Ver Versão Completa : discovery 2 perdeu a força
renato vieira
27/04/2012, 22:52
Pessoal,
A novela da Discovery está ganhando mais um capítulo.
Após optar pela suspensão de molas na trazeira, dei continuidade aos procedimentos de manutenção preventiva que o dono anterior tinha esquecido há muito.
Fiz troca de óleos e filtros, troquei a bomba de combustível do tanque que já estava fazendo barulho e caí na estrada mais uma vez.
Fiz 550km em estrada plana de pista simples.
Para ultrapassar qualquer veículo, enfreitei vários dramas. Com o pedal no talo, o giro não subia. Velocidade máxima 110km/h.
Ao retornar a Porto Alegre, levei a VTr a uma oficina conceituada que trabalha, inclusive, com transmissões automáticas pois, estava na hora de trocar filtro e óleo da caixa.
Passamos o scanner e verificamos a existencia de uma série de problemas. Resetamos e iniciamos a verificação de um por um. Fomos cercando a galinha. Limpeza de MAF, EGR, e outras letrinhas, limpeza do radiador, troca de líquido, verificação de pressão da bomba de comb recém trocada. Verificação do funcionamento da turbina. Válvula de alívio, etc.
Fomos para a rua testar. O funcionamento do motor ficou mais estável, tranquilo, sem ruídos. A caixa está engatando as marchas na hora certa. Mas, a aceleração continua limitada.
O dono da oficina jogou as fichas na bomba injetora.
Alguém tem mais apostas para fazer?
Renato,
o motor TD5 não tem bomba injetora. Cada injetor realiza este trabalho com auxílio do eixo do comando de válvulas. Chamam os bicos deste sistema de "unidade injetora"...
Se o filtro de Diesel está limpo, e a bomba garante pressão e fluxo (não adianta só ter pressão), concentre-se na eletrônica.
Algumas coisas que são comuns no TD5:
* chicote/conector vermelho dos injetores contaminado por óleo (fica dentro do comando, precisa retirar a tampa do comando)
* mecanismo de atuação da válvula de alívio do turbo (waste gate). Meu palpite nr1. Veja se não está emperrada. Ela deve começar a se mexer com 1.0bar. Nem antes nem depois. Se necessário ajuste o comprimento da haste. Para abrir na pressão correta.
* válvula eletro-pneumática que comanda o atuador do waste gate da turbina. Quando defeituosa faz com que o motor fique limitado, em razão do erro de excesso de pressão (boost) do turbo (Meu palpite nr 2)
* MAF
* mangueira em forma de cotovelo da turbina que costuma soltar a lona interna
* bloque de controle de pressão do combustível. Geralmente não prejudica a performance, apenas apresenta vazamento.
Testando o MAF:
com o MAF desligado, o motor dá um valor padrão para ele. Logo se o problema persistir é NÃO é o MAF.
Testando a válvula elétrica que comanda o waste gate:
faça uma ligação direta entre os tubinhos que vão para o coletor e a waste-gate, aniquilando assim o terceiro tubinho que vai para àrea do MAF e também a válvula elétrica. Se resolver é a válvula.
Importante:
Após cada teste é bom apagar os erros da ECU.
Caso o problema desapareça com as dicas acima, evite andar até que substitua ou repare os componentes com problema.
Veja se é possível movimentar o waste gate (do contrário estará emperrado):
Checking wastegate on a TD5 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FyZ4zXPZOf8)
Boa sorte.
Clemente
Pessoal,
A novela da Discovery está ganhando mais um capítulo.
Após optar pela suspensão de molas na trazeira, dei continuidade aos procedimentos de manutenção preventiva que o dono anterior tinha esquecido há muito.
Fiz troca de óleos e filtros, troquei a bomba de combustível do tanque que já estava fazendo barulho e caí na estrada mais uma vez.
Fiz 550km em estrada plana de pista simples.
Para ultrapassar qualquer veículo, enfreitei vários dramas. Com o pedal no talo, o giro não subia. Velocidade máxima 110km/h.
Ao retornar a Porto Alegre, levei a VTr a uma oficina conceituada que trabalha, inclusive, com transmissões automáticas pois, estava na hora de trocar filtro e óleo da caixa.
Passamos o scanner e verificamos a existencia de uma série de problemas. Resetamos e iniciamos a verificação de um por um. Fomos cercando a galinha. Limpeza de MAF, EGR, e outras letrinhas, limpeza do radiador, troca de líquido, verificação de pressão da bomba de comb recém trocada. Verificação do funcionamento da turbina. Válvula de alívio, etc.
Fomos para a rua testar. O funcionamento do motor ficou mais estável, tranquilo, sem ruídos. A caixa está engatando as marchas na hora certa. Mas, a aceleração continua limitada.
O dono da oficina jogou as fichas na bomba injetora.
Alguém tem mais apostas para fazer?
neilsonhenriques
28/04/2012, 12:08
Eu verificaria o sensor de fluxo de ar (que fica perto da admissão) e a sonda lambda.
Neilson,
o TD5 não tem lambda. Sim, o sensor de massa de ar (MAF) pode ser o culpado.
Abs
Clemente
Eu verificaria o sensor de fluxo de ar (que fica perto da admissão) e a sonda lambda.
neilsonhenriques
28/04/2012, 13:41
o TD5 não tem lambda.
Clemente,
Valeu pela correção ! :concordo:
Abraços,
Neilson
Caiogaucho
28/04/2012, 19:26
Com a minha foi o MAF. Acho que já relatei por aqui. Na ocasião levei na Eurobike e como eles não tinha a peça (teriam que encomendá-la) acabei importando uma mas a deles chegou antes. Acabei com uma na sobra!
abs
renato vieira
29/04/2012, 21:23
Clemente,
obrigado pelo passo-a-passo.
Como citei na inicial, já fizemos uma série de verificações acompanhadas do scanner.
Entretanto, ficaram para trás dois pontos citados por ti.
Quarta-feira, retomamos o assunto com o by-pass da válvula eletro-pneumática.
Na sequencia, se necessário, vamos aos contatos no interior do comando.
Por enquanto, muito obrigado.
Depois das verificações, faço novo relatório.
Abraços
joao cj3a
30/04/2012, 13:01
renato concordo com o Clemente apenas trocaria a ordem vai direto na solenoide que controla a wast gate (fica fixa ao lado do motor tem três tubinhos de ar um ligado na válvula outro na mangueira de ar antes do turbo e a terceira não lembro rsrsr), acho que serve a solenoide que controla o carburador do logus, não sei o ano mas se tirar a peça e levar em uma loja eles acham, se tiver como testara a pressão do turdo com carga (andando) e ela exceder 2.4 este é o problema pois acima desta pressão a ECU corta o combustível para preservar o motor quanto mais acelera mais ela corta.
joao
renato vieira
30/04/2012, 17:14
Certo, João.
Era essa minha intenção. Fazer o recomendado porem, em ordem inversa
Tua colaboração com a indicação da peça genérica pode $$er de grande valia.
Abraços
renato vieira
01/05/2012, 17:50
Pergunta de Jerico,
A TD5 tem EGR?
O fechamento desta válvula tem sido tábua de salvação do povo da MIT para perda de potência e luzinha de injeção acesa.
Abçs
Rones Jr
01/05/2012, 23:32
Renato,
sim tem EGR....mas a dica, além da retirada da mesma, é algo ligado à ela. Verifique urgentemente o sensor de pressão e temperatura do coletor de admissão. Com o tempo os gases recirculados da EGR detonam de sujeira este sensor duplo que faz a injeção ter uma leitura errada e o carro ficar estranho. Não lembro se disse em que faixa de rotação a sua perdia a força. Mas veja o meu caso:
- Comprei a Disco 2 01 com 160k. Tinha uma manutenção represada e fui direto para os itens mais citados na net: todos os filtros, MAF, mangueiras de silicone, chicote dos injetores e etc. Como no seu caso, funcionamento melhor, mas a aceleração, principalmente em retomadas, praticamente zerada, sem força, entre 1200 e 2000 rpm, depois parecia que desentupia e acelerava como uma doida. Pois é....realmente pensei ser o MAF, fiz o teste desconectando o sensor e nada...ficou até pior...já tava achando e quase comprei um pedal de acelerador novo...pois é eletrônico...até que recebi a dica de um fórum australiano: veja o sensor MAP (não é o MAF)...é o tal que citei acima.
O MAP fica no coletor de admissão e quando tirei o danado...tava preto, encrustado de óleo...tive usar quase uma lata de WD e limpa contatos e ainda raspar o crosta com uma pequena chave de fenda...depois de limpo até vi que são dois sensores em um.
