PDA

Ver Versão Completa : Tanque de Aluminio



Rodrigo Baratti
27/04/2012, 14:13
Pessoal,

Alguem usa tanque de aluminio no Jeep?
Pesquisei um pouco e encontrei um comentario que não fica bom porque o aluminio oxida muito rapido, é isso mesmo?
No forum de defender tem comentarios sobre corrosão nas carrocerias, seria a mesma coisa pro tanque?

Achei um site gringo que fabrica e conversei com um pessoal de gaiolas que usam tanques de aluminio a bastante tempo e sem problemas.

Universal Aluminum Fuel Cell for Jeep CJ & Wrangler YJ/TJ Vehicles (http://www.atozfabrication.com/store/Universal-Aluminum-Fuel-Cell-for-Jeep-CJ-and-Wrangler-YJ-TJ-Vehicles.html)
PUREJEEP: PJ5125 / PJ5126 / PJ5127: JEEP TJ/LJ ALUMINUM TANK W/SKID, skid plates (http://www.purejeep.com/proddetail.php?prod=PJ5125%2F26%2F27)

To achando as informações meio contraditórias.
Enfim, "quimicamente" pode ser usado?

[]'s sem tanque

edgar
27/04/2012, 16:32
Vamos por partes....

Aluminio, aço, bronze, etc são ligas e cada liga tem suas particularidades. Talvez ai começe o por que que alguns reclamam outros elogiam.

Outro detalhe muito importante é a solda. O material de adição da solda deve ser muuuito parecido com o material soldado. Inclusive para aluminio, usei nas aulas de solda uma tira do proprio material.

Por ultimo a mão de obra, se for qualificada é cara, se for barata...provavelmente não vai ser grande coisa.

Tem um a mais tambem....a maquina tig do senai que soldava aluminio era um monstro com uma regulagem muito sacal ! Creio que o preço da hora maquina deva ser um tanto salgado !

Nunca soldei um canto com tig (nas 5 ou 6 vezes que usei a maquina em aço carbono), mas deve ser medonho, em especial com aluminio !

ACHO que montando um tanque assim, teu maior problema não vai ser a corrosão da chapa em si, mas a corrosão na soldas, fica dificil avaliar se não ficaram ponto muito finos ou frageis..ja que jeep treme bastante.

Creio que seria mais facil e barato fazer um tanque em chapa de inox, vai sair mais barato no material (que vai ser mais fino), a tig para inox é mais barata (assim tem mais gente que solda e a mão de obra fica menor tambem )

Mas de qualquer maneira, a escolha do inox tambem deve ser complexa....um inox 316 é muito mais caro e chato de soldar que um 304 por exemplo.

Tenho esferas de aço inox aqui na loja de uma liga muito porca que tiveram pequenos furinhos na superficie quando usadas em bebedouros de cachorro ! Mas é inox, pois tem mais de 12% de cromo e resistem muito bem à alguns acidos....ou seja, não adianta comprar uns retalhos no ferro velho.

georgevalle
27/04/2012, 16:35
Na minha opinião mesmo que seja possivel que o aluminio não sofra corrosão e etc não vale a pena, é justamente o caso dos tanques de inox que hoje custam em torno de 700 latinhas valia a pena quando tinha que mandar fazer, não tinha a opção do plastico como a pouco tempo, agora temos o da CLA para colocar em baixo do jeep que custa em torno de 300 latinhas e tambem tem de plastico para quem não quer esquentar a cabeça com adaptação ou seja no lugar do original, então temos opções ja aprovadas que são os de plastico que não sofre nenhuma ação do combustivel seja gasolina, álcool ou diesel.

pedro bonadio
27/04/2012, 17:30
Rodrigo, a grande maioria de Off-roaders dos EUA usam esses tanques. Tim Cameron é um deles. O alumínio é difícil de corroer e de enferrujar.

Ai vai uma página com uma infinidade de tanques:

Fuel Cells & Tanks - Air & Fuel Delivery - SummitRacing.com (http://www.summitracing.com/search/Department/Air-Fuel-Delivery/Section/Fuel-Cells-Tanks/?Ns=Rank|Asc)

Ou também, uma solução que seria interessante é o tanque de aço inox, que se não me engano o Ramiro Eli usa no Devasso.

Ou mandar fazer um de plástico, que eu acho uma ótima saída, vide que o Troller utiliza esse tipo.

