PDA

Ver Versão Completa : ALTO CONSUMO CHEROKEE SPORT



AMAURI IONES
23/07/2005, 12:52
CARO COLEGAS!
EM PRIMEIRO LUGAR ,OBRIGADO PELAS DICAS QUE ME DERAM REFERENTE AO BARULHO DAS PASTILHAS DOS FREIOS.
AGORA ESTOU PRECISANDO DE UMAS DICAS QUANTO AO CONSUMO EXAGERADO DO MEU CHEROKEE SPORT 98/98. ACONTECE QUE ELE ESTA FAZENDO 3.5 KMS P/LITRO NA CIDADE E 7.0 KMS P/LITRO NA ESTRADA, JÁ TROQUEI:FILTROS/VELAS/LIMPEZA DOS BICOS. JÁ TESTEI A GASOLINA ,TROCANDO OS POSTOS POR OUTROS POSTOS C/PROCEDENCIA DE QUALIDADE,PORÉM SEMPRE MANTEVE ESTA MEDIA DE CONSUMO. O CONSUMO MÉDIO REALMENTE É ESSE?
SE NÃO FOR,ALGUÉM ME DE UMAS DICAS P/MELHORAR ESSE CONSUMO. FICO GRATO. AMAURI. :(

Marcelo Carvalhal
23/07/2005, 19:07
Fala colega, vc disse 3.5 km/lt , na cidade e 7 km/lt na estrada? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Acho que a medição está confusa, este numero ta muito diferente, 07 km/lts é o normal em estrada e até em cidade, com tudo novo, :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Confirma se vc está andando em 4X2, com consumo de 3.5 parece que está em PARTTIME OU FULLTIME, esse carro não varia muito o consumo as diferenças de consumo estão em como vc dirige, :twisted: :twisted: EU ACHO QEU VC TA PISANDO NA CIDADE, principalmente nas arrancadas, fora isso verificar a presão da bomba é legal, vc consegue isso em boa oficina que tenha um medidor de presão manual, é só colocar no bico do lado direito da flauta de gasolina, quem conhece vai identificar facil o que vem do tamque, tem que marcar no mínimo 4.5 bar, o ideal é 5.5 BAR, no programa de manutenção abaixo disso só com troca,
Outra simples e muito importante é uma limpesa de bicos, boa oficina faz, e já existe produtos da WURTH, que faz isso sem sacar os bicos, se nada resolver outras providencias mais draticas serão preciso, por enquanto isso é barato :concordo: :concordo:

Wallace
24/07/2005, 19:26
Marcelo, tudo que já medi não faz a minima diferença andar em 4x2 ou 4x4 Full-time, mesmo porque tudo esta sempre girando.
Em 4x4 Part-time não deveria esta andando em piso com aderencia sob pena de quebrar algo, mas pode até ser uma explicação para a diferença de consumo.
3,5 km/l é alto, mas pode ser isso mesmo se pegar muito transito + ar ligado + forma de dirigir pouco economica.
A sua é automática?
O consumo pode ser também por fluido da transmissão errado ou com necessidade de troca.

AMAURI IONES
25/07/2005, 09:47
Fala colega, vc disse 3.5 km/lt , na cidade e 7 km/lt na estrada? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Acho que a medição está confusa, este numero ta muito diferente, 07 km/lts é o normal em estrada e até em cidade, com tudo novo, :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Confirma se vc está andando em 4X2, com consumo de 3.5 parece que está em PARTTIME OU FULLTIME, esse carro não varia muito o consumo as diferenças de consumo estão em como vc dirige, :twisted: :twisted: EU ACHO QEU VC TA PISANDO NA CIDADE, principalmente nas arrancadas, fora isso verificar a presão da bomba é legal, vc consegue isso em boa oficina que tenha um medidor de presão manual, é só colocar no bico do lado direito da flauta de gasolina, quem conhece vai identificar facil o que vem do tamque, tem que marcar no mínimo 4.5 bar, o ideal é 5.5 BAR, no programa de manutenção abaixo disso só com troca,
Outra simples e muito importante é uma limpesa de bicos, boa oficina faz, e já existe produtos da WURTH, que faz isso sem sacar os bicos, se nada resolver outras providencias mais draticas serão preciso, por enquanto isso é barato :concordo: :concordo:

AMAURI IONES
25/07/2005, 10:01
OBRIGADO COLEGAS ! ESSE CONSUMO ESTÁ ME DEIXANDO LOUCO!
O FATO É QUE COMPREI ESSE CARRO FAZEM DOIS MESES. FIZ TODA MANUTENÇÃO POSSÍVEL QUE PODERIA SER PREJUDICIAL TANTO NA SEGURANÇA/DIRIGIBILIDADE/CONFORTO E ETC. TROQUEI FILTROS/OLÊOS DE MOTOR /CAMBIO/FREIOS. ADITIVO DO RADIADOR. PASTILHAS DE FREIOS/AMORTECEDORES/PNEUS E ETC. O QUE ESTÁ ME INCOMODANDO É ESSE ALTO CONSUMO NA CIDADE. NA ESTRADA ACHO 7 KM/LITRO RAZOÁVEL. VOU TENTEAR MEDIR A PRESSÃO DA BOMBA .(CONFORME SUGESTÃO DO COLEGA:MARCELO CARVALHAL) DE QUALQUER FORMA,MUITO OBRIGADO A TODOS,ABRAÇOS,AMAURI.

Marcelo Carvalhal
25/07/2005, 21:25
Marcelo, tudo que já medi não faz a minima diferença andar em 4x2 ou 4x4 Full-time, mesmo porque tudo esta sempre girando.
Em 4x4 Part-time não deveria esta andando em piso com aderencia sob pena de quebrar algo, mas pode até ser uma explicação para a diferença de consumo.
3,5 km/l é alto, mas pode ser isso mesmo se pegar muito transito + ar ligado + forma de dirigir pouco economica.
A sua é automática?
O consumo pode ser também por fluido da transmissão errado ou com necessidade de troca.

:? :? :?
WALACE.......quem ta perguntando é o AMAURI..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Wallace
26/07/2005, 03:57
com consumo de 3.5 parece que está em PARTTIME OU FULLTIMESim eu sei, mas foi vc que falou em part ou full time. O que esta errado, principalmente o Full-time.

AMAURI IONES
26/07/2005, 09:16
OLÁ WALACE E MARCELO !
O FATO É QUE ESSA MEDIÇÃO FOI FEITA USANDO A POSIÇÃO DO CAMBIO NO 4X2 .
SIM,O CARRO É AUTOMÁTICO,OK.
VC ME DISSE QUE O FLUIDO DA TRANSMISSÃO DO CAMBIO PODE ESTAR ERRADO, É ISSO?
QUE POR ISSO "TALVEZ" O CONSUMO SERIA MAIOR?
ESTIVE PENSANDO: SERÁ QUE SE OS CABOS DE VELAS NÃO ESTIVEREM BONS,ISTO PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO? PORÉM O CARRO NÃO FALHA ,NÃO ENGASGA.
PARA TIRAR A DUVIDA ,FIZ NOVA MEDIÇÃO HOJE. REALMENTE FICOU NOS 3.5 KM/LITRO(CIDADE).
OBS: TRANSITO DE SÃO PAULO, SEM AR-CONDICIONADO E ANDANDO MUITO "NA BOA".
DE QUALQUER FORMA,OBRIGADO.
AMAURI.

Marcelo Carvalhal
26/07/2005, 23:10
Cara....tenho JEEP, destes modelos desde 1995, sempre trocando e ficando com um e outro de vez em quando sempre para negócio, já que trabalho com carros, e trabalhava na concessionária, aliás nas duas que exsitirão no rio, nuca vi esse tipo de consumo em um SPORT, isso pode acontecer em motor V8, as verificações são inúmeras.......
Da´uma olhada sse não existe algum vazamento pela linha de combustível que vem do tamque té a flauta, e verifique a p´ropria flauta, a ponta dos bicos , pode haver alguma perda de pressão no sistema, posso até ir mais além......peça pra um mecânico acostumado com motoer 6 cilcindros para ouvir seu motor funcionando, pode haver coisa pior dentro de seu motor, valvula, anéis etc.....,tomara que não, vale a pena verifificar se existe borra de óleo no carter, a propo´sito qual temperatura seu carro anda trabalhando e qual pressão de oleo com o carro a 3 mil RPM, tem estar com o carro parado marcando peto de 3 1/2. e um dos relógios a direita no canto superior do painel, são varios os caminhos para achar o problema....
EXISTE O CERTO, na CATALBIANO els ainda devem ter o DRBII, uma versão do COMPUTADOR DE FÁBRICA, que tem uma opção de DEFAULT, onde eles conseguem visualizar todos os sensores do carro em trabalho e o computador calcula qual consumo, temperatura ods oleos de motor e caixa, temp. sensor lambda, enfim tudo que trabalha na alimentação do carro, inclusie temperatur do ar na câmara, com isso vc poderá tirar a duvida de uam vez por todos, com esse diagnostico resume o trabalho e pode localizar o problema mais rapidamente 8)

Wallace
27/07/2005, 00:37
A minha esta com oleos de transmissão automatica misturados (fora de especificação) e esta gastando mais. Pode ser o caso da sua, mas minha, por isso muda muito o comportamento com o aquecimento do óleo.
Desde ficar sem freio motor nenhum, ate cair direto para a marcha lenta quando tiro o pé.
Se a sua tem qualquer coisa assim pode ir trocar o oleo da transmissão.
Já endei somente com 4 cilindros funcionando, ai fica mais fraca e menos redonda, mas para quem não conhece o carro vai achar normal.
Com 5 cilindros só perde força, até para quem conhece fica dificil saber.
Se estiver "vazando" corrente pelo cabo é meio facil de descobrir, basta verificar no escuro para ver se pula alguma faisca do cabo ou vela para o bloco.
Eu devo ir no Ibira nesta quinta.
Posso dar uma volta na sua para ver se acho algo de errado.