Coloquei no lugar e tchammmm....carro perfeito!...passou de 7,5 a 9 km/l na cidade e acelerações vigorosas ! Agora sim vi o quão bom é o TD5....e que ronco é esse....
No seu caso verificaria o seguinte:
Filtros de AR e Combustível.
Pressão da bomba e da linha (li casos de entupimento na linha que faziam a perda em alta).
Mangueiras do turbo/intercooler...relatos dão conta de ressecamento e soltura de placas internas da mangueira, prejudicando gravemente o fluxo de ar...logo a potência da danada.
Sensor MAF ...faça o teste desconectando o sensor.
Sensor MAP...tire e limpe.
Verificar e trocar, se necessário, regulador de pressão.
Verifica e trocar, acelerador eletrônico, se necessário.
Outra coisa, tente verificar os bicos, mas aqui a dica é outra, se retirados para limpeza, devem ser colocados exatamente na mesma ordem/origem...pois as programações dos mesmos são diferentes para cada cilindro....e comprometem o desempenho se instalados fora da ordem.
Um Nanocom te ajudaria muito nisso....aliás ...comprei o meu quarta passada....já está à caminho, via DHL. E sim, tb encomendei um KIT de retirada da EGR....assim que chegar postarei as fotos...
renato vieira
02/05/2012, 07:50
Valeu, Rones.
Hoje vamos por mãos a obra com estes tutoriais tão detalhados.
Se puderes, me informa de quem e por quanto foi feita a compra do nanocom e do kit.
Abçs
Rones Jr
02/05/2012, 08:47
EGR Blank KIT - Paddock EU 34,00...mas há sites mais baratos, mas aproveitei que compraria mais peças e a única loja que tinha tudo que eu precisava naquele momento eram eles. E, EU 290 pelo Nanocom...mas frete que escolhi, DHL, de EU 99,00 com seguro e rastreamento. Sim é caro, mas se no Rio e SP já é difícil a especialização em Discovery....imagine no Espírito Santo...então comprei o Nanocom, Haynes (livro de manutenção) o catálago de peças com todas as referências e baixei o Rave (sistema oficial de manutenção)....oque der farei em casa...oque não der...já chegarei para o mecânico e direi: faça isso!
joao cj3a
02/05/2012, 09:49
rones o meu tinha colocado o kit de eliminação da EGR e não senti diferença alguma, estou pensando e retirar novamente pois tive que recolocar para levar para uma verificação na conce$$ionária, sabe se tem que desligar alguma coisa na ECU.
também faço como voce tudo em casa e o que não der contrato um mecanico que não seja teimoso e faça somente o que mando (é bem verdade que as vezes nem isso faz ma depois eu verifico item por ítem).
Rones Jr
02/05/2012, 10:04
...pelas pesquisas, parece que temos que desconectar todos os plugs de chicotes que chegam ao sistema da EGR....mas não estudei, ainda, detalhadamente, o assunto.
joao cj3a
02/05/2012, 10:50
eu coloquei e não desconectei nada mas como na época não tinha nanocom não sei se aparecia erro no sitema, tive de recolocar porque o pessoal da concessionária não conseguia achar o defeito da perda de potencia, até condenaram o turbo, quando na verdade era só a solenóide.
tenho a minha disco a 4 anos.
Rones Jr
02/05/2012, 11:11
João,
acho que pode estar aí o problema. Desconecte tudo. Os australianos dizem que há uma sensível, mas não sei o quanto, diferença. Mas sobre melhoras, duas coisas que vi, que apesar de caras podem ser interessantes são: o turbo VGT feito na carcaça da Garret original TD5 e o conversor de torque "melhorado" para a CA da Disco TD5....que dizem aproveitar melhor o torque, deixando a condução mais agradável....acho que querem dizer...passando as marchas mais cedo.
A sua tem ACE e SLS? Minha atual dor de cabeça está numa bateção da suspensão, tanto dianteira como traseira. Como vou trocar os amortecedores agora....vou solicitar uma checagem de cada item....mas teria alguma sugestão?
joao cj3a
02/05/2012, 11:28
sim a minha tem ACE e SLS, tirei as bolsas e coloquei mola, tem um toc toc cada vez que faço uma curva mais rápida, demorei para achar mas acredito que seja uma bucha que fica na barra de torção do eixo traseiro, fixa em uma barrinha tipo balancim com 3 buchas, dá para ver de trás do veículo, mas ainda não troquei.
outra coisa que pode ser é o pivo da barra de direção a minha quandro troquei ficou outro carro, antes "passarinhava" rsrs, voce tem Microcat (catalogo de peças)?
tem mais informções deste turbo tem um kit para comparar? sabe onde? e o conversor?
renato vieira
02/05/2012, 16:32
Amigos,
Após mais um dia de experiencias, acordamo,s mais alguns cavalinho.
Hoje, repassamos sensor de fluxo de massa e sensor de pressão de ar na admissão. Este segundo, estava bem carbonizado. Após limpeza voltou ao local com ganho significativo.
Mas, ainda acho que tem cavalinho dormindo nesse motor.
Semana que vem, vamos verificar os injetores dentro do cabeçote.
A propósito, o que é o cilindro, abaixo da admissão, onde chega a mangueira de combustível?
Farei novo relatório.
Abçs
Rones Jr
02/05/2012, 17:12
Caraca...são os dois pivots da barra, um de cada lado? Tens os códigos das peças....to com a mesma passarinhada...nasceu há pouco, mas ela tá crescendo...tá sim!
sim a minha tem ACE e SLS, tirei as bolsas e coloquei mola, tem um toc toc cada vez que faço uma curva mais rápida, demorei para achar mas acredito que seja uma bucha que fica na barra de torção do eixo traseiro, fixa em uma barrinha tipo balancim com 3 buchas, dá para ver de trás do veículo, mas ainda não troquei.
outra coisa que pode ser é o pivo da barra de direção a minha quandro troquei ficou outro carro, antes "passarinhava" rsrs, voce tem Microcat (catalogo de peças)?
tem mais informções deste turbo tem um kit para comparar? sabe onde? e o conversor?
joao cj3a
02/05/2012, 17:39
rones se for só o terminal é QFS100060 ou QFS00010, mas se for a barra tem que ver qual pois uma, não me lembro qual das duas só vende inteira ( um terminal não sai) o código se não me engano é STC 3107.
renato deve estar falando do regulados de pressão de comb., geralmente vaza mas é só trocar dois O'rings que tem dentro tirando o cilindro.
Rones Jr
02/05/2012, 18:03
João e turma,
fiquei devendo a informação sobre o conversor e o turbo.
Turbo: TD5 Defender and Discovery Vnt Hybrid VGT Turbo | Diesel performance tuning and economy remap chip tuning for Landrover Defender Discovery TD5 Puma TDV6 TDV8 (http://bellautoservices.co.uk/products/vnt-vgt-turbo/td5-vnt-vgt-turbo/)
Conversor: Ashcroft Transmissions - Td5 Heavy Duty Torque Converter (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/index.php?act=viewProd&productId=320)
Tem alguem aí indo para o Reino Unido???? rssss
renato vieira
02/05/2012, 18:07
renato deve estar falando do regulados de pressão de comb., geralmente vaza mas é só trocar dois O'rings que tem dentro tirando o cilindro.[/QUOTE]
Este regulador não pode estar afetando a entrada de combustivel para a admissão? É só mais uma pergunta de leigo.hehehe
joao cj3a
03/05/2012, 09:42
renato acho difícil pois este sistema é apenas para manter a pressão até a chegada nos bicos pois ele não é common rail, o sistema é lucas e o bico é a própria bomba ou seja a pressão de injeção é gerada em cada um dos bicos.
joao cj3a
03/05/2012, 09:44
Rones já que está dando uma geral no seu disco aproveite para trocar o parafuso da bomba de óleo em alguns veio sem trava rosca e caíram, é um parafuso só mas pode perder o motor pois sem ele para de funcionar a bomba de óleo.
joao cj3a
03/05/2012, 09:45
este site diz como trocar www.discovery2.co.uk / TD5 "Famous" Oil Pump Bolt (http://www.discovery2.co.uk/Oil_pump_bolt.html)
Rones Jr
03/05/2012, 10:31
Já está na minha wish list. Na próxima compra no final deste mês, chegarão o parafuso e junta do cárter.
