mesmo que não dure igual MT, se a manutenção é igual, é aceitável. A ciência evolui sim, sempre prezando pelo conforto. Porém, a durabilidade e os custos estão caminhando em direção oposta (ex: motores aspirados x turbinados, como disse o Jorgao). Eu, particularmente acho que as inovações diminuem a probabilidade de problemas, mas complicam na hora de, de fato, achar um problema (Ex: motores eletrônicos).
Vejo que todo mundo aqui fala de câmbio AT como se fosse a última maravilha do mundo e a mais nova sensação. Câmbio AT existe desde 1950. Lá fora, está em uso há décadas e convive com o MT. Assim como eixo rígido, chassis, engates mecânicos e rodas :mrgreen: também ainda não foram abandonados e muito provavelmente não serão até que os carros voadores se tornem viáveis.
E fecha o tópico.:twisted:
x2!
Lauro Michel
16/05/2012, 21:25
E fecha o tópico.:twisted: :discordo:
Vide...
O Mitsibishi Pajero Dakar diesel agorat ambém é oferecido com câmbio automático em sua versão de entrada. O modelo, com cinco lugares, é produzido em Catalão (GO), juntamente com a versão manual e também a topo de linha HSE, com sete lugares e motorização flex ou diesel.
Pajero Dakar HPE Diesel AT - R$ 151.990
Pajero Dakar Diesel AT - RS 135.990
Pajero Dakar HPE Flex AT - R$ 134.990
Pajero Dakar Diesel MT - R$ 129.990,00
:razz:
dojao campeao
17/05/2012, 09:57
Dojão, o mercado de caminhões está numa situação exatamente oposta a essa. A esmagadora maioria é MT. As novidades AT estão chegando devagarinho. A Volvo lançou agora o I-Shift que promete manutenção igual a um MT (já pensou se é verdade?). Mesmo que não dure igual MT, se a manutenção é igual, é aceitável. A ciência evolui sim, sempre prezando pelo conforto. Porém, a durabilidade e os custos estão caminhando em direção oposta (ex: motores aspirados x turbinados, como disse o Jorgao). Eu, particularmente acho que as inovações diminuem a probabilidade de problemas, mas complicam na hora de, de fato, achar um problema (Ex: motores eletrônicos).
Vejo que todo mundo aqui fala de câmbio AT como se fosse a última maravilha do mundo e a mais nova sensação. Câmbio AT existe desde 1950. Lá fora, está em uso há décadas e convive com o MT. Assim como eixo rígido, chassis, engates mecânicos e rodas :mrgreen: também ainda não foram abandonados e muito provavelmente não serão até que os carros voadores se tornem viáveis.
x2!
Cada vez existem + AT e - MT, desejo vida longa para que você continue curtindo eixos rígidos!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cada vez existem + AT e - MT, desejo vida longa para que você continue curtindo eixos rígidos!!!!!!!!!!!!!!!!!
:screwy:
O único jipe que não tem eixo rígido que está na minha lista de possibilidades é o Stark. E a utilização seria diferente também.
De resto, se eu tivesse espaço, dinheiro e tempo, teria: Defender 90, Marruá/Engesa, Troller 2.8, JK Wrangler, TJ Wrangler, Bandeirante curta e um Samurai. Todos, claro, são eixo rígido, com excessão do Stark.
Sem dúvida essas pessoas que apreciam veículos com eixo rígido devem ter algum problema mental:
um grupo de pessoas esquisitas que adoram moer metal no meio do mato :rally:
Só não pode dizer isso na reunião do jipe clube. (Pelo menos não antes das primeiras cervejas)
euclidesneto
17/05/2012, 21:33
Lauro e amigos em relação ao prazer de mudar de marchas vcs estão falando do acionar a embreagem né? pois até no cambio tosco AT da tr4 é possível fazer trocas a qualquer momento, se não o cambio só teria D e R ha ha ha!!! pra que vcs acham que servem o L, 2, OD? eu reduzia sempre na mão a minha passando de D para OD desligado (equivalente a 3ª) e 2 para diminuir a velô numa estrada ou serra... o mesmo pode ser usado na cidade para subir e descer as marchas...:D
Questão de gosto. Pra fazer exercício, prefiro academia, que ainda tem a vantagem de fazer com as duas pernas.
Lauro Michel
18/05/2012, 23:04
Questão de gosto. Pra fazer exercício, prefiro academia, que ainda tem a vantagem de fazer com as duas pernas.Não preciso, eu jogo tênis... hehehe...
GSilveira
19/05/2012, 16:01
Para uso Off-road...vcs preferem cambio automático ou manual?
dojao campeao
21/05/2012, 16:28
GSilveira, o automático em off-road aqui no Brasil (ao contrário dos EUA), ainda não é utilizado em larga escala, porém quem experimenta fica surpreso, exemplo: um dirigente do Jeep Clube de Maceió, jipeiro tradicionalíssimo, nunca sequer tinha dirigido em carro AT, eis que a Mitsubishi pediu ajuda ao clube para "marcar" o percurso de + 1 prova aqui, e esse citado jipeiro recebeu da montadora para tal fim, uma Triton AT, colocou a mesma para ralar em percursos que êle acreditava que "nenhum carro" passaria fácil, e ficou surpreso com a facilidade que a viatura superou os tais! Moral da história: + 1 fã do AT, lembrando que em carros de pouco torque, o MT tem a facilidade de se utilizar a embreagem para levantar giro, coisa dispensável num AT com muito torque, sendo que até em ATs não muito modernos, tipo Pajeros antigas, já tinham um recurso que acionando-se a tecla correspondente, o carro arranca no barro liso ou areial, sem patinar!
coisa dispensável num AT com muito torque, sendo que até em ATs não muito modernos, tipo Pajeros antigas, já tinham um recurso que acionando-se a tecla correspondente, o carro arranca no barro liso ou areial, sem patinar!
pena que este recurso nunca foi incorporado ao "moderníssimo" câmbio dos TR4 e tenho minhas dúvidas se foi incorporado nas Triton...este recurso é utilizado, na verdade, para arrancar na neve, por isso que inúmeros carros, há um botãozinho ao lado da alavanca de câmbio com o símbolo de neve
questão esta da mais controvertida aqui no Fórum, mtos defendem com unhas e dentes, com ou sem conhecimento técnico, que câmbio AT na trilha é uma merda...outros, igualmente, defendem que MT é mto melhor...não há consenso, mas sim gosto pessoal
a dica = experimente o MT e depois ande com o AT e sinta o que vc vai gostar mais e use conforme seu gosto, sua necessidade
a principal vantagem do AT em relação ao MT é o fato de sua única preocupação na trilha é com o obstáculo a ser ultrpassado...de outro lado, a grande vantagem do MT é que vc controla melhor a aceleração com o uso da embreagem, logo, vai mesmo de gosto.
abs
GSilveira, vai do gosto e do bolso. É lógico que depende também do uso que você vai dar. Off-road assume significados diferentes para pessoas diferentes. Trilha também é uma palavra muito subjetiva. Pra maioria das pessoas, não tenha dúvida, a questão é só gosto e bolso mesmo.
Se quer algo simples e durável, vá de MT. Não é a toa que montadoras como a Mitsubish (12 vezes campeã do Dakar) só oferece veículos de competição com câmbio MT, que por sinal são diferentes inclusive do câmbio da versão de rua, onde são usados câmbios mitsubish, e nas versões de rally, usam marcas como eaton, borgwarner, entre outros.
Se quer algo confortável, moderno, vá de AT. Não descuide da manutenção, exagere na preventiva e não abuse no uso e você também não terá dor de cabeça por muito tempo.
apenas para curiosidade...
eu comprei um Pajero TR4 0km em 2010...paguei na época 73k, olhei agora na FIPE e o valor é quase 59k (58.7...)
quem comprou um Pajero TR4 0km 4x2 em 2012...pagou cerca de 71k e, se quiser vender hoje, segundo a FIPE, receberá quase 59k (59.3...)
perdi 2k a mais, mas, em um carro com 2 anos de uso
quem pegou a 4x2, perdeu 2k a menos com pouquíssimos meses de uso (uso restrito, se éque me entendem...hehehehehee)
que excelente negócio da Mit e dos compradores de 4x2
dojao campeao
22/05/2012, 09:03
pena que este recurso nunca foi incorporado ao "moderníssimo" câmbio dos TR4 e tenho minhas dúvidas se foi incorporado nas Triton...este recurso é utilizado, na verdade, para arrancar na neve, por isso que inúmeros carros, há um botãozinho ao lado da alavanca de câmbio com o símbolo de neve
questão esta da mais controvertida aqui no Fórum, mtos defendem com unhas e dentes, com ou sem conhecimento técnico, que câmbio AT na trilha é uma merda...outros, igualmente, defendem que MT é mto melhor...não há consenso, mas sim gosto pessoal
a dica = experimente o MT e depois ande com o AT e sinta o que vc vai gostar mais e use conforme seu gosto, sua necessidade
a principal vantagem do AT em relação ao MT é o fato de sua única preocupação na trilha é com o obstáculo a ser ultrpassado...de outro lado, a grande vantagem do MT é que vc controla melhor a aceleração com o uso da embreagem, logo, vai mesmo de gosto
abs
Nas Pajeros antigas e nas Sports com motor 2.8, as teclas da alavanca são a trava (para mudanças descendentes) e a over drive (alonga as relações e elimina a última marcha), a tecla para evitar deslizamento ao arrancar (barro liso é semelhante a neve) é no painel, nas Pajeros Sport 2.5 e nas Tritons, a referida tecla foi eliminada, pois trata-se da transmissão AT INVECS (com gerenciamento eletrônico) que identifica o modo de dirigir e auxilia nas necessidades detectadas.
GSilveira, ao utilizar câmbio MT em trilhas, é conveniente se evitar pisar na embreagem (o que nem sempre é possível) em alagados, areia fôfa e lamaçais, pois corre-se o risco de entrar sujeira (mesmo em carros que tem a chamada "urna de proteção" como nos Defenderes) no conjunto e avariar e/ou diminuir a vida útil do mesmo, coisa que não acontece nos ATs!
dojao campeao
22/05/2012, 09:20
GSilveira, vai do gosto e do bolso. É lógico que depende também do uso que você vai dar. Off-road assume significados diferentes para pessoas diferentes. Trilha também é uma palavra muito subjetiva. Pra maioria das pessoas, não tenha dúvida, a questão é só gosto e bolso mesmo.
Se quer algo simples e durável, vá de MT. Não é a toa que montadoras como a Mitsubish (12 vezes campeã do Dakar) só oferece veículos de competição com câmbio MT, que por sinal são diferentes inclusive do câmbio da versão de rua, onde são usados câmbios
mitsubish, e nas versões de rally, usam marcas como eaton, borgwarner, entre outros.
Se quer algo confortável, moderno, vá de AT. Não descuide da manutenção, exagere na preventiva e não abuse no uso e você também não terá dor de cabeça por muito tempo.
Marca: Mitsubishi
Modelo: Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel
Motor: Diesel, 3.2 L, 4 cilindros, 16 válvulas
Cilindradas: 3.200 cc
Potência: 200 HP
Tração: 4 rodas
Câmbio: câmbio reescalonado com engrenagens retas, sem sincronizador
Suspensão: independente nas quatro rodas
Amortecedores: oito amortecedores Donerre com mola
Pneus: Pirelli Scorpion ATR
Dimensões:
Comprimento: 4795 mm
Largura: 1875 mm
Entre-eixos: 2780 mm
Lubrificante: Lubrax Top Turbo
Peso: 1.850 kg
Preparação para o Dakar
Motor e Câmbio
· Restritor no turbo
· Filtro de ar especial para deserto
· Radiadores de água e óleo redimensionados
· Radiador de óleo do câmbio, da caixa de transferência e diferencial traseiro
· Semi-eixos especiais
Segurança
· Gaiola especial na parte interna (impede que o teto afunde em caso de capotagem, protegendo os pilotos)
· Dois bancos de competição em forma de concha
· Cintos especiais de seis pontas
· Tanque especial de competição com capacidade para 350 litros
· Proteções (em alumínio e kevlar) de cárter, câmbio, diferencial traseiro e bandejas
· Sistema de extintores de incêndio com acionamento interno e externo
· Sistema de corta-circuito elétrico com acionamento interno e externo
· Kit médico, de sinalização e de localização Sistema Controlsat de monitoramento por satélite
· Telefone Nera, via satélite, para ligações de emergência
· Tanque de 10 litros de água potável para sobrevivência no deserto
Outras modificações
· Bandejas especiais e pontos especiais de fixação para amortecedores na gaiola
· Rodas especiais
· Capô do motor, portas laterais e traseira em kevlar
· Sistema de controle de pressão do turbo, temperatura de água e óleo (do motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e diferencial traseiro)
· Sistema de compressor de ar
· Sistema de intercomunicação
· GPS
· Hodômetros eletrônicos Totem
Modelo: L 200 Evolution
Potência Máxima: 220 HP a 3.800 rpm
Cilindrada: 3.200 cc
Tração: 4 x 4 integral
Câmbio: Mitsubishi, com cinco marchas
Freios:
Dianteiro: disco ventilado, pinças com dois cilindros
Traseiro: disco ventilado, pinças com um cilindro
Suspensão: Independente nas quatro rodas
Dois amortecedores por roda: 16 x 7 polegadas
Pneus: Pirelli Scorpion AT
Dimensões:
Comprimento: 4.600 mm
Largura: 1.840 mm
Entre-eixos: 2.965 mm
Peso: 1.750 kg
Como se verifica acima, no caso destes carros que fizeram o Paris Dakar, os câmbios são MT mas não tem nada a ver com os de rua, sendo inclusive da própria Mitsubishi!
