PDA

Ver Versão Completa : Projeto gaiola CDR (ex Linux)



Flávio Cadore
23/07/2005, 15:11
Blz?

Para atender a alguns pedidos vou "meter" no site o projeto de uma gaiola para chassis de Fusca, sem cortes.
De início vou mostrar o assoalho que é feito em chapa 2.60 mm de espessura e que é dobrada conforme o perfil mostrado no desenho.
Com os desenhos dos assoalhos devem ser feitas duas peças de cada com isso tem-se os lados direito e esquerdo do chassis. Formando no total quatro peças que depois serão soldadas no túnel do chassis do Fusca...
Flávio...

Flávio Cadore
23/07/2005, 15:24
Este é um outro designe da gaiola que pode ser feito.

Flávio Cadore
24/07/2005, 19:51
Vou colocar uma seqüência de desenhos que representam as dobras dos tubos.
Só para esclarecer, coluna A é a do parabrisa, coluna B é aquela atrás do motorista e se existir coluna C é a da traseira.
Os tubos são de espessura 2.60 e diâmetro de 32 mm. As medidas nos desenhos estão em cm.

Flávio Cadore
24/07/2005, 19:59
Os desenhos estão em ordem numérica.

Flávio Cadore
24/07/2005, 20:04
Agora vai a traseira.

Flávio Cadore
24/07/2005, 20:10
Tubos de cima da traseira.

Flávio Cadore
24/07/2005, 20:15
Teto...

Flávio Cadore
24/07/2005, 20:23
Vcs viram como é fácil fazer...quatro barras de 6 m e umas chapinhas e só...
Tem que colocar alguns reforços em locais estratégicos mas é barbadinha...os mais importantes são aqueles que vão na coluna B, dá para ver na foto, que em caso de capotamento fazem a diferença.

Paulo_Marcelo
24/07/2005, 20:54
Exelente iniciativa Flávio....


Mar num era essa gaiola ai q vc ia montar motor central, suspensao de corcel na frente... ??

Flávio Cadore
24/07/2005, 21:15
Aquela é outra e está parada no momento...só no chassis...é que eu mudei de cidade e agora tenho dinheiro para fazer e não tenho onde fazer..."tô quase loco"....
Flávio...

estatua_da_liberdade
24/08/2005, 23:32
oi Flavio
acabei de comprar um fusca pra fazer uma gaiola e estou precisando muito de material informativo pra realizar o projeto. vc teria mais alguma informação?
estou na cidade Paulo Afonso - BA e não consegui quase nada por aki :(

estou tentando entender o seu desenho. dá pra fazer e gaiola por ele?

abraço

Jr.

Flávio Cadore
24/08/2005, 23:47
"Tô ligado mano!!!"
Dá para fazer a gaiola sim, aquela da foto foi feita por estes desenhos. Se tiver dúvidas me diga que eu te ajudo...
Flávio...

estatua_da_liberdade
25/08/2005, 13:17
vc coloca duas medidas no desenho. uma é a da distancia final do tubo dobrado (se eu estiver certo).
a outra é do centro da curva?
como eu saberei o comprimento total do tubo?
na maquina de virar tubo tem alguma referencia pra eu colocar essa segunda medida?

estatua_da_liberdade
25/08/2005, 19:03
antes de mais nada gostaria de agradecer a paciencia pois como sou novo no ramo e pretendo fazer a gaiola sozinho devo perturbar muito voces ainda. :shock: :?

Flávio Cadore
25/08/2005, 21:58
E aí jovem, blz?

o esquema é o seguinte: tomando como ex o desenho Coluna A 1= é o comprimento do tubo. No outro desenho Coluna A 2= a medida de 177 cm é até o centro da polia da máquina de dobra e a outa medida é para vc verificar se a dobra está pronta, quando chegar na medida especificada a dobra está feita, nem precisar de um angulimetro para verificar o angulo da dobra....depois vira a peça e faz o outro lado....
Se vc nunca dobrou é bom fazer um teste antes mas não se preocupe é fácil, fácil...
Quero ver esta gaiola andando !!!!!! todos querem !!!!
Flávio...

estatua_da_liberdade
26/08/2005, 14:42
vi em uma gaiola uma vez, que as barras de direção ficam "batendo" no tubo que vai pro eixo dianteiro (o que passa mais ou menos na altura da cintura do piloto) e limitando o curso da suspensão dianteira. nesse projeto isso chega perto de acontecer?

Flávio Cadore
26/08/2005, 20:04
Não bate não, dê uma olhada na foto e vc verá que tem bastante espaço lá...

derrick
19/09/2005, 13:57
Vcs viram como é fácil fazer...quatro barras de 6 m e umas chapinhas e só...
Tem que colocar alguns reforços em locais estratégicos mas é barbadinha...os mais importantes são aqueles que vão na coluna B, dá para ver na foto, que em caso de capotamento fazem a diferença.