Darwin
13/08/2008, 20:34
PessoALL,

XJ 98 Auto com filtros, velas, cabos de velas, óleo do motor e dos diferenciais, tudo trocado... radiador varetado e fluido substituído... conectores eletrônicos (todos que encontrei no compartimento do motor e caixa de fusíveis) limpos com LIMPA-CONTATOS... abastecimento em vários postos diferentes... óleo da CA adequado e novo (da CT, nunca ví)... consumo misto cidade/estrada... pé maneiro (trocando marchas entre 2.000rpm e 2.500rpm)... motor funcionando redondinho (sem engasgos e marcha lenta estável a uns 900rpm)... pressão do óleo bastante estável, a 3,"e 1 pauzinho" a 120km/h e 2.500rpm (câmbio em "D")... uso misto 4x2 (seco) e 4x4 Full-Time (molhado)... pneus MT 235/75R15... andando 98% do tempo com apenas 1 passageiro e sem bagagem... sempre usando gasolina comum... self-test do painel (botão do odômetro) feito sem acusar nenhum código de erro... motor e câmbio passados no scanner da AGIII sem nenhum código de erro... e a porr(.) do consumo não chega a 6Km/l (400km de autononia com 70 litros)... quando é só cidade, não chega a 5km/l (320km de autonomia com os mesmos 70 litros).

Nenhma reclamação da performance da danada, mas queria mesmo conseguir uns 500Km de autonomia (cerca de 7km/l) pra viagens... e vendo que viajo a no máximo 130km/h (pneus MT no asfalto é isso aí) e que tem gente que consegue 8km/l, estou intrigado em saber onde estão estes cerca de 30% de "ineficiência" no consumo da minha viatura!?!?!?

Lí aqui pra verificar vazamentos no circuito da gasolina (vou fazer) e também pra ver a pressão da bomba (que deve estar em 5.5 bar medidos alí na flauta)... mas como variações na pressão podem impactar o consumo???... pressão acima de 5.5 bar poderia enfiar mais gasolina pra dentro do motor do que o ideal?... anyway, vou trocar os óleos da CA e CT, por via das dúvidas.

[ ]'s

gutoxj98
13/08/2008, 21:15
Darwin, acho que quanto mais Giro no motor mais vc vai gastar, acredito que 8 a 9 vc vai conseguir em uma estrada boa, onde fique uns 80% em Over drive......

NO GNV consegui fazer 11,5 na estrada ( dutra) e na cidade uns 6,5 a 7 km/m3

Acho que o percentual de alcool nunca é 24 % em nossas gasolinas, os posteiros colocam no minimo uns 30 a 35 %.........por isso o consumo é uma verdadeira merda...............pq vc nao experimenta colocar gasolina de aviação !!! so para testar............mas deve ser uns 4 a 5 paus o litro............se nao for mais............mas é umas 98 octanas.


abs

samukanvas
14/08/2008, 11:44
Bem vindo ao mundo do rodamoinho no tanque :-D

É isso aí mesmo Darwin... a minha é bem parecida.

Abs

Darwin
14/08/2008, 12:00
Darwin, acho que quanto mais Giro no motor mais vc vai gastar, acredito que 8 a 9 vc vai conseguir em uma estrada boa, onde fique uns 80% em Over drive......

NO GNV consegui fazer 11,5 na estrada ( dutra) e na cidade uns 6,5 a 7 km/m3

Acho que o percentual de alcool nunca é 24 % em nossas gasolinas, os posteiros colocam no minimo uns 30 a 35 %.........por isso o consumo é uma verdadeira merda...............pq vc nao experimenta colocar gasolina de aviação !!! so para testar............mas deve ser uns 4 a 5 paus o litro............se nao for mais............mas é umas 98 octanas.


abs
Guto,

então, quanto ao giro, viajo na boa mesmo... 2.500rpm... evito as variações bruscas, retomadas rápidas... toco na macióta... Carvalho Pinto, Ayrton Senna, Dutra, ... you know, boas e longas retas... e por isso não acho que ele deveria ser assim tão modesta no consumo... e nessa linha das octanas, o que pensei em fazer é abastecer com PÓDIUM (a tal da F1 Tech pra equipe BMW/Willians e blá, blá, blá...) até a boquinha, pra teste e só uma vez... ou então meter uns STP OCTANE no tanque... mas gasolina de avião, putz, 5 conto o litro, aiiiiiiiiiiiii karái!!!!... well, let's see!!!

[ ]'s

Darwin
14/08/2008, 12:22
Bem vindo ao mundo do rodamoinho no tanque :-D

É isso aí mesmo Darwin... a minha é bem parecida.

Abs
Pô Samuka, vc diz que o consumo da tua é bem parecido, mas o Caveirão é outro naipe, tá mais pra ThunderTank que pra Jeep né!?!?!... nem sei o que vc fez nele, mas pelos seus "pneuzínhos" (vi um filme dele no YouTube dentro de uma vala que patacaparéu!!!), imagino o resto... redução animal nas relações, um monte peso extra da suspa e gaiola, ... vixi... querer que um mostro desses tivesse bom consumo seria non sense total.

[ ]'s

samukanvas
14/08/2008, 12:42
Estava falando dessa da foto.

98/original/kit3"/pneu30.

abs

Darwin
14/08/2008, 13:05
Estava falando dessa da foto.

98/original/kit3"/pneu30.

abs
... hummm... não sabia desta sua "original"... catzu, já ví que vou ter que acabar me acostumando com esse apetite guloso do 4.0L então... porque abrir mão dela por isso, nem fuden*&^%$!!!

P.S. esse 3'' é aquele famoso ProComp ou é um Spider exclusive?... 3'' com 30R15 fica melhor (mais offroad que 235R15, porém com relação mais próxima da engeharia original) que com 31R15?

[ ]'s

samukanvas
14/08/2008, 16:23
... hummm... não sabia desta sua "original"... catzu, já ví que vou ter que acabar me acostumando com esse apetite guloso do 4.0L então... porque abrir mão dela por isso, nem fuden*&^%$!!!

P.S. esse 3'' é aquele famoso ProComp ou é um Spider exclusive?... 3'' com 30R15 fica melhor (mais offroad que 235R15, porém com relação mais próxima da engeharia original) que com 31R15?

[ ]'s

Quando medí o consumo era com HDS (kit 3"), mas agora vai ser kit spider. Esse fds estive medindo o curso dos amortecedores por lá...

Eu tb troquei os eixos por de troller gasolina (cherokee v8 ) com freio a disco na traseira e com isso veio a relação 4,09:1. Vai ficar um pouco mais reduzido que o original, mas pra puxar a cherokee 91 e pra cidade vai beber menos e arrancar mais :mrgreen:

abs

Darwin
15/08/2008, 13:01
Quando medí o consumo era com HDS (kit 3"), mas agora vai ser kit spider. Esse fds estive medindo o curso dos amortecedores por lá...

Eu tb troquei os eixos por de troller gasolina (cherokee v8 ) com freio a disco na traseira e com isso veio a relação 4,09:1. Vai ficar um pouco mais reduzido que o original, mas pra puxar a cherokee 91 e pra cidade vai beber menos e arrancar mais :mrgreen:

abs
Samuka,

esse kit 3'' Spider será um produto de mercado como os HDS e ProComp?

[ ]'s

infante
17/08/2008, 23:32
Pois bem gente, o Trovão Azul tá fazendo uns 3,5 a 4, com o trânsito infernal de Curitiba, e fiz minha primeira viagem com o bichão e ele fêz cerca de 7 km/l...
Tenho que assumir que adoro o ronco do bichão quando arranca ou reduz a marcha, é muita potência mesmo... hehehehehehe.
Fiz uma pernada com ar e a outra sem o ar, e não tive variação significativa... Pode ser coisa do trajeto ou as XJ não tem essa variação acentuada?

Abraços

samukanvas
18/08/2008, 17:36
Samuka,

esse kit 3'' Spider será um produto de mercado como os HDS e ProComp?

[ ]'s

Cara, não posso responder isso. Acredito que o foco da spider é ser uma customizadora, saca? Nenhum produto igual, cliente escolhe o que quer etc... Esses kits (hds e procomp) são prontos e no meu caso (Kit hds e exigente demais com a dirigibilidade) procurei uma coisa que ficasse mais parecida com a original pra mais on road (amortecedores mais rígidos), mas que tivesse opção de off legal se precisasse.