Modelo: Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel
Cilindradas: 3.200 cc
Potência: 200 HP
Tração: 4 rodas
Câmbio: câmbio reescalonado com engrenagens retas, sem sincronizador
Suspensão: independente nas quatro rodas
Amortecedores: oito amortecedores Donerre com mola
Pneus: Pirelli Scorpion ATR
Dimensões:
Comprimento: 4795 mm
Largura: 1875 mm
Entre-eixos: 2780 mm
Peso: 1.850 kg
Preparação para o Dakar
Motor e Câmbio
· Restritor no turbo
· Filtro de ar especial para deserto
· Radiadores de água e óleo redimensionados
· Radiador de óleo do câmbio, da caixa de transferência e diferencial traseiro
· Semi-eixos especiais
Segurança
· Gaiola especial na parte interna (impede que o teto afunde em caso de capotagem, protegendo os pilotos)
· Dois bancos de competição em forma de concha
· Cintos especiais de seis pontas
· Tanque especial de competição com capacidade para 350 litros
· Proteções (em alumínio e kevlar) de cárter, câmbio, diferencial traseiro e bandejas
· Sistema de extintores de incêndio com acionamento interno e externo
· Sistema de corta-circuito elétrico com acionamento interno e externo
· Kit médico, de sinalização e de localização Sistema Controlsat de monitoramento por satélite
· Telefone Nera, via satélite, para ligações de emergência
· Tanque de 10 litros de água potável para sobrevivência no deserto
Outras modificações
· Bandejas especiais e pontos especiais de fixação para amortecedores na gaiola
· Rodas especiais
· Capô do motor, portas laterais e traseira em kevlar
· Sistema de controle de pressão do turbo, temperatura de água e óleo (do motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e diferencial traseiro)
· Sistema de compressor de ar
· Sistema de intercomunicação
· GPS
· Hodômetros eletrônicos Totem
Modelo: L 200 Evolution
Potência Máxima: 220 HP a 3.800 rpm
Cilindrada: 3.200 cc
Tração: 4 x 4 integral
Câmbio: Mitsubishi, com cinco marchas
Freios:
Dianteiro: disco ventilado, pinças com dois cilindros
Traseiro: disco ventilado, pinças com um cilindro
Suspensão: Independente nas quatro rodas
Dois amortecedores por roda: 16 x 7 polegadas
Pneus: Pirelli Scorpion AT
Dimensões:
Comprimento: 4.600 mm
Largura: 1.840 mm
Entre-eixos: 2.965 mm
Peso: 1.750 kg
Como se verifica acima, no caso destes carros que fizeram o Paris Dakar, os câmbios são MT mas não tem nada a ver com os de rua, sendo inclusive da própria Mitsubishi!
Dojao, essas modificações foram feitas pela EQUIPE que ia correr e não pela Mitsubish. A L200 Evolution ainda é vendida?
Cadê a referência da equipe que fez as alterações?
Segue a referência do que eu havia dito:
Site Oficial: Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm)
Mit Veículos > Competição
Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/triton_rs/)
348971
Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/triton_er/)
348972
Câmbio Eaton nos 2 veículos top de linha vendidos para competição pela Mitsubish.
O Pajero TR4-ER também só tem opção de MT.
Nenhum veículo é oferecido com câmbio AT.
E as versões de rua da Triton, contam com câmbio de fabricação Mitsubish com Easy select, etc.
dojao campeao
23/05/2012, 09:16
Os dados acima são da equipe Lubrax que competiu com carros fornecidos pela Mitsubishi, destacando que a opção por câmbios MT (muito diferentes dos utilizados em veículos fabricados em série) deve-se a busca de melhor desempenho para uma competição de velocidade, como é o caso do Paris Dakar, não tendo nada a ver com a questão resistência/durabilidade, pois nos intervalos noturnos, nas etapas em que é permitido, trocão-se boa parte das peças/componentes do carro! Inclusive no rally dos sertões é assim!
Os dados acima são da equipe Lubrax que competiu com carros fornecidos pela Mitsubishi, destacando que a opção por câmbios MT (muito diferentes dos utilizados em veículos fabricados em série) deve-se a busca de melhor desempenho para uma competição de velocidade, como é o caso do Paris Dakar, não tendo nada a ver com a questão resistência/durabilidade, pois nos intervalos noturnos, nas etapas em que é permitido, trocão-se boa parte das peças/componentes do carro! Inclusive no rally dos sertões é assim!
Bem lembrado Dojão, isso é verdade. A simplicidade, por vezes prevalece. Mas, além de ser mais chato, caro e complexo de concertar um AT, tem outras questões também. Por que se fosse só pela questão do desempenho, o AT já estaria presente em larga escala, pois diversos modelos possuem desempenho superior ao manual. Tem alguns pormenores que ainda levantam suspeitas no uso extremo e inviabilizam o uso, mesmo que só por uma prova de 5 ou 10 mil km como sertões e dakar. Já ouvi de um mecânico que o mais difícil, é evitar o aquecimento do óleo, mesmo com modificações de ponta, acaba aquecendo.
dojao campeao
23/05/2012, 16:13
Bem lembrado Dojão, isso é verdade. A simplicidade, por vezes prevalece. Mas, além de ser mais chato, caro e complexo de concertar um AT, tem outras questões também. Por que se fosse só pela questão do desempenho, o AT já estaria presente em larga escala, pois diversos modelos possuem desempenho superior ao manual. Tem alguns pormenores que ainda levantam suspeitas no uso extremo e inviabilizam o uso, mesmo que só por uma prova de 5 ou 10 mil km como sertões e dakar. Já ouvi de um mecânico que o mais difícil, é evitar o aquecimento do óleo, mesmo com modificações de ponta, acaba aquecendo.
O super aquecimento é um risco nos câmbios AT, principalmente se forem utilizados de forma inadequada, por exemplo: Nas Tritons (que teem câmbio AT arcaico) existe no painel da porta do motorista e no console perto das alavancas, a orientação para uso correto em condições extremas, recomendando-se tirar do over-drive e dependendo da situação utilizar as posições 2 ou L, evitando as trocas de marchas sucessivas e desnecessárias que sobrecarregam o sistema! Infelizmente tem gente até eslarecida que não se liga em avisos ou mesmo manuais, conheço o caso de 01 amigo que tinha uma L-200 Outdoor HPE AT que era muito boa, até o dia que após uma trilha em pleno sertão alagoano com sol escaldante e temperaturas altíssimas, ele subiu uma serra muito longa e cheia de erosões com o carro em drive! Resultado, ferveu tudo e nunca + a viatura foi a mesma, sendo que ele reconhece que fez bobagem! Nestes aspectos o câmbio MT é menos melindroso, até pq a maioria dos "operadores" sabem trabalhar com êle!
dojao campeao
23/05/2012, 16:15
Corrigindo, eu quis dizer "gente até esclarecida"... e a maioria dos operadores "sabe" trabalhar com êles!
Sinceramente, cambio automático de 4 marchas é que é pre-histórico. Acabar com o cambio manual seria uma boa se a TR4 tivesse um cambio automático moderno e decente. Com essa porcaria de 4 marchas o carro não anda, é realmetne muito ruim.
Tirar o cambio manual e não oferecer um cambio de 6 marchas inteligente foi sim uma mancada (mas para isso seria necessário um novo projeto e a Mit está tirando até o último suspiro desse projeto que, convenhamos, já deu o que tinha que dar...). Cambio automático só os modernos de 6 marchas que entendem e se adaptam ao uso do motorista. O cambio automatico da Tr4 dá raiva de andar até na cidade. Na estrada é um suplício, o carro não anda, não responde e fica pulando marcha na subida igual a catraca quebrada. Um câmbio que até atenderia bem um carrinho mil (um Sandero p.e.), agora um carro de 70mil merecia algo melhor. Principalmente pra quem gosta de dirigir e faz questão de um mínimo de desempenho (ainda que essa não seja a proposta central do carro).
Kappa, concordo com vc. Eu tb não sou contra o automático. Meu próximo carro será um automático com cambio DSG. Mas não dá pra defender o automático da TR4. É praticamente o mesmo cambio que equipava o Del Rey automático da decada de 80... Quem já dirigiu um cambio automático moderno sabe o que eu estou falando. Quem já dirigiu um DSG...aí sim não vai mais querer um manual nunca mais na vida (claro que pra isso vc terá que pagar o preço da manutenção que é sim superior ao de um manual). Vc nem sente que mudou de marcha. O carro simplementes arranca e é como se ele tivesse uma única marcha. É sensacional!
Que a Mit matou a TR4 eu não tenho dúvidas. Mas como nosso mercado aceita qualqer coisa vai continuar vendendo (assim coo o Corola é o lider do seguimento...)....mas pra cima de mim, não!
Kappa
Gabiru, vc fala isso pq ainda não deve ter dirigido um 2.0 TSI com cambio DSG... cara, com trocas na borboleta vc tem o carro na mão e o prazer de digiri um desses é indescritível. Agora, o cambio automático da TR4 dá sono...
Cambio automático é pra tiozão que perdeu o prazer em dirigir e ter o carro na mão...
Estou na minha 2ª TR4 Manual... Infelizmente, se depender da Mit. irei migrar de carro ou até mesmo de marca.
Um 4x4 automático perde todo seu conceito e prestigio.
Um verdadeiro retrocesso da Mitsubishi!
neilsonhenriques
24/05/2012, 13:56
Agora, o cambio automático da TR4 dá sono...
Lindóia,
Você tá com o sono muito pesado.
Eu não consigo sentir sono com o câmbio da TR4 dando tranco e fazendo o motor berrar o tempo todo ... :mrgreen:
Brincadeira, só pra descontrair ...
Abraço, :concordo:
Neilson
kkkkk
Tem razão Neilson! Pra dormir com um barulho desses tem que estar com muito sono mesmo....kkkk
Abs
Lindóia,
Você tá com o sono muito pesado.
Eu não consigo sentir sono com o câmbio da TR4 dando tranco e fazendo o motor berrar o tempo todo ... :mrgreen:
Brincadeira, só pra descontrair ...
Neilson
dojao campeao
24/05/2012, 16:20
AACL, o câmbio CVT da Outlander também é muito bom, principalmente quando se opta pelas trocas sequenciais nas 6 relações de marchas pré-definidas, o carro fica esperto e muito gostoso de tocar, e, com mais 1 detalhe: mesmo que exceda os giros ele segura a marcha engrenada, porém, ao contrário, se baixar da faixa mínima de torque, ele automáticamente reduz!
dojao campeao
24/05/2012, 16:24
Complementando, já o motorzão da Triton V6 fica prejudicado pelo câmbio de apenas 4 marchas, tem horas que incomoda girando alto/baixo demais, e quando aplica-se o quick douwn vem aquele coice! É um desperdício, teria que ser no mínimo um 5 marchas!
Já tem um ano que meço o consumo em todos os abastecimentos e o fato é que eu faço uma média de 8.2km/l com gasolina na minha Tr4 MT 2008 consistentemente. E o colega aqui da sala ao lado faz uma média de 6km/l na Tr4 AT 2008 dele. Claro que tem o fator do motorista (eu tenho pé de moça), mas a maior parte acho que é o câmbio. No manual vc tem mais controle e pode dirigir de modo mais econômico se quiser.
Complementando, já o motorzão da Triton V6 fica prejudicado pelo câmbio de apenas 4 marchas, tem horas que incomoda girando alto/baixo demais, e quando aplica-se o quick douwn vem aquele coice! É um desperdício, teria que ser no mínimo um 5 marchas!
DOjao, não sabia que o Outlander 2.4 tinha cambio 6 marchas com paddle shift..achei que fosse somente o V6...
Mesmo a Pajero Sport V6 é mais gostosa de dirigir do que a Triton, realmente, o cambio de 4 marchas fudeu o carro...a Pajero anda mais solta, mais suave...já a TRiton, é mais amarrada, mais "cabrita"...hehehehe
dojao campeao
25/05/2012, 10:39
DOjao, não sabia que o Outlander 2.4 tinha cambio 6 marchas com paddle shift..achei que fosse somente o V6...
Mesmo a Pajero Sport V6 é mais gostosa de dirigir do que a Triton, realmente, o cambio de 4 marchas fudeu o carro...a Pajero anda mais solta, mais suave...já a TRiton, é mais amarrada, mais "cabrita"...hehehehe
Patto, a Outlander 2.4 que é CVT tem o sequencial com programação para 6 marchas pré-definidas na própria alavanca, paddle shift realmente só na V6 que tem 6 marchas mas não é CVT!
Patto, a Outlander 2.4 que é CVT tem o sequencial com programação para 6 marchas pré-definidas na própria alavanca, paddle shift realmente só na V6 que tem 6 marchas mas não é CVT!
entendeu...
pelo menos isso...hehehehe...a Mit fode vários modelos...mas ajuda alguns outros como o Outlander, pelo que vc falou...hehehehe
AACL, o câmbio CVT da Outlander também é muito bom, principalmente quando se opta pelas trocas sequenciais nas 6 relações de marchas pré-definidas, o carro fica esperto e muito gostoso de tocar, e, com mais 1 detalhe: mesmo que exceda os giros ele segura a marcha engrenada, porém, ao contrário, se baixar da faixa mínima de torque, ele automáticamente reduz!
Dojao, já dirigi o Cruze que tem cambio CVT com 6 marchas e achei muito bom mesmo. O cambio é esperto e entende até quando vc quer reduzir (se vc tira o pe de repente o cambio automaticamente reduz de marcha). Já li comentários na imprensa (des)preparada que o carro dá tranco no transito quando vc faz isso no farol... (obviamente que não explicaram que esses cambios modernos são pra quem gosta de dirigir e não pra quem quer apenas conforto). E em curvas é fantástico. Vc entra chutando e tira o pé que o cambio faz o resto.