Rones já que está dando uma geral no seu disco aproveite para trocar o parafuso da bomba de óleo em alguns veio sem trava rosca e caíram, é um parafuso só mas pode perder o motor pois sem ele para de funcionar a bomba de óleo.
renato vieira
06/05/2012, 21:24
Este fim de semana, recoslvi por a prova tudo que foi feito nestes dias.
Cai na estrada rumo a Gramado.
130km sendo 110 no plano e o resto morro acima.
AS retomadas em subida estavam trancadas em 2500rpm em terceira (caixa auto).
Para piorar, usei um caminho alternativo para subir os 800acima do nivel do mar.
Neste trecho a coisa escrespou.
Tive que subir quase todo trecho em primeira pe no talo e giro limitado.
Vou parar esta semana para ver os injetores dentro do cabeçote.
Depois, mando mais reports da epopeia.
joao cj3a
07/05/2012, 10:17
renato já viu a wast gate? qual a pressão do turbo nas subidas? passou de 2.4?
Rones Jr
07/05/2012, 11:38
com limitação de giro....acho que o negócio é no turbo e seus periféricos mesmo...acho.
Rones Jr
09/05/2012, 12:51
então Renato, alguma novidade? Aqui....chegou meu Nanocom, comprei diretamente via o site deles. Já testei. Muito bom. Só não sei ainda todas as funções, tipo, li em algum lugar que no teste do ACE o carro daria alguns solvancos...tipo o carro da F1 - Willians em 92-93...mas até agora não achei isso. Talvez seja no procedimento de purga de ar do sistema ACE...
De resto, os problemas de sempre: apareceu o problema do ABS (shuttle valve) e uma falha registrada do MAP...que foram apagados. E sim, no manual que enviaram, falaram que após limpezas e novas configurações devemos desligar a ignição, fechar as portas, trancar e esperar 60 segundos.
Fiz nova leitura hoje os problemas não estão mais lá, mas já sei que do ABS, até eu trocar ou reparar a peça, mais dia menos dia, vai aparecer de novo.
renato vieira
09/05/2012, 13:48
Ola, Roner.
Ontem, mandei fazer os últimos procedimentos recomendados pelos amigos do forum.
A tampa do cabeçote foi aberta e removido os contatos do injetores.
Foi feita a limpeza e verificação de continuidade do contatos.
Cabos reposicionados e tampa fechada.
Na sequencia, foi removido o módulo da caixa do macaco e procedida limpeza de contatos.
Tudo no lugar, motor em funcionamento.
Nas ruas, já se observa mais um ganho de rendimento e redução de vibração e ruído.
Entretanto tique vir para São Paulo e só retorno ao Sul no sábado.
Portanto, a prova definitiva só no fim de semana.
Abraços
Caiogaucho
09/05/2012, 21:43
Rones, qual o site de onde comprastes o Nanocon? Também estou interessado em adquirir um.
Quanto as luzes -principalmente do ABS- o Josino (daqui do Forum) que trabalha com Land Rover's (expert!) identificou o problema intermitente do acendimento aleatória das luzes! Ele pode te explicar melhor, mas trata-se do fio que encontra-se no módulo do ABS que ao entrar em contato com o fluido, acaba ficando exposto e ao tocar na carcaça fecha um pequeno curto que provoca o acendimento da luz ABS. Como este "encosto" do fio na carcaça dá-se por um lapso de tempo "um pequeno curto", ao desligar e tornar a ligar a ignição, as luzes permanecem apagadas até o próximo micro-curto!!
De qualquer forma, pretendo comprar o Nanocon...é sempre bom estar prevenido!!
abs.
Rones Jr
10/05/2012, 08:54
Caio,
Segue: https://blackbox-solutions.com/shop/
Rones
Rones Jr
10/05/2012, 15:30
Pessoal,
copiado de outro tópico aqui mesmo: manual do TD5 em português/Portugal. É da defender, mas acho que 95% é igual ao da Disco 2. http://www.csenna.com/LR/Manuais_files/Td5.pdf
Boa diversão.
portuga4x4
10/05/2012, 15:53
Podíamos organizar uma compra em grupo para o nanocom, se arrumarmos pelo menos 5 interessados tem 10% de desconto
Caiogaucho
11/05/2012, 22:40
Rones, qual deles ? No site constam vários!
Caio,
Segue: https://blackbox-solutions.com/shop/
Rones
Caiogaucho
11/05/2012, 22:40
Opa! TÔ interessado!!
Podíamos organizar uma compra em grupo para o nanocom, se arrumarmos pelo menos 5 interessados tem 10% de desconto
Rones Jr
12/05/2012, 23:50
rones, qual deles ? No site constam vários!
o ncom02...
RicardoSW
18/06/2012, 14:43
Srs Boa tarde
Temos uma TD5 02 em casa e estamos c problemas parecidos c os citados...o principal deles é que ela sobe de giro mas não desenvolve velocidade...se acelerar a 120 ela reduz mas não anda...
Se alguém tiver um palpite agradeço
Abs
Ricardo
Rones Jr
18/06/2012, 16:31
Ricardo,
se sobe o giro e não anda...pode ser na caixa auto ou disco de embreagem, ou pode estar com sobrepressão no turbo e tá entrando em modo de segurança.... Mas conte mais. Sente um buraco na aceleração? a 120 km/h tá em qtos giros? Já mediu a pressão do turbo? Os sintomas são os mesmos qdo fria e quente?
RicardoSW
18/06/2012, 17:43
Ola Rones
Ela é auto e entrando em modo de segurança por sobrepressão deveria acender algo no painel ou coisa parecida ou não?...buraco realmente não dá não e a sensação é de corte mesmo de alimentação pois ela simplesmente não vai mais.A 120km/h está a 3000rpm cravados...
Abs
RicardoSW
18/06/2012, 17:45
Ola Rones
Ela é auto e entrando em modo de segurança por sobrepressão deveria acender algo no painel ou coisa parecida ou não?...buraco realmente não dá não e a sensação é de corte mesmo de alimentação pois ela simplesmente não vai mais.A 120km/h está a 3000rpm cravados...
Abs
Ps.:não medi a pressão do turbo ainda
Caiogaucho
18/06/2012, 19:03
Não esqueça de olhar o MAF!!
Rones Jr
18/06/2012, 21:36
Até onde li, nos foruns gringos, não acende luz qd há este corte. No meu caso, tinha um buraco de aceleração...ela começava a acelerar, ficava perigosamente fraca e depois retomava. Mas uma vez passado os 3.000 rpms....iá fácil até ao 140 km/h....acho que iria mais, mas não tentei ainda.
Além dos itens acima, tb olharia as mangueiras do turbo intercooler que podem estar com restrição seja por desintegração, seja por contorção, por estarem velhas e sem firmeza, além de descascando internamente.
Passaria pelo MAF e depois MAP...no meu era o MAP sujo.
Depois olharia a pressão e vazão do combustível.
Por último turbina e cambio auto....
Um nanocom ajudaria bastante...vc está onde?
RicardoSW
19/06/2012, 09:11
Bom dia Rones
Estou em Sp e o carro já ficou internado no Ronald algum tempo sem nenhuma conclusão razoável jogando p o cambio a responsabilidade e como é bem barato qq coisa nesse câmbio,vou fazer os procvedimentos de verificação antes de qq coisa
joao cj3a
19/06/2012, 11:00
ricardo tá com toda a cara de sobrepressão do turbo, mede apressão com carga (andando) pois não acende nada no painel quando dá este erro
Rones Jr
19/06/2012, 11:42
A conclusão pelo cambio acho que vem de quando diz que o giro sobe e o carro não anda, certo? Então vc está a 120 km/h a 3000 rpm, acelera, chega a 4000 rpms e nada do carro subir a velocidade, é isso? Se sim, o motor estaria ok.
Faça o teste de stall do cambio e carro. Com o carro parado, freio de mão puxado e freio de pé bem apertado, ponha em D e acelere:
- se a rotação não passar de 1500 rpms: motor fraco, que pode ser um monte de coisa...desde um sensor até a compressão.
- se ficar entre 1800 e 2200 rpm: normal
- se passar de 2200 rpms: tá deslizando o cambio.
Acho que as rotações são estas, mas não tenha certeza absoluta.
Mas, sobre o cambio, em tese não deveria ficar mais caro que o reparo da CA do Opala, já que são do mesmo modelo. Aliás, o Kit de reparo é bem mais barato, lá fora, que da Cherokee, por exemplo....mas se vc falar que para a Land Rover Discovery...aí vão te combrar o preço de reparar o cambio da Discovery...da NASA...rssss
RicardoSW
19/06/2012, 12:35
Caramba!!Não vai explodir tudo?!?!