Sobre o consumo: medi hoje 130km que fiz com a cherokee branca (91) com toda a preparação + pneu 37 (20lbs) a +- 100km/h... consumiu pouco menos de 20lts...

Faça as contas... o carro tá bebendo pouco....

Deve ser a lei seca :mrgreen:

Abs

Alex63
18/08/2008, 18:41
Companheiro,

Tinha uma XJ 97 mecanica, e o consumo dela em transito pesado ( RJ ) ficava em torno dos 5,5km/l , transito normal 7km/l e na estrada a 90 - 100km/h algo em torno dos 9,8 - 10km/l o que é perfeitamente normal , para um carro deste tamanho e compatível com o motor dele 4.0 195hp . Se vc acha que isso ai é beber, vc esta iludido, tenho uma Fiat strada Adventure Flex que roda no alcool e faz nos mesmos percursos, 4,5km/l de alcool ou 5,5km/l e na estrada ainda não consegui fazer mais de 9km/l e olha que ela tem motor de dentista ( 1.8 106hp) heim...... um 4 cilindros de " M " se colocar gasolina melhora um pouquinho , ou seja passa a fazer 6,5 e 1okm;l na estrada... Isto sim e beber....

Ja estou pensando em arrumar uma XJ de novo.....

Abcs

Darwin
18/08/2008, 18:56
Pois bem gente, o Trovão Azul tá fazendo uns 3,5 a 4, com o trânsito infernal de Curitiba, e fiz minha primeira viagem com o bichão e ele fêz cerca de 7 km/l...
Tenho que assumir que adoro o ronco do bichão quando arranca ou reduz a marcha, é muita potência mesmo... hehehehehehe.
Fiz uma pernada com ar e a outra sem o ar, e não tive variação significativa... Pode ser coisa do trajeto ou as XJ não tem essa variação acentuada?

Abraços
Infante,

acho que a cavalaria do motor da XJ não liga muito se você está de 4x4 Full, ar-condicionado ligado, carregando as malas da família, ... já rodei com várias destas configurações... na minha, esse tipo de variação não muda nada o consumo, que sempre fica entre 4,5Km/l e 5,7Km/l, dependendo do uso cidade/estrada.

[ ]'s

Darwin
18/08/2008, 19:00
Cara, não posso responder isso. Acredito que o foco da spider é ser uma customizadora, saca? Nenhum produto igual, cliente escolhe o que quer etc... Esses kits (hds e procomp) são prontos e no meu caso (Kit hds e exigente demais com a dirigibilidade) procurei uma coisa que ficasse mais parecida com a original pra mais on road (amortecedores mais rígidos), mas que tivesse opção de off legal se precisasse.

Sobre o consumo: medi hoje 130km que fiz com a cherokee branca (91) com toda a preparação + pneu 37 (20lbs) a +- 100km/h... consumiu pouco menos de 20lts...

Faça as contas... o carro tá bebendo pouco....

Deve ser a lei seca :mrgreen:

Abs
Samuka,

obrigado pelos esclarecimentos sobre o teu kit Spider 3''.

Sobre o consumo, realmente acho que tem algo errado com a minha, pois ela está toda original (os pneus são Mud, mas 235/75 R15) e nunca consegue fazer nem 6Km/l, enquanto a tua com "com toda a preparação + pneu 37 (20lbs)" fez 6,5Km/l... well, vou ter que fuçar!!!

[ ]'s

Darwin
18/08/2008, 19:02
Companheiro,

Tinha uma XJ 97 mecanica, e o consumo dela em transito pesado ( RJ ) ficava em torno dos 5,5km/l , transito normal 7km/l e na estrada a 90 - 100km/h algo em torno dos 9,8 - 10km/l o que é perfeitamente normal , para um carro deste tamanho e compatível com o motor dele 4.0 195hp . Se vc acha que isso ai é beber, vc esta iludido, tenho uma Fiat strada Adventure Flex que roda no alcool e faz nos mesmos percursos, 4,5km/l de alcool ou 5,5km/l e na estrada ainda não consegui fazer mais de 9km/l e olha que ela tem motor de dentista ( 1.8 106hp) heim...... um 4 cilindros de " M " se colocar gasolina melhora um pouquinho , ou seja passa a fazer 6,5 e 1okm;l na estrada... Isto sim e beber....

Ja estou pensando em arrumar uma XJ de novo.....

Abcs
Alex63,

concordo contigo: se é pra beber, então também que responda à altura... pra fazer fazer 6Km/l de gasolina, putz, eu fico de Jeep, "semduvidamente"!!!

[ ]'s

Sombra
18/08/2008, 21:14
Samuka,

obrigado pelos esclarecimentos sobre o teu kit Spider 3''.

Sobre o consumo, realmente acho que tem algo errado com a minha, pois ela está toda original (os pneus são Mud, mas 235/75 R15) e nunca consegue fazer nem 6Km/l, enquanto a tua com "com toda a preparação + pneu 37 (20lbs)" fez 6,5Km/l... well, vou ter que fuçar!!!

[ ]'s

Negão,

Nada tira de minha cabeça que esse ronco infernal que vem debaixo do teu Jeep (provavelmente da CT) tá amarrando o rendimento e prejudicando "pacarái" o consumo do teu carro. Cê já viu que não é normal, né...

Abração, teu irmão.

gutoxj98
18/08/2008, 22:19
Darwin

Pode ser que vc esteja com o kit master de cambio ja no fim da vida, e fazendo com que tenha que acelerar mais do que o normal, assim fazendo o consumo subir, já que no motor voce trocou peças importantes para melhorar o consumo, ai acredito em CA.......


abraçao

samukanvas
18/08/2008, 22:23
Respeita o sombra que ele é o irmão mais velho.... ou sentirá o peso da mão nazoreia :mrgreen:

Minha opinião:

Eu andei com o pé muito leve, arranquei igual carro 1.0 a gás e sem ar ligado (até porque ele tá fora do carro ainda). Isso tudo contribui. Qualquer acelerada já joga o consumo pra baixo.

Agora, dá uma olhada nesse ronco mesmo porque pode ser alguma coisa que realmente esteja prejudicando. Cherokee não ronca nada... que eu saiba. ;)

Abs

Loras
18/08/2008, 23:50
A Camper 4.1/s, caixa de Hilux SRV 3.0, eixos Troller, pneus 33, carburador 3E - média 4,5km/l.

Então, considerando a injeção eletrônica, etc. chuto uns 5,5 - 6km/l aceitável para a Cheroka.

Boa Vista, cidade plana, sem semáforos.

Cavalo que anda, bebe.

Ossos do ofício.

Abraço,

Darwin
19/08/2008, 17:13
... é Samuka, daqui à pouco o Sombra vai me dar uns "piáu" mesmo... desde que comprei a minha XJ, e ela "rosna" por baixo desde então, que ele fala que esse "barúiu du cão" não é normal... eixos, cardãs, diferenciais, rolamentos, CA, CT, ... who knows ???... 2 bons mécas já andaram nela e não conseguiram identificar a origem, mesmo com ela "rodando" no elevador e a gente assistindo e ouvindo por bauxo... um acha que é coroa/pinhão desgastado, o outro acha que é cardã desbalanceado... anyway, os 2 me disseram que problema grave, de deixar na mão, não é... e com o aumento da velocidade, o barulho some (ou é engolido pelo barulho do motor, sei lá!?!?!).

Guto, que papo é esse de "Kit Master de Câmbio"???... catzu, nunca ouví falar... isso $dói$?

[ ]'s

Luiz Carlos Moreira
20/08/2008, 23:23
Pessoal , vou entrar de abelhudo neste tópico ! :concordo:
Tenho uma G Cherokee 5.2 96 , transformei ela para alcool e pelas minhas contas esta fazendo em torno de 4,5km/l na cidade e 9,5km/l na estrada.
Sem ar ligado, e o pé peso pena !
Será que tá bom ?? :pensativo:
Quando rodava na gasolina, fazia a mesma coisa, tanto na estrada como na cidade. :rolleyes:

Ronaldo B.
21/08/2008, 08:17
Luiz,

Como vc transformou a sua Cherokee para álcool ? Chip, módulo flex ???