Mas entre o CVT (que é bom) e o DSG combinado como 2.0 TSI (que é espetacular) eu fico com o segundo, é claro!
abs
Dojao, já dirigi o Cruze que tem cambio CVT com 6 marchas e achei muito bom mesmo. O cambio é esperto e entende até quando vc quer reduzir (se vc tira o pe de repente o cambio automaticamente reduz de marcha). Já li comentários na imprensa (des)preparada que o carro dá tranco no transito quando vc faz isso no farol... (obviamente que não explicaram que esses cambios modernos são pra quem gosta de dirigir e não pra quem quer apenas conforto). E em curvas é fantástico. Vc entra chutando e tira o pé que o cambio faz o resto.
Mas entre o CVT (que é bom) e o DSG combinado como 2.0 TSI (que é espetacular) eu fico com o segundo, é claro!
abs
O Cruze nacional não é CVT. Ou 6 marchas automático ou 6 marchas manual...
Abraço
dojao campeao
25/05/2012, 14:27
abs
Nunca dirigi um DSG mas deve ser melhor ainda que o CVT, que no dodo "drive" é meio monótono!!!
nicolaubmaia
30/05/2012, 18:47
Caros amigos...
Sou novo aqui no forum e resolvi fazer parte da comunidade pois gostaria de trocar meu carro para um off-road. Sempre fui apaixonado por trilhas, pela natureza e pela junção do carro e da mata. Mas esse não foi o principal motivo para minha troca de veículo.
Moro numa ladeira de paralelepipedo (o troço dificil de escrever, hehehe) muito grande aqui no Rio de Janeiro. Todo dia para sair de casa tenho que enfrenta-la. Preciso de um carro que seja preparado para não se desmontar e milhões de barulhos depois de 1 ano subindo e descendo a ladeira, sem ter que ficar me preocupando em trocar buchas e calços por conta da pista acidentada. Isso definitivamente vai fazer a diferença, pois meu ultimo carro, um corolla fielder, ótimo por sinal, mudou de quando eu comprei para hoje em dia absurdamente por conta da droga da pedra no chão..
Pesquisei e cheguei a conclusão que o off-road mais barato, com um mínimo de conforto seria o TR4. Entre R$70.000 e R$80.000 Acredito q a ladeira não será grande problema para ele. Mas lendo relatos desse tópico, fiquei completamente frustado com o desempenho do carro, sendo a um 4X4 automático. Queria saber se alguem tem alguma sugestão que se aplique ao meu perfil, lembrando que não tenho R$100.000 para gastar numa L200 ou num landrover....help me!!!
neilsonhenriques
30/05/2012, 19:35
Mas lendo relatos desse tópico, fiquei completamente frustado com o desempenho do carro, sendo a um 4X4 automático.
O desempenho do TR4 é excelente, (observe a vírgula) pra um jipe.
É manco na estrada e o câmbio é bem desconfortável. Mas no off-road é excepcional e na cidade não tenho do que reclamar, pelo contrário, é fácil de manobrar e muito versátil. Já acertei bueiro sem tampa e o bicho nem desalinhou. :palmas:
Quando viajo com ele, chego depois, mas vou sem pressa na tocada do carro a ~ 90 km/h.
Mesmo com o Discovery na garagem, as vezes eu gosto de ir com ele porque facilita manobrar nas estradas de chão mais apertadas, principalmente se vem outro carro contra.
Não deixe que as nossas impressões te influenciem tão negativamente. Ninguém aqui quer desmerecer as qualidades do TR4 que são várias, só que não ganhamos nada da Mitsubishi pra fazer elogios ao que não presta, o câmbio, por exemplo. Opinião válida é a que não tem emoção e o fórum tá cheio de fãs escondendo problemas dos seus carros.
Bom, com a grana que você tem, se estiver preocupado unicamente com desempenho, compre um Troller usado, mas esqueça segurança porque ele não tem a mínima. É um puta jipe. Robusto, torcudo e sobe até em poste se acelerar.
A verdade é que você vai ter que escolher porque carro que anda muito, faz bonito no off-road, seguro e confortável está na casa dos R$ 160.000 (Pajero Full 3 portas a gasolina).
Se precisar de um carro bem calibrado entre segurança, tamanho, robustez, capacidade off-road e preço, não tem outra escolha, é o TR4.
Abraço e boa sorte !
Neilson
Caros amigos...
Sou novo aqui no forum e resolvi fazer parte da comunidade pois gostaria de trocar meu carro para um off-road. Sempre fui apaixonado por trilhas, pela natureza e pela junção do carro e da mata. Mas esse não foi o principal motivo para minha troca de veículo.
Moro numa ladeira de paralelepipedo (o troço dificil de escrever, hehehe) muito grande aqui no Rio de Janeiro. Todo dia para sair de casa tenho que enfrenta-la. Preciso de um carro que seja preparado para não se desmontar e milhões de barulhos depois de 1 ano subindo e descendo a ladeira, sem ter que ficar me preocupando em trocar buchas e calços por conta da pista acidentada. Isso definitivamente vai fazer a diferença, pois meu ultimo carro, um corolla fielder, ótimo por sinal, mudou de quando eu comprei para hoje em dia absurdamente por conta da droga da pedra no chão..
Pesquisei e cheguei a conclusão que o off-road mais barato, com um mínimo de conforto seria o TR4. Entre R$70.000 e R$80.000 Acredito q a ladeira não será grande problema para ele. Mas lendo relatos desse tópico, fiquei completamente frustado com o desempenho do carro, sendo a um 4X4 automático. Queria saber se alguem tem alguma sugestão que se aplique ao meu perfil, lembrando que não tenho R$100.000 para gastar numa L200 ou num landrover....help me!!!
nicolau
o Neilson descreveu mto bem...é isso mesmo, o câmbio é uma merda, mas nada que incomode tanto assim (cada um com seu gosto e percepção...hehehehe)
só discordo dele qto a andar a 90km/h...atualmente, está meio complicado de correr...seja pela quantidade de radares seja pelos pneus muito grandes que coloquei no meu Pajerinn...mas, ainda assim, ando tranquilo a 120, 130km/h
aliás, se quiser, posso vender o meu...já tá preparado pra trilha...hehehehe
agora, se a capacidade off-road não for tãooooooooo importante, ao invés do Troller, que acho uma merda, serve para ser 2º carro apenas...ok, a possibilidade de preparação pra trilha e o motor são sensacionais...mas, uma excelente opção em termos de bom conforto e alguma vocação para off-road é o GVIII - o Grand Vitara está mto bonito (na minha opinião) e com bom conforto e tecnologia
abs
Bom, com a grana que você tem, se estiver preocupado unicamente com desempenho, compre um Troller usado, mas esqueça segurança porque ele não tem a mínima. É um puta jipe. Robusto, torcudo e sobe até em poste se acelerar.
A verdade é que você vai ter que escolher porque carro que anda muito, faz bonito no off-road, seguro e confortável está na casa dos R$ 160.000 (Pajero Full 3 portas a gasolina).
Se precisar de um carro bem calibrado entre segurança, tamanho, robustez, capacidade off-road e preço, não tem outra escolha, é o TR4.
Abraço e boa sorte !
Neilson
Ô Neilson! O cara está saindo de um Corolla e quer um veículo pra subir ladeira de paralelepipedo e você vem sugerir Troller usado!? Quer matar o sujeito de desgosto?
Caros amigos...
Nicolau, avalie a compra de um GVIII, TR4, Tracker, Ecosport, Duster, etc. Qualquer um deles já te dará menos dor de cabeça que um fielder nos paralelepípedos e terá o mesmo conforto de um veículo de passeio.
neilsonhenriques
31/05/2012, 14:22
Ô Neilson! O cara está saindo de um Corolla e quer um veículo pra subir ladeira de paralelepipedo e você vem sugerir Troller usado!? Quer matar o sujeito de desgosto?
Jorgao,
O cara tá procurando um off-road com desempenho ... :cool:
Uma vez estava na Dutra com o Discovery a 140 km/h. Passou uns 3 Trollers por mim a uns 250 km/h. Calculei isso porque não deu nem pra ver as placas dos carros, de tão rápido ... :mrgreen:
Abraços, :concordo:
Neilson
Jorgao,
O cara tá procurando um off-road com desempenho ... :cool:
Uma vez estava na Dutra com o Discovery a 140 km/h. Passou uns 3 Trollers por mim a uns 250 km/h. Calculei isso porque não deu nem pra ver as placas dos carros, de tão rápido ... :mrgreen:
Neilson
Ô loco, 250 km/h!? Três? Deviam estar batendo pega e com certeza devem ser recém chipados com motoristas ainda marvilhados com o desempenho. Mas, 250 km/h nesse caixote!? O deslocamento de ar não jogou o discovery pra fora da pista não!? kkkkkkk
Eu acho loucura algumas pessoas migrarem pra Troller por que muitas não tem muita ideia do que é. O sujeito saindo de uma bandeirante, defender, engesa, rural, etc não estranha tanto e é quase certeza de paixão. Agora, pra quem só andou de SUV e carro de passeio, é bom saber o que está fazendo se não é só mais um que vai falar mal do veículo. Hoje eu ouvi um mecânico falando mal de Bandeirante e Defender, de como são verdadeiros cabritos, e dão problema etc. Completamente sem fundamento. Deixei o cara falar e vi que ele não sabe de nada. Estava em um vectra, mas de jipe eu não piso lá.
Kappa GB
31/05/2012, 19:01
troller com aquela aerodinamica de parede não chega em 250km/h nem se jogar de um avião! hahaha
[]'s
Paulo
neilsonhenriques
31/05/2012, 19:44
Calma gente ... 250 km/h é força de expressão ! :mrgreen:
Mas tavam rápido, muito, muito rápido. Eu a 140 km/h, parecia que estava a 80 km/h. Não deu pra ver os caras chegando no retrovisor e olha que presto bastante atenção.
Jorgao,
Fala pro tal mecânico lá pegar qualquer carro, qualquer um mesmo, e fazer a mesma coisa que fazem com o Defender e Bandeirantes pra ver o que acontece e quanto custa pra consertar. :mrgreen:
Isso é gente que não tem afinidade com jipe e não sabe pra que eles servem.
Qualquer dia volta de jipe lá pra ver o que ele vai falar ... :twisted:
Abraços !
Neilson
Marcelo-HPE
01/06/2012, 07:11
Troller é bom para o sujeito ver , admirar, agora para ter um PQP !!! sempre quiz ter um ,mas no dia que foi fazer um test drive,desanimei.
aquele capôzão na frente e quando vc olha para trás cadê o bicho ???? parece que estava dirigindo uma
cabine de picape sem caçamba , ou que serraram o bicho no meio e me deram uma metade para dirigir.
Teria que ter pelo menos um porta mala tipo desses carros hatch´s pequenos , pouca coisa.
abs
neilsonhenriques
01/06/2012, 08:51
aquele capôzão na frente e quando vc olha para trás cadê o bicho ????
Marcelo,
Mas essa é a proposta do Troller, entre-eixos curto pra favorecer ângulos de breakover, é um autêntico jipe mesmo.
Segundo dizem por aí, estão fazendo uma versão 4 portas mais alongada. Se conseguirem, é muito provável que um carro desses possa ocupar o espaço deixado pelo Defender 110 como carro de expedição já que agora não existe nenhum pra isso.
Minha crítica é só a falta de itens muito básicos de segurança como ABS/EBD e airbags. Não tem explicação um carro de quase R$ 100 mil não ter isso.
Neilson
Caros amigos...
Companheiro,
Já tive todo tipo de veículo, hatchs, sedans, pickups, SUVs, Jipes (Willys), atualmente um TR4. Portanto vou te dar uma opinião considerando este passado. Além do mais, como você, moro no RJ (Humaitá) e em cima de uma subida de Paralelo.
Se você quiser comprar um TR4 só para subir sua ladeira, o carro vai te atender perfeitamente, nunca te dará qualquer problema de suspensão e permanecerá intacto. No entanto, entenda que você vai estar comprando um JIPE para andar na cidade. O TR4 é confortável e gostoso de dirigir PARA UM JIPE. Não tem comparação com o seu Corolla, você VAI sentir diferença de conforto, acabamento, etc. Levando essa natureza de JIPE em consideração e seu orçamento para a compra, o TR4 é a melhor opção de JIPE para uso urbano e para seu uso específico. Não aconselho a compra de um Ecosport, por exemplo. Você terá os mesmos problemas de suspensão (buchas e etc) que você teve com todos os carros de passeio até o momento (já tive um Ecosport 4WD durante 1 ano - refiz a suspensão 3x - mas abusava do bicho).
O TR4 não tem as mesmas qualidades off-road de um Defender, um Willys, uma Bandeirantes ou um Troller, por exemplo (angulo de ataque, etc). Mas também lhe oferece muito mais conforto, segurança e desempenho, além de ABS - EBD, Airbags, etc etc. Para o seu uso específico, você vai estar sub-utilizando o potencial do veículo, mas isso é o que mais vemos pelos TR4 por aí. No seu caso, até um 4x2 pode ser uma boa opção.... E no dia que vc quiser encarar uma estradinha de terra para ir na casa de um amigo na serra, por exemplo, vc vai deixar todo mundo de Corolla comendo poeira!
Boa sorte na compra!
dojao campeao
01/06/2012, 11:52
Calma gente ... 250 km/h é força de expressão ! :mrgreen:
Mas tavam rápido, muito, muito rápido. Eu a 140 km/h, parecia que estava a 80 km/h. Não deu pra ver os caras chegando no retrovisor e olha que presto bastante atenção.
