Ver Versão Completa : Ranger traçada 4x4 esta freando
leonardo_gaiola
24/04/2012, 00:41
Boa noite galera,
Tenho uma ranger limited 3.0 2009 e estou com um problema.
Quando estou viajando e chove eu ligo a tração 4x4 e volto para velocidade de 120km/h. faço isso sempre que chove na rodovia.
Semana passada eu reparei um problema, eu estava andando devagar +/- 50km/h traçada, tive que parar, parei com ela traçada, quando fui sair percebi que ele a camionete estava travada como se estivesse com o freio de mao puxado, movimentei a camionete e apertei a embreagem nisso percebi que realmente ela estava travada. desliguei a tração (coloquei 4x2) e a camionete continuava travada (isso sem fazer nenhuma curva qdo traçada). parei a camionete e dei uma ré ai então a camionete destravou. no outro dia fiz o mesmo teste e o ocorrido aconteceu novamente.
O que pode ser???
JEFFCATUNDA
24/04/2012, 00:46
Fu&eu o diferencial dianteiro.....
leonardo_gaiola
24/04/2012, 00:57
putz, serio??? o que devo fazer? qto vou gastar +/-???
leonardo_gaiola
24/04/2012, 01:35
por quais motivos pode ter estourado o diferencial dianteiro?
Não acho que seja dif não.
O motivo mais provavel é que o desgaste dos pneus dianteiros e traseiros estejam muito diferentes. Nesse caso os giros dos eixos precisam sutilmente diferentes, em pisos de alta aderencia (mesmo molhados) e em baixa velocidade voce percebe ela mais "dura".
Agora se for travado-TRAVADO vc pode ter um problema mais sério.
Só uso o 4x4 no asfalto quando ta chovendo muito, daquele tanto que dá aqua-planagem na pista.
Essa ré que você precisou dar pra destravar é pq o sistema estava forcando, precisou dar uma sacolejo para desengatar.
leonardo_gaiola
24/04/2012, 11:53
realmente o desgaste dos pneus estão diferentes (dianteiros desgaste irregular, traseiros meia vida) e uso a tração somente em chuva forte.
Onde posso olhar isso com mais detalhes???? Alguem conhece uma oficina de confiança aki em Goiania????
Obrigado a todos....
leonardo_gaiola
24/04/2012, 11:54
ah sim, a camionete não fica TRAVADA, somente como se ela estivesse com o freio de mao meio puxado.
Edintruder
24/04/2012, 12:58
Leonardo, vais fuder com a transmissão logo em seguida se não aprenderes a tomar alguns cuidados.
Entenda que qualquer diferença de desgaste entre os 4 pneus já é o suficiente para gerar esforço na transmissão quando ligada mesmo em linha reta. Em velocidade elevada o atrito dos pneus se reduzem muito, por isso não percebemos o efeito de freiar o veículo em velocidades elevadas.
Agora soma isso e aprende que em baixa velocidade no asfalto tanto seco como molhado tens que desligar a tração. Na Ranger não é nada trabalhoso fazer isso, pois é apenas virar um botãozinho...
Estabelece que abaixo de 70km/h não usas a tração nem em asfalto ou piso de concreto molhado. Curvas então nessa condição, nem pensar.
Só usa o 4x4 em pista molhada sob chuva forte acima dos 70km/h que está tudo ok. Depois só usa em piso de areia, saibro, barro ou pedra escorregadia quando molhada. Outro detalhe, sempre que ocorrer algo de ficar travada em piso de elevada aderência, experimenta forçar uma arrancada brusca com as rodas bem viradas para forçar a roda traseira interna à curva a patinar e aliviar o esforço na transmissão. Eu faço isso mesmo manobrando em baixa velocidade em terreno de baixa aderência.
Marcelo Corradi
24/04/2012, 13:21
como o Edin disse, não use a tração em asfalto. a Ranger não é AWD. a tração deve ser usada pra vc não ficar atolado.
e outra, de q adianta ligar a tração numa chuva forte se vc tá andando a 120? caminhonete tem q andar mais manero....
leonardo_gaiola
24/04/2012, 13:58
putz.... tava fazendo td errado....
essa é minha primeira camionete, a falta de experiencia ainda é grande (5 meses), vcs falando isso lembrei que no momento que ocorreu isso eu estava usando estepe da camionete, com certeza foi isso que aconteceu....
leonardo_gaiola
24/04/2012, 15:06
Alias, tenho uma duvida....
Quando eu ligo a tração (4x4high) o mesmo bloqueia o diferencial?
Marcelo Corradi
24/04/2012, 16:25
vc solucionou o problema agora: estava usando o estepe. ele deve ser de rodagem diferente dos outros pneus, aí trava tudo msm.
o diferencial dianteiro é fechado, ele não tem satélites, apenas coroa e pinhão. é como se fosse "bloqueado", só q o tempo todo. hehehe
volta o pneu pro lugar do estepe e testa se está tudo bem com a tração. anda em linha reta e vê se rola tudo bem, sem nenhum barulho anormal. se estiver tudo ok, agradeça a Deus e pare de usar a tração.
se vc não tem costume de pegar estrada de terra, ligue as vezes a tração e ande um pouco, devagar e em linha reta, só pra funcionar um pouco o sistema. ;)
leonardo_gaiola
24/04/2012, 18:05
mas o estepe estava na traseira... isso influencia???
Edintruder
24/04/2012, 19:46
e outra, de q adianta ligar a tração numa chuva forte se vc tá andando a 120? caminhonete tem q andar mais manero....
Eu muito usei a tração em chuva pesada. Faz muita diferença sim. Principalmente em estrada sinuosa com muitas curvas, subidas e se ainda por cima estiveres puxando algo. Sob chuva, em vez de reduzir a velocidade eu ligava a tração na Ranger. Mantinha a mesma tocada sem problemas.
