PDA

Ver Versão Completa : Jeep Cherokee Limited Blindada



Luiz Carlos JUMA
23/07/2005, 03:00
Estou quase fechando negócio com uma Limited 95, este fórum foi de
grande valia em minha pesquisa, por coincidência, a cheroca em questão
foi blindada em 2002 pela Inbra nivel IIIA, acrescentando 300 KG de peso
ao carro, e acrescentando algumas dúvidas também:

Como vou usar muito o carro (não imagino, após sentir o V8 na mão, deixar ele na garagem para usar 1.0 durante a semana)não descarto o uso de GNV, será que com a blindagem, mais a possibilidade de carga máxima o carro não vai ficar meio fraco? ou vai forçar a suspensão ?

Eu ví em um dos tópicos que as limited são mais sujeitas a problemas
de cambio/diferencial que as laredo ou sport por terem muito motor?
é lenda ou verdade?

É comum um motor V8 chegar aos 500.000 sem ter sido aberto?

É verdade que a Limited é o Jeep com melhor relação de peso/potência?

Pretendo fazer trilhas fáceis e médias, a viatura suporta?

Ficaria grato com estas informações.

Wallace
23/07/2005, 10:05
Fraco não deve ficar.
Talvez tenha que trocar as relações de diferencial por mais curta.
Mas as suspensões deve ter sido alteradas, principalmente molas, ou vai ter que fazer.
O mesmo vale se colocar GNV.
Quanto mais peso, mais potencia, pé mais pesado e maiores os pneus, mais facil é ter problemas, principalmente de eixos.
O cambio pode ter desgaste prematuro se andar com muito peso e não reduzir a relação de diferencial.
Não sei do V8, mas para o 6 cilindros é normal 500.000 kms e até mais. Digo que o 6 cilindros é motor para 1 milhão de kms fácil...
Acho que pode ser que a 5.9 tenha a melhor relação peso potencia sim, fora as novas.
Trilha depende de como voce classifica...

andre4x4
23/07/2005, 10:19
Luiz, eu tenho uma cherokee sport 98(não blindada) que uso no dia a dia, não uso em trilhas, meu jipe de trilhas é um samurai 93. Já pensei em trocar meu cherokee por uma outra sport blindada, atualmente vc pega uma cherokee sport 98 blindada por R$40, 45 mil aqui no RJ, acredito que em SP tb, e aí tem até mais oferta. Então a blindagem sai por 10, 15k, o que é tentador, enquanto que uma blindagem nova para cherokee sai por 45, 48 k(só a blindagem). Eu fiz uma pesquisa na internet, nas blindadoras e conversei com quem tem carros blindados. Minhas conclusões- só vale a pena comprar blindado usado se os vidros estiverem impecáveis, sem a chamada delaminação, ou seja, sem aquele aspecto de bolhas. Aquilo é o descolamento das camadas de vidro e policarbonato que compõe o vidro blindado. Para consertar, qdo dá, custa cerca de R1.000, 00 cada vidro separado, ou seja, na cheroka são 7 vidros e mais o pára-brisa. Este para consertar custa por volta de 2k. Se for trocar os vidros, cerca de 4.000 cada vidro(x 7) :shock: , é isto mesmo, é a parte mais cara da blindagem. Se os vidros estiverem delaminados a blindagem é desvalorizada para venda, as seguradoras não aceitam seguro e dependendo do grau de delaminação afeta a segurança, ou seja, um projétil pode vir a atravessar o vidro.


Qto às chamadas partes opacas, ou seja, a blindagem da carroceria mesmo, com aramida e aço, não há desgaste com o tempo.

Outra coisa: blindagem e off-road não combinam, como vc mesmo colocou a blindagem pesa 300 kilos, o carro fica muito pesado para trilhs, no máximo pode fazer passeios. se colocar GNV então, mais 100, 150 kg, dependendo do número de cilindros. A propósito, minha sport tem GNV, já comprei assim, é ótimo, eu praticamente não sinto perda de potenciqa e o bolso agradece :mrgreen: .


Eu particulamente resolvi não pegar blindado usado por ora, vou dar um tempo, talvez mais tarde. Mas eu jamais cogitaria de fazer off-road com um blindado. Ah, mas tem um ponto positivo- a cheroka, tanto sport qto limited ou laredo, é um ótimo carro para blindagem, por causa da relação peso/potencia e pela robustez da supensão, é melhor de blindar do que carro de passeio, as blindadoras são unanimes neste ponto.


Qto à robustez da limited, eu nunca tive mas conversando com amigos e principalmente um que é dono de oficina especializada em carros 4x4, ela tem os eixos( incluindo os diferenciais) mais frágeis e suscetíveis a problemas que a sport. As limited tem tb no geral mais eletronica agregada que as sport, tem mais coisas para dar problema, as sport tem funcionamento mais simples. Eu particularmente acho as sport 97/98 o melhor custo/benefício de carro até 30k, adoro a minha. Mas não uso em trilhas, como te falei, para isto é o samuka, que tb acho espetacular no off road, e é mais barato, inclusive de manutenção.