Jorgao,
Fala pro tal mecânico lá pegar qualquer carro, qualquer um mesmo, e fazer a mesma coisa que fazem com o Defender e Bandeirantes pra ver o que acontece e quanto custa pra consertar. :mrgreen:
Isso é gente que não tem afinidade com jipe e não sabe pra que eles servem.
Qualquer dia volta de jipe lá pra ver o que ele vai falar ... :twisted:
Abraços !
Neilson
Experiência própria e de amigos: Troller 3.0 chipado 2006 (cx. curta), velocidade máxima no velocímetro 180 km/h; Troller chipado 2007 em diante (cx. longa), velocidade máxima no velocímetro 190 km/h, porém, o q + impressiona é que dá rapidinho! Uma baita aceleração e uma retomada excelente!
dojao campeao
01/06/2012, 11:57
Retificando e complementado: 2006 170 km/h e, 2007 em diante cerca de 190 km/h, pois o velocímetro só marca até 180 mas quem possui/possuiu (o meu era 2006) afirma que o que se passa visualmente na escala, é cerca de 10 km/h a +!
nicolaubmaia
01/06/2012, 13:56
O desempenho do TR4 é excelente, (observe a vírgula) pra um jipe.
É manco na estrada e o câmbio é bem desconfortável. Mas no off-road é excepcional e na cidade não tenho do que reclamar, pelo contrário, é fácil de manobrar e muito versátil. Já acertei bueiro sem tampa e o bicho nem desalinhou. file://localhost/Users/walkiriabarbosa/Library/Caches/TemporaryItems/msoclip/0/clip_image002.gif
Quando viajo com ele, chego depois, mas vou sem pressa na tocada do carro a ~ 90 km/h.
Mesmo com o Discovery na garagem, as vezes eu gosto de ir com ele porque facilita manobrar nas estradas de chão mais apertadas, principalmente se vem outro carro contra.
Não deixe que as nossas impressões te influenciem tão negativamente. Ninguém aqui quer desmerecer as qualidades do TR4 que são várias, só que não ganhamos nada da Mitsubishi pra fazer elogios ao que não presta, o câmbio, por exemplo. Opinião válida é a que não tem emoção e o fórum tá cheio de fãs escondendo problemas dos seus carros.
Abraço e boa sorte !
Neilson
Caro Nelson,
Fico feliz pelo seu comentário. Acho que a questão do cambio não me prejudicar muito. Inclusive vai me ajudar, pois com um perfil urbano, o automatico vai descansar bem o meu pé esquerdo.
Troller é demais para mim. Segurança hoje em dia é importante!
Com essa grana, pegando um TR4 OKM, acho que vou ser muito feliz.
Veleu pelo incentivo
nicolaubmaia
01/06/2012, 14:05
nicolau
o Neilson descreveu mto bem...é isso mesmo, o câmbio é uma merda, mas nada que incomode tanto assim (cada um com seu gosto e percepção...hehehehe)
só discordo dele qto a andar a 90km/h...atualmente, está meio complicado de correr...seja pela quantidade de radares seja pelos pneus muito grandes que coloquei no meu Pajerinn...mas, ainda assim, ando tranquilo a 120, 130km/h
aliás, se quiser, posso vender o meu...já tá preparado pra trilha...hehehehe
agora, se a capacidade off-road não for tãooooooooo importante, ao invés do Troller, que acho uma merda, serve para ser 2º carro apenas...ok, a possibilidade de preparação pra trilha e o motor são sensacionais...mas, uma excelente opção em termos de bom conforto e alguma vocação para off-road é o GVIII - o Grand Vitara está mto bonito (na minha opinião) e com bom conforto e tecnologia
abs
Patto,
Você não perdeu a viajem e já tá querendo vender o seu TR4 para mim…hahahaha….tá valendo…mas sempre sonhei com um carro OKM…prefiro tirar na concecionárioa…minha capacidade off road é principalmente a cidade do rio de janeiro, que por si só já é um rally de tanto buraco e uma ida para serra curtir uma cachoeira…nessas horas eu vou tirar onda de TR4….quanto ao grand vitara…sou muito novo e meio pobre, hehehe, para ficar desfilando com um carro desse….mas vale pela dica
Nicolau, avalie a compra de um GVIII, TR4, Tracker, Ecosport, Duster, etc. Qualquer um deles já te dará menos dor de cabeça que um fielder nos paralelepípedos e terá o mesmo conforto de um veículo de passeio.
jorgão, perfeita a sua colocação….saindo de um corolla fielder e ir para um troller usado é matar de desgosto…hahaha….
Entre todos que você citou, já ouvi falar bem do duster, mas ainda acho que o TR4 vai viver muito mais que eles….mesmo assim obrigado!
troller com aquela aerodinamica de parede não chega em 250km/h nem se jogar de um avião! hahaha
[]'s
Paulo
O troller na trilha deve brincar, mas na Estrada, até o meu fielder deveria dar pau nele….
Companheiro,
Já tive todo tipo de veículo, hatchs, sedans, pickups, SUVs, Jipes (Willys), atualmente um TR4. Portanto vou te dar uma opinião considerando este passado. Além do mais, como você, moro no RJ (Humaitá) e em cima de uma subida de Paralelo.
Se você quiser comprar um TR4 só para subir sua ladeira, o carro vai te atender perfeitamente, nunca te dará qualquer problema de suspensão e permanecerá intacto. No entanto, entenda que você vai estar comprando um JIPE para andar na cidade. O TR4 é confortável e gostoso de dirigir PARA UM JIPE. Não tem comparação com o seu Corolla, você VAI sentir diferença de conforto, acabamento, etc. Levando essa natureza de JIPE em consideração e seu orçamento para a compra, o TR4 é a melhor opção de JIPE para uso urbano e para seu uso específico. Não aconselho a compra de um Ecosport, por exemplo. Você terá os mesmos problemas de suspensão (buchas e etc) que você teve com todos os carros de passeio até o momento (já tive um Ecosport 4WD durante 1 ano - refiz a suspensão 3x - mas abusava do bicho).
O TR4 não tem as mesmas qualidades off-road de um Defender, um Willys, uma Bandeirantes ou um Troller, por exemplo (angulo de ataque, etc). Mas também lhe oferece muito mais conforto, segurança e desempenho, além de ABS - EBD, Airbags, etc etc. Para o seu uso específico, você vai estar sub-utilizando o potencial do veículo, mas isso é o que mais vemos pelos TR4 por aí. No seu caso, até um 4x2 pode ser uma boa opção.... E no dia que vc quiser encarar uma estradinha de terra para ir na casa de um amigo na serra, por exemplo, vc vai deixar todo mundo de Corolla comendo poeira!
Boa sorte na compra!
Caíto,
Você é amigo do Bernado de Itaipava?
Cara, seu post foi muito legal, pois você vive uma situação parecida comigo. Essa ruas de paralelepipedos do rio são uma merda…
Realmente to ciente que vou abrir mão do conforto que sempre tive, mas em compensação, vou ter um alivio das oficinas por conta da ladeira que eu vivo. O grande lance é poder de vez em quando dar um role na serra e ter um bom desempenho numa Estrada de terra…quem sabe me aventurar numas trilhas…
Agora ouvi muita gente falando sobre o absurdo consumo do TR4. Ouvi gente falando que se comprar um tenho que comprar um posto de gasoline ou alcool tb. Você sabe disso? Apesar do se user manual, agora só tem automatico...
Q discusão hein...
Os cambios automáticos evoluem para o 4x4 também, assim como outros dispositivos eletrônicos que gerenciam e controlam a viatura em situações delicadas, a nova Amarok é um exemplo, totalmente na contra mão das trilhas, agora quem vai comprar uma Amarok ou carros similares para trilha??? Uma minoria, imagina um carro com uma parafernália eletrônica afogado na lama, muitas latinhas e só patrão p/ manter, sem contar as panes e quebras quando voçê está bem longe de sinal de celular e guincho.
Acho que câmbio automatico é indiscutivelmente melhor para uso urbano ( dia a dia ) e o manual para as trilhas, é tudo uma questão de aplicação!!!
Se tiver gringo aqui vai me xingar, os cara não quere nem vê embreagem faz tampo...
neilsonhenriques
01/06/2012, 14:43
Agora ouvi muita gente falando sobre o absurdo consumo do TR4. Ouvi gente falando que se comprar um tenho que comprar um posto de gasoline ou alcool tb. Você sabe disso? Apesar do se user manual, agora só tem automatico...
Centro de gravidade elevado, sem ajuda aerodinâmica e estrutura feita pra porrada, é certo que o consumo não vai ser dos melhores, mas não inviabiliza. O Corolla é um carro econômico, então, você vai sentir diferença.
Mas não é essa estória de andar com o posto atrás. Não é um Captiva que faz 3 km/l na cidade.
No trânsito, vai fazer uns 6 km/l se você não abusar nas arrancadas.
Na cidade, vai depender do seu pé. Se conseguir manter o giro até 3000 rpm, pode considerar uns 8 a 9 km/l.
No álcool eu nunca fiz as médias porque aqui no Rio não vale a pena usar esse combustível.
Comparar consumo, tem que ser de jipe pra jipe, pra coisa ficar justa.
Quando afirmo que o TR4 bebe demais é porque comparo ele com o Discovery 3 V8 que consegue ser mais econômico dependendo do trajeto.
Neilson
Não aconselho a compra de um Ecosport, por exemplo. Você terá os mesmos problemas de suspensão (buchas e etc) que você teve com todos os carros de passeio até o momento (já tive um Ecosport 4WD durante 1 ano - refiz a suspensão 3x - mas abusava do bicho).
Caíto tem razão. Fiz mal em recomendar o Ecosport. Ele é um fiesta altinho. Mas, tenho ouvido bons relatos do Duster.
Marcelo,
Mas essa é a proposta do Troller, entre-eixos curto pra favorecer ângulos de breakover, é um autêntico jipe mesmo.
Segundo dizem por aí, estão fazendo uma versão 4 portas mais alongada. Se conseguirem, é muito provável que um carro desses possa ocupar o espaço deixado pelo Defender 110 como carro de expedição já que agora não existe nenhum pra isso.
Minha crítica é só a falta de itens muito básicos de segurança como ABS/EBD e airbags. Não tem explicação um carro de quase R$ 100 mil não ter isso.
Neilson
Realmente hoje as pessoas estão considerando essas siglas indispensáveis. No Troller, como a proposta é off-road mesmo, eu só apoiaria a vinda desses equipamentos se eles pudessem ser desligados e no caso do ABS, facilmente reconfigurado pra outras dimensões de pneu. Mas, não faço questão não. Só encarece um produto que claramente não tem muito a ver com cidade. E também, quando a gente tem que ir dessa para uma melhor, vai com air bag, abs, ebd, tudo. Se em quase 3 décadas de carta dirigindo veículos sem essas parafernálias eu ainda estou vivo, consigo sobreviver mais umas 3 sem elas, eu acho né, hehe. Mas, nos sedans não tem jeito, muitas vezes não tenho nem opção de pegar uma versão mais barata pra minha frota sem esses itens.
neilsonhenriques
01/06/2012, 19:37
Só encarece um produto que claramente não tem muito a ver com cidade.
Jorgao,
Se for pra botar o Troller em cima de uma carretinha pra ser puxado por um SUV até a trilha, concordo contigo que a sopa de letrinhas é desnecessária. Mas se tiver que pegar que estrada, ...
Se em quase 3 décadas de carta dirigindo veículos sem essas parafernálias eu ainda estou vivo, consigo sobreviver mais umas 3 sem elas, eu acho né, hehe.
Faço votos que sobreviva muito mais que 3 !
Sem querer desmerecer sua experiência de 3 décadas de motorista (que certamente faz diferença), há de se considerar que nos últimos anos houve um aumento absurdo no número de carros e principalmente de caminhões nas estradas e segue assim a cada ano que passa.
Há 7 anos atrás eu conseguia fazer um trajeto de 120 km do Rio até o Vale do Paraíba a uma média de 160 km/h, chegando a 190 km/h em alguns trechos. Levava entre 40 e 50 minutos numa excelente pista de mão única (Via Dutra).
Hoje, não há como fazer isso. Nem as 2 da madrugada, por causa do tráfego. A média se chegar a 100 km/h, é muito. Diria que é bem menos que isso. Levo 1:30h, com pressa.
Além disso, antes de 1998 (acho), o limite das estradas era de 80 km/h e a maioria dos carros não tinha estrutura pra andar muito acima de 120 km/h. Hoje qualquer Uninho 1.4 anda a 140 km/h.
Por isso tudo, segurança pra mim é fundamental. Não compro nenhum carro sem pelo menos ABS/EBD e airbags.
Gostaria de trocar o TR4, mas não será por um Troller. Vai ser um Wrangler ...
Neilson
Jorgao,
Se for pra botar o Troller em cima de uma carretinha pra ser puxado por um SUV até a trilha, concordo contigo que a sopa de letrinhas é desnecessária. Mas se tiver que pegar que estrada, ...
Faço votos que sobreviva muito mais que 3 !
Sem querer desmerecer sua experiência de 3 décadas de motorista (que certamente faz diferença), há de se considerar que nos últimos anos houve um aumento absurdo no número de carros e principalmente de caminhões nas estradas e segue assim a cada ano que passa.
Há 7 anos atrás eu conseguia fazer um trajeto de 120 km do Rio até o Vale do Paraíba a uma média de 160 km/h, chegando a 190 km/h em alguns trechos. Levava entre 40 e 50 minutos numa excelente pista de mão única (Via Dutra).
Hoje, não há como fazer isso. Nem as 2 da madrugada, por causa do tráfego. A média se chegar a 100 km/h, é muito. Diria que é bem menos que isso. Levo 1:30h, com pressa.
