Conectar

Ver Versão Completa : FUMAÇA DAS DEFENDER 300 TDi

FDF4x4
25/04/2012, 21:21
A SAÍDA DE FUMAÇA É COMUM NAS DEFENDER 3OO TDi, MAS COMO ESTOU HÁ POUCOS MESES COM A MINHA (110 2004 159.000 KM) ACHEI QUE A FUMAÇA ESTAVA EM EXCESSO E PROCUREI RAZÕES PARA ISSO:
1 - REGULAGEM E LIMPEZA DE BICOS - FEITA E NADA MUDOU
2 - CHECAGEM DA BOMBA INJETORA - OK
3 - COMBUSTÍVEL ? - SEMPRE ABASTEÇO NO POSTO MAIS CONFIÁVEL E SEM HISTÓRICO DE PROBLEMAS. ABASTECI COM DIESEL S50 E INICIALMENTE DIMINUIU A FUMAÇA MAS DEPOIS VOLTOU E REVISEI OS BICOS COM TECNICOS DA BOSH E NADA
A VTR APRESENTA BOM RENDIMENTO E CONSUMO, SERÁ QUE ESTOU ACHANDO FUMAÇA DEMAIS E ISSO É NORMAL PARA ESSE MOTOR?
GOSTARIAM QUE OS MAIS EXPERIENTES RELATASSEM QUAL É O NORMAL DESSA FUMAÇA, EM QUE SITUAÇÕES EXISTE MAIS FUMAÇA (preta). JA LI MUITO NO FORUM SOBRE ISSO MAS AINDA TENHO DÚVIDAS

CONFESSO QUE ESTOU UM POUCO PREOCUPADO......

alberto megda
25/04/2012, 21:26
Relaxa, é normal, land que nao fumaça preto nao é land! Só nao pode fumaçar branco

petcho
26/04/2012, 00:35
nao acho q seja normal, pelo menos na minha nao é, a minha so fumaça antes da turbina encher quando se pisa forte, ao sair de um quebra mola por exemplo, no resto quase nao fumaça, tava ate comparando com a frontier do meu pai com motor MWM mecanico e achei q a land fumaça menos.

a minha eu uma 300tdi ano 2000

Dinho_BH
26/04/2012, 00:40
Amigo,

"Estilo" de condução também ajuda na fumaça... tente manter a rotação um pouco mais alta para o turbo atuar.

Note que quando anda, por exemplo, em 3ª marcha em uma subida (leve) com o motor "frouxo" produz mais fumaça que subir de 2ª marcha a custa de uma rotação mais alta porém com o auxílio do turbo.

Abraços.

alberto megda
26/04/2012, 20:55
Só andar no giro certo

FDF4x4
26/04/2012, 21:12
boa noite, uma nova informação , hoje um técnico mexeu nos bicos e disse que uma arruela estava errada, nos motores euro II ela deve ter 2 mm e colocaram 1,5 mm, disseram que por isso há aumento do consumo e da fumaça........... estou mesmo acostumando com a fumaceira..... mas as vezes parece demais........

rafaelfernandez
26/04/2012, 22:27
Amigos,

Um 300tdi com o ponto, bomba e bicos bem regulados; combustível de boa qualidade, filtros limpos, válvulas calibradas corretamente, sem restrições/estrangulamentos na admissão e andando na faixa de toque deve emitir ZERO de fumaça no visual. Se forçado acima dos 3500rpm pode aparecer alguma fumaça, mas mesmo assim em pouca quantidade.

Caso o carro esteja fumaçando muito, pode indicar uma falha em algum dos pontos observados acima.

[]´s
Rafael

FDF4x4
26/04/2012, 22:36
andei estudando sobre a regulagem e vi que os bicos não tem uma regulagem, posso estar falando besteira mas......vi q as valvulas podem ser reguladas, mas os bicos não......

rafaelfernandez
27/04/2012, 02:30
Bicos já saem regulados da fábrica. Caso apresentem anomalia de funcionamento devem ser substituídos por novos .

[]'s
Rafael

DiêgoÁxel
27/04/2012, 09:46
Bicos já saem regulados da fábrica. Caso apresentem anomalia de funcionamento devem ser substituídos por novos .

[]'s
Rafael
Caso os bicos estejam desrregulados não seria uma boa ideia mandar recalibrá-los em uma loja especializada?

vwinit
27/04/2012, 11:09
:pensativo:
Fumaça apenas preto? Tem certeza?
Quantos Km/l está fazendo?

Baixa óleo? Quantos ml para quantos 1000Km? ...

Você nota mais fumaça em qual situação?