Recomendo uma pesquisa na internet via google nos sites das principais blindadoras, mais os artigos a respeito publicados. Vá tb a algumas blindadoras e mostre interese com se quisesse fazer uma blindagem nova, aí eles te passam todas as informações.


Mais uma dica- aqui no RJ a armour cobra R$400,00 para fazer uma avaliação da blindagem do carro, se vc estiver prestes a fechar negócio leva lá que eles desmontam as portas, etc, e te dizem se a blindagem está boa ou não, aí em SP que é a sede da armour eles devem fazer tb, e fazem mesmo qdo a blindagem não é deles.Eu só pegaria carros blindados pela armour, G-5, Piquet, e IMBRA, e tem que ser nível III-A, nível II é furada.

Abs,
andré 4x4
rj

Luiz Carlos JUMA
23/07/2005, 13:23
Obrigado pelas dicas André, eu não estava procurando uma blindada, é que a mesma é a mais conservada das que eu pesquisei, tem muita
cheroka detonada por aí, e ela está na tabela 26K latinhas não estão
cobrando a blindagem que é Imbra IIIA :mrgreen: quanto à delaminação
ela tem um pouco, mas só naqueles dois vidros pequenos que tem nas portas trazeiras (aqueles fixos de 15 cm por 45cm) de resto tem só
uma pequena delaminação no cantinho de um dos vidros grandes de
uma porta, parabrisa e trazeiro estão oK, mesmo assim a delaminação
dos vidros referidos é só nas bordas, e aparentemente na primeira
entrelamina.

Eu gostei mais é que o carro está bem conservado, apesar da idade,
e se não foi mexido, o velocimetro marca 96.000 - bom para a idade

O carro era de um ex-prefeito de campos do Jordão, então eu acho
que esta km deve ter bastante de rodovia, e a blindagem não é velha
foi feita em 2002.

Eu não pretendo fazer trilhas só coisa leve, tipo passeios com um pouco
de barro - ai se eu ficar contaminado, vou comprar um CJ para as trilhas mesmo
eu vi fotos de uns jeeps em lugares que se não fosse verdade, acharia
que eles foram prá lá de helicóptero :lol: :lol: :lol:

Eu acho que vou unir o agradável ao útil, todo mundo tá me chamando
de louco, que o carro chama a atenção de ladrão, etc... assim o pessoal
fica mais sossegado.

Meu pai, que partiu este ano, sempre gostou de motor grande, carro grande, só que lá pelos 35 ele teve uma doença e ficou cego, então ele
falava do som do motor jeep, do som da harley, e isto ficou na minha
cabeça, e acho que chegou a hora, pois quando você vira aquela chave
e escuta aquele som... cara, o resto que se f...

Valeu

Luiz JUMA

Marcelo Carvalhal
23/07/2005, 16:34
Olá colegas, trabalho com comercio de carros desde 1991, primeiro com importaçao depois com venda e compra, e com blindagem desde a ECO 1992, no RIO DE JANEIRO, tive varias opurtunidades de cursos e sobre os assuntos ligados a blindagem e manutenção de veículos principalmente os JEEP, sendo as ZJ / WJ / TJ / XJ, que começarão a partir de 1992,
Sendo....


Qto à robustez da limited, eu nunca tive mas conversando com amigos e principalmente um que é dono de oficina especializada em carros 4x4, ela tem os eixos( incluindo os diferenciais) mais frágeis e suscetíveis a problemas que a sport. As limited tem tb no geral mais eletronica agregada que as sport, tem mais coisas para dar problema, as sport tem funcionamento mais simples. Eu particularmente acho as sport 97/98 o melhor custo/benefício de carro até 30k


Os diferenciais dos modelos limited são na mairoria DANA 44, com trac-lock, pergunte ao pessoal do ROCK CRAWLER se são frágeis :?:
o acontece é mau uso e manutenção, muito poucos ou quase ninguém troca os oleos de diferencial e Câmbio, muito menos da tranferencia, no caso dos diferenciais com track lok e imprescindível a troca com no mínimo 60 mil km, no caso a quebra :?: :?: , nunca ocorre, o que acontece sim e desgaste dos rolamentos e desgaste irregular do pinhão que por mau uso é sempre sobracarregado nas arrancadas e nunca tem sua superfície de desgaste trocada, que pode ser feita apenas usando o carro de vez em quando em superfícies de pouco aderência, mas a maioria dos usuarios somente usam o o carro em cidade e asfalto e quando da troca dos fluidos das cxs e difer achavao um absurdo o preço , postergando a troca e geralmente sobrava para os novos donos, que sabiao menos ainda a manutenção e uso correto do JEEPÃO