Vou experimentar e informo aqui...
Abs
Ricardo
Rones Jr
19/06/2012, 13:02
ok, mas no próprio manual há expressa recomendação de não passar de 30 segundos de teste.
decarlifilho
02/07/2012, 17:20
{{Renato,
o motor TD5 não tem bomba injetora. Cada injetor realiza este trabalho com auxílio do eixo do comando de válvulas. Chamam os bicos deste sistema de "unidade injetora"...
Se o filtro de Diesel está limpo, e a bomba garante pressão e fluxo (não adianta só ter pressão), concentre-se na eletrônica. }}
Clemente,
Mandei passar em uma Disco II o scaner que lê tudo(pelo meonos eu acho), ele informa se a pressão e o fluxo estão certos???
Dé Carli
decarlifilho
02/07/2012, 17:26
Ola, Roner.
Ontem, mandei fazer os últimos procedimentos recomendados pelos amigos do forum.
A tampa do cabeçote foi aberta e removido os contatos do injetores.
Foi feita a limpeza e verificação de continuidade do contatos.
Cabos reposicionados e tampa fechada.
Na sequencia, foi removido o módulo da caixa do macaco e procedida limpeza de contatos.
Tudo no lugar, motor em funcionamento.
Nas ruas, já se observa mais um ganho de rendimento e redução de vibração e ruído.
Entretanto tique vir para São Paulo e só retorno ao Sul no sábado.
Portanto, a prova definitiva só no fim de semana.
Abraços
E aí Renato, alguma melhora???
Dé Carli
renato vieira
19/08/2012, 16:42
No fim de mês passado, após algum tempo sem fazer nada na Disco, retomei a busca pelo problema que me afligia.
Mudei de advisor e apareceu, pela primeira vez, a informação de "MAF ausente". Tirei o MAF, mais uma vez, e desta feita, não mudou nada. Portanto, tava bichado, Só de olhar verificamos que um dos sensores estava rompido.
Comprei um novo de uma empresa que já havia me fornecido um para Explorer (Eletrocarsp).
Ao trocar o MAF, notei que a mangueira que vai do intercooler para a solenoide da wastgate estava rompida.
Aproveitei para trocar as mangueira e instalar relógio de pressão do turbo.
Ao fim de todas essas, fui apresentado ao motor Td5 que estava escondido no meu capô.
Já tô subindo parede com a Disco. Fiz um trajeto de 480km pela serra gaúcha, S.Francisco, Cambará, Jaquirana, Gramado,... Fora o consumo, que achei alto, 7,2km/l, foi tudo muito bem. Vou trocar oo filtro de ar esta semana na troca dos 165k. Depois posto mais resultados.
Abraços
joao cj3a
20/08/2012, 15:21
e ai ricardo não explodiu? acho que vou fazer na minha também rsrsr
as rotações são estas mesmo?
RicardoSW
20/08/2012, 15:37
Opa!
Não explodiu não kkkkk
Mas não sei dizeer se ela está ok pq fica no interior...sei que melhorou qdo fiz os testes mas não 100% como a do Renato.Vou ter que fazer os procedimentos todos dele
Abs
Ricardo
joao cj3a
20/08/2012, 16:03
ricardo, quais foram os rpms considerados?
joao
Ronald Valladão
16/10/2012, 23:14
No fim de mês passado, após algum tempo sem fazer nada na Disco, retomei a busca pelo problema que me afligia.
Mudei de advisor e apareceu, pela primeira vez, a informação de "MAF ausente". Tirei o MAF, mais uma vez, e desta feita, não mudou nada. Portanto, tava bichado, Só de olhar verificamos que um dos sensores estava rompido.
Comprei um novo de uma empresa que já havia me fornecido um para Explorer (Eletrocarsp).
Ao trocar o MAF, notei que a mangueira que vai do intercooler para a solenoide da wastgate estava rompida.
Ao fim de todas essas, fui apresentado ao motor Td5 que estava escondido no meu capô.
Já tô subindo parede com a Disco. Fiz um trajeto de 480km pela serra gaúcha, S.Francisco, Cambará, Jaquirana, Gramado,... Fora o consumo, que achei alto, 7,2km/l, foi tudo muito bem. Vou trocar oo filtro de ar esta semana na troca dos 165k. Depois posto mais resultados.
Abraços
Renato,
Como vai? Seria pedir-lhe d+ que descrevesse todos os passos seguidos por vc para sanar definitivamente o problema do motor "fraco"? Estou com este problema faz tempo e ninguém aqui de Brasília consegue resolver o tema! Agradeceria muito uma descriçõ detalhada e passo a passo. Muito Obrigado. Ronald
Rones Jr
17/10/2012, 07:42
Ronald,
além dos filtros de combustível e ar, veja dois sensores MAF e o MAP. O MAF fica na mangueira entre a admissão e o filtro de ar e o MAP fica no coletor próximo da EGR. De tudo que estudei são os mais frequentes responsáveis por falta de força do TD5 e geralmente uma boa limpeza resolve. Há alguma faixa específica de rotação que a fraqueza é mais evidente?
Rones
renato vieira
17/10/2012, 12:25
Ronald,
Para não esquecer de nada, recomendo ler este tópico desde a primeira página. Em cada "pitaco" tivemos um ganho extra. Todos os pontos são importantes e podem ser decisivos. MAF, MAP, EGR, atuador da waste gate, mangueiras que saem/chegam no atuador (meu problema), limpeza dos contatos do módulo, limpeza dos conectores dos injetores...
Desejo boa sorte.
Por fim, usar diesel de boa procedência tb ajuda.
Eu estou usando o S50 com resultado surpreendente. Vale cada centavo a mais mesmo nesse motor do século passado.
renato vieira
17/10/2012, 12:32
Abraços
Escrevi,acima, que postaria resultados.
Após troca do óleo e dos filtros, tb fechei a EGR. Mais algum ganho de potência. Entretanto, chama a pisar fundo. Com isso, o consumo seguiu alto.
Por fim, adotei o tal do S50. Mais algum ganho. Já foram 1400km de satisfação. Quanto ao consumo, segue alto pois meu uso tem sido cidade (POA é um tobogã de tanta ladeira) e serra. Quando ando na autoestrada, é a 120 no cruze-control. Não passo de 8km/l nem com reza braba.
Caiogaucho
18/10/2012, 21:48
Putz!!:shock: Então com os meus 4 km/l 100% no trânsito de POA já estou no lucro :cool:
Escrevi,acima, que postaria resultados.
Após troca do óleo e dos filtros, tb fechei a EGR. Mais algum ganho de potência. Entretanto, chama a pisar fundo. Com isso, o consumo seguiu alto.
Por fim, adotei o tal do S50. Mais algum ganho. Já foram 1400km de satisfação. Quanto ao consumo, segue alto pois meu uso tem sido cidade (POA é um tobogã de tanta ladeira) e serra. Quando ando na autoestrada, é a 120 no cruze-control. Não passo de 8km/l nem com reza braba.
renato vieira
19/10/2012, 10:19
Putz!!:shock: Então com os meus 4 km/l 100% no trânsito de POA já estou no lucro :cool:
No lucro e no conforto da tua V8
Renan Pereira
31/05/2013, 22:30
Até onde li, nos foruns gringos, não acende luz qd há este corte. No meu caso, tinha um buraco de aceleração...ela começava a acelerar, ficava perigosamente fraca e depois retomava. Mas uma vez passado os 3.000 rpms....iá fácil até ao 140 km/h....acho que iria mais, mas não tentei ainda.
Além dos itens acima, tb olharia as mangueiras do turbo intercooler que podem estar com restrição seja por desintegração, seja por contorção, por estarem velhas e sem firmeza, além de descascando internamente.
Passaria pelo MAF e depois MAP...no meu era o MAP sujo.
Depois olharia a pressão e vazão do combustível.
Por último turbina e cambio auto....
Um nanocom ajudaria bastante...vc está onde?
Rones,
Estou com um buraco também na aceleração da minha Disco, eu piso ela faz o kickdown vai aos 4000rm e o carro não anda de jeito nenhum, depois que tiro o pé e ando mais um pouco o carro dispara com força.
Poderia me ajudar? Onde fica esse MAP? dá pra limpar em casa?
Rones Jr
01/06/2013, 00:33
Renan,
A sua é diesel, certo? Diferente do post do outro tópico o MAP (que não é o MAF) e no caso do TD5 é conjugado com o IAT e fica no lado do carona. vc tem que tirar a capa do motor e verá no coletor de admissão um sensor...geralmente é só sujeira e da grossa que faz isso. No meu caso o maior responsável por este buraco na aceleração era o maldito do sensor...com o projeto Machu Picchu em vista, troquei o sensor por um novo e o carro está zero novamente. Mas de tempos em tempos eu o limpo...