Além disso, antes de 1998 (acho), o limite das estradas era de 80 km/h e a maioria dos carros não tinha estrutura pra andar muito acima de 120 km/h. Hoje qualquer Uninho 1.4 anda a 140 km/h.
Por isso tudo, segurança pra mim é fundamental. Não compro nenhum carro sem pelo menos ABS/EBD e airbags.
Gostaria de trocar o TR4, mas não será por um Troller. Vai ser um Wrangler ...
Neilson
Tá certo Neilson, entendo o que você quer dizer e esse é o perfil da maioria mesmo. Eu sou peixe fora d'água mesmo. A velocidade máxima do meu Troller é o limite da rodovia, no caso, no máximo 120 km/h e mesmo assim prefiro andar a 110 km/h e 120 km/h só pra ultrapassar. Mas, já tive pressa em outros tempos :pensativo: hehe
E o Wrangler com esse novo motor 3.6 está um espetáculo no quesito desempenho. Mas, dizem que na compra de um você ganha um cartão VIP da petrobrás :lol:
monteiroalexandre
04/06/2012, 09:22
Lauro, concordo com você. Mas, isso é o futuro. A tendência é que o câmbio manual deixe de existir.
Também não abro mão de câmbio manual. Já troquei óleo de câmbio de um táxi com quase 500 mil rodados que nunca tinha trocado o óleo do câmbio e ainda ouvi do mecânico: "Trocar pra que? Câmbio manual não dá problema."
E conheço muito taxista que não troca nunca e já está fazendo motor pela segunda ou terceira vez. Teve um com uma Pálio 97 que já tinha girado 2 vezes (por baixo uns 2 milhões de km). O câmbio arranhando, e o cara rodou 5 anos, colocou 400 mil nela do jeito que tava. Enguiçou o motor umas 10 vezes ao longo desses 5 anos e nada do câmbio dar problema. Na décima, bateude vez o motor e pegou um Santana.
Veículo de passeio em geral está sempre buscando "conforto e desempenho", enquanto veículos de frota estão sempre procurando "durabilidade e confiabilidade". Não dá pra comparar câmbio manual e automático em termos de conforto. Também não dá pra comparar em termos de durabilidade e confiabilidade.
Jorgao, concordo plenamente com vc quanto a durabilidade do cambio manual em si, porém o sistema de embreagem nesse periodo citado, deve ter sido trocado pelo menos umas 10x, outra coisa é que com o cambio manual a durabilidade esta diretamente ligada a forma de condução, e o perfeito uso do sistema por parte do usuário/motorista.
Ja o cambio automatico, principalmente esses ultimos com gerenciamento eletronico, praticamente perdoam qualquer mal uso do usuário, minha edge por exemplo, eu posso engatar o D com o carro ainda andando para trás após uma ré, na verdade eu coloco a alavanca do cambio em D, porem como o acionamento é eletronico o Drive de fato so será engatado, quando o sistema determinar que o ´´engate´´ vai poder ser feito com segurança, sem causar danos ao cambio, além da proteção por super-aquecimento (porém nesse caso o cambio manual é bem mais robusto, pois não super aquece)
Outra coisa é o custo do conjunto, disco, plator e colar do sistema de embreagem do cambio mecanico, somados a mão de obra e o periodo que se fica sem o veiculo, as vezes se colocar na ponta do lapis é mais caro ter um cambio manual!
dojao campeao
04/06/2012, 10:31
Jorgao, concordo plenamente com vc quanto a durabilidade do cambio manual em si, porém o sistema de embreagem nesse periodo citado, deve ter sido trocado pelo menos umas 10x, outra coisa é que com o cambio manual a durabilidade esta diretamente ligada a forma de condução, e o perfeito uso do sistema por parte do usuário/motorista.
Ja o cambio automatico, principalmente esses ultimos com gerenciamento eletronico, praticamente perdoam qualquer mal uso do usuário, minha edge por exemplo, eu posso engatar o D com o carro ainda andando para trás após uma ré, na verdade eu coloco a alavanca do cambio em D, porem como o acionamento é eletronico o Drive de fato so será engatado, quando o sistema determinar que o ´´engate´´ vai poder ser feito com segurança, sem causar danos ao cambio, além da proteção por super-aquecimento (porém nesse caso o cambio manual é bem mais robusto, pois não super aquece)
Outra coisa é o custo do conjunto, disco, plator e colar do sistema de embreagem do cambio mecanico, somados a mão de obra e o periodo que se fica sem o veiculo, as vezes se colocar na ponta do lapis é mais caro ter um cambio manual!
X2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Entendo monteiro, essa discussão sempre recai sobre a durabilidade da embreagem. Comigo ela dura muito e quando está acabando ela avisa, fala alto, e de repente grita que está prestes a ir embora e posso me programar. Nos meus táxis, todos 2.0, ela só é mexida depois dos 200 mil e tenho muitos colegas de praça que tem a mesma experiência, outros, trocam com menos de 150 mil. Com carro 1.0, 1.4 ou 1.6 a embreagem comigo dura no máximo 150 mil mesmo. Como postado anteriormente, 150 mil é a vida média de uma transmissão AT que tem um reparo que pode chegar a quase 50% do veículo. Outro agravante para o barateamento do sistema manual, além da total confiabilidade no sistema, é que, pelo menos comigo e com diversos colegas de praça, trocamos apenas disco + platô e o sistema fica perfeito. No geral, o motor é aberto bem antes de ter que se preocupar com embreagem. Mas, isso tudo é minha experiência de taxista e dono de frota de táxis há alguns anos. Varia do modelo de carro que se têm, modo de condução, percurso, etc. Embreagem de gol, clio, ecosport, entre vários outros que já testei foram pro brejo antes dos 150 mil. Agora, Santana, Palio Week, Vectra, Civic, entre outros, até famosos pela escolha de taxistas duram demais.
monteiroalexandre
04/06/2012, 14:57
Entendo monteiro, essa discussão sempre recai sobre a durabilidade da embreagem. Comigo ela dura muito e quando está acabando ela avisa, fala alto, e de repente grita que está prestes a ir embora e posso me programar. Nos meus táxis, todos 2.0, ela só é mexida depois dos 200 mil e tenho muitos colegas de praça que tem a mesma experiência, outros, trocam com menos de 150 mil. Com carro 1.0, 1.4 ou 1.6 a embreagem comigo dura no máximo 150 mil mesmo. Como postado anteriormente, 150 mil é a vida média de uma transmissão AT que tem um reparo que pode chegar a quase 50% do veículo. Outro agravante para o barateamento do sistema manual, além da total confiabilidade no sistema, é que, pelo menos comigo e com diversos colegas de praça, trocamos apenas disco + platô e o sistema fica perfeito. No geral, o motor é aberto bem antes de ter que se preocupar com embreagem. Mas, isso tudo é minha experiência de taxista e dono de frota de táxis há alguns anos. Varia do modelo de carro que se têm, modo de condução, percurso, etc. Embreagem de gol, clio, ecosport, entre vários outros que já testei foram pro brejo antes dos 150 mil. Agora, Santana, Palio Week, Vectra, Civic, entre outros, até famosos pela escolha de taxistas duram demais.
Jorgão, vc tem que considerar que tanto vc como seus amigos de praça e ate mesmo o pessoal que participa de foruns sobre veículos são pessoas, que estão acima da media quando o assunto é conhecimento e noção de funcionamento dos sistemas de um automovel, aqui no condominio tem um vendedor que para os finais de semana usa seu corola automatico, e durante a semana cai no batente com um palio 1.4, com 80mi km ele ja começou a notar algo estranho na embreagem e como nao podia ficar na mãe de jeito nenhum, no primeiro final de semana deixou o carro na oficina para trocar conjunto, não sei quanto ficou $$$!
Outra quastão é quanto a vida útil de uma caixa A/T, tive G.Cherokee e Explorer V6, e se não pela troca/ajustes das cintas e troca de 1 solenoide (em quase 200mil km), não tive mais naaaaada de manutenção, claro que a troca do ATF é beeeem mais caro que a troca de oleo de uma caixa manual, assim como o consumo de combustivel, pois o conversor de torque por mais moderno que seja sempre gera perdas.
Acredito que em no máximo 10 anos, ter um carro A/T custara o mesmo ou ate menos que um com cambio M/T, é questão de demanda e volume de produção, pois de materia-prima se gasta o mesmo. Ja na aplicação off-road extremo cito como exemplo os veiculos preparados para rock-crowling, são todos A/T, pois mesmo de ceramina uma embreagem não duraria muito.
Em resumo... esse assunto gera muuuuuito pano p/ manga!
Jorgão, vc tem que considerar que tanto vc como seus amigos de praça e ate mesmo o pessoal que participa de foruns sobre veículos são pessoas, que estão acima da media quando o assunto é conhecimento e noção de funcionamento dos sistemas de um automovel, aqui no condominio tem um vendedor que para os finais de semana usa seu corola automatico, e durante a semana cai no batente com um palio 1.4, com 80mi km ele ja começou a notar algo estranho na embreagem e como nao podia ficar na mãe de jeito nenhum, no primeiro final de semana deixou o carro na oficina para trocar conjunto, não sei quanto ficou $$$!
Outra quastão é quanto a vida útil de uma caixa A/T, tive G.Cherokee e Explorer V6, e se não pela troca/ajustes das cintas e troca de 1 solenoide (em quase 200mil km), não tive mais naaaaada de manutenção, claro que a troca do ATF é beeeem mais caro que a troca de oleo de uma caixa manual, assim como o consumo de combustivel, pois o conversor de torque por mais moderno que seja sempre gera perdas.
Eu sei bem disso monteiro. Tenho um parente que não pode pisar em embreagem de jeito nenhum. Sai mais caro pra ele. Não acho motivo de vergonha não ter intimidade com embreagem. Um veículo AT possibilita qualquer ser humano ser capaz de dirigir um automóvel. Isso representa evolução! E espero um dia, como você disse, poder ter uma frota só de táxi AT que não me gere custos mais altos, panes ou qualquer inconveniente.
Como eu disse, eu acho que 200 mil pra um câmbio AT é possível sim com uma manutenção criteriosa e um uso cuidadoso. Mas, é muito difícil ver nas oficinas alguém que tenha chegado a isso sem problemas. Um colega que faz trilha comigo no vitara dele, não abre mão do câmbio AT. Ele já teve que fazer manutenção no conversor de torque aos 130 mil km (em torno de R$ 800) e refez a transmissão completa em torno de 170 mil km. E olha que era carro de trilha e uso urbano. Hoje está com mais de 200 mil rodados firme e forte. Mas, só na manutenção do CT, ele pagou 2x kits de embreagem do vitara manual. Sem contar as manutenções mais rotineiras em oficinas de câmbio AT que aparecem antes como troca de master kit, banner kit, juntas, corpo de válvula (qualquer sujeira da merda), radiador de óleo, bomba de óleo, conversor de torque, disco de composite, disco de aço, solenoid, pistões, etc.
No Rock Crawling, o AT e o MT estão presentes. Na Europa tem mais MT nas competições. No Brasil também. No Calango Trophy, o cheiro de embreagem queimada é que predomina :chorandoderir:. Nos EUA tem os dois. Em algumas tem mais AT. Depende do tipo de competição. A vantagem do AT nessas situações é minimizar o risco de quebra por erro do piloto. A vantagem do MT é o custo total, facilidade do reparo e o desempenho. Mas, se o piloto errar, o prejuízo é grande. Afinal, com uma transmissão MT dá até pra estourar o motor com uma marcha errada ou moer um diferencial.
No fim das contas, pro uso comum, é gosto e bolso.
monteiroalexandre
04/06/2012, 18:54
Eu sei bem disso monteiro. Tenho um parente que não pode pisar em embreagem de jeito nenhum. Sai mais caro pra ele. Não acho motivo de vergonha não ter intimidade com embreagem. Um veículo AT possibilita qualquer ser humano ser capaz de dirigir um automóvel. Isso representa evolução! E espero um dia, como você disse, poder ter uma frota só de táxi AT que não me gere custos mais altos, panes ou qualquer inconveniente.
Como eu disse, eu acho que 200 mil pra um câmbio AT é possível sim com uma manutenção criteriosa e um uso cuidadoso. Mas, é muito difícil ver nas oficinas alguém que tenha chegado a isso sem problemas. Um colega que faz trilha comigo no vitara dele, não abre mão do câmbio AT. Ele já teve que fazer manutenção no conversor de torque aos 130 mil km (em torno de R$ 800) e refez a transmissão completa em torno de 170 mil km. E olha que era carro de trilha e uso urbano. Hoje está com mais de 200 mil rodados firme e forte. Mas, só na manutenção do CT, ele pagou 2x kits de embreagem do vitara manual. Sem contar as manutenções mais rotineiras em oficinas de câmbio AT que aparecem antes como troca de master kit, banner kit, juntas, corpo de válvula (qualquer sujeira da merda), radiador de óleo, bomba de óleo, conversor de torque, disco de composite, disco de aço, solenoid, pistões, etc.
No Rock Crawling, o AT e o MT estão presentes. Na Europa tem mais MT nas competições. No Brasil também. No Calango Trophy, o cheiro de embreagem queimada é que predomina :chorandoderir:. Nos EUA tem os dois. Em algumas tem mais AT. Depende do tipo de competição. A vantagem do AT nessas situações é minimizar o risco de quebra por erro do piloto. A vantagem do MT é o custo total, facilidade do reparo e o desempenho. Mas, se o piloto errar, o prejuízo é grande. Afinal, com uma transmissão MT dá até pra estourar o motor com uma marcha errada ou moer um diferencial.
No fim das contas, pro uso comum, é gosto e bolso.
