Ver Versão Completa : Troca reparo pinça traseira de freio troller 2007
Pedro Rocha
26/04/2012, 22:09
Prezados,
na linha reparo de pinças de freio,
segue a minha contribuição
tive um problema nos freios traseiros do troller que travaram em função da lama e areia que foram se acumulando ao longo do tempo.
Com a força bruta do carro, demorei a perceber, tava achando o carro com uma certa queda de rendimento, mas achei que talvez fosse algum filtro entupido, mangueira de turbo vazando, ou algo do genero, ou simplismente a sindrome do dono de carro chipado, quando vc começa a achar que poderia 'andar' mais... só notei realmente que tinha alguma coisa errada de fato quando coloquei o carro em ponto morto e ele freiou só!
Como tava na estrada encostei o carro e quando desci, só vi a fumaça saindo da roda traseira esquerda, no susto peguei o extintor e danei na roda pra evitar que pegasse fogo. Tirei a roda e vi que a pastilha tinha derretido no disco... ou seja esquento pra valer. Depois de seguir pra concessionária de caminhão prancha e descobrir que cada pinça custa R$ 562,00 (à vista) eu resolvi levar o filhão pra casa e fuçar um pouco.
Examinando vi que as duas rodas traseiras estavam pesadas. Analisando mais um pouco vi que o cabo do freio de mão estava tensionado mesmo com alavanca baixa. Acredito que quando sai da garagem soltei o freio de mão mas como ele tava corroído e enferrujado, travou e continuando puxado, e ai o problema se agravou quando rodou em velocidade, e esquentou travando de vez com a dilatação.
Constatada a bronca comprei o cabo(R$ 80,00 na concessionária), troquei, e resolvi revisar as pinças também, pois achei que mesmo com a substituição do cabo as rodas ainda não estava livres o suficiente.
Pesquisando aqui no forum vi que o Elmer usou um reparo da pinça traseira do opala 91, 92, comparei as medidas do pistão do troller e do reparo da pinça traseira do opala e era a mesma, 43mm. Comprei um reparo pelo ml, pois não achei na minha cidade, e fiz a montagem em casa.
O reparo casou certo, paguei R$ 79,00 em cada mais frete. Detalhe no ml tem o reparo do troller por R$ 176,00 acredito que também original TRW/varga.
só alguns macetes pra que quiser meter a mão na massa
1- para soltar os parafuso que predem os cavaletes geralmente é necessário esquentar com maçarico. é necessário cuidado para solta-lo, se quebrar o parafuso, complica, e tá arriscado a ter que substituir a pinça por completo.
2- depois que desmontar o cavalete, solta o pistão. O certo é tirar o pistão girando, tem uma ferramenta para isso mas pode-se usar um alicate de bico parrudo e bastante força pra pressionar e girar.
3- Para colocar o guarda pó vista ele pelo lado de trás do pistão e coloque o pistão girando para dar vedação.
4- Na hora de montar o cavalete coloque as coifas dos pinos da pinça, prenda primeiro o lado do cavalete.
5- essencial para um bom serviço, é limpar bem retirando todo resto de óleo, sedimento e graxa, passar uma lixa dágua nos pinos, pitões e respectivos cilindros, e lubrificar antes da montagem, eu utilizei graxa branca, se alguem souber outro lubrificante mais indicado por favor se pronuncie.
6- depois é só montar a pinça no suporte, e purgar.
na caixa da TRW/varga vem o seguinte cod VPEL 00868.
Pra quem precisar substituir apenas as coifas, e o guarda pó, é possível fazer uma combinação do reparo das pinças do kadett (R$ 15,00 cada) pra aproveitar as coifas dos pinos, e se não me engano tem um guarda pó de 44mm, e outro de 40,5mm da VW. Só não me recordo de que carros agora, mas um é do gol quadrado. Aconselho comprar o reparo do opala pois é "plug and play" e é completo.
Aprendi também que é importante tirar as rodas e executar uma lavagem mais refinada, pois mesmo lavando o filhão com frequencia e com cuidado, a areia e a lama deram prejuízo e um susto! Agora imagina isso fazendo trilha nas dunas e sozinho....
seguem as fotos
343411343413343414343416343417343418343428343429
Adir Danielsson (Berga)
26/04/2012, 23:24
Prezados,
5- essencial para um bom serviço, é limpar bem retirando todo resto de óleo, sedimento e graxa, passar uma lixa dágua nos pinos, pitões e respectivos cilindros, e lubrificar antes da montagem, eu utilizei graxa branca, se alguem souber outro lubrificante mais indicado por favor se pronuncie.
