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Ver Versão Completa : Aumento no consumo de combustível (300tdi)



BrunoRN-RS
22/04/2012, 22:50
Caros,
notei que minha 90 tá bebendo mais de uns tempos pra cá. Antes ela costumava fazer sempre 10km/l na cidade (e na estrada podia chegar até a 12), mas agora não passa de 9,3km/l.
Alguns detalhes que podem ser relevantes:
o eixo balanceiro e os balancins do comando de válvulas foram trocados (e o aumento do consumo começou um mês depois, não foi imediato);
o óleo e os filtros são novos;
e minha maneira de dirigir mudou um pouco (tenho deixado ela trabalhar com a rotação um pouco mais alta, mas andei rodando no estilo antigo (usando mais a 5a marcha na cidade, por exemplo) e apesar disso não houve uma mudança significativa)

Alguém tem sugestões sobre possíveis causas (sujeira no sistema de injeção? desgaste?)?
Estou apreensivo pq o carro nunca baixava de 10km/l, mesmo usando o ar-condicionado ou rodando em trânsito lento...

Desde já, obrigado!
Um abraço,
Bruno

ajunior
23/04/2012, 21:10
Editando para não deixa a tentativa de ajuda completamente errada!

Minha lista de conferencia, não necessariamente no Defender!

Algumas coisas que aprendi por ai pesquisando e vendo e com professor Gildson!
Velas gastas (A gasolina ou Álcool)– Não conseguem gerar uma faísca com intensidade suficiente para uma queima completa da mistura ar/combustível e combustível não queimado é jogado fora.
Cabos de velas ressecados – Provocam perda de corrente elétrica, comprometendo a qualidade da centelha.
Tampa do distribuidor rachada ou com terminais gastos e com incrustações – Idem item anterior.
Rotor gasto/incrustado – Compromete a distribuição da corrente elétrica.
Bobina elétrica defeituosa – Provoca falhamento do motor e aumento de consumo devido a tensão irregular da corrente elétrica.
Bicos injetores sujos ou oxidados – Dificultam a homogeneidade da mistura e alteram a relação ar/combustível.
Sensores, processadores e atuadores eletrônicos inoperantes ou defeituosos – Distorcem as condições reais de funcionamento do motor.
Conexões elétricas ou eletrônicas com incrustações ou folgas – Atrapalham ou impede a passagem da corrente elétrica ou do sinal eletrônico.

Manutenção mecânica


Freios - Rodas presas criam resistência para o deslocamento do veículo.
Filtros sujos, entupidos, gastos ou de má qualidade.
Carburador sujo ou desregulado (para veículos dotados com este equipamento).
Corpo de borboleta sujo (veículos com injeção eletrônica).
Válvulas do motor desreguladas – Provocam perda de pressão.
Anéis de segmentos gastos – Idem item anterior.
Avanço da ignição desregulada – Impede a queima total da mistura ar/combustível e reduz o aproveitamento da compressão nos cilindros.
Correia dentada mal instalada – Desregula o ponto de ignição.
Sistema de refrigeração do motor deficiente – Provoca perda de potencia, aumentando o consumo.
Válvula termostática travada ou retirada do motor – Idem item anterior.
Lubrificação deficiente do motor – Pode ser provocado por uso de óleo inadequado, ultrapassar a periodicidade da troca do óleo, filtro entupido ou gasto, formação de borra, deficiência da bomba. Lubrificação insuficiente significa mais esforço do motor e mais esforço é sinônimo de maior consumo.
Vazamentos no circuito de combustível – Mangueiras, conexões, vedantes, bomba, etc.
Utilização de peças de procedência duvidosa, ou de má qualidade, como por exemplo, cabo de velas, filtros e óleo lubrificante.
Embreagem gasta (patinando) – Quando a embreagem patina, ocorre perda na transmissão de potência entre o motor e as rodas.
Catalisador danificado – O catalisador tem a função de transformar gases tóxicos em substâncias inofensivas à natureza. Seu interior é formado por uma cerâmica porosa, que caso sofra danos ou entupimento, pode provocar problemas ao funcionamento do motor e aumento do consumo de combustível.

bello
23/04/2012, 21:30
Parece simples, mas vou perguntar:
Olhou as velas? Se as velas não tem o desempenho apropriado para o motor a primeira coisa a acontecer é alteração no consumo e com o tempo outras coisas virão.