*Vai que está normal e vc está encucado??

mauro balmiza
30/05/2012, 09:41
"nao acho q seja normal, pelo menos na minha nao é, a minha so fumaça antes da turbina encher quando se pisa forte, ao sair de um quebra mola por exemplo, no resto quase nao fumaça, tava ate comparando com a frontier do meu pai com motor MWM mecanico e achei q a land fumaça menos.

a minha eu uma 300tdi ano 2000 " (Petcho)

OS SINTOMAS de minha Land 110 HCPU são identicos os da Land do PETCHO , nas retomadas de velocidade os TUFOS de fumaça preta são assustadores, mas seu eu sair bem devagar (sem arrancar) praticamente não sai fumaça preta da minha defender 110 HCPU

mauro balmiza
30/05/2012, 09:42
SERA QUE ESSE EXCESSO DE FUMAÇA PRETA NÃO PODE DAR MULTA ?(POR exemplo quem mora em sp capital sabe da indústria da multa que tem aqui)

Lucas Freitas
03/01/2017, 15:19
Boa tarde, comprei há 2 semanas uma Defender 90 ano 2000, e como sou iniciante nos carros a diesel, fiquei assustado com a fumaça preta que ocasionalmente sai do escapamento, basicamente o mesmo que acontece com a viatura do amigo "mauro balmiza", nas retomadas de velocidade, quando piso forte no acelerador.
A duvida é, será que eu estou "dirigindo errado?" Ou pode realmente ser problema na bomba injetora? Levei em um bombista, que me assustou mais ainda, e disse que provavelmente é a bomba, e que eu poderia gastar até R$4.000,00 pra arrumar.
Isso é comum? Assim que peguei o carro, mandei trocar óleo e filtro de óleo, e vim de BH para São Paulo com a 90tinha sem apresentar nenhum problema ou falha
Se alguém puder ajudar, desde já agradeço a ajuda dos mais experientes

Lothar
04/01/2017, 11:53
Amigo, no meu caso, era condução errada. Experimente, se já não fizer assim, em trocar as marchas quando a rotação do motor estiver entre 2500 a 3000 rpm. Se o carro não tiver o conta giros, vá no ouvido, dando uma esticada na marcha. Outra coisa, não se incomode de andar em 1a. ou 2a. marcha, quando o lugar exija. Ficamos acostumados em trocar logo as marchas e isto faz com que joguemos uma inadequada para a velocidade.

Marcelo Oyarzábal
04/01/2017, 13:35
Olá amigos. A questão da fumaça é como o Lothar escreveu, se a gente forçar a marcha em baixa rotação vai fumacear preto mesmo, isso por que a turbina não vai mandar pressão suficiente para a queima no cilindro, mas vai estar mandando um pouco pra lda da bomba injetora que vai estar empurrando diesel pra dentro do motor, o ideal é andar em meia aceleração ou pouco menos, assim vai fumacear bem pouco e não vai ter risco de "lavar" a camisa do pistão. Mas nas retomadas não tem jeito, vai fumacear mesmo. Lucas, não esqueça de abrir e limpar o decantador atrás da roda traseira direita, assim você vai poupar a bomba injetora, e use somente diesel comum.

Um abraço

Lucas Freitas
05/01/2017, 21:51
Muito obrigado aos amigos! Segui os conselhos, e realmente fumaceou quase nada! Fiquei bem mais tranquilo agora..,

Antonio C Ribeiro
06/01/2017, 11:02
Olá Pessoal

Na minha Defender 110 (vendida) eu estranhei no começo a fumaça. Mas depois ficou até divertido ...

É como o Marcelo falou, se você arrancar numa subida com pouco acelerador, a turbina não entra e aí a fumaça. O mesmo acontece nas retomadas em baixa rotação.

Como o escapamento fica no lado do motorista, você pode apreciar a fumaça pelo espelho e ver em que momento acontece.

Outra coisa, com o motor frio também pode acontecer uma pequena fumaça azulada, mas é bem pouco e também é característica do carro.

Abraços

Antônio Ribeiro

Marcelo Oyarzábal
06/01/2017, 11:31
Olá Pessoal

Na minha Defender 110 (vendida) eu estranhei no começo a fumaça. Mas depois ficou até divertido ...

É como o Marcelo falou, se você arrancar numa subida com pouco acelerador, a turbina não entra e aí a fumaça. O mesmo acontece nas retomadas em baixa rotação.

Como o escapamento fica no lado do motorista, você pode apreciar a fumaça pelo espelho e ver em que momento acontece.

Outra coisa, com o motor frio também pode acontecer uma pequena fumaça azulada, mas é bem pouco e também é característica do carro.

Abraços

Antônio Ribeiro

Sr. Antônio, vi sua assinatura agora. Achei que ia de Range Rover, mas que bom que ficou com a Disco, o conforto deve ser um espetáculo não é? Um abraço e felicidades.

Antonio C Ribeiro
06/01/2017, 12:58
Olá Marcelo

Sim, fiquei com a Disco 3. Apesar de ter procurado Range e Freelander, a melhor oportunidade de negócio surgiu com a Disco.

É realmente impressionante o conforto, os equipamentos de série e as soluções de engenharia que a LR deu ao carro. Eu sei que devo ser cuidadoso com o uso e manutenção, mas me dispus a bancar esta mordomia.

O carro que peguei está em excelente estado, com quilometragem baixa e manutenção em dia. O difícil é aprender todos os recursos que o carro tem.

Abraços e obrigado.

Antônio Ribeiro