Jacimar
27/04/2012, 18:30
Boa noite prezados ! como estou procurando uma alternativa para o tanque do Jeep, andei fuçando a internet e no site da Bepo há vários modelos de alumínio para caminhão, ou seja, tecnicamente é viável pois ele não fabricariam se fosse problemático, claro que eles são profissionais ! e não um "queimador" de eletrodo qualquer, e concordo que um de plástico talvez seja a melhor alternativa, um abraço a todos !

megadeth
28/04/2012, 23:18
Comprei um desses em uma das reformas do CJ e pouco tempo depois uma das soldas abriu e andei uns 20 km perdendo combustivel... Devolvi na oficina, puto da vida, deram um belo cha de cadeira em mim e enrolaram pacas pra arrumar o tanque. Ninguém sequer pediu desculpas... Portanto cuidado com a marca do tanque. O meu eh "Travessia", pra nunca mais comprar da mesma marca...

Treme Terra
29/04/2012, 08:37
O meu tanque eu fiz em aluminio com chapa de 3mm e ja faz 5 anos e não tenho nenum problema.

Rodrigo Baratti
29/04/2012, 11:24
obrigado pelas respostas pessoal.

Cheguei a comprar um de plastico da CLA, muito bom, mas bateu no meu diferencial que está deslocado pra tras.

Inox sem duvida é uma boa opção.

Gostei bastante do tanque que vi nas gaiolas, o cara que faz tb fez o radiador que é igualmente legal e bem feito.
Consultei o preço do tanque de aluminio em chapa de 1/8" e fica mais barato que um de inox.
Acho que vale a pena.

Junior, pelo jeito vc gostou do tanque certo? Algum incoveniente?

[]'s

Denis Takashi
29/04/2012, 20:42
obrigado pelas respostas pessoal.

Cheguei a comprar um de plastico da CLA, muito bom, mas bateu no meu diferencial que está deslocado pra tras.

Inox sem duvida é uma boa opção.

Gostei bastante do tanque que vi nas gaiolas, o cara que faz tb fez o radiador que é igualmente legal e bem feito.
Consultei o preço do tanque de aluminio em chapa de 1/8" e fica mais barato que um de inox.
Acho que vale a pena.

Junior, pelo jeito vc gostou do tanque certo? Algum incoveniente?

[]'s

Rodrigo,

Se eu ainda me lembro das aulas de quimica, o alumínio oxida sim, e pra c@r@lho ... aquele lance de oxido redução ele ganha disparado do ferro.... mas os barcos, janelas e etc de aluminio que vemos por aí não derretem com tanta facilidade porque o oxido de aluminio não é solúvel em agua como a ferrugem do ferro que conhecemos...

A unica coisa que me preocupa é se ele estiver em contato direto com alguma substancia agressiva, que pode vir a corroer o metal....

Na fabricação o maior inconveniente é achar quem solde, pois a maquina que faz soldagem em aluminio é bem mais cara que a que é empregada em aços e etc.... E só verificar se a liga da chapa que vc utilizará não terá problemas com solda, ou se é a mesma empregada nos tanques de caminhão...

Abraços

Rodrigo Baratti
20/04/2014, 19:21
Pessoal,
Meu tanque de aluminio esta quase pronto, depois posto as fotos aqui.

[]'s

pedro bonadio
21/04/2014, 11:30
Alumínio oxida demais em contato com o O2, forma o óxido de alumínio e o óxido de alumínio se torna uma camada protetora. O óxido de alumínio é impermeável à água e ao oxigênio. Se a camada é retirada por algum processo químico, é só o alumínio entrar em contato com o oxigênio que o óxido de alumínio se forma novamente e protege tudo de novo.

Rodrigo Baratti
21/04/2014, 21:15
Alumínio oxida demais em contato com o O2, forma o óxido de alumínio e o óxido de alumínio se torna uma camada protetora. O óxido de alumínio é impermeável à água e ao oxigênio. Se a camada é retirada por algum processo químico, é só o alumínio entrar em contato com o oxigênio que o óxido de alumínio se forma novamente e protege tudo de novo.

Traduz isso tudo (kkkkk), fui estagiário na química, mas sempre passei na recuperação.
Meu tanque vai furar rapidinho....é isso?

[]'s

Pablo.pinto2007
22/04/2014, 08:50
Pelo pouco que sei de química... vai depender da liga a que foi feito o alumínio... mas se vc comprou chapa pronta e mandou soldar aí é outra história... mas a oxidação é aquele pó que a gente vê nos cabeçotes ou motores, ou motores de moto.. que não tem quem tire... mas acho que internamente não terá problema... bem... eu por muito tempo queria resolver meu problema de oxidação do ferro quandoo boom era tanque de inox... mas agora com o advento do plástico... já era... alumínio ou inox é mais um capricho!!!

Grande abraço e seja feliz!