Edintruder
24/04/2012, 19:50
vc solucionou o problema agora: estava usando o estepe. ele deve ser de rodagem diferente dos outros pneus, aí trava tudo msm.
o diferencial dianteiro é fechado, ele não tem satélites, apenas coroa e pinhão. é como se fosse "bloqueado", só q o tempo todo. hehehe
Opa! Informação incorreta. O diferencial dianteiro é comum mesmo. Nada de bloqueado não. É um dana 35 reverse cut. Muito bom por sinal e dá conta do recado, tanto que é usado nas primeiras 2.5 com 115cv e 28kgf/m de torque até 163cv com 42kgf/m de torque, e aguenta muito bem o chip de potência que faz o NGDe botar 210cv com 50kgf/m de torque.
O diferencial traseiro tem LSD por discos de fricção caso a tua seja uma limited ou XLT após 2002.
Quanto ao estepe, se for da mesma medida não tem porque causar isso aí sozinho não. Se for medida diferente sim, daí causa problema.
Edintruder
24/04/2012, 19:52
mas o estepe estava na traseira... isso influencia???
Se for medida diferente dos demais influencia sim.
Marcelo Corradi
24/04/2012, 23:58
Eu muito usei a tração em chuva pesada. Faz muita diferença sim. Principalmente em estrada sinuosa com muitas curvas, subidas e se ainda por cima estiveres puxando algo. Sob chuva, em vez de reduzir a velocidade eu ligava a tração na Ranger. Mantinha a mesma tocada sem problemas.
te garanto Edin, que reduzir a velocidade é muito mais seguro que ligar a tração. E com certeza, vc estava forçando o sistema todo.
Marcelo Corradi
25/04/2012, 00:01
Opa! Informação incorreta. O diferencial dianteiro é comum mesmo. Nada de bloqueado não. É um dana 35 reverse cut. Muito bom por sinal e dá conta do recado, tanto que é usado nas primeiras 2.5 com 115cv e 28kgf/m de torque até 163cv com 42kgf/m de torque, e aguenta muito bem o chip de potência que faz o NGDe botar 210cv com 50kgf/m de torque.
O diferencial traseiro tem LSD por discos de fricção caso a tua seja uma limited ou XLT após 2002.
Quanto ao estepe, se for da mesma medida não tem porque causar isso aí sozinho não. Se for medida diferente sim, daí causa problema.
como eu disse, o diff dianteiro não tem bloqueio, mas eu pensei q ele fosse um diferencial simples sem caixa satélite, já q ele "não vai fazer curva" mesmo. por isso disse q ele "parecia bloqueado". desculpe o erro...
BRAVOECONOVEMBER
25/04/2012, 00:11
Peraí ttchê.. confusão total. Diferencial dianteiro normal, porque ele faz curva sim senhor (as rodas viram né?). Diferencial traseiro normal, também, só que as mais novas tem LSD pra ajudar no barro.
O que a ranger NÃO tem, assim como a maioria das camionetes da sua geração, é o diferencial CENTRAL. A transmissão central sim não tem diferencial, sendo totalmente bloqueada, como comentaste a respeito do eixo dianteiro.
O travamento das rodas se dá pela diferença de percurso entre o conjunto dianteiro e o traseiro, e não entre as rodas do mesmo eixo. Sacou? Veículos AWD têm diferencial central.
A transmissão estraga em piso firme, só usa o 4x4 quando precisar MESMO, em terreno de pouca aderência. Algumas situações de lomba em asfalto molhado são cabíveis, mas só. Não usa em estrada de asfalto normal não, não foi feito pra isso.
Marcelo Corradi
25/04/2012, 11:33
quando eu disse q ele não vai "fazer curva", me referi ao diferencial, e não ao veiculo. é pq ele não vai precisar compensar o efeito da curva, já q a transmissão é travada. portanto, é como se ele estivesse andando reto sempre. entendeu? se não deixa pra lá, tá meio confuso msm. kkkkkkkkkkkkkk
Edintruder
25/04/2012, 21:39
Na verdade o diferencial serve apenas para compensar curvas, pois permite a diferença de voltas entre a roda interna e roda externa em uma curva. O dianteiro mais ainda que o traseiro, pois se bloquear o diferencial dianteiro o comportamento do veículo muda muito ao fazer curvas. E em relação ao asfalto, pode-se usar sem problema algum desde que sejam respeitados os fatores citados. É só pesquisar um pouco no fórum que fazem mais de 5 anos que esse mesmo assunto é largamente discutido aqui...
Se estragasse andar com 4x44 high em asfalto eu, o Pequeno Jr, o Walter e muitos outros já teríamos destruído nossas CTs, e justamente nós nunca tivemos problemas com isso mesmo rodando mais de 100.000 com esse tipo de uso. o Pequeno Jr já deve ter passado dos 500.000km com a Ranger dele.
Marcelo, te garanto que reduzir a velocidade e ligar a tração aumenta muito mais ainda a segurança. ehehehe
Alemao94
02/05/2012, 09:57
Leonardo, tenho um explorer e ela tem rodas livres automatica nas rodas dianterias, que quando voce liga o 4x4,
as rodas livres fecham e fazem com que voce tenha tração na dianteira.
Li no Manual do proprietario que quando voce volta para o 4x2, no botao, tem que dar ré por uns 4 metros, para liberar as rodas livres do conjunto de tração!
Nao sei se isso pode causar travamento no veiculo!
O 4x4 High bloqueia sim, as 4 rodas!
Edintruder
02/05/2012, 10:11
Alemão, a Ranger dele é 2009. Não tem mais sistemas de RLs em Ranger desde 2001!