Desmonte imediatamente e retire toda a graxa que vc colocou na pinça,isso se não for tarde,é derivado de petróleo,afeta borracha,incha mesmo,até se desmanchar.
E pra quem não sabe,vaselina também afeta borracha.
Estou a muito tempo procurando a tal da graxa que não afeta borracha e que não derreta fácil,pois ali esquenta pra caramba.
Alguém por acaso sabe onde se consegue essa graxa.
Abraço.
Pedro Rocha
27/04/2012, 10:53
Desmonte imediatamente e retire toda a graxa que vc colocou na pinça,isso se não for tarde,é derivado de petróleo,afeta borracha,incha mesmo,até se desmanchar.
E pra quem não sabe,vaselina também afeta borracha.
Estou a muito tempo procurando a tal da graxa que não afeta borracha e que não derreta fácil,pois ali esquenta pra caramba.
Alguém por acaso sabe onde se consegue essa graxa.
Abraço.
Adir,
essa graxa de silicone, não é solúvel, suporta altas temperaturas e não agride as borrachas, inclusive antes de coloca-la dei uma pesquisada e vi algumas pessoas, pricipalmente (motociclistas que fazem trilha) que utilizaram essas graxa branca de silicone nos pinos da pinça e orings dos pistonetes, e não deu bronca.
Vi um outro tipo de lubrificante (graxa glk) para essa aplicação, mas não encontrei o produto aqui.
De qualquer forma o alerta é válido.
Abraço.
Pedro Rocha
27/04/2012, 11:08
Excelente relato!!
RSC, obrigado. Tô só tentando contribuir de alguma forma com esse celeiro de conhecimento que é o forum! Assim a gente facilita, e reduz os custos de manutenção com as viaturas, ou pelo menos tenta...rs
abraço!
Paulo_CW
27/04/2012, 11:51
Muito bom...
Já tive um princípio de problema semelhante em minha Pajero.... por isso tenho uma prática muito comum q faço de vez em quando é.... depois de andar um pouco com a vtr, ao estacionar ela na garagem encosto a mão nas rodas para ver se não estão quentes... fora do normal.... foi assim q acabaei evitando pinça travada na Pajero....
Uma bao prática rápida e funcional q certamete evitaria este seu susto...
Adir Danielsson (Berga)
27/04/2012, 12:38
Adir,
essa graxa de silicone, não é solúvel, suporta altas temperaturas e não agride as borrachas, inclusive antes de coloca-la dei uma pesquisada e vi algumas pessoas, pricipalmente (motociclistas que fazem trilha) que utilizaram essas graxa branca de silicone nos pinos da pinça e orings dos pistonetes, e não deu bronca.
Vi um outro tipo de lubrificante (graxa glk) para essa aplicação, mas não encontrei o produto aqui.
De qualquer forma o alerta é válido.
Abraço.
Achei que era graxa branca comum,vc não mencionou o tipo.
Vou pesquisar também sobre essa graxa,tomara que seja compativel.
Abraço.
Pedro Rocha
27/04/2012, 17:22
Muito bom...
Já tive um princípio de problema semelhante em minha Pajero.... por isso tenho uma prática muito comum q faço de vez em quando é.... depois de andar um pouco com a vtr, ao estacionar ela na garagem encosto a mão nas rodas para ver se não estão quentes... fora do normal.... foi assim q acabaei evitando pinça travada na Pajero....
Uma bao prática rápida e funcional q certamete evitaria este seu susto...
é verdade Paulo,
infelizmente só comecei a fazer isso "depois" do susto! Como sou meio "paranôico" com relação a manutenção, tô fazendo várias verificações como; jogar bastante ponto morto e deixar correr, indo contra algumas inclinações leves e pressionando o freio com vontade, soltando e vendo se o veículo desce fácil, empurrando ele parado, coloco o macaco e giro a roda na mão, e como você colocou, fico vendo a temperatura dos discos e pinças, e comparando com os da frente, pois esquentar sempre esquenta, o negócio é o quanto... ou seja, tô sentindo o carro, e vendo se tá 100%!
quando deu a bronca ninguém sequer tava conseguindo empurrar o carro, quanto mais girar a roda com a mão, depois da troca do cabo e do reparo, tá girando na mão tranquilo, as pinças só raspam e de forma homgênea sem ficar pesada em nenhum momento do giro, aparentando que não houve empeno dos discos por conta do calor, que era uma coisa que tinha receio.