PAblo

matrakaum
22/04/2014, 09:28
Vejam, que se não estiver enganado, não se pode mais usar tanques que não sejam de Plástico no Brasil. Salvo engano de quem me informou....

Rodrigo Baratti
22/04/2014, 10:13
Pelo pouco que sei de química... vai depender da liga a que foi feito o alumínio... mas se vc comprou chapa pronta e mandou soldar aí é outra história... mas a oxidação é aquele pó que a gente vê nos cabeçotes ou motores, ou motores de moto.. que não tem quem tire... mas acho que internamente não terá problema... bem... eu por muito tempo queria resolver meu problema de oxidação do ferro quandoo boom era tanque de inox... mas agora com o advento do plástico... já era... alumínio ou inox é mais um capricho!!!

Grande abraço e seja feliz!

PAblo

Sem duvida o plastico é a melhor opção, tanto em custo qto durabilidade.
O único inconveniente é que já vem pronto, não dá para fazer sob medida.

[]'s

Rodrigo Baratti
22/04/2014, 10:15
Vejam, que se não estiver enganado, não se pode mais usar tanques que não sejam de Plástico no Brasil. Salvo engano de quem me informou....

Xiiiiii.....vou colocar mais esse item na lista de irregularidades do jeep! rsss.....

[]'s

POPEYE MIT
22/04/2014, 11:45
Xiiiiii.....vou colocar mais esse item na lista de irregularidades do jeep! rsss.....

[]'s

Encomendei o meu de inox na gama 4x4 dia 26 de maio e hoje dia 22 de abril, NADICA DE NADA !!!!!!! TO PUTZ!!!

GBarros
22/04/2014, 23:13
O aluminio é um metal que oxida. Todo metal oxida, alguns demais, outros de menos. Vai depender do que estará em contato com ele. No caso do tanque de aluminio, se colocar alcool então, esquece, vai corroer tudo. E lembrando que a nossa gasosa tem alcool misturada nela, então não tem pra onde correr. Outro ponto lembrado pelo amigo, que todos os tanques de veiculos devem ser de plástico, não há nada documentado, mas lembro de ter lido em algum lugar sobre isso. Dizem que evita a oxidação do tanque com o combustivel, outros dizem que evita a estática na hora de abastecer, e bla bla bla. Bom, hoje em dia é dificil ver um veiculo com tanque de metal. DEve ter uma explicação boa pra tal pratica.

pedro bonadio
23/04/2014, 11:41
A oxidação do alumínio se observa facilmente, pode perceber em chapas de alumínio enquanto novas coma película de plástico protetora, elas estão brilhantes e pouco tempo depois, em contato com o ar o alumínio fica com uma superfície opaca. Pronto, o óxido de alumínio foi formado e protege a camada de alumínio que vem depois. Em contato com a gasolina não me vem à cabeça nenhum problema, já no álcool é mais arriscado.

Denis Takashi
23/04/2014, 14:28
Bom, os tanques de cavalos mecanicos ainda são feitos de alumínio, mas normalmente estes são kit´s de upgrade ou reposição, que por terem alta variação de dimensões e modelos acabam sendo mais fáceis de serem fabricados em metal ( Se fosse em plástico, por mais que o material fosse mais barato, o custo do molde iria inviabilizar)

Além da oxidação, outro inconveniente seria a menor resistencia mecanica do alumínio, que implicaria em chapa mais espessa e com isso aumento do custo ... até daria para usar alguma liga para diminuir a espessura, mas aí o custo dispararia....

O alumínio é vantagem quando precisa trocar calor na peça.... radiadores, tampas e etc.... salvo isso, é só quando o $$ for muito favorável.

()´s

Rodrigo Baratti
23/04/2014, 14:48
Bem pessoal,
Posto os contra do tanque de aluminio, vamos nos certificar na pratica se isso tudo vai acontecer.

O tanque tá pronto, falta apenas alguns detalhes (suportes) que o cara ficou de finalizar até amanhã.

460205 460206

Vou usar a bomba/bóia da S10.
Apenas uma observação - as hastes internas dessa bomba são de aluminio, mas deve ser alguma liga.

460210 460208 460209

Daqui um tempo volto aqui pra atualizar

[]'s

POPEYE MIT
27/04/2014, 10:21
Encomendei o meu de inox na gama 4x4 dia 26 de maio e hoje dia 22 de abril, NADICA DE NADA !!!!!!! TO PUTZ!!!
Ontem chegou meu tanque inox e o cash tanque. Contra ferrugem , sem dor de cabeça460713

marciorank@gmail.com
28/04/2014, 21:51
Ontem chegou meu tanque inox e o cash tanque. Contra ferrugem , sem dor de cabeça460713
qual a capacidade deste tanque e o valor que voce pagou?