[]´s

pfontes
03/04/2009, 16:46
CARO COLEGAS!
EM PRIMEIRO LUGAR ,OBRIGADO PELAS DICAS QUE ME DERAM REFERENTE AO BARULHO DAS PASTILHAS DOS FREIOS.
AGORA ESTOU PRECISANDO DE UMAS DICAS QUANTO AO CONSUMO EXAGERADO DO MEU CHEROKEE SPORT 98/98. ACONTECE QUE ELE ESTA FAZENDO 3.5 KMS P/LITRO NA CIDADE E 7.0 KMS P/LITRO NA ESTRADA, JÁ TROQUEI:FILTROS/VELAS/LIMPEZA DOS BICOS. JÁ TESTEI A GASOLINA ,TROCANDO OS POSTOS POR OUTROS POSTOS C/PROCEDENCIA DE QUALIDADE,PORÉM SEMPRE MANTEVE ESTA MEDIA DE CONSUMO. O CONSUMO MÉDIO REALMENTE É ESSE?
SE NÃO FOR,ALGUÉM ME DE UMAS DICAS P/MELHORAR ESSE CONSUMO. FICO GRATO. AMAURI. :(

Pessoal,
sei que o tópico é antigo, mas o meu problema é atual. Sou novato de forum e de Cherokee. A minha está fazendo 7,8 km/l na estrada (Castelo Brnco, até Sorocaba, ida e volta) e entre 4 e 3,8 km/l na cidade, trânsito enroscado de São Paulo. O Ar condicionado não parece fazer diferença. Estou meio assustado. Será que tem algum problema, ou existe mesmo um "buraco negro" no tanque?

Ronaldo B.
03/04/2009, 18:57
Fontes,

Dá prá fazer um pouco mais, mas não muito. A minha faz, 5km/l em média na cidade e 8,3 km/l na estrada, mas andando na boa. No transito o que faz aumentar muito o consumo é o anda e para todo hora, então na hora de sair, sai na boa, sem pisar muito. Normalmente na cidade, da forma como eu ando, as marchas trocam por volta dos 2.200 RPM, na estrada a melhor velocidade é entre 80 e 120 km/h prá manter o consumo na casa dos 8 km/l ou até um pouco melhor. O jeito é aprender a dosar o pé, porque se pisar ela anda, mas bebe que é uma beleza.

[]´s

GuTo_Cerulli
03/04/2009, 19:25
Fontes,

Pelo que o Ronaldo relatou(e já o fez quando nos encontramos no paca antes de eu comprar minha sport), estou andando da mesma maneira que ele na cidade/ estrada.
Minhas médias são:
4,8 Km/litro na cidade com o ar ligado
9,5 Km/litro na estrada (velocidade de cruzeiro constante de 90 Km/h na Raposo).

Vou fazer novas medições, mas ando em média 15 km dia...então o carro é razoavelmente econômico.

[]'s

JOFRAN
05/04/2009, 19:52
Pessoal,
sei que o tópico é antigo, mas o meu problema é atual. Sou novato de forum e de Cherokee. A minha está fazendo 7,8 km/l na estrada (Castelo Brnco, até Sorocaba, ida e volta) e entre 4 e 3,8 km/l na cidade, trânsito enroscado de São Paulo. O Ar condicionado não parece fazer diferença. Estou meio assustado. Será que tem algum problema, ou existe mesmo um "buraco negro" no tanque?
CAROS AMIGOS,SAUDE .EU TB JÁ TIVE UMA XJ 98.SE TIVEREM INTERESSE,VEJAM O QUE JÁ POSTEI AQUI NESTE FORUM SOBRE ESTE VEICULO.NÃO É NADA CONFORTADOR.CLIQUEM EM JOFRAN.:mad:

cao
06/04/2009, 08:53
Fontes,

Pelo que o Ronaldo relatou(e já o fez quando nos encontramos no paca antes de eu comprar minha sport), estou andando da mesma maneira que ele na cidade/ estrada.
Minhas médias são:
4,8 Km/litro na cidade com o ar ligado
9,5 Km/litro na estrada (velocidade de cruzeiro constante de 90 Km/h na Raposo).

Vou fazer novas medições, mas ando em média 15 km dia...então o carro é razoavelmente econômico.

[]'s

Guto

As medias sao muito proximas da realidade das demais vtrs..... Nao esta tao ruim assim.

Abs
Cao

GuTo_Cerulli
06/04/2009, 09:10
Guto

As medias sao muito proximas da realidade das demais vtrs..... Nao esta tao ruim assim.

Abs
Cao

Não tem milagre...Não tem como fazer média de carro 1.0...Não guenta bebe leite né não?:mrgreen:

[]'s

Amostardeiro
06/04/2009, 09:48
Comprar uma vtr com motor 4.0L, quase 190 HP, 1750 kg de peso, e ainda querer que o consumo seja de 1.0 L é f...

"Se não aguenta o ovo, não te mete a avestruz." heheheheheh :mrgreen:

Abraço

Alfredo Stavale
06/04/2009, 12:31
transporte barato é andar de trem!

marcelo_manaloa
06/04/2009, 14:20
a minha era uma media de 2 km/l e quase 8 na estrada, isso eu usava pneus 35, agora estou com os 38...
agora faz uns 7,5 e quase 10 na estrada....
coloquei um 3.0 D4D da hilux... hehehehehe meus probrema se acabaraoce.... viva a organização capivara....

Loras
06/04/2009, 14:28
transporte barato é andar de trem!

O meio de transporte mais econômico que eu tenho faz 50km/litro.:shock:

De ÁGUA!!!!:shock:

....

....

....

....

....

....


Chama-se bicicleta!!! :mrgreen:

Barato, emocionante, ecologicamente correta e ainda faz bem ao coração!!! :concordo:

Abraço,

jobarreto
13/04/2009, 00:39
Pessoal, olha eu tenho uma historia para contar e creio que não irão acreditar...é que eu tenho um Jeep Grand Cherokee Limited, 97, esta ate hoje chamando atenção, pois, está m conseervada. Eu comprei ela em curitiba há 4 anos e tive umas dores de cabeça 2 meses depois mas ate hoje estou com ela e n pretendo vender agora, s´se aparecer bom maney.
Eu peguei ela em curitiba e cai na estrada p Sãp paulo, e nunca havia ido a S Paulo, eu estava com o tanque cheio e rodei até SP. sem colocar gasolina, fui a´te Ermerino Matarazo, depois ..me levaram até o Bras e em seguida para S.Bernnardo do CAmpo onde coloquei a viatura sobre um F -4000, e peguei um avião p Pernambuco.
Acredita que ao chegar aqui verifiquei que ainda tinha 1/4 de gasolina. viajei em media em 100 1 120 km. O que vc me diz, Inante e Samuka.
Preciso dizer que sou inesperiente ainda e gostei muito desse Forum e dde seus conhecimentos .valeu mesmo. Jobarreto.

cascavel
13/04/2009, 12:45
Pessoal , vou entrar de abelhudo neste tópico ! :concordo:
Tenho uma G Cherokee 5.2 96 , transformei ela para alcool e pelas minhas contas esta fazendo em torno de 4,5km/l na cidade e 9,5km/l na estrada.
Sem ar ligado, e o pé peso pena !
Será que tá bom ?? :pensativo:
Quando rodava na gasolina, fazia a mesma coisa, tanto na estrada como na cidade. :rolleyes:
a minha, 5.2 97 faz 3,8 na cidade e 7 na estrada, no álcool.
uso dois módulos conversores, com aumento de 50% no volume da injeção.
estou nessa vida á 8 meses, e só morreu a bomba, trocada por uma flex, R$100.
aqui em pantanalcity, gasolina R$2,65 = R$0,70/km
álcool contrabandeado de SP, R$1,20 = R$0,31/km

por enquanto, só alegria...:dance::dance::dance::dance::dance::danc e::dance:

pfontes
22/04/2009, 18:59
Aos amigos que responderam gentilmente, meu muito obrigado! Realmente é gratificante encontrar pessoas interessadas em ajudar aos iniciantes, dividindo sua experiência e conhecimento.
Aos demais, que citaram "beber leite" e "carro 1.0", fico feliz que possam se dar ao luxo de perder tempo caçoando das perguntas.

Um grande abraço a todos!

quinhaobr
20/06/2009, 22:13
Só para terem uma idéia, tenho um gran cherokee 96, gastei uma grana, R$ 7.000,00 o mês passado.
Arrumei tudo, ou quase tudo, pois tô rodando 4X2 (sem o cardã dianteiro.
Troquei cabo de vela, bicos novos e originais, velas, tudo original, enfim, a lista é grande.
Fiz a média recentemente:
37l/100km, andando muito tranquilo, com gasolina comum e com pneus 225/70 atrás e 235/70 na frente.
Abasteci novamente e rodei apenas 50 km, média de 52l/km.
É muito consumo para um pé muito leve.
Imagine se eu pisar, consumirá igual a um fórmula 1.
Sou louco por ela, mas, tô desanimando...

Ronaldo B.
20/06/2009, 22:26
Só para terem uma idéia, tenho um gran cherokee 96, gastei uma grana, R$ 7.000,00 o mês passado.
Arrumei tudo, ou quase tudo, pois tô rodando 4X2 (sem o cardã dianteiro.
Troquei cabo de vela, bicos novos e originais, velas, tudo original, enfim, a lista é grande.
Fiz a média recentemente:
37l/100km, andando muito tranquilo, com gasolina comum e com pneus 225/70 atrás e 235/70 na frente.
Abasteci novamente e rodei apenas 50 km, média de 52l/km.
É muito consumo para um pé muito leve.
Imagine se eu pisar, consumirá igual a um fórmula 1.
Sou louco por ela, mas, tô desanimando...