Quanto a BLINDAGEM, as partes opacas geralmente se deforman com 03 anos e podem ocorrer a infltração nas mantas o que ocasionará a separação e perda de CAPACIDADE BALISTICA, os materiais usados até 1998, eram suscetíveis á isso mas é sempre bom verificar, as partes de AÇO, que na maioria nunca é AÇO balistico realmente, dependem de como foram fixados na carroceria, se por arrebites ou solda, os dois tem pontos fracos eacontece de estarem frouxos ou soltos, a delaminação é inevitável principalmente no brasil, os vidros balísticos tem uma dilatação muito grande e trabalham muito isso, existe a torção da carroceria que influencia muito na vida dos vidros, seu maior inimigo é o sol, o calor alto pode dilatar um vidro em até 3 cm ou mais, eles são instalados com esta folga mas imagine um carro no estacionamento do SHOPING ou na rua por 04 horas com sol de 35 na cabeça o vidrão vai quase pular pra fora do carro, ai o cara pega o coitado e sobe um baita meio fio e depois uma puta rampa, a carroceria torce e espreme o vidro com ela mesma, e pra piorar ainda leva o carro no lava jato pra dexar bunitooooo, aí vem aquela quebra de temperatura gostosa, NÃO HÁ MATERIAL QUE RESISTA UM ANO NESSA CONDIÇOES, hoje em dia isso já foi solucionado, mas algumas blindadoras ainda usam materiais de baixa qualidade e na entrega dos produtos prontos ao consumidor não é passado de maneira didática esse cuidados e manutenção


:? :? :? Há já chega, vou falar e do que eu gosto, COMPRA É CHEROKEE SPORT, não tem nada de manute~ção cara não, o que importa é comforto e tranquilidade na lama eu uso a VOVÓ a mis de 05 anos só em trilhas quem já viu só se espanta, e nunca quebrei nada e tenho um grupo de amigos que só usam WRANGLER e CHEROKEE SPORT, nas trillhas e um de nós está a dois anos correndo a COPA UNIJEEP, em todas as etapas e nunca o carro quebrou E OLHA QUE ELE TAMBÉM TEM AIR LOCK na traseira de um DANA 35, enfim
CARRO BLINDADO SÓ COM MEMOS DE 03 ANOS DE FABRICAÇÃO, e JEEP, aprenda a fazer a manutenção que vc usará pra sempre sem nenhum problema :concordo: :concordo:

Edintruder
23/07/2005, 17:38
Com a perda de potência do gnv, quem mais sofre é o câmbio que demora mias para efetuar as trocas de marchas. Nas arrancadas os discos se desgastam mais até o motor embalar a viatura, pois o conversor de torque é muito sensível no patinamento e na mínima acelerada ele deixa de perder tração, e sobra somente para os pacotes de discos fazerem o trabalho.
O motor original v8 318 do Cheroka chega com saúde perto de 800000 km se bem cuidado e com gnv não é diferente. Não te preocupa com o motor, porque a Cherokee com certeza vai está no desmanche e o motor ainda vai ser vendido para rodar em outro veículo daqui a muitos anos. :palmas:

andre4x4
24/07/2005, 03:04
Luiz, neste preço- 26k, tá valendo pegar se estiver inteira, tá praticamente no preço de tabela do carro sem blindagem. Só verifica se o carro e a blindagem tão inteiros, se decidir comprar faz aquilo que eu falei, leva na armour que eles avaliam a blindagem de forma detalhada, pagando, é claro.

andre 4x4

Luiz Carlos JUMA
24/07/2005, 12:57
Obrigado ao Wallace e ao Edintruder pelas dicas, em virtude do peso maior do jeep blindado eu tenho uma preocupação maior com a suspensão, eixos e diferencial - E já lí no forum opiniões divergentes sobre eles, de um lado que são mais fracos no modelo limited, porém li em outro tópico que são mais fortes, em relação do motor maior.
O cara que falou que era mais forte citou o D40 o que vem nas limited (sou leigo me parece que D40 é um modelo de diferencial, certo? :?:

Eu já tive varios automáticos, mas 4x4 não, sempre que troco de carro troco correia dentada, velas,oleo do cambio e motor e filtros, o que mais seria necessário no quesito manutenção regular :?:

Mais uma vez, obrigado

Luiz JUMA

Wallace
24/07/2005, 19:45
É dana 44.
Mas o Dana 44 das Grand costuma ter partes em aluminio, o que deixa ele um pouco mais fragil.
Mas mesmo assim tem muito motor para estes eixos.
Não que vai quebrar, mas pode quebrar.

Correia dentada não deve precisar trocar, acho que são todas metalicas que devem durar a vida util do motor... pode trocar a correia dos acessorios.
Vai ter óleo dos eixos e da caixa de transferencia também.

Filtro de ar eu uso um K&N que é melhor e lavavel...