Renan Pereira
01/06/2013, 01:28
Rones,
Beleza, amanhã irei limpa-lo e te digo como ficou.
Abraços
Renan Pereira
01/06/2013, 14:29
Rones,
Fiz a Limpeza do MAP e do MAF o carro ficou otimo, sem buraco e com mais força.
Pergunto, Diesel Aditivado é uma boa ideia pra dar uma limpeza?
Abraços e Obrigado.
Rones Jr
01/06/2013, 21:51
Renan,
eu só uso o diesel aditivado e de preferência o S10 com baixo teor de enxofre. Nossos motores europeus foram criados pra beber isso. Mas pra dar um up na limpeza inclua um frasco de aditivo para diesel a cada 3 meses...
Wilsonbelem
01/08/2013, 01:25
bom, não sinto problemas de falta de força na minha minha disco, mas decidi limpar uns sensores e testar outros pontos que sao discutidos neste importante tópico.
MAP: Limpinho
Waste Gate: Mecanismo de atuação da válvula OK!
Chicote e conectares na ecu: Limpinhos
Regulador de comb.: Novo
Valula eletro-pneumatica De controle da Waste Gate: Falta testar
Mangueira Cotovelo da turbina: Falta verificar
Sistema EGR: Será eliminado em breve (Kit a caminho)
Filtros de AR e COMBUST: Novos e originais
Bomba de Combustível: Novinha
Linha de Combustível: será verificado
Mangueiras do intercooler: Será verificado
Acelerador Eletrônico: será verificado em breve.
MAF: LASCADO !!!
durante a limpeza retirei a mini grade para que a poeira encruada pudesse ser melhor expelida e meu dedo escorregou pra dentro, rompendo os dois filetes de leitura do ar.. Ficou apenas o filete mais grosso do meio.
Bom, já comprei um Air flow novinho (OEM) estou aguardando chegar.. Mas coloquei o avariado de volta pra testar a diferença que daria em relação quando estava íntegro. SIMPLESMENTE NÃO HA DIFERENÇA! Será que meu sensor MAF já estava sem funcionamento? O nanocom não acusa erros.
Não cheguei a andar com o MAF desligado, apenas reintalei ele avariado mesmo e liguei o conector, mas o carro está com o mesmo desempenho.
O que acham?
renato vieira
01/08/2013, 09:35
Wilson,
Acho que teu MAF já estava estragado. Andei muito com MAF rompido sem maiores problemas. A leitura no NAnocon era da ordem de 400 quando a 2500rpm. Este valor era acusado como erro de valor excessivo.
Ao repor o MAF, os valores ficaram na ordem de 140 sem erro.
Verifica o acelerador eletronico antes de mexer nele. o teu deve ser de 3 fases. Os valores da 1a. e da 2a. devem somar 5 sempre. A terceira quando entra em ação dedve ter valor 4,muito.
Só conheço quatro Nanocom no Brasil. O teu, o do Rones, um parceiro de Curitiba e o meu. Podemos fazer um "grupo" por e-mails para discutir e trocar informações.
Abraços
Wilsonbelem
01/08/2013, 10:39
Wilson,
Acho que teu MAF já estava estragado. Andei muito com MAF rompido sem maiores problemas. A leitura no NAnocon era da ordem de 400 quando a 2500rpm. Este valor era acusado como erro de valor excessivo.
Ao repor o MAF, os valores ficaram na ordem de 140 sem erro.
Verifica o acelerador eletronico antes de mexer nele. o teu deve ser de 3 fases. Os valores da 1a. e da 2a. devem somar 5 sempre. A terceira quando entra em ação dedve ter valor 4,muito.
Só conheço quatro Nanocom no Brasil. O teu, o do Rones, um parceiro de Curitiba e o meu. Podemos fazer um "grupo" por e-mails para discutir e trocar informações.
Abraços
Renato, ainda não te parabenizei por este tópico. Ele tá bem rico e com dicas até do Clemente. Segue fotos do antes da leitura do MAF
Agora ele fica marcando "49,00" todo tempo.. Acelerando ou não. Cara a ideia do nanocom é ótima. Não sabia que so tinham essas unidades no brasil.. Privilegio! Vamos botar isso pra frente?
ToribioMalagodi
01/08/2013, 11:07
Interessante isso... Quero entender mais sobre esse nanocom... Tem um topico especifico?
Abs
Wilsonbelem
01/08/2013, 14:35
Interessante isso... Quero entender mais sobre esse nanocom... Tem um topico especifico?
Abs
Pois e, não tem por enquanto. Temos que enriquecer, mas pra isso deve haver interesse na compra do aparelho que é importado do Chipre.. Nos fóruns gringos tem sessões exclusivas de nanocom com muitíssimas informacoes. (Landmania, TheD2boys)
Leandro Neves
01/08/2013, 15:03
Wilson,
Gostaria de saber, como ficou a história de sua importação do Nanocom.
Por fim, quanto saiu o valor final com frete e impostos?
Pergunto isso, pois estou querendo comprar O Faultmate para a Disco 3.
Abraços,
Leandro
ToribioMalagodi
01/08/2013, 16:28
Pois e, não tem por enquanto. Temos que enriquecer, mas pra isso deve haver interesse na compra do aparelho que é importado do Chipre.. Nos fóruns gringos tem sessões exclusivas de nanocom com muitíssimas informacoes. (Landmania, TheD2boys)
Então, provavelmente terá a honra de ser pioneiro aqui no Brasil!! :palmas:
Wilsonbelem
01/08/2013, 17:34
Wilson,
Gostaria de saber, como ficou a história de sua importação do Nanocom.
Por fim, quanto saiu o valor final com frete e impostos?
Pergunto isso, pois estou querendo comprar O Faultmate para a Disco 3.
Abraços,
Leandroleandro, quando estava fechando a compra e escolhendo forma de envio, lembrei que o Rones tinha nanocom que pra ele não estava tendo utilidade já que tinha vendido sua disco.. Então mandei uma MP conta do minha situacao e necessidade por estar no "ilhado" aqui pro norte sem CSS nem of. Especializadas e blá blá blá.. Ele entendeu direito e resolveu me vender.. Mesmo assim a briga foi feia.. :) mas pelo que vi e muito simples Leandro.. Lá não tem RoyalMail, mas tem um servico de correios bom.. E super facil e simples.. Se quiser ajuda e só dizer.. E você ainda vai receber o atualizado.. Alem disso tinham umas promissões de compra em grupo que a unidade saia bem barato. De repente posso ver isso pra você. A gente precisa ter uma sessão do nanocom com dicas e manuais.. Podemos pegar muita coisa nos outros fóruns e traduzir. Creio que o Renato, que tem nanocom antes de mim tem a mesmo ideia. Mas o importante e que todos explorem informacoes e ganhem experiências para contribuir também.
Wilsonbelem
01/08/2013, 17:38
Então, provavelmente terá a honra de ser pioneiro aqui no Brasil!! :palmas:
Pioneiro em criar o tópico? Ehehhe tem gente mais capacitado que eu por enquanto que pode fazer isso eheheh.. Mas tô correndo atras.. Principalmente das informacoes que o nanocom lê instantaneamente durante o funcionamento.. Tô pesquisando pra ver se acho os parâmetros normais de funcionamento para ter nocao se as informacoes exibidas estão boas ou más.. O Renato também tem corrido atras disso e conseguido algumas coisas.. Sei que na bora certa todos irão disponibilizar aqui e teremos uma boa fonte em portugues
Leandro Neves
01/08/2013, 17:53
leandro, quando estava fechando a compra e escolhendo forma de envio, lembrei que o Rones tinha nanocom que pra ele não estava tendo utilidade já que tinha vendido sua disco.. Então mandei uma MP conta do minha situacao e necessidade por estar no "ilhado" aqui pro norte sem CSS nem of. Especializadas e blá blá blá.. Ele entendeu direito e resolveu me vender.. Mesmo assim a briga foi feia.. :) mas pelo que vi e muito simples Leandro.. Lá não tem RoyalMail, mas tem um servico de correios bom.. E super facil e simples.. Se quiser ajuda e só dizer.. E você ainda vai receber o atualizado.. Alem disso tinham umas promissões de compra em grupo que a unidade saia bem barato. De repente posso ver isso pra você. A gente precisa ter uma sessão do nanocom com dicas e manuais.. Podemos pegar muita coisa nos outros fóruns e traduzir. Creio que o Renato, que tem nanocom antes de mim tem a mesmo ideia. Mas o importante e que todos explorem informacoes e ganhem experiências para contribuir também.