Pois é.... esses nossos brinquedos gostam de beber, a minha XJ faz na média 5,2 km/lna cidade e uns 8,5 km/l na estrada. Mesmo vc tendo dado uma geral na sua GC acho que ainda pode ter alguma coisa errada.

Não vamos esperar que ela faça 7 ou 8 km/l na cidade, mas 37 litros prá rodar 100 km dá uma média de 2,7 km/l. Tá certo que pelo motor que tem é de se esperar que a GC beba bem, mas acho que tá bebendo um pouco mais que o necessário.

Outra coisa, mesmo a diferença sendo pequena não é recomendável usar pneus de tamanhos diferentes, aidna bem que vc tá sem o cardã dianteiro mas se colocar de volta melhor usar todos os pneus iguais.

[]´s

JeepCherokeeSport
23/06/2009, 23:41
Essa nossa gasosa eh uma merlin mesmo..
..
Estive no Canada no começo do mes, dirigi um carro (dodge durango) com motor 5.7 v8 hemi, e o a média de consumo na CIDADE era 8,5 a 9 km/l!!!
..
isso com a gasolina "regular" que é a mais básica...
no posto tem 4 tipos de gasolina... nao usei das outras, mas a diferença é a octanagem... tem até uma com nitrogenio, que dizem os entendidos, que o nitrogenio age como um detergente, reagindo com o carbono depositado pela combustão do combustive, maximizando a combustão do combustível com o oxigenio. (eh o que dizem.. sei lá se realmente vale a pena..)
..
é isso..

quinhaobr
25/06/2009, 23:03
Pois é.... esses nossos brinquedos gostam de beber, a minha XJ faz na média 5,2 km/lna cidade e uns 8,5 km/l na estrada. Mesmo vc tendo dado uma geral na sua GC acho que ainda pode ter alguma coisa errada.

Não vamos esperar que ela faça 7 ou 8 km/l na cidade, mas 37 litros prá rodar 100 km dá uma média de 2,7 km/l. Tá certo que pelo motor que tem é de se esperar que a GC beba bem, mas acho que tá bebendo um pouco mais que o necessário.

Outra coisa, mesmo a diferença sendo pequena não é recomendável usar pneus de tamanhos diferentes, aidna bem que vc tá sem o cardã dianteiro mas se colocar de volta melhor usar todos os pneus iguais.

[]´s

Por isso que o mecânico resolveu tirar o cardã até que eu compre quatro pneus novos.
Pô Ronaldo, o que será que influenciando tanto no consumo assim? Bomba de combustível? Uma vez trocaram ela, será que é isso?
Estive lendo sobre instalar um kit flex. Nos tópicos que falam sobre o assunto, uns defendem outros não.
O Carvalhal até mostrou fotos da estado que ficou as peças da sua cheroka, após converter para o álcool.
Porém, estava lendo sobre um novo conversor chamado Conversor Tury Power Flex para carros 8 cilindros no mercadolivre. Muito do que está escrito, falaram que foi tirado da revista OFICINA MECÂNICA?
Alguém já ouviu falar?
Segue uma parte da reportagem:

Desde que foram lançados os motores FLEX, o que não faltaram no mercado foram lançamentos de caixinhas milagrosas, que transformavam motores gasolina em bi-combustíveis. Mas até então, o que se viam eram sistemas BURROS, que só corrigiam os tais 30% à mais de injeção de álcool para fazer o carro rodar. Em sua maioria são resistores colocados nos sensores de temperatura do ar, da água e alguns até em sensores de MAP/MAF para enganar a injeção acusando motor frio para que fosse enviado mais combustível.
A melhor alternativa até então eram os chips conversores que alteravam toda a curva de ignição para o álcool, e acertavam a maior necessidade de combustível ao motor.
A linha Power Flex da Tury inova no mercado ao calcular exatamente a quantidade de combustivel à ser enviada em qualquer regime: ponto morto, motor frio, quente, aceleração, velocidade final etc. Exatamente nos moldes das Montadoras.
Possui chicote blindado com conectores originais para cada tipo de carro, nacional ou importado. Acompanha Kit de partida à frio original: Sem botões e que injeta a quantidade necessária de gasolina. Se você não acha necessário ou se sua cidade é quente, temos à venda o mesmo kit sem partida à frio inclusa.
Opcionalmente para complementar o sistema você pode adquirir o Variador de Avanço da Tury em nosso e-shop.
Necessário troca de filtro de combustível para filtro Flex (caso exista para seu carro) ou nova para os demais, verificação de cabos de velas. Para um máximo desempenho pode ser instalado em seu veículo, velas de grau mais frio. Verificar pressão da bomba de combustível se está dentro do padrão, uma bomba em bom estado roda com alcool no tanque em qualquer proporção.
O valor é de R$450,00, com a partida a frio.
Aguardo retorno.

Ronaldo B.
25/06/2009, 23:51
Por isso que o mecânico resolveu tirar o cardã até que eu compre quatro pneus novos.
Pô Ronaldo, o que será que influenciando tanto no consumo assim? Bomba de combustível? Uma vez trocaram ela, será que é isso?
Estive lendo sobre instalar um kit flex. Nos tópicos que falam sobre o assunto, uns defendem outros não.
O Carvalhal até mostrou fotos da estado que ficou as peças da sua cheroka, após converter para o álcool.
Porém, estava lendo sobre um novo conversor chamado Conversor Tury Power Flex para carros 8 cilindros no mercadolivre. Muito do que está escrito, falaram que foi tirado da revista OFICINA MECÂNICA?
Alguém já ouviu falar?


Eu acredito que possa ser mais de uma a causa do alto consumo, pode ser desde problema em algum sensor tipo sonda lambda até algum vazamento de combustivel, mas que não é normal esse consumo, realmente não é. Como eu disse, o carro bebe, mas não precisa beber mais que o necessário.

Já ouvi falar desse kit da Tury, mas não conheço ninguém que use. Eu usei da Fullflex em uma Blazer 2.4 por menos de 6 meses e não tive problemas. Mas não recomendo colocar um kit desses antes de resolver esse problema de consumo. Quanto aos supostos danos no motor que vc citou, como é possivel ter certeza que esse danos foram causados pelo uso do álcool ??? O motor foi aberto para se ter certeza do estado interno antes da instalação do kit ??

Concordo que a médio ou longo prazo o álcool possa causar danos, ou mais comuns bomba de gasolina queimada e corrosão de partes dos escapamento, pode causar também danos no cabeçote, mas isso é dificil ter certeza ou conseguir provar, jpa ví muita gente dizer que causa, mas como provar ? Mas se o álcool causa problemas, ou se alguns dizem que usar um módulo flex é gambiarra, o que falar do uso de GNV ??? Nunca ví uma gambiarra pior para um motor que instalação de GNV, além dos danos mais que comprovados que causa ao motor, ainda tem o custo de instalação e manutenção depois, prá no final ter um carro sem porta malas, manco, e desvalorizado.

Não sei se vc já tentou, mas no seu caso eu procuraria a opinião de outro mecanico prá tentar solucionar esse problema de consumo. Até mesmo porque esse problema pode nem estar no motor.

[]´s

Cotrim
28/06/2009, 22:38
Eu acredito que possa ser mais de uma a causa do alto consumo, pode ser desde problema em algum sensor tipo sonda lambda até algum vazamento de combustivel, mas que não é normal esse consumo, realmente não é. Como eu disse, o carro bebe, mas não precisa beber mais que o necessário.

Já ouvi falar desse kit da Tury, mas não conheço ninguém que use. Eu usei da Fullflex em uma Blazer 2.4 por menos de 6 meses e não tive problemas. Mas não recomendo colocar um kit desses antes de resolver esse problema de consumo. Quanto aos supostos danos no motor que vc citou, como é possivel ter certeza que esse danos foram causados pelo uso do álcool ??? O motor foi aberto para se ter certeza do estado interno antes da instalação do kit ??

Concordo que a médio ou longo prazo o álcool possa causar danos, ou mais comuns bomba de gasolina queimada e corrosão de partes dos escapamento, pode causar também danos no cabeçote, mas isso é dificil ter certeza ou conseguir provar, jpa ví muita gente dizer que causa, mas como provar ? Mas se o álcool causa problemas, ou se alguns dizem que usar um módulo flex é gambiarra, o que falar do uso de GNV ??? Nunca ví uma gambiarra pior para um motor que instalação de GNV, além dos danos mais que comprovados que causa ao motor, ainda tem o custo de instalação e manutenção depois, prá no final ter um carro sem porta malas, manco, e desvalorizado.

Não sei se vc já tentou, mas no seu caso eu procuraria a opinião de outro mecanico prá tentar solucionar esse problema de consumo. Até mesmo porque esse problema pode nem estar no motor.

[]´s
E, se vc estivesse em São Paulo, o Ronaldo ia te indicar a Motor Lodge, onde ele recebe comidão :mrgreen:

Quinhaobr,

O consumo da sua pode ter vários motivos, entre eles, problemas no motor, problemas no câmbio, na CT, nos diferenciais, nos rolamentos dos eixos.