Só sai em duas oportunidades, mas até agora tá tudo aparentemente normal. Por enquanto só rodei próximo de casa, e em trechos relativamente curtos. Bom, vou rodar mais uns kilometros na manha e de olho até me certificar que tá tudo 100% certo, e voltar a ter confiança pra ir "mais longe"!
primeira vez que o filhão volta de caminhão prancha, torço pra que seja a última!..rs
Pedro Rocha
27/04/2012, 17:31
Achei que era graxa branca comum,vc não mencionou o tipo.
Vou pesquisar também sobre essa graxa,tomara que seja compativel.
Abraço.
Adir,
realmente, não mencionei o tipo, pois eu nunca vi e nem sei se tem graxa branca comum, achava que branca, só tinha de silicone... existe graxa branca comum?!
Adir Danielsson (Berga)
27/04/2012, 18:14
Adir,
realmente, não mencionei o tipo, pois eu nunca vi e nem sei se tem graxa branca comum, achava que branca, só tinha de silicone... existe graxa branca comum?!
Tem sim,e muitas marcas.
Pedro Rocha
27/04/2012, 18:45
Tem sim,e muitas marcas.
interessante, essa eu não sabia...
gti_2000
06/05/2012, 16:29
Então, Pedro Rocha, muito boa sua explanação, esse é mais um problema crítico dos nossos troller's e voce conseguiu representar como solucioná-lo.
Ao trocar as pastilhas, fiz um procedimento igual ao seu. Porém o freio traseiro do carro não está funcionando. Não atua de maneira alguma, nem no pedal e nem no freio de estacionamento.
No meu caso, eu apos remover os pistões e recolocá-los, enrosquei até onde dava (usando uma margem de segurança pra não rasgar o guarda-pó) e montei a pinça no carro.
Você sabe dar maiores explicações sobre o funcionamento dessas pinças? Tem como a gente regular ou a regulagem é automática?
Pedro Rocha
07/05/2012, 18:06
Então, Pedro Rocha, muito boa sua explanação, esse é mais um problema crítico dos nossos troller's e voce conseguiu representar como solucioná-lo.
Ao trocar as pastilhas, fiz um procedimento igual ao seu. Porém o freio traseiro do carro não está funcionando. Não atua de maneira alguma, nem no pedal e nem no freio de estacionamento.
No meu caso, eu apos remover os pistões e recolocá-los, enrosquei até onde dava (usando uma margem de segurança pra não rasgar o guarda-pó) e montei a pinça no carro.
Você sabe dar maiores explicações sobre o funcionamento dessas pinças? Tem como a gente regular ou a regulagem é automática?
GTI,
Não tem regulagem, tem que enroscar o pistão até o fim mesmo. Se a montagem estiver ok, pode enroncar o pistão até o final que não rasga o guarda pó.
Se as pinças não estão "mordendo" o disco pode ser que o pistão ou o cilindro estejam muito irregulares e aí trava mesmo. Vc pode tentar ir lixando de forma homogênia o pistão (se não for o novo do reparo) e o cilindro com uma lixa dágua 400 e depois uma 600.
Pra ter a mínima de certeza que a pinça está ok, vc pode fazer o seguinte teste com a pinça fora do carro:
Prenda bem a pinça e acione a orelha do freio de mão (é duro mas se tiver em ordem vc vai conseguir acionar com a mão e um alicate), e veja se o pistão está indo, e voltando quando vc soltar. Se estiver indo e voltando na mão, as pinças tão ok. Verifique também se o cavalete tá se movimentando livre.
Pelo que vc descreveu (não tá acionando com a pressão do fluido e nem com cabo) tá com toda pinta que seu problema é pistão travado.
GTI, espero que não seja seu caso, mas às vezes pistão e cilindro já estão tão danificados que não tem jeito, tem trocar a pinça por inteiro.
espero ter ajudado, boa sorte, e depois posta o resultado pra gente.
abraço.
só uma contribuição aih, pra galera,
graxa de silicone 111, vende nessas lojas de macaé perto da linha do trem ali,
é uma embalagem branca e verde ( ciano )
nao agride borracha, usamos pra ajudar na vedação de orings e mantera sujeira e agua longe, pra ocupar espaço e lubrificar um pouco
espero ter ajudado
351473
Gutemberg Carlos
13/07/2012, 14:26
Muito boa sua contribuição amigo.
Estou com o mesmo problema no meu Troller que é 2006, os pistões estão travando.