Flavio, qual a medida e especificação dos tubos??

Flávio Cadore
19/09/2005, 21:27
Os tubos são de 1"1/4 ( 31,75 mm) com parede de 2,60 mm.São bem resistentes....
Flávio...

Paulo_Marcelo
21/09/2005, 01:03
SAE 1020?

Flávio Cadore
21/09/2005, 22:29
E aí Paulo....

É 1020, estas medidas estão bem próximas da norma para gaiolas, o diâmetro é um pouco maior e a espessura do tubo é a mesma.
Para vcs terem uma idéia da resistência do tubo, eu precisei de quatro pessoas pra dobrá-los e com alavanca....
Um dia vc falou que dava para ver a torção do mini baja a olho nu, na minha a torção é ZERO.
Outra coisa, eu estou comprando uma placa microcontrola para usar na direção traseira da minha gaiola, não vai precisar usar toda aquela parafernálha mecânica....vou gastar uns 200 só na placa...ela está quase pronta...só vou demorar um pouco para instalá-la, só nas férias.
Outra novíssima, saiu a minha patente da válvula para suspensão de moto...eu te disse que não ia ter pra ninguém...
Outra, o meu projetor de vídeo não deu muito certo...."to com o diabo no corpo"...o negócio é botar tudo pra fora, não dá pra deixar nada pro diabo...hehehehhh...
Flávio...

Beteti
29/09/2005, 22:03
Sem querer criticar o seu projeto, mas gostaria de fazer uma observação... olhando a foto da gaiola a primeira coisa q reparei é q não há nenhum tubo ligando o "teto" com a lateral da gaiola mais ou menos onde vai o volante... o tubo do teto vai direto para a parte da frente... creio eu q sem esse tubo mais ou menos no meio da gaiola ligando o teto com a parte lateral, temos um sério problema de segurança se acontecer dela capotar pois pode acontecer do "teto" não suportar o impacto e adeus motorista... o teto vai afundar e o motorista vai junto...

Estou errado??

Abraços...

Fabiano

Paulo_Marcelo
30/09/2005, 17:40
E aí Paulo....

É 1020, estas medidas estão bem próximas da norma para gaiolas, o diâmetro é um pouco maior e a espessura do tubo é a mesma.
Para vcs terem uma idéia da resistência do tubo, eu precisei de quatro pessoas pra dobrá-los e com alavanca....
Um dia vc falou que dava para ver a torção do mini baja a olho nu, na minha a torção é ZERO.
Outra coisa, eu estou comprando uma placa microcontrola para usar na direção traseira da minha gaiola, não vai precisar usar toda aquela parafernálha mecânica....vou gastar uns 200 só na placa...ela está quase pronta...só vou demorar um pouco para instalá-la, só nas férias.
Outra novíssima, saiu a minha patente da válvula para suspensão de moto...eu te disse que não ia ter pra ninguém...
Outra, o meu projetor de vídeo não deu muito certo...."to com o diabo no corpo"...o negócio é botar tudo pra fora, não dá pra deixar nada pro diabo...hehehehhh...
Flávio...


Flávio, só tenho uma coisa a falar... PARABÉNS pelas suas invenções :palmas: e q continue assim...

Paulo_Marcelo
30/09/2005, 19:02
Ah, e agora q já é patentiado, vc pode mostrar como é o funcionamento dele?

Paulo Sebastião Ferreira
30/09/2005, 21:40
:palmas:
Profe! Tudo hexalegal? Queria parabenizá-lo pela conquista de Consultor Master aqui no 4x4 Brasil!
Continuo ligado na gaiola 4x4 mas ainda nem comecei... Muitas obrigações me tomam o tempo todo.
Por aqui ainda tem aqueles caras que vendem auto-peças e aproveitam o tempo disponível pra torrar a paciência dos outros? Hehehehe
Amanhã vou comprar um bloco de Golf Mexicano 2.0 pra começar a montar um AP diesel... Quer trocar figurinhas a respeito do motor diesel AP?

Abração grandão e muito sucesso!

Paulo Sebastião Ferreira

Flávio Cadore
30/09/2005, 22:00
Como dizia o Jack "Estrupadô": vamos por partes.
Vc tem razão Beteti, "pero no mucha", se vc traçar uma linha reta da coluna B até a frente verá que a diferença de altura não é tão grande, vale lembrar que ela foi feita para diversão e não competição que já é outra conversa, ela tbm não tem tanta proteção lateral....todas as críticas são válidas, o fórum serve para isso mesmo, fazendo isso chegaremos à gaiola ideal....fica a idéia de quem quizer alterar o designe e dar a sua sujestão, fazendo isso sairá a versão CDR .1.
Alterar não é fácil, as vezes vc vê uma boa idéia mas na hora de colocar no seu chassis não fecha...fiz muitas dessas.