Ops, não conhecia esse Calango Trophy... mas mudando um pouco de assunto, ja que de certa forma chegamos a um acordo:brinde: ,ouvi de alguns taxistas que o sistema, dual-logic, i-motion e easetronic (meriva principalmente) tem dado muita dor de cabeça... vc tem alguma experiência com esses sistemas?
Ops, não conhecia esse Calango Trophy... mas mudando um pouco de assunto, ja que de certa forma chegamos a um acordo:brinde: ,ouvi de alguns taxistas que o sistema, dual-logic, i-motion e easetronic (meriva principalmente) tem dado muita dor de cabeça... vc tem alguma experiência com esses sistemas?
Monteiro, damos um apelido carinhoso para o Meriva, Me-Livra. O problema é que os passageiros adoram o danado. Zafira também. Tem sujeito que liga pedindo Zafira. Insisto em por outro carro, e o cara insiste em Zafira. Pergunto quantas pessoas vão, ou sobre volume grande de bagagem, e o cara nem tem bagagem e vai sozinho. Ô Praga!
O Meriva que tive teve desgaste prematuro de disco e platô, vazamentos, vidro elétrico e ar condicionado, mas isso não foi o pior. Ele não se adequou bem ao GNV e deu umas dores de cabeça. Fiquei 6 meses e passei pra frente.
dojao campeao
05/06/2012, 12:17
Acredito que em no máximo 10 anos, ter um carro A/T custara o mesmo ou ate menos que um com cambio M/T, é questão de demanda e volume de produção, pois de materia-prima se gasta o mesmo. Ja na aplicação off-road extremo cito como exemplo os veiculos preparados para rock-crowling, são todos A/T, pois mesmo de ceramina uma embreagem não duraria muito.
Em resumo... esse assunto gera muuuuuito pano p/ manga!
X2!!!!!!!!!! Em tempo, todos os Wranglers da equipe oficial da JEEP que fazem o desafio Rubicon (nos EUA) que tem muita erosão, são ATs!
Lauro Michel
05/06/2012, 18:06
Nossa, nem imaginava que esse papo iria tão longe, página 12!!!
Mas o que sei é que desisti da TR4 e da Mitsubishi justamente por isso, porque prefiro câmbio manual e como a Mitsubishi não oferece mais para a TR4 4x4 eu acabei comprando um 4x4 de outra marca. Como achei uma Tracker 2008 de um único dono muito inteira, em estado de nova, optei por comprar ela. Fiquei com um 4x4 que estou gostando muito e ainda economizei uns trocados. :razz:
X2!!!!!!!!!! Em tempo, todos os Wranglers da equipe oficial da JEEP que fazem o desafio Rubicon (nos EUA) que tem muita erosão, são ATs!
Lá nos EUA, AT e MT convivem muito bem. Cada um pro seu uso. Tem competição que só pode AT (Drag cars), porque senão estoura tudo, por mais sensível que seja o piloto. A equipe oficial da JEEP sempre fará propaganda da versão mais cara que ela vende, assim como qualquer outra montadora. A preferência por manual para trilha, mesmo nos EUA, não é pequena.
Automatic vs Manual Transmission - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f33/automatic-vs-manual-transmission-5243.html)
Manual versus automatic transmission (http://manualversusautomatic.com/transmissions.php)
Manual versus automatic transmission (http://manualversusautomatic.com/comparison.php)
How to Choose Between a Car with Automatic or Manual Transmission (http://www.wikihow.com/Choose-Between-a-Car-with-Automatic-or-Manual-Transmission)
Interessante essa definição:
"Want to impress your girlfriend? Drive a manual. Want to race? Manual again. Want to look cool? Manual again. Don't care about what others think and just want a confy ride? Definitely automatic.
Manuals clearly win according to this chart. So how come automatics dominate the North American market? There is an explanation:
Americans and Canadians are used to comfort and are willing to go greath lenghts - even if it costs more money - to maintain their level of comfort.
As mentioned in the chart, distances on the west side of the pond can be frightening - you will need a cruise control
But automatics are more expensive to buy and maintain? Who cares. In a society where most people don't consider less than $5000 a debt, people don't care about a thousand bucks here and there. (refer to point #1)
The only knowledge required to operate an automatic is to remember that you can't put your car in park when you're driving on the highway (and even if you forget the car won't let you). With manuals you need to use your left leg, you need to plan a little ahead, you need to learn how to start without stalling, etc. Learning what can be achieved without learning is not preferred.
What's the conclusion? Fans of automatic cars would rather spend more money on a less efficient vehicle, keep pushing the brake at stop lights just so they don't have to learn how to drive a standard.
But what if you want to drink your pop while you put your left foot out the window (feels great!) and occasionally turn back to pet your dog on the back seat? Well, you'll need an automatic for that, don't you?
Btw, what about the environment? It's a bit hypocritical of treehuggers to drive automatics, isn't it?
We'd love to hear what you think! Send us your stories and comments using the form below."
dojao campeao
06/06/2012, 10:18
Carro com câmbio mecânico nos EUA é bicho raro, o que deverá acontecer no Brasil em + alguns anos, tanto que as Cherokees/Wranglers que outrora vinham para o Brasil tinha a opção MT, hoje só AT! Nos produtos tupiniquins modelos top como Toyota Hilux, Mit Triton, Nissan Frontier a maioria no mix de vendas é AT, a Volks ficou prejudicada pela oferta inicial de Amarok apenas MT, agora corrigiu e até paralisou por uns dias a produção das MTs para tentar se recuperar no "share" com as ATs!
juliana_rj
06/06/2012, 16:07
But automatics are more expensive to buy and maintain? Who cares. In a society where most people don't consider less than $5000 a debt, people don't care about a thousand bucks here and there. (refer to point #1)
Tem toda razão. Acabei de pagar quase mil reais pra colocar a TR4 automática andando de novo, depois de enguiçar do nada, semanas atrás. É um conforto que sai caro e ainda pode te deixar na mão sem aviso prévio. Até porque, eu considero $5000 um débito! Tempo atrás viajei a trabalho para Portugal e lá, pelo menos onde aluguei o carro, não tinha quase nada de AT. Mesma coisa na França quando passei férias anos atrás. Já nos EUA, tem muito mesmo. Faz parte do "sonho americano" não usar o terceiro pedal. Não é a toa que só tem obeso naquele país. Nem passar marcha eles querem...
Adorei a tr4, mas vou trocar numa triton diesel, provavelmente automática. Pelo que conversei na concessionária, o câmbio da triton tem muito mais qualidade que o da tr4 e com certeza não vou ter problemas antes dos 100 mil km.
Quem tem pouca habilidade na direção prefere automático. Minha mulher, por exemplo.
Prefiro mecânico.
Existe um movimento nos EUA chamado "salvem os manuais", pelo resgate dos manuais.
Quem alega dor na perna e no pé por dirigir um mecanico, precisa urgente ir ao médico e fazer exercícios, pois se não consegue trocar marchas (embreagem hidraulica) logo, logo, não fará mais nada na vida.
Lauro Michel
07/06/2012, 01:19
Quem tem pouca habilidade na direção prefere automático. Minha mulher, por exemplo.
Prefiro mecânico.
Existe um movimento nos EUA chamado "salvem os manuais", pelo resgate dos manuais.
Quem alega dor na perna e no pé por dirigir um mecanico, precisa urgente ir ao médico e fazer exercícios, pois se não consegue trocar marchas (embreagem hidraulica) logo, logo, não fará mais nada na vida.Muito bem observado. :concordo:
euclidesneto
07/06/2012, 09:26
Prefiro o mais antigo automático ao mais moderno manual. MT é pra taxi (eu não sendo o motorista,rs), pra menino ou piloto frustado. Minha praia é conforto, AT,DH e AC.
dojao campeao
08/06/2012, 11:14
Prefiro o mais antigo automático ao mais moderno manual. MT é pra taxi (eu não sendo o motorista,rs), pra menino ou piloto frustado. Minha praia é conforto, AT,DH e AC.
Pois é Euclides, até os bravos motoristas de pesados estão + felizes com a proliferação de ATs/semi ATs nos brutos! Lembrando que gostar de conforto não é falta de saúde! Se alguns teem vocação para a nobre profissão de carteiro (e haja perna), paciência!!!!!!!!
A propósito, vc vem para o MitSport próxima semana em Maceió?
euclidesneto
08/06/2012, 11:25
Nem estava sabendo. Qual é o esquema?
dojao campeao
08/06/2012, 12:41
Nem estava sabendo. Qual é o esquema?
Veja meu posto de hoje no tópico da Triton neste fórum. Trata-se da 1ª etapa do Mitsports Nordeste deste ano, inscrições dia 15 e prova dia 16, no site da Mit em rallyes tem todos os detalhes, se resolver vir me avise. Será bem vindo!
Lauro Michel
08/06/2012, 14:33
Prefiro o mais antigo automático ao mais moderno manual. MT é pra taxi (eu não sendo o motorista,rs), pra menino ou piloto frustado. Minha praia é conforto, AT,DH e AC.Vide a resposta acima do Carlos.
monteiroalexandre
10/06/2012, 17:16
Caramba, viajei no feriado e quando voltei o topico deixou de ser técnico e passou a ser apelativo, afirmar que quem gosta de cambio AT é quem não tem habilidade na direção é no mínimo desinformado para não falar outra coisa. Alguem aki acha que o Fernando Alonso, o Lewis Hamilton e o Sebastian Vettel dirigem carros manuais nas ruas? O Lewis tem uma RR Vogue (não conheço nenhum modelo atual que seja MT) o Alonso dirige uma G.Cherokee SRT8 (tb não conheço nenhuma MT) o Vettel não sei que carro ele dirige, mas coloquei esses exemplos, pois considero os melhores pilotos da atualidade. Outra questão é, para quê tanta habilidade para dirigir em ruas lotadas de pardais de 60km/h? A questão atualmente é muito mais gosto do que nescessidade.... digo atualmente, pq daki uns 10 anos os AT estarão bem mais disciminados e como um dia a injeção eletronica chegou a ser opcional ao carburador e hoje em dia é a regra, acredito que devido as novas leis anti-emissões que entrarão em vigor em um futuro próximo, o cambio AT será quase obrigatório, um exemplo são as novas BMW e os carros com o selo Blue efficient da Mercedes, esses carros so conseguem ser tão eficientes graças em parte aos câmbios AT, pois assim alguns vícios do motorista (como esticar demais as marchas por exemplo) conseguem ser corrigidos. A e eu não tenho dor na perna não, se bem que esse fim de semana pedalei so 220 km ai sim fiquei com uma dorzinha....:bye:
Lauro Michel
10/06/2012, 20:27
Quero ver o dia em que, longe da "civilização", a bateria descarregar e o carro não pegar mais, os donos de AT irão xingar muito ou dar ponta-pés nos seus ATs porque eles simplesmente vão ficar na mão porque AT não tem como pegar no tranco.
Mas não liga não, é só um lembretezinho. :mrgreen:
euclidesneto
10/06/2012, 20:52
Se não pode andar com a bateria em dia, troca o carro por um jegue.:smile:
Lauro Michel
10/06/2012, 21:25
Se não pode andar com a bateria em dia, troca o carro por um jegue.:smile:hehehe... sabia que você ia responder.
Mas é aquele caso, nunca se sabe o dia de amanhã. Ou mesmo se o pentelho do guri fuçar no rádio ou na lanterna e deixar a noite toda ligada e no outro dia...
E já pensou isso num acampamento, sem mais ninguém prá ajudar?
monteiroalexandre
10/06/2012, 23:32
Quero ver o dia em que, longe da "civilização", a bateria descarregar e o carro não pegar mais, os donos de AT irão xingar muito ou dar ponta-pés nos seus ATs porque eles simplesmente vão ficar na mão porque AT não tem como pegar no tranco.
Mas não liga não, é só um lembretezinho. :mrgreen:
Faz um seguinte, pega seu carro com cambio MT, e deixa ele com o farol alto ligado a noite toda, ou mais, ai pela manhã tenta ligar ele, empurrando, usando todas as suas técnicas (não vale fazer chupeta), seu carro so vai pegar se ele for carburado e c/ platinado, qualquer injeção hoje, precisa de no mínimo 10V na bateria para poder ler os parametros dos sensores, e a própria bomba de combustível também vai precisar de alguma voltagem para funcionar. Não quero criar polemica, so acho (e as montadoras tb) que cambio AT é uma tendência, aki em fortaleza por exemplo a metade dos motoristas não sabem dirigir, talvez se tudo fosse com cambio AT o transito não seria tão cheio de pessoas lesadas se arrastando pelas ruas! (Desabafo)
euclidesneto
11/06/2012, 08:23
hehehe... sabia que você ia responder.
Mas é aquele caso, nunca se sabe o dia de amanhã. Ou mesmo se o pentelho do guri fuçar no rádio ou na lanterna e deixar a noite toda ligada e no outro dia...
E já pensou isso num acampamento, sem mais ninguém prá ajudar?