Algumas coisas que aprendi por ai pesquisando e vendo!
Velas gastas – Não conseguem gerar uma faísca com intensidade suficiente para uma queima completa da mistura ar/combustível e combustível não queimado é jogado fora.
Cabos de velas ressecados – Provocam perda de corrente elétrica, comprometendo a qualidade da centelha.
Tampa do distribuidor rachada ou com terminais gastos e com incrustações – Idem item anterior.
Rotor gasto/incrustado – Compromete a distribuição da corrente elétrica.
Bobina elétrica defeituosa – Provoca falhamento do motor e aumento de consumo devido a tensão irregular da corrente elétrica.
Bicos injetores sujos ou oxidados – Dificultam a homogeneidade da mistura e alteram a relação ar/combustível.
Sensores, processadores e atuadores eletrônicos inoperantes ou defeituosos – Distorcem as condições reais de funcionamento do motor.
Conexões elétricas ou eletrônicas com incrustações ou folgas – Atrapalham ou impede a passagem da corrente elétrica ou do sinal eletrônico.

O motor 300Tdi é diesel. Não tem velas....
Abs
Sergio

ajunior
23/04/2012, 21:43
Nem lembrei, só sou acostumado com carro a gasolina, parece que tinha que ter prestado mais atenção nesse detalhe da resposta.

Desconsidera ai o erro, dei uma arrumada para ficar mais como dica de lista de checagem!

cemecor
02/05/2012, 23:24
alguém por aqui já usou diesel S50 no 300Tdi? na minha land foi um desastre...

BrunoRN-RS
03/05/2012, 01:17
Ainda não usei este, mas o pessoal já andou experimentando... acho que o seu é o primeiro depoimento negativo sobre o S50...
Compartilhe aí com o pessoal... dá uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/104339-diesel-s50-para-defender.html

ajunior e Sergio, obrigado pelas dicas... tenho mesmo de fazer uma limpeza no sistema, pois há pouco fiz uns bons 12k com ela, e pegando diesel nem sempre de qualidade...

Abraço

alguém por aqui já usou diesel S50 no 300Tdi? na minha land foi um desastre...

Fernando da Terra
03/05/2012, 07:10
alguém por aqui já usou diesel S50 no 300Tdi? na minha land foi um desastre...

O que aconteceu com a viatura, quando usou o S50?

Fernando

mouramares
03/05/2012, 12:29
O que aconteceu com a viatura, quando usou o S50?

Fernando
Fernando. td bem contigo, assisti uma reportagem sobre esse diesel, pelo que entendi nos motores atuais nao faz diferença e sim nos motores diesel de nova geração, e mostraram nas revendas as frotas que estao encalhadas por serem estes veiculos mais caros em decorrencia deste motor para o diesel s50.....

BrunoRN-RS
05/09/2012, 14:00
só pra fechar (ou reabrir) o tópico, ou pra dar um feedback sobre o consumo da minha D90:
voltou ao "normal" (10,5 km/l) (lembrando que estava em "assustadores" 9,1).

além de ter trocado o fluido de arrefecimento e ter trocado algumas partes do alternador, não mudei nada além da minha maneira de dirigir.
acho que nem a troca do fluido nem as peças do alternador fizeram muita diferença, pois a mudança não foi imediata... comecei a notar que tava fazendo mais kms por litro desde que comecei a andar com uma rotação mais baixa (eu estava usando muito raramente a 5a marcha na cidade (abaixo de 70km/h), por exemplo)... tento não forçar muito o motor, acelerando devagar e não exigindo saídas muito rápidas (evito fazer fumaça nas retomadas qdo não reduzo a marcha... se deixo em 4a numa situaçao que caberia uma 3a, vou esperando ele se recuperar devagar, em vez de pisar no acelerador e ver a fumaça preta saindo do escapamento...

se algu´m achar que este modo de dirigir é desaconselhável para um motor diesel turbo, me avise antes que meu 300tdi vá pro espaço...hehehe

Um abraço,
Bruno

mizo92
05/09/2012, 14:40
também tenho essa duvida.
eu ando com rotaçoes em alta principalmente nas subidas.. pra encher a turbina e mandar bala.

elemarmb
06/09/2012, 09:38
Lembro de alguns posts no qual foi comentado que em baixa rotação pode prejudicar a refrigeração, pois a bomba d'agua não gira o suficiente !