Quanto a válvula, é o mesmo princípio de funcionamento dos embolos dos amortecedores de carro, quem já abriu conhece, o óleo passa por furos e uma lâmina de aço se deforma com a passagem do óleo, eu fiz um esquema com 28 mm de diâmetro para colocar nas motos, simples, barbadinha, até agora eu estou imprecionado que ninguém tenha feito isso antes. A diferença de funcionamento é tanta que as vezes eu não acredito, quando eu começar a vender vou dar garantia de satisfação ou devolvo o dinheiro, tamanha é confiança no "produti". Alguma dúvida disso???
Flávio...

Flávio Cadore
01/10/2005, 00:43
E aí patrão, andava sumido!!!!

Motor Diesel é fria, e quando faz frio fica ruím de pega...
Um parente meu adaptou uma bomba de kombi Diesel num motor AP e colocou numa Saveiro.
Fazia 22 km/l mas era barulhento, esquentava,ruím de pega e andava pouco (105 km/h).
O problema é a injeção indireta.
O negócio é ir para a Argentina e comprar um Gol a Diesel, novo é bem bom, ouvi dizer que dá para manter 130 km/h, é bem mais moderno que a versão Kombi.
O meu parente fez um suporte para a bomba e ele tinha um cabeçote de diesel (Kombi).
Não vou falar no preço da bomba$$$$$$$
Um abração grandão.
Flávio...

Paulo Sebastião Ferreira
03/10/2005, 17:12
:? Profe, seu parente dançou legal, né? Esse cara é meio doidão! Hehehe

:arrow: Flávio, pra começar tem que trocar o bloco e mais um monte!

:arrow: Vamos trocar figurinhas? Por aí tem como conseguir peças a bom preço e com nota fiscal?

:) Abraçaum grandaum!

Paulo Sebastião

Flávio Cadore
03/10/2005, 21:17
Dançou nada, tava feliz da vida fazendo 22 km/l...ele é mecânico Diesel então....
Eu não tenho idéia do que precisa trocar no motor do Golf mas tem que ver se dá para adaptar na tampa de cilindro do Golf e se nãp der vai ser um problemão...
O cara colocou no motor AP porque é o mesmo bloco do da Kombi....ele só teve trabalho de fazer o suporte da bomba...E digo mais, ele vende a tampa de cilindro da Kombi Diesel, a bomba e suporte por R$ 1.500,00 para quem quizer...
Flávio...

Paulo Sebastião Ferreira
04/10/2005, 16:42
:) Profe, estou sendo orientado pelo Rogério Bacellar, cujo telefone é o 11-69529078, e vamos preparar um 1.8 Tdi com aproximadamente 100 CV.

O Rogério já tem muita experiência e vai preparar-me quase todo o motor. Caso tenha algum interesse, aqui está, então, a minha informação sobre onde preparar um motor AP Diesel Tdi.
Esse é o motor que usarei em minha gaiola.

Abraçaum grandaum,

Paulo Sebastião

joviari
13/12/2005, 00:32
Flávio Cadore, estou começando a construir minha gaiola, já tenho o chassis e mecânica, usarei seu projeto como base, mas como farei rally terá uma série de alterações, partindo do seu projeto. Assim que terminar postarei o passo a passo aqui na lista. Mandei um e-mail pra você. Gostaria que você me ajudasse no início, é possível? Um abraço.

Flávio Cadore
13/12/2005, 21:51
Joviari, vou fazer melhor, vou te mandar o arquivo da gaiola em Autocad, é um desenho bem resumido mas é mais fácil de alterar.
Vc vai precisar de alguém que saiba usar o Autocad.
Flávio...

bob_f
13/12/2005, 22:43
Concegues fazer o esquema abaixo de carroseria ?

joviari
14/12/2005, 14:44
Flávio Cadore, se puder fazer isso fico muito grato! Meu e-mail é joviari@cultura.com.br

Flávio Cadore
14/12/2005, 21:58
O arquivo vai demorar um pouco porque todos os meus desenhos estão ligados e eu não estou conseguindo separa-los, quando eu conseguir eu mando...
Flávio...

joviari
16/12/2005, 14:38
Flávio Cadore, beleza, estou aguardando!
Abração.