Pergunta, o sistema de freio do 2006 é igual ao do 2007?
Abraço.
Pedro Rocha
15/07/2012, 12:37
Muito boa sua contribuição amigo.
Estou com o mesmo problema no meu Troller que é 2006, os pistões estão travando.
Pergunta, o sistema de freio do 2006 é igual ao do 2007?
Abraço.
Gutemberg, senão me engano os freios mudaram no modelo 2002/2003 em diante, e o sistema do 2006 é igual ao 2007. O reparo dianteiro é da meriva (esse nunca troquei então não tenho certeza, mas é só conferir o tamanho do pistão), e o traseiro com certeza é o mesmo da pinça traseira do opala 91/92(que tem disco na traseira). Ambos vendem no ml.
abraço e boa sorte.
Gutemberg, senão me engano os freios mudaram no modelo 2002/2003 em diante, e o sistema do 2006 é igual ao 2007. O reparo dianteiro é da meriva (esse nunca troquei então não tenho certeza, mas é só conferir o tamanho do pistão), e o traseiro com certeza é o mesmo da pinça traseira do opala 91/92(que tem disco na traseira). Ambos vendem no ml.
abraço e boa sorte.
Os freios dianteiros utilizam a mesma pinça e pistão da Zafira.
Abraços
Pedro Rocha
16/07/2012, 16:59
Os freios dianteiros utilizam a mesma pinça e pistão da Zafira.
Abraços
Valeu Hélio! Obrigado pela correção.
JEFFCATUNDA
12/08/2012, 00:23
Tópico muito útil... assinando e parabenizando o colega....
Também assinando, e perguntando.
Qual a espessura e diâmetro do disco de freio traseiro do troller?
Ele encaixa por cima do cubo, ou pela traseira como nas GM D20?
Pergunto para saber se encaixa numas idéias futuras.
Abraços.
Kim.
Excelente tópico, pessoal!
Abs,
Pedro Rocha
12/08/2012, 20:11
Tópico muito útil... assinando e parabenizando o colega....
valeu Jeff!
Pedro Rocha
12/08/2012, 20:18
Também assinando, e perguntando.
Qual a espessura e diâmetro do disco de freio traseiro do troller?
Ele encaixa por cima do cubo, ou pela traseira como nas GM D20?
Pergunto para saber se encaixa numas idéias futuras.
Abraços.
Kim.
Fala Kim!
vou dar uma olhada e te digo...
tenho a impressão que o "monstro" do FUZILA vai ganhar um up nos freios!
um abraço!
Pedro Rocha
12/08/2012, 20:35
Excelente tópico, pessoal!
Abs,
valeu Motta!
tem tanto post aqui que já me ajudou a economizar uma grana, facilitou na manutenção, ou ajudou num upgrade que quis dar minha pequena contribuição.
Fala Kim!
vou dar uma olhada e te digo...
tenho a impressão que o "monstro" do FUZILA vai ganhar um up nos freios!
um abraço!
Estou analisando algumas considerações.
Mais o caminho é esse mesmo!
kkkkkkkkkkk
Abraços.
Kim.
valeu Motta!
tem tanto post aqui que já me ajudou a economizar uma grana, facilitou na manutenção, ou ajudou num upgrade que quis dar minha pequena contribuição.
Muito bom, Pedro.
Parabéns!:concordo:
Pedro Rocha
15/09/2012, 12:04
Estou analisando algumas considerações.
Mais o caminho é esse mesmo!
kkkkkkkkkkk
Kim.
kim...
eu demoro, mas não falho...rs
pelo tempo, imagino que vc já tenha desenrolado isso de outro modo, mas de qualquer forma seguem as medidas do disco traseiro do troller conforme prometido.
grande abraço!
370493370494370495
Opa Pedro!
Ainda não desenrolei não!
Na verdade, os projetos estão parados, estou fazendo somente o necessário, pois estou usando muito o jipe para trabalho!
Valeu pelas medidas, e uma pergunta.
O cubo fica dentro do disco?
Pois no engesa, o disco fica atrás do cubo!
Abraços.
Kim.
Pedro Rocha
16/09/2012, 13:26
Kim, segue uma foto do disco no local. Sim, o disco fica montado no cubo.
370560
Opa Pedro!
Todas as dúvidas esclarecidas, agora, irei às dívidas!!!!1
Pedro Rocha
18/09/2012, 10:51
Opa Pedro!
Todas as dúvidas esclarecidas, agora, irei às dívidas!!!!1
boa, rsrs....
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.