PDA

Ver Versão Completa : aquecimento da cabine na 90tinha!!!!!

petcho
26/04/2012, 15:04
amigos estou encomendando as mangueiras da parte de arrefecimento e estou em duvida se preservo ou nao aquele radiador para aquecimento da cabine!!!!

queria saber se é normal q esquente muito mais muito pouco, saindo apenas um ar levimente quente ou tem alguma coisa erada na minha land, pois se for normal nao vou deixar aquilo ali so pra acabar dando algum vazamento de agua no futuro, se for algum defeito qq pode ser???

abraço e agradeço desde já, Pedro

mouramares
26/04/2012, 15:45
Pedro quando comprei minha noventinha estava sem a magueira, eu tratei logo de recolocar e uso normalmente, nao tem esse negocio de aquecimento dentro do carro nao, ainda mais que o radiador ficar externo ou seja no lado do motor e nao dentro do painel, dentro do radiador tem agua parada e se ficar sem circular vai apodrecer dentro, ja usei ar quente e é bem útil, quem mora em lugar que nao faz frio costumam deixar isolado, mas eu particulamente nao acho que seja uma coisa normal de se fazer, senao o fabricante lançava com a opção de ar ou sem ar quente...rsssss, e como estou sempre viajando procuro preservar para poder usar quando for preciso.
abçs
joao

petcho
26/04/2012, 16:11
João, acho q me expressei mau, quero q o aquecimento funcione(aqui em brasilia temos frio em uma parte do ano), o problema é esse, ele nao esquenta nada, por isso gostaria de saber se ele realmente funciona.

caso seja eficiente eu vou procurar qual o problema com o meu e resolver, mas caso o meu esteja funcionando corretamente nao acho q vale a pena deixa-lo funcionando ja q nao esquenta nada e nesse caso so seria mais um lugar para se ter problemas no futuro.

como vc disse q o seu esquenta, acho q o meu deve estar com algum problema, tem alguma ideia do que pode ser????

abraço, Pedro

mouramares
26/04/2012, 17:07
Pedro este sistema é bem simples, agora veja se tua ventoinha que sopra o ar ta boa e tbm veja estes cabo que acionam o sistema, pois sai tipo varao e se estao arbindo e fechando corretamente, o ar vai ficar no auge com a temperatura tambem estiver em seu ponto normal, liguei o meu em Minas no inverno e a temperatura ficou super agradável dentro da cabine.
abçs

Eder Bonesi
26/04/2012, 17:53
Pedro, o sistema de acionamento da válvula está funcionando? Se o curso do acionamento não estiver correto, a válvula não abre e a agua quente não circulará. Não haverá aquecimento interno.
Já o postos também pode ocorrer. Ou seja, imagina-se que o curso fechou a vávlula, mas ela fica eterna aberta (mesmo que pouco), trazendo calor ao interior, mesmo no verão.
Na minha 90 e na 110 ambos comandos funcionam e o ar circula bem. Penso valer a pena manter o original, desde que funcionando. Boa sorte.

petcho
27/04/2012, 00:06
Joao e Eder, a ventoinha ta funcionando, acho q é o caso de ver a regulagem da abertura da válvula, provavelmente deve ser isso.

concordo q se funciona, deve-se manter o original

abraço e obrigado

CGAUER
27/04/2012, 10:10
Caros,

os 200 e 300 tdi não tem válvula de água para o aquecimento da cabine. O radiador fica sempre aquecido. O controle é feito por uma portinhola dentro da caixa de ventilação. É importante verifica se seu eixo está firmemente preso ao braço, que por sua vez é acionado pelo cabo que vem do painel.

Sim, o ar quente do Defender é excelente. QUENTE MESMO.

Abs

Clemente

vwinit
27/04/2012, 11:02
Caros,

os 200 e 300 tdi não tem válvula de água para o aquecimento da cabine. O radiador fica sempre aquecido. O controle é feito por uma portinhola dentro da caixa de ventilação. É importante verifica se seu eixo está firmemente preso ao braço, que por sua vez é acionado pelo cabo que vem do painel.

Sim, o ar quente do Defender é excelente. QUENTE MESMO.

Abs

Clemente

Esse é um assunto que vou ter com meu 90tinha...
Ali perto do painel tem umas alavancas e eu as deixo paradas. Uma até tem ação. A outra parece presa. Abrindo dá para ver os cabos de aço. Acho que o jeito vai ser lubrificar tudo.

Pergunta:

Dá para fazer de boa ou é bom levar em alguém experiente?