Flávio Cadore
18/12/2005, 15:00
Aqui está o arquivo zipado do arquivo do autocad.
É um desenho resumido mas tem tudo para fazer a gaiola e tem mais dois experimentos em matéria de designe, as medidas do chassis são reais, sem cortes.
Flávio...

joviari
19/12/2005, 19:46
Flávio Cadore, valeu flávio.

joviari
20/12/2005, 15:30
Flávio Cadore, flávio, abri o arquivo, mas está faltando medidas de alguns tubos. Estou com tudo aqui pra começar a fazer... Me passe um número pra eu falar com você. Grato pela gentileza.

raphael_spetor
13/02/2006, 00:29
Flavio qnt mais ou menos sai um projeto disso?
Eu gostaria de saber tbm se vc usa o assoalho do proprio fusca... ou s vc so usa os eixos e depois cobre com chapa.
as chapas q vc usa e de aço?
se tiver condiçao posta mais fotos de cima de tras pois eu q farei a minhna...
e vc uso solda eletrica ou migg?
obrigado

Flávio Cadore
26/02/2006, 16:06
http://www.sportdevices.com/download/index.htm

Neste link tem um programa para visualizar arquivos .dwg do autocad, eu não testei, o nome dele é DWGVIEW e está bem embaixo da página.
Flávio...

Flávio Cadore
18/03/2006, 01:50
Galera

Aconteceu um erro na escala do desenho na hora da conversão por isso é necessário alterar a escala ( referência 28.78)
Flávio...

L.Santos
07/09/2006, 20:45
parabens assim vc ajuda a galera iniciante como eu..

pode ter certeza vou copiar este projeto

valeu

depois mando as fts

fui:concordo:

SERGIO-HJR
07/09/2006, 23:03
Como alguem disse aki eu tambem reparei que falta um tubo ligando a lateral a parte de cima, porque assim fica mais seguro.
Eu nao intendi o projeto inteiro, mas segue em anexo umas alteraçoes que eu faria seu eu estivesse montando uma gaiola dessas.

a) um tubo ligando a lateral ate a parte de cima
b) fechar a parte de tras para proteger o motor (Verde: tubos encaixados com parafusos, e nao soldados - Vermelho: fixo)
e so uma opiniao
[]'s

Flávio Cadore
09/09/2006, 14:51
Isto não é uma gaiola, é um ônibus porque eu já vi cinco pessoas dentro dela...
O chassis não é encurtado...
Flávio. o construtor.

AARAUJO
16/02/2008, 08:42
BOM DIA

Meus amigos estou iniciando como membro do forum e na construção de gaiolas. Sempre tive interesse em trilhas de motos e de jipes fiz algumas e gostei muito. Por acaso descubri o forum e fique muito empolgado com algumas fotos, alguns projetos e decidi construir minha gaiola.
Gostaria muito da ajuda de todos vocês que já tem muito mais experiência que eu.:concordo:

valeu.

AARAUJO
16/02/2008, 08:48
Joviari, vou fazer melhor, vou te mandar o arquivo da gaiola em Autocad, é um desenho bem resumido mas é mais fácil de alterar.
Vc vai precisar de alguém que saiba usar o Autocad.
Flávio...

Olá Flavio vc poderia me ajudar e enviar para mim este arquivo em Autocad.

Muito obrigado .:concordo:

Flávio Cadore
16/02/2008, 14:14
Fala AARAUJA, o arquivo está zipado na página 4 deste tópico, é só abrir e encontrará o arquivo DWG do Autocad...o nome do ZIP é fusca2_172.zip.

mapuche
17/02/2008, 14:53
Vcs viram como é fácil fazer...quatro barras de 6 m e umas chapinhas e só...
Tem que colocar alguns reforços em locais estratégicos mas é barbadinha...os mais importantes são aqueles que vão na coluna B, dá para ver na foto, que em caso de capotamento fazem a diferença.
ei flv.cdr..tento muito mandar uns desenhos e nao consigo...sempre dis q o tamanho do desenho e muito grande ....ja redusi mas ainda ta gg....sei la:parede:

Flávio Cadore
17/02/2008, 17:42
Tente zipa-los, procure o WINZIP.

viper
02/11/2009, 15:48
Olá Flávio Cadore
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=1158)
Só por curiosidade vc tem este projeto todo em 1 arquivos. E se possivel com foto de como icou a sua ???
gostaria de ver, é que estou querendo fazer 1 tb e estou procurando na net algum projeto que me agrade

Att Edson :concordo:

Flávio Cadore
04/11/2009, 19:04
Edson, tudo bem?
Eu não tenho mais os desenhos desta gaiola, eu fiz esta para um conhecido meu...não ví a gaiola depois de pronta...só tenho esta foto da lateral dela.