Vou entrar em contato com o Chipraneses, Chipranos, Chipraneros...... com os caras lá!
Valeu:concordo:
renato vieira
01/08/2013, 18:42
Leandro,
Os cipriotas são gente boa. Enviam pelo Ciprus Mail baratinho. Tem que ter paciencia na chegada. A minha encomenda foi vistoriada até pela Anvisa.
Aproveitando o ensejo. Meu aparelho indicava valores fora da tolerância para tempo de injeção. (limite +- 15). Para continuar futricando no motor, comprei um injetor usado no e-bay. O Henrique Josino com toda paciência fez algumas combinações com os 6 injetores e chegou numa muito boa. Isto só dá para fazer com o Nanocom, pois os injetores tem um "nome" único que deve ser informado a ECU.
Resultado: motor mais suave e trocas de marcha melhor escalonadas.
Abraços
Wilsonbelem
01/08/2013, 19:36
comprei um injetor usado no e-bay. O Henrique Josino com toda paciência fez algumas combinações com os 6 injetores e chegou numa muito boa.
Resultado: motor mais suave e trocas de marcha melhor escalonadas.
Abraços
Agora não entendi nada.. Como combinações com 6 injetores? Não são só 5? Voei neste post :???: Da uma olhada na leitura dos meus 5 injetores.. Muito abaixo dos +- 15. O que vc acha renatao?
renato vieira
01/08/2013, 20:18
Grande Wilson,
Se comprei 1 e o carro tem 5, soma 6. hehe
Seus números estão parecidos com os que tenho agora. Muito bons.
Estes valores variam de marcha lenta para alta em repouso e para alta sob esforço.
Mas, sempre dentro da tolerancia de +-15. Quanto mais próximo do zero melhor. Tem uma aqui em Porto Alegre, do colega Rodrigo, com os melhores valores que já vi. Entre +2 e -2.
Abraços e espero ter desenrolado a matemática.
ary nunes
01/08/2013, 20:38
Alô,Renato Vieira,
Acrescenta o meu Nanocom na tua lista,agora são cinco.
Abraço,
Ary
Defender110 2004
Wilsonbelem
01/08/2013, 20:45
Grande Wilson,
Se comprei 1 e o carro tem 5, soma 6. hehe... espero ter desenrolado a matemática.
Égua.. Agora que caiu a merda da ficha hauhauhau. Sobre. Variação dos injetores. Caso comece a fugir do padrão.. Qual procedimento Renato? Limpeza.. Troca..?
Wilsonbelem
01/08/2013, 20:50
Alô,Renato Vieira,
Abraço,
Ary
Defender110 2004OPA!!! O caldo tá engrossando...
renato vieira
01/08/2013, 21:15
Legal seu Ary. Podemos trocar figurinhas ao vivo.
Abraço
Alô,Renato Vieira,
Abraço,
Ary
Defender110 2004
renato vieira
01/08/2013, 21:20
Égua.. Agora que caiu a merda da ficha hauhauhau. Sobre. Variação dos injetores. Caso comece a fugir do padrão.. Qual procedimento Renato? Limpeza.. Troca..?
Wilson,
Muita calma nessa hora.
Um procedimento básico está descrito no discovery2.co.uk trocando o´rings e arruelas de assentamento.
Quanto a limpeza, muito cuidado. No mesmo site, o autor é bem claro quanto a limpeza suave com um scotch brite usado.
Ouvi relato de perda de injetor devido a limpeza com escova metálica.
Abraço e keep rovering
Wilsonbelem
01/08/2013, 21:22
Alô,Renato Vieira,
Abraço,
Ary
Defender110 2004 continua sendo 4 seu Ari.. O do Rones está comigo :euforico:
Wilsonbelem
01/08/2013, 21:24
Wilson,
Muita calma nessa hora.
Um procedimento básico está descrito no discovery2.co.uk trocando o´rings e arruelas de assentamento.
Quanto a limpeza, muito cuidado. No mesmo site, o autor é bem claro quanto a limpeza suave com um scotch brite usado.
Ouvi relato de perda de injetor devido a limpeza com escova metálica.
Abraço e keep rovering
Sim.. Sim... Os orings e aruelas.. Já tinha visto isso lá quando lia informacoes sobre a troca do óleo e filtro da caixa at.
Wilsonbelem
01/08/2013, 23:08
renato, em outro tópico que voce tratava da manutenção nos bicos inclusive trocando os chicotes, o clemente deu umas dicas e o Rones comentou que era necessário reprogramar no nanocom até mesmo após as trocas dos ourings e dos aneis, mesmo colocando os injetores na mesma ordem???
OPA!!! O caldo tá engrossando...Tá engrossando mesmo. Somos 6 agora e como é raridade acho que o meu será o 1o de MG.O negócio é negociar um frete otimizado pela quantidade , colocar o valor unitário da invoice bem baixo e nenhuma hipótese mandar para MG, pois aqui cobram o ICMS e onera quase 30% da importação..Esses caras não eram na Itália não?aproveito para parabenizar a todos pelo tópico e excelentes contribuições.E eu que achei que meu TD5 tava 10...
Wilsonbelem
03/08/2013, 08:32
Esses caras não eram na Itália não?aproveito para parabenizar a todos pelo tópico e excelentes contribuições.E eu que achei que meu TD5 tava 10... eram da itália, mas pelo que vi venderam a tecnologia para a BBS. Vai saber. O importante é conseguir o aparelho e sair caçando informação em outros foruns e ir pulicando nossos experimentos. Daqui a 2 ano ou 3 já temos um bom conteúdo.
Já está na minha wish list. Na próxima compra no final deste mês, chegarão o parafuso e junta do cárter.
Sei que está bem atrasada esta dica, mas como o parafuso é comum e só faltou o trava rosca, o trava rosca pode ser adquirido em qualquer loja de parafusos. Eu tenho um bastão da 3M que você passa na rosca e reaberta. Ė o que se usa na coroa das motos.
Registro aqui o que já fiz e seus resultados para enriquecer ainda mais este post:
MAF -trocado SIEMENS VDO - alguma melhora
MAP/IAT - estava limpo. Dei um reforço.
Limpeza do conector vermelho ECU - sensivel melhora nas trocas de marcha. Tocada suave.
Pior bico com +-7. Segundo thed2boysclub, seria aceitável +-10.
Troca do chicote dos injetores e vedações e arruelas - peças a caminho
Wastegate e seu regulador - falta testar.
com esta situação, a arrancada melhorou, as trocas de marcha estão mais suaves, não é preciso kickdown pra arrancar "com vontade" mas ainda há um buraco. Você acelera mais fundo, ela não sobe o giro, de repente sobe o giro e puxa que nem doida.
ainda preciso testar com cruise control.
Para quem não tem Nanocom ainda, veja a pérola que achei pra quebrar galho: garmin ecoroute hd
Assim que evoluir posto mais.
Ronald Valladão
26/10/2013, 20:49
Rones,
Obrigado!!! O carro tá excelente! Agora to pensando em colocar um kit de molas TERRAFIRMA 023V. O que vc acha? Conhece alguem que ja fez isso? É que já nao aguento mais o problema da suspensao traseira. Guando não é a bolsa é o sensor ou o proprio compressor e assim vai....
Um abraço
Ronald Valladão
26/10/2013, 20:53
Troca da suspensao a ar por TERRAFIRMA. Alguem já fez? Tem alguma recomendacao? Se sim por qual? Existem alguma outra que nao TERRAFIRMA e que funcione adequadamente? Obrigado
renato vieira
27/10/2013, 11:48
Ronald,
Na minha, o kit é da Bearmach. Mais popular que o Terrafirma.
Lembra de remover os sensores. Podem ser úteis no futuro.
Após a troca, é importante informar a ECU (pode ser via Nanocom) que a suspensão é de molas. Se não informar, o compressor segue em funcionamento.
Abraço
aygadoux
26/05/2014, 12:15
Ronald,
Na minha, o kit é da Bearmach. Mais popular que o Terrafirma.
Lembra de remover os sensores. Podem ser úteis no futuro.
Após a troca, é importante informar a ECU (pode ser via Nanocom) que a suspensão é de molas. Se não informar, o compressor segue em funcionamento.
Abraço
É a primeira vez que participo deste Forum. Li todo o histórico relacionado com a perda de potências das Discoverys, desde seu início. Eu me identifiquei com o problema de muitos.