Procure um mecânico bom na sua cidade. Mas tem que ser um BOM que entenda de cherokee. Esqueça os que só são bons em carro "normal", pois a Cherokee é cheia de frescura, ela é uma "Namorada Patricinha" e não aceita qualquer coisa não. Para você ter idéia do nível de viadagem no carro, até quando acaba a água do reservatório de lavagem do parabrisas, ela grava na memória da centralina.

[]'s

zycki
29/06/2009, 20:33
a minha era uma media de 2 km/l e quase 8 na estrada, isso eu usava pneus 35, agora estou com os 38...
agora faz uns 7,5 e quase 10 na estrada....
coloquei um 3.0 D4D da hilux... hehehehehe meus probrema se acabaraoce.... viva a organização capivara....

Olá Marcelo!

Estou querendo comprar meu primeiro 4x4. A idéia é para botar na trilha braba. Babo vendo as Cherokonas, mas estou muito inclinado a comprar um Samurai ou Vitara, pois o consumo das Cheroka são proibitivas para meu bolso.
O que lí sobre o motor diesel original das cherokee também não animou.
Vale a pena colocar outro motor diesel? Quanto tempo está com ele? Como se comporta na trilha? principalmente no atoleiro, que é o que predomina aqui no RS.
Posso saber quanto gastou na brincadeira?
Já pensei até em utilizar a Hylux p/ trilha, mas as Cherokas são muito mais jeep.
Resumindo: Acho que um Suzuki serei muito feliz na trilha, mas não com o mesmo estilo e tesão que deve dar uma cherokee, sem falar no conforto quando está fora da trilha.
Bem, se não pedi demais, ficarei feliz em ouvir tuas impressões.

abração,
Marcos

Cotrim
30/06/2009, 01:01
Marcos,

Na boa, sem querer zoar ou sacanear...

Se o consumo de uma Cherokee a gasolina é proibitivo pra você, como a instalação de um motor diesel, que custa, no mínimo, R$ 10.000, não é?

Pense bem, com R$ 10.000 você roda 41.000 Km, se ela fizer 5km/l. O diesel também subiu muito de preço e os roubos não são raros.

[]'s

zycki
30/06/2009, 09:37
Fábio,

Entendo, e respeito teu ponto de vista.
É que considero a instalação de um motor diesel como um investimento que pode ser recuperado no momento em que for revender a viatura. Já o consumo de gasolina é queimado, e não volta mais.
Considerando que uma cherokee 97 a 2000, está com seu preço em torno de 25mil + 10mil do motor + uns 5mil em acessórios básicos para encarar uma trilha. Terei uma baita viatura (diesel c/ motor novo) por 40mil!
Portanto estou tentando avaliar o custo-beneficio dessa adaptação.
Na teoria parece ser um bom negócio. A questão é:
- Essa adaptação funciona numa boa?
- Será que quando for revender vou conseguir recuperar meu investimento?
- Terá uma boa performance em trilhas pesadas?
- Apresentará algum problema que não conseguimos prever agora?

Se eu fosse utilizar a viatura somente na trilha, partiria para um Samurai bem preparado, mas como quero andar no dia-a-dia, e também expedições, acho que preciso de uma viatura com mais espaço, conforto, e que tenha um consumo um pouco mais ortodoxo.

Ronaldo B.
30/06/2009, 20:44
Fábio,

Entendo, e respeito teu ponto de vista.
É que considero a instalação de um motor diesel como um investimento que pode ser recuperado no momento em que for revender a viatura. Já o consumo de gasolina é queimado, e não volta mais.
Considerando que uma cherokee 97 a 2000, está com seu preço em torno de 25mil + 10mil do motor + uns 5mil em acessórios básicos para encarar uma trilha. Terei uma baita viatura (diesel c/ motor novo) por 40mil!
Portanto estou tentando avaliar o custo-beneficio dessa adaptação.
Na teoria parece ser um bom negócio. A questão é:
- Essa adaptação funciona numa boa?
- Será que quando for revender vou conseguir recuperar meu investimento?
- Terá uma boa performance em trilhas pesadas?
- Apresentará algum problema que não conseguimos prever agora?

Se eu fosse utilizar a viatura somente na trilha, partiria para um Samurai bem preparado, mas como quero andar no dia-a-dia, e também expedições, acho que preciso de uma viatura com mais espaço, conforto, e que tenha um consumo um pouco mais ortodoxo.

Em um 4x4 recuperar o investimento na hora da venda é muito dificil, vc vai investir R$ 10.000,00 e não vai conseguir recuperar R$ 5.000,00 na hora da venda, então eu não contaria com isso.

4x4 bom prá trilha, dia a dia e expedição não existe. Tentar montar um 4x4 que seja bom prá tudo vai acabar criando alguma coisa parecida com um pato. O pato anda, nada e voa, mas não faz nenhum deles direito..... com 4x4 é a mesma coisa, é impossível um 4x4 ser realmente bom prá trilha e prá expedição, no máximo vai ser meia boca nos dois.

Defina o uso, depois defina o carro que vai comprar, e se prepare prá gastar muito mais que vc imaginava inicialmente e depois mais ainda prá corrigir o que não ficou como vc achou que ficaria, e quando vc achar que já gastou tudo que precisava aí descobre que tem mais coisas prá arrumar, outros acessórios prá intalar, equipamentos prá melhorar a performance, etc.. e por ai vai.

[]´s

Cotrim
30/06/2009, 22:51
Em um 4x4 recuperar o investimento na hora da venda é muito dificil, vc vai investir R$ 10.000,00 e não vai conseguir recuperar R$ 5.000,00 na hora da venda, então eu não contaria com isso.

4x4 bom prá trilha, dia a dia e expedição não existe. Tentar montar um 4x4 que seja bom prá tudo vai acabar criando alguma coisa parecida com um pato. O pato anda, nada e voa, mas não faz nenhum deles direito..... com 4x4 é a mesma coisa, é impossível um 4x4 ser realmente bom prá trilha e prá expedição, no máximo vai ser meia boca nos dois.

Defina o uso, depois defina o carro que vai comprar, e se prepare prá gastar muito mais que vc imaginava inicialmente e depois mais ainda prá corrigir o que não ficou como vc achou que ficaria, e quando vc achar que já gastou tudo que precisava aí descobre que tem mais coisas prá arrumar, outros acessórios prá intalar, equipamentos prá melhorar a performance, etc.. e por ai vai.

[]´s
X2 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

zycki
01/07/2009, 09:10
Ok Ronaldo!

Tira fora o uso para o dia-a-dia, e considere o uso principal para trilha.
Quando for para expedição, o que dá pra fazer somente nas férias ou em algum feriadão prolongado, posso talvez mudar os pneus para rodar com mais conforto e segurança em distâncias maiores.
qual tua opinião? Ainda acha que é furada a adaptação do diesel?
Sabem se existe outra opção para reduzir o custo para rodar com essas viaturas? Ouvi muita gente reclamar do GNV. Na trilha o custo não é o problema, começa a doer no bolso quando fizer viajem.

Ronaldo B.
02/07/2009, 14:32
Ok Ronaldo!

Tira fora o uso para o dia-a-dia, e considere o uso principal para trilha.
Quando for para expedição, o que dá pra fazer somente nas férias ou em algum feriadão prolongado, posso talvez mudar os pneus para rodar com mais conforto e segurança em distâncias maiores.
qual tua opinião? Ainda acha que é furada a adaptação do diesel?
Sabem se existe outra opção para reduzir o custo para rodar com essas viaturas? Ouvi muita gente reclamar do GNV. Na trilha o custo não é o problema, começa a doer no bolso quando fizer viajem.

Zycki,

Esquece XJ e compra um samurai. Pelo que eu tô vendo, vc vai se arrepender menos, gastar menos e na hora que for vender é mais fácil... :concordo:

[]´s

Juliano Nitsch
02/07/2009, 19:22
Olá pessoal...

Primeiramente queria saber c o Amauri ( que abriu este tópico ) resolveu o problema dele, li varias coisas mas a solução pra ele ou a resposta dele eu não vi...

Dois sensores interferem muito no consumo, são eles:
- Sensor de temperatura do motor;
- Sonda Lambda.

Dependendo do defeito, a lâmpada "check engine" não acende, mas o defeito tá ali... estou dizendo isto, pois tem gente que acha que qualquer problema com sensores ou atuadores a lâmpada vai acender, não é bem assim... O sensor de temp. tem q ser trocado a cada 60000 km, alguém faz isso ?? Não estou dizendo para trocar, mas pelo menos veja se esta funcionando corretamente.

Gostaria de ver as fotos do motor da Grand Cherokee que teve problema com o uso de "Alcool", agora se usava GNV ou foi feita uma conversão a Alcool BOQUETA nem precisa, pois sei do estrago que faz no cabeçote, Alcool danificar o motor acho bem dificil...

Como depoimento, tenho uma Grand Cherokee 94 rodando no Alcool, esta fazendo 3,6 KM/L na cidade, fazia 4 KM/L com Gasolina. Portanto estou muito contente, pois agora não fica encostada na garagem !!