Talvez aconteça algo semelhante com a lubrificação, mas é especulação minha por analogia com a refrigeração . . .

FALOTICVS
06/09/2012, 16:57
Caros,
notei que minha 90 tá bebendo mais de uns tempos pra cá. Antes ela costumava fazer sempre 10km/l na cidade (e na estrada podia chegar até a 12), mas agora não passa de 9,3km/l.
Alguns detalhes que podem ser relevantes:
o eixo balanceiro e os balancins do comando de válvulas foram trocados (e o aumento do consumo começou um mês depois, não foi imediato);
o óleo e os filtros são novos;
e minha maneira de dirigir mudou um pouco (tenho deixado ela trabalhar com a rotação um pouco mais alta, mas andei rodando no estilo antigo (usando mais a 5a marcha na cidade, por exemplo) e apesar disso não houve uma mudança significativa)

Alguém tem sugestões sobre possíveis causas (sujeira no sistema de injeção? desgaste?)?
Estou apreensivo pq o carro nunca baixava de 10km/l, mesmo usando o ar-condicionado ou rodando em trânsito lento...

Desde já, obrigado!
Um abraço,
Bruno

Amigo, causas básicas prováveis, principalmente se seu motor for bem rodado:

- condição da bomba injetora (começa a soltar o revestimento interno)
- por via de consequência, impacta no estado dos bicos injetores, o que também deixa a rotação do motor irregular e o motor xoxo, mais fraco, o que nos faz pisar mais.


Se algum dos itens acima também foi observado na sua viatura, pode ir direto na bomba e nos injetores.

Abraço

Djalma Inoue
15/02/2017, 11:44
Gostaria de ressuscitar este tópico, minha Land esta consumindo muito, cerca de 7,5 litros por quilometro na cidade, mas é difícil colocar quinta marcha pois a baixo de 60 kilometros ela fica pedindo marcha e tenho que colocar quarta, será que está mais fraca? O que devo fazer? Também noto na descarga que mesmo em velocidade a fumaça sai um pouco escura e parece que é intermitente, levei em um mecânico e comentei sobre o assunto e perguntei se seria necessário fazer troca de bico ele me perguntou se eu notei qualquer perda de potência e disse que não tinha certeza, mas analisando agora acredito que sim, o que fazer? Trocar os bicos, fazer regulagem de válvulas minha viatura esta com 168 mil e ainda não fiz regulagem de válvulas.
Conto com a colaboração de nossos experts :safari-rig:

Marcelo Oyarzábal
15/02/2017, 14:16
Gostaria de ressuscitar este tópico, minha Land esta consumindo muito, cerca de 7,5 litros por quilometro na cidade, mas é difícil colocar quinta marcha pois a baixo de 60 kilometros ela fica pedindo marcha e tenho que colocar quarta, será que está mais fraca? O que devo fazer? Também noto na descarga que mesmo em velocidade a fumaça sai um pouco escura e parece que é intermitente, levei em um mecânico e comentei sobre o assunto e perguntei se seria necessário fazer troca de bico ele me perguntou se eu notei qualquer perda de potência e disse que não tinha certeza, mas analisando agora acredito que sim, o que fazer? Trocar os bicos, fazer regulagem de válvulas minha viatura esta com 168 mil e ainda não fiz regulagem de válvulas.
Conto com a colaboração de nossos experts :safari-rig:


Djalma, boa tarde.

Antes de qualquer coisa, você verificou o decantador lá atrás da roda traseira direita? E o filtro de diesel, está limpo ou novo? A turbina, segue empurrando como antes? A primeira partida com o motor frio, pega bem? Falha ou pipoca? Precisamos de mais informações pra ajudar o amigo. A regulagem de válvulas é bem vinda a cada 50.000 km. Fumaça preta sempre tem, o normal, em dias mais ensolarados é possível ver melhor a fumaça pelo retrovisor.

Eu tenho uma Defender 90 ano 2001, com 1,5 volta na bomba aberta, turbina com um pouco mais de 1,2 bar aberta na west-gate e não consigo andar em quinta marcha abaixo dos 60-65 km/h.