É isso, Lauro. Estou perturbando, mas já fiquei na mão por esse motivo.:concordo:
antoniogeo
11/06/2012, 10:58
Se não pode andar com a bateria em dia, troca o carro por um jegue.:smile:
Quando o tópico começa a me dar azia, lá vem o Euclides pra salvar!!!!.....:twisted:
dojao campeao
11/06/2012, 11:16
Quando o tópico começa a me dar azia, lá vem o Euclides pra salvar!!!!.....:twisted:
X 10!!!!!!!!!!! Lembrando que as montadoras recomendam que não se deve fazer os MTs pegar no tranco (caso de bateria arriada aqui tão explorado), pois dentre outros possíveis danos, está o risco de danificar o catalisador!
dojao campeao
11/06/2012, 13:27
Caramba, viajei no feriado e quando voltei o topico deixou de ser técnico e passou a ser apelativo, afirmar que quem gosta de cambio AT é quem não tem habilidade na direção é no mínimo desinformado para não falar outra coisa. Alguem aki acha que o Fernando Alonso, o Lewis Hamilton e o Sebastian Vettel dirigem carros manuais nas ruas? O Lewis tem uma RR Vogue (não conheço nenhum modelo atual que seja MT) o Alonso dirige uma G.Cherokee SRT8 (tb não conheço nenhuma MT) o Vettel não sei que carro ele dirige, mas coloquei esses exemplos, pois considero os melhores pilotos da atualidade. Outra questão é, para quê tanta habilidade para dirigir em ruas lotadas de pardais de 60km/h? A questão atualmente é muito mais gosto do que nescessidade.... digo atualmente, pq daki uns 10 anos os AT estarão bem mais disciminados e como um dia a injeção eletronica chegou a ser opcional ao carburador e hoje em dia é a regra, acredito que devido as novas leis anti-emissões que entrarão em vigor em um futuro próximo, o cambio AT será quase obrigatório, um exemplo são as novas BMW e os carros com o selo Blue efficient da Mercedes, esses carros so conseguem ser tão eficientes graças em parte aos câmbios AT, pois assim alguns vícios do motorista (como esticar demais as marchas por exemplo) conseguem ser corrigidos. A e eu não tenho dor na perna não, se bem que esse fim de semana pedalei so 220 km ai sim fiquei com uma dorzinha....:bye:
X 10!!!!! Complemento que infelizmente alguns não conseguem colocar seus pontos de vista sem agredir, mas argumentar com elegância não é para todo mundo!
Realmente é uma mancada da Mitsubishi. Questões a parte sobre se o AT é para aleijado ou MT para fodões, o câmbio AT do TR4 é simplesmente insano, com uma quarta longuíssima e uma terceira curta. O carro não anda na estrada e bebe muito mais do que o MT. Comprei um TR4 4x4 usada 2011 só para que fosse manual. Câmbio AT é uma tendência, mas só vale a pena se for bem projetado para o carro, o que não acontece com o TR4. Ao contrário da Hilux, que tem um câmbio AT excelente de 4 marchas.
Galera,
Só para dar uma balizada no tópico, permitam-me relembrá-los do que se trata:
“Que mancada da Mitsubishi, deixaram de fabricar a TR4 4x4 com câmbio manual !!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104647-que-mancada-da-mitsubishi-deixaram-de-fabricar-tr4-4x4-com-cambio-manual-13.html)”
O que é que o câmbio do carro do Fernando Alonso tem a ver com o papo?!?!:screwy::offtopic: Que viagem é essa?!?!?! Que comparação esdrúxula!!!
Vamos nos ater ao que está em debate: Mitsubishi Pajero TR4, Cambio Manual x Cambio Automático.
Neste contexto, a comparação é simples:
No projeto do Pajero TR4 o câmbio AT é uma bosta velha e antiquada e o MT tem melhor performance e consumo. Esses são os fatos e não há margem de contestação, os números provam isso, o resto é gosto pessoal e mto blá blá blá. Em outros carros com transmissões AT mais modernas, concordo que o conjunto da obra pode ser mto melhor que com transmissões MT mesmo, mas não é o caso da TR4. E falo com propriedade, dirijo no dia-a-dia uma TR4 MT e nos FDS uma AT.
monteiroalexandre
13/06/2012, 09:56
Galera,
“Que mancada da Mitsubishi, deixaram de fabricar a TR4 4x4 com câmbio manual !!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/104647-que-mancada-da-mitsubishi-deixaram-de-fabricar-tr4-4x4-com-cambio-manual-13.html)”
O que é que o câmbio do carro do Fernando Alonso tem a ver com o papo?!?!
Heheheheh ficou off topic o troço, porém a coisa tomou uma proporção interessante, com diálogos bem técnicos com exemplos e experiências vividas. E o importante é compartilhar informações, realmente nunca dirigi uma TR4 AT, mas deve ser uma b#%$a, para a negada meter o pau assim!
...tava lendo os postas anteriores..
...ficou off topic mesmo.:roll:
As empresas são consituídas com o objetivo de lucro e, diante da decisão da Mitsubishi, acredito que tenha ficado claro que quem está dando lucros para a empresa são aqueles que preferem o câmbio automático.
Pra mim, que não dirigi nenhum manual, fica difícil opinar quanto à diferença. Acredito, no entanto, que o manual seja realmente melhor pra quem faz trilhas pesadas ou faça questão de controlar as trocas de marcha. O automático talvez melhor, apesar das limitações, para aqueles que gostam do relativo conforto que oferece.
Quanto a parar de fabricar o manual 4x4, parece que só não é pior mesmo do que comprá-lo 4x2.
euclidesneto
13/06/2012, 14:57
Pois é, se deixou de ser fabricado, deve ser porque é pouco vendido.
Normal para o que não presta.:twisted:
Galera,
O que é que o câmbio do carro do Fernando Alonso tem a ver com o papo?!?!:screwy::offtopic: Que viagem é essa?!?!?! Que comparação esdrúxula!!!
Vamos nos ater ao que está em debate: Mitsubishi Pajero TR4, Cambio Manual x Cambio Automático.
Neste contexto, a comparação é simples:
No projeto do Pajero TR4 o câmbio AT é uma bosta velha e antiquada e o MT tem melhor performance e consumo. Esses são os fatos e não há margem de contestação, os números provam isso, o resto é gosto pessoal e mto blá blá blá. Em outros carros com transmissões AT mais modernas, concordo que o conjunto da obra pode ser mto melhor que com transmissões MT mesmo, mas não é o caso da TR4. E falo com propriedade, dirijo no dia-a-dia uma TR4 MT e nos FDS uma AT.
É isso mesmo. Nunca dirigi uma AT, mas fiz uma análise das relações de transmissão. Imagino como deve ser uma ultrapassagem de 110km/h até 140km/h com uma AT na quarta marcha (mais longa do que a quinta na MT) com esse motor. Na MT é só jogar na quarta e meter a botina que o carro chega rapidinho a 140, mas a terceira curta da AT não vai entrar, pois é bem próxima da terceira do MT.
antoniogeo
13/06/2012, 19:12
É isso mesmo. Nunca dirigi uma AT, mas fiz uma análise das relações de transmissão. Imagino como deve ser uma ultrapassagem de 110km/h até 140km/h com uma AT na quarta marcha (mais longa do que a quinta na MT) com esse motor. Na MT é só jogar na quarta e meter a botina que o carro chega rapidinho a 140, mas a terceira curta da AT não vai entrar, pois é bem próxima da terceira do MT.
Mas nesse caso tem que saber usar... e o OverDrive?????
monteiroalexandre
13/06/2012, 20:05
Mas nesse caso tem que saber usar... e o OverDrive?????
Nesse caso foi um erro de projeto, se ele desliga o overdrive o carro não usaria a 4ª relação, e na estrada ficaria quase inviável nesse tipo de cambio, que é obsoleto e principalmente muito mal projetado. Com um cambio de 6 relações ou até mesmo so 5, desligar o overdrive ja seria interessante!
antoniogeo
13/06/2012, 20:34
Nesse caso foi um erro de projeto, se ele desliga o overdrive o carro não usaria a 4ª relação, e na estrada ficaria quase inviável nesse tipo de cambio, que é obsoleto e principalmente muito mal projetado. Com um cambio de 6 relações ou até mesmo so 5, desligar o overdrive ja seria interessante!
Me refiro à situação citada, em caso de ultrapassagens...
Realmente,
Basta um clique no OD e ele já reduz, lembrando que a automatização não atua apenas para ir para marchas mais longas. Serve também para reduzir, mesmo que seja no 'kick-down', sempre de forma automática.
Realmente,
Basta um clique no OD e ele já reduz, lembrando que a automatização não atua apenas para ir para marchas mais longas. Serve também para reduzir, mesmo que seja no 'kick-down', sempre de forma automática.
Bom, fiz o comentário mas já havia me esquecido dos valores. Abaixo estão as marchas e velocidades na potência máxima e a rotação que a próxima marcha teria na velocidade da marcha anterior à potência máxima. Um bom projeto tem que deixar a marcha seguinte a uma rotação um pouco abaixo da rotação de torque máximo:
MT
1a - 5500rpm = 38km/h = 2a a 3000rpm
2a - 5500rpm = 71km/h = 3a a 3500rpm
3a - 5500rpm = 111km/h = 4a a 4000rpm
4a - 5500rpm = 151km/h = 5a a 4700rpm
5a - 5500rpm = 176km/h (não vai chegar lá)
AT
1a - 5500rpm = 50km/h = 2a a 2900rpm
2a - 5500rpm = 95km/h = 3a a 3650rpm
3a - 5500rpm = 143km/h = 4a a 4000rpm
4a - 5500rpm = 195km/h (também não vai chegar lá)
É só tirar as conclusões. A 4a do AT (última) é mais longa do que a 5a do MT. A 3a do AT é próxima da 4a do MT. Enquanto a 3a do MT pode ir até 111km/h, a 2a do AT só vai até 95km/h e já entra a 3a, que equivale à 4a do MT. É aí que o bicho pega, a partir de 95km/h o motor do AT entra num buraco. A 2a do AT também tem rotação baixa demais e gera um buraco de torque. Quem tem a MT e a AT pode atestar se existe algum problema nisso daí. Para mim falta uma marcha a mais no câmbio AT.
Tarcis,
Na prática, quando se está a 95km/h, o TR4 AT já está em 4ª marcha faz tempo. Caso contrário, a gente acaba atropelando todos os demais veículos em trânsito (exceto quando se está fazendo um teste de arrancada). Se falta uma marcha? Faltam talvez até duas, tendo em vista o motor 2.0 - 16 válvulas. Quem tem o AT sabe disso, mas eu acho que o conforto compensa.
Agora, por se tratar de um veículo sem a aerodinâmica dos últimos lançamentos, tendo em vista sua altura elevada, considerando muitas vezes o uso de pneus inadequados para asfalto e andando nas estradas brasileiras, acredito que a velocidade de cruzeiro em torno de 110 a 120km/h é atingida sem qualquer dificuldade (sem sentir falta de uma marcha). Isso tudo sem se esquecer que esse carro acima dos 120km/h tem um consumo muito elevado, tanto no AT como no MT. Pra quem quiser se manter constante à velocidade de 150km/h, talvez seja melhor pensar em outro tipo de veículo, independente de ser automático ou manual.
Entendi o seu ponto de vista quanto a se manter na melhor faixa de torque, tanto visando à economia, quanto ao melhor aproveitamento do motor, mas, com o câmbio automático, a gente não se lembra disso. Na verdade, a gente até se esquece da existência do câmbio e passa a prestar mais atenção no fluxo dos veículos e na paisagem. Isso, claro, andando em estradas da minha região em que a velocidade máxima é de 60 a 110km/h (cheia de radares).
Voltando ao assunto específico do tópico, posso dizer que, apesar de possuir um TR4 AT, não concordo com a paralisação da fabricação do MT. A minha utilização na maior parte em estradas com pouca velocidade e em centros urbanos é muito beneficiada com o AT, no entanto, sempre que quiser ter o controle das marchas e rotações para o melhor aproveitamento do torque, sei que o MT fará falta. Assim, pra quem prefere e usa mais nessas condições, o MT seria mais uma opção que, infelizmente, a Mitsubishi retirou.
Acredito, entretanto, que essa medida da Mitsubishi seja temporária.
Uma coisa é deixar de lançar um modelo que não tem procura e outra coisa é paralisar uma produção que já vinha acontecendo e que já tem toda a estrutura montada, estudos, peças, público alvo, tradição e principalmente resultado satisfatório. É coisa pra eles reverem, com certeza.
No final das contas, estou torcendo pra que eles retornem a produzir a versão MT 4x4, mas continuarei com o AT, mesmo faltando marchas :mrgreen: - acho que o conforto compensa, principalmente no perímetro urbano e no trânsito pesado (coisa de que ninguém escapa).
Abraços.
euclidesneto
14/06/2012, 09:42
Tarcis,
no entanto, sempre que quiser ter o controle das marchas e rotações para o melhor aproveitamento do torque, sei que o MT fará falta.
Isso que não entendo. Qual o problema de reduzir com o automático?
Tarcis,
Na prática, quando se está a 95km/h, o TR4 AT já está em 4ª marcha faz tempo. Caso contrário, a gente acaba atropelando todos os demais veículos em trânsito (exceto quando se está fazendo um teste de arrancada). Se falta uma marcha? Faltam talvez até duas, tendo em vista o motor 2.0 - 16 válvulas. Quem tem o AT sabe disso, mas eu acho que o conforto compensa.
Maeda,
Sim, mas as velocidades que coloquei são as máximas para as marchas, apenas para comparação em um caso de exigir o máximo do motor.
Também acho que a MIT vai voltar atrás nisso, pois vendedores já me disseram que muita gente chega para comprar o MT 4x4 e sai sem comprar nada quando não encontra, ou compra um usado como eu fiz (queria trocar um 2007 por um 2012 e acabei comprando um 2011 MT). A MIT já deu com os burros n´água no passado quando produziu o 4x2 (acho que foi entre 2005 e 2007) e teve que parar de produzir. Talvez seja só um teste de mercado.
Euclides,
o problema não é reduzir com o automático. O problema é reduzir e ao invés de encontrar torque encontrar um motor no limite, esguelando sem sair do lugar. O buraco que existe entre a terceira e quarta marcha é o problema.
Além do que, como já citado, falta marcha para um motor 2.0 16v. Mesmo na MT falta um sexta marcha para que o carro fosse mais econômico e menos barulhento.