Já instalei conversores em Hyundai Tucson 2.0, Santa Fé V6 3.2, Mitsubishi Pajero 3000 / 3500, Jeep Cherokee e Grand, Suzuki SideKick 1.6 16V e outros nacionais, todos sem problemas de funcionamento, alguns instalados a mais de 1 ano e os donos felizes da vida !! Unica coisa que se ainda não deu vai dar problema é a bomba de combustível, facilmente substituída !! Porém para isso ser feito tem que ter conhecimento e pesquisar, a tecnologia de aparelhos eletrônicos é atualizada constantemente !!

Primeiro o pessoal fazia as gambiarras com resistores no sensor de temp. do motor para enganar a central, informando que estava frio, depois veio o chip, com a desvantagem de ser específico para cada modelo, depois os conversores que aumentam o tempo de injeção de combustível, e por aí vai, agora os aparelhos totalmente automáticos que trabalham em conjunto com a Sonda Lambda para uma total eficiência de consumo e aproveitamento, com injeção de Gasolina automatico para partida a frio, ou seja, praticamente flex de fabrica, sem botoes.

Quanto ao nosso amigo que esta na duvida entre um Samurai e a Cheroka, pense bem... a minha Grand Cherokee fazendo 3,6 km/l com Alcool na cidade me gera um custo de R$ 0,28 por km, praticamente a mesma coisa que um Samurai fazer 8 km/l de Gasolina na cidade, claro que isto aqui em Bauru onde o Alcool esta R$ 0,99 e a Gasosa R$ 2,39, mas leve em conta e faça os cálculos !! Use como critério de avaliação o custo para manutenção de ambos !!

Por enquanto é isso aí pessoal, qualquer duvida estou aqui...

quinhaobr
15/08/2009, 22:55
Juliano
Neste mesmo tópico, disse que minha cherokee 96 estava bebendo como nunca, 2,5 km/l na cidade. Após gastar tanto, descobri o problema: sonda lambda. Custo das duas sondas mais mão-de-obra: 600 reais.
Agora tá fazendo 5 na cidade.
Mais alguém já ouviu falar do kit Turi (para rodar com álcool) para cherokee? Tô louco para por na minha. E quanto ao kit que está anunciado no ML com filtro de ar duplo fluxo e cano de alumínio que substitui o original. Está anunciado que a economia é de até 3 km por litro. Acredito que a cheroka fique até mais econômica, mas nem tanto . Perguntei ao cara se ele tinha provas e ele me informou que tem duas cherokas (5.2 e outra 5.9) e que fica bem mais economica. Custo R$ 550,00.
Vale a pena?

Cotrim
17/08/2009, 21:27
Juliano
Neste mesmo tópico, disse que minha cherokee 96 estava bebendo como nunca, 2,5 km/l na cidade. Após gastar tanto, descobri o problema: sonda lambda. Custo das duas sondas mais mão-de-obra: 600 reais.
Agora tá fazendo 5 na cidade.
Mais alguém já ouviu falar do kit Turi (para rodar com álcool) para cherokee? Tô louco para por na minha. E quanto ao kit que está anunciado no ML com filtro de ar duplo fluxo e cano de alumínio que substitui o original. Está anunciado que a economia é de até 3 km por litro. Acredito que a cheroka fique até mais econômica, mas nem tanto . Perguntei ao cara se ele tinha provas e ele me informou que tem duas cherokas (5.2 e outra 5.9) e que fica bem mais economica. Custo R$ 550,00.
Vale a pena?
Quinhaobr,

Acho que R$ 600 por duas sondas lâmbdas foi muito caro, pois a sonda a ser utilizada é a BOSH genérica de 4 fios, que custa R$ 150 cada uma. Cobrar R$ 300 para trocá-las, é um absurdo.

Quanto a conversão para o álcool, manda bala que funciona legal.

[]'s

alexandresmr
21/10/2010, 22:05
Olha só comprei uma cherokee ano 1998 a 20 dias fiz uma média na estrada sem o OVE DRIVE e consegui chegar aos 8,13 km/l abusando do Pitolo automático, na cidade ainda não fiz a média...mas acho que deve ser uns 5km/l

Marvila
22/08/2014, 19:33
Reativando o tópico...
Alguém tem experiência com o consumo das Cherokee Sport V6 com motorização 3.7L ?
Ficaram mais econômicas e não mudou quase nada ?

Glaicon
23/08/2014, 07:41
Reativando o tópico...
Alguém tem experiência com o consumo das Cherokee Sport V6 com motorização 3.7L ?
Ficaram mais econômicas e não mudou quase nada ?
O que eu sempre li é que motor V6 é mais eficiente que 6 cilindros em linha.
A minha ex sport 1999 fazia média de 5 Km/l na cidade e 8 a 8,5 Km/l na rodovia.
Essa média a 100 Km/ constantes, com o overdrive acionado, ela andava a 1.950 RPM´S.
Era um giro bem baixo, o que a tornava relativamente econômica na estrada.:concordo:
Já sobre as médias da V6, desconheço.

danielnetti
27/04/2015, 00:05
Pessoal, estou com uma sport, 98 a mais de um mês, ja fiz de tudo pra diminuir o consumo, porem nao consegui sucesso, alguém tem alguma dica?
Ja troquei jogo de velas pelas originais, tirei o cardã dianteiro pq só ando 4x2, passei no scanner, etc.
Nao passo de 2000 rpm em nenhum momento, o carro só anda na pista e nao consigo fazer mais de 5km/l.
Pra todo mundo que pergunto me dizem que faz 9 na pista.
As duas unicas coisas que ela tem são pneus grandes BF AT 31 e escapamento aberto.
Não acredito que esses pneus façam ela beber tanto a mais assim.
Será que trocando as sondas por essas da bosh melhora?
Eu uso o carro pro dia a dia, o que torna complicado manter ele com esse consumo, ja gastei um bom dinheiro nele, sinceramente nao gostaria de me desfazer do carro, alguém pode me dar alguma dica?

Sinuhe
27/04/2015, 07:20
Amigo, o consumo é por o escapamento estar aberto....coloca o original que melhora....

DIB
27/04/2015, 10:30
Bom dia Daniel, cara, a Xj nao faz 9km por litro nem em queda livre.

se esse consumo que vc falou é na cidade, está bem normal, não faz mais que isso mesmo, é um excelente carro, mto potente, mas cavalo que anda tbm bebe, e esse bebe com força.

não querendo te desanimar, ma o consumo sendo muito otimista, é 5 na cidade e 7, 8 na estrada.

danielnetti
27/04/2015, 11:40
Então, a questão é que eu só ando na pista, nao passo de dois mil giros de forma nenhuma, consequentemente o "cavalo" nao anda tanto assim, mas continua bebendo, e com força, agradeço sua msg, vou me desfazer dela então, nao da pra ter um carro assim pra usar no dia a dia, ainda mais com o valor do combustível do jeito que está.
Excelente carro, se nao fosse esse consumo alto....
você é daqui de campinas também né?
onde fica a oficina que você trabalha?
Tem como dar uma olhada nela pra mim numa ultima tentativa?

DIB
27/04/2015, 13:43
só pra nao fiar o tópico sem resposta,

como falamos por telefone, da sim pra ver o que está acontecendo, 5km/l na estrada é pouco, mas nem tanto.

dudarj
27/04/2015, 17:30
só pra nao fiar o tópico sem resposta,

como falamos por telefone, da sim pra ver o que está acontecendo, 5km/l na estrada é pouco, mas nem tanto.


Acertou o painel para o uso com pneus 31"? Caso contrario, já fez a matematica p saber a km real que o carro está fazendo hoje para poder calcular o consumo? O painel do carro tá programado p rodar com pneus originais (28" de diametro se nao me engano)

danielnetti
27/04/2015, 22:27
Me falaram a mesma coisa essa semana, como faço pra verificar e pra corrigir?

zé dedão
29/04/2015, 06:30
Para corrigir não sei como faz. Mas para saber a real distância percorrida é só fazer a media usando um gps que marque a distância real percorrida. Foi assim que fiz. Realmente deu uma diferença entre o gps e o hodometro.

Cotrim
29/04/2015, 11:35
Pessoal, estou com uma sport, 98 a mais de um mês, ja fiz de tudo pra diminuir o consumo, porem nao consegui sucesso, alguém tem alguma dica?
Ja troquei jogo de velas pelas originais, tirei o cardã dianteiro pq só ando 4x2, passei no scanner, etc.
Nao passo de 2000 rpm em nenhum momento, o carro só anda na pista e nao consigo fazer mais de 5km/l.
Pra todo mundo que pergunto me dizem que faz 9 na pista.
As duas unicas coisas que ela tem são pneus grandes BF AT 31 e escapamento aberto.
Não acredito que esses pneus façam ela beber tanto a mais assim.
Será que trocando as sondas por essas da bosh melhora?
Eu uso o carro pro dia a dia, o que torna complicado manter ele com esse consumo, ja gastei um bom dinheiro nele, sinceramente nao gostaria de me desfazer do carro, alguém pode me dar alguma dica?