A primeira pergunta que faço é: porque esses experts não abrem uma oficina? Está difícil achar quem realmente se interesse em resolver o problema do carro.
Breve histórico: Comprei minha Discovery 2, ano 2004, há dois anos. Adoramos o carro!!! Tinha uma 1995, que adorava mais ainda. Tenho família grande e acho que não tem outro melhor. O problema foi a decepção quando vi a total falta de potência do carro. O giro demora para subir; se ligar o ar então, ele às vezes nem sobe. Na estrada foi um caos. Não passava de 80 km/h em nenhuma serra e nas retas 120 km/h, com reza muito brava. O câmbio berrava e não mudava de marcha. Pisando ou não, em alta rotação ou baixa, a velocidade não mudava. Desde o início encaminho numa oficina em São Paulo muito séria, com profissionais indiscutivelmente competentes. No entanto, da última vez eles jogaram a toalha. Já tentaram de tudo, até reprogramar a central de acordo com o padrão europeu Euro 2 (acho que é isso). Finalmente, decidi instalar um kit de potência (fiquei sabendo da possibilidade num Fórum de Portugal). Estou testando ele por 15 dias para decidir se vou ficar ou não. O carro ficou bem mais esperto e as marchas mudam mais cedo e mais suaves, mas ainda demora para subir o giro até mais ou menos uns 2000 giros. Depois acelera muito bem. Estou pensando em vender o carro, pois não aguento mais ter que mandar o carro para São Paulo sistematicamente, já que moro no interior. É uma pena pois já investi uns 20.000 Reais desde que comprei o carro e está tudo novíssimo (o carro tem 90 mil km), incluindo pneus, pintura, etc. Alguém tem alguma dica do que devo fazer, aonde levar, se deixo o kit de potência instalado nela até resolver o problema (vai me custar R$ 4.500,00)? Por favor, ajudem-me!!!!
Wilsonbelem
26/05/2014, 12:58
Fala amigo. Neste tópico existem
muitos indicadores que você mesmo pode fazer sem depender de oficina alguma. O kit de potência seria uma boa caso ela já estiver na boa. Você está perto de Cotia?
Evand®ofm
26/05/2014, 13:57
Caramba... q buxa hein...
já olharam a turbina??
eu tive problemas com a turbina... e quando aconteceu ela não passava de 60km/h
depois da reconstrução da turbina senti que ela voltou muito mais esperta...
a minha esta com 280000km mas o problema da turbina foi por descuido com o filtro de ar, portanto isso independe do km da nave...
É a primeira vez que participo deste Forum. Li todo o histórico relacionado com a perda de potências das Discoverys, desde seu início. Eu me identifiquei com o problema de muitos.
A primeira pergunta que faço é: porque esses experts não abrem uma oficina? Está difícil achar quem realmente se interesse em resolver o problema do carro.
Breve histórico: Comprei minha Discovery 2, ano 2004, há dois anos. Adoramos o carro!!! Tinha uma 1995, que adorava mais ainda. Tenho família grande e acho que não tem outro melhor. O problema foi a decepção quando vi a total falta de potência do carro. O giro demora para subir; se ligar o ar então, ele às vezes nem sobe. Na estrada foi um caos. Não passava de 80 km/h em nenhuma serra e nas retas 120 km/h, com reza muito brava. O câmbio berrava e não mudava de marcha. Pisando ou não, em alta rotação ou baixa, a velocidade não mudava. Desde o início encaminho numa oficina em São Paulo muito séria, com profissionais indiscutivelmente competentes. No entanto, da última vez eles jogaram a toalha. Já tentaram de tudo, até reprogramar a central de acordo com o padrão europeu Euro 2 (acho que é isso). Finalmente, decidi instalar um kit de potência (fiquei sabendo da possibilidade num Fórum de Portugal). Estou testando ele por 15 dias para decidir se vou ficar ou não. O carro ficou bem mais esperto e as marchas mudam mais cedo e mais suaves, mas ainda demora para subir o giro até mais ou menos uns 2000 giros. Depois acelera muito bem. Estou pensando em vender o carro, pois não aguento mais ter que mandar o carro para São Paulo sistematicamente, já que moro no interior. É uma pena pois já investi uns 20.000 Reais desde que comprei o carro e está tudo novíssimo (o carro tem 90 mil km), incluindo pneus, pintura, etc. Alguém tem alguma dica do que devo fazer, aonde levar, se deixo o kit de potência instalado nela até resolver o problema (vai me custar R$ 4.500,00)? Por favor, ajudem-me!!!!
renato vieira
26/05/2014, 17:53
Aygadoux,
Se já fizesse todos os procedimentos de limpezas e verificações, te pergunto se já foram verificados os parametros dos injetores com Nanocom ou similar? Podem ser as unidades injetoras sujas, com problemas de bobina, sem vedação. AS minhas já foram reconstituidas por uma empresa de Campinas. Keep discovering.
Aygadoux,
Se já fizesse todos os procedimentos de limpezas e verificações, te pergunto se já foram verificados os parametros dos injetores com Nanocom ou similar? Podem ser as unidades injetoras sujas, com problemas de bobina, sem vedação. AS minhas já foram reconstituidas por uma empresa de Campinas. Keep discovering.
MAF dentro da faixa e conector vermelho da ECU limpo?
Este motor tem um notório buraco na sua curva de injeção que gera esta falta de subida de giro.
A minha melhorou MUITO com uma reprogramação do mapa da ECU da TD5 Inside de Portugal.
O Belém também instalou.
Olá, vou dar um chute aqui. Nem Discovery 2 eu tenho mas como vc tentou várias coisas, eu pergunto se vc tentou a troca de um filtro que existe na Discovery 2 na linha de combustível antes do filtro principal. Se ele estiver com pouca vazão, pode acarretar perda de potência.
Abs
Sergio
Beto Priolli
28/05/2014, 11:52
Bom dia amigo.Tenho uma D2 2001 e moro em Atibaia.Acho que a minha esta andando bem mas por via das duvidas estou pensando em fazer algumas das susgestões deste tópico,vai que melhora.Se te interessar poderiamos trocar umas figurinhas e comparar as viaturas e algumas dicas de mec. e manutenção.Estou penssando em comprar um nanocom para ajudar nas paradas pois o carro é ótimo só é difícil achar quem saiba lidar com ele.Abçs.
Rones Jr
28/05/2014, 17:20
Olha, passei por algo semelhante. Alguns fatos sobre a D2 TD5.
- um dos problemas é a configuração do cambio auto TD5, o conversor de torque deixa o carro meio sonso na saída...e demorando a passar marchas, que os britânicos chamam de efeito barco, pela sensação produzida de alto giro constante. O pessoal da ASCROFT resolveu isso desenvolvendo um conversor de torque ideal pro TD5 auto com base no conversor que saiu na RANGE ROVER. Eu instalei na minha e o carro ficou outro, parecia carro à gasolina.
- Há vários sensores no carro que fazem o TD5 entrar em modo de segurança muito drasticamente, como o MAF, mas no meu caso o responsável pelo enorme buraco na aceleração até 1600 rpms (depois disparava) era o MAP/IAT este sensor (na verdade dois em um) que fica no coletor de admissão e que suja de tempos em tempos...e faz o carro fica esta beleza...muitas vezes limpando resolve.
- Outra coisa que não aparece nem no nanocom é a pressão do combustível. Se algo inclusive a bomba não estiver legal vai faltar pressão e não há indicador pra isso na eletrônica do TD5 então não vão aparecer erros no scanner, mas o carro vai ficar uma merda. No meu chegou uma hora que não passava dos 130 km/h. Troquei o filtro combustível e começou a ir a 135 km/h....troquei o regulador de pressão e ficou mais esperto e pegando mais rápido, mas ainda não passava dos 135 km/h....fui ver a bomba de combustível e tcham....uma lama de corrosão e gosma sei lá de que...troquei logo tudo e tirei o tanque pra limpar. Final das contas, com conversor novo e tudo cheguei aos 160 km/h e tinha curso de acelerador ainda...
Resumo é que pode ser um monte de coisas...juntas ou separadas. Verifique ainda: sujeira no intercooler (tem que tirar pra limpar), vazamentos mangueiras do turbo, mangueiras de vácuo do regulador de pressão do turbo, regulador do turbo...o próprio turbo.
- Preparei os tutoriais aqui LAND ROVER DISCOVERY 2 - Royal SUV : FullMachines (http://www.fullmachines.com/c/jjunior/land-rover-discovery-2/) clique em "exibir todos os projetos"....boa diversão!
Beto Priolli
28/05/2014, 19:20
Olha, passei por algo semelhante. Alguns fatos sobre a D2 TD5.
- um dos problemas é a configuração do cambio auto TD5, o conversor de torque deixa o carro meio sonso na saída...e demorando a passar marchas, que os britânicos chamam de efeito barco, pela sensação produzida de alto giro constante. O pessoal da ASCROFT resolveu isso desenvolvendo um conversor de torque ideal pro TD5 auto com base no conversor que saiu na RANGE ROVER. Eu instalei na minha e o carro ficou outro, parecia carro à gasolina.
- Há vários sensores no carro que fazem o TD5 entrar em modo de segurança muito drasticamente, como o MAF, mas no meu caso o responsável pelo enorme buraco na aceleração até 1600 rpms (depois disparava) era o MAP/IAT este sensor (na verdade dois em um) que fica no coletor de admissão e que suja de tempos em tempos...e faz o carro fica esta beleza...muitas vezes limpando resolve.
- Outra coisa que não aparece nem no nanocom é a pressão do combustível. Se algo inclusive a bomba não estiver legal vai faltar pressão e não há indicador pra isso na eletrônica do TD5 então não vão aparecer erros no scanner, mas o carro vai ficar uma merda. No meu chegou uma hora que não passava dos 130 km/h. Troquei o filtro combustível e começou a ir a 135 km/h....troquei o regulador de pressão e ficou mais esperto e pegando mais rápido, mas ainda não passava dos 135 km/h....fui ver a bomba de combustível e tcham....uma lama de corrosão e gosma sei lá de que...troquei logo tudo e tirei o tanque pra limpar. Final das contas, com conversor novo e tudo cheguei aos 160 km/h e tinha curso de acelerador ainda...
Resumo é que pode ser um monte de coisas...juntas ou separadas. Verifique ainda: sujeira no intercooler (tem que tirar pra limpar), vazamentos mangueiras do turbo, mangueiras de vácuo do regulador de pressão do turbo, regulador do turbo...o próprio turbo.
- Preparei os tutoriais aqui LAND ROVER DISCOVERY 2 - Royal SUV : FullMachines (http://www.fullmachines.com/c/jjunior/land-rover-discovery-2/) clique em "exibir todos os projetos"....boa diversão!
Rones,estou querendo dar uma limpeza neste sensor MAP/IAT.Existe algum procedimento especial ou é só desmontar limpar e remontar?Abçs
Rones Jr
28/05/2014, 22:46
nada...só tirar e limpar mesmo...resultados imediatos...
Beto Priolli
29/05/2014, 08:52
Valeu Rones,no domingo já vou dar um trato.Abços.
Evand®ofm
29/05/2014, 10:09
JJunior... então vc eh o cara do full machines... da Royal SUV...
ei, as barras de direção você importou também ou encontrou por aqui?? estou no tempo de trocar as minhas..
e pro pessoal interessado ai vai o link do conversor de torque que vc comentou logo acima...
Ashcroft Transmissions (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/miscellaneous/torque-converters/td5-heavy-duty-torque-converter.html)
Rones Jr
29/05/2014, 22:43
JJunior... então vc eh o cara do full machines... da Royal SUV...
ei, as barras de direção você importou também ou encontrou por aqui?? estou no tempo de trocar as minhas..
e pro pessoal interessado ai vai o link do conversor de torque que vc comentou logo acima...
Ashcroft Transmissions (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/miscellaneous/torque-converters/td5-heavy-duty-torque-converter.html)
Eu mesmo! rss....as barras importei. Aproveitei o frete dos amortecedores que comprei e mandei vir...no frete não fez diferença. Mas tem sites que vendem só as pontas e outros que vendiam o conjunto completo...
Evand®ofm
30/05/2014, 08:47
Eu mesmo! rss....as barras importei. Aproveitei o frete dos amortecedores que comprei e mandei vir...no frete não fez diferença. Mas tem sites que vendem só as pontas e outros que vendiam o conjunto completo...
então, as minha não estão boas... as pontas eu já troquei, mesmo a fixa da barra estando ruim, mas confesso que ainda estou na duvida se importo uma original com ponta fixa ou uma heavy duty com as pontas moveis dos dois lados, tipo a sumobars... ou mando fazer por aqui...
Discovery 2 TD5 Steering Bars Kit Heavy Duty Land Rover Sumobars GWYNLEWIS4X4 | eBay (http://www.ebay.com/itm/Discovery-2-TD5-Steering-Bars-Kit-Heavy-Duty-Land-Rover-SUMOBARS-gwynlewis4x4-/170709124812?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item27bf0e86cc&vxp=mtr)
Beto Priolli
02/06/2014, 09:36
Valeu Rones,no domingo já vou dar um trato.Abços.
Limpeza do sensor MAP.Não levou mais do que 15min.Estava apenas com um pouco de óleo.Dei um trato com limpa contato e sequei com cuidado usando papel toalha.O carro já andava bem mas senti uma melhorada nas baixas.Estou com esperança na melhora do consumo que anda por volta dos 6km/l na cidade.
RicardoSW
02/06/2014, 21:23
Beto,tirou alguma foto?
Sao tantos sensores para verificar rss…..
Abs
Ricardo
Limpeza do sensor MAP.Não levou mais do que 15min.Estava apenas com um pouco de óleo.Dei um trato com limpa contato e sequei com cuidado usando papel toalha.O carro já andava bem mas senti uma melhorada nas baixas.Estou com esperança na melhora do consumo que anda por volta dos 6km/l na cidade.
Evand®ofm
02/06/2014, 23:27
tem esse outro sensor aqui q eh bom limpar...
segue link...
Removing and cleaning a TD5 MAP sensor - Land Rover Zone (http://www.landyzone.co.uk/lz/f67/removing-cleaning-td5-map-sensor-198286.html)
Beto Priolli
03/06/2014, 11:01
Beto,tirou alguma foto?
Sao tantos sensores para verificar rss…..
Abs
Ricardo
Ricardo,não tirei fotos mas é exatamente o MAP que o Evandro postou.O meu estava igual ao da foto,a unica diferença é que limpei com limpa contato.Abçs.
RicardoSW
04/06/2014, 21:42
Perfeito!
Obrigado,vou fazer o mesmo e depois posto o resultado aqui
Abs
Ricardo
Ronald Valladão
19/08/2014, 17:38
Muito obrigado por todas as respostas. Fiz o recomendado e tudo começou a funcionar mais que perfeito! AGORA PORÉM...
Preciso de uma ajudinha. Acontece o seguinte:
1 - Ponteiro de temperatura sobe e depois desce
2 - A luz do ponteiro de temperatura acende
3 - O carro perde força TOTAL
4 - Tem água/óleo/etc tudo ok.
5 - Liga e desliga depois de um tempo e volta a funcionar normalmente
É incrível... e triste pois não quero me desfazer dela mas tá difícil...
Alguma dica? Pane elétrica? O que fazer??
lucaslobo
06/10/2014, 00:01
Oi, sou novo aqui estou tendo o mesmo problema, vou tentar as dicas que voces disseram aqui.
Onde voces compram as peças para a D2? E os filtros?
Como eu resolvo uma folga na direção?
Oi Clemente, vc realmente entende da coisa... agradeço seu post, com ele fui atras da falta de forca da minha discovery 2. e descobri que uma das mangueirinhas estava rompida... sao mangueiras que vão a uma central... meu carro esta muito ruim... amanha vou pegar as estrada e testar... mas acho que resolveu... só quero agradecer. pois segui sua dica e acho que resolvi. muito obrigado.
Oi Renato... seu post esta exatamente falando da minha Discovery 2... apos eu ter seguido os seus passos de limpeza do MAF, MAP e etc... ela arranca mas da um branco na aceleração pelos 60 a 80 km/h. mas se piso forte ela vai, mas não mantém... segunda feira vou ver esta tal de pressão do turbo... so pode ser isto. Obrigado amigo, pelas belas dicas!
abraço.
Gilson Nayrdo
24/01/2017, 22:42
Excelente o Tópico, portanto, tento reativá-lo:
- vocês podem dizer como estão as suas Disco 2?
- Os problemas foram completamente sanados?
- Vocês comentam o uso do NANACOM e não falam do HAWKEYE da Bearmach, este não atende a Disco 2?
Tive uma Disco 2 - diesel - 2003/2004 por três anos, meu primeiro Land Rover; não a esqueço, nunca me apresentou esses problemas e não descarto a possibilidade de voltar a ter uma. Obrigado pelas informações disponibilizadas.