Abs,
Lindóia
dojao campeao
14/06/2012, 12:35
Postado hoje no "picapes" - Amarok - picape média da VW
Postado originalmente por MaurícioBsb http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-post1715117.html#post1715117) Engraçado, coma Frontier esta acontecendo o contrário, donos de viaturas manuais 6 marchas estão tendo perrengues com embreagens e volante do motor, quem tem automática é só alegria, a VW devia trocar técnica com a Nissan nestes quesitos rsrs!
Oi, Euclides.
Eu também não vejo problemas na redução com o automático, mas acredito que o controle com o manual passa a ser mais preciso quanto ao momento em que a gente quer fazer a redução. No automático a gente sabe que às vezes, mesmo que por descuido, a redução pode vir sem que a gente queira. Claro que a gente acostuma com essa peculiaridade do automático e adapta-se a ele. Como disse, considero peculiaridade e não problema. Quando disse que o MT pode fazer falta, referi-me a essa falta para quem prefere o manual. Pra quem prefere o automático, como eu e vc, não há falta nenhuma, mas só comodidade.
Se o automático trouxesse apenas desvantagens e problemas, eu seria o primeiro a postar aqui e a reclamar. Reconheço, como muitos, que ele é antigo e de 4 marchas (limitado nesse aspecto), mas nunca tive problemas com ele. O relato de muitos com relação a ele ficar 'bobo' trocando de marchas desnecessariamente é resolvido quando se acelera com mais vigor ou firmeza. Fazendo assim, ele mantém as marchas por mais tempo e é conduzido de acordo com a nossa vontade e não com a dele.
No balanço geral, continuo preferindo o automático ao manual.
Abraços.
um detalhe com relação às velocidades máximas que o Tarcis postou, acredito que a máxima, em 4ª marcha no AT ele tenha querido dizer 175 km/h e não 195km/h como postou...pq 195 seja MT ou AT nem com reza brava chega...hehehehe
quanto a trocar de marchas com AT, já vi gente (não era TR e um amigo, dono de uma mercedes E300, sei lá que modelo, ano 1978) falando que estourou o coxim do câmbio e sei lá o que por ficar trocando de marcha ou colocando em N no trânsito...até mesmo no manual, é pra rodar no D e ponto, não se deve ficar trocando de marchas toda hora, para não estragar o câmbio...
eu às vezes, a depender da velocidade, reduzo no câmbio, como se manual fosse e até hoje, 62.000km com o TR4 e nem com nenhum outro carro AT, tivesse qualquer problema
Lauro Michel
14/06/2012, 16:57
As empresas são consituídas com o objetivo de lucro e, diante da decisão da Mitsubishi, acredito que tenha ficado claro que quem está dando lucros para a empresa são aqueles que preferem o câmbio automático.Isso é muito relativo. Se considerarmos que as pessoas deixam de comprar e migram para outro fabricante por não ver mais nenhuma opção que lhe atenda nessa marca (que foi o meu caso que desisti de comprar da Mitsubishi e comprei um 4x4 MT de uma marca concorrente) a empresa irá ter prejuízo por deixar de atender a uma determinada faixa de mercado, ou seja, irá vender menos.
euclidesneto
14/06/2012, 17:00
Pode ser que essa fatia de mercado não mais interesse a ela. Vender não significa necessariamente ter lucro.
davidfarhat
14/06/2012, 17:19
patto também ja tive carro AT, sempre gostei de interagir com o cambio fazendo trocas manuais e jamais tive qualquer problema eu acho que se tivesse alguma proibição seria vetado a livre opção do motorista fazer isso...o que acontece é que a sincronia do cambio at acontece melhor se for na programação padrão do D.
Voltando ao assunto principal, que é a MIT ter parado a produção de TR4 MT, eu acho que isso é uma manobra para induzir o cliente a comprar a versão mais cara e reduzir o custo no restante...
E na minha humilde opinião, eu acho que o comprador de TR4 que faz questão do uso 4x4 e não gosta do AT ou vai Jimny quando virar nacional ou vai pro GVIII
euclidesneto
14/06/2012, 17:29
eu às vezes, a depender da velocidade, reduzo no câmbio, como se manual fosse e até hoje, 62.000km com o TR4 e nem com nenhum outro carro AT, tivesse qualquer problema
Tenho carro automático desde 1993, sempre reduzi no câmbio e nunca tive qualquer problema.
patto também ja tive carro AT, sempre gostei de interagir com o cambio fazendo trocas manuais e jamais tive qualquer problema eu acho que se tivesse alguma proibição seria vetado a livre opção do motorista fazer isso...o que acontece é que a sincronia do cambio at acontece melhor se for na programação padrão do D.
Voltando ao assunto principal, que é a MIT ter parado a produção de TR4 MT, eu acho que isso é uma manobra para induzir o cliente a comprar a versão mais cara e reduzir o custo no restante...
E na minha humilde opinião, eu acho que o comprador de TR4 que faz questão do uso 4x4 e não gosta do AT ou vai Jimny quando virar nacional ou vai pro GVIII
Ouvi de um cliente hoje funcionário da Mit que disse estar desconfiado de um novo modelo para substituir o TR4. Seria um modelo a gasolina, com opção de diesel também, totalmente reestruturado. Não acreditei muito, mas como estão especulando o por quê de pararem com a fabricação da MT, repasso. A TR4 está numa posição de puro conforto, segundo ele. É bem mais confortável que Jimny, e é mais barata que o GVIII. Segundo o rapaz, ela acaba sendo a escolha da maioria, um dos carros mais fáceis de vender pois o consumidor já chega de cabeça feita, pois o Jimny não tem nada a ver com TR4 (palavras dele) e o GVIII está em outro patamar.
Ouvi de um cliente hoje funcionário da Mit que disse estar desconfiado de um novo modelo para substituir o TR4. Seria um modelo a gasolina, com opção de diesel também, totalmente reestruturado. Não acreditei muito, mas como estão especulando o por quê de pararem com a fabricação da MT, repasso. A TR4 está numa posição de puro conforto, segundo ele. É bem mais confortável que Jimny, e é mais barata que o GVIII. Segundo o rapaz, ela acaba sendo a escolha da maioria, um dos carros mais fáceis de vender pois o consumidor já chega de cabeça feita, pois o Jimny não tem nada a ver com TR4 (palavras dele) e o GVIII está em outro patamar.
concordo...é um carro fácil de vender e revender e já ouvi rumores, de fonte confiável, que um novo modelo está por vir
concordo também que não tem comparativo ou concorrente pra TR$, quer dizer, TR4. Ou são mto melhores ou um pouco piores...hehehe...na mesma faixa, não tem igual
neilsonhenriques
14/06/2012, 18:52
Segundo o rapaz, ela acaba sendo a escolha da maioria, um dos carros mais fáceis de vender pois o consumidor já chega de cabeça feita, pois o Jimny não tem nada a ver com TR4 (palavras dele) e o GVIII está em outro patamar.
Jorgao,
Concordo totalmente com ele.
O Jimny é mais jipe e o GV3 é mais SUV. O meio do caminho é o TR4, inclusive no preço.
As duas únicas coisas que reclamo no TR4 é o espaço do banco traseiro (inexistente na verdade) e o câmbio AT dinossauro. Se resolvessem isso num futuro novo modelo, já teriam um comprador. Não estou falando de nada demais não. Câmbiozinho de 5 marchas (nem precisa ser CVT) e mais uns 20 cm pro infeliz que vai atrás tá lindo !
Só estou pensando em quanto ($$) a Mit vai cobrar por esse suposto aí, porque se ficar perto do preço do Wrangler, nem cogito ...
Mesmo assim, bom saber que estão pensando em se mexer.
Neilson
Jorgao, seria esse o modelo de que estão falando?
353427
Sempre gostei dos motores a diesel, mas já imaginou o preço que chegaria com um motor desses? Como a TR4 já é relativamente cara, com motor a diesel chega fácil ao preço de uma triton GLS
Acho os SUVs modernos muito bonitos. Agora, mesmo que me chamem de antiquado, gosto dos veículos 'off-road' quadrados.
concordo...é um carro fácil de vender e revender e já ouvi rumores, de fonte confiável, que um novo modelo está por vir
concordo também que não tem comparativo ou concorrente pra TR$, quer dizer, TR4. Ou são mto melhores ou um pouco piores...hehehe...na mesma faixa, não tem igual
Jorgao, seria esse o modelo de que estão falando?
353427
Sempre gostei dos motores a diesel, mas já imaginou o preço que chegaria com um motor desses? Como a TR4 já é relativamente cara, com motor a diesel chega fácil ao preço de uma triton GLS
Será esse? Pelo visto vocês estão por dentro do assunto. Eu estava meio incrédulo, pois passados tantos anos e nada de aparecer um novo modelo ou uma reestruturação. Mas, faz todo sentido, agora que já terão que mexer em motor com novas emissões e design que é mexido também em média de 3 em 3 anos nesses veículos.
Jorgao,
Concordo totalmente com ele.
O Jimny é mais jipe e o GV3 é mais SUV. O meio do caminho é o TR4, inclusive no preço.
As duas únicas coisas que reclamo no TR4 é o espaço do banco traseiro (inexistente na verdade) e o câmbio AT dinossauro. Se resolvessem isso num futuro novo modelo, já teriam um comprador. Não estou falando de nada demais não. Câmbiozinho de 5 marchas (nem precisa ser CVT) e mais uns 20 cm pro infeliz que vai atrás tá lindo !
Só estou pensando em quanto ($$) a Mit vai cobrar por esse suposto aí, porque se ficar perto do preço do Wrangler, nem cogito ...
Mesmo assim, bom saber que estão pensando em se mexer.
Neilson
Neilson, acho que perto do preço do JK não fica não. Já viu quanto está? Ele aumentou muito! R$ 130 mil pela 2 portas e R$ 140 mil pela 4 portas!
neilsonhenriques
15/06/2012, 01:20
Neilson, acho que perto do preço do JK não fica não. Já viu quanto está? Ele aumentou muito! R$ 130 mil pela 2 portas e R$ 140 mil pela 4 portas!
Jorgao,
Jezuís !!! :shock:
Fazia tempo que eu não olhava o preço do Wrangler. Credo !
davidfarhat
15/06/2012, 15:51
Jorgao e patto, concordo com voces em relação aos carros serem propostas diferentes, minha comparação foi como mencionada a respeito de quem faz valer o uso de tração e não gosta de cambio AT ou pelo menos o AT da TR4. Exatamente pelo fato da TR4 estar no meio do caminho para ambos, na minha cabeça sobraria vizinho a oferta ($) da TR4 o Jimny pra menos e a GVIII pra mais.
eder simoes
25/06/2013, 13:26
se tratando de carro, concordo que cambio automático até pode ser uma boa, agora o tr4 é um veículo usado p estrada também, é a excencia da marca....cambio automatico é coisa de viadinho....acabaram com a tr4....tr4 não é um suv...quer suv compra outlander..
abraoncoço! e Boas Trilhas!
neilsonhenriques
25/06/2013, 14:20
cambio automatico é coisa de viadinho
Poxa, com um argumento bem fundamentado como esse fica difícil discutir.
pedrocssantana
25/06/2013, 16:34
É verdade. Como se conforto determinasse a opção sexual das pessoas. Cada coisa!
Roberto FL
27/06/2013, 21:55
É verdade. Como se conforto determinasse a opção sexual das pessoas. Cada coisa!
hoje não ando mais com carro manual... mas se for para trilhas ou esportividade, manual vai bem por prazer e sentir melhor o carro. Tanto que tava de olho num willys com cambio clark de 4 marchas e motor 6cc do opala!!!
euclidesneto
28/06/2013, 08:32
Carro manual, só pra pagar penitência. Coisa da idade das trevas.
Poxa, com um argumento bem fundamentado como esse fica difícil discutir.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse pessoal que não quer sair do armário....kkkkkkkkkkk
eder simoes
29/12/2014, 14:16
a tr4 como dito antes, não ficou famosa por andar em congestionamento, quem quer andar em cidade compre outra coisa...também concordo que a mitisubishi no brasil só faz merda....prefiro 1000 vezes a manual....
abraço! e Boas Trilhas!
WaltinhoFinger
08/01/2015, 00:02
a tr4 como dito antes, não ficou famosa por andar em congestionamento, quem quer andar em cidade compre outra coisa...também concordo que a mitisubishi no brasil só faz merda....prefiro 1000 vezes a manual....
Pior é que também prefiro câmbio manual. Dirijo bastante com automático, pois meu pai depois que teve automático nunca mais comprou com câmbio manual, mas prefiro mesmo a sensação do cambio manual. Adoro dirigir picape, carro não faço questão, só dirijo se preciso.. Assim me sinto em relação ao câmbio. E gosto de cambiar na palanca mesmo, não curto a borboleta, etc... Enfim, Cada um, cada um. Hehehe
Abraços
eder simoes
09/01/2015, 17:52
então...cada um tem seu gosto mesmo....é que para andar em estradas de terras, nas trilhas ou passeios, o manual é bom d+....já tive automáticos também, tr4 e l200, mas acho que gasta muito e anda pouco.....mas td é máquina é claro....
Pior é que também prefiro câmbio manual. Dirijo bastante com automático, pois meu pai depois que teve automático nunca mais comprou com câmbio manual, mas prefiro mesmo a sensação do cambio manual. Adoro dirigir picape, carro não faço questão, só dirijo se preciso.. Assim me sinto em relação ao câmbio. E gosto de cambiar na palanca mesmo, não curto a borboleta, etc... Enfim, Cada um, cada um. Hehehe
Abraços
Roger_RJ
15/01/2015, 16:12
....cambio automatico é coisa de viadinho....
Realmente, um Jeep Wrangler automático é carro de viadinho...