Daniel, seu erro está em manter a rotação abaixo de 2000RPM. A rotação econômica da XJ é entre 2500 e 3000 RPM.

rogerio_zx
29/04/2015, 12:29
tá falando sério???
eu raaaaaaramente chego em 2500~300 RPM....
vou testar... se der certo te mando uma garrafa de wisky

Cotrim
29/04/2015, 12:51
Rogerio,

Tem um tópico aqui no fórum, que o pessoal fez uns testes com vacuômetro e constatou isso

rogerio_zx
29/04/2015, 13:51
pô num tô achando esse topico nao... se souber qual é posta aí por favor pra eu dar essa estudada...
tô doido pra dar 18:00hrs pra eu fazer o percurso de volta pra casa apertando na faixa de 2500~3000RPM.

Daniel Zago
29/04/2015, 14:54
Falando em cherokee sport, estou namorando algumas para compra, sou iniciante neste tipo de carro, mas é um gosto pessoal de longa data. Nas que olhei, tem aquelas "prontas" com suspensão, pneus, snorkel, guincho etc, (são as que mais me chamam a atenção) e também vi as originais, saliento que todas no meu ver, muito inteiras, porém, estou com receio de pegar uma bomba (trilhas pesadas, dá uma maquiada e empurra pra frente). Em virtude de peças, pergunto aos amigos: está fácil de conseguir peças para motor, cambio, freios? Meu uso será para passeios (trilhas leves) e algumas viagens, acredito que será em torno de 70/30% de asfalto e terra. Grande abraço Daniel Zago Porto Alegre RS

rogerio_zx
29/04/2015, 15:54
Daniel, não leve em conta estar "preparada" com lift snorkel e tal ou estar originalzinha. Leve em conta o ESTADO GERAL DO CARRO, independente se tem acessório.

Tem as preparadas toda fud#@& e tem as originais tbm toda fud#@$, não tem uma regra. Aliás, sorte sua que só via as boas, porque aqui no RJ a regra é quase todas fud@#@ rssssss

E pode ficar tranquilo quanto a maquiagem porque a suspensão não tem muito o que maquiar não. Ou tá boa ou tá ruim. Dá uma volta, com o máximo de percurso possivel, tipo sobe uma calçada, manobras, uma rampa, engate a reduzida pra subir um barranco (ela tem que subir barranco fácil facil facil).

Comprar originalzinha é legal que vc vai curtindo a brincadeira dos up-grade. Mas os acessórios são caros.
E comprar a que já tem um snorkel, um lift e tal já vai chegar na sua rua fazendo graça rsssss

Se preocupe de verdade é com a manutenção de motor e caixa. Esse carro bem cuidado é carro pra vida toda. Mas cheio de gambiarra é capaz de parar na esquina por nada.

Atenção visual com estado de fiação e chicotes em geral, cx de fusivel lá no cofre do motor, fiação por baixo do painel, fiação adaptada no compartimento do motor, estado da água do radiador, se tem marca de agua com ferrugem que vazou por algum lugar. Faça o self-teste do painel (fique com o botão do hodometro apertado e vire a chave sem ligar o carro), observe todos os ponteiros e lampadas funcionarem, eles te denunciam alguma lampada retirada, tipo ABS, air-bag e tal.

No test-drive que vc fizer no barranco, calçada, procure tbm uma via livre pra dar uma esticada. A XJ dá esticadas igual moto, sabe? E tambem nessa via observe o cambio automatico, se passa as marchas suavemente.

Com o motor ligado a lenta tem que ser absolutamente lisa sem irregularidades. Com o carro em P, dá uma acelerada daquela lá no fundo e rápido, numa pisada só, aí quando soltar o pé a desaceleração tem que ser absolutamente suave, sem oscilações, sem soluços, o ponteiro vai voltando lisinho...

O estado do sistema de arrefecimento tbm é muito importante. No visual dá pra ver o lance de marca de agua enferrujada, mas seria bom sentir o carro quente, em pleno funcionamento. Mas dificilmente vc vai fazer uma teste num engarrafamente por exemplo, que é onde o sistema de arrefecimento funciona de verdade. Nos testes de direção que vc fizer, faça sempre com o ar ligado, ele exige mais do arrefecimento. E observe as ventoinhas.

Caramba!!!! Falei pra caramba!!!! rsrsrsrsrsrsr

Boa sorte!

Erg-Bsb
29/04/2015, 20:15
Pessoal, estou com uma sport, 98 a mais de um mês, ja fiz de tudo pra diminuir o consumo, porem nao consegui sucesso, alguém tem alguma dica?
Ja troquei jogo de velas pelas originais, tirei o cardã dianteiro pq só ando 4x2, passei no scanner, etc.
Nao passo de 2000 rpm em nenhum momento, o carro só anda na pista e nao consigo fazer mais de 5km/l.
Pra todo mundo que pergunto me dizem que faz 9 na pista.
As duas unicas coisas que ela tem são pneus grandes BF AT 31 e escapamento aberto.
Não acredito que esses pneus façam ela beber tanto a mais assim.
Será que trocando as sondas por essas da bosh melhora?
Eu uso o carro pro dia a dia, o que torna complicado manter ele com esse consumo, ja gastei um bom dinheiro nele, sinceramente nao gostaria de me desfazer do carro, alguém pode me dar alguma dica?

Um pouco de matemática:

Circunferência de um círculo, neste caso o pneu: C = 2ΠR

Diâmetro dos pneus originais (235/75R15): 29” = 73,66 cm
O que dá uma circunferência de: C = 2Π(73,66/2) = 231,3 cm

Diâmetro dos seus pneus: 31” = 78,74 cm
O que dá uma circunferência de: C = 2Π(78,74/2) = 247,2 cm

Um pouco de física:

Temos uma diferencia de ~16 cm, ou seja ~7%
Como provavelmente a relação pinhão/coroa dos seus diferenciais não foi alterada para esse tamanho, o motor vai precisar mais força para deslocar o carro, consequentemente consumindo mais. Isso em particular se tiver que parar com frequência (semáforos) ou acelerar ou nas subidas.

Ao contrario, em estrada livre e relativamente horizontal, vai consumir menos.
É equivalente ao princípio da bicicleta com marchas.

Pessoalmente, em uso misto (Brasília), faço 6,35 km/l. Ainda não medi em viagem.
Não digo de jeito nenhum que seu consumo é só por causa do tamanho dos pneus, mas com certeza contribua.

Se não fizer arrancadas, meu ponto de vista é que tem um problema em seu carro: causado pelo escapamento livre, mistura rica demais, …?
Não sei dizer mais.

danielnetti
30/04/2015, 01:01
Medi aqui, deu entre 8 e 9% de diferença no hodometro.
Subiu o consumo de 5 pra 5.5 a 6, ainda assim, na estrada, andando sem passar dos dois mil rpm, eu acho muito.

GH
01/05/2015, 20:25
Verifique sonda lambda e válvula termostática, as duas precisam estar boas.

A minha faz 8,5 a 90/95 km/h (cambio manual e pneu 33).

Viniciuspaim
15/01/2016, 16:43
Ressuscitando o tópico!
Refiz algumas medias com a minha 97 Blue Chip dana 35! Uso pneus MUD 31" KL71 Marschal e tenho lift de 4.5" na dianteira e 5" na traseira.
Dia 03/01/16 voltei de um acampamento bem carregado coisas até o teto (sem o banco de trás) usando o 4x4 Full (estou com um pequeno problema e não estou usando o 4x2) viajei na faixa de 80 a 90 Km/h as vezes uns 100 e consegui um incrível média de 9,7 km/l, nunca antes tinha chegado nem perto (a melhor era uns 8,5) porém essa foi a unica vez que realmente andei na faixa dos 80... se não sempre ando a 100 - 120 km/h
na cidade continuo nos 5,5 km/l pois a paciência no transito não é umas das minhas virtudes.
provavelmente não farei mais essa média pois só andei assim pois o transito em pista simples e volta de feriado era muito carregado.

Ayrton de Oliveira
08/06/2016, 00:48
Ressuscitando o tópico!
Refiz algumas medias com a minha 97 Blue Chip dana 35! Uso pneus MUD 31" KL71 Marschal e tenho lift de 4.5" na dianteira e 5" na traseira.
Dia 03/01/16 voltei de um acampamento bem carregado coisas até o teto (sem o banco de trás) usando o 4x4 Full (estou com um pequeno problema e não estou usando o 4x2) viajei na faixa de 80 a 90 Km/h as vezes uns 100 e consegui um incrível média de 9,7 km/l, nunca antes tinha chegado nem perto (a melhor era uns 8,5) porém essa foi a unica vez que realmente andei na faixa dos 80... se não sempre ando a 100 - 120 km/h
na cidade continuo nos 5,5 km/l pois a paciência no transito não é umas das minhas virtudes.
provavelmente não farei mais essa média pois só andei assim pois o transito em pista simples e volta de feriado era muito carregado.

Buenas Viniciuspaim, pode me tirar uma dúvida, no 4x4 Full-time até quantos KM/H pode ir?

Desde já agradeço, Forte Abraço


Ayrton de Oliveira, Cherokee-Sport98:safari-rig: