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Ver Versão Completa : Óleo para o diferencial, 90 ou 140 ?



Elias Serafim
26/04/2012, 00:16
Boa noite, gente,
ontem fui comprar óleo para diferencial na "JAP" (Jeep Auto Peças) aqui no Rio - RJ, ao perceber que havia comprado o óleo 90 EP (como indica o manual), outro vendedor (um senhor que também é consultor), me orientou que para o diferencial o óleo mais indicado seria o 140, pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso.
Pesquisei aqui mesmo no fórum e cheguei a vários resultados, indicando o uso tanto do 90 quanto do 140.
Gostaria de conhecer mais opiniões e sugestões sobre o assunto (90 ou 140 ?), ou algo que transcenda o tema (outras indicações).
Aguardo intervenções...
Grande abraço!

jkdaniels
26/04/2012, 08:28
Recentemente eu coloquei o 90 nos meus diferenciais e junto coloquei militec. A exemplo do que já havia acontecido com o motor, o barulho nos mesmos diminuiu sensivelmente.

Bercan
26/04/2012, 08:36
Boa noite, gente,
ontem fui comprar óleo para diferencial na "JAP" (Jeep Auto Peças) aqui no Rio - RJ, ao perceber que havia comprado o óleo 90 EP (como indica o manual), outro vendedor (um senhor que também é consultor), me orientou que para o diferencial o óleo mais indicado seria o 140, pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso.
Pesquisei aqui mesmo no fórum e cheguei a vários resultados, indicando o uso tanto do 90 quanto do 140.
Gostaria de conhecer mais opiniões e sugestões sobre o assunto (90 ou 140 ?), ou algo que transcenda o tema (outras indicações).
Aguardo intervenções...
Grande abraço!



Parceiro, eu venho utilizando o 140 a 10 anos... nunca tive problemas, utilizo justamente pelos mesmos motivos que o senhor da "JAP" indicou "pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso"...

costumo efetuar todas as trocas a cada 5000 ou 6 meses... utilizo 140 na caixa, reduzida, diferenciais e no setor de direção...

Fiz minha caixa e meus diferenciais tem 8 anos, recentemente desmontei os diferenciais e a caixa para uma revisão.... tava tudo 100%.


No meu caso a indicação foi do meu mecânico..... um senhos de 70 anos que foi mecânico da FORD!!!

Mas já já aparece o pessoal que e contra e vão lhe dizer o pq de não utilizar....!!!!!!

Cada um tem suas experiencias.... eu utilizava o 90, coloquei o 140 para um teste e não volto pro 90 não!!!!! creio que se vc mora em locais quentes e utiliza a viatura pro batente..... vc deve sim utilizar o 140!!!


se não viu, da uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/36396-oleo-para-caixa-cj5-sae-90-x-140-a-3.html

abraço!

Marco-Maga
26/04/2012, 08:47
Parceiro, eu venho utilizando o 140 a 10 anos... nunca tive problemas, utilizo justamente pelos mesmos motivos que o senhor da "JAP" indicou "pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso"...

costumo efetuar todas as trocas a cada 5000 ou 6 meses... utilizo 140 na caixa, reduzida, diferenciais e no setor de direção...

Fiz minha caixa e meus diferenciais tem 8 anos, recentemente desmontei os diferenciais e a caixa para uma revisão.... tava tudo 100%.


No meu caso a indicação foi do meu mecânico..... um senhos de 70 anos que foi mecânico da FORD!!!

Mas já já aparece o pessoal que e contra e vão lhe dizer o pq de não utilizar....!!!!!!

Cada um tem suas experiencias.... eu utilizava o 90, coloquei o 140 para um teste e não volto pro 90 não!!!!! creio que se vc mora em locais quentes e utiliza a viatura pro batente..... vc deve sim utilizar o 140!!!


se não viu, da uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/36396-oleo-para-caixa-cj5-sae-90-x-140-a-3.html

abraço!


Berçam,

Se vc usa no cambio o 90 e reduzida 140..

Essa pergunta gera controversias..

Uns falam que no cambio tem que usar 140W mas as especificações mandam usar o 90W

Ou 90W cambio e 140W reduzida.. Mas vai dar na mesmo pq os oleos vão se juntar...

Então vc pode usar o 90W tanto no cambio quanto na T- case

Bercan
26/04/2012, 09:10
costumo efetuar todas as trocas a cada 5000 ou 6 meses... utilizo 140 na caixa, reduzida, diferenciais e no setor de direção...




Berçam,

Se vc usa no cambio o 90 e reduzida 140..

Essa pergunta gera controversias..

Uns falam que no cambio tem que usar 140W mas as especificações mandam usar o 90W

Ou 90W cambio e 140W reduzida.. Mas vai dar na mesmo pq os oleos vão se juntar...

Então vc pode usar o 90W tanto no cambio quanto na T- case


Marco, creio ter sido meio confuso com minha explicação, eu utilizo 140 tanto no cambio quanto na T-case... justamente pq eles se juntam msm!!!

abraço!

Marco-Maga
26/04/2012, 09:15
Marco, creio ter sido meio confuso com minha explicação, eu utilizo 140 tanto no cambio quanto na T-case... justamente pq eles se juntam msm!!!

abraço!

Berçam,

Mas é isso mesmo, se vc mora em lugar quente, faz uso diario da viatura a tendencia do oleo é afinar, então com o 140, fica bom...

Rafael A.M.
26/04/2012, 10:59
bom pelas informações que eu tive quando fui trocar o óleo do meu cambio e diferencial tive as informações que cada montadora tem um óleo especifico, no meu caso tenho o cambio da d10 240v é utilizado o óleo 90 gl4 já no diferencial da willys é usado o 90 gl5 que tem mais aditivo pra não afinar, já o 140 é usado no cambio da scania, 90 ou 140 indica a temperatura de trabalho 90° ou 140° segundo as informações que recebi. pela lógica o 140 seria o melhor que não afina facil, mas sempre é bom pesquisar um pouco mais, eu só ponho óleo recomendado pelo fabricante pra não correr risco de desagaste.

Elias Serafim
26/04/2012, 22:13
Parceiro, eu venho utilizando o 140 a 10 anos... nunca tive problemas, utilizo justamente pelos mesmos motivos que o senhor da "JAP" indicou "pois devido a viscosidade as engrenagens estariam melhor lubrificadas, reduzindo o impacto de metal com metal, além de ficar mais silencioso"...

costumo efetuar todas as trocas a cada 5000 ou 6 meses... utilizo 140 na caixa, reduzida, diferenciais e no setor de direção...

Fiz minha caixa e meus diferenciais tem 8 anos, recentemente desmontei os diferenciais e a caixa para uma revisão.... tava tudo 100%.


No meu caso a indicação foi do meu mecânico..... um senhos de 70 anos que foi mecânico da FORD!!!

Mas já já aparece o pessoal que e contra e vão lhe dizer o pq de não utilizar....!!!!!!

Cada um tem suas experiencias.... eu utilizava o 90, coloquei o 140 para um teste e não volto pro 90 não!!!!! creio que se vc mora em locais quentes e utiliza a viatura pro batente..... vc deve sim utilizar o 140!!!


se não viu, da uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/36396-oleo-para-caixa-cj5-sae-90-x-140-a-3.html

abraço!

Obrigado, Berçan,
da mesma forma que você, também vou fazer um teste/experiência com o 140, utilizarei o óleo "Multigear EP SAE 140" da Texaco, juntamente com MILITEC (condicionador de metais). No momento não estou usando muito a viatura, pois ainda não terminei todas restaurações e modernizações, mas vou usar a Rural no dia a dia e para viajar.
Grande abraço!
Elias Serafim.

Elias Serafim
26/04/2012, 22:17
Recentemente eu coloquei o 90 nos meus diferenciais e junto coloquei militec. A exemplo do que já havia acontecido com o motor, o barulho nos mesmos diminuiu sensivelmente.

Olá, Daniel, tenho MILITEC aqui em casa, vou colocar junto com o óleo, mas vou fazer uma experiência com o 140, se o resultado do teste não for satisfatório, volto para o 90.
Grande abraço!
Elias Serafim.

Elias Serafim
26/04/2012, 22:30
Marco, creio ter sido meio confuso com minha explicação, eu utilizo 140 tanto no cambio quanto na T-case... justamente pq eles se juntam msm!!!

abraço!

Berçan, quando comprei minha Rural, ela veio com câmbio e T-case Willys, recentemente mudei o câmbio para o 5 marchas do chevette, colocando o flange e conservando a T-case. No caso mesmo sendo a caixa de mudança (chevette 5m) e a caixa de reduzida (Willys) e utilizando óleos diferentes eles se misturam?
Pergunto pois a caixa do Chevette é mais moderna em relação à Willys, e neste caso uso óleo GL-5 no câmbio e GL-4 na reduzida.
Grande abraço!
Elias Serafim.

Elias Serafim
26/04/2012, 22:37
Berçam,

Mas é isso mesmo, se vc mora em lugar quente, faz uso diario da viatura a tendencia do oleo é afinar, então com o 140, fica bom...

Tudo blz, Marco,
aí neste caso utilizando o 140 e ainda juntando o MILITEC deve dar uma resposta favorável de trabalho muito boa...
Grande abraço!
Elias Serafim.

Elias Serafim
26/04/2012, 23:05
bom pelas informações que eu tive quando fui trocar o óleo do meu cambio e diferencial tive as informações que cada montadora tem um óleo especifico, no meu caso tenho o cambio da d10 240v é utilizado o óleo 90 gl4 já no diferencial da willys é usado o 90 gl5 que tem mais aditivo pra não afinar, já o 140 é usado no cambio da scania, 90 ou 140 indica a temperatura de trabalho 90° ou 140° segundo as informações que recebi. pela lógica o 140 seria o melhor que não afina facil, mas sempre é bom pesquisar um pouco mais, eu só ponho óleo recomendado pelo fabricante pra não correr risco de desagaste.

Salve, Rafael,
estive consultando o Depto. Técnico da Texaco e vou socializar a resposta aqui no fórum:
Prezado Elias,
Agradecemos sua consulta e interesse em nossos produtos.
Nossa recomendação para o diferencial de sua Rural, é o MULTIGEAR EP SAE 90 pois atende a especificação da Ford M-2C 105-A que se aplica para o teu veículo.
Qualquer modificação na aplicação de lubrificante deste ou de outro compartimento, deverá ser direcionada à própria FORD.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional necessário,
Um forte abraço,
Giuseppe Sarpa
Field Specialist

Global Lubricants
Chevron Brasil Lubrificantes Ltda.
Rua Des. Jorge Fontana, 428 sl. 909
30320-670 Belvedere - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel/Fax: 55 31 3286 5404
Mobile: 55 31 9105 0097
giuseppe.sarpa@chevron.com

Apesar das indicações acima, vou fazer uma experiência com o 140. Acredito que quando a Rural sai de fábrica realmente o óleo é o 90, mas a partir dos anos que se passam e dos quilómetros que se rodam, é necessário um ajuste no óleo, e este ajuste é para o 140.
Grande abraço!
Elias Serafim.

Bercan
27/04/2012, 08:15
Berçan, quando comprei minha Rural, ela veio com câmbio e T-case Willys, recentemente mudei o câmbio para o 5 marchas do chevette, colocando o flange e conservando a T-case. No caso mesmo sendo a caixa de mudança (chevette 5m) e a caixa de reduzida (Willys) e utilizando óleos diferentes eles se misturam?
Pergunto pois a caixa do Chevette é mais moderna em relação à Willys, e neste caso uso óleo GL-5 no câmbio e GL-4 na reduzida.
Grande abraço!
Elias Serafim.

Parceiro, neste caso não, o óleo mistura quando tanto o cambio quanto a t-case são originais pois existe um canal de comunicação...... no caso da caixa de chevette não te aconselho colocar o 140 não!!! continue utilizando óleos diferentes...

abraço!

Bercan
27/04/2012, 08:19
Obrigado, Berçan,
da mesma forma que você, também vou fazer um teste/experiência com o 140, utilizarei o óleo "Multigear EP SAE 140" da Texaco, juntamente com MILITEC (condicionador de metais). No momento não estou usando muito a viatura, pois ainda não terminei todas restaurações e modernizações, mas vou usar a Rural no dia a dia e para viajar.
Grande abraço!
Elias Serafim.


O principal fator que me fez manter o 140 foi o silencio do funcionamento das caixas e dos diferenciais...... Mas faz sim um teste, aqui onde moro é muito quente, por isso não tenho problemas em utilizar o 140, mesmo não exigindo da viatura no limite... pq o calor em excesso aumenta muito a viscosidade do óleo.....

abraço!

Rafael A.M.
27/04/2012, 09:37
Salve, Rafael,
estive consultando o Depto. Técnico da Texaco e vou socializar a resposta aqui no fórum:
Prezado Elias,
Agradecemos sua consulta e interesse em nossos produtos.
Nossa recomendação para o diferencial de sua Rural, é o MULTIGEAR EP SAE 90 pois atende a especificação da Ford M-2C 105-A que se aplica para o teu veículo.
Qualquer modificação na aplicação de lubrificante deste ou de outro compartimento, deverá ser direcionada à própria FORD.
Estamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional necessário,
Um forte abraço,
Giuseppe Sarpa
Field Specialist

Global Lubricants
Chevron Brasil Lubrificantes Ltda.
Rua Des. Jorge Fontana, 428 sl. 909
30320-670 Belvedere - Belo Horizonte - MG - Brasil
Tel/Fax: 55 31 3286 5404
Mobile: 55 31 9105 0097
giuseppe.sarpa@chevron.com

Apesar das indicações acima, vou fazer uma experiência com o 140. Acredito que quando a Rural sai de fábrica realmente o óleo é o 90, mas a partir dos anos que se passam e dos quilómetros que se rodam, é necessário um ajuste no óleo, e este ajuste é para o 140.
Grande abraço!
Elias Serafim.

Olá Elias, bom não custa fazer o teste, ai tem que ver se o óleo não afinou muito ou engrossou mais, abraço

Elias Serafim
27/04/2012, 14:21
Olá Elias, bom não custa fazer o teste, ai tem que ver se o óleo não afinou muito ou engrossou mais, abraço

É isso, após a troca vou ficar observando e depois de algum tempo vou verificar a viscosidade do óleo.
Grande abraço!

Elias Serafim
27/04/2012, 14:24
O principal fator que me fez manter o 140 foi o silencio do funcionamento das caixas e dos diferenciais...... Mas faz sim um teste, aqui onde moro é muito quente, por isso não tenho problemas em utilizar o 140, mesmo não exigindo da viatura no limite... pq o calor em excesso aumenta muito a viscosidade do óleo.....

abraço!

Valeu, Berçan, aqui no Rio também é quente, assim que fizer a troca vou ficar observando o comportamento da viatura.
Abração!

Elias Serafim
27/04/2012, 14:27
Parceiro, neste caso não, o óleo mistura quando tanto o cambio quanto a t-case são originais pois existe um canal de comunicação...... no caso da caixa de chevette não te aconselho colocar o 140 não!!! continue utilizando óleos diferentes...

abraço!

Obrigado, Berçan, vou seguir como já venho fazendo neste caso.
Abraço!