Valeu!

mouramares
27/04/2012, 16:43
Hailton se a alavanca estiver presa, por dentro ela é fixada em uma peça com alguns dentes rsss, quando fica muito tempo sem uso costuma travar no entalhe, é so desmontar liberar a alavanca limpar o entalhe e dar uma lubrificada e mesmom qdo nao tiver em uso é bom movimentar esta alavancas para que nao fiquem presas.
abçs

joao

CGAUER
27/04/2012, 17:38
Exato!!

E acrescento, os cabos costumam enferrujar dentro dos conduítes.. Para resolver; só WD40 até pingar na outra extremidade. Movimentar bastante e usar a partir de então com regularidade.

Abs

Clemente

Hailton se a alavanca estiver presa, por dentro ela é fixada em uma peça com alguns dentes rsss, quando fica muito tempo sem uso costuma travar no entalhe, é so desmontar liberar a alavanca limpar o entalhe e dar uma lubrificada e mesmom qdo nao tiver em uso é bom movimentar esta alavancas para que nao fiquem presas.
abçs

joao

Hugo4x4
27/04/2012, 19:26
Pedro

Como a circulação de água é permanente no radiador da calefação, temos ar quente entrando na cabine o tempo todo. Isto motiva alguns eliminar a mangueira n°7, ligando a n°16 direto no tubo n°14. Se na tua Land está acontecendo isto refaz o circuito original mostrado no esquema.

http://img29.imageshack.us/img29/1918/sistemarefrigeracion.jpg

petcho
29/04/2012, 00:04
hugo, a minha ta com o circuito original!!!! mas nao ta aquecendo.

vou verificar a portinhola q o clemente comentou, pois se ele esquenta mesmo como foi dito é claro q a minha ta com algum defeito, vou aproveitar q to com o painel desmontado pra verificar tudo!!!

abraço e obrigado

fpc3
29/04/2013, 00:49
O assoalho da minha 90/2001 ja esquenta por sí só, nao dava nem pra andar de bermuda que cozinha os mocotó.Ae comprei uma manta com cola e aluminizada e rechiei o assoalho todo.O sistema de aquecimento isolei porque ele nao me obedecia.

Will.pc
22/11/2013, 18:43
Amigos, vocês estão falando de uma "caixa" preta que fica do lado do passageiro dentro do compartimento do motor? Se for isso eu preciso da ajuda de vocês porque a minha tem dois canos sobre ela, e esses canos não estão ligados a lugar nenhum. Alguém poderia me explicar como refazer esse sistema, já que ele parece que foi isolado pelo antigo dono?
Mais tarde vou postar uma foto para facilitar o entendimento da pergunta.
Abraço a todos.
will

Luciano Valois
22/11/2013, 18:56
Amigos, vocês estão falando de uma "caixa" preta que fica do lado do passageiro dentro do compartimento do motor? Se for isso eu preciso da ajuda de vocês porque a minha tem dois canos sobre ela, e esses canos não estão ligados a lugar nenhum. Alguém poderia me explicar como refazer esse sistema, já que ele parece que foi isolado pelo antigo dono?
Mais tarde vou postar uma foto para facilitar o entendimento da pergunta.
Abraço a todos.
will

essa caixa preta é o radiador de ar quente. ele está isolado porque já deve ter dado vazamento de água por lá. não aconselharia voltar a ligação, o radiador pode estar com vazamento ai pode esquentar o motor. você precisa realmente de ar quente na viatura??? se não precisar deixa assim mesmo, não interfere em nada.

luiz ccosta
23/11/2013, 00:53
pessoal aproveitando o tópico tem como fechar o ar externo entrando no carro pois mesmo com a alavanca no zero o ar continua entrando com o carro em movimento, já vi no manual que é assim mesmo vocês confirmam isso ?????

fpc3
24/12/2013, 00:42
a manta é essa aqui, se nao me engano na casa de material de construção,ela é usada pra colar telhas quebradas e vazando.

alberto megda
24/12/2013, 00:49
Na minha não entra ar com a alavanca no 0. A minha é 2002

pessoal aproveitando o tópico tem como fechar o ar externo entrando no carro pois mesmo com a alavanca no zero o ar continua entrando com o carro em movimento, já vi no manual que é assim mesmo vocês confirmam isso ?????

Cezar Moraes
24/12/2013, 01:19
Aqui esta a peça para substituir e solucionas o problema ok

Matrix-H1Ter-H - Land Rover Part JEF100220 (http://www.lrdirect.com/JEF100220-Matrix-H1Ter-H/?sfi=jEF100220)

WOLNEYCBA
26/12/2013, 14:53
Alguem tem sugestões para desmontar a caixa de ventilação e fazer a manutenção do radiador de ar quente.......o meu começou a vazar.......isolei o sistema mas pretendo pô-lo funcionando novamente........grato