POPEYE MIT
28/04/2014, 22:28
qual a capacidade deste tanque e o valor que voce pagou?
O fabricante de sao bernardo do campo diz 78 litros ( do carvalho!!!). Ele vende no mercado livre a 740,00 e na Gama 4x4 sai a vista 680,00. Mas fora do mercado livre o cara vende por boleto preço a preço da gama e é ele quem fabrica para a gama. Ele promete entregar com ate 10 dias , mas pela gama demorou quase 30 dias, mas acho que a gama é mais desorganizado.A vantagem pela demora da gama( pra mim) é que ficaram sem graça e me enviaram com frete gratis.A qualidade da chapa inox , das dobras e solda é incrivelmente perfeita. Valeu cada centavo.
Tanque de combustível duplo em inox para Jeep Willys (para colocar abaixo do banco motorista e passageiro ) (http://www.gama4x4.com.br/tanque-de-combustivel-duplo-em-inox-para-jeep-willys-para-colocar-abaixo-do-banco-motorista-e-passageiro.html)

Tanque De Combustível Em Inox Para Jeep Willys Duplo - R$ 741,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555928134-tanque-de-combustivel-em-inox-para-jeep-willys-duplo-_JM#redirectedFromParent)

marciorank@gmail.com
28/04/2014, 22:48
O fabricante de sao bernardo do campo diz 78 litros ( do carvalho!!!). Ele vende no mercado livre a 740,00 e na Gama 4x4 sai a vista 680,00. Mas fora do mercado livre o cara vende por boleto preço a preço da gama e é ele quem fabrica para a gama. Ele promete entregar com ate 10 dias , mas pela gama demorou quase 30 dias, mas acho que a gama é mais desorganizado.A vantagem pela demora da gama( pra mim) é que ficaram sem graça e me enviaram com frete gratis.A qualidade da chapa inox , das dobras e solda é incrivelmente perfeita. Valeu cada centavo.
Tanque de combustível duplo em inox para Jeep Willys (para colocar abaixo do banco motorista e passageiro ) (http://www.gama4x4.com.br/tanque-de-combustivel-duplo-em-inox-para-jeep-willys-para-colocar-abaixo-do-banco-motorista-e-passageiro.html)

Tanque De Combustível Em Inox Para Jeep Willys Duplo - R$ 741,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-555928134-tanque-de-combustivel-em-inox-para-jeep-willys-duplo-_JM#redirectedFromParent)

este tanque é para ser colocado em baixo dos dois bancos, correto?

POPEYE MIT
28/04/2014, 23:01
este tanque é para ser colocado em baixo dos dois bancos, correto?
correto . aquela caixa de ferramentas debaixo do passageiro , vai pro lixo.
460978 460979 460981

Rodrigo Baratti
28/04/2014, 23:32
Excelente opção esse tanque de inox e o preço é muito bom tb.
A vantagem é poder pegar diretamente como fabricante.

matrakaum
29/04/2014, 11:01
O meu problema é que embaixo do banco do Motorista não cabe nada...adaptei um banco e os suportes tomaram o espaço.

Willian Del Piero Rocha
29/04/2014, 11:44
Popeye ,tenho um de plástico de 60 litros que fica sob os bancos também,,quanto a capacidade do seu tanque ,78 litros ,será que é correta ,vc poderia antes de montar medir para tirar essa duvida ,o meu já ocupa todo o espaço ,e esse com 18 litros à mais !!!!
É apenas uma curiosidade.Quando montei o meu ,coloquei umas tiras de borracha para ele não ficar encostado na chapa do piso ,facilitando até a lavagem interna do jeep. Abç.

POPEYE MIT
29/04/2014, 20:23
Popeye ,tenho um de plástico de 60 litros que fica sob os bancos também,,quanto a capacidade do seu tanque ,78 litros ,será que é correta ,vc poderia antes de montar medir para tirar essa duvida ,o meu já ocupa todo o espaço ,e esse com 18 litros à mais !!!!
É apenas uma curiosidade.Quando montei o meu ,coloquei umas tiras de borracha para ele não ficar encostado na chapa do piso ,facilitando até a lavagem interna do jeep. Abç.
Bem... é o que diz o fabricante. Este similar que botei na foto acima ( nao é o meu Jeep, o meu é o vermelho sem a caixa), se vc reparar , parece que o tanque está no mesmo nivel do assoalho que fica o banco de tras. Não sei se é mesmo caso dos tanques de plastico. Digo isto pq o meu passa uns 3 centimetros a mais , acima do nivel do assoalho. entao teoricamente,podera sim caber esta diferente. Pela medida calculei que cada lado deve pegar uns 36 litros, mais o meio( que é estreito). Amanha vou medir e posto com mais detalhes

junior braga
29/04/2014, 21:49
Acho bacana esse tanque de inox, mas se eu for trocar prefiro mudar logo pra parte de trás no chassis. Mas cada caso e um caso!!!

Willian Del Piero Rocha
29/04/2014, 21:55
Se o seu tanque passa 3 cm acima do piso de trás ,então já acredito ,o meu fica nivelado .Mas pense em um apoio para o tanque ,até porque no local da cx de ferramentas tem um parafuso de um dos calços de carroceria.Abç.

POPEYE MIT
29/04/2014, 22:16
Se o seu tanque passa 3 cm acima do piso de trás ,então já acredito ,o meu fica nivelado .Mas pense em um apoio para o tanque ,até porque no local da cx de ferramentas tem um parafuso de um dos calços de carroceria.Abç.

mas vou medir direitinho , e vamos ter melhor e com precisao a capacidade volumetrica. Quanto ao apoio vou por um borrachão. Comprei uma barra de 5mm espessura chata onde vou adaptar os suportes dos trilhos dos bancos e fazer pequenos apoios (em forma de cantoneiras) que não vao deixar o tanque pular. Agora tive um problema ao receber o tanque. O cara fez errado o local do bocal e vou ter de fazer nova medida para que o torneiro corte no pé do bocal e o centralize

marciorank@gmail.com
29/04/2014, 23:50
Acho bacana esse tanque de inox, mas se eu for trocar prefiro mudar logo pra parte de trás no chassis. Mas cada caso e um caso!!!

eu tambem prefiro um tanque que va na parte de traz, porem este que tem a venda fica muito pra baixo, se tivesse um que fosse abaixo do assoalho traseiro que desce uns 40 litros, eu ia de ponta.

Rodrigo Baratti
30/04/2014, 18:50
Ontem passei no preparador que vai montar a injeção.
Conversei sobre o tanque e segundo ele o maior problema não é a oxidação e sim a gelatina que forma do alcool em contato com o aluminio.
Ele já trocou bombas queimadas e filtros entupidos pela gelatina, que se forma em questão de poucos dias.

Em tanques de carros competições onde o peso é restrito ele chegou a usar aluminio, porém manda anodizar a chapa antes da soldagem, o que reduz o contato do alcool somente a região das soldas, minimizando a gelatina.

Usando a gasolina não há restrições.

Em outras palavras, fiz merda!! :parede:
Tenho um motor flex que só vai rodar na gasolina.

[]'s conformado que não dá para acertar sempre

POPEYE MIT
01/05/2014, 21:30
mas vou medir direitinho , e vamos ter melhor e com precisao a capacidade volumetrica. Quanto ao apoio vou por um borrachão. Comprei uma barra de 5mm espessura chata onde vou adaptar os suportes dos trilhos dos bancos e fazer pequenos apoios (em forma de cantoneiras) que não vao deixar o tanque pular. Agora tive um problema ao receber o tanque. O cara fez errado o local do bocal e vou ter de fazer nova medida para que o torneiro corte no pé do bocal e o centralize

medidas do tanque inox. Pra quem é bom de matematica é só fazer os calculos para saber o volume. Se calculei certo, só nos tanques laterais ( sem contar o meio achatado), cada um caberia 33 litros. Entao se fosse so os das laterais ja seriam 66 litros

461364

matrakaum
01/05/2014, 21:58
Ontem passei no preparador que vai montar a injeção.
Conversei sobre o tanque e segundo ele o maior problema não é a oxidação e sim a gelatina que forma do alcool em contato com o aluminio.
Ele já trocou bombas queimadas e filtros entupidos pela gelatina, que se forma em questão de poucos dias.

Em tanques de carros competições onde o peso é restrito ele chegou a usar aluminio, porém manda anodizar a chapa antes da soldagem, o que reduz o contato do alcool somente a região das soldas, minimizando a gelatina.

Usando a gasolina não há restrições.

Em outras palavras, fiz merda!! :parede:
Tenho um motor flex que só vai rodar na gasolina.

[]'s conformado que não dá para acertar sempre

Eu já vi esta "gelatina" em recipientes de plástico. Inclusive enfiei no zóio de lula a bomba de combustível do meu carro por causa desta maldita gelatina. Mas, no caso em que descrevo, todas as vezes aconteceram qdo eu guardei a gasolina em tambores. Nos tanques, ao menos que eu tenha notado, nunca vi. Na loja tenho alguns de plástico e amanhã vou dar